• Nenhum resultado encontrado

PARECER n /2015/PFANEEL/PGF/AGU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER n /2015/PFANEEL/PGF/AGU"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A D V O C A C IA -G E R A L DA U N IÃ O PR O C U R A D O R IA -G ER A L FED ERA L

PR O C U R A D O R IA FED ER A L JU N T O À A G ÊN CIA N A C IO N A L D E EN ER G IA ELÉTRICA

C O O R D EN A D O R IA D E G E R A Ç Ã O , TRA N SM ISSÃO E D ISTR IB U IÇ Ã O SG A N , Q U A D R A 603 / M Ó D U LO S "1" E ' T CEP 70830-110, B RA SÍLIA /D F

B R A SIL - TELEFO N E (61) 2192-8614 FAX: (61) 2192-8149 E-MAIL: PR O C U R A D O R IA FE D E R A L @ A N E E L .G O V . BR

PA R E C ER n. 00359/2015/PFANEEL/PGF/AGU

NUP: 48554.002493/2014-96

IN TE R ESSA D O S: Superintendência de Regulação dos Serviços de D istribuição - SRD

ASSUNTO: Cobrança retroativa de encargos de uso do sistem a de distribuição

E M E N T A : C o b ra n ç a retro a tiv a d e encargos. Prescrição. C ausa in te rru p tiv a d a prescrição. P o ssib ilid a d e d e co b ran ça

Pelo M emorando n° 0482/2014-SRD/ANEEL, o Superintendente da SRD consulta esta Procuradoria a respeito do início do prazo prescricional para fins de cobrança, pela distribuidora C EM A T, dos encargos de uso do sistem a de distribuição devidos pela Global Energia E létrica S.A, responsável pela concessão da Pequena Central H idrelétrica — PCH Raruíto. em com plemento ao P arecer n° 00421/2014/C G TD /PFA N EEL/A G U , de 9.9.2014.

I - DOS FATO S

1. Pelo M emorando n° 0365/2014-SRD/ANEEL, esta Procuradoria foi consultada pela SRD acerca da possibilidade de cobrança pretérita dos encargos de uso do sistem a de distribuição não recolhidos pela PCH Baruíto no período entre a sua entrada em operação com ercial (22.4.2003) e a publicação do ato que autorizou o desconto de 100% no recolhimento da Tarifa de U so do Sistem a de D istribuição - TUSD (R esolução A utorizativa n° 4.541/2014, com efeitos retroativos a 15.3.2013).

(2)

2. Em resposta, esta Procuradoria exarou o P arecer n° 00421/2014/CGTD/PFANEEL/AGU, por meio do qual, em síntese, concluiu pela “ possibilidade de cobrança retroativa dos encargos de uso do sistem a de distribuição, respeitando-se o prazo prescricional constante no artigo 206, §3°, do Código C ivil.” Segundo o raciocínio desenvolvido naquela ocasião, os encargos em tela seriam devidos pela geradora levando-se em conta que houve a efetiva utilização dos ativos do sistem a da distribuidora acessada, muito embora as partes não tenham celebrado os instrumentos contratuais cabíveis, quais sejam o CUSD e o CCD.

3. A despeito da resposta positiva por parte deste órgão jurídico, não restou definido qual seria o momento inicial a partir do qual a distribuidora poderia efetuar a cobrança dos valores devidos pela geradora. N a consulta ora encaminhada, a SRD relata que ao longo dos últimos anos, a distribuidora CEM AT tentou por diversas vezes faturar os encargos devidos da geradora, mas nunca obteve sucesso.

4. Daí porque a SRD consulta novamente esta Procuradoria a fim de esclarecer o momento de mício da fluência do prazo prescricional para fins de cobrança pela C EM A T dos encargos devidos pela PCH Baruíto.

5. E o breve relatório. Passo a analisar.

I I . - D A A N Á L IS E

6. Inicialmente, vale esclarecer que já não mais se discute se é devido ou não os valores a título dos encargos de uso do sistem a de distribuição pela PCH Baruíto à CEM AT. Assim sendo, deve ser tido como incontroverso que a PCH Baruíto deveria te r pago os encargos em tela pelo período compreendido entre a sua entrada em operação com ercial e a publicação da R esolução Autorizativa n° 4541/2014, conforme relatado no introito deste arrazoado.

7. Tendo esta premissa em mente, é sabido que a prescrição está diretamente relacionada com os direitos subjetivos patrimoniais, isto é, aqueles que conferem ao seu titular uma pretensão de exigir de alguém um determinado com portamento apreciável economicamente (D E FARIAS e RO SEN V A LD , 2013). A ssim sendo, somente direitos sujeitos a uma pretensão conduzem à prescrição. Exemplo claro é o cham ado direito de crédito, que ocorre caso o devedor, espontaneam ente, não honre uma determinada obrigação, poderá o credor exigir o

(3)

pagam ento exercendo a sua pretensão. Como conseqüência, somente as ações condenatórias, como por exemplo, as ações de cobrança, execução ou reparação de danos, podem sofrer os efeitos da prescrição, na m edida em que constituem o único m ecanism o de proteção dos direitos subjetivos patrimoniais.

8. N o que se refere ao term o inicial da contagem do lapso prescricional, ensina-nos a doutrina (D E FAR IA S e R O SEN V A LD , 2013) com fundamento na tese da a d io nata. que o início se dá a partir não da violação do direito em si, mas sim do “ conhecim ento da violação ou lesão ao direito subjetivo pelo seu respectivo titular.” A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça - STJ, inclusive, se fixou no sentido de acolher a referida tese, conforme revela a redação da Súmula n° 258: “o term o inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laborai” . Logo, pacificado está o entendimento de que o term o inicial do prazo prescricional das ações indenizatórias é a data em que a lesão e os seus efeitos são constatados.

9. N o que tange ao prazo propriamente dito, o P arecer n° 00421/2014/CGTD/PFANEEL/AGU, de 9.9.2014, chegou à conclusão que incidiria no caso concreto o disposto no art. 206, §3°, do Código Civil, segundo o qual a prescrição opera-se em três anos nas pretensões de ressarcim ento de enriquecim ento sem causa. R ealm ente, ao fazer uso de um serviço e não pagar por ele, a PCH Baruíto experimentou um enriquecim ento sem causa, o que é vedado pelo direito.

10. N o caso em análise, vale notar que por diversas vezes a distribuidora CEM A T foi diligente no sentido de efetuar a cobrança dos valores devidos pela PCH Baruíto. Com efeito, conforme noticia a SRD, a prim eira tentativa de cobrança ocorreu em 31.8.2009, oportunidade em que a CEM A T encaminhou uma carta à PCH Baruíto com minutas do CU SD e C C D para assinatura. Já em fevereiro de 2011, a CEM AT passou a em itir faturas referentes ao uso do sistem a de distribuição pela PCH Baruíto que jam ais foram quitadas.

11. Salvo melhor juízo, essas tentativas por parte da distribuidora devem ser vistas como circunstâncias capazes de interromper a prescrição. A s causas interruptivas da prescrição dizem respeito a circunstâncias que possuem o condão de inutilizar o lapso prescricional já iniciado. D entre as causas interruptivas de prescrição listadas pelo Código Civil, merece destaque a prevista no art. 202, inciso VI, cuja redação é a seguinte:

(4)

A rt. 202. À interrupção da prescrição, q u e so m en te p o d erá o co rrer um a vez, dar-se-á:

VI - por q u a lq u e r ato in e q u ív o c o , a in d a q u e e x tra ju d ic ia l, que im porte reco n h ecim en to d o d ireito pelo devedor.

12. Daí porque na opinião desta Procuradoria, em complemento ao Parecer n° 00421/2014, a tentativa de cobrança efetuada pela CEM A T em 31.8.2009 deve ser interpretada como um marco interruptivo da prescrição, razão pela qual seria devida a cobrança dos encargos de uso do sistem a de distribuição não recolhidos pela PCH Baruíto a partir dos três anos anteriores àquela data.

IIL -C O N C L U S Ã O

13. Pelo exposto, opina esta Procuradoria pela possibilidade de cobrança retroativa de encargos de uso do sistem a de distribuição a partir dos três anos anteriores à prim eira tentativa de cobrança efetuada pela CEM AT, ou seja, 31.8.2006.

14. É o parecer.

Brasília, 25 de junho de 2015.

JOÃ O ALFREDO S. BAETAS G ON ÇA LV ES Procurador Federal

Aprovo o P arecer n.° 00359/2015/PFANEEL/PGF/AGU. Encaminhe-se à SRD.

Brasilia, 25 de junho de 2015.

RICARDO BRA N D Ã O SILVA Procurador-Geral da A NEEL

(5)

A tenção, a consulta ao processo eletrônico está disponível em http://sapiens.agu.gov.br mediante o fornecimento do Número Ú nico de Protocolo (NUP) 48554002493201496 e da chave de acesso 59684a3e

Documento assinado eletronicam ente por RICA RDO BR A N D A O SILV A, de acordo com os normativos legais aplicáveis. A conferência da autenticidade do documento está disponível com o código 3295214 no endereço eletrônico http://sapiens.agu.gov.br, após cadastro e validação do acesso. Inform ações adicionais: Signatário (a): RICA RD O B R A N D A O SILVA. D ata e Hora: 25-06-2015 16:09. N úm ero de Série: 66711628011306454129202663699642660913. Emissor: Autoridade Certificadora do SERPRO Final v3.

Documento assinado eletronicam ente por JOA O A LFRED O SERRA BAETAS G O N Ç A LV ES, de acordo com os normativos legais aplicáveis. A conferência da autenticidade do documento está disponível com o código 3295214 no endereço eletrônico http://sapiens.agu.gov.br, após cadastro e validação do acesso. Informações adicionais: Signatário (a): JO A O A LFRED O SERRA BAETAS G O N ÇA LV ES. D ata e Hora: 25-06-2015 15:28. N úm ero de Série: 1216914, Emissor: Autoridade Certificadora do SERPRO Final v4.

Referências

Documentos relacionados

6.3 Cada modelo de relé possui uma forma específica para ser parametrizado (inserção dos ajustes) e esta informação pode ser obtida no catálogo ou manual e, de forma geral, os

 Biscoitos com ingredientes bioativos, para melhorar a saúde digestiva e  Biscoitos enriquecidos, que podem auxiliar a combater as deficiências de micronutrientes em

38, parágrafo único, da Lei nº 8.666/93, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, por meio de sua Reitoria, Polo de Inovação e seus 35 (trinta e cinco)

Os passos a seguir no tipo de pesquisa efectuada para a pré-produção do Projecto são os seguintes: 1.ª Etapa, investigação, pesquisa e recolha de informação dos monumentos e

As instituições públicas como as autarquias e os institutos públicos, de que dependem a maior parte do associativismo desportivo, também são alvo de medidas que se

Resultados e discussão: De um modo geral dava-se maior ênfase apenas a um dos tipos de registro deixando-se passar informações primordiais, o cartão da gestante

Devido ao aumento na demanda de pacientes nas unidades de pronto socorro, mudança nos perfis de pacientes e mudança considerada recente ao profissional fisioterapeuta na inclusão

Hoje, percorrendo a vasta produção crítica de Antonio Candido, é possível afirmar com toda segurança que Oswald nela emerge como a figura da literatura brasileira