• Nenhum resultado encontrado

Atividade Arquitetura de Computadores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade Arquitetura de Computadores."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Trabalho de Arquitetura e Organização

Trabalho de Arquitetura e Organização

de Computadores

de Computadores

1

1.. O

O qu

que

e é

é a

a un

uniid

dad

ade

e ce

cent

ntrral

al d

de

e pr

proc

oces

essa

sam

men

ento

to (U

(UCP

CP)?

)? Qu

Qual

al su

sua

a

função?

função?

Ele é o cérero do computador! é o respons"#el por operar s$molos! n%meros e Ele é o cérero do computador! é o respons"#el por operar s$molos! n%meros e letras além de ser ele quem controla as instruç&es e'ecutadas pelo istema letras além de ser ele quem controla as instruç&es e'ecutadas pelo istema Operacional e comanda os outros dispositi#os da m"quina.  na CPU que as Operacional e comanda os outros dispositi#os da m"quina.  na CPU que as ati

ati#id#idadeades s rereais ais da da comcomputputaçãação o são são e'e'ecuecutadtadas. as. **raraal+al+andando o a a parpartir tir dosdos c,di-os de instrução (uscar da mem,ria e e'ecutar alternadamente)! a CPU é c,di-os de instrução (uscar da mem,ria e e'ecutar alternadamente)! a CPU é quem fa todos

quem fa todos os c"lculos pedidos por os c"lculos pedidos por um pro-rama. Podendo então armaenarum pro-rama. Podendo então armaenar os resultados de sua operação na mem,ria ou en#i"/los a qualquer outra parte os resultados de sua operação na mem,ria ou en#i"/los a qualquer outra parte dentro ou fora do computador.

dentro ou fora do computador.

0.

0. Qua

Quais

is as

as dua

duas

s seç

seç&es da

&es da uni

unidad

dade

e cen

centra

tral

l de

de pr

proces

ocessam

sament

ento

o (UC

(UCP)?

P)?

Para que ser#e cada uma delas?

Para que ser#e cada uma delas?

 unidade l,-ica e aritmética (U2)! como o nome indica! é respons"#el pela  unidade l,-ica e aritmética (U2)! como o nome indica! é respons"#el pela realiação de operaç&es3 2,-icas (*estes e comparaç&es) e ritméticas (omas e realiação de operaç&es3 2,-icas (*estes e comparaç&es) e ritméticas (omas e sutraç&es).

sutraç&es).

 unidade de controle (UC) é respons"#el pelo controle das ati#idades de todos  unidade de controle (UC) é respons"#el pelo controle das ati#idades de todos os componentes do computador! atra#és da emissão de pulsos do computador! os componentes do computador! atra#és da emissão de pulsos do computador! atra#és da emissão de pulsos elétricos (sinais de controle). Este controle pode atra#és da emissão de pulsos elétricos (sinais de controle). Este controle pode ser a -ra#ação de um dado no disco

ser a -ra#ação de um dado no disco ou a usca de uma instrução da ou a usca de uma instrução da mem,ria.mem,ria.

4.

4. O que são e para que ser#e

O que são e para que ser#em os re-i

m os re-istrad

stradores

ores??

ão dispositi#os que ser#em como endereços para os operadores que estão ão dispositi#os que ser#em como endereços para os operadores que estão presentes nas operaç&es. Eles formam um pequeno espaço de endereçamento presentes nas operaç&es. Eles formam um pequeno espaço de endereçamento ccoom m ppeeqquueenna a ccaappaacciiddaadde e dde e aarrmmaaeennaammeenntto o e e aacceesssso o rr""ppiiddoo. . OO armaenamento em re-istradores é tempor"rio.

armaenamento em re-istradores é tempor"rio.

5.

5. Qual a função do

Qual a função dos se-uint

s se-uintes re-i

es re-istrad

stradore

ores3

s3

((a

a))

C

Co

on

ntta

ad

do

or

r d

de

e 66n

nssttrru

uçç&

&e

es

s ((C

C66))

 um re-istrador que tem a função espec$7ca de armaenar o endereço de  um re-istrador que tem a função espec$7ca de armaenar o endereço de mem,ria da pr,'ima instrução a ser e'ecutada. 8 ssim que a instrução é mem,ria da pr,'ima instrução a ser e'ecutada. 8 ssim que a instrução é lida da mem,ria para o 96! o conte%do do C6 é modi7cado para conter o lida da mem,ria para o 96! o conte%do do C6 é modi7cado para conter o endereço da pr,'ima instrução.

endereço da pr,'ima instrução.

(

())

9

9e

e-

-iissttrra

ad

do

or

r d

de

e 66ns

nsttrru

uççã

ão

o ((9

966))

O 9e-istrador de 6nstruç&es tem a função de armaenar a instrução que

O 9e-istrador de 6nstruç&es tem a função de armaenar a instrução que

acaou de ser carre-ada e est" pronta para ser decodi7cada e e'ecutada.

acaou de ser carre-ada e est" pronta para ser decodi7cada e e'ecutada.

Quando se inicia o ciclo de instrução! a UC en#ia um sinal de controle que

Quando se inicia o ciclo de instrução! a UC en#ia um sinal de controle que

le#a a e'ecução do ciclo de leitura para a usca das instruç&es na mem,ria

le#a a e'ecução do ciclo de leitura para a usca das instruç&es na mem,ria

que! #ia arramento de dados e 9:;! é

que! #ia arramento de dados e 9:;! é armaenadarmaenada no 96.a no 96.

(2)

rmaena dados das operaç&es da U2. Ele tamém tem uma caracter$stica importante que é de7nir o taman+o da pala#ra do computador. Ou se<a! a pala#ra do computador tem o mesmo taman+o do acumulador.

=. Quais as quatro operaç&es "sicas que um processador precisa

possuir?

/ Operaç&es matem"ticas! aritméticas e l,-icas. / Operaç&es de mo#imentação de dados

/ Operaç&es de entrada e sa$da / Operaç&es de controle

>. O que são os processadores C6C e 96C? Cite cinco diferenças entre

eles.

Um processador C6C (Comple' 6nstruction et Computer! ou computador com um con<unto comple'o de instruç&es)! é capa de e'ecutar #"rias centenas de instruç&es comple'as diferentes! sendo e'tremamente #ers"til. l-uns faricantes porém! resol#eram se-uir o camin+o oposto! criando o padrão 96C (9educed 6nstruction et Computer! ou computador com um con<unto reduido de instruç&es)! que ao contr"rio do C6C é capa de e'ecutar apenas al-umas poucas instruç&es simples! tamém por isso os c+ips aseados nessa arquitetura são mais simples e aratos. Outra diferença dos processadores 96C é que por eles terem um menor n%mero de circuitos internos! eles podem traal+ar em frequ@ncias mais altas. a #anta-em de uma arquitetura C6C é que  <" temos muitas das instruç&es -uardadas no pr,prio processador! o que facilita o traal+o dos pro-ramadores! que <" disp&e de praticamente todas as instruç&es que serão usadas em seus pro-ramas. Ao caso de um c+ip estritamente 96C! o pro-ramador <" teria um pouco mais de traal+o para cominar as instruç&es mais simples para compensar uma mais comple'a! mas que em con<unto com um softBare adequado pode desempen+ar a mesma função e compensando com uma #elocidade maior de operação.

. O que é um arramento? Quais os tipos de arramento e'istem?

Um arramento é apenas um Dcamin+o atra#és do qual dados #ia<am num computador. Esse camin+o é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador. E'istem #"rios tipos de arramentos3

/ Farramento do processador / Farramento de endereços / Farramento de entradaGsa$da / Farramento de mem,ria

Ao entanto! quando nos referimos ao DarramentoD de um computador pretendemos quase sempre referir o Farramento de entradaGsa$da! o qual tamém é desi-nado por Dslots de e'pansão. Este é o principal Farramento do sistema e é atra#és do qual a maior parte dos dados circula! tendo como ori-em ou como destino dispositi#os como as dri#es! impressoras ou o sistema de #$deo. endo este %ltimo o mais e'i-ente em termos de recursos. ssim! ser" quase e'clusi#amente sore o Farramento de entradaGsa$da que este traal+o incidir".

(3)

H. Quais os principais tipos de mem,ria? Caracterie/as em prim"ria!

secund"ria e terci"ria.

;em,ria 9eal I ;em,ria Prim"ria

;em,rias de rmaenamento em massa I ;em,ria ecund"ria

;em,ria *erciaria I ;em,rias que dependem das operaç&es de monta-em.

J. O que caracteria cada tipo de mem,ria?

Memória primária tamém é c+amada de memória real! trata/se dos tipos de mem,ria que o processador pode endereçar diretamente! sem as quais o

computador não pode funcionar.

Estas fornecem -eralmente uma ponte para as secund"rias! mas a sua função principal é a de conter a informação necess"ria para o processador num determinado momentoK esta informação pode ser! por e'emplo! os pro-ramas em e'ecução. Aesta cate-oria insere/se a mem,ria 9; (#ol"til)! mem,ria 9O; (não #ol"til)! re-istradores e mem,rias cac+e.

 memória secundária é do tipo que não podem ser endereçada diretamente pela CPU! os dados precisam ser carre-ados na mem,ria principal antes de eles serem tratados pelo processador. Aão são estritamente necess"rias para a operação do computador. ão -eralmente não/#ol"teis! permitindo -uardar os dados permanentemente. 6ncluem/se! nesta cate-oria! os discos r$-idos! C:s! :L:s e disquetes.

 M" as memórias terciárias são parecidas com a mem,ria secundaria s, que as terci"rias dependem das operaç&es de monta-em! como discos ,pticos e 7tas ma-néticas! entre outros. M" na mem,ria secundaria não necessita de operaç&es de monta-em.

1N. O que é o cloc e como ele é utiliado na sincroniação de

operaç&es do sistema?

 preciso que e'ista um elemento! que forneça uma ase de tempo para que os circuitos e os sinais se sincroniem. Esse circuito é c+amado de clock ! ele é o rel,-io interno do computador. Cada um dos estados diferentes que os circuitos assumem! limitados pelo sinal do cloc! é c+amado um ciclo de operação.

 Unidade de Controle da UCP en#ia a todos os componentes do computador um sinal elétrico re-ular / o pulso de cloc / que fornece uma refer@ncia de tempo para todas as ati#idades e permite o sincronismo das operaç&es internas.

11. aça um resumo sore o 7lme O Mo-o da 6mitação e aponte quais

os fatos mais marcantes no 7lme relacionados a +ist,ria do

computador.

O 7lme O jogo da imitação fala da +ist,ria de lan *urin- e seu traal+o secreto

no -o#erno para querar a cripto-ra7a da Eni-ma! uma m"quina que sustitu$a letras com pala#ras aleat,rias escol+idas de acordo com os rotores acionados. lan construiu uma m"quina capa de ler instruç&es e processa/las de acordo com al-oritmos de c,di-os <" pré/determinados. e utiliando do fato de que nas mensa-ens +a#ia pala#ras pre#is$#eis! como nomes dos militares! usou isso como ponto de partida para dar instruç&es na m"quina. 6sso fe com que eles querassem o c,di-o do Eni-ma e -an+assem a -uerra.

(4)

O ponto mais marcante do 7lme para a +ist,ria do computador foi a criação da ;"quina de *urin-! pois era a primeira proposta de m"quina com m%ltiplas funç&es determinadas por um pro-rama armaenado em um cartuc+o! sem que uma pessoa ten+a que alterar 7sicamente a estrutura da m"quina.

Referências

Documentos relacionados

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Em ambos os gráficos é possível perceber que tanto a análise dos coeficientes de ativação, quanto a análise dos valores de IL, não são suficientes para determinar a lateralidade

To request permission, please send us a request via e-mail, via fax or mail with the following information: Your name, title, and institution Your complete mailing address,

O facto da execução das tarefas do plano não exigirem um investimento avultado a nível das tarefas propostas é possível neste caso em concreto visto que na Empresa A

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..