• Nenhum resultado encontrado

Óleo de Cártamo. Prevenção da obesidade através da modulação da expressão de genes ligados ao metabolismo energético.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Óleo de Cártamo. Prevenção da obesidade através da modulação da expressão de genes ligados ao metabolismo energético."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Disponibilizado por:

Atualização Mensal em Nutracêuticos

Óleo de Cártamo

Acta Biochim Biophys Sin,

Prevenção da obesidade através da

modulação da expressão de genes

ligados ao metabolismo energético.

(2)

Óleo de Cártamo

Prevenção da obesidade através da modulação da expressão de genes

ligados ao metabolismo energético

Introdução

Diversas teorias sobre a influência da carga genética na obesidade têm sido pauta de discussões científicas e estudos. Atualmente, sabe-se da influência de genes específicos que regulam as atividades metabólicas envolvendo o uso da gordura como fonte energética e seu armazenamento, sendo considerados pontos cruciais no desenvolvimento da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que envolve mudanças adversas na expressão de vários genes. Estudos utilizando o mapeamento de genes descobriram que a expressão de determinados genes alterava o metabolismo do tecido adiposo que estão intimamente envolvidos com o gasto de energia e armazenamento.

Peptídeos como a Grelina e a Orexina modulam negativamente a expressão de genes envolvidos com o aumento do armazenamento de ácidos graxos. Fatores de transcrição, como o Peroxisome Proliferator-Activated Receptor (PPAR-γ), da família gama, é o único membro de uma família de receptores nucleares que se encontra expresso em altos níveis, especificamente no tecido adiposo e com importante papel na adipogênese. Apresenta também importante papel na sensibilização periférica à insulina por meio de vários mecanismos, a saber: redução na expressão da Resistina e TNF-α; aumento da expressão Adiponectina; aumento da atividade da LLP, proteína transportadora de ácidos graxos e acetil CoA sintetase; redistribuição da gordura muscular e tecido adiposo abdominal para tecido adiposo glúteo-femural. Estes mecanismos resultam em aumento da utilização de glicose no músculo e aumento de oxidação de ácidos graxos, bem como a redução da glicogênese hepática.

A suplementação com óleo de Cártamo possui efeito regulador da obesidade, revertendo parâmetros sanguíneos e antropométricos através da modulação da expressão de peptídeos envolvidos no metabolismo de adipócitos. Estudos recentes demonstraram aumento significativo dos fatores de transcrição, adiponectina e redução da grelina e Orexina (que expressam genes responsáveis pelo armazenamento dos ácidos graxos e aumento do apetite) em pacientes que inseriram grandes quantidades de óleo de Cártamo em sua dieta.

Acta Biochim Biophys Sin, 2010.

O óleo de Cártamo possui atividade reguladora da obesidade. O aumento na expressão de genes que

metabolizam os ácidos graxos reduzindo a gordura visceral e a redução da expressão de genes

responsáveis pelo armazenamento dos mesmos explica sua eficácia no tratamento e prevenção da

(3)

Estudo analisa o efeito da suplementação com óleo de Cártamo na expressão gênica relacionada à

obesidade em ratos.

Estudos & Atualidades

|02|

Após dez semanas de tratamento foram realizados testes de tolerância à glicose, os níveis de lipídios e insulina foram mensurados e a expressão gênica e a formação do tecido adiposo branco foi medida por reação de cadeia transcriptase-polimerase reversa.

Resultados:

Após o acréscimo de 45% de óleo de Cártamo (grupo LAR-SAF) na dieta dos ratos do grupo LAR, os pesquisadores chegaram aos seguintes resultados:

x Redução significativa do peso em relação ao grupo LAR;

x Redução significativa nos índices de tolerância à insulina;

x Redução significativa do LDL;

x Redução significativa nos índices de adiposidade.

*Orexina e Grelina são proteínas que regulam negativamente (inibem) a expressão do gene PPARα. Este gene atua na modulação do metabolismo dos adipócitos, e sua expressão reduz a adiposidade. No grupo LAR-SAF a baixa concentração de Orexina e Grelina aumentaram a expressão gênica de PPARα, reduzindo os índices de adiposidade.

A administração de grandes quantidades de óleo de Cártamo a ratos com dieta rica em gordura

saturada reverte os efeitos nos parâmetros de glicose, colesterol e peso corporal. A adiposidade

também foi reduzida, fato determinado pelo aumento da expressão gênica de genes reguladores do

metabolismo dos adipócitos.

Acta Biochim Biophys Sin, 2010.

Variação da glicose sanguínea durante o testede tolerância à insulina:

Variação da expressão de genes relacionados à obesidade nos grupos estudados:

Após 10 semanas

CON: 5% Óleo de Cártamo SAF: 45% Óleo de Cártamo LAR: 5% Óleo de Cártamo

Ratos foram randomizados e divididos em três grupos, receberam a seguinte dieta:

LAR-SAF (n=10): 45% Óleo de Cártamo

(4)

Estudo compara a suplementação de Ácido Linoléico Conjugado (CLA) ou Óleo de Cártamo na

composição corporal de mulheres obesas na pós menopausa com diabetes tipo 2.

A administração óleo de Cártamo 8g/dia reduziu o índice de massa corporal em pacientes na

pós-menopausa, aumentando significativamente a massa magra. Em comparação ao CLA, o Óleo de

Cártamo teve atividade menor na redução da quantidade de gordura total, porém reduziu

significativamente e com maior eficiência a gordura visceral. Este dado agrega ao Óleo de Cártamo

propriedades preventivas de doenças cardiovasculares.

Am J Clin Nutr. Sep, 2009.

Estudos & Atualidades

As pacientes tiveram acompanhamento mensal para a avaliação do balanço energético, parâmetros bioquímicos e variáveis antropométricas (IMC: Índice de Massa Corporal).

Resultados:

A Adiponectina ou adipQ, é uma proteína expressa exclusivamente nos adipócitos diferenciados: age como fator protetor para doenças cardiovasculares e aumenta a sensibilidade à insulina. Sua ação antiinflamatória e anti-aterogência se dá pela diminuição da expressão da molécula de adesão-1 (via redução da expressão de TNF-α e atividade da Resistina), diminuição da quimiotaxia do macrófago para formação de células gordurosas e inibição da sinalização inflamatória no tecido endotelial. Aumenta a sensibilidade à insulina por meio de aumento da oxidação de ácidos graxos, captação e utilização de glicose no músculo esquelético e tecido adiposo e redução da liberação de glicose hepática - levando ao melhor controle dos níveis séricos de glicose, ácidos graxos livres e triglicerídeos.

Arq Bras Endocrinol Metab. Dez, 2004.

x Redução da glicose pós-prandial significativa no grupo suplementado com óleo de Cártamo;

x Redução do peso nas pacientes suplementadas com CLA foi significativa ao final do estudo;

x A redução do Índice de Massa Corporal foi significativa nos dois grupos;

x O grupo suplementado com óleo de Cártamo apresentou aumento significativo da massa magra;

x Óleo de Cártamo aumentou a concentração de

Adiponectina.

|03| CLA 8g/dia

Óleo de Cártamo 8g/dia

55 mulheres obesas na pós-menopausa foram submetidas a este estudo duplo cego e randomizadas a receber o seguinte tratamento por dois períodos de 16 semanas intercalados por quatro semanas:

(5)

Literatura Consultada

1. Zhong Zhang, Qiang Li*, Fengchen Liu, Yuqian Sun, and Jinchao Zhang. Prevention of diet-induced obesity by safflower oil: insights at the levels of PPARa, Orexin, and Ghrelin gene expression of adipocytes in mice. Acta Biochim Biophys Sin, 2010.

2. Yamazaki T, Shiraishi S, Kishimoto K, Miura S, Ezaki O. An increase in liver PPARgamma2 is an initial event to induce fatty liver in response to a diet high in butter: PPARgamma2 knockdown improves fatty liver induced by high-saturated fat. J Nutr Biochem. 2010 Aug 27.

3. Wang CC, Choy CS, Liu YH, Cheah KP, Li JS, Wang JT, Yu WY, Lin CW, Cheng HW, Hu CM. Protective effect of dried safflower petal aqueous extract and its main constituent, carthamus yellow, against lipopolysaccharide-induced inflammation in RAW264.7 macrophages. J Sci Food Agric. 2010 Sep 17.

4. Misra A, Singhal N, Khurana L. Obesity, the metabolic syndrome, and type 2 diabetes in developing countries: role of dietary fats and oils. J Am Coll Nutr. 2010 Jun;29(3 Suppl):289S-301S.

5. Norris LE, Collene AL, Asp ML, Hsu JC, Liu LF, Richardson JR, Li D, Bell D, Osei K, Jackson RD, Belury MA. Comparison of dietary conjugated linoleic acid with safflower oil on body composition in obese postmenopausal women with type 2 diabetes mellitus. Am J Clin Nutr. 2009 Sep;90(3):468-76. Epub 2009 Jun 17.

6. Helen H.M. Hermsdorff Josefina B.R. Monteiro. Gordura Visceral, Subcutânea ou Intramuscular: Onde Está o Problema? Arq Bras Endocrinol Metab vol 48 nº 6 Dezembro 2004

7. Yamazaki T, Shiraishi S, Kishimoto K, Miura S, Ezaki O. An increase in liver PPARgamma2 is an initial event to induce fatty liver in response to a diet high in butter: PPARgamma2 knockdown improves fatty liver induced by high-saturated fat. J Nutr Biochem. 2010 Aug 27.

8. Departamento Técnico Pharmaceutical – www.pharmaceutical.com.br

Propriedades & Mecanismo de Ação

Posologia:

O Óleo de Cártamo é comumente utilizado na medicina chinesa. Contém um perfil de ácidos graxos rico em ácido linoléico (cerca de 74%). Em comparação a outros tipos de gordura, o óleo de Cártamo apresenta vantagens em estabilidade durante o cozimento, teor elevado de ácidos graxos essenciais e baixo teor de ácidos graxos saturados.

Óleo de Cártamo 8g/dia.

Tomar uma hora antes da atividade física.

A administração do óleo de Cártamo aumenta a expressão de genes que modulam a atividade metabólica dos adipócitos e reduz a expressão de peptídeos que influenciam a transcrição de genes ligados ao estímulo da fome e armazenamento de energia na forma de gordura, como a Grelina e a Orexina.

A suplementação com óleo de Cártamo aumenta dos níveis séricos de Adiponectina, uma proteína expressa pelos adipócitos que, entre outras atividades, aumenta a sensibilidade à insulina, previne contra doenças cardiovasculares e possui atividade antiinflamatória, atuando também no aumento da oxidação dos ácidos graxos.

Os efeitos colaterais: Não relatados em literatura. Não há estudos do seu uso durante a gravidez.

(6)

Sugestões de Fórmulas

1. Gomas com Óleo de Cártamo 2. Tabletes de Chocolate com Óleo de Cártamo

3. Shake Emagrecedor com Óleo de Cártamo 4. Shake Ergogênico com Chá Verde

5. Shake HAW com Fucoxantina: Queima de gordura abdominal e Promoção de Massa Magra

6. Sopa Emagrecedora com Óleo de Cártamo

Óleo de Cártamo...3,0g Óleo de Cártamo...3,0g Goma sabor morango qsp...1 un Tablete de chocolate qsp...15g

Mande 60 gomas Mande 30 tabletes.

Administrar três gomas ao dia. Administrar três tabletes ao dia.

L-Lisina...800mg Chá Verde...1,0g L-Leucina...330mg Whey Protein...16g L-Isoleucina...220mg Shake Sabor baunilha qsp...…30g L-Valina...330mg Mande 30 envelopes.

Óleo de Cártamo...8,0 g Tomar o conteúdo de um envelope diluído em um copo Whey Protein...20g de leite ou água. Não contem flavorizantes ou Shake-Suco qsp...35g edulcorantes.

Mande 30 sachês.

Adicionar o conteúdo de um sache em um copo de água e tomar imediatamente após o preparo.

A proteína de soro de leite (Whey Protein) reduz o apetite e

consumo de energia, possui propriedade insulinotrópica, HMB...1,5g demonstrando potencial de aplicação para a regulação do consumo

Whey Protein…………...10g

alimentar em indivíduos obesos.

Fucoxantin………...………...300mg

British Journal of Nutrition, 2010.

Albumina………...15g

Leucina: Aminoácido que participa da regulação da síntese Shake Sabor Chocolate qsp………..…..……30g

protéica muscular. Verifica-se que a leucina age estimulando a fase Mande 60 sachês de iniciação da tradução do RNA-mensageiro em proteína, por

Tomar um sache duas vezes ao dia. Misturar o conteúdo

mecanismos tanto dependentes quanto independentes de insulina.

do sache com meio copo de água ou leite desnatado

BCAAs (Branched-Chain Amino Acids): Valina, Leucina e gelado. O uso do mixer ou liquidificador torna o produto

Isoleucina são aminoácidos de cadeia ramificada. Estes mais cremoso e consistente. aminoácidos participam da regulação do balanço protéico corporal,

além de constituírem fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina.

Max Vegg Slim ...500mg

A suplementação com Fucoxantin aumenta os níveis

Fucoxantin...300mg

plasmáticos de adipocina e a expressão de proteínas

Óleo de Cártamo...7,0g

desacopladoras UCP-1 (Termogenina) e UCP-3 no tecido

Excipiente para sopa qsp...20g adiposo, de maneira dose dependente. Mande 15 envelopes. Mol Nutr Food Res. 2009 Dec.

Adicionar o conteúdo do sache em 200ml de água quente ou morna. Agitar até solubilizar. Administrar um sachê ao dia.

Referências

Documentos relacionados

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,