• Nenhum resultado encontrado

RECEITAS SEM GLÚTEN. Sugestões saborosas e perfeitas para quem busca uma alimentação saudável e livre de glúten

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RECEITAS SEM GLÚTEN. Sugestões saborosas e perfeitas para quem busca uma alimentação saudável e livre de glúten"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

10

RECEITAS

GLÚTEN

SEM

(2)

Rendimento Tempo de preparo Valor calórico

L E G E N D A :

Você já tentou ficar sem comer glúten por um período? Se a respos-ta é não, vale a pena fazer um teste. Eu mesma fiz e senti a diferença! Algumas pessoas contam que sen-tem-se mais leves, outras comentam que até o humor melhora. Eu senti que desinchei bastante.

Bom, para você fazer esse teste ou mesmo para quem já sabe que o glúten não cai bem, reuni neste eBook 10 top receitas sem glúten muito saborosas, que você vai adorar. Tem sugestões doces e salgadas que impressionam com o resultado — são desde bolos, tortas e até quiches para você fa-zer em casa e se deliciar.

Faça um bom proveito e depois con-te para gencon-te o que achou no e-mail leitorafit@revistafit.com

Ah! Não se esqueça de seguir a Revista Fit no Facebook, Instagram e YouTube. Pois sempre postamos novidades por lá!

Um beijo grande!

Diana Cortez (editora-chefe) diana@revistafit.com

(3)

SUMÁRIO

AFINAL, O QUE É O GLÚTEN?

5

ROSC A DE BATATA

7

TORTA SALGADA

8

BOLO DE BANANA

9

PIZ Z A MARGUERITA DE TAPIOC A

11

NHOQUE SEM GLÚTEN

11

BOLO DE MILHO SEM GLÚTEN

12

PÃO DE MICRO - ONDA S

13

BOLO DE CENOURA SEM GLÚTEN

14

(4)
(5)

AFINAL,

O QUE É O GLÚTEN?

O glúten é uma proteína presente em grãos, como trigo, centeio, cevada e aveia. Nos últimos anos, ele ganhou fama de mal porque, em algumas pessoas, pode causar sintomas desagradáveis, como inchaço, diarreia, anemia e até a obesidade.

Para ser ter ideia, uma pesquisa da Faculdade de Farmácia da Universi-dade Federal de Minas Gerais (UFMG) analisou durante oito semanas as alterações físicas em dois grupos de camundongos. Um grupo recebeu alimentação rica em glúten de trigo e o outro tinha uma dieta livre dessa proteína. Os resultados mostraram que o animais que não consu-miram o glúten ganhou 22% menos peso do que aqueles que ingeriram o nutriente. Além disso, o grupo da dieta sem glúten apresentou uma taxa de gordura abdominal 33% menor e 17% a menos de glicose no sangue. A explicação sobre a influência dessa proteína no ganho de peso é que, quanto o glúten entra no intestino, causa uma irritação (inflamação) na mucosa e, assim, prejudica a absorção dos nutrientes pelo organismo, deixando o metabolismo mais lento.

Além disso, o glúten pode influenciar na produção de neurotransmis-sores (leptina) responsáveis pele controle do apetite, da saciedade e do bom humor, uma vez que eles também são produzidos no intestino. Sabe aquela vontade insaciável de comer doce? Sim, o glúten pode ser um dos motivos dela surgir.

Isso tudo faz com que o corpo tenha uma tendência maior a acumular gordura, além de deixar você mais ansiosa e deprimida.

É claro que as reações variam de pessoa para pessoa. Por isso, vale a pena testar um cardápio sem glúten para observar a diferença.

(6)

6

(7)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

ROSCA DE BATATA

INGREDIENTES

2 ovos (gemas e claras separadas) 1 col. (sopa) de manteiga

1 1⁄2 col. (sopa) de fermento biológico seco instantâneo

1⁄2 col. (sopa) de fermento em pó 2 col. (sopa) de queijo parmesão 3⁄4 de xíc. (chá) de leite morno 1⁄3 xíc. (chá) de óleo

1 xíc. (café) de adoçante culinário 250 g de batata cozida e amassada 2 xíc. (chá) de farinha glúten free (abaixo)

INGREDIENTES DA FARINHA GLÚTEN FREE

1 xíc. (chá) de polvilho doce 2 xíc. (chá) de farinha de arroz 1 xíc. (chá) de leite em pó 1 xíc. (chá) de fécula de batata 1 xíc. (chá) de creme de arroz 2 col. (sopa) rasas de goma xantana

MODO DE PREPARO

Faça a farinha glúten free: bata o polvilho doce no liquidificador e passe-o por uma peneira. Misture o polvilho com os demais ingre-dientes. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve e junte as gemas, sem parar de bater. Acrescente os demais ingredientes. Aos poucos, coloque a fari-nha glúten free até a massa desgrudar da mão.

Faça rolinhos com a massa e crie as roscas. Deixe crescer por 20 mi-nutos. Preaqueça o forno a 200°C e asse em forma untada por cerca de 50 minutos até dourar.

6 unidades 1h30

(8)

8 RE V I S TA F I T

TORTA SALGADA

INGREDIENTES 3 ovos inteiros 1 xícara (chá) de água

1⁄2 xícara (chá) de óleo de canola

1 xícara (chá) de creme de arroz ou farinha de arroz 1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo Sal a gosto

SUGESTÕES DE RECHEIOS:

Legumes, frango ou atum temperados a gosto.

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Em seguida, despeje-a em uma forma untada com a farinha de arroz e despeje o recheio por cima. Leve ao forno preaquecido a 205°C durante 20 minu-tos ou até dourar.

8 fatias 30 minutos 144 kcal por fatia

(9)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

BOLO DE BANANA

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de farinha de coco 3 bananas nanicas amassadas 5 ovos

1 colher (sopa) de óleo de coco 1 colher (sopa) rasa de canela 1 colher (sopa) de farinha de chia 1⁄2 colher (sopa) de fermento

MODO DE PREPARO

Misture bem todos os ingredientes. Despeje em uma forma untada com margarina e farinha de coco e leve ao forno preaquecido a 200°C para assar por cerca de 40 minutos.

30 pedaços 50 minutos 110 kcal por pedaço

(10)

10

(11)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

PIZZA MARGUERITA

DE TAPIOCA

INGREDIENTES 300 g de massa de tapioca 150 g de queijo mussarela 100 g de tomate-cereja 10 folhas de manjericão Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Esfarele a tapioca com as mãos e passe por uma peneira. Em uma frigideira, modele a tapioca como uma panqueca. Retire do fogo ainda branquinha. Depois, cubra com o queijo e coloque o tomate. Leve ao forno quente (300°C) por 10 minutos. Para servir, adicione as folhas de manjericão.

NHOQUE SEM GLÚTEN

INGREDIENTES

170 g de farinha de quinoa 1 xícara (chá) de espinafre refogado 1 xícara (chá) de parmesão 1 colher (sopa) de azeite 2 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com sal. Junte a farinha e mexa até cozinhar. Desligue o fogo, ponha o espinafre e misture. Faça bolinhas e disponha em um prato. Polvilhe parmesão ralado e o azeite. Leve ao forno para gratinar por 10 minutos.

3 pizzas 30 minutos 95 kcal por pizza

2 porções 45 minutos 230 kcal por porção

(12)

12

RE V I S TA F I T

BOLO DE MILHO SEM GLÚTEN

INGREDIENTES

250 ml de leite de coco light 3 ovos

1 lata de milho lavada e escorrida 2 colheres (sopa) de óleo de coco 6 colheres (sopa) de coco ralado 3 colheres (sopa) de adoçante culinário 2 colheres (sopa) de farinha de arroz integral 2 colheres (sopa) de fubá

1 colher (sopa) de espessante goma guar 1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

No liquidificador, bata os ingredientes líquidos primeiro e vá acrescen-tando os sólidos aos poucos até virar uma mistura homogênea. Despeje em uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. E coloque para assar por 30 minutos em forno preaquecido em 180oC.

Depois de pronto, se quiser uma cobertura, misture leite de coco, leite em pó desnatado e como ralado. Cozinhe por 30 segundos no micro-ondas e despeje sobre o bolo.

8 porções 45 minutos 171 kcal por porção

(13)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

PÃO DE MICRO-ONDAS

INGREDIENTES

1 ovo

1 colher (chá) de azeite ou óleo

4 colheres (sopa) de leite desnatado ou de soja 4 colheres (sopa) rasas de creme de arroz ou

farinha de milho fina

1 colher (chá) rasa de fermento em pó Sal e orégano a gosto

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Coloque em uma forma e leve ao micro-ondas por 2 ou 3 minutos em potência máxima (pode ser que fique claro, com aparência de que não assou, mas é assim mesmo). Deixe esfriar e corte em fatias.

6 fatias 20 minutos 55 calorias por fatia

(14)

14

RE V I S TA F I T

BOLO DE CENOURA

SEM GLÚTEN

INGREDIENTES

3 cenouras médias cortadas em rodelas 1⁄2 xícara (chá) de óleo

3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar para a massa 3 xícaras (chá) de amido de milho 1 xícara (chá) de farinha de mandioca 1 colher (sopa) de fermento em pó

óleo e açúcar de confeiteiro para untar e polvilhar 1⁄2 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de erva-doce

1 colher (sopa) de açúcar para a calda

MODO DE PREPARO

Unte uma assadeira média (medidas de 33 x 23 cm) e polvilhe açú-car de confeiteiro. Reserve. Preaqueça o forno a uma temperatura de 180°C. Bata no liquidificador as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Coloque essa mistura em uma tigela, acrescente o amido de milho, a farinha de madioca e o fermento. Mis-ture até que a massa fique homogênea. Despeje na assadeira reservada e leve ao forno por 30 minutos até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Para a calda, use uma panela pequena, ferva a água e misture a er-va-doce. Retire do fogo, tampe a panela e deixe por 3 minutos. Coe, adicione o açúcar e espere amornar. Espere o bolo esfriar, fure várias vezes sua superfície com um palito e espalhe a calda reservada. Corte em quadrados e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.

20 porções 50 minutos 258 por porção

(15)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

BOLO DE CHOCOLATE

SEM GLÚTEN

INGREDIENTES

5 ovos inteiros

1⁄2 xícara (chá) de óleo de canola 5 colheres (sopa) de cacau em pó

6 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão 100 g de coco ralado

1 colher (sopa) de sal de frutas (no lugar do fermento em pó)

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180°C por 25 a 30 minutos.

8 porções 45 minutos 272 kcal por porção

(16)

16

RE V I S TA F I T

QUICHE SEM GLÚTEN

INGREDIENTES DA MA SSA

1 e 1⁄2 xícara (chá) de farinha preparada sem glúten (receita abaixo)

1/2 xícara (chá) de manteiga gelada 1 colher (sopa) de sal

1 ovo gelado de preferência

3 colheres (sopa) de água bem gelada

INGREDIENTES DA FARINHA PREPARADA SEM GLÚTEN

1 xícara (chá) de polvilho doce 2 xícaras (chá) de farinha de arroz 1 xícara (chá) de leite em pó 1 xícara (chá) de fécula de batata 1 xícara (chá) de creme de arroz

INGREDIENTES DO RECHEIO

1 e 1⁄2 copo de água morna temperada com sal 1 colher (sopa) cheia de maisena

1 cebola média 2 alhos-poró

2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite 3 ovos

MODO DE PREPARO (MA SSA)

Preaqueça o forno a 180°C. Separe uma forma de 25 cm de diâmetro. Em uma vasilha, misture a manteiga e a farinha preparada sem glúten até formar uma farofa. Em seguida, coloque o ovo, o sal e a água até obter uma massa homogênea e que desgrude da mão. Se precisar, acrescente um pouco mais da farinha preparada. Abra a massa usando um rolo entre dois filmes plásticos ou abra na mão abrindo partes pe-quenas e acomodando-as na forma. Faça furos com o garfo para tirar o ar que fica na massa e deixe assar por 25 minutos ou até dourar.

8 porções 45 minutos 168 kcal por porção

(17)

RE C E I TA S S E M GLÚ T E N

MODO DE PREPARO (RECHEIO)

Pique a cebola e os dentes de alho e refogue na manteiga ghee ou no azeite. Em um recipiente, dilua a maisena na água e despeje essa mis-tura na panela da cebola refogada. Mexa até virar um creme branco. Re-serve. Pique os alhos e refogue em mais uma colher de manteiga ghee ou azeite e acrescente o creme branco. Reserve e deixe esfriar. Bata 3 ovos inteiros em uma tigela. Despeje essa mistura sobre a massa e deixe assar por cerca de 30 minutos até dourar em forno a 180°C.

(18)

www.revistafit.com

leitorafit@revistafit.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Este eBook é distribuido gratuitamente para todos que se cadastrarem na Revista Fit e não pode ser vendido. É proibida a distribuição sem o consentimento dos responsáveis pela Revista Fit.

Imagens: Dollar Photo Club, Deposit Photos. Projeto Gráfico e diagramação: Código Fonte Agradecimento à nutricionista Mônica Kawahata, que fez a contagem de calorias

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tipos de energia renovável: algumas tecnologias - Eólica. Eixo horizontal

Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período 2004 a 2010, nos Programas de Pós-graduação em

José Luiz de Morais - Coordenador Margarida Davina Andreatta Marisa Coutinho Afonso Dilamar Candida Martins Maria Cristina Oliveira Bruno Paulo Eduardo Zanetini Pedro Paulo Abreu

Assim como a mineração produziu ricos núcleos urbanos em Minas Gerais; a influência francesa e os imigrantes sofisticaram hábitos e desenharam uma nova paisagem,

b) Segundo Nível – é o contato mais familiar com um texto, através do conhecimento de qual gênero se trata (notícia, conto, poema), do seu autor e dos benefícios que

Clique em Criar Arquivo Slave Modificado para codificar um arquivo a ser enviado ao seu Slave e salve em seu computador. Atenção: dependendo do tipo de central, esta operação

Para acesso ao local de instalação do parque eólico poderá ser utilizado um caminho que se desenvolve na encosta norte, que terá origem na estrada existente que se desenvolve até

Indicações: criptorquia bilateral, diagnóstico diferencial entre testículo criptorquídico e retrátil, testículo retrátil de menor tamanho do que o testículo