• Nenhum resultado encontrado

Os Métodos. Quinta Semana: 5 Elementos para Uma adoração Efetiva. Primeiro dia: Oração,Oração, Oração. Oração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os Métodos. Quinta Semana: 5 Elementos para Uma adoração Efetiva. Primeiro dia: Oração,Oração, Oração. Oração"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Os Métodos

Quinta Semana:

5 Elementos para Uma adoração Efetiva

Primeiro dia:

Oração,Oração, Oração

Cada vez que leio 2 Crônicas 20, uma pequena parte de mim deseja que eu tivesse

presenciado aquele maravilhoso culto. É claro que isso não é possível. O que é possível, no entanto, é aprender com Josafá e o povo de Judá. O que eles fizeram durante aquele culto? Como se preparam? O que fez com que aquele ajuntamento de adoração fosse tão bem-sucedido e poderoso? Certamente Deus fez e ainda o faz - a parte sobrenatural, a parte de mudança de vida. Mas o que Ele espera de nós? Qual é a nossa parte?

Nesta semana, vamos descobrir que há cinco princípios distintos em nossa história, que também são necessários em nossos cultos de adoração a cada semana. Para os nossos cultos honrarem a Deus e serem mais eficazes, não podemos deixar de fora nenhum desses princípios. Eles são a oração, a espontaneidade planejada, a capacidade de ser moldado, o poder do Espírito, e a direção pastoral. Vamos começar hoje com a primeira prioridade: a oração.

Oração

O que precisamos desesperadamente que aconteça em nossos cultos é que Deus se mova sem estar preso à ordem de culto e também se mova nos corações de todos de nossa congregação. Dwight L. Moody dizia que “toda a obra de Deus pode ser atribuída a alguma oração de joelhos”.

AT Pierson, um professor da Bíblia do século 18, certa vez disse que “nunca houve um avivamento que não tenha sido fruto de orações de súplica, como em Atos; e que nenhum avivamento permaneceu senão pelo mesmo tipo de oração”. Diz-se de Charles Finney, um avivalistado século 19 que ele incessantemente enfatizou a importância da oração. Ele mesmo, um homem de oração, levava consigo algum intercessor experiente quando era convidado para alguma cidade. Quando estava em um lugar novo, Finney, invariavelmente descobria quem estava orando lá. E ele perguntava, 'Tem alguém aqui ouvindo do Céu'? O povo de Judá se posicionou para “ouvir do céu”. Por favor, leia 2 Crônicas 20:2-12. Note como a oração foi importante para o resultado final desta história. Josafá, obviamente,

entendeu que a oração é indispensável. É por isso que ele chamou todo o povo para jejuar e orar ao invés de fugir** e lutar. Se eles não tivessem ouvido a Deus, eles não saberiam o que fazer para vencer a batalha. Além disso, eu acredito que Deus honrou a sua determinação em buscá-lo primeiro. (De acordo com Mateus 6:33, Ele ainda o faz!)

(2)

Não só a oração teve um efeito no resultado do seu dilema,como também teve um profundo efeito sobre eles. Na verdade, pelo menos três resultados da oração individual e conjunta são revelados nesta passagem.

Primeiro, a oração coloca o nosso foco onde ele pertence: em Deus. Quando Josafá orou: “Não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão postos em Ti” (2 Crônicas 20:12 b), ele estava colocando toda sua fé e esperança no Senhor. Eu perdi a conta de quantas vezes eu já fiquei correndo freneticamente minutos antes de um culto, tentando checar cada

pequeno detalhe. Então, gentilmente, sou lembrado a orar, e minha perspectiva inteira muda. Tive alguns ensaios que teriam sido desastrosos e passaram a ser calmos e produtivos. Bastou ter parado e orado. Não é uma coisa difícil. Mas isso desafia nossas atitudes auto-suficientes.

Lembro-me de um culto particularmente maravilhoso e transformador que a nossa equipe de louvor liderou. Tremo quando lembro como minha "auto-suficiência" quase impediu a obra de Deus lá. Uma hora antes, eu não tinha feito nenhuma preparação, nenhum planejamento, e certamente nenhuma oração para esse culto. Eu ia apenas contar com o meu "talento natural e imensa experiência” Serei eternamente grato porque o Espírito Santo levou o meu coração teimoso e cheio de orgulho a finalmente orar.

Carol Cambala, diretora do grande “Brooklyn Tabernacle Choir”, disse: “[Deus] só pode abençoar as pessoas que estão afinadas ... com Ele e uns com os outros. É por isso que começamos cada ensaio do coral com um período de oração ... A capacidade do coral para ministrar nunca pode ser melhor do que seu tom espiritual.”

De acordo com 2 Crônicas 20:13, mesmo depois que Jeosafá terminou sua oração, cada homem, mulher e criança permaneceu em pé, esperando ouvir da parte do Senhor.

Aparentemente, eles tinham estado nessa posição antes: precisando desesperadamente de uma palavra de Deus. Eles, de alguma forma, sabiam ouvir Suas instruções. Assim, o

segundo resultado da oração que podemos aprender com esta história é que a oração nos

sensibiliza para a voz de Deus.

Como estudamos na semana passada, se há uma habilidade mais importante do que qualquer outra para um líder de louvor, é a capacidade de ouvir e reconhecer a voz do Pastor. Os adoradores deveriam ser tão familiarizados e sensíveis à sua fala que a menor solicitação seria prontamente reconhecida e atendida. Eu não posso deixar de enfatizar isso. Estou convencido de que quanto mais aprendemos a ouvir a voz de Deus e obedecer-lhe sem hesitação, mais Deus vai confiar a nós a oportunidades de conduzir o Seu povo em louvor.

(3)

No entanto, é na solidão do silêncio que nós mais temos ouvidos para ouvir a Deus. Em seu livro "Intimidade com o Todo-Poderoso", Charles Swindoll escreve: "Se nós nos recusarmos a criar espaço para o silêncio em nossas vidas, estaremos sempre tropeçando em um

nevoeiro, perguntando quem é Deus e o que ele está fazendo ... Mas se nós,

deliberadamente, tivermos períodos prolongados de silêncio, vamos nos aprofundar em uma crescente consciência da presença real de Deus."

Por esta razão eu quero que você tire um dia para “escapar”. Por favor, reserve um dia dentro das próximas duas ou três semanas, se possível. Separe pelo menos quatro horas ininterruptas para ouvir o seu Deus. Certifique-se de levar sua Bíblia, este livro e uma caneta para anotar o que Deus lhe mostrará. Este tempo sozinho (a), é de extrema importância! O terceiro resultado de oração que Josafá e os filhos de Judá, aparentemente, sabiam e, certamente, descobriram, é que ela obtém resultados. Deus ouviu, respondeu, e salvou o seu povo, como resultado de suas orações. Temos a posse dessa mesma poderosa e eficaz ferramenta.

Por favor, dedique um momento para ler as a seguintes promessas sobre oração :

Jeremias 33:3, Mateus 7:7-8, João 15:07, 1 João 5:14-15 e Tiago 5:16. Memorize o versículo que mais te impactar.

Sem dúvida Billy Graham será lembrado por muitos como o cristão mais importante do século 20. Suas missões evangelísticas têm alcançado milhões para Cristo. Dr. Graham atribui este sucesso à oração. Uma de suas citações favoritas e mais famosas é “As três coisas mais importantes que podemos fazer por uma missões evangelísticas são orar, orar e orar.”

Sterling Huston, diretor de longa data do Dr. Graham em suas missões, conta a história de um culto durante a missão no Alasca de 1984, em que o Dr. Graham estava lutando com um problema na garganta. Quando ele começou a pregar, a voz dele sumiu sem aviso.

Muitas pessoas imediatamente começaram a orar. Dr. Graham chamou outra pessoa para pregar em seu lugar naquela noite. Mas quando o Dr. Graham voltou ao púlpito para fazer o apelo de salvação ele mal podia falar. Mesmo assim, eles tiveram uma das maiores

respostas da semana naquela noite. Como Sterling Huston explica, "Um membro da equipe disse a Billy Graham, “O Senhor recebeu glória para si esta noite.” A resposta de Graham foi “Sim, Ele o fez, e isso mostra de onde o verdadeiro poder vem!”

Não é à toa que a oração é o elemento mais necessário para um efetivo culto de adoração. É aí que “o verdadeiro poder vem!”

(4)

Minha Adoração Diária

Medite no versículo sobre oração que você selecionou. Escreva uma oração de agradecimento e louvor a Deus por ouvir e responder suas orações.

Direto ao ponto

Oração

- Coloca o foco em Deus;

- Nos sensibiliza para ouvir a voz de Deus: - Dá resultado;

(5)

Minha entrega diária

A chave para o sucesso da oração do povo de Judá foi a sua consagração. Oração para eles era, de fato, um estilo de vida. Ao contrário das orações superficiais e sem sentido que as pessoas sem Deus lançam para o céu quando não veem outra saída para um problema, esta oração veio de pessoas fiéis que tinham se rendido à vontade de Deus.

E.M. Bounds escreve: “A consagração é realmente: afastar-se de si mesmo em direção a uma vida de oração. Isso significa não apenas orar, mas orar habitualmente e orar mais efetivamente. Consagração traz resposta à oração. “Deus se compromete com aqueles que se comprometem totalmente com Ele em oração”.

Então, como tem sido o seu estilo de vida ultimamente? Você está plenamente

comprometido com a oração? Se assim for, escreva uma oração pedindo a Deus para mantê-lo limpo e fiel. Se não, confesse e entregue-se completamente a Deus.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou ligeira oscilação negativa no período de janeiro a outubro

Agradeço porque não há nada que eu e Você não possamos fazer juntos, quando exponho minhas aflições e súplicas em minhas preces.. Agradeço pelo privilégio da oração, pela

Oração subordinada: aquela que funciona como um termo de outra oração (satélite de um verbo ou de um nome de outra oração)...

– SINTAXE: Termos Essenciais da Oração, Termos Integrantes da Oração, Termos Acessórios da Oração e Vocativos, Orações Subordinadas e Coordenadas, Concordância Verbal

Não há dúvida de que ele esteve sozinho em oração a Deus, agora que ele pode orar assim diante de nós.” Feliz é o homem cuja oração suportaria ser ouvida

2.13 - As intervenções no processo de Seleção somente se darão por representante do concorrente munido da respectiva qualificação (contrato social, procuração

Diferentemente das orações coordenadas que são independentes umas das outras (e por isso o nome da primeira e oração inicial), a oração principal e a base para que a

XIII A Oração no Novo Testamento Presença orante da Virgem Maria no grupo dos discípulos 245... Viagem Apostólica ao México e à República