• Nenhum resultado encontrado

Linha do tempo 21 ANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linha do tempo 21 ANOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Linha do tempo

21 A

NO

(2)

O

Instituto Tibagi, instituição sem fins lucrativos, oferece aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, educação profissionalizante e inserção no mercado de trabalho por meio do programa jovem aprendiz.

Esta linha do tempo vai mostrar a trajetória de 21 anos de sonhos realizados e vidas transformadas, no período de 1995 a 2016.

SIGA NOSSA LINHA DO TEMPO

1995

F

oi o ano onde tudo começou.

Os professores do antigo CEFET, Édio Furlanetto e Nicolau Afonso Barth iniciaram um curso de Eletromecânica com duração de seis meses para dar oportunidade a jovens das comunidades de Curitiba.

O convite partiu do próprio CEFET para atender a empresa Tibagi Engenharia, Construções e Mineração Ltda. no seu desejo de ter uma Escola do Projeto Pescar e por isso, iniciaram suas atividades como Escola Técnica Tibagi - Ettibagi.

N

o ano 2001, a professora Margareth Barth iniciou o projeto Quali-ficação em Atividades Domésticas, abrangendo o acesso à Escola Técnica Tibagi para mulheres.

Sob essa orientação Pedagógica a E.T. Tibagi operou por 08 anos e cer-tificou 273 jovens.

ELM

QAD

15 turmas

(3)

2005

N

o dia 06 de maio de 2003 foi fundado o Instituto Tibagi, depois da promulgação da Lei do Aprendiz, nº 10.097/2000.

Nos anos de 2003 e 2004, agora como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, foram providenciadas as legalidades e os devidos cadastros para que a Institutição iniciasse seus cursos nos moldes do Programa de Aprendizagem.

2003

F

oi o ano da primeira turma do Programa de Aprendizagem pelo Projeto Adolescente Aprendiz em Eletroeletrônica, que acontece até hoje. O curso configura-se no seguinte formato: atende adoles-centes do sexo feminino ou masculino, que tenham entre 14 e 17 anos e estejam matriculados no ensino regular.

N

o período de 2005 a 2015 ingressaram 180 adolescentes em 10 turmas. O programa adolescente aprendiz tem duração de 23 meses.

500

Adolescentes em média realizam cadas-tro anualmente no Instituto Tibagi e são chamados para participar do processo seletivo.

É a média percentual do aumento da renda familiar após o adolescente ser inserido no mercado de trabalho pelo programa de aprendizagem.

(4)

2006

2005

U

ma parceria com o Instituto Cooperforte viabilizou a formação de duas turmas chamadas de Passaporte do Futuro, que certi-ficou 35 jovens entre 18 e 24 anos.

U

m ano de Registros e Certificações:

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Convênios com a Fundação de Ação Social

Registro no Ministério do Trabalho e Emprego Participação em rede com a Ação Social do Paraná

2010

2008

O

Instituto muda de endereço. Sai da Des. Westphalen, no bairro Rebouças onde atuou por 15 anos e muda-se para o Shopping Capital, na R. Cons. Laurindo, no centro de Curitiba.

E

m 2006, o Instituto Tibagi alcançou o registro de Utilidade Pública Municipal nº 11.948 e Utilidade Pública Estadual, nº 15.328.

E

stabelecimento da parceria com o Instituto Robert Bosch, que possibilitou o desenvolvimento do programa adolescente aprendiz na Oficina Profissionalizante na Vila Verde - CIC.

A

té o ano de 2015 ingressaram 161 aprendizes nos cursos de Eletroeletrônica, desenvolvido pelo Instituto Tibagi e Assist. Administrativo e de Produção Industrial, em parceria com o SENAI. A parceria continua atendendo adolescentes da região.

➢ ➢ ➢ ➢

2010

P

arceria com a empresa Análise Contabilidade que até os 21 anos do Instituto Tibagi prestou serviços de contabilidade gratuitamente à Instituição.

(5)

N

este ano, o Instituto Tibagi recebeu a indicação como um dos 60 projetos avaliados pela Petrobrás como EXCELENTE alterna-tiva de investimento social.

E

sse foi o ano em que a Instituição iniciou o Programa Jovem Aprendiz em Eletromecânica e Manutenção Auto-motiva para atender jovens do sexo femi-nino ou masculino entre 18 e 22 anos, cursando ou tendo completado o ensino médio. Até o 21º aniversário do Instituto Tibagi 70 jovens ingressaram em 4 turmas de Manutenção Automotiva e 253 jovens ingressaram em 16 turmas de Eletromecânica. O progra-ma jovem aprendiz tem duração de 12 meses.

C

onquista do 1º Selo ODM na segunda edição do Movimento Nós Podemos Paraná. Desde lá, o Instituto Tibagi é contemplado to-dos os anos com o Selo, que está em sua 5ª edição.

O

Instituto Tibagi foi uma das entidades seleciona-das para participar no Projeto Legado, apoiador de ações transformadoras. Durante esse ano recebeu benefícios do programa, como auxílio no planejamento estratégico, na comunicação e organização, bem como assessoria jurídica e administrativa. O objetivo do Pro-jeto Legado é ampliar os impactos, a sustentabilidade e a participação da organização na sociedade.

2011

E

m 2012 o Instituto Tibagi também aumentou o número de voluntários ao firmar parceria com o Centro de Ação Voluntária de Curitiba.

2010

P

arceria com a empresa Viasoft / Sisaudi que doou ao Instituto Tibagi o software para o gerenciamento dos projetos sociais, e o treinamento e acompanhamento para sua utilização.

2012

2013

2011

P

arceria com a FIAT e SENAI no processo seletivo e formação humana de jovens para o Programa Árvore da Vida, que propor-cionou capacitação profissional em Mecânica de Manutenção Auto-motiva para jovens entre 18 e 22 anos.

(6)

I

nclusão na Câmara da Pessoa com Deficiência. O Instituto Tibagi começa a se adequar para abranger o atendimento para pessoas com deficiência.

P

ara atender a população, o Instituto Tibagi proporcionou mais de 50 turmas de cursos profissionalizantes livres. Com essa ex-periência, em 2014 a Instituição possibilitou o aprimoramento de vendedores, eletricistas e engenheiros da empresa Irmãos Abage através do curso “padrões e materiais utilizados para o

dimen-sionamento de entradas de serviço de baixa tensão”.

N

o mesmo ano, em parceria com a Ação Social Edison

Magalhães - ASEEM e patrocinado pela Sincroniza Engenha-ria, desenvolveram o curso gratuito “Técnicas de montagem de

infraestrutura elétrica industrial”.

2014

2015

2015

S

eguindo a mesma ideia, em 2015 firmou parce-ria com o Instituto Cyrela que já proporcionou três turmas do curso de Insta-lações Elétricas de forma gratuita para a população.

É

dio Furlanetto, sócio fundador e presidente do Instituto Tibagi e seu parceiro, Rafael Vallejos, iniciam pedaladas com o objetivo de di-vulgar o ciclismo como mobilidade urbana e divulgar a captação de im-posto de renda para projetos sociais.

2

015 foi o ano da primeira peda-lada chamada de Desafio Ciclo Viti, comemorando os 20 anos do Instituto Tibagi e 25 anos da empre-sa parceria Viasoft. No deempre-safio, eles pedalaram de Curitiba a Pato Branco (PR).

O

s ciclistas fizeram o segundo desafio chamado Pedal entre Serras, com o objetivo de pedalar pela Serra da Graciosa (PR) e pela Serra do Rio do Rastro (SC), quando saíram de Curitiba rumo a Bom Jardim da Serra, no ano seguinte.

P

ensando na administração a longo prazo do Instituto Tibagi, o presidente Édio Furlanetto participou da iniciativa “Sucessão no 3º Setor: Apoio e Ação para Lideranças Sociais”, promovida pelo Instituto GRPCOM, em parceria com a Extrato Desenvolvi-mento Organizacional.

(7)

1

º Jantar Dançante do Instituto Tibagi em comemoração ao aniversário de 21 anos. O evento foi realizado em parceria com o Clube Bosch e será repetido todos os anos no mês de junho, data em que comemoramos o inicio das atividades da instituição em 1995.

O

Instituto Tibagi muda sua identidade visual, por meio da parce-ria com o projeto Serviços e Cidadania do Instituto GRPCOM. A nova identidade foi desenvolvida voluntariamente pela agência Blu Design e Comunicação.

antiga: nova:

V

ocê acabou de apreciar o resumo dos fatos mais importantes do trilhar de 21 anos de uma Instituição que vê a educação como forma de inclusão so-cial. A partir desta edição os relatórios de transformação social serão anuais. Acompanhe-nos a torne-se um parceiro para que possamos ampliar nosso atendi-mento a muito mais adolescentes e jovens de Curitiba e Região Metropolitana.

2015

2016

www.institutotibagi.org.br contato@institutotibagi.org.br Rua Cons. Laurindo, 600

3º piso do Shop. Capital Curitiba - PR 41. 3024.9848 / 3029-7393

Referências

Documentos relacionados

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação