• Nenhum resultado encontrado

PROVA OBJETIVA - ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA OBJETIVA - ENFERMAGEM"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO - 2018

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO

PROVA OBJETIVA - ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES

1. A duração da prova, incluindo o tempo para a marcação dos cartões de respostas, é de 1h30min, tendo início às 10h e término às 11h30min.

2. Mantenha silêncio absoluto na sala durante a realização da prova. 3. Verifique se o caderno está sem defeito e contém 25 questões.

4. Verifique se o seu nome e número do RG estão impressos corretamente nos cartões de respostas e coloque sua assinatura nos locais destinados para isso.

5. Leia com atenção, escolha apenas UMA das 5 opções que são apresentadas em cada questão e a assinale no cartão de respostas. Mais de uma opção assinalada anula a questão.

6. Utilize caneta esferográfica azul ou preta.

7. Entregue, ao final, o gabarito devidamente preenchido, SEM RASURAS, e a prova (caderno de questões).

8. O caderno de questões será disponibilizado no endereço eletrônico www.ucpel.edu.br/residenciamultiprofissional , após as 15h do dia 05/03/2018. 9. Os últimos três candidatos, ao terminarem a prova só poderão se retirar da sala juntos. 10. ATENÇÃO: EM HIPÓTESE ALGUMA HAVERÁ SUBSTITUIÇÃO DO CARTÃO DE

RESPOSTAS, MESMO EM CASO DE MARCAÇÃO INCORRETA.

Boa Prova! Equipe da UCPel. Universidade Católica de Pelotas

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação de Educação Continuada

(2)

EIXO TRANSVERSAL - QUESTÕES DE 1 À 10

1. Marque a alternativa INCORRETA.

( A ) As bases legais de criação do SUS estão na Constituição Federal de 1988 e nas leis 8080 e 8142 de 1990.

( B ) A gestão e financiamento do SUS é responsabilidade do governo federal.

( C ) O gestor federal do SUS está representado pelo Ministério da Saúde, o estadual pelas Secretarias Estaduais de Saúde e o Municipal pelas Secretarias Municipais de Saúde, juntamente com os Conselhos de saúde de cada instância e as Comissões Tripartite no nível federal e a Bipartite no estadual.

( D ) A Atenção Básica é considerada uma forma de organização dos serviços de saúde com uma estratégia para integrar todos os aspectos desses serviços.

( E ) A participação da comunidade no SUS, conforme a Lei 8142 deverá se dar pelas Conferências de Saúde Conselhos de Saúde.

2. Sobre os conceitos de abordagem coletiva, território e comunidade, marque V ou F e escolha a alternativa que se encaixa no padrão de respostas.

( ) Território pode ser definido como um espaço vivo onde se desenvolvem relações múltiplas, sendo o processo saúde-adoecimento uma delas.

( ) Uma comunidade não pode coexistir com outra comunidade dentro de um mesmo território. Para isso ser possível, é necessário mais do que uma equipe de Estratégia de Saúde da Família.

( ) Em uma abordagem coletiva, o aspecto mais importante a saber é dados numéricos: quantidade de famílias da área, bem como de condições crônicas de saúde, aparelhos sociais, etc.

( ) Comunidade reflete o modo de interagir das pessoas, de acordo com aspectos locais, culturais, sociais, históricos, etc.

( ) Quando consideramos o conceito de “território vivo”, precisamos olhar além das estruturas como pontos fixos, mas sim procurar entender os fluxos ali existentes.

( A ) F – V – F – V – F ( B ) V – F – F – F – V ( C ) F – F – V – F – V ( D ) V – F – F – V – V ( E ) V – F – V – V – F

3. Sabendo que a Atenção Primária a Saúde é baseada em quatro atributos essenciais, quais das alternativas a seguir NÃO contempla um desses quatro atributos?

( A ) Acesso de primeiro contato

( B ) Universalidade

( C ) Integralidade

( D ) Coordenação do cuidado

(3)

4. Assinale os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização:

( I ) Fortalecimento do controle social e verticalização no trabalho entre equipes de profissionais.

( II ) Estímulo à educação permanente dos profissionais e trabalho em equipes multiprofissionais.

( III ) Respeito às questões de gênero, etnia, raça e orientação sexual e fortalecimento do controle social.

( A ) Apenas II e III estão corretas.

( B ) Apenas I e II estão corretas.

( C ) Apenas I e III estão corretas.

( D ) Apenas II está correta.

( E ) Apenas I está correta.

5. Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de Territorialização:

( A ) A territorialização é uma condição para a obtenção e a análise das informações sobre as condições de vida e de saúde da população e meio pelo qual se podem compreender contextos de uso do território em todos os níveis de atividade humana.

( B ) A territorialização é um processo de reconhecimento do território que vem sendo utilizado em territórios sem demarcação definida em países em desenvolvimento com o objetivo principal de trabalhar ações de saúde com moradores de ruas e famílias de baixa renda.

( C ) A territorialização é uma ferramenta usada pelos países subdesenvolvidos para a prevenção e promoção da saúde.

( D ) A territorialização é definida por espaço territorial independente, que não estabelece relação com outros serviços, redes de atenção e redes de apoio, mas funciona de forma humanizada e voltada para ações de vigilância em saúde.

( E ) A territorialização é o processo do conhecimento do território que tem como objetivo principal conhecer as necessidades da população carente, residente em áreas de risco e vulnerabilidade. Desta forma, as equipes de saúde executam e planejam ações de educação em saúde verticalizadas que proporcionarão melhoria na qualidade de vida desta população.

6. Com relação a utilização do Genograma na Atenção Básica, podemos afirmar que é uma ferramenta para:

( A ) Identificar e retratar a dinâmica familiar com seus padrões de relacionamentos e conflitos, doenças, ligações pessoais e sociais, entre outras peculiaridades do gênero.

( B ) Descrever as relações pessoais da família e da comunidade em que está inserida.

( C ) Conhecer os meios de comunicação utilizados pela família frente a comunidade.

( D ) Visualizar as diferentes gerações e a sua influência nas condições sócias econômicas atuais da família.

(4)

7. A transição demográfica e epidemiológica tem produzido alteração no perfil de morbidade e de necessidades em saúde da população brasileira, o que implica a instrumentalização e a utilização de tecnologias que respondam a essas necessidades. Na estratégia de saúde da família, uma das ferramentas utilizadas é a visita domiciliar (VD), a qual é planejada e desenvolvida conforme o perfil dos grupos de interesse e objetivos da ação em saúde. A partir do texto apresentado e considerando, no contexto da transição demográfica e epidemiológica, a visita domiciliar realizada pelo enfermeiro no território da estratégia de saúde da família, avalie as afirmações a seguir.

( I ) A visita domiciliar tem como objetivo prestar assistência ao indivíduo, à família e à comunidade, o que dispensa planejamento prévio.

( II ) A visita domiciliar tem como objetivo conhecer in loco a realidade do usuário do serviço e de sua família e tem como característica principal a utilização de tecnologias leves.

( III ) A visita domiciliar pode ser classificada em VD de acompanhamento ou VD de busca ativa, sendo esta última utilizada especialmente nos casos de grupos prioritários na transição demográfica em curso por meio da utilização de tecnologias duras.

( IV ) Nas visitas domiciliares, as tecnologias duras vêm sendo substituídas por tecnologias leves, em razão da transição demográfica e epidemiológica.

( V ) A visita domiciliar pressupõe a utilização de técnicas de entrevista e observação sistematizada.

É correto apenas o que se afirma em

( A ) I e II.

( B ) I e III.

( C ) II e V.

( D ) III e IV.

( E ) IV e V.

8. A participação da população no controle dos serviços de saúde, prevista no Sistema Único de Saúde - SUS é viabilizada da seguinte maneira:

( A ) Através dos conselhos municipais de saúde.

( B ) Mobilização das comunidades por meio dos conselhos profissionais.

( C ) Integração dos serviços de saúde às necessidades dos gestores.

( D ) Participação das comunidades nas campanhas de saúde.

( E ) Fazendo com que um representante da população seja chefe das unidades básicas de saúde.

(5)

9. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é apresentada pelo Ministério da Saúde como estratégia de reestruturação dos serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas, sobretudo, de valores e conceitos dos profissionais. Propõe transformar o profissional em sujeito, colocando-o no centro do processo ensino-aprendizagem. Assim sendo podemos afirmar que:

( A ) As ações devem ser focadas na equipe multiprofissional de saúde.

( B ) Seu objetivo principal é promover a transformação das práticas de saúde e reorganização dos processos de trabalho em equipe.

( C ) Sua metodologia é fundamentada na resolução de problemas de saúde, no cotidiano dos serviços.

( D ) Os resultados esperados são mudanças no cotidiano institucional, apropriação ativa do saber científico e fortalecimento das ações em equipe.

( E ) Todas as afirmativas estão corretas.

10. A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) é uma estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência. Assim sendo, podemos afirmar:

( I ) A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado;

( II ) O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária e eficiência econômica.

( III ) Fundamenta-se na compreensão da APS como segundo nível de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados secundários sobre os problemas mais comuns de saúde e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção.

( A ) Apenas a alternativa I está correta.

( B ) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

( C ) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

( D ) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

(6)

EIXO COMUM ESPECÍFICO – QUESTÕES DE 11 à 20

11. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A população idosa brasileira também tem crescido de forma muito rápida, e, dentro desse grupo, qual o segmento populacional que mais cresce nos últimos tempos?

( A ) Idosos na faixa etária de 60- 65 anos.

( B ) Idosos na faixa etária de 65- 70 anos.

( C ) Idosos na faixa etária de 70-75 anos.

( D ) Idosos na faixa etária de 75-80 anos.

( E ) Idosos com 80 anos ou mais.

12. Qual o maior determinante do envelhecimento populacional no Brasil?

( A ) O aumento dos níveis de fecundidade.

( B ) A redução da mortalidade infantil.

( C ) O efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil.

( D ) O aumento dos níveis de fecundidade e a redução da mortalidade por todas as causas.

( E ) O maior controle das doenças infectocontagiosas.

13. Declínio cognitivo e quadros demenciais estão entre os problemas mais comuns que acometem os idosos. Assinale qual afirmativa não corresponde aos sinais e sintomas de um quadro demencial:

( A ) Desorientação no tempo e espaço.

( B ) Dificuldade em falar ou esquecer o nome de objetos (anomia).

( C ) Alterações de humor ou comportamento.

( D ) Perda da memória para fatos antigos e preservação da memória recente.

( E ) Alucinações visuais ou auditivas.

14. A avaliação da pessoa idosa nos serviços de atenção básica tem por objetivo a avaliação global com ênfase em qual aspecto?

( A ) Relação e apoio familiar.

( B ) Funcionalidade.

( C ) Identificação de possíveis maus tratos.

( D ) Busca ativa de condições não relatadas pelo idoso.

( E ) Risco de quedas e fraturas.

(7)

15. As escalas de Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) avaliam qual aspecto da saúde do idoso?

( A ) Capacidade funcional. ( B ) Risco de quedas. ( C ) Depressão. ( D ) Cognição. ( E ) Suporte familiar.

16. Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. No que se refere a Política Nacional de Humanização (PNH), podemos afirmar que:

( I ) Valoriza a dimensão subjetiva e social em todas as práticas do SUS, acolhe as diferenças e incentiva o protagonismo.

( II ) Trabalha os conflitos e a diversidade de ideias, raça, cor, interesses, sexo e grupos sociais.

( III ) Trabalha com sujeitos imaginários que se transformam, transformando as práticas.

( IV ) Tem como princípios a Inseparabilidade entre gestão e atenção, Autonomia e protagonismo dos sujeitos e a Transversalidade.

( V ) Inclui os diferentes atores e olhares que atravessam a instituição, ou seja: Gestores, usuários e trabalhadores.

( A ) A alternativa III está incorreta.

( B ) A alternativa I está incorreta.

( C ) As alternativas I e III estão incorretas.

( D ) A alternativa IV está incorreta.

(8)

17. De acordo com o Estatuto do Idoso, analise as afirmativas a seguir, e marque a alternativa CORRETA:

( I ) É obrigação exclusiva da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais.

( II ) É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

( III ) O direito à liberdade compreende exclusivamente a faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários; opinião e expressão; prática de esportes e de diversões e participação na vida familiar e comunitária.

( IV ) A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.

( A ) I, II e III ( B ) I e III ( C ) II e III ( D ) I, II, III e IV ( E ) II e IV

18. Vera foi contratada para desempenhar o papel de cuidadora de Lionor, um senhor com 78 anos de idade. Lionor sofreu uma queda há 3 anos e apresenta dificuldades de locomoção. Ela procurou a Unidade Básica de Saúde buscando orientações, pois acredita que a família de Lionor está se apropriando da pensão do idoso, sem autorização do mesmo. Se esta situação fosse confirmada, ela poderia ser classificada como um caso de:

( A ) Negligência.

( B ) Segregação Involuntária.

( C ) Negligência social difusa.

( D ) Abuso econômico.

( E ) Abandono.

(9)

19. Com relação ao trabalho em equipe, estão corretas as sentenças:

( I ) A proposta do trabalho em equipe tem sido veiculada como estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização da área da saúde. Este processo tende a aprofundar verticalmente o conhecimento e a intervenção em aspectos individualizados das necessidades de saúde, sem contemplar simultaneamente a articulação das ações e dos saberes. Sendo assim, o ideal é que o trabalho vivo em saúde fosse articulado de forma multiprofissional e interdisciplinar.

( II ) O trabalho em equipe tem uma abordagem estritamente técnica, em que cada área profissional é apreendida como conjunto de atribuições, tarefas ou atividades.

( III ) A noção de equipe multiprofissional é vista como uma realidade, uma vez que existem profissionais de diferentes áreas atuando conjuntamente, e a articulação dos trabalhos especializados não é problematizada.

( IV ) O trabalho em equipe multiprofissional consiste uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes das diferentes áreas profissionais.

( A ) Somente as sentenças I, II e III estão corretas.

( B ) As sentenças I, II, e IV estão corretas.

( C ) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.

( D ) Somente as sentenças I, III e IV estão corretas.

( E ) Todas as sentenças estão corretas.

20. Em relação à promoção do “Envelhecimento Ativo e Saudável” é correto afirmar:

( A ) Divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS.

( B ) Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa.

( C ) Estabelecimento de fluxos bidirecionais funcionantes, aumentando e facilitando o acesso a todos os níveis de atenção, providos de condições essenciais, infraestrutura física adequada, insumos e pessoal qualificado para a boa qualidade técnica.

( D ) Envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia é reconhecidamente a meta de toda ação de saúde.

( E ) Todo profissional deve procurar promover a qualidade de vida da pessoa idosa, quando chamado a atendê-la.

(10)

ESPECÍFICO ENFERMAGEM - QUESTÕES DE 21 À 25

21. Em 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a World Alliance for Patient Safety que, com a colaboração da The Joint Commission, tem como missão coordenar, disseminar e acelerar melhorias para a segurança do paciente em termos mundiais através da proposição de “Soluções para a Segurança do Paciente” nas áreas identificadas como críticas na assistência. Para isso propôs:(1,0)

( I ) A identificação dos problemas na assistência com vistas a programação de punições reestruração das equipes envolvidas no atendimento.

( II ) As quatro Metas Internacionais de Segurança do Paciente são soluções que têm como propósito promover melhorias específicas em áreas problemáticas na assistência.

( III ) A identificação dos problemas na assistência com vistas a programação de novos cursos de especialização para a equipe envolvida na assistência.

( IV ) As seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente que são soluções com o propósito promover melhorias específicas em áreas problemáticas na assistência.

( V ) A proposição da identificação de novos indicadores financeiros para a reestruturação da assistência.

( VI ) O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente e para isso, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria nº 529, de 01/04/2013.

( A ) I e III estão corretas.

( B ) II, e IV estão corretas.

( C ) II e III estão corretas.

( D ) IV e VI estão corretas.

( E ) I e VI estão corretas.

22. O Processo de Enfermagem é um método composto por diferentes etapas interdependentes, que auxilia o enfermeiro a abordar de forma lógica e organizada as situações para a resolução de problemas (CARPENITO-MOYET, 2007). Entre as etapas deste método inclui-se a identificação do diagnóstico de enfermagem que consiste em:

( A ) No julgamento clínico das ações de cuidado oferecidas aos indivíduos, família ou comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais;

( B ) No julgamento clínico sobre a resposta do indivíduo, família ou comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais.

( C ) Na elaboração do planejamento das ações de cuidado a serem executadas após a avaliação inicial do indivíduo, família ou comunidade.

( D ) Na implementação do planejamento das ações de cuidado a serem executadas após a avaliação inicial do indivíduo, família ou comunidade;

( E ) Na utilização do raciocínio clínico sobre o planejamento das ações de cuidado a serem executadas após a avaliação inicial do indivíduo, família ou comunidade.

(11)

23. Analisa as sentenças e marque a alternativa CORRETA:

De acordo com Taylor (2007) “algumas mudanças fisiológicas que acompanham o envelhecimento normal podem afetar a eliminação urinária dos idosos” (pg.1320). Entre essas mudanças pode-se citar:

( I ) Problemas neuromusculares, problemas articulares degenerativos, alterações nos processos de pensamento e fraqueza podem interferir no controle voluntário ou capacidade de chegar ao banheiro a tempo.

( II ) Diminuição do tônus muscular da bexiga pode reduzir a capacidade de reter a urina resultando em aumento da frequência urinária.

( III ) A capacidade diminuída dos rins de concentrar a urina pode resultar em noctúria.

( IV ) A contratilidade diminuída da bexiga pode levar a retenção urinaria e a estase, o que aumenta a probabilidade de infecção do trato urinário.

( A ) As alternativas I e II estão corretas.

( B ) As alternativas I e III estão corretas.

( C ) As alternativas II e IV estão corretas

( D ) As alternativas II e III estão corretas

( E ) Todas as alternativas estão corretas

24. Os idosos são sujeitos a infecções e a sua suscetibilidade é multifatorial, especialmente no caso de idosos institucionalizados, devem ser considerados fatores tanto relacionados ao hospedeiro (doenças subjacentes, desnutrição, desidratação) como fatores ambientais (áreas lotadas, contaminação cruzada e supervisão limitada da infecção). Nesse contexto, existem intervenções de enfermagem gerais que devem ser prescritas pela enfermeira para a prevenção de infecção:

( A ) Monitorar resposta do paciente a estímulos verbais e não verbais e sinais de ansiedade.

( B ) Monitorar sinais de fadiga e alteração no padrão do sono.

( C ) Identificar atividades físicas que sejam de difícil execução para o idoso e auxiliar no desenvolvimento de metas.

( D ) Medidas para a prevenção do infecção do trato respiratório e dos locais dos acessos invasivos.

(12)

25. Entre os acidentes que acometem os pacientes idosos, as quedas são o mais comum e tem importante impacto na sua vida visto que podem resultar em fraturas ósseas como de costela, de fêmur, coluna, entre outras. Assim, as enfermeiras a deverão estar preparadas para auxiliar na prevenção das quedas adotando intervenções para tal. Entre essas intervenções estão:

( I ) Permitir o paciente idoso deambular livremente usando tipos de calçados de sua preferência desde que ele os considere confortáveis.

( II ) Avaliar constantemente os riscos de quedas no paciente idoso, tanto no que se refere ao ambiente quanto às condições de saúde do próprio idoso e na ocorrência desse evento identificar suas possíveis causas.

( III ) Adotar medidas alternativas de barras de apoio quando houver a presença de tapetes ou outros obstáculos na residência do idoso.

( IV ) Adotar práticas educativas para o paciente idoso, família e a equipe de saúde quanto à importância da prevenção de queda.

( V ) No caso de idoso institucionalizado, providenciar o uso de pulseira para identificação do idoso quanto ao risco de queda.

( A ) II, IV e V estão corretas.

( B ) I, II e IV estão corretas.

( C ) I, III e IV estão corretas.

( D ) II, III e IV estão corretas.

Referências

Documentos relacionados

produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” “Os fabricantes, distribuidores ou importadores de produtos que, por suas características, exijam ou possam

OBJETIVO: Caracterizar o perfil sócio- demográfico dos diabéticos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família de município de médio porte do estado da

Entre as espécies arbóreas que apresentaram as menores diferenças no comprimento dos brotos com o pastejo variável X3 e a maior média de comprimento dos brotos antes do pastejo

1 – O período destinado às inscrições nas creches e jardins-de-infância é determinado pelo Conselho de Administração dos SSCML, devendo ser divulgado no Boletim

Procuramos relatar a construção de um objeto de aprendizagem para Matemática, que será desenvolvido por dois alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, da UTFPR,

Os resultados apresentados nos 3 modelos indicam a rejeição da hipótese de que o nível de conservadorismo nas demonstrações contábeis das companhias brasileiras de

Ao analisar os limites de atuação dos profissionais de saúde sobre o organismo humano e também a utilização da ética como instrumento moral da dimensão

A História 6, também criada pelo pesquisador a partir de um acidente real (CENIPA, 2016), foi julgada como coerente por dois dos seis participantes do cheque de coerência.