• Nenhum resultado encontrado

XI Domingo do Tempo Comum

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XI Domingo do Tempo Comum"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

www.trindademeier.org facebook.com/trindademeier Rua Carolina Méier, 61 - Méier - Rio de Janeiro - CEP: 20780-000

XI Domingo do Tempo Comum

IV depois de pentecostes

16.06.2013

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Domingo Terça-feira Quinta-feira

(2)

CÂNTICO DE ENTRADA: Vem, e eu mostrarei

Letra e música: Valdeci Farias

Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai. Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir.

Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim,

de onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol e invadirá teu coração.

Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser.

Eu creio em ti, que crês em mim e a tua luz verei a luza Vem, e eu te farei da minha vida participar.

Viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim.

Eternidade é na verdade, o amor vivendo sempre em nós. Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar, com amor, a construção de um mundo novo muito melhor!

Sim, eu irei e levaria teu nome aos meus irmãos. Iremos nós e o teu amor vai construir enfim a paz!

INTRODUÇÃO E COLETA PELA PUREZA (LOC, p. 69)

Celebrante Bendito seja Deus † Pai, Filho e Espírito Santo.

Povo Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém.

Oficiante Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos e para quem segredo algum está oculto, purifica nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Espírito Santo, para que te amemos com perfeição e dignamente glorifiquemos o teu santo Nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

KYRIE,CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO (LOC, p. 74) Senhor, tem piedade! Jesus Cristo, tem piedade!

Senhor, tem piedade, tem piedade de nós

(de joelhos, quando possível)

Oficiante Confessemos a Deus os nossos pecados.

Todos Onipotente Deus, nosso Pai, reconhecemos e confessamos nossos muitos pecados, que temos cometido por pensamentos, palavras, obras e omissões, contra ti, contra nosso próximo e contra nós mesmos. Concede-nos verdadeiro arrependimento e, por amor de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos todo o passado e dá-nos a graça de te servir com alegria, para honra e glória do teu Nome. Amém.

(3)

Celebrante Deus Onipotente tenha misericórdia de vós, † perdoe todos

os vossos pecados, mediante nosso Senhor Jesus Cristo, vos fortaleça em todo o bem, e, pelo poder do Espírito Santo, vos preserve na vida eterna. Amém.

CÂNTICO DE LOUVOR

Glória a Deus nas alturas. Glória a Deus nas alturas. Glória a Deus nas alturas. Glória a Deus! Glória a Deus!

COLETA DO DIA (LOC, p. 128)

Oficiante O Espírito do Senhor seja convosco.

Todos Seja também contigo.

Oficiante Guarda, ó Senhor, tua Família, a Igreja, firme na fé, pra que,

pela tua graça, proclame tua verdade com ousadia e ministre a tua justiça com amor. Mediante nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA

Leitor A Palavra de Deus escrita no segundo livro de Samuel.

A mulher de Urias soube que seu marido tinha morrido e ficou de luto. Quando terminou o luto, Davi mandou buscá-la e a recolheu em seu palácio. Davi a tomou como esposa, e ela deu à luz um filho. O Senhor, porém, reprovou o que Davi tinha feito.

O Senhor mandou o profeta Natã falar com Davi. Natã se apresentou e disse a Davi: “Havia dois homens numa cidade: um era rico e o outro era pobre. O rico tinha muitos rebanhos de ovelhas e bois. O pobre tinha só uma ovelha, uma ovelhinha que ele havia comprado. O pobre a criava e ela foi crescendo com ele, com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo de sua vasilha e dormindo no seu colo. Era como filha para ele. Ora, chegou uma visita à casa do homem rico, e este não quis pegar nenhuma de suas ovelhas ou vacas para servir ao viajante que o visitava. Então ele pegou a ovelha do homem pobre e a preparou para a sua visita”.

Davi ficou furioso contra esse homem, e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, quem fez isso merece a morte. Por não respeitar o que pertencia a outro, deverá pagar quatro vezes o valor da ovelha.” Então Natã disse a Davi: “Pois esse homem é você mesmo! Assim diz o Senhor, Deus de Israel:

(4)

Eu ungi você como rei de Israel. E eu o salvei de Saul. Eu dei a você a casa do seu senhor. Eu coloquei em seus braços as mulheres do seu senhor. Eu dei a você a casa de Israel e de Judá. E se isso ainda não é suficiente, eu darei a você qualquer outra coisa. Então por que você desprezou o Senhor e fez o que ele reprova? Você assassinou Urias, o heteu, para se casar com a mulher dele, e matou Urias com espada dos amonitas. Pois bem! A espada nunca mais se afastará de sua família, porque você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o heteu, para se casar com ela.

Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Então Natã disse a Davi: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Mas, por ter ultrajado ao Senhor, com seu comportamento, o filho que você teve morrerá”. E Natã foi para casa. (II Samuel 11,26-12; 10,13-15)

Palavra do Senhor.

Povo Demos graças a Deus.

GRADUAL:Salmo 32,1-2.5-7 Música: Frei Fernando Alberto

Tu és o meu refúgio, Senhor. Dá-me a alegria da tua salvação.

Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta,

quem o Senhor não considera culpado, e em cuja alma não há falsidade! Eu confessei, afinal, meu pecado,

e minha falta te fiz conhecer. Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!'

E perdoaste, Senhor, minha falta. Todo fiel pode, assim, invocar-te, durante o tempo de angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas,

não poderão atingi-lo jamais. És para mim proteção e refúgio; na minha angústia me hás de salvar, e envolverás a minha alma na alegria

da salvação que me vem só de ti.

SEGUNDA LEITURA

Leitor A Palavra de Deus escrita na carta de São Paulo aos Gálatas.

(5)

Quando Pedro foi a Antioquia, eu o enfrentei em público, porque ele estava claramente errado. De fato, antes de chegarem algumas pessoas da parte de Tiago, ele comia com os pagãos; mas, depois que chegaram, Pedro começou a evitar os pagãos e já não se misturava com eles, pois tinha medo dos circuncidados. Os outros judeus também começaram a fingir com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela hipocrisia dele. Quando vi que eles não estavam agindo direito, conforme a verdade do Evangelho, eu disse a Pedro, na frente de todos: “Você é judeu, mas está vivendo como os pagãos e não como os judeus. Como pode, então, obrigar os pagãos a viverem como judeus?”

Nós somos judeus de nascimento, e não pagãos pecadores. Sabemos, entretanto, que o homem não se torna justo pelas obras da Lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo. Nós também acreditamos em Jesus Cristo, a fim de nos tornarmos justos pela fé em Cristo e não pela observância da Lei, pois com a observância da Lei ninguém se tornará justo. Nós procuramos tornar-nos justos em Cristo; mas também somos pecadores como os outros. Então, será que Cristo estaria a serviço do pecado? Claro que não! De fato, se eu reconstruo o que destruí, eu próprio me torno culpável.

Quanto a mim, foi através da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui morto na cruz com Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Portanto, não torno inútil a graça de Deus, porque, se a justiça vem através da Lei, então Cristo morreu em vão.

(Gálatas 2,11-21)

Palavra do Senhor.

Povo Demos graças a Deus.

EVANGELHO

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Ó Senhor, o rei se alegra em tua força; e é grande seu júbilo na tua salvação

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Leitor ††† O Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo,

conforme São Lucas.

(6)

Leitor Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube

que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.” Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”

“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”

Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor.”

E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados.” Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”

Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

(Lucas 7,36-50)

O Evangelho do Senhor.

Povo Louvado sejas, ó Cristo.

DOXOLOGIA: HE 194, Santa Trindade

A Deus, Supremo Criador Ao Filho Eterno, Deus de amor,

Ao Santo Deus Consolador,

(7)

CONFISSÃO DE FÉ: Credo Niceno (LOC, p. 72)

Oficiante Confessemos a nossa fé.

Todos Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra,

e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo,

Filho Unigênito de Deus;

gerado de seu Pai antes de todos os mundos; Deus de Deus, Luz de Luz,

Verdadeiro Deus de Verdadeiro Deus;

gerado, não feito; consubstancial com o Pai; por quem todas as coisas foram feitas;

o qual por nós, homens, e pela nossa salvação,

desceu do Céu, e encarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria; e foi feito homem;

foi também crucificado por nós,

sob o poder de Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras, e subiu ao Céu, e está sentado à direita do Pai;

e virá outra vez com glória, a julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.

E creio no Espírito Santo, Senhor, Doador da vida,

procedente do Pai e do Filho; o qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado;

o qual falou pelos Profetas.

E creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica;

reconheço um só batismo para a remissão de pecados; e espero a ressurreição dos mortos †

e vida do mundo vindouro. Amém.

INTERCESSÕES

Oficiante Nosso Senhor nos mostra um amor que alcança a todas as pessoas, independente de quem sejam. Ele nos ouve com carinho, se nos aproximarmos dele com fé. Oremos a Deus.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Socorre o teu povo, que vive em meio à insegurança,

sofrimento e miséria (especialmente NN), dando-lhes coragem e força para viver, e companheirismo para que todos possamos trabalhar pela construção do teu Reino.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Toca nos corações dos líderes que puseste à frente da Igreja de Cristo, concedendo-lhes paz de Espírito e misericórdia, especialmente nosso bispo Filadelfo, nosso pároco Eduardo e outros ministros.

(8)

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Permite-nos contar com governantes capazes e honestos, que entendam as necessidades daquelas pessoas que servem, e não seus próprios interesses.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Acolhe a todas as pessoas que se encontram enfermas, (sobretudo NN) e garante-lhes plena recuperação e força para seguir adiante no teu serviço. Dá-nos coragem e esperança para que saibamos socorrer os doentes, trabalhando por sua recuperação e intercedendo por eles.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Leva para junto a ti a todos os fiéis que deixaram este mundo

com a fé na Ressurreição do Cristo (sobretudo NN), a fim de que possam descansar eternamente, na companhia da Comunhão dos Santos, em louvor ao Filho de Deus.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Oficiante Faz-nos mais gratos a ti pela tua compaixão e amor para

conosco. Dá-nos a graça de em tudo ver a tua mão (sobretudo NN) e louvar-te por tudo que nos tens dado.

Povo Perdoa-nos e salva-nos, bom Senhor.

Celebrante Deus de amor infinito, que não julgas os fiéis pelo que são,

mas sim pela fé com que vêm a ti, aceita as orações que agora te oferecemos, na fé inabalável em Cristo Jesus, em cujo nome oramos. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

SAUDAÇÃO DA PAZ

Celebrante A paz do Senhor seja sempre convosco. Povo Seja também contigo.

CÂNTICO:Se tão somente a Cristo

Letra e Música: Edilson Botelho

Se tão somente a Cristo

Confessarmos os nossos pecados Ele é fiel, ele é fiel

Para nos perdoar

OFERTÓRIO

Celebrante Bendigo ao Senhor que aconselha; até de noite meu coração

me instrui. Apresentemos ao Senhor a oferta de nossa vida e do nosso trabalho.

CÂNTICO:HE 233, Bondoso Amigo

Letra: Joseph Scriven, trad. Roberto H. Moreton Música:ERIE, comp. Charles Crozat Converse

(9)

Tudo vem de ti, Senhor, e do que é teu to damos. Amém.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante Pai Nosso, hoje nos reunimos ao redor da Mesa do teu Filho.

Permite-nos reconhecê-lo no partir do pão, preparando-nos para o fim dos tempos, quando ele nos receberá na Morada Eterna. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

GRANDE ORAÇÃO EUCARÍSTICA (LOC, pp.81-83)

Celebrante O Senhor está aqui.

Povo O seu Espirito está conosco.

Celebrante Elevai os corações.

Povo Ao Senhor os elevamos.

Celebrante Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Povo Assim fazê-lo é digno e justo.

Celebrante Ó Deus de todo o poder, Senhor do universo, tu és digno de

receber glória e louvor.

Povo Glória a ti, Senhor, desde agora e para sempre!

Celebrante Por tua ordem todas as coisas vieram a existir: a vastidão do

espaço entre as estrelas, as galáxias, sóis, os planetas nas suas órbitas e esta terra frágil, que é nosso lar.

Povo Por tua vontade todas as coisas foram criadas e vieram a existir.

Celebrante Dos primeiros elementos, fizeste surgir a raça humana e a

abençoaste com memória, razão e sabedoria. Tu nos deste domínio sobre a criação. No entanto traímos tua confiança, rebelamo-nos contra ti, e nos voltamos uns contra os outros.

Povo Senhor, tem misericórdia de nós, pois somos pecadores à tua vista.

Celebrante Porém nos chamaste de volta, repetidas vezes. Por meio dos

profetas e dos mestres nos revelaste a santa Lei. E, na plenitude dos tempos, enviaste teu único Filho, nascido de mulher, para cumprir a tua vontade e ser para nós o caminho da liberdade e da paz.

Povo Pelo seu Sangue nos reconciliou, pelas suas feridas fomos sarados.

Celebrante Portanto te louvamos, juntamente com o coro celestial, com

os profetas, apóstolos e mártires, e com todos os que, em cada geração, com esperança têm confiado em ti, proclamando com eles a tua glória em incessante voz.

Santo, santo, santo Deus. Senhor do Universo. Céus e terra estão plenos, estão plenos da tua glória.

Hosana nas alturas. Hosana nas alturas.

(10)

(de joelhos, quando possível; ou de pé)

Celebrante E assim, ó Pai, nós, que fomos resgatados por teu Filho, e

feitos o povo da Nova Aliança pela água e pelo Espírito Santo, trazemos agora diante de ti estes dons do pão e do vinho. Santifica-os pelo teu Espírito Santo, para que sejam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Na noite em que foi traído, Jesus tomou o Pão, o abençoou, partiu e deu aos seus amigos dizendo: TOMAI E COMEI: ESTE É O MEU CORPO, QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Depois da ceia, Jesus tomou o Cálice do Vinho, deu

graças e lhes disse: BEBEI TODOS DESTE, ESTE É O MEU

SANGUE DA NOVA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS, PARA REMISSÃO DE PECADOS. TODAS AS VEZES QUE O BEBERDES, FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Neste memorial de sua obra redentora, e oferecendo a ti este sacrifício de ação de graças:

Todos Celebramos a sua morte e a sua ressurreição, enquanto aguardamos o Dia de sua vinda.

Celebrante Ó Senhor, Deus de nossos pais, Deus de Abraão, de Isaque

e de Jacó, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, abre os nossos olhos para que vejamos a tua mão, agindo no mundo que nos cerca. Faze com que nos aproximemos desta Mesa, para o fortalecimento no teu serviço e não só para a satisfação pessoal, para a renovação e não apenas para o perdão. Permite que a graça desta Santa Comunhão † nos torne um só corpo e um só espírito em Cristo, para que trabalhemos na transformação dos reinos deste mundo no Reino de nosso Senhor Jesus Cristo.

Povo Ó Senhor ressuscitado, revela-te no partir do Pão.

Celebrante Aceita essas orações e esses louvores, ó Pai, por Jesus

Cristo, nosso Sumo Sacerdote, a quem, contigo e com o Espírito Santo, a tua Igreja rende adoração, honra e glória, de geração em geração. Amém.

Celebrante Como nos ensinou Cristo, o Salvador, agora nos animamos a

dizer:

Todos Pai nosso que estás nos céus,

Santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino; seja feita tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também

(11)

E não nos deixes cair em tentação, mas † livra-nos do mal;

pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

PARTIR DO PÃO E AGNUS DEI

Todos Aleluia! Cristo, nossa Páscoa, foi imolado por nós. Portanto celebremos a festa. Aleluia!

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados tem piedade de nós. Tem piedade de nós!

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados tem piedade de nós. Tem piedade de nós!

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados dá-nos a tua paz. Dá-nos a tua paz!

COMUNHÃO

Celebrante Uma coisa tenho pedido ao Senhor e a buscarei: que assista

na casa do Senhor todos os dias de minha vida. Os dons de Deus são para o povo de Deus.

Povo O que vem a mim jamais terá fome. O que crê em mim jamais terá sede.

CÂNTICO:Comam do Pão

Letra e música: Jacques Berthier

Comam do Pão, bebam do Vinho. Quem vem a mim, não terá fome Comam do pão, bebam do Vinho.

Quem vem a mim, não terá sede

Eu sou o Pão da Vida, o Pão que desceu do Céu. Se alguém comer deste Pão viverá para a eternidade. O Pão que desceu do Céu é para dar a Vida ao mundo.

Quem vem a mim não terá fome Quem crê em mim, não mais terá sede. Em verdade eu vos digo: Quem crê em mim tem a vida eterna.

PÓS-COMUNHÃO

Celebrante Oremos.

Todos Deus da vida, tu nos fortaleceste com o Pão da Vida e com o Cálice da Salvação. Na força deste alimento, conduzimos as nossas vidas e depositamos todas as nossas esperanças por um futuro contigo. Segue conosco, no caminho de Cristo, nosso Senhor. Amém.

(12)

BÊNÇÃO

Celebrante Que o amor de Deus nos una; a alegria de Deus nos inspire;

a paz de Deus nos envolva; a coragem de Deus nos sustente; e a bênção de Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amém.

CÂNTICO FINAL:HE 247 – Fidelidade e Vitória

Letra: John Ernest Bode, trad. Henry Maxwell Wright Música: DAY OF REST, comp. James William Elliott

DESPEDIDA

Diácono Ide na paz de Cristo.

Povo No poder do Espírito Santo.

 Pelos grupos Alcoólicos Anônimos e Al-Anon.

 Pelos paroquianos e amigos que se encontram enfermos, especialmente Aracy, Orchidéia Arêas, Adilson Nogueira Bastos, Joceni de Almeida, Orlando Araújo, Luiz Carlos Cardoso.

Pelos falecidos: Cândida Lúcia.

 Em ação de graças pelos aniversariantes de junho, especialmente: Leni Maia, Rodrigo Santos, Victória Maia (dia 17), Voltran Maia (dia 18), Maria da Graça Gomes (dia 25), Caio Pimentel, Ana Lucia Pimentel.

Santíssima Trindade/RS

Pela saúde de Sônia Weber, Líria, Émerson, Helma, João Vitor, Veleda, João Silveira, Nilton Fraga, Alcina, Maria Stabel, Clóvis, Siloni, Edevaldo, Soraina e Antônio e pelo pároco Rev. Jerry Andrei.

 Em ação de graças pelo 2° Ano de aniversário de nosso Coral Anglicano da Trindade.

INTENÇÕES DE ORAÇÃO

PÁROCO: Rev. Pe. Eduardo Costa

Referências

Documentos relacionados

Como na estação seca, a estrutura da CLP equatorial é mostrada através do perfil vertical da potência de eco e vento horizontal para a estação chuvosa.. Figura 3 mostra a

Diante disso, o conhecimento dos atributos físicos e hídricos dos Neossolos Regolíticos, como a composição granulométrica, densidade, porosidade, resistência

2.3.1 Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 2.3.4 Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou

enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, causador da COVID-19, conforme especificações e

Handgun - Divisão CLASSIC – OVERALL 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC - Classe U 1º ao 5º lugar, depende da REGRA #2 Handgun - Divisão CLASSIC

Sobre o dia do senhor: o domingo O domingo é um bem de Deus, é o dia reservado para Ele, é o dia do Senhor.Ele fez todos os dias da semana.Poderia ter ficado com

Condicionamento Conversor A/D Computador Monitor Aquisição de Dados Tanque Sensor de temperatura Processo de Interesse Processamento (análise) Software de Processamento

Através do DMPS, o departamento de Saúde e Cuidados da FICV e o Centro de Referência de Primeiros Socorros Global incentivam as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do