• Nenhum resultado encontrado

Índice HOL VWS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice HOL VWS"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

Índice

Visão geral do laboratório - HOL-1951-01-VWS - Introdução ao VMware Workspace ONE 2

Orientação do laboratório ... 3

Módulo 1: Visão geral do Workspace ONE (15 minutos) ... 8

Introdução ... 9

Recursos do Workspace ONE... 12

Arquitetura do Workspace ONE para Horizon... 15

Login do Workspace ONE ... 19

Console de administração do vIDM ... 24

Conclusão ... 29

Módulo 2: Integração do Workspace ONE com o Horizon 7 (15 minutos) ... 31

Introdução... 32

Benefícios da integração entre o Workspace ONE e o Horizon 7... 33

Considerações sobre a integração do Workspace ONE com o Horizon 7... 35

Analise a configuração do Horizon 7 ... 36

Analise a configuração do VMware Identity Manager... 41

Verifique o acesso do usuário ao desktop no Workspace ONE ... 45

Conclusão ... 50

Módulo 3: Visão geral da integração avançada do Workspace ONE (30 minutos) ...51

Introdução... 52

Integração do Workspace ONE com os aplicativos de SaaS ... 53

Workspace ONE UEM (antigo AirWatch UEM) ... 64

Integração do Workspace ONE com Citrix... 66

(2)

Visão geral do laboratório

HOL195101VWS

-Introdução ao VMware

Workspace ONE

(3)

Orientação do laboratório

Observação: este laboratório pode levar 60 minutos para ser concluído. Talvez você consiga terminar de dois a três módulos durante o seu tempo disponível. Os módulos são independentes. Dessa forma, você pode começar do início de qualquer módulo e continuar dali. Use o Índice para acessar qualquer módulo de sua preferência.

O Índice está localizado no canto superior direito do manual do laboratório. Use o VMware Workspace ONE e o VMware Horizon Single Sign-On para iniciar

aplicativos e desktops como um usuário final. Veja a integração do Workspace ONE com o VMware Horizon 7, acessando os aplicativos da web baseados em SAML, o Workspace ONE UEM (antigo AirWatch UEM) e o Citrix.

Lista de módulos do laboratório:

• (15 minutos) (Básico) Este laboratório é uma introdução ao Workspace ONE e seus principais recursos.

• (15 minutos) (Básico) Este laboratório fornecerá uma visão geral de alto nível da integração do Workspace ONE com o Horizon 7.

• (30 minutos) (Básico) O laboratório explicará e demonstrará a integração do Workspace ONE com os aplicativos da web baseados em SAML, o Workspace ONE UEM (antigo AirWatch UEM) e o Citrix.

Responsáveis pelo laboratório:

• Laurel Spadaro, engenheira de soluções sênior, EUA • Pamela Norris, TAS TAM/DWS de equipe, EUA

• Karsten Giessen, engenheiro de solução de equipe, EUA

Este manual do laboratório pode ser obtido por download no site de Documentos de laboratório prático em:

http://docs.hol.vmware.com

Este laboratório pode estar disponível em outros idiomas. Este documento pode

orientar você no processo de definição de seu idioma preferencial e de utilização de um manual localizado em seu laboratório:

(4)

Localização do console principal

1. A área na caixa VERMELHA contém o console principal. O manual do laboratório está na guia à direita do console principal.

2. Um laboratório específico pode ter outros consoles em guias separadas na parte superior esquerda. Se necessário, você será orientado a abrir outro console específico.

3. Seu laboratório começa com 90 minutos no cronômetro. Não é possível salvar o laboratório. Todo o seu trabalho deve ser feito durante a sessão do laboratório.

No entanto, é possível clicar em EXTEND para prorrogar o tempo. Se você estiver em um evento da VMware, poderá prorrogar o tempo do laboratório duas vezes, por no máximo 30 minutos. Cada clique acrescenta 15 minutos. Se você não estiver em nenhum evento da VMware, poderá prorrogar o tempo do seu laboratório em até 9 horas e 30 minutos. Cada clique acrescenta uma hora.

Métodos alternativos de entrada de dados pelo teclado

Durante este módulo, digite o texto no console principal. Além da digitação direta, há dois métodos muito práticos que facilitam a entrada de dados complexos.

(5)

Clique e arraste o conteúdo do manual do laboratório para

a janela ativa do console

Você também pode clicar e arrastar textos e comandos da interface de linha de

comando diretamente do manual do laboratório para a janela ativa no console principal.

Acesso ao teclado internacional on-line

Você também pode usar o teclado internacional on-line no console principal. 1. Clique no ícone de teclado que fica na barra de tarefas de Início Rápido do

Windows.

(6)

1. Clique uma vez na janela ativa do console. 2. Clique na tecla Shift.

Clicar na tecla @

1. Clique na tecla "@".

Observe o sinal @ inserido na janela ativa do console.

Prompt ou marca d'água de ativação

Quando você iniciar o laboratório pela primeira vez, poderá ver uma marca d'água no desktop indicando que o Windows não está ativado.

Um dos principais benefícios da virtualização é que as máquinas virtuais podem ser movidas e executadas em qualquer plataforma. Os laboratórios práticos utilizam esse benefício e podem ser executados em vários data centers. No entanto, esses data centers podem não ter processadores idênticos, o que aciona uma verificação de ativação da Microsoft pela Internet.

(7)

Esse problema superficial não afeta seu laboratório.

Observar a parte inferior direita da tela

Verifique se foram concluídas todas as rotinas de inicialização do seu laboratório e se ele está pronto para você começar. Se aparecer algo diferente de "Ready", aguarde alguns minutos. Após cinco minutos, se o laboratório ainda não aparecer como "Ready", peça ajuda.

(8)

Módulo 1: Visão geral do

Workspace ONE (15

(9)

Introdução

O VMware Workspace ONE é uma plataforma corporativa simples e segura que fornece e gerencia qualquer aplicativo, em qualquer dispositivo, integrando gerenciamento da mobilidade corporativa, de identidades e de aplicativos.

O Workspace ONE tem como base a tecnologia do VMware Workspace ONE Unified Endpoint Management (antigo AirWatch UEM) e é integrado ao fornecimento de

aplicativos virtuais (VMware Horizon) em uma estrutura de identidade comum. Com o Workspace ONE, as organizações podem incrementar investimentos móveis e de nuvem em silos, permitindo assim que todos os funcionários, dispositivos e elementos da

organização agilizem sua jornada de transformação digital com uma abordagem baseada em plataforma.

Essa plataforma começa de maneira muito simples para o consumidor, com acesso de logon único a aplicativos móveis, da nuvem, da web e do Windows em um catálogo unificado e inclui ferramentas de colaboração perfeitamente integradas para e-mail, calendário, arquivos e mídias sociais que envolvem os funcionários. É dada aos funcionários a opção de escolher seus próprios dispositivos ou usar os dispositivos fornecidos pelo empregador, pois a TI pode aplicar políticas de acesso condicional detalhadas e baseadas em risco que também levam em conta informações de

conformidade dos dispositivos fornecidas pela tecnologia do Workspace ONE Unified Endpoint Management. O Workspace ONE automatiza o processo de integração tradicional e a configuração de laptops e dispositivos móveis, além de permitir o gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos em tempo real, o que cria uma ponte entre os aplicativos corporativos legados de cliente-servidor e a Era da nuvem móvel. A plataforma Workspace ONE é habilitada por inteligência e combina exclusivamente a agregação e a correlação de dados do espaço de trabalho para fornecer automação e informações integradas que ajudam as organizações a gerenciar a complexidade e a segurança sem comprometer a experiência do usuário.

(10)

Plataforma de espaço de trabalho digital Workspace ONE

O Workspace ONE é uma PLATAFORMA de espaço de trabalho digital que permite que nossos clientes de TI capacitem sua força de trabalho a usar a tecnologia de sua

preferência (dispositivos e aplicativos) de acordo com o ritmo e os custos ideais para os negócios. Ele foi criado com base em dois princípios básicos: simplicidade para o cliente e segurança para a empresa. Se, no final das contas, a tecnologia fornecida se tornar inutilizável, você terá retornado à estaca zero. Nesse caso, seus funcionários começarão a ignorar a TI e a usar as ferramentas que preferirem, o que resultará em custo e falta de segurança. Com o Workspace ONE, agora você pode atingir seus objetivos

comerciais ao proporcionar uma excelente experiência do usuário, sem comprometer a segurança da empresa.

(11)

Espaço de trabalho digital

O Workspace ONE é, de fato, a primeira plataforma de espaço de trabalho digital do setor que elimina os silos. Ele combina gerenciamento unificado de endpoints com uma camada de identidade que oferece recursos, como logon único, experiência de catálogo único para acessar todos os aplicativos ou autenticação de vários fatores.

O foco deste laboratório é o fornecimento de aplicativos virtuais por meio da integração do Workspace ONE com o Horizon. Os laboratórios HOL-1957 abordam a integração do Workspace ONE à tecnologia VMware Unified Endpoint Management.

(12)

Recursos do Workspace ONE

O Workspace ONE fornece

• Opção para usar qualquer dispositivo • Aplicativos de produtividade seguros

• Segurança de dados e conformidade do endpoint

• Automação e fornecimento de aplicativos em tempo real • Acesso perfeito a aplicativos

• Integração com o Horizon

Acesso simplificado a aplicativos na nuvem, da web, em

dispositivos móveis, no Windows e no Mac

A integração de novos aplicativos e funcionários não podia ser mais fácil. Depois de autenticados por meio do aplicativo VMware Workspace ONE, os funcionários podem acessar imediatamente seu catálogo personalizado de aplicativos corporativos, onde podem se tornar assinantes de qualquer aplicativo publicado, desktop VDI e web/SaaS. O Workspace ONE simplifica o gerenciamento de aplicativos e de acesso, pois oferece

(13)

Opção de usar qualquer dispositivo, seja pessoal ou da

empresa

A arquitetura que você implanta hoje precisa funcionar com os dispositivos que serão usados no futuro. Manter os funcionários produtivos significa que os aplicativos que eles usam precisam estar disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Embora alguns desses dispositivos possam pertencer à empresa e exigir que a equipe de TI os

configure e gerencie durante todo seu ciclo de vida, muitos deles pertencem aos

próprios funcionários. O VMware Workspace ONE com gerenciamento adaptativo deixa a escolha nas mãos dos funcionários, de acordo com o grau de conveniência, acesso, segurança e gerenciamento mais adequado ao estilo de trabalho deles. Com isso, a adoção de programas de uso de dispositivos pessoais ocorre sem atritos, e a TI fica fora de questões referentes a dispositivos.

Proteja os aplicativos de produtividade: e-mail, calendário,

documentos e redes sociais

O Workspace ONE inclui e-mail, calendário, contatos, documentos e bate-papo que os funcionários desejam usar, além de medidas de segurança invisíveis que protegem a organização contra vazamento de dados, pois restringem o modo como anexos e arquivos podem ser editados e compartilhados.

Segurança de dados e conformidade de endpoint com

acesso condicional

Para proteger as informações mais confidenciais, o Workspace ONE combina o

gerenciamento de identidades e dispositivos para aplicar decisões de acesso com base em uma variedade de condições de força de autenticação, rede, localização e

conformidade de dispositivos.

Baseando-se ainda mais nos temas de segurança, o Workspace ONE oferece opções para a tecnologia de prevenção contra perda de dados (DLP, pela sigla em inglês) e de autenticação de vários fatores (MFA, pela sigla em inglês) para garantir que as

informações corporativas estejam protegidas em plataformas móveis. Quando meios adicionais de autenticação forem necessários, você também poderá implementar facilmente uma solução segura e fácil de usar.

(14)

virtualização premiada do Horizon, a automação do processo de fornecimento de aplicativos oferece melhor segurança e conformidade.

Acesso contínuo a aplicativos

Tornar contínuo o acesso do usuário final aos aplicativos é uma forma garantida de

incentivar a adoção desses aplicativos. O recurso SSO móvel de um toque do Workspace ONE faz exatamente isso. Ele permite o uso de outros recursos, como o Apple Touch ID em um iPhone, os leitores de impressões digitais em dispositivos Android e o Microsoft Windows Hello em um Surface Pro, para fornecer um meio seguro e sem senha de fazer login em todos os aplicativos de que os usuários finais precisam.

Integração com o Horizon

O Workspace ONE é integrado ao VMware Horizon em aplicativos e desktops virtuais hospedados na nuvem com o VMware Horizon Cloud Service ou em aplicativos

publicados e desktops virtuais no local do VMware Horizon 7. Essa integração fornece acesso rápido por SSO a um desktop do Windows 10 ou a um conjunto de aplicativos do Windows para os usuários que precisarem dele.

A solução é estritamente integrada aos serviços de infraestrutura, como Microsoft

Active Directory, DNS, serviços de certificado e serviços de borda, como balanceamento de carga e firewalls, para fornecer uma solução altamente disponível, segura e

federada.

(15)

Arquitetura do Workspace ONE para

Horizon

O VMware Identity Manager é um componente fundamental do VMware Workspace ONE.

VMware Identity Manager

(16)

que você conecte o Workspace ONE a uma infraestrutura de diretório existente. É possível configurar o Workspace ONE para usar o Active Directory ou outro diretório baseado em LDAP, para sincronização de usuário, autenticação e acesso a aplicativos.

Visão geral da arquitetura do Identity Manager

O diagrama ilustra uma arquitetura de produção típica do VMware Identity Manager em um ambiente de produção do Horizon.

O VMware Identity Manager pode ser implementado por meio de modelos de implementação no local ou baseados em SaaS. Usamos o modelo no local neste ambiente de laboratório.

(17)

Em uma implantação no local, como é o caso neste laboratório, o VMware Identity Manager está disponível como um appliance virtual baseado em Linux ou como um serviço instalado em uma VM do Windows. O instalador baseado no Windows é um

componente do VMware Enterprise Systems Connector, que também contém o AirWatch Cloud Connector (ACC). Neste laboratório, usamos o appliance virtual baseado em

Linux.

O VMware Identity Manager também pode ser integrado aos demais componentes do Horizon 7 Enterprise para fornecer acesso aos aplicativos publicados e aos desktops do Horizon 7. A VM do VMware Identity Manager controla a autenticação e oferece os serviços de SSO a aplicativos e desktops. Mais adiante neste laboratório, você verá como a integração é feita.

A sincronização de recursos, como o Active Directory e o Horizon 7, pode ser feita por meio de um VMware Identity Manager Connector separado ou do conector integrado de uma VM do VMware Identity Manager no local. O conector separado pode ser executado na rede local no modo de conexão de saída apenas, o que significa que o conector não receberá conexões de entrada da zona desmilitarizada.

Os usuários do VMware Horizon podem acessar o Workspace ONE de um navegador. Para usuários móveis, o componente de usuário final é o aplicativo Workspace ONE. O acesse ao catálogo de aplicativos pode ser feito no navegador ou em um

aplicativo móvel nativo. Os usuários finais podem instalar o aplicativo nativo Workspace ONE por meio da loja de aplicativos públicos no Android, no iOS e no Windows 10.

Depois que o aplicativo for instalado, os usuários finais farão login com suas credenciais do Active Directory e verão os aplicativos cujo acesso foi concedido pela equipe de TI. Aplicativos com uma estrela ao lado do botão de download exigirão a inscrição no gerenciamento, o que significa que usaremos as APIs do dispositivo para gerenciar o endpoint e garantir a conformidade. Para aplicativos que contêm dados confidenciais, a inscrição no gerenciamento é o método ideal, pois oferece maior segurança, incluindo criptografia, proteção de dados, conformidade e remoção de aplicativos corporativos quando um dispositivo é cancelado.

Os usuários finais recebem o benefício do logon único móvel, também conhecido como autenticação sem senha. Para o iOS, um certificado Kerberos é transmitido para o dispositivo do usuário final. Os usuários conectados com êxito ao seu domínio acessam o portal de aplicativos do Workspace ONE sem solicitação de credenciais adicionais. Isso é vantajoso para a TI e os usuários finais.

O Workspace ONE oferece suporte a login por um toque, que pode ser usado por dispositivos com Android, iOS 9 e posterior e Windows 10. O login por um toque

(18)

SaaS, com um navegador da web, por meio do catálogo de aplicativos unificado do Workspace ONE. No próximo módulo, você verá o login e a experiência do usuário.

(19)

Login do Workspace ONE

O Workspace ONE disponibiliza aos funcionários um catálogo de aplicativos corporativos completo e de autoatendimento que pode ser facilmente personalizado e ter a marca da empresa.

Acessaremos o Workspace ONE de um navegador. Este laboratório está usando uma versão no local do Workspace ONE como parte do Horizon Enterprise.

Experiência de login entre dispositivos

Ela começa com o acesso simplificado de logon único a aplicativos de nuvem, de dispositivos móveis, da web e do Windows em um catálogo unificado.

Abra o navegador Chrome na barra de tarefas de Início

Rápido do Windows

1. Clique no ícone do Chrome na barra de tarefas de Início Rápido do Windows.

Inicie o Workspace ONE no navegador Chrome

1. Clique no marcador WS1 no navegador Chrome 2. Clique no marcador VIDM-01

(20)

Faça login como User1Mod1 no Workspace ONE

1. Digite User1Mod1 no campo Username 2. Digite a senha VMware1!

3. Clique em Sign In

Após o login de User1Mod1 no Workspace ONE, poderemos ver os aplicativos aos quais esse usuário tem acesso.

(21)

Veja o catálogo do Workspace ONE

Vamos analisar o Workspace ONE 1. Aplicativo Workspace ONE

2. Possibilita a pesquisar no catálogo de aplicativos para localizar rapidamente os aplicativos dos usuários.

3. Catálogo de aplicativos personalizados. Isso mostrará os aplicativos que esse usuário tem em seu catálogo. O usuário também pode definir marcadores para os aplicativos mais usados no catálogo.

4. Mostra a quais aplicativos do catálogo esse usuário recebeu acesso. Podem ser aplicativos virtualizados, aplicativos publicados, aplicativos de SaaS e da web, desktops virtuais, desktops Linux ou recursos gráficos 3D.

5. Logon único. Mostra qual usuário fez login. Nesse caso, você verá o usuário User1Mod1.

6. Você pode organizar os recursos em categorias lógicas para facilitar a localização do recurso de que os usuários precisam no portal do Workspace ONE.

(22)

Aplicativos disponibilizados para o usuário

O catálogo de aplicativos do Workspace ONE é o repositório de todos os recursos que os usuários podem utilizar. Os usuários podem acessar os aplicativos corporativos que você gerencia no catálogo do Workspace ONE com base nas configurações

estabelecidas para o aplicativo.

O usuário User1Mod1 recebeu acesso em seu catálogo aos aplicativos listados. Mostraremos a inicialização desses aplicativos em outros módulos deste laboratório. Não clicaremos nesses aplicativos neste módulo.

Você pode clicar em Calculator apenas para ver sua inicialização; a autenticação não será solicitada, pois você executou a autenticação por meio do Workspace ONE.

Falaremos mais sobre isso nas próximas lições.

Se você abriu a calculadora, clique no X no canto superior direito para fechar o aplicativo.

(23)

Faça logout do usuário do Workspace ONE

Você pode fazer logout do aplicativo Workspace ONE.

1. Clique na seta suspensa ao lado do usuário User1Mod1 no canto superior direito.

(24)

Console de administração do vIDM

O console de administração do VMware Identity Manager é um aplicativo baseado na web para gerenciamento da instância da nuvem ou do locatário. Os serviços do VMware Identity Manager fornecem os componentes relacionados à identidade, incluindo

autenticação para usuários que fazem logon único em seus recursos na plataforma VMware Workspace ONE.

Como começar com o vIDM

Para implantar o VMware Identity Manager, é necessário implantar o template OVF usando o vSphere Client ou o vSphere Web Client, ligar o appliance virtual do VMware Identity Manager e definir as configurações. Depois que o appliance virtual do VMware Identity Manager for implantado, use o Assistente de configuração para configurar o ambiente do VMware Identity Manager.

Você pode usar o console de administração para autorizar os usuários a utilizar o acesso gerenciado aos aplicativos da organização em vários dispositivos, incluindo aplicativos do Windows, aplicativos de software como serviço (SaaS) e desktops do View ou do Horizon. O console de administração é usado não apenas para gerenciar identidades, mas também para controlar a aparência do portal do Workspace ONE.

O ambiente do vIDM já foi configurado para você no módulo. Analisaremos o console de administração para vIDM como administrador.

(25)

Faça login como Administrator no console de

administração do vIDM

Clique no marcador salvo do menu suspenso WS1 e clique em VIDM-01 Admin. Faremos login como Administrator.

Faça login com o nome de usuário Administrator e a senha VMware1! e, em seguida, clique em Sign In.

(26)

Vamos analisar o console de administração do Workspace

ONE

Assim que um administrador entra no console de administração, o Dashboard de envolvimento do usuário é exibido.

O laboratório avançado HOL-1951-03 do Workspace ONE no Módulo 1: Instalação e configuração do VMware Identity Manager apresenta um passo a passo detalhado do console de administração.

(27)

Personalizar marca

Você pode personalizar os logotipos, as fontes e o plano de fundo que aparecem no console de administração, as telas de login do usuário e do administrador, a

visualização do portal de aplicativos do Workspace ONE na web e a visualização do aplicativo Workspace ONE nos dispositivos móveis.

1. Para ver isso, clique na guia Identity & Access Management no console de administração do Workspace ONE.

2. Clique em Setup no lado direito 3. Clique na guia Custom Branding

4. Na tela Names & Logos, você verá que é possível personalizar: o nome da empresa, o nome do produto e do favicon

5. Na tela de login, você pode personalizar: o logotipo, a cor do plano de fundo, a cor do plano de fundo da caixa, a cor do plano de fundo do botão Login e a cor do texto do botão Login.

(28)

Faça logout do console de administração e do Workspace

ONE

1. Clique na seta do menu suspenso Corp Administrator 2. Selecione Logout.

(29)

Conclusão

Neste módulo você aprendeu o que é o Workspace ONE. Este módulo abordou os recursos do Workspace ONE. O módulo também mostrou um usuário

(30)

Você terminou o Módulo 1

Parabéns pela conclusão do Módulo 1.

Se você estiver procurando informações adicionais sobre o Workspace ONE, consulte estes materiais:

• Clique em https://www.vmware.com/br/products/workspace-one.html

• Acesse https://tinyurl.com/y73e7lwv

• Se preferir, use seu dispositivo inteligente para fazer a leitura do código QRC. Você encontrará mais informações sobre o VMware Workspace ONE no site da Techzone:

https://techzone.vmware.com/resource/workspace-one

Continue em qualquer módulo abaixo que seja do seu interesse.

(45 minutos) A experiência do usuário do Workspace ONE ao iniciar aplicativos

e desktops. O laboratório explicará e demonstrará a integração do Workspace ONE com o Horizon 7

• (30 minutos) O laboratório explicará e demonstrará a integração do Workspace ONE com os aplicativos da web baseados em SAML, o Workspace ONE UEM (antigo AirWatch UEM) e o Citrix

Se você não deseja passar para o próximo módulo, encerre

o laboratório

(31)

Módulo 2: Integração do

Workspace ONE com o

Horizon 7 (15 minutos)

(32)

Introdução

Este módulo contém uma visão geral de alto nível da integração do Workspace ONE com o Horizon 7. Você irá:

• Analisar os benefícios da integração das duas soluções • Conhecer o processo de integração das duas soluções • Analisar o modo do Workspace ONE do recurso Horizon.

• Iniciar um desktop virtual do Horizon pelo portal do Workspace ONE.

Se estiver interessado em opções mais avançadas sobre como integrar o VMware Workspace ONE ao Horizon 7, acesse VMware Workspace ONE - Tópicos avançados (1951-03-VWS).

(33)

Benefícios da integração entre o

Workspace ONE e o Horizon 7

O Workspace ONE da VMware oferece um acesso simples e seguro a qualquer aplicativo em qualquer dispositivo. Também conhecido como estratégia de uso de dispositivo pessoal. Ele oferece flexibilidade aos usuários, permitindo que eles escolham de qual dispositivo acessarão diversos aplicativos e que a TI gerencie todos os dispositivos em um console único.

O Horizon 7 é uma solução de desktop virtual de nível corporativo que permite aos usuários acessar o desktop virtual e os aplicativos RDSH em um único cliente.

Embora os aplicativos com base em nuvem tenham crescido em popularidade, ainda há uma necessidade de desktops virtuais no mercado atual. Seja porque um conjunto de aplicativos específico ainda requer recursos de computação fornecidos por um desktop virtual ou porque seus usuários gostam de acessar os aplicativos de uma forma que

(34)

Licenciamento

Para integrar o Workspace ONE ao Horizon 7, você precisará de uma licença do Horizon Apps Standard, do Horizon Apps Advanced ou do Horizon Apps Enterprise. Cada uma dessas versões inclui o VMware Identity Manager Standard. O VMware Identity Manager (vIDM) é o appliance que, juntamente com uma camada de software no appliance,

(35)

Considerações sobre a integração do

Workspace ONE com o Horizon 7

Existem alguns fatores que devem ser considerados na preparação para integrar as duas soluções.

Determine o tipo de implantação

A VMware oferece opções de implantação do Workspace ONE e do Horizon 7 no local, com base em nuvem ou de modo híbrido. Com a opção de implantação no local, o software é instalado e executado em recursos de computação localizados em seu data center e gerenciados por você. Para saber mais sobre a solução no local da VMware, acesse o laboratório avançado do VMware Horizon 7 Enterprise (1951-04). São nas soluções com base em nuvem que o processamento, o armazenamento, o sistema de redes e os aplicativos são fornecidos a você como um serviço. As ofertas com base em nuvem da VMware incluem o VMware Horizon Cloud Hosted, o Horizon Cloud on

Microsoft Azure e o VMware Cloud on AWS. Cada solução oferece diversos recursos e funcionalidades. Para obter mais informações sobre essas soluções, acesse:

VMware Horizon Cloud Service on Microsoft Azure - Introdução ao laboratório (1954-01-ISIM)

VMware Horizon Cloud with Hosted Infrastructure - Introdução ao laboratório (1955-01-ISIM)

Horizon 7 Enterprise - Tópicos avançados| Módulo 3: Laboratório do Horizon no VMware Cloud on AWS (1951-04-VWS)

A implantação híbrida é uma combinação de opções de implantação no local e com base em nuvem.

Neste laboratório, usaremos uma configuração no local.

Requisitos de versão

O Horizon Client, o Horizon/Horizon (7) e o appliance do VMware Identity Manager devem estar executando versões do referido produto que sejam compatíveis entre si.

(36)

Analise a configuração do Horizon 7

Depois que o Horizon 7 e o Workspace ONE estiverem em execução, será necessário realizar algumas etapas de configuração adicionais para integrar as duas soluções.

Primeiro, você analisará as configurações no Horizon.

Inicie o Google Chrome

1. No console principal, inicie o Google Chrome

Abra uma nova guia

1. No Chrome, abra uma nova guia

Inicie o console do Horizon

1. Selecione a pasta de marcadores Horizon 2. Selecione o atalho Horizon-01-Admin

(37)

Faça login no console do Horizon

1. Digite a senha VMware1! 2. Clique em Log In

Analise as configurações do Horizon

A integração entre o Workspace ONE e o Horizon é realizada por meio do SAML 2.0. Essa configuração é definida nas configurações do servidor de conexão. Os View Connection

(38)

3. Clique na guia Connection Servers 4. Destaque HORIZON-01

5. Clique em Edit

Modifique as configurações do autenticador SAML

1. Clique na guia Authentication

O autenticador SAML permite que as credenciais de segurança sejam compartilhadas entre os ambientes do Horizon e do vIDM. O autenticador SAML é definido por servidor de conexão. Se você tiver várias instâncias do servidor de conexão, associe o

autenticador SAML a cada instância. Por padrão, SAML é definido como Disabled. Neste laboratório, ele está configurado como Allowed. SAML precisa estar definido como Required para que o modo do Workspace ONE seja usado.

2. Clique na seta suspensa ao lado de Allowed 3. Selecione Required

(39)

Modo do Workspace ONE

Começando pelo Horizon 7.2 com o Workspace ONE versão 2.9.2, você pode usar o modo do Workspace ONE. Depois de ativado, quando um usuário tenta acessar o

desktop ou o aplicativo publicado por meio do Horizon Client, ele é redirecionado para o portal do Workspace ONE. Isso permite a aplicação de políticas de acesso definidas no VMware Identity Manager (vIDM).

1. Marque a caixa Enable Workspace ONE mode para ativar esse recurso

2. Digite o nome do host do appliance vIDM; neste caso, digite vidm-01.corp.local 3. Marque Block Connections from clients that don't support Workspace

ONE mode. Para isso, é necessário que os usuários estejam executando o Horizon Client 4.5 ou posterior.

(40)

Verifique os direitos de uso do pool

Um direito de uso é como um usuário ou grupo recebe acesso a um pool de desktops virtuais ou aplicativos no Horizon. O mesmo usuário ou grupo que acessará o portal do Workspace ONE deve ter um direito de uso no Horizon View.

1. Clique em Catalog

2. Clique em Desktop Pools

3. Clique duas vezes no pool de instant clones IC-Pool1

Analise os direitos de uso

1. Clique em Entitlements

(41)

Analise a configuração do VMware

Identity Manager

Agora, você analisará a configuração no VMware Identity Manager (vIDM).

Faça login no Workspace ONE

1. Abra uma nova guia no Google Chrome

Inicie o console de administração

1. Selecione a pasta de marcadores WS1 2. Clique no atalho VIDM-01 Admin

(42)

Faça login no console de administração

1. Digite o nome de usuário: administrator 2. Digite a senha: VMware1!

3. Clique em Sign in

Analise as configurações

Existem algumas configurações adicionais no vIDM que devem ser definidas.

(43)

Um atributo de usuário é uma propriedade específica da conta do usuário; no laboratório, ele é o Active Directory. Para que o Workspace ONE seja integrado ao Horizon, serão necessários atributos de usuário específicos.

1. Clique em Identity & Access Management 2. Clique em Setup

3. Clique em User Attributes 4. Role a tela para baixo.

5. Confirme se a caixa de seleção ao lado de distinguishedName and userPrincipalName foi marcada

Aplicativos virtuais

1. Clique na seta suspensa ao lado de Catalog 2. Selecione Virtual Apps

As coleções de aplicativos virtuais são definidas na seção Virtual Apps do catálogo. Uma coleção de aplicativos virtuais contém as informações de configuração usadas para sincronizar dados entre os desktops do vIDM e do Horizon (no local), os recursos publicados pela Citrix, o Horizon Cloud ou o ThinApp.

3. Clique em Virtual App Configuration

(44)

1. No laboratório, o conector Horizon View On-Premise foi configurado.

Quando direitos de uso ou pools novos ou atualizados forem definidos no Horizon, uma sincronização entre o VMware Identity Manager (vIDM) e o Horizon deverá ser

executada. Isso é feito no vIDM. Durante o processo de sincronização, o Horizon Connector coleta os pools do Horizon e seus direitos de uso correspondentes. Por padrão, Sync Frequency é definida para Weekly, mas pode ser definida no conector. Você também pode executar uma sincronização manual clicando em Sync em Actions.

Faça logout do VMware Identity Manager

1. Clique na seta suspensa ao lado de Corp Administrator 2. Selecione Logout

Minimize o Google Chrome

(45)

Verifique o acesso do usuário ao

desktop no Workspace ONE

Agora você está pronto para confirmar que o usuário pode acessar o desktop por meio do Workspace ONE.

Inicie o VMware Horizon Client

1. Clique no VMware Horizon Client localizado no desktop do console principal

Conecte-se ao Horizon Connection Server

1. Selecione horizon-01.corp.local, que é o servidor de conexão que você acabou de configurar

(46)

Faça login como User

Observe que você foi redirecionado para o portal do Workspace ONE! Isso aconteceu porque você habilitou o modo do Workspace ONE anteriormente neste laboratório.

1. Digite o nome de usuário: user1mod2 2. Digite a senha: VMware1!

3. Clique em Sign in

Observação: se você não foi redirecionado para a tela de logon do Workspace ONE, confirme se o servidor de conexão horizon-01.corp.local foi escolhido.

(47)

Inicie o desktop

O pool de desktops do Horizon, cujo direito de uso você verificou neste laboratório, aparece na lista.

1. Clique em Open no pool de instant clones para iniciar o desktop virtual do usuário

(48)

Analise o desktop

Agora você está conectado ao desktop virtual.

Faça logout

1. Clique com o botão direito do mouse no logotipo do Windows 2. Selecione Shutdown or sign out

(49)

Verifique a desconexão

1. Clique em Close para se desconectar do laptop

Feche o Google Chrome

(50)

Conclusão

Você acabou de rever o processo de integração do Workspace ONE com o Horizon. A combinação das duas soluções possibilita o acesso seguro a um desktop virtual do usuário ou a um aplicativo publicado pelo Horizon View em qualquer dispositivo. Para saber mais sobre a integração das duas soluções, acesse o laboratório avançado do VMware Workspace ONE (1951-03).

Você terminou o Módulo 2

Parabéns por concluir o Módulo 2.

Se você estiver procurando informações adicionais sobre a integração do Workspace ONE com o Horizon 7, consulte estes materiais:

• Clique neste link

• Acesse https://tinyurl.com/y8a33ow3

• Se preferir, use seu dispositivo inteligente para fazer a leitura do código QRC. Continue em qualquer módulo abaixo que seja do seu interesse.

Módulo 1: Visão geral do Workspace ONE (15 minutos) (Básico) Este laboratório é uma introdução ao Workspace ONE e seus principais recursos. • Módulo 3: Visão geral da integração avançada do Workspace ONE (30

minutos) (Básico) O laboratório explicará e demonstrará a integração do

Workspace ONE com os aplicativos da web baseados em SAML, o Workspace ONE UEM (antigo AirWatch UEM) e o Citrix.

(51)

Módulo 3: Visão geral da

integração avançada do

Workspace ONE (30

minutos)

(52)

Introdução

O laboratório explicará e demonstrará a integração do Workspace ONE com os

aplicativos de SaaS, o Workspace ONE Unified Endpoint Management (antigo AirWatch UEM) e o Citrix.

(53)

Integração do Workspace ONE com os

aplicativos de SaaS

Com o VMware Workspace ONE, você pode fornecer aos usuários logon único (SSO) em qualquer aplicativo da web ou de software como serviço (SaaS) que ofereça suporte a Security Assertion Markup Language (SAML).

Isso simplificará a experiência do espaço de trabalho digital de um usuário, ao permitir que o usuário tenha um único ponto de entrada para todos os aplicativos (ThinApps, Citrix XenApp, RDSH, SaaS) e desktops VDI de qualquer dispositivo com um navegador. Com o VMware AirWatch, você pode até mesmo estender isso aos aplicativos móveis.

Portal do Workspace ONE

Os usuários podem personalizar o portal adicionando o marcador de aplicativo do catálogo, conforme mostrado na imagem de exemplo do portal do Workspace ONE acima.

(54)

desktops e aplicativos remotos sem precisar passar por um segundo procedimento de login.

Configuramos o logon único para aplicativos baseados em SAML com o VMware Identity Manager e o Workspace ONE.

Abra o navegador Chrome na barra de tarefas de Início

Rápido do Windows

1. Clique no ícone do Chrome na barra de tarefas de Início Rápido do Windows.

Inicie a VM do aplicativo SAML-Test

Devido a restrições de recursos, nem todas as VMs neste laboratório são iniciadas automaticamente. Antes de começarmos este módulo, precisamos iniciar a VM do aplicativo SAML-Test.

(55)

Verifique se a VM foi iniciada

1. Expanda RegionA01-COMP01 em RegionA01 of vcsa-01a.corp.local 2. Clique em SAML-TEST

3. Verifique se SAML-Test está em execução e tem um endereço IP

Se a VM já estiver ligada, você poderá ignorar a próxima etapa "Ligue o SAML-Test" e continuar a inicialização do Workspace ONE.

(56)

Ligue o SAML-Test

Confirme se a VM do SAML-Test está ligada ou ligue-a. Se a VM do SAML-Test já estiver ligada, ignore esta etapa.

1. Expanda RegionA01-COMP01

2. Localize a VM do SAML-Test e clique com o botão direito do mouse 3. Selecione Power no menu

4. Selecione Power On

A VM será iniciada em apenas alguns segundos. Se Power On não aparecer como opção, vá para a próxima etapa para verificar se a VM já foi iniciada.

(57)

1. Clique no marcador WS1 no navegador Chrome 2. Clique no marcador VIDM-01

Isso abrirá o login do Workspace ONE. O URL é https://vidm-01.corp.local

Faça login como User1Mod3 no Workspace ONE

1. Digite User1Mod3 no campo Username 2. Digite a senha VMware1!

3. Clique em Sign In

O login de User1Mod3 será feito no Workspace ONE, para que possamos visualizar a quais aplicativos esse usuário tem acesso.

(58)

Aplicativos disponibilizados para o usuário

Alguns desses aplicativos NÃO funcionarão, pois estamos em um ambiente de

laboratório de teste; eles foram adicionados apenas para mostrar alguns aplicativos de exemplo.

O usuário User1Mod3 recebeu acesso em seu catálogo aos aplicativos listados. Mostraremos a inicialização dos aplicativos baseados em SAML neste teste.

(59)

Detalhes do aplicativo SAML-Test

Estes são os detalhes do aplicativo SAML-Test, incluindo o número da versão.

1. Clique no botão Back na página de detalhes do Workspace ONE para retornar; agora, iniciaremos o aplicativo.

Você pode clicar o botão Open aqui ou retornar ao catálogo do Workspace ONE para abrir o aplicativo SAML-Test.

(60)

Abrir o aplicativo SAML-Test

1. Clique em Open no aplicativo SAML-Test, no catálogo do Workspace ONE, para iniciar o aplicativo SAML-Test.

(61)

Aplicativo SAML-Test iniciado

Uma guia separada será aberta no navegador Chrome. Você não precisará fornecer um nome de usuário e uma senha, pois as credenciais serão transmitidas para o aplicativo SAML por meio do aplicativo Workspace ONE.

Feche a guia do aplicativo SAML-Test

(62)

Faça logout do usuário do Workspace ONE

Você pode fazer logout do aplicativo Workspace ONE.

1. Clique na seta suspensa ao lado do usuário User1Mod3 no canto superior direito.

(63)

Feche o navegador do Workspace ONE

Clique no X no canto superior direito para fechar o navegador Chrome.

Mais informações

O laboratório avançado do Workspace ONE aborda a configuração dos aplicativos de SaaS e da web. HOL-1951-03-VWS: Módulo 4: Integração do Workspace ONE com os aplicativos da web baseados em SAML.

O SSO nos desktops e nos aplicativos publicados do Horizon é descrito no Além disso, o laboratório avançado do Workspace ONE HOL-1951-03-VWS: Módulo 2: Integração do Workspace ONE com o Horizon 7.5 tem mais informações sobre esse tópico.

(64)

Workspace ONE UEM (antigo AirWatch

UEM)

• Os serviços Workspace ONE UEM, antigo AirWatch, disponibilizam ferramentas de inscrição de dispositivos, distribuição de aplicativos e verificação de

conformidade para garantir que os dispositivos de acesso remoto atendam aos padrões de segurança corporativa. Os usuários de dispositivos inscritos podem fazer login em seus aplicativos ativados de maneira segura sem inserir várias senhas.

Workspace ONE Unified Endpoint Management (UEM)

Anos atrás, as organizações adotaram o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, pela sigla em inglês). Depois, elas migraram para o gerenciamento da mobilidade corporativa (EMM, pela sigla em inglês). Atualmente, à medida que os requisitos de negócios mudam da conectividade para a inovação multiplataforma, as organizações estão pensando mais amplamente e aderindo ao gerenciamento unificado de endpoints (UEM, pela sigla em inglês).

(65)

Com o Workspace ONE UEM, você gerencia todo o ciclo de vida de qualquer endpoint (incluindo desktops) nos principais sistemas operacionais (incluindo Windows 10, macOS e Chrome OS) e em qualquer aplicativo, em um único console de

gerenciamento. Ofereça suporte a todos os casos de uso móveis, incluindo:

gerenciamento completo de dispositivos corporativos, gerenciamento no nível do aplicativo para dispositivos pessoais ou casos de uso de linha de negócios, como quiosque ou dispositivos compartilhados.

Link de vídeo para Visão geral do Workspace ONE UEM

Clique neste link para assistir ao vídeo que apresenta uma visão geral do Workspace ONE UEM

https://www.youtube.com/watch?v=9yui5Fn90Hk

Novidades no Workspace ONE UEM versão 9.5

Clique no link para assistir a um vídeo sobre as novidades no Workspace ONE UEM versão 9.5

https://www.youtube.com/watch?v=RdwFbcXhRTQ

Laboratórios avançados do Workspace ONE UEM

Este laboratório apresentou apenas uma visão geral do Workspace ONE UEM. Para obter mais informações sobre práticas detalhadas, acesse os laboratórios do Workspace ONE UEM na família de laboratórios HOL-1957. Veja a seguir um resumo desses

laboratórios:

• HOL-1957-01-UEM: VMware Workspace ONE UEM com gerenciamento de aplicativos e de acesso

• HOL-1957-02-UEM: VMware Workspace ONE UEM – Gerenciamento de identidades • HOL-1957-03-UEM: VMware Workspace ONE UEM – Inteligência

• HOL-1957-04-UEM: VMware Workspace ONE UEM – Gerenciamento do Windows 10

• HOL-1957-05-UEM: VMware Workspace ONE UEM – Gerenciamento de dispositivos Apple

• HOL-1957-06-UEM: VMware Workspace ONE UEM – Gerenciamento de dispositivos Android

(66)

Integração do Workspace ONE com

Citrix

Não temos desktops ou aplicativos Citrix neste laboratório, mas desejamos fazer uma abordagem de alto nível da integração entre Citrix e Workspace ONE.

Você pode fornecer aos usuários do Workspace ONE acesso aos recursos publicados pela Citrix ao integrar sua implantação da Citrix ao VMware Identity Manager. Os recursos publicados pela Citrix incluem aplicativos e desktops em farms de servidores Citrix XenApp e XenDesktop. Os desktops também são chamados de grupos de entrega publicados pela Citrix.

O VMware Identity Manager usa o Integration Broker e outros componentes para

sincronizar recursos publicados pela Citrix e iniciar os recursos no portal ou no aplicativo do Workspace ONE.

Visão geral por vídeo do Workspace ONE e dos aplicativos

publicados pela Citrix

https://www.youtube.com/watch?v=QQsFZfoBOAA

Componentes necessários à integração da Citrix

Para integrar uma implantação da Citrix ao serviço VMware Identity Manager, você precisa dos componentes a seguir.

• Uma instância do VMware Identity Manager instalada no local.

• Uma instância do Integration Broker instalada em um servidor Windows

compatível no local. O Integration Broker, um componente do VMware Identity Manager, é o componente que se comunica com os farms de servidores Citrix. 1. Você pode fazer download do Integration Broker em https://my.vmware.com.

• Uma implantação da Citrix no local.

Ao implantar os componentes, verifique se você está cumprindo estes requisitos: • O serviço VMware Identity Manager precisa se comunicar com o Integration

(67)

Sincronização dos direitos de uso e dos recursos

publicados pela Citrix

O VMware Identity Manager sincroniza os desktops e os aplicativos publicados pela Citrix e os direitos de uso do usuário, do farm do servidor Citrix para o serviço VMware Identity Manager. Você pode definir uma programação de sincronização para sincronizar os recursos e os direitos de uso em intervalos regulares.

O farm Citrix é a única fonte autêntica para todas as operações compatíveis com o VMware Identity Manager. Você gerencia os recursos e autoriza os usuários a utilizá-los em Citrix.

Quando recursos ou direitos de uso são adicionados, alterados ou excluídos no farm Citrix, as informações são atualizadas no VMware Identity Manager após uma

sincronização.

(68)

Inicialização dos desktops e dos aplicativos publicados

pela Citrix

O VMware Identity Manager usa o componente Integration Broker e o Citrix Web Interface SDK ou a API REST do Citrix StoreFront para iniciar os aplicativos publicados pela Citrix no aplicativo ou no portal do Workspace ONE. Você pode configurar o acesso interno e externo aos recursos publicados pela Citrix. Os usuários finais devem instalar o Citrix Receiver em seus sistemas ou dispositivos para iniciar os aplicativos e os

desktops.

Diagrama da arquitetura de inicialização (acesso interno)

1. Um usuário inicia um desktop ou um aplicativo publicado pela Citrix no aplicativo ou no portal do Workspace ONE.

2. A solicitação é enviada ao serviço VMware Identity Manager, ao Connector e ao Integration Broker.

3. O Integration Broker se comunica com o farm do servidor Citrix por meio do Web Interface SDK ou da API REST do StoreFront para autenticar e solicitar o arquivo ICA.

(69)

Diagrama da arquitetura de inicialização (acesso externo)

1. Um usuário inicia um desktop ou um aplicativo publicado pela Citrix no aplicativo ou no portal do Workspace ONE.

2. A solicitação é enviada ao serviço VMware Identity Manager, ao Connector e ao Integration Broker.

3. O Integration Broker se comunica com o farm do servidor Citrix por meio do Web Interface SDK ou da API REST do StoreFront para autenticar e solicitar o arquivo ICA.

4. O arquivo ICA é recuperado e passado para o aplicativo ou o portal do Workspace ONE.

5. O arquivo ICA é passado para o Citrix Receiver. 6. O Citrix Receiver se comunica com o NetScaler.

7. O NetScaler se comunica com o servidor Citrix STA com o tíquete STA e obtém as informações do servidor da sessão Citrix.

8. O NetScaler se comunica com o servidor Citrix Session Host e cria uma sessão para a inicialização do aplicativo.

(70)

um cliente REST. O Web Interface SDK e a API REST do StoreFront são usados para autenticar e gerar o arquivo ICA na implantação da Citrix.

Você pode especificar qual opção será usada marcando ou desmarcando a caixa de seleção Use StoreFront na página de configuração da Citrix no console de administração do VMware Identity Manager.

Uma instância do Integration Broker pode usar o Web Interface SDK e a API REST do StoreFront. Se você deseja se comunicar com um farm Citrix, usando o Web Interface SDK, e com outro farm Citrix, usando a API REST do StoreFront, marque ou desmarque a caixa de seleção Use StoreFront, conforme necessário.

Para usar a opção API REST do StoreFront, disponível no VMware Identity Manager 2.9.1 e posterior, assegure que os seguintes requisitos sejam atendidos.

• Instale o Integration Broker 2.9.1 ou posterior.

• Verifique se o StoreFront é compatível com a versão do XenApp ou do XenDesktop que você está usando.

• Verifique se o Integration Broker pode se comunicar com o servidor StoreFront. Quando você ativa a API REST do StoreFront, o Integration Broker se comunica com o servidor StoreFront para gerar o arquivo ICA.

• Habilite HTTP Basic Authentication como método de autenticação na loja Citrix StoreFront. Isso é necessário somente para acesso interno.

Disponibilização de acesso aos recursos publicados pela

Citrix

Você pode integrar a implantação da Citrix ao VMware Identity Manager para fornecer aos usuários do Workspace ONE acesso aos recursos publicados pela Citrix.

https://docs.vmware.com/en/VMware-Identity-Manager/3.2/com.vmware.wsp-resource/ GUID-66F24F8D-72BE-43EA-A81C-B041AD631E4A.html

(71)

Conclusão

Neste módulo, você aprendeu sobre a integração de aplicativos baseados na web com o VMware Workspace ONE. Se você estiver interessado em saber como adicionar

aplicativos baseados na web ao catálogo, faça o laboratório mais avançado do Workspace ONE HOL-1951-03-VWS - Módulo 4.

VMware Workspace ONE - Techzone

Você encontrará mais informações sobre o VMware Workspace ONE no site da Techzone: https://techzone.vmware.com/resource/workspace-one

Você terminou o laboratório

Parabéns por concluir o laboratório HOL-1951-01-VWS

Como encerrar o laboratório

(72)

Conclusão

Agradecemos por participar dos Laboratórios práticos da VMware. Visite

http://hol.vmware.com/ para continuar on-line o trabalho de laboratório. Código SKU do laboratório: HOL-1951-01-VWS

Referências

Documentos relacionados

Balanceamento de carga, os endereços IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT para cada LNS que está disponível porque um ponto final de túnel deve ser entregado nos pares

Neste sentido, sugerem-se algumas medi- das, tais como: maior aproximação do serviço de saúde ocupacional com os trabalhadores, com fo- co na promoção da saúde e não no tratamento

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Centro Histórico, no uso de suas atribuições, torna público que

Os resultados de nossa série inicial com operações minimamente invasivas confirmam a observação de outros autores de que, em casos selecionados, operações de plastia ou

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) tendo por objetivo priorizar a circulação dos ônibus intensifi cou a implantação das faixas e corredores de ônibus,

Todos os subcontratados e agentes terão o direito de acessar o Conteúdo do Cliente somente na forma e extensão necessárias para executar os Serviços e deverão estar vinculados

Mas a Guerra Fria deixou estes conflitos em hibernação, ainda que fizessem parte de um fenômeno crescente – e.g., as guerras de independência dos Estados africanos e

Figure 3: Osteosynthesis of tarsal-metatarsal fracture of the right hind limb in rock pigeon (Columba livia) with external fixation and post–surgical managament.. A: External