• Nenhum resultado encontrado

O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ,"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 02/2021

SEBRAE/RJ - CHAMADA PÚBICA PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA – 2021 PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO “COMPETITIVIDADE SETORIAL ENERGIAS RENOVÁVEIS NO ESTADO DO RIO

DE JANEIRO – 2021”

O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEBRAE/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, CNPJ sob o nº 29.737.103/0001-10, localizado na Rua Santa Luzia, 685/ 9º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ, por intermédio da Gerência de Grandes Empreendimentos, torna público o presente Edital, que dispõe sobre os critérios de inscrição, classificação e seleção de Microeempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do segmento de energia solar fotovoltaica para participação no projeto objeto do presente Edital, conforme as regras descritas abaixo:

1.1 Projeto

O Projeto “Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro- 2021”, de que trata o presente Edital, visa capacitar as empresas selecionadas para alcançar os objetivos previstos no projeto descritos no Edital, por meio das ações e atividades que serão desenvolvidas e subsidiadas pelo SEBRAE/RJ, em conformidade com o cronograma de execução previsto neste instrumento.

(2)

1.1 Apresentação

No Brasil, segundo Ministério de Minas e Energia -MME, cerca de 45,3% de sua energia é gerada por fontes renováveis, destacando-se a geração de eletricidade proveniente das hidrelétricas. Contudo devido sua característica continental, possui uma privilegiada localização geográfica com incidência solar e ventos, que reservam ao pais uma grande oportunidade para o aproveitamento das seguintes fontes renováveis: eólica, hidroelétricas, biomassa e solar.

A energia fotovoltaica é uma fonte abundante mundialmente e tem a capacidade de atender a demanda global além de ser possível sua utilização em qualquer superfície do planeta assim como no espaço. A utilização de células fotovoltaicas para a geração de energia elétrica, aparece como uma solução para redução de custos, geração de uma energia limpa e de baixo carbono.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), em 2020 a capacidade instalada saltou de 4,6 gigawatts (GW) para 7,5 GW, puxada por um aumento de 2,2 GW só da chamada geração distribuída, a partir de sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, por exemplo. Essa potência é suficiente para iluminar 3,7 milhões de domicílios.

Segundo o relatório de registro das unidades consumidoras com geração distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, observa-se um crescimento de pequenas usinas geração de energia no estado do Rio que registrou 6.308 sistemas fotovoltaicos instalados no ano de 2019, um crescimento de 290% em relação a 2018, um dos segmentos com maior crescimento no país.

1.2 Objetivo Geral

Inserir de forma competitiva empresas fornecedoras de soluções em energia solar fotovoltaica, por meio de ações de desenvolvimento, inovação, contribuindo para um aumento da sua competitividade assim como acesso a mercado através de ações convergentes com setores de serviço, comércio e indústria.

(3)

1.3 Objetivos específicos

Contribuir com o aumento de competitividade das empresas através do desenvolvimento gerencial dos micro e pequenos negócios, promoção de acesso ao mercado e atuação em redes colaborativas de energia solar.

1.4 Duração

1.4.1 O projeto terá duração de até 4 (quatro) meses, iniciando no mês de março e finalização em junho de 2021.

1.4.2 A execução do projeto, objeto deste Edital, será realizada conforme cronograma de execução constante no item 11 deste Edital.

2. Empresas Elegíveis

2.1 Segmentos de Atuação e Territorialidade:

2.1.1 Estão aptas a participar do presente processo seletivo empresas no segmento de energia solar fotovoltaica, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, tendo foco estratégico empresas localizadas no Município do Rio de Janeiro e na Região Serrana I (municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria, Madalena, Macacu, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes). Este foco estratégico do Projeto leva em consideração densidade das empesas do segmento e promoção da energia solar fotovoltaica.

2.2. Requisitos para as empresas

2.2.1 Para participar deste projeto, as empresas devem obrigatória e cumulativamente, atender aos seguintes critérios:

a) Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

(4)

Pequeno Porte, há pelo menos 01 (um) ano.

c) Possuir faturamento anual máximo de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais);

d) Estar legalmente constituída com sede ou filial no Estado do Rio de Janeiro;

e) Estar cadastrado pelo Código Nacional de Atividade Econômica – CNAE em uma das atividades relacionada: Instalações elétricas (43215) e/ou Serviços de engenharia (71120).

f) Não estar participando ou ter participado de projeto setorial, subsidiado pelo Sebrae RJ nos últimos 12 meses.

g) Ter a empresa realizado atividade econômica com faturamento nos últimos 12 meses.

h) Possuir atuação no segmento informado no item 2.1.1.

3. INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada no período de 22 de fevereiro a 06 de março 2021, através do formulário de inscrição disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdceUaSOHBuKmU6bI09l7otOzp9wIDSpR dELrbA9lWOyhUbWQ/viewform?usp=sf_link

3.2 Somente serão aceitas inscrições que estejam com o formulário completo e que cumpram os requisitos estabelecidos no item 2 deste Edital.

3.3 A conformidade das informações encaminhadas no ato do preenchimento do formulário de inscrição será avaliada e, caso haja inconsistência, a empresa candidata será automaticamente eliminada do processo de seleção.

3.4 O SEBRAE/RJ reserva o direito de desclassificar as empresas que não preencherem os requisitos previstos no presente Edital.

(5)

4. Das vagas

4.1 O presente Edital oferece 65 (sessenta e cinco) vagas.

4.2 Considerando a abrangência estadual do Projeto, serão aceitas no máximo 10 (dez) empresas qualificadas por município.

4.3. O limite de que trata o item 4.2 poderá ser flexibilizado, caso as vagas contempladas no item 4.1 não sejam integralmente preenchidas.

4.4. As vagas excedentes de que trata o item 4.3 poderão ser preenchidas por empresas de outros municípios, com base nos critérios de seleção, classificação e desempate previstos nos itens 5 e 6 deste Edital.

5. Processo de Seleção

5.1 O processo de seleção será realizado com base nos seguintes critérios pontuações: a) Tempo de Existência da Empresa:

Este critério justifica-se pela necessidade de seleção de empresas, preferencialmente, que já ultrapassaram os desafios dos primeiros 02 (dois) anos de existência, considerados críticos, segundo pesquisas do SEBRAE, e que tendem a ter um maior nível de maturidade e estruturação operacional, considerados importantes para o alcance dos resultados propostos pelo projeto.

- 01 anos - 01 ponto;

- Acima de 01 ano até 04 anos - 2,0 pontos; - Acima de 04 anos – 3,0 pontos.

b) Localização da empresa:

Este processo seletivo visa atender empresas no segmento de energia solar fotovoltaica, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Esse critério justifica-se no fato de que o projeto tem como um dos focos estratégicos no Município do Rio de Janeiro e na Região Serrana I (municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria, Madalena, Macacu, Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro

(6)

e Trajano de Moraes). Este foco estratégico do Projeto leva em consideração densidade das empesas do segmento e promoção da energia solar fotovoltaica.

- Para empresa sediada nas regiões estratégicas do projeto – 2,0 pontos; - Para empresa sediada em demais regiões do Estado – 0 ponto.

c) Sistemas fotovoltaicos instalados:

Este critério está relacionado a instalações de sistemas fotovoltaicos homologados nas concessionárias de energia elétrica atuantes no sistema nacional.

- 01 até 03 sistemas instalados - 1,0 ponto; - De 03 á 10 sistemas instalados - 2,0 pontos; - Acima de 10 sistemas instalados - 3,0 pontos. d) Aplicação de Ferramentas Digitais:

Esse critério justifica-se pelo foco estratégico do projeto que é a atuação e aperfeiçoamento no ambiente digital dos negócios. Desta forma, este critério está relacionado a empresas que demonstram afinidade com a temática, e buscam aprimoramento por meio de soluções e ferramentas digitais como: site, e-mail marketing, Facebook, Instagram, portais de marketplace, dentre outros.

- Não utiliza ferramentas digitais – 0 ponto.

- Utiliza mídias e ferramentas digitais de gestão e plataforma Marketplace para divulgar e/ou comercializar – 2,0 pontos.

5.2 O atendimento dos critérios descritos no item 5 deste Edital será evidenciado, por meio de autodeclaração, no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

5.3 O SEBRAE/RJ reserva o direito de solicitar, a qualquer tempo, a comprovação do atendimento dos critérios previsto no item 5 deste Edital.

(7)

5.3.1 Nos termos do item 5.3, considerar-se-ão evidências para fins de comprovação dos critérios os seguintes documentos:

a) Cartão do CNPJ ou outro documento válido que identifique o tempo de existência da empresa, com relação ao critério “Tempo de Existência da Empresa, previsto no item 5.1, “a”;

b) Cartão do CNPJ ou outro documento válido que identifique o endereço fiscal da empresa, com relação ao critério “Localização da Empresa”, previsto no item 5.1, “b;

c) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou protocolo de aprovação do projeto fotovoltaico junto a concessionária de energia, previsto no item 5.1, “c”; d) Qualquer evidência que comprove a utilização de mídias e ferramentas digitais,

com relação ao critério “Ferramentas Digitais”, previsto no item 5.1, “d”.

6. Classificação e Seleção

6.1 As empresas participantes do processo de seleção serão classificadas de acordo com a maior pontuação obtida na soma dos critérios relacionados no item 5.

6.1.1 Em caso de empate será computada em dobro a pontuação do critério Localização da empresa do item 5.1, “b” do Edital.

6.1.2. Permanecendo o empate, após a observância do item 6.1.2, será computada em dobro a pontuação do critério Sistemas fotovoltaicos instalados do item 5.1, “c” do Edital.

6.1.3. Permanecendo o empate, será computada em dobro a pontuação do critério Tempo de Existência da Empresa do item 5.1, “a” do Edital.

6.1.4 Permanecendo o empate, será computada em dobro a pontuação do critério Aplicação de Ferramentas Digitais do item 5.1, “d” do Edital.

(8)

6.2. A Gerência de Grandes Empreendimentos do SEBRAE/RJ será responsável pela seleção e classificação das empresas, com base nos critérios, pontuações e regras previstas nos itens 5 e 6 deste Edital.

7. Divulgação do Resultado da Seleção

7.1 A divulgação das 65 empresas selecionadas será feita através do site do Sebrae/RJ (www.sebraerj.com.br) no dia 08 de março de 2021 e para todos os participantes através de e-mail direcionado às empresas aprovadas para a fase de seleção.

7.2 Caso as empresas participantes não concordem com o resultado, poderão interpor recurso à organização do Projeto, enviando e-mail para petroleoegas@rj.sebrae.com.br com o título no assunto “Contestação Edital Projeto Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”solicitando revisão até o dia 11/03/2021. A resposta será encaminhada também pelo e-mail petroleoegas@rj.sebrae.com.br

7.3 A indicação do endereço de e-mail será de responsabilidade da empresa participante da seleção no ato da inscrição e será de sua inteira responsabilidade o acompanhamento e verificação do resultado.

8. Atividades do Projeto

8.1 As 65 (sessenta e cinco) empresas selecionadas participarão do projeto “Projeto Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”, em atividades que contribuirão para o aumento da competitividade e sustentabilidade do seu negócio.

8.2 Será priorizada a realização de atividades, de forma remota, em ambientes digitais, por meio de ferramenta a ser indicada pelo SEBRAE/RJ, com acesso via Internet, podendo ser Teams, Zoom, etc, considerando também a possibilidade de realização de forma presencial, desde que de acordo com a disponibilidade do público alvo e em conformidade com os protocolos de saúde e segurança das autoridades governamentais neste período de pandemia da COVID-19.

(9)

8.3 Para atividades realizadas de forma remota em ambientes digitais, poderão estar presentes apenas, 1 (um) representante por empresa. Para as atividades presenciais será permitida a participação de até 3 (três) representantes por empresa para as atividades coletivas.

8.4 A participação nas ações/atividades do projeto deverá ser realizada pelo representante legal do negócio ou por pessoa por ele indicada, desde que também possua poder de decisão na empresa.

8.5 As atividades presenciais de capacitação, consultorias, reuniões e encontros serão realizados preferencialmente no Município do Rio de Janeiro, em endereço previamente informado ou na Sede do SEBRAE/RJ, localizada na Rua Santa Luzia, 685 – 9º andar ou em um raio de até 3 km do endereço da Sede.

8.6 Ações do Projeto

8.6.1 Desenvolvimento Empresarial:

Cursos, oficinas e consultorias nos seguintes temas: Planejamento Estratégico, Finanças, Eficiência Energética, Marketing, Comercial.

Carga horária de capacitação: 32h

Carga horária consultoria: 8 horas por empresa. 8.6.2 Acesso a Mercado:

Promoção de mercado através de sessão de negócio com setores convergentes do setor de comércio, indústria e serviço.

(10)

8.6.3 Atividades Complementares:

O projeto também promoverá atividades abertas a empresas do segmento de energia nas temáticas de:

• Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Atividades direcionadas a promoção dos editais da cláusula de P&D e PEE das empresas distribuidores e concessionárias de energia elétrica.

Carga horária: 4 horas

• Redes Colaborativas: Articulação de ambientes para troca de conhecimentos entre as empresas fornecedoras, parceiros institucionais, grandes empresas do setor de energia elétrica e cadeia produtiva dos transversais de indústria, comércio e serviço. Carga horária: 4 horas

8.7 Serão realizadas junto as empresas participantes do Projeto 02 pesquisas de avaliações dos resultados, sendo eles realizados nos meses de março (inicial) e junho (final) de 2021.

8.8 Para as empresas que concluírem 80% (oitenta por cento) das atividades, haverá emissão de certificado com carga horária e descrição das capacitações e consultorias realizadas.

8.9 O cronograma de execução das ações descritas no item 8.6 está previsto no item 11 do Edital.

9. Investimento

9.1 Após a divulgação do resultado final, as empresas selecionadas deverão efetuar o pagamento do valor total de R$ 300,00 (trezentos reais) para habilitarem sua participação no Projeto, a título de investimento.

(11)

9.2 O valor previsto poderá ser pago das seguintes formas:

a) À vista, mediante depósito identificado ou transferência bancária para conta corrente de titularidade do SEBRAE/RJ, conforme informado pelo gestor do projeto;

b) Parcelado, em até 03 (três) vezes, através de cartão de crédito.

9.3 A empresa que não efetuar o pagamento ou não encaminhar o comprovante de pagamento ao SEBRAE/RJ até o 19 de março de 2021 estará automaticamente eliminada do Projeto.

9.4 Para pagamentos por meio de cartão de crédito, o participante selecionado deverá contatar a Central de Relacionamento do SEBRAE/RJ, por Whatsapp no número (21) 96576-7825 ou fazer contato telefônico através do 0800-570-0800. Em ambas as opções, o pagamento será efetuado remotamente com a equipe de relacionamento do SEBRAE/RJ.9.5 Para pagamentos através de depósito identificado e transferência bancária, o comprovante deverá ser enviado para o e-mail, petroleoegas@rj.sebrae.com.br com título no assunto “Pagamento Edital Projeto Projeto Competitividade Setorial Energias Renováveis no Estado do Rio de Janeiro”, para fins de efetivação da adesão.

9.6 Em caso de desistência de uma empresa do Projeto ou caso a empresa selecionada não comprove o pagamento no prazo sinalizado no item 9.3, a Gerência de Grandes Empreendimentos do SEBRAE/RJ poderá convocar outra empresa aprovada, mas que não tenha sido chamada devido à insuficiência de vagas, observando a ordem de classificação.

9.7 Na hipótese de desistência do Projeto, o investimento realizado não será devolvido, salvo se a desistência se der antes do início das ações do Projeto.

Em caso de desistência dos empresários, não haverá devolução dos valores monetários investidos, porém, a contrapartida financeira empresarial poderá ser convertida em demais capacitações do SEBRAE/RJ de igual valor.

(12)

10. Disposições Finais

10.1 A candidatura e possível participação no Projeto implicam no conhecimento e aceitação total e irrestrita dos termos descritos no presente Edital.

10.2 A participação no presente Edital implica no consentimento da coleta de dados, tais como: nome, endereço, e-mail, CPF e data de nascimento, com a finalidade de registro nos sistemas de atendimento para comprovar/evidenciar o cumprimento da meta tanto para o SEBRAE/RJ quanto para o Sebrae Nacional, monitoramento, bem como para averiguar a participação nas atividades realizadas.

10.3 É vedada a participação de empresas que possuam algum dirigente ou sócio que seja conselheiro, diretor ou empregado do SEBRAE/RJ e, ainda, que tenham relação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau com conselheiro, diretor ou empregado do SEBRAE/RJ.

10.4 Todas as empresas participantes se responsabilizam integralmente pela veracidade das informações prestadas no formulário de inscrição.

10.5 As empresas selecionadas autorizam a divulgação e utilização das informações enviadas, com vistas à elaboração de relatórios, releases para a assessoria de imprensa do SEBRAE/RJ, resguardadas as informações sensíveis protegidas pela legislação vigente.

10.6 As empresas participantes do Projeto autorizam a divulgação de fotografias, vídeos e imagem das pessoas físicas indicadas, bem como de sua marca e de seus produtos, no site, nas Redes Sociais e mídias digitais do SEBRAE/RJ, durante as ações do Projeto.

10.7 As ações do Projeto desenvolvidas pelo SEBRAE/RJ não poderão ser transferidas a outras empresas, ainda que coligadas ou integrantes do mesmo grupo

(13)

econômico ou com os mesmos sócios.

10.8 Na hipótese de não haver a realização do projeto em razão do não preenchimento das vagas disponibilizadas neste Edital, haverá o ressarcimento integral do investimento.

10.9 O SEBRAE/RJ poderá alterar a carga horária definida nesse Edital, interromper ou suspender a execução do Projeto, com prévia comunicação às empresas participantes. Nas hipóteses de interrupção ou suspensão, haverá o ressarcimento integral do investimento.

10.10 Na hipótese em que haja a necessidade de remarcar as consultorias individuais tratadas neste Edital, a empresa participante deverá informar ao SEBRAE/RJ com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.

10.11 Se o prazo informado no item 10.9 não for observado, a consultoria individual não será prestada e não haverá reposição.

10.12 As atividades que não puderem ser realizadas por problemas de conexão/tecnologia da empresa participante não serão reagendadas.

10.13 A relação jurídica estabelecida entre as partes e decorrente do presente Edital não está regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, por não haver relação de consumo.

10.14 O investimento realizado pelas empresas selecionadas, na forma e condições previstas no item 9 do Edital, não lhes garante o direito de exigir qualquer indenização ou ressarcimento pelo eventual não atingimento dos objetivos e resultados pretendidos pelo presente projeto, pelas seguintes razões:

a) o projeto é subsidiado com recursos do SEBRAE/RJ;

b) o interesse do SEBRAE/RJ converge com o interesse das empresas participantes pelo alcance dos objetivos e resultados do projeto;

(14)

serviço;

d) o SEBRAE/RJ não possui finalidade lucrativa;

e) o projeto possui manifesta consonância com sua missão institucional, prevista no art. 9º da Lei 8.029/90 e art. 5º de seu Estatuto Social, pelo fomento da competitividade e do desenvolvimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro.

10.15 Dúvidas acerca do teor do presente Edital deverão ser encaminhadas à Gerência de Grandes Empreendimentos do SEBRAE/RJ, através do e-mail petroleoegas@rj.sebrae.com.br.

10.16 Casos omissos ou controversos sobre questões que não puderem ser sanadas com as cláusulas deste Edital serão submetidos à Gerência de Grandes Empreendimentos do SEBRAE/RJ, através do e-mail petroleoegas@rj.sebrae.com.br

10.17 O SEBRAE/RJ se compromete a proteger os dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

11. Cronograma de execução

Cronograma Edital 2021 Mar Abr Mai Jun

Pesquisa T0

Curso Planejamento Estratégico

Consultoria Planejamento Estratégico

Ações de Redes colaborativas

Curso de Finanças

Consultoria Finanças

Palestras de inovação

Sessão de negócios

Curso Eficiência Energética - comércio e serviço

Curso Eficiência Energética - indústria

Oficina de Marketing

Consultoria Marketing

Curso de Gestão Comercial

Consultoria de Gestão comercial

(15)

Referências

Documentos relacionados

DO(S) BEM(NS) são as constantes do item 7 do TERMO DE REFERÊNCIA – ANEXO I.. CLÁUSULA SEXTA – GARANTIA

Frases por parte dos profissionais como: “seu filho precisa emagrecer porque obesidade pode causar infar- to no futuro” ou por parte dos pacientes como: “Doutor eu sei que ele

Com exceção da língua basca (ou vasconço), língua não indo-européia, falada num território denominado País Basco, atualmente uma comunidade autônoma da Espanha 1 , o restante

O presente termo tem como base referencial para selecionar (50) cinquenta unidades produtivas de artesanato localizadas no Estado de Goiás dentre EI -

Embora prejudicada neste último trimestre por um caso pontual, para 2018, acreditamos na melhora qualidade da carteira de crédito, impulsionando a rentabilidade e atratividade do

As amebas testáceas encontradas em lâminas palinológicas no Cretáceo Superior da Bacia de Santos pertencem ao gênero Palaeoarcella Porter, Meisterfeld & Knoll, 2003,

Carine Alves de Souza Luz Carolaine Cristina Barcelos Cassia Kanarski Campanini Gabriela Kesa Condo Giovana Massacani Ingrid David dos Santos Isadora Rosadiuk de Campos

O mais interessante nesta fase de elaboração do “Plano de Negócio” é que, para conseguir estimar os custos variáveis e as despesas comerciais de cada produto ou serviço,