• Nenhum resultado encontrado

AULA VIRTUAL DE HISTÓRIA TEMA: FASCISMO. PROFESSOR HAROLDO TRAZÍBULO JR. Vamos recomeçar o trabalho em direção ao sucesso!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA VIRTUAL DE HISTÓRIA TEMA: FASCISMO. PROFESSOR HAROLDO TRAZÍBULO JR. Vamos recomeçar o trabalho em direção ao sucesso!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AULA VIRTUAL DE HISTÓRIA

TEMA: FASCISMO.

PROFESSOR HAROLDO TRAZÍBULO JR.

Vamos recomeçar o trabalho em direção ao sucesso!

OBJETIVOS

1) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.) ¨A comunidade judaica classificou de ¨responsável¨ a decisão das autoridades alemães de publicar o livro de Adolf Hitler ¨Minha Luta¨(¨Mein Kampf¨) pela primeira vez em um país que aos poucos rompe o tabu em torno do líder nazista. (...) O livro será publicado com comentários de historiadores. (...) ¨Minha Luta¨, redigido por Hitler no período em que esteve preso em 1924 e 1925, não está proibido na Alemanha, mas o governo regional da Baviera havia tentado até agora evitar que os escritos nazistas fossem publicados. No entanto, na internet, vários portais vendem a versão em inglês do livro. (...) Por outro lado, os direitos autorais que o governo regional da Baviera deu aos Aliados quando acabou a Segunda Guerra

Mundial vencem em 2015, 70 anos depois da morte de Hitler.

Cerca de 10 milhões de exemplares em alemão foram editados até 1945, segundo o historiador Ian Kershaw, fazendo com que haja muitos exemplares em circulação. A partir de 1936, cada casal alemão de recém-casados recebia uma cópia como presente do Estado nazista.¨(Agência France Press, O Liberal. 29-04-12, Poder 16).

O texto afirma que a ideologia nazista

a) estava restrita a pequenos grupos sociais na Alemanha, sobretudo da burguesia, pois esta, com receio do crescimento do comunismo, passou a apoiar Hitler, que perseguia comunistas e lideranças judaicas que apoiavam os ideais de Karl Marx na Alemanha.

b) não encontrou espaço muito favorável para a sua expansão na Alemanha, tanto que Hitler passou muitos anos na prisão ao tentar iniciar um levante no país com o apoio dos grandes empresários e líderes sindicas.

c) impregnou a sociedade alemã, pois passava a ideia de que era um sistema de pensamento perfeito, e seus princípios eram difundidos inclusive entre as famílias alemães.

d) totalmente antissemita, teve como principal alvo os judeus, sobretudo os mais ricos, cujos bens foram confiscados pelo Estado, daí

contemporaneamente, o governo de Israel não aceitar qualquer tipo de menção à tal ideologia.

e) foi um fenômeno que ganhou dimensão na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e que teve como principais alvos os comunistas, os homossexuais e sobretudo os judeus, tanto que nenhum indivíduo deste último grupo participou da construção do nazismo.

(2)

2) (Puccamp) Uma ameaça que não se cumpriu:¨¨ Em 1937, em Genebra, no plenário da Sociedade das Nações, o embaixador japonês barão Shudo levantou a tese de que as regiões inexploradas de vários países deveriam ser cedidas a nações ricas e populosas, como o Japão, naturalmente. Nesse caso o Brasil Central desértico era uma preocupação crescente. (...) Os estrategistas brasileiros concluíram que a Amazônia se autodefendia do colonizador branco com suas doenças, suas selvas e seu calor. Não havia porquê recear ali uma investida do Eixo. A mortandade provocada nos estrangeiros pela construção da ferrovia Madeira-Mamoré, na atual Rondônia, também corroborava essa tese.

Muito diferente, no entanto, era a situação da pré-Amazônia mato-grossense e goiana, com suas extensas faixas de campos e cerrados

habitáveis, colonizáveis sem maiores esforços. Era o caso típico da região do Araguaia-Xingu, que continha a Serra do Roncador e seus prodígios, além dos garimpos de diamantes do alto Araguaia, em parte contrabandeados para a Alemanha.

(Adaptado da Revista "Especial Temática". O Brasil que Getúlio sonhou. n.4. São Paulo: Duetto, 2004. p.71)

A Sociedade das Nações mencionada no texto, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de

a) promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização.

b) unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial.

c) executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança.

d) promover o neocolonialismo na África, Ásia e Oceania, condição fundamental para a expansão mundial do capitalismo monopolista. e) intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra.

3) (Upe 2011) O totalitarismo foi um fenômeno político da Europa do pós-Primeira Guerra, que acentuou as tensões políticas de então, contribuindo para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Na Europa Ocidental, países, como a Alemanha, a Itália e a Espanha, assistiram a governos baseados em preceitos totalitários. Sobre essa realidade, é correto afirmar que

(3)

a) a ascensão política de Hitler na Alemanha não contou com o apoio de manifestações populares nem com a receptividade de suas propostas políticas em eleições.

b) na Itália, Mussolini só conseguiu chegar ao controle do Estado com o apoio do partido nazista alemão.

c) o caráter antissemita do totalitarismo de direita só se manifestou de forma acentuada, na Itália fascista.

d) o apoio da Alemanha nazista foi de suma importância para a vitória das forças de direita na Guerra Civil Espanhola e para a subida de Franco ao poder.

e) apesar de compactuar com posturas políticas da Alemanha hitlerista, a Itália permaneceu neutra durante toda a Segunda Guerra Mundial.

4) (UFRGS 2011) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, contra o governo republicano iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Considere as afirmações abaixo, sobre essa guerra. I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.

II. Ela permitiu que a Alemanha, através da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos.

III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de "não-intervenção" da Inglaterra e da França.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

(4)

5) (CFMG 2010) Analise o seguinte cartaz.

Os cartazes foram grandes aliados nas propagandas do Partido Nazista, contribuindo para a ascensão desse grupo na década de 1930.

A imagem representada indica que o (a)

a) confiança alemã na superioridade da raça ariana era o eixo central do Estado Liberal.

b) organização independente e combativa dos trabalhadores seria a forma de salvar a Alemanha.

c) Nacional- Socialismo poderia garantir a unidade nacional, a partir da eliminação da diferença entre as classes.

d) movimento nazista defendia a solução dos problemas da nação, sob a égide da organização militar.

e) aliança com os soviéticos seria fundamental para a vitória alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

6) (Unifesp 2009) "Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos."

(5)

(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nüremberg, 1933. In: "O triunfo da vontade", filme de Leni Riefenstahl, 1935.) O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a

a) defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.

b) recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico.

c) submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência. d) ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação. e) eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).

(6)

7) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.)

coletivocatarse.blogspot.com

O cartaz acima refere-se ao ano de 2011. Com base em tal material é possível inferir que o (a)

a) ideologia nazista é coisa do passado, derrotada com a queda de Hitler e da Alemanha durante no ano de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. b) antigos preconceitos podem sobreviver durante vários anos, ao mesmo tempo em que novos movimentos sociais combatem antigas ideias.

c) preconceito nazista nascido na Alemanha de Adolf Hitler continua forte, adaptando-se à realidade brasileira e defendendo a pluralidade cultural. d) nazifascismo, implantado inicialmente na Alemanha por Adolf Hitler, e copiado por Mussolini na Itália, ainda hoje tem muitos adeptos e inimigos. e) racismo e demais preconceitos são aceitos pela sociedade brasileira sem que haja qualquer forma de reação de indivíduos ou grupos organizados.

(7)

8) Faça a leitura do seguinte texto: “Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. (http://exercicios.brasilescola.com/historia/exercicios-sobre-primeira-guerra-mundial.htm)

a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial. b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva¨.

9) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr)

TEXTO 1: ¨Três pessoas são assassinadas, todo dia, na Região Metropolitana

de Belém. No ano passado, houve 2.913 homicídios no Pará, dos quais 1.033 apenas na RMB. A média no estado é de oito assassinatos por dia. Os

movimentos sociais afirmam que há um verdadeiro extermínio de jovens. O governo estadual garante que quase 500 vidas foram preservadas em 2011, se comparado com o ano anterior. (...)

A violência não é democrática, nem homogênea, em que pese a classe média e a elite serem vítimas ocasionais. Ao contrário do que se possa crer, a violência não atinge a todos de forma igual e indistinta¨, diz o secretário-geral da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos (SDDH), Marcelo Costa. ¨São os mais pobres, das periferias urbanas, jovens, homens e negros que são desigual e desproporcionalmente os mais vitimizados pela violência, onde o emprego de arma de fogo é o mais utilizado¨, diz ele, para afirmar a tese de que está havendo um extermínio de adolescentes e jovens na Região Metropolitana de Belém e, também no Estado (...).¨(Dilson Pimentel. O Liberal. Atualidades.13. 12-03-12).

TEXTO 2: ¨Brasília realizou nesta quarta-feira (30), pela primeira vez, a cerimônia em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, promovida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). O governador Agnelo Queiroz participou do evento, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de importantes autoridades e líderes da sociedade civil. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador já receberam a solenidade.

Além de resgatar a memória sobre o massacre nazista, responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o evento de hoje também prestou homenagem especial a dois heróis

brasileiros que, atuando no corpo diplomático, salvaram centenas de judeus. O então embaixador brasileiro na França, Luís Martins de Souza Dantas, e Aracy Guimarães Rosa, funcionária do consulado em Hamburgo, na Alemanha, contribuíram, mesmo correndo risco de morte, na emissão de vistos para o Brasil.Quarta, 30 Janeiro 2013 21:47

(8)

A vida da humanidade é constituída de histórias passadas e presentes, que ajudam a formar as memórias individual e coletiva, daí encontrarmos semelhanças e diferenças entre os fatos históricos.

Explique uma semelhança e uma diferença entre os eventos retratados nos textos acima.

10) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.)

futebologiabrasil.blogspot.com

A imagem acima é da seleção de futebol da Alemanha numa partida amistosa contra a seleção inglesa na época do nazismo.

Estabeleça uma relação entre o evento social acima e a realidade que a Alemanha vivia naquele momento.

(9)

11) (Professor Haroldo Trazíbulo Jr.)

historiandocomalu.blogspot.com

A partir do texto-base, explique uma característica do nazismo, regime implantado na Alemanha por Adolf Hitler a partir do ano de 1933.

(10)
(11)

www.ibamendes.com

Estabeleça uma relação entre o texto e a situação vivida pela Europa após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

GABARITO E GRADE DE RESPOSTA: 1)c; 2)e; 3)d; 4)e; 5)c; 6)c; 7)b; 9) a) Versalhes; b) Porque antes da Primeira Guerra Mundial os alemães

humilharam os franceses e colocaram em perigo a hegemonia britânica na Europa; 9) Os dois textos têm como semelhança a temática da

violência, o genocídio. A diferença é que o primeiro fala em genocídio social e no segundo o genocídio étnico; 10) O nazismo impregnou a sociedade alemã, inclusive nos esportes, que era utilizado como propaganda para o regime; 11) A realização de grandes comícios para mostrar ao povo o poderio do regime; 12) O período entreguerras foi marcado pela instabilidade e aumento das rivalidades entre países provocando a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e