• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

MANUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

PONTA GROSSA 2012

(2)

APRESENTAÇÃO

Caro aluno, ao ter acesso a este manual da CEAD-CESCAGE, você perceberá que estamos unindo objetivos de capacitação e inovação, somados ao seu estudo com afinco e seriedade, à nossa referência em qualidade na área de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Este manual contém orientações básicas para você que está começando uma disciplina na modalidade Educação a Distância (EaD) no CESCAGE. Apresenta informações e orientações para que você compreenda o sistema educacional do CESCAGE do qual você estará fazendo parte durante a realização de seu curso.

A partir de agora, além de você fazer parte de uma comunidade acadêmica “presencial”, você passará a fazer parte de uma “comunidade virtual”.

Pensando nesse processo de aproximação entre você e as tecnologias digitais que lhe assegurarão um bom desempenho, criou-se esse manual para que você possa usufruir das possibilidades da educação com base na mediação digital virtual.

(3)

1 A CEAD-CESCAGE

A CEAD-CESCAGE, sigla para Coordenação de Educação a Distância do CESCAGE, está vinculada à Coordenação de Educação Superior e tem a função de planejar, implantar, apoiar e gerir as ações e políticas do CESCAGE no que tange à modalidade de Educação a Distância. Atende a demanda relacionada ao aprendizado e estudo realizado de maneira não presencial e, como tal, trabalha para aprimorar o ensino em todos os níveis: graduação, pós-graduação e extensão.

A CEAD-CESCAGE atua no desenvolvimento e apoio das iniciativas direcionadas para a Educação a Distância, dando o suporte necessário a todos os envolvidos neste processo. Visa contribuir também para a pesquisa, seja no desenvolvimento de novos conhecimentos, seja como apoio técnico a pesquisadores.

O projeto da CEAD-CESCAGE se enquadra dentro de uma proposta onde o conhecimento é mediado pelo professor e pela internet, mas é construído pelos alunos em interação.

Para tanto, a CEAD-CESCAGE foi criada para colaborar na construção de uma cultura de Educação a Distância dentro do CESCAGE.

2 MISSÃO

A CEAD-CESCAGE tem como missão auxiliar o ensino presencial e desenvolver a Educação a Distância (EAD) no CESCAGE, empregando o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação e desenvolvendo metodologias que favoreçam o processo ensino-aprendizagem.

3 A MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Com a incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, ao processo de ensino aprendizagem, faz-se necessária uma ação sistemática de planejamento e a implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem.

“Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente

(4)

organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.” (decreto n.° 2.494, de 10 de fevereiro de 1998).

O aluno em Educação a Distância precisa ser autodidata, e saber sua melhor forma de estudo para realização de tarefas sem a cobrança de um professor presencial; precisa ser curioso, questionar, trocar informações e dar sugestões. Já o docente em educação à distância torna-se intermediário dos saberes coletivos.

4 LEGISLAÇÃO

No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria Ministerial n.º 4.361, de 2004 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 ).

Em 3 de abril de 2001, a Resolução n.º 1, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós graduação lato e stricto sensu.

Em outubro de 2001, o Ministério da Educação, através da Portaria n° 2253/2001 e posteriormente pela Portaria n° 4059/2004, autorizou a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presenciais reconhecidos, até o limite de 20% da carga horária total cursada pelo aluno.

5 HORÁRIO DE ATENDIMENTO

* Campus Paraíso: segunda a quinta-feira: das 08h às 22h – sexta-feira: das 08 às 21h

* Campus Olarias: segunda a quinta-feira: das 08h às 22h – sexta-feira: das 08 às 21h

* Campus Mitaí: segunda a quinta-feira: das 08h às 22h – sexta-feira: das 08 às 21h

(5)

6 EQUIPE DE APOIO

O aluno contará com uma equipe de apoio que integra a CEAD-CESCAGE. Esta equipe estará disponível para orientar, esclarecer dúvidas e ajudar no que diz respeito ao acesso às disciplinas a distância.

COORDENADORA

Prof. Rosemeri Leane Knebel

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas rosemeri.knebel@cescage.edubr cead@cescage.edu.br

ADMINISTRATIVO CAMPUS PARAÍSO Prof. Leozenir Mendes Betim

Mestre em Engenharia de Produção APOIO LOGÍSTICO-DIDÁTICO leo@cescage.edu.br

Evelyn de Oliveira Vaz

Graduada em Letras Português/ Espanhol

Especialista em Metodologia do Ensino Superior SUPORTE TÉCNICO EM EAD

evelyn@cescage.edu.br Cíntia de Oliveira Budecheski Graduanda em Ciências Contábeis SUPORTE TÉCNICO EM EAD cintia@cescage.edu.br

Ercules Costa

Bacharel em Ciências Econômicas Designer instrucional

ercules@cescage.edu.

Jairycson da Costa Passos

Graduando em Engenharia da Computação

SUPORTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA (HELP-DESK) cead@cescage.edu.br

(6)

ADMINISTRATIVO CAMPUS OLARIAS Prof. Leozenir Mendes Betim

Mestre em Engenharia de Produção APOIO LOGÍSTICO-DIDÁTICO leo@cescage.edu.br

Fernanda Borges dos Santos Graduanda em Pedagogia SUPORTE TÉCNICO EM EAD fernanda.borges@cescage.edu.br

ADMINISTRATIVO CAMPUS MITAÍ Prof. Mariléia Lilian Filipkowski Mestre em Educação

APOIO LOGÍSTICO-DIDÁTICO marileia@cescage.edu.br

Célia Mara Jequiti Lins

SUPORTE TÉCNICO EM EAD

celialins@cescage.edu.br

7. DISCIPLINAS A DISTÂNCIA

A partir do segundo semestre do ano de 2008 o CESCAGE passou a ofertar em todos seus cursos de graduação e superiores de tecnologia, disciplinas na modalidade Educação a Distância (EAD).

7.1 DÚVIDAS FREQUENTES

a) Como participar das disciplinas à distância no CESCAGE?

As disciplinas serão ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No ambiente os alunos têm acesso ao conteúdo das disciplinas EAD com textos e demais atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos. Para isso o aluno deverá apenas conectar-se a web.

As atividades, que na modalidade presencial são realizadas em sala de aula, serão realizadas dentro do AVA, estando previstas em cronograma apresentado aos alunos no início do semestre. No cronograma também constam as informações sobre as atividades presenciais.

(7)

O conteúdo contemplado no Plano de Ensino das disciplinas EAD foi dividido em 12 módulos. Os módulos iniciam sempre as segundas-feiras às 9h00 e o aluno tem até 15 dias para realizar as atividades correspondentes ao módulo a partir da abertura desse.

Nas semanas em que não há módulo novo disponível é o tempo do aluno se preparar para as avaliações presenciais.

Os professores tutores estarão disponíveis para sanar dúvidas sempre no ambiente virtual de aprendizagem, através de fóruns, e-mensagens ou e-mail institucional. b) Como fazer matrícula nas disciplinas a distância?

A matrícula nessas disciplinas a distância é feita seguindo os mesmos procedimentos e critérios das disciplinas presenciais.

c) Como é realizada a avaliação?

O CESCAGE prioriza várias formas de avaliação: pesquisa, trabalhos individuais e em grupo, etc. A avaliação bimestral é presencial e obrigatória, e acontece nas instalações do CESCAGE.

O aluno será avaliado em cada uma das atividades inseridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como por exemplo, exercícios de múltipla escolha e de preencher lacunas, produção de texto, respostas no fórum de discussão, entre outros. Essas avaliações somam 40% da nota do bimestre.

Além dos exercícios disponibilizados no módulo, o aluno deverá realizar uma avaliação presencial de acordo com as datas afixadas pela Coordenação de Educação a Distância. A avaliação presencial bimestral é obrigatória e exigida por lei (Portaria nº 4059/2004 MEC). Essa avaliação ou avaliações somam 60% da nota do bimestre.

A participação do aluno nas disciplinas a distância é constatada pela quantidade e qualidade de acessos aos conteúdos de cada módulo, o que comprova a participação do mesmo nas atividades previamente estabelecidas. É importante que o aluno participe das atividades a distância, o que caracteriza o acompanhamento da disciplina e das tarefas envolvidas no mesmo.

8. TUTORIAL DE ACESSO ÀS DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A seguir apresenta-se um guia rápido para auxiliá-lo no acesso as disciplinas a distância no sistema AVA-CESCAGE.

(8)

 Acesse a página do CESCAGE através do endereço www.cescage.edu.br e clique no link “Coordenação de Educação a Distância”, na barra situada a esquerda da tela e a seguir no “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, conforme a Figura 1.

Figura 1: Página inicial do CESCAGE

 Para fazer o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), basta colocar seu “R.A. em nome de usuário e a senha: cescage” e a seguir clicar em acesso, conforme a Figura 2.

(9)

Figura 2: Página inicial de acesso ao AVA

Em seguida o sistema solicitará que a senha seja alterada. Digite sua senha atual e em seguida a nova senha (guarde essa senha e cuidado para não perdê-la).

(10)

 Após o login, abrirá uma página onde estarão as disciplinas EAD onde você está matriculado, conforme Figura 3, que traz como exemplo a disciplina de Administração rural. A seguir “clique na disciplina” na qual você está matriculado.

Figura 3: Página de acesso a disciplina

 A seguir, você terá acesso à disciplina a qual você está matriculado, conforme Figura 4. Aqui você deverá verificar com atenção a agenda do curso que traz: fórum de noticias, Fórum colaborativo, critérios de avaliação, cronograma dos módulos e provas do 1° e 2° bimestre e o tutorial das disciplinas a distância, que traz informações sobre os módulos e as avaliações.

(11)

Figura 4: Página de acesso a agenda do curso

9 DICAS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA

A modalidade de educação a distância requer estratégias de estudos diferenciadas da modalidade presencial. Nela, você constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, espaço, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes (tutor e colegas) por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 Sugestões para sua organização:

a) Na Educação a Distância, você poderá administrar seu tempo e espaço de estudo para as disciplinas/atividades, portanto, é bom contar com muita autodisciplina; b) Reserve um tempo “seu” (e tente mantê-lo) para se dedicar às atividades solicitadas; c) Como habilidades para esta modalidade de educação, aí vão três: paciência,

comunicação, e leitura, muita leitura.

d) Estabeleça um plano de estudo: determine os dias e horários para entrar no ambiente e realizar as atividades;

e) Estabeleça um tempo mínimo de estudo, conforme seu próprio ritmo e suas necessidades;

f) É importante que acesse o ambiente virtual, no mínimo menos três vezes na semana a fim de acompanhar as interações, as novidades e as propostas de atividades;

(12)

g) Antes de iniciar a disciplina, navegue no ambiente, explorando as potencialidades e funcionalidades de cada ferramenta;

h) Responda todas as atividades por escrito, mesmo que não precise enviá-las. Faça esquemas, sínteses e anotações caso considere necessário;

i) Caso você encontre dificuldades na utilização das ferramentas do ambiente, procure o CEAD-CESCAGE, lá você encontrará o assessoramento necessário para sentir-se mais seguro frente ao ambiente;

j) Procure interagir com os colegas participando das discussões propostas, ou ainda, trocando informações, idéias, reflexões, descobertas, dúvidas que eventualmente surgirem, questionamentos, etc.

k) O desenvolvimento de um processo de educação a distância, não se faz apenas através de “conteúdos”, portanto, saiba que sua atuação em termos de interação com os colegas e com o professor será imprescindível;

l) Interaja com seu professor tutor sempre que precisar ou quiser!

m) Educação a Distância não é mais fácil ou mais difícil que a educação tradicional, é só diferente; portanto, perceba em você mesmo, ao longo do processo, que habilidades você deverá melhor desenvolver para poder usufruir de tudo isso.

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção são descritos os métodos de verificação da capacidade de carga resistente de seções esbeltas descritos pela norma europeia EN 1993-1-5 (2006), que descreve

São falanges deste ponto de força aquelas que se identificam como Ogum Iara, Ogum Beira Mar, Ogum Sete Ondas etc.... São falanges de Ogum que trabalham no reino de

Questão 16 - População desocupada - São classificadas como desocupadas na semana de referência as pessoas não ocupadas nesse período, que tomaram alguma providência

y Conceituar osso do ponto de vista de sua constituição, discri- minando os elementos formadores y Conceituar osso desde o ponto de vista biomecânico, sem deixar de se referir às

 Advanced ANSP (Rede Acadêmica de Alta Velocidade) interligará as seguintes cidades: São Paulo, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Araraquara (155 Mbps) e Rib..

Tabela 4: Estimativas dos parâmetros e medidas de precisão das equações testadas para a estimativa de biomassa verde de espécies de um área de caatinga na Fazenda

Metodologia: A pesquisa tratou- se de um estudo transversal que se deu em duas etapas: inicialmente, realizou-se a busca pelas instituições credenciadas pelo Ministério da

(t) Vencimento Antecipado: o agente fiduciário poderá considerar, observado o disposto nas Cláusulas 6.26.1 e 6.26.2 da Escritura de Emissão, antecipadamente vencidas todas