• Nenhum resultado encontrado

Press Release Nº 158 ANO I Santarém - Pará, 07 de dezembro de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Press Release Nº 158 ANO I Santarém - Pará, 07 de dezembro de 2015."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281)/(93) 99146-1294 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Press Release Nº 158 ANO I Santarém - Pará, 07 de dezembro de 2015.

Câmara reúne com moradores do PAC Uruará

Moradores do PAC Uruará, estiveram na Câmara de Santarém para reunir com os vereadores sobre o fato de terem sido retirados da área, depois de vários anos que estavam residindo no local.

O vereador Silvio Amorim (PRTB), falando a ASCOM/Câmara sobre o problema, disse que a informação a Justiça foi dada erroneamente, já que lá as famílias habitam suas casas em torno de dez a 20 anos. Ele espera que de forma ordeira e pacífica, possam ser encontrados meios, formas, de derrubar a liminar, já que segundo o vereador, as famílias não podem ficar sem as suas moradias. De acordo com Silvio Amorim, moram no local em torno de 80 a 100 famílias, que agora não tem onde morar e que não podem pagar “o aluguel social de 300 reais, até porque, ninguém quer alugar casa a esse preço”, alerta.

Um dos lideres dos moradores do PAC/Uruará Claudio Corrêa, informa que a retirada dos moradores “foi de forma cruel, em cima da hora, foram derrubando as casas, inclusive algumas delas as pessoas nem estavam dentro, já que a maioria é pescador, foi uma coisa bruta”, lamenta. “Deram cinco dias para nós se retirar, não tem nem casa para alugar, no documento, estão chamando a gente de invasor, afirmando que temos menos de um ano morando no local, mas há gente que mora a mais de dez anos La, como é o meu caso, eu vou completar 18 anos que moro lá”, afirma Claudio Corrêa.

Claudio Corrêa afirma que além de terem que sair de suas casas, foram ameaçados de que se houvesse algum tipo de resistência seriam presos. “Eles não dialogam, isso é um ato covarde que estão fazendo com a gente”, ressalta.

Câmara de Santarém consolida implantação do SAPL

Para facilitar a rotina das Casas Legislativas, o Senado Federal criou em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o Programa Interlegis. O Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras Municipais.

(2)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281)/(93) 99146-1294 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Com o aumento das demandas referentes ao Processo Legislativo da Câmara Municipal de Santarém, surgiu a necessidade de implantar um sistema virtual de publicação e acompanhamento desse processo, que viesse a facilitar tanto o trabalhos dos Vereadores quanto o dos servidores do Poder Legislativo e da população em geral. A medida, segundo o presidente Reginaldo Campos, possibilitou consultas em tempo real de todas as matérias tramitadas no plenário da casa, que sejam projetos de leis como trabalhos diversos, previstos na Lei Orgânica como no Regimento Interno, garantindo o acompanhamento, por parte da própria Câmara, bem como da sociedade Santarena. Interlegis - Para facilitar a rotina das Casas Legislativas, o Senado Federal criou em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o Programa Interlegis.

Segundo Carlos Lair Maia da Silva Presidente da Comissão, que representa a Câmara de Santarém, junto ao Interlegis, os principais objetivos do Programa são modernizar e integrar o Poder Legislativo federal, estadual e municipal, bem como promover a maior transparência e interação do Poder Legislativo com a sociedade.

O Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras Municipais, e entre suas principais funções estão à manutenção da base de leis e apresentação dos trabalhos dos vereadores, consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, legislaturas e parlamentares.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal.

Em 02/01/2015 o Presidente da Câmara Municipal de Santarém baixou a Portaria nº 002-A/2015, designando o servidor Carlos Lair Maia da Silva, como presidente da Comissão, para estudar e manter contato com a Direção Executiva do Instituto Legislativo Brasileiro/ Interlegis, e solicitar a implantação e coordenar a hospedagem do Portal Modelo, como também do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, e ainda outros aplicativos disponíveis.

Desde o início do ano de 2015, esse sistema já está implantado, disponibilizado no novo site da Câmara de Santarém, no endereço: www.santarem.pa.leg.br, contando com uma equipe eficiente, formada por colaboradores do Departamento Legislativo e da Assessoria de Comunicação da Câmara de Santarém.

(3)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281)/(93) 99146-1294 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br Algumas Leis Municipais de destaque

LEI Nº 18 051 DE 29/12/2006 - PLANO DIRETOR LEI Nº 19.191 DE 28/12/2012 - CÓDIGO DE OBRAS LEI Nº 19.207 DE 28/12/2012 - CÓDIGO DE POSTURA

LEI Nº 18.180 DE 20/06/2008 - DELIMITAÇÃO DOS BAIRROS LEI Nº 17.911 DE 28/07/2005 - FILA DOS BANCOS

LEI Nº 19.135 DE 17/12/2012 - ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PMS LEI COMPLEM. Nº 004 DE 29/12/2011 - NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO

LEI COMPLEM. Nº 007 DE 28/12/2012 - PARCELAMENTO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Também já estão publicados, a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno da Câmara de Santarém e o Regime Jurídico Único. Todos os trabalhos aprovados em plenário em 2015 já estão publicados em PDF e disponíveis para consulta, podendo fazer download, impressão e etc. As Leis Municipais estão sendo publicadas em ordem cronológica inversa, já estando publicado todo o ano de 2014, e já estamos encaminhando o ano de 1997, e assim será sucessivamente.

Também é possível encontrar

Últimas legislaturas com os nomes dos vereadores eleitos; Últimas Mesas Diretoras eleitas;

Publicação para pesquisa da relação com os nomes de pessoas agraciadas com títulos honoríficos de Honra ao Mérito e Cidadão (a) de Santarém.

Publicação de todos os trabalhos com seus ofícios de encaminhamentos e respostas do ano de 2015.

Reunião técnica para esclarecer projeto de resíduos sólidos

Secretário municipal de meio ambiente Podaliro Neto; procurador jurídico do município José Maria Lima e o técnico em engenharia José Palheta, estiveram reunidos na ultima sexta-feira, (04-12), na sala dos ex-presidentes com uma comissão de vereadores, para prestar esclarecimentos técnicos sobre o projeto do executivo de resíduos sólidos, que deverá ser votado na próxima semana.

A comissão da Câmara foi formada pelos vereadores Ronan Liberal (PMDB); Gerlande Castro (PSDB); Mauricio Corrêa (PSD), sendo este o presidente da 2ª Comissão Permanente, disse que na

(4)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281)/(93) 99146-1294 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br semana em curso, o projeto de Resíduos Sólidos deve entrar em votação. De acordo com Mauricio o projeto vai dar um norte à gestão municipal, para que possa atuar na questão dos resíduos. Segundo ele, principalmente quanto ao acabamento e encaminhamento, buscando formas e meios do que é possível fazer, para que Santarém possa crescer de forma mais sustentável.

Projeto é exigência nacional - O secretário municipal de meio ambiente Podaliro Neto esclareceu

aos vereadores presentes na reunião, que o projeto de resíduos sólidos é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada município brasileiro.

De acordo com Podaliro, a partir da aprovação do projeto é que o município de Santarém vai nortear o gerenciamento integrado de gerenciamento da política de resíduos sólidos. Um dos itens contemplados na lei e que segundo Podaliro já está sendo implementado é a coleta seletiva do lixo. Com relação às taxas ambientais Podaliro Neto disse ser uma exigência do processo de municipalização da gestão ambiental, destinando em cada procedimento um valor a ser cobrado. O secretário esclarece que foi feita uma adequação da legislação estadual reaplicando a atividade municipal. Entende o secretário que com isso os processos terão andamento, hoje informa ele, são cerca de quase quatro mil processos paralisados na secretaria estadual de meio ambiente. “Com a lei das taxas ambientais, será dado mais fluxo e celeridade aos processos”, conclui Podaliro Neto.

A posição jurídica - Na análise do procurador jurídico do Município José Maria Lima, a lei vem

estabelecendo regras sobre resíduos sólidos do município. Como fazer esse gerenciamento? Como fazer com o resíduo sólido que cada um produz? “Como tem uma regra nacional e estadual, esta se fazendo agora a regra municipal”, esclarece o procurador.

Informa José Maria Lima que a lei vai direcionar quais as obrigações do poder publico e do cidadão, como ele deve se comportar em relação ao resíduo sólido que ele produz. Esclarece ainda, que a legislação vai direcionar se o Município terá que fazer campanhas de conscientização com relação aos resíduos sólidos.

VEREADORES PRESENTES: Silvio Amorim (PRTB); Silvio Neto (PSD); Reginaldo Campos (PSB); Ana Elvira Alho (PT); Júnior Tapajós (PMDB); Emir Aguiar (PR); Erasmo Maia (DEM); Chiquinho da UMES (PSDB); Luiz Alberto (PP); Gerlande Castro (PMDB); Dayan Serique (PPS); Ivete Bastos (PT); Ronan Liberal Júnior (PMDB); Marcela Tolentino (SDD); Ney Santana (PSDB); VEREADORES AUSENTES: Maurício Corrêa (PSD) está viajando e Marcílio Cunha (PMN) está doente;

(5)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281)/(93) 99146-1294 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br TRABALHOS APROVADOS

Projeto de Lei de autoria da Prefeitura Municipal de Santarém, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos de Santarém e dá outras providências.

Sessão em andamento: A sessão plenária desta segunda-feira, 07/12, continua em andamento com

uma vasta pauta, cujos resultados sobre os projetos aprovados serão encaminhados quarta-feira, (09/12), em função do feriado municipal desta terça.

Referências

Documentos relacionados

Em uma cidade do sul do país, existe um trabalho realizado pela prefeitura com relação à coleta de lixo reciclável, buscando elevar os índices de sustentabilidade. Esse

realiza ção exclusiva de exame final. h) Os alunos que n ão preencherem o formulário referido na alínea g) serão excluídos da lista da turma em que estavam inscritos,

• La conexión de aceite a alta presión en la cubierta del cojinete está indicada con el signo “+” y debe ser conectada con “OIL” en el presostato de presión diferencial de aceite

Este artigo busca compreender as necessidade do homem em relação à arquitetura que impulsionaram a transição da arquitetura moderna para a pós- moderna na

Nesse sentido, a grande novidade, ou pelo menos a ênfase, na política externa brasileira tem sido a intensificação das relações com a América Latina, tendo em vista a tentativa

Como se tal problema já não fosse suficiente para a direção da empresa tomar uma atitude mais radical em relação à utilização da estrutura de rede, nos últimos meses, a conexão

Considerando todo esse aparato legislativo, no que diz respeito a estrutura física, adminis- trativa e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e as políticas

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o poder de adsorção do furfural, um inibidor presente no licor pré-hidrolisado do bagaço do pedúnculo de caju, pelos