• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AULA. Dia: 14/06/2018 Horário: 8h30 às 12h30 Tema: Mapas Mentais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AULA. Dia: 14/06/2018 Horário: 8h30 às 12h30 Tema: Mapas Mentais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE AULA

Dia: 14/06/2018 | Horário: 8h30 às 12h30 | Tema: Mapas Mentais Discentes:

Andreza Jackson de Vasconcelos Árllon Chaves Lima Fabiana Bandeira Oliveira

OBJETIVO GERAL: Compreender os Mapas Mentais como uma técnica para geração de ideias e solução de problemas.

---

1) MATERIAL PARA ESTUDO PRÉVIO - Disponibilização do material sobre Mapas Mentais no dia 23 de maio.

➢ Artigo “Utilização de Mapas Mentais na Inclusão Digital - Glaucia Keidann” ➢ Vídeo “Como fazer Mapa Mental - EduQc” (Duração: 7 minutos)

➢ Solicitar aos alunos que instalem em seus celulares o aplicativo QR CODE.

---

2) CONHECENDO E CRIANDO OS MAPAS MENTAIS

1ª ATIVIDADE (8h30 - 9h15)

8h30 às 8h40 - DIVISÃO DOS GRUPOS: 4 trios e 1 quarteto (alunos e professores) ou 1 dupla (alunos).

- 1ª Opção: De forma eletrônica utilizando o programa QR CODE (escaneamento dos códigos distribuídos de forma aleatória), os participantes irão encontrar uma mensagem, a qual irá direcioná-los para o seu grupo.

- 2ª Opção: De forma manual utilizando envelopes distribuídos de forma aleatória, haverá dentro uma mensagem, a qual irá direcioná-los para o seu grupo).

Grupos que serão formados com suas respectivas mensagens de saudação: Grupo CREATIVE WORK - “Ser criativo não é um Hobby é um jeito de levar a vida”. Parabéns! Você foi escolhida(o) para o grupo Creative Work.

(2)

Grupo ESQUADRÃO INOVAMOS - “Inove sempre que puder. Mas, principalmente, quando não puder”. Estamos muito felizes por você ter sido escolhida(o) para o grupo Esquadrão Inovamos.

Grupo FABRICANTES DE SOLUÇÕES - “Cultivar novas ideias não é tão difícil. Difícil é livrar-se das velhas”. É com muita satisfação que escolhemos você para o grupo Fabricantes de Soluções.

Grupo OS ILUMINATIS - “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Seja bem vinda(o) ao grupo Os Iluminatis.

Grupo PRE-PA-RA Prepara que agora

É a hora do show da criatividade Os que criam e inovam

Afrontam os invejosos E os que se incomodam São expulsos da caixinha

Quando ficam de cara com o grupo PRE - PA- RA.

Bate amiga(o)! Você foi escolhida(o) para o grupo PRE-PA-RA.

8h40 às 8h45 - Apresentação do MIND MAP GAME

Objetivo: verificar a aprendizagem dos alunos, de forma lúdica e criativa, sobre o que é Mapa Mental (histórico, conceito, aplicabilidade, regras de construção, modelos e benefícios).

Materiais do jogo: adesivos coloridos para identificação dos grupos, 40 cartões marca-território coloridos, 10 cartas-perguntas e logo do jogo para o centro do tabuleiro.

8h45 às 9h15 - Execução do MIND MAP GAME

Regras do Jogo:

Passo 1 - Todos os alunos deverão colar um adesivo na sua blusa com o nome e cor do seu grupo.

Passo 2 - No chão, será montado o jogo que consiste em o logo “Mind Map Game” ao centro e ao redor às 10 cartas-perguntas numeradas.

Passo 3 - Os grupos receberão cartões marca-território com as cores da sua equipe (8 cartões por grupo).

Passo 4 - Os alunos aleatoriamente escolherão uma carta-pergunta e a Equipe Map lerá para os participantes.

(3)

Passo 5 - A ordem de resposta se dará pelo grupo que levantar primeiro a mão. Passo 6 - O grupo tem 1 minuto para se reunir e decidir qual a resposta.

Passo 7 - Um integrante do grupo apresentará a resposta para os participantes, mas os outros integrantes também poderão complementar.

Passo 8 - Se a resposta estiver correta (de acordo com o texto), o grupo coloca um cartão marca-território no local da carta-pergunta.

Passo 9 - Se a resposta for incorreta, volta para o Passo 5.

Vencedor: O grupo que tiver maior quantidade cartas marca-território no tabuleiro do jogo.

2ª ATIVIDADE (9h15 às 10h)

9h15 às 9h20 - Apresentação da DINÂMICA MAPA MENTAL COLETIVO Objetivo: Proporcionar um momento de ação e reflexão entre os alunos a partir da construção de um Mapa Mental Coletivo.

[MAPA MENTAL COLETIVO CONSTRUÍDO PELA EQUIPE MAP]

CENTRO: Mapas Mentais RAMIFICAÇÃO 1: Conceito

RAMIFICAÇÕES 1.1: Ferramenta de pensamento; Registro de informações; Organização do pensamento; Uso das capacidades mentais; Estruturar o conhecimento; Estruturar o aprendizado.

RAMIFICAÇÃO 2: Aplicabilidade

RAMIFICAÇÕES 2.1: Áreas do conhecimento; Educação; Saúde; Transporte; Lazer.

RAMIFICAÇÃO 3: Histórico

RAMIFICAÇÕES 3.1: Criador; Tony Buzan; Estudante; Dificuldades de aprendizagem, Observador do método tradicional; Psicologia; Associação; Imagem.

RAMIFICAÇÃO 4: Tipos de Mapas

RAMIFICAÇÕES 4.1: Distintos; Manual; Lápis e papel; Digital e software; Aplicativos.

(4)

RAMIFICAÇÃO 5: Componentes

RAMIFICAÇÕES 5.1: Tópicos; Subtópicos; Tema central; Palavras-chaves; Símbolos; Desenhos; Assunto abordado; Ramificações; Sentido horizontal e horário.

9h20 às 10h - Execução da DINÂMICA MAPA MENTAL COLETIVO

9h20 às 9h25 - 1º Momento - Ao som de uma música suave e relaxante será ofertada uma “Caixa de Ferramentas Criativas” contendo os materiais necessários para a construção do Mapa Mental Coletivo.

Materiais da caixa: placas personalizadas contendo palavras-chave sobre o tema, fitas durex, fitas coloridas e tesouras.

9h25 às 9h50 - 2º Momento - Ao som de uma música mais animada, os alunos terão que verificar os materiais existentes na caixa e montar de forma coletiva o Mapa Mental.

9h50 às 10h - 3º Momento - Abriremos para a turma fazer uma breve explanação sobre o que aprenderam durante a atividade.

---

3) APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA CONSTRUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS (10h15 às 10h30)

1º Momento - Apresentação da SITUAÇÃO-PROBLEMA

Objetivo: Apresentar a situação-problema a partir de um contexto socioeconômico e cultural da realidade dos alunos.

[EXIBIÇÃO DO VÍDEO SITUAÇÃO-PROBLEMA]

ROTEIRO DO VÍDEO DA APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Personagens Fabiana - Narradora

Árllon - Reitor Prof. Emmanuel Tourinho Andreza - Profa. Marianne Eliasquevici

[CENÁRIO: ENTRADA DO NITAE]

Narradora: Na universidade Federal do Pará (UFPA) os professores dos diferentes institutos estão preocupados em preparar os alunos da graduação para serem atuantes em um mundo em constante transformação e assim

(5)

ajudá-los a desenvolverem as competências e habilidades específicas para o século 21, certo?

Tudo certo, exceto pelo fato de que os professores da UFPA, ainda não encontraram uma estratégia criativa e inovadora para desenvolver essas competências e habilidades e assim oferecer a melhor formação possível.

E nesse contexto de busca de soluções para uma formação profissional significativa e contextualizada, o Excelentíssimo Reitor faz uma visita ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior.

[CENÁRIO: SECRETARIA DO PPGCIMES]

Reitor: Bom dia, professora!

Coordenadora do PPGCIMES: Bom dia, professor!

Reitor: Professora, venho aqui em busca de uma solução para o nosso atual cenário acadêmico, o qual está passando por diversas transformações socioeconômicas e culturais que precisam ser compreendidas e acompanhadas pela nossa universidade.

Coordenadora: O senhor tem razão professor, a sociedade vive em constante movimento e nos educadores temos que estar preparados para acompanhá-la. Um exemplo claro dessa situação é a inserção das tecnologias cada vez mais presente em sala de aula e das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Reitor: Então professora, conhecendo a proposta do PPGCIMES eu gostaria de saber qual a possibilidade de criarmos um projeto para estimular as competências e habilidades dos nossos estudantes da graduação, de forma atrativa e prazerosa. Como o mestrado de vocês é sobre Criatividade e Inovação no Ensino Superior, acredito que podem desenvolver um excelente projeto!

Coordenadora: Achei ótima a sua ideia, professor! Inclusive isso é algo que procuramos desenvolver nos nossos alunos. Vou apresentar essa proposta na reunião de conselho do programa.

Reitor: Obrigado professora! Conto com o apoio de vocês.

Narradora: A proposta do Reitor foi bem recebida e pelo colegiado do PPGCIMES e no dia 24 de maio, a coordenadora apresenta para a turma de 2018 a proposta de projeto a ser desenvolvida pelos professores e mestrandos. Coordenadora: Bom dia, gente! Temos uma missão! O reitor há algumas semanas veio conversar conosco e solicitou que elaborássemos um projeto diferenciado, dinâmico e motivador voltado para os alunos da graduação. E por isso venho aqui pedir a ajuda de vocês para darem sugestões para esse projeto que tem como situação-problema o seguinte questionamento.

(6)

SITUAÇÃO-PROBLEMA - Como estimular competências e habilidades do século 21, por meio de momentos culturais criativos e inovadores, destinados à socialização dos graduandos da UFPA de diferentes áreas do conhecimento?

---

INTERVALO (10h30 às 10h45)

---

4) CRIANDO OS MAPAS MENTAIS (10h45 às 12h15)

10h45 às 11h45 - CONSTRUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS Mapa Manual ou Mapa Digital (Software escolhido pelos alunos)

Objetivo: Proporcionar um momento de ação e reflexão entre os alunos a partir da construção de um Mapa Mental Coletivo.

10h45 às 12h05 - APRESENTAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS 3 min + 2 min de tolerância

12h05 às 12h15 - FEEDBACK DE EQUIPE MAP 3 min para cada integrante da equipe.

12h15 às 12h30 - FEEDBACK DA TURMA E PROFESSORES Tempo Livre

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Estes indivíduos foram submetidos a TAR tendo obtido como resultados uma percentagem de sucesso de 97%, em que o número médio de aplicações de radiofrequência foi 6, o número

Foram realizadas análises de pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, açúcares, cor, atividade de água, vitamina C, antocianinas totais e carotenóides totais,

Quadros aponta ainda que, no caso da escola proporcionar o ensino do português oral, ou seja, auxiliar o aluno surdo a desenvolver a capacidade de oralizar, através de

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em

1°) será classificado o que tiver obtido maior nota, pela ordem, na prova de: a) Matemática (discursiva); b) Física (discursiva); c) Redação; d) Conhecimentos Gerais;.. 2°) se

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

O Royal College of Obstetricians and Gynaecologists preconiza o emprego da imunoglobulina anti-D quando a ameaça de abortamento ocorre após 12 semanas de