• Nenhum resultado encontrado

Coordenação-Geral de Tributação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação-Geral de Tributação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Coordenação-Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 98.276 - Cosit Data 08 de outubro de 2018

Processo 10010.020206/0917-12

Interessado TIMBRO COMÉRCIO EXTERIOR LTDA.

CNPJ/CPF 12.116.971/0001-80

ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS Código NCM: 9004.10.00

Mercadoria: Óculos de sol amovíveis montados em armação com lentes

de apresentação não corretivas.

Dispositivos Legais: RGI 1, RGI 3b e RGI 6 da TEC, aprovada pela

Resolução Camex nº 125, de 2016, e da Tipi, aprovada pelo Dec. nº 8.950, de 2016, e subsídios extraídos das Nesh, aprovadas pelo Dec. nº 435, de 1992, e atualizadas pela IN RFB nº 1.788, de 2018.

Relatório

A pessoa jurídica qualificada nos autos deste processo formulou consulta sobre a classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) constante na Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex nº 125, de 15 de dezembro de 2016, e na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016, para a mercadoria abaixo especificada:

“1. Nome vulgar, comercial, científico e técnico:

Óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas (site http://busca.chillibeans.com.br/busca?q=multi)

2. Marca registrada, modelo, tipo:

Chilli Beans, modelos diversos, armação para óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas

3. Fabricante:

Hang Fai Optical Industry, Wenzhou Foreign Trade, Cheng Yi Optical Ltd, Wenzhou Oriental Import, Wenzhou Hivision Eyewear

4. Descrição da mercadoria:

Óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas

(2)

5. Forma ou formato (líquido, pó, escamas, blocos, chapas, tubos, perfis, entre outros):

Óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas

6. Dimensões e peso líquido:

Cerca de 15 cm, com peso líquido de 0,20 a 0,35kg

7. Apresentação e tipo de embalagem (a granel, tambores, caixas, sacos, doses, entre outros), com as respectivas capacidades em peso ou em volume:

Unidades embaladas em plástico bolha para proteção e caixa de papelão para transporte

8. Matéria ou materiais de que é constituída a mercadoria e suas percentagens em peso ou em volume, ou ainda seus componentes:

Armação de plástico, policarbonato, nylon, acetato, metal 9. Função principal e secundária:

Função principal óculos solar e função secundária armação para óculos 10. Princípio e descrição do funcionamento:

Óculos de sol, montados em armação com lentes de apresentação não-corretivas

11. Aplicação, uso ou emprego:

Óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas

(...)

16. Classificação adotada e pretendida, com os correspondentes critérios utilizados:

9004.10.00 - Óculos de sol, conforme parecer anexo, por se tratar de óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação (não corretivas)"

2. Imagem da mercadoria extraída do Parecer anexado a estes autos pela consulente:

(3)

S

Soolluuççãão de Consulta n.º 98.276o Cosit

Fls. 3

3. Uma vez sanada a irregularidade relativa à ausência de documento de identificação do mandatário da consulente, deu-se por satisfeitos os requisitos formais para a presentação da consulta e o processo foi remetido ao Centro de Classificação de Mercadorias (Ceclam) para análise.

4. É o relatório.

Fundamentos

5. Trata-se da classificação fiscal da mercadoria descrita como "óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas", ou seja, está sob exame com vista à classificação fiscal, um conjunto formado por óculos de sol amovível montado sobre um óculos, com lentes não trabalhadas opticamente (lentes de apresentação).

6. Preliminarmente, saliente-se que os processos administrativos de consulta sobre classificação fiscal de mercadorias, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), são regidos pela Instrução Normativa (IN) RFB nº 1.464, de 8 de maio de 2014, com as alterações introduzidas pela IN RFB nº 1.705, de 13 de abril de 2017, e a classificação subordina-se à observância das Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado (RGI/SH), constantes do Anexo à Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, aprovada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 71, de 11 de outubro de 1988, e promulgada pelo Decreto nº 97.409, de 23 de dezembro de 1988, com posteriores alterações aprovadas pelo Secretário da Receita Federal do Brasil, por força da competência que lhe foi delegada pelo art. 2º do Decreto nº 766, de 3 de março de 1993.

7. Também devem ser observadas as Regras Gerais Complementares do Mercosul (RGC/NCM) e a Regra Geral Complementar da Tipi (RGC/Tipi), além dos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas (OMA), dos Ditames do Mercosul, e, subsidiariamente, das Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh), que foram internadas no Brasil por meio do Decreto nº 435, de 27 de janeiro de 1992, e constituem orientações e esclarecimentos de caráter subsidiário que devem ser utilizados para nortear a classificação de mercadorias, embora não possuam força legal. Sua versão atual - da qual cabe reproduzir, a seguir, trecho os esclarecimentos das Considerações Gerais do Capítulo 17, o trecho abaixo - foi aprovada pela IN RFB nº 1.788, de 08 de fevereiro de 2018, por força da delegação de competência outorgada pelo art. 1º da Portaria MF nº 91, de 24 de fevereiro de 1994.

8. No caso concreto em exame, tratando-se de artigo óptico, a investigação classificatória é remetida, de início, para a Seção XVIII e, nesta Seção, o Capítulo 90 está apto a abrigar a mercadoria em análise, uma vez que ele compreende, entre outras coisas, os instrumentos e aparelhos de óptica.

9. No Capítulo 90, verifica-se que a posição 90.04 da NCM/SH, em conformidade com a RGI 11, fornece abrigo à mercadoria de que aqui se cuida, pois seu texto

1

Os títulos das Seções, Capítulos e Subcapítulos têm apenas valor indicativo. Para os efeitos legais, a classificação é determinada pelos textos das posições e das Notas de Seção e de Capítulo e, desde que não sejam contrárias aos textos das referidas posições e Notas, pelas Regras seguintes.

(4)

refere-se a "óculos para correção, proteção ou outros fins, e artigos semelhantes". Ratifica essa posição as Nesh correpondentes, de cujo teor reproduz-se o trecho a seguir:

A presente posição agrupa um conjunto de artigos que consistem habitualmente numa armação provida de vidro ou de outras matérias, que se destinam a serem colocadas em frente dos olhos, seja para corrigir alguns defeitos da visão, protegê-los de poeiras, fumaças, gases, etc., seja para evitar ofuscamento pela claridade, seja ainda para certos fins especiais (óculos estereoscópicos para filmes “tridimensionais”, por exemplo).

(...)

Classificam-se também aqui os óculos denominados “de mergulho” (“submarinos”) (para pesca submarina, explorações submarinas, etc.), os óculos complementares amovíveis que se adaptam noutros óculos (geralmente corretivos) e exercem a função de simples filtros de proteção ou de elementos complementares de correção, os óculos polarizantes (mesmo com armação de cartão) com “lentes” de plástico, para filmes tridimensionais.

(...)

(grifou-se) 10. Note-se que a posição 90.04 desdobra-se nas seguintes subposições:

9004.10 Óculos de sol 9004.90 Outros

(grifou-se)

11. Nesse ponto, cumpre observar que a mercadoria que ora se examina é constituída pela reunião de dois artigos distintos: os óculos com lentes de apresentação e os óculos, sem hastes, com lentes escuras de proteção contra raios solares, cuja utilização depende do primeiro artigo, visto que é sobre ele (o primeiro) montado. Assim sendo, por aplicação da RGI 3b2, que prescreve ao caso a classificação pelo artigo que confira ao conjunto (óculos com lentes de apresentação e óculos de sol) sua característica essencial.

12. Ora, na forma em que é apresentado o conjunto para classificação, o produto presta-se à proteção contra raios solares (óculos de sol) e a servir de armação para outras lentes. Destarte, a característica essencial do produto, vale repetir, na forma em que apresentado, é de óculos de sol e, portanto, o conjunto, em conformidade com a RGI 3b, deve ser classificado no código da NCM destinado aos óculos de sol. Assim sendo, por observância da RGI 63, a mercadoria objeto da consulta classifica-se na subposição 9004.10, uma vez que

2

Os produtos misturados, as obras compostas de matérias diferentes ou constituídas pela reunião de artigos diferentes e as mercadorias apresentadas em sortidos acondicionados para venda a retalho, cuja classificação não se possa efetuar pela aplicação da Regra 3a), classificam-se pela matéria ou artigo que lhes confira a característica essencial, quando for possível realizar essa determinação.

3

A classificação de mercadorias nas subposições de uma mesma posição é determinada, para efeitos legais, pelos textos dessas subposições e das Notas de subposição respectivas, bem como, mutatis mutandis, pelas Regras precedentes, entendendo-se que

(5)

S

Soolluuççãão de Consulta n.º 98.276o Cosit

Fls. 5

esta subposição é específica para óculos de sol e a subposição 9004.90 é residual, destinada, portanto, a todos os demais tipos de óculos.

13. Aqui, cabe observar que a subposição 9004.10 é fechada, não comportando desdobramentos no âmbito regional e, portanto, a mercadoria descrita como óculos de sol amovíveis montados em armação com lentes de apresentação não corretivas classifica-se no código 9004.10.00 da NCM/SH.

apenas são comparáveis subposições do mesmo nível. Na acepção da presente Regra, as Notas de Seção e de Capítulo são também aplicáveis, salvo disposições em contrário.

Conclusão

14. Com base nas Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado RGI 1 (texto da posição 90.04), RGI 3B e RGI 6 (texto da subposição 9004.10) constante da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex n.º 125, de 2016, e da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 2016, o produto objeto da consulta formulada neste processo classifica-se no código NCM/SH 9004.10.00.

Ordem de Intimação

Aprovada a Solução de Consulta pela Turma constituída pela Portaria RFB n.º 1.921, de 13 de abril de 2017, à sessão de 08 de outubro de 2018.

Divulgue-se e publique-se nos termos do art. 28 da Instrução Normativa RFB nº 1.464, de 8 de maio de 2014.

Remeta-se o presente processo para ciência à consulente e demais providências cabíveis.

(Assinado Digitalmente)

IVANA SANTOS MAYER AUDITORA-FISCAL DA RFB

Membro da 1ª Turma

(Assinado Digitalmente)

MARLI GOMES BARBOSA AUDITORA-FISCAL DA RFB Membro da 1ª Turma (Assinado Digitalmente) NEY CAMARA DE CASTRO AUDITOR-FISCAL DA RFB Membro da 1ª Turma (Assinado Digitalmente)

SÍLVIA DE BRITO OLIVEIRA AUDITORA-FISCAL DA RFB

Membro da 1ª Turma Relatora

(Assinado Digitalmente)

ÁLVARO A. DE VASCONCELOS LEITE RIBEIRO

AUDITOR-FISCAL DA RFB

(6)
(7)

Coordenação-Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 98.276 - Cosit Data 08 de outubro de 2018

Processo

Interessado

CNPJ/CPF

ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS Código NCM: 9004.10.00

Mercadoria: Óculos de sol amovíveis montados em armação com lentes

de apresentação não corretivas.

Dispositivos Legais: RGI 1, RGI 3b e RGI 6 da TEC, aprovada pela

Resolução Camex nº 125, de 2016, e da Tipi, aprovada pelo Dec. nº 8.950, de 2016, e subsídios extraídos das Nesh, aprovadas pelo Dec. nº 435, de 1992, e atualizadas pela IN RFB nº 1.788, de 2018.

Relatório

A pessoa jurídica qualificada nos autos deste processo formulou consulta sobre a classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) constante na Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex nº 125, de 15 de dezembro de 2016, e na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016, para a mercadoria abaixo especificada:

(...)

2. Imagem da mercadoria extraída do Parecer anexado a estes autos pela consulente:

(8)

3. Uma vez sanada a irregularidade relativa à ausência de documento de identificação do mandatário da consulente, deu-se por satisfeitos os requisitos formais para a presentação da consulta e o processo foi remetido ao Centro de Classificação de Mercadorias (Ceclam) para análise.

4. É o relatório.

Fundamentos

5. Trata-se da classificação fiscal da mercadoria descrita como "óculos de sol, montados em armações com lentes de apresentação não-corretivas", ou seja, está sob exame com vista à classificação fiscal, um conjunto formado por óculos de sol amovível montado sobre um óculos, com lentes não trabalhadas opticamente (lentes de apresentação).

6. Preliminarmente, saliente-se que os processos administrativos de consulta sobre classificação fiscal de mercadorias, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), são regidos pela Instrução Normativa (IN) RFB nº 1.464, de 8 de maio de 2014, com as alterações introduzidas pela IN RFB nº 1.705, de 13 de abril de 2017, e a classificação subordina-se à observância das Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado (RGI/SH), constantes do Anexo à Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, aprovada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 71, de 11 de outubro de 1988, e promulgada pelo Decreto nº 97.409, de 23 de dezembro de 1988, com posteriores alterações aprovadas pelo Secretário da Receita Federal do Brasil, por força da competência que lhe foi delegada pelo art. 2º do Decreto nº 766, de 3 de março de 1993.

7. Também devem ser observadas as Regras Gerais Complementares do Mercosul (RGC/NCM) e a Regra Geral Complementar da Tipi (RGC/Tipi), além dos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas (OMA), dos Ditames do Mercosul, e, subsidiariamente, das Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh), que foram internadas no Brasil por meio do Decreto nº 435, de 27 de janeiro de 1992, e constituem orientações e esclarecimentos de caráter subsidiário que devem ser utilizados para nortear a classificação de mercadorias, embora não possuam força legal. Sua versão atual - da qual cabe reproduzir, a seguir, trecho os esclarecimentos das Considerações Gerais do Capítulo 17, o trecho abaixo - foi aprovada pela IN RFB nº 1.788, de 08 de fevereiro de 2018, por força da delegação de competência outorgada pelo art. 1º da Portaria MF nº 91, de 24 de fevereiro de 1994.

8. No caso concreto em exame, tratando-se de artigo óptico, a investigação classificatória é remetida, de início, para a Seção XVIII e, nesta Seção, o Capítulo 90 está apto a abrigar a mercadoria em análise, uma vez que ele compreende, entre outras coisas, os instrumentos e aparelhos de óptica.

(9)

S

Soolluuççãão de Consulta n.º 98.276o Cosit

Fls. 3

refere-se a "óculos para correção, proteção ou outros fins, e artigos semelhantes". Ratifica essa posição as Nesh correpondentes, de cujo teor reproduz-se o trecho a seguir:

A presente posição agrupa um conjunto de artigos que consistem habitualmente numa armação provida de vidro ou de outras matérias, que se destinam a serem colocadas em frente dos olhos, seja para corrigir alguns defeitos da visão, protegê-los de poeiras, fumaças, gases, etc., seja para evitar ofuscamento pela claridade, seja ainda para certos fins especiais (óculos estereoscópicos para filmes “tridimensionais”, por exemplo).

(...)

Classificam-se também aqui os óculos denominados “de mergulho” (“submarinos”) (para pesca submarina, explorações submarinas, etc.), os óculos complementares amovíveis que se adaptam noutros óculos (geralmente corretivos) e exercem a função de simples filtros de proteção ou de elementos complementares de correção, os óculos polarizantes (mesmo com armação de cartão) com “lentes” de plástico, para filmes tridimensionais.

(...)

(grifou-se) 10. Note-se que a posição 90.04 desdobra-se nas seguintes subposições:

9004.10 Óculos de sol 9004.90 Outros

(grifou-se)

11. Nesse ponto, cumpre observar que a mercadoria que ora se examina é constituída pela reunião de dois artigos distintos: os óculos com lentes de apresentação e os óculos, sem hastes, com lentes escuras de proteção contra raios solares, cuja utilização depende do primeiro artigo, visto que é sobre ele (o primeiro) montado. Assim sendo, por aplicação da RGI 3b2, que prescreve ao caso a classificação pelo artigo que confira ao conjunto (óculos com lentes de apresentação e óculos de sol) sua característica essencial.

12. Ora, na forma em que é apresentado o conjunto para classificação, o produto presta-se à proteção contra raios solares (óculos de sol) e a servir de armação para outras lentes. Destarte, a característica essencial do produto, vale repetir, na forma em que apresentado, é de óculos de sol e, portanto, o conjunto, em conformidade com a RGI 3b, deve ser classificado no código da NCM destinado aos óculos de sol. Assim sendo, por observância da RGI 63, a mercadoria objeto da consulta classifica-se na subposição 9004.10, uma vez que

2

Os produtos misturados, as obras compostas de matérias diferentes ou constituídas pela reunião de artigos diferentes e as mercadorias apresentadas em sortidos acondicionados para venda a retalho, cuja classificação não se possa efetuar pela aplicação da Regra 3a), classificam-se pela matéria ou artigo que lhes confira a característica essencial, quando for possível realizar essa determinação.

3

A classificação de mercadorias nas subposições de uma mesma posição é determinada, para efeitos legais, pelos textos dessas subposições e das Notas de subposição respectivas, bem como, mutatis mutandis, pelas Regras precedentes, entendendo-se que

(10)

esta subposição é específica para óculos de sol e a subposição 9004.90 é residual, destinada, portanto, a todos os demais tipos de óculos.

13. Aqui, cabe observar que a subposição 9004.10 é fechada, não comportando desdobramentos no âmbito regional e, portanto, a mercadoria descrita como óculos de sol amovíveis montados em armação com lentes de apresentação não corretivas classifica-se no código 9004.10.00 da NCM/SH.

apenas são comparáveis subposições do mesmo nível. Na acepção da presente Regra, as Notas de Seção e de Capítulo são também aplicáveis, salvo disposições em contrário.

Conclusão

14. Com base nas Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado RGI 1 (texto da posição 90.04), RGI 3B e RGI 6 (texto da subposição 9004.10) constante da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex n.º 125, de 2016, e da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 2016, o produto objeto da consulta formulada neste processo classifica-se no código NCM/SH 9004.10.00.

Ordem de Intimação

Aprovada a Solução de Consulta pela Turma constituída pela Portaria RFB n.º 1.921, de 13 de abril de 2017, à sessão de 08 de outubro de 2018.

Divulgue-se e publique-se nos termos do art. 28 da Instrução Normativa RFB nº 1.464, de 8 de maio de 2014.

Remeta-se o presente processo para ciência à consulente e demais providências cabíveis.

(Assinado Digitalmente)

IVANA SANTOS MAYER AUDITORA-FISCAL DA RFB

Membro da 1ª Turma

(Assinado Digitalmente)

MARLI GOMES BARBOSA AUDITORA-FISCAL DA RFB Membro da 1ª Turma (Assinado Digitalmente) NEY CAMARA DE CASTRO AUDITOR-FISCAL DA RFB Membro da 1ª Turma (Assinado Digitalmente)

SÍLVIA DE BRITO OLIVEIRA AUDITORA-FISCAL DA RFB

Membro da 1ª Turma Relatora

(Assinado Digitalmente)

ÁLVARO A. DE VASCONCELOS LEITE RIBEIRO

AUDITOR-FISCAL DA RFB

(11)

S

Soolluuççãão de Consulta n.º 98.276o Cosit

Referências

Documentos relacionados

Experimente repetir a configuração utilizando outro código, indicado para a sua marca, ou inicie outra vez a Configuração por Busca Automática para localizar o código correcto.

Opel: estreia mundial do novo Antara e antevisão do Novo Corsa Sport (Van) A versão de produção do novo Opel Antara é mais uma estreia mundial do Salão Automóvel de Paris.. Este

Importante destacar que se forem retomadas as respostas do questionário aplicado aos discentes e servidores da EEEFM Honório Fraga, conforme pode ser observado

A subsidiária da COPASA MG foi criada pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma das principais riquezas turísticas do Estado –

a cargo da Comissão de Sindicância composta pelos servidores Anderson João Onofre, Audea Naconechen Volanin e Terezinha Mazur a qual terá o prazo de trinta (30) dias, a partir da

fase de conclusão de curso de graduação e, para o processo seletivo para o Curso de Doutorado, os candidatos em fase de conclusão de curso de Mestrado, desde que comprovem

e votação do Relatório da Diretoria, Balanço Patrimonial e demais Demonstrações Financeiras da Companhia, relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2020; (ii) destinação

Finalmente, obtemos o histograma, fazendo alguns ajustes ao gráfico de colunas do Excel, e a média dos valores através da função MÉDIA(). Aprenderemos mais sobre