• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA DA ARTE BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA DA ARTE BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lista de Atividades

Aluno(a):

01. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

a.( ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal fazem parte do estilo barroco.

b( ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.

c.( ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.

d.( ) O ―Juízo Final‖ pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, foi sem dúvida alguma, uma das primeiras obras com característica barrocas.

e.( ) A arte barroca originou-se na Itália e não tardou a espalhar-se pela Europa e também pela América. f.( ) O Barroco desenvolveu-se igualmente nos diversos países em que se manifestou, realização raramente conquistada pelos outros movimentos artísticos existentes, fazendo com que o Barroco se diferencie dos demais em termos de importância.

g.( ) A arte barroca foi um dos meios de propagar o Protestantismo e ampliar sua influência.

02. No século XVI a Igreja Católica passa por um período de decadência, pois surgem movimentos como o Humanismo e a Reforma. Como retomada de sua posição perante a sociedade a igreja reagiu com a Contra Reforma e passou a decorar seus templos com suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja pela magnitude de suas igrejas, seja por suas obras de arte. Daí, contratando artistas, arquitetos e escultores produziram um dos maiores acervos culturais do mundo dos quais o Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge então o Barroco, nome originado de um termo usado para designar uma pérola mal formada. Quanto à arte do período Barroco assinale a alternativa CORRETA:

a) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como ―chiaro scuro‖ ou claro e escuro. b) A expressão dramática e os gestos amplos não são marcas da escultura barroca. c) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais. d) É na arquitetura barroca que surgem as abóbadas.

e) É na arquitetura que surgem as colunas dóricas.

série

Ensino Médio

Turma: A ( ) / B ( ) Professor(a): Andréa Amorim

DIA: MÊS: 06

2016

HISTÓRIA DA ARTE – BARROCO, BARROCO BRASILEIRO, CONTEÚDOS ANTERIORES

(2)

03. O Rococó foi um movimento diferente dos demais movimentos artísticos dos séculos anteriores. Quanto às características do Rococó assinale a alternativa CORRETA:

a) As cores do Rococó são exceção, pois acompanham as tendências de cores do barroco.

b) As paredes e tetos da arquitetura do rococó eramdecorados com temas extremamente pesados. c) As cores de tons azul e rosa são predominantes na pintura.

d) Elementos de luxo como a porcelana não são aceitosem interiores considerados sagrados. e) Todas as alternativas estão corretas

04. Sobre as artes do século XVII, assinale o que for correto.

01) Durante esse século, a arquitetura barroca foi largamente praticada no Brasil, principalmente na região de Minas Gerais.

02) Durante esse período, a cidade de Roma passou por um período de grande desenvolvimento artístico, principalmente devido ao incentivo da Igreja.

04) Os atuais Países Baixos, estando sob a dominação espanhola, não conseguiram, por falta de recursos econômicos, desenvolver uma produção artística importante durante esse período.

08) A escultura David, obra maior de Bernini, é um dos marcos artísticos desse período.

16) A França, devido às drásticas mudanças sociais ocasionadas pela Revolução Francesa, conheceu um retorno aos valores estéticos clássicos.

a) ( )Todos os itens estão corretos. b) ( )Todos os itens estão falsos. c) ( )Apenas o item I está falso. d) ( )Apenas o item III está correto.

05. O objetivo do homem pré-histórico ao desenhar nas paredes das grandes cavernas era: a) uma forma de se comunicar com os deuses da pré-história;

b) sua religião formal para obtenção das bênçãos divinas;

c) prender sua alma para usá-Ia como alimento diário e em rituais de fertilidade; d) aprisionar a alma do animal para torná-Io vulnerável e fácil de ser capturado; e) prender seu espírito para utilizar rituais de fertilidade.

06. Em relação as primeiras formas de arquitetura e as descobertas junto ao fogo feitas pelo homem do Neolítico, nessa ordem, foram:

a) menir e dorme/ cerâmica e metalurgia; b) menir e acordas/ olaria e fundição; c)menir e dólmen/ cerâmica e metalurgia; d)menus e dolmen/ cerâmica e metalurgia;

(3)

e) menir e dolmen / olaria e metalurgia.

07. As pinturas feitas nas paredes das cavernas são também conhecidas como pintura rupestre que quer dizer:

a) Gravado ou uma boa caçada;

b) Uma boa caçada ou traçado na rocha; c) gravado ou traçado na rocha;

d) Traçado na rocha ou grafismo; e) Gratismo ou gravado na rocha.

08. As colunas que sustentavam os templos gregos eram formadas por três partes e apresentavam diferentes formas, caracterizando três estilos gregos. Temos então, respectivamente:

a) dórico, jônico e coríntio/base, fuste e flamengo; b) base, troste e capitel/ dórico, jânico e coríntio; c) quartel, forte e capitel/dárico, jônico e coríntio; d) base, fuste e capitel/ dórico, jônico e coríntio; e) base, fortes e capitel/ dórico, jônico e remo.

09. O Humanismo foi um movimento que não pode ser definido por:

a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais.

b) ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração. c) romper os limites religiosos impostos pela Igreja da época.

d) centrar-se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas".

e) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais

10.A obra de Jan van Eyck — O casal Arnolfini (1434) — revela traços marcantes da pintura renascentista. Entre esses traços presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temática. a) burguesa, religiosa e o liberalismo.

b) religiosa, cotidiana e a retomada dos valores greco-romanos. c) cotidiana, realista e a perspectiva.

d) cotidiana, religiosa e o cientificismo.

(4)

11. ―Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Como é infinito em faculdades! Em forma e movimentos, como é expressivo e maravilhoso! Nas ações, como se parece com um anjo! Na inteligência, como se parece com um deus! A maravilha do mundo! O padrão de todos os seres criados!‖

Hamlet, William Shakespeare, trad., São Paulo: Martin Claret, 2002, p.47.

Nesse trecho do Hamlet de William Shakespeare podemos identificar algumas características:

a) Do Catolicismo, com a afirmação da arte como um ofício religioso. b) Do Protestantismo, com a perspectiva da infalibilidade dos escritos bíblicos. c) Do Hedonismo, com a identificação da beleza como uma manifestação do espírito divino. d) Do Renascimento, com a valorização do homem como o centro ou a medida do Universo.

e) Do Teocentrismo, com a negação da influência do classicismo greco-romano.

12. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.

13. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

( ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade greco-romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.

( ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.

( ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do faraó.

( ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.

=> A sequencia correta é: a) F, F, V, V

b) F, V, F, F c) V, V, F, F d) V, F, V, V

(5)

e) NDA

14 - Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Na pintura, frequentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela. b) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.

c) O artista Barroco está fortemente ligado ao misterioso, ao sobrenatural e ao mitológico. d) Há uma tendência para a utilização da cor preta.

e) Não há representação em perspectiva.

15 - Assinale a alternativa correta sobre a arte do Barroco no Brasil.

a) No Brasil colônia, as vilas e as cidades eram uniformes, e as casas eram construídas sobre o alinhamento das vias públicas.

b) O Barroco no Brasil desenvolveu-se até o início do século XX, quando esse movimento artístico foi substituído pelo Modernismo.

c) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado à Igreja Católica.

d) Os artistas brasileiros desse movimento artístico não praticaram a escultura, tendo praticado apenas a pintura e a arquitetura.

e) Os arquitetos europeus responsáveis pelas igrejas da região missionária do Sul do país no século XV e XVIII incorporam às construções traços da arquitetura barroca.

16 - Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres como o mármore, a principal era:

a) O granito. b) A pedra-pomes. c) O quartzo. d) A pedra-sabão. e) O bronze

17 - Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

(6)

a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação. b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais. c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino. d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares. e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

18 - Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do Arcadismo no Brasil,

I – O cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de ideias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica de arte.

II – Pessimismo, gosto pelo paradoxo e pelas antíteses, culto do contraste são algumas das características do estilo barroco.

III – Profundamente relacionado com a Contra-Reforma, o estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.

IV – Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil.

São corretas, apenas: a) I e II.

b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV

Referências

Documentos relacionados

A fé não é um mecanismo pelo qual se tira proveito de Deus, como tem sido ensinada pela mídia televisiva e tantas outras Igrejas chamadas neopentecostais.. Ela é dada pelo próprio

Por fim, quando perguntados sobre qual será o foco dos esforços e investimentos para aumento da produtividade na construção civil nos próximos dois anos, os profissionais indicam

O presente trabalho de investigação tem como objetivo principal analisar a ex- periência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts (NTN). Para

A oficina foi avaliada positivamente pelos participantes, com destaque para os comentários que ressaltaram o encontro como uma oportunidade ímpar para o

“Aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos

Se os pequenos comeram os       grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não       bastam cem pequenos, nem mil, para um só

[r]

Versão Pública 68. Em 2010 apenas a Somincor adquiriu instrumentos de moagem à Magotteux. Também neste mercado relevante a operação de concentração tem natureza