• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Questões ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Questões ( )"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Caderno de Questões ( https://www.tecconcursos.com.br/s/Q1KU3O )

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública

Questão 1: Instituto AOCP - Cont (Pref Betim)/Pref Betim/2020

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Prefeitura Municipal de Betim (MG) deverá publicar, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o/a a) Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

b) Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). c) Declaração das Contas Anuais (DCA).

d) Cadastro de Dívida Pública (CDP). e) Declaração de Competência Tributária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1224417

Questão 2: GUALIMP - Tec (Pref Areal)/Pref Areal/Contabilidade/2020

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Em conformidade com a Lei complementar nº 101 de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, analise as proposições e responda.

I. Receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar.

II. Despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício.

III. Despesas, por função e subfunção.

O relatório resumido da execução orçamentária, previsto pela Constituição Federal, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de demonstrativos da execução das proposições:

a) I, somente. b) II, somente. c) I, II e III. d) III, somente.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1293300

Questão 3: IBAM - CI (Pref Piracaia)/Pref Piracaia/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com o que preconiza o §3° do art. 165 da Constituição cumpre ao Poder Executivo publicar, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária - RREO. Indique, dentre as alternativas abaixo, aquela que contempla demonstrativo que integra tão somente o RREO referente ao último bimestre do exercício.

a) Dos Restos a pagar por Poder e Órgão. b) Do Resultado Nominal.

c) Da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos. d) Do Resultado Primário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/769686

Questão 4: IBAM - CI (CM Santo André)/CM Santo André/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) é um dos instrumentos de transparência da gestão fiscal que, ao ser elaborado bimestralmente, deverá ser acompanhado, dentre outros, do seguinte demonstrativo:

a) do montante das disponibilidades de caixa em 31 de dezembro.

b) da liquidação das operações de créditos por antecipação de receitas orçamentárias. c) do comparativo com os limites estabelecidos pela LRF da despeda total com pessoal. d) da receita e da despesa previdenciária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/816239

Questão 5: VUNESP - CI (UNIFAI)/UNIFAI/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Segundo a Constituição Federal do Brasil de 1988, o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais deverão ser estabelecidos por Leis do Poder Executivo, sendo que o prazo para o poder executivo publicar o relatório resumido da execução orçamentária, após o encerramento de cada bimestre, é de

(2)

b) 30 dias. c) 45 dias. d) 60 dias. e) 90 dias.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/825958

Questão 6: VUNESP - Cont (CM Tatuí)/CM Tatuí/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Demonstrativo da Receita Corrente Líquida que integra o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem como principal objetivo servir de parâmetro para a) os limites com a dívida consolidada líquida.

b) os limites com despesas de custeio.

c) os limites de gastos com amortização da dívida. d) os limites da dívida externa.

e) o montante das reservas internacionais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/851775

Questão 7: FUNDATEC - Tes (Gramado)/Pref Gramado/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária constitui-se tanto para a Administração Pública quanto para os órgãos de controle um valioso instrumento de acompanhamento da execução orçamentária. Esse relatório será elaborado e publicado pelo Poder Executivo com o seguinte conteúdo:

a) Balanço Orçamentário por Categoria Econômica: receitas por grupo de natureza e despesas por fonte.

b) Demonstrativo da execução das receitas por categoria econômica e despesas por categoria e despesas por categoria orçamentária.

c) Os Demonstrativos que acompanharão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária são: Receita Corrente Líquida, Receitas e Despesas Previdenciárias, Resultado Nominal e Primário e Restos a Pagar.

d) No Demonstrativo da Receita Corrente Líquida, será evidenciado a previsão inicial e atualizada, realizadas e previstas até o final do exercício.

e) No Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias, será apresentado a apuração, evolução e previsão de seu desempenho até o final do exercício.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/860105

Questão 8: Instituto AOCP - Cont (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A contabilidade aplicada ao setor público, relacionada ao aspecto orçamentário, compreende o registro e a evidenciação do orçamento público tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução.

Qual é um dos principais relatórios gerados pelo sistema orçamentário? a) Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

b) Relatório Geral da Execução Contábil. c) Relatório Analítico da Execução Fiscal. d) Relatório da Gestão Corporativa Pública.

e) Balanço Patrimonial com demonstração do resultado.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/865235

Questão 9: CONSULPAM - AFTb (Pref Viana ES)/Pref Viana (ES)/Ciências Contábeis/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Assinale a opção CORRETA em relação ao relatório resumido da execução orçamentária: a) Apresenta o comportamento de despesas e dívidas sujeitas a limites fiscais.

b) Revela somente a despesa com pessoal ativo e inativo, bem assim os saldos de operações de crédito e Restos a Pagar. c) Abrange todos os Poderes, fornecendo dados que indicam a limitação de empenho e de movimentação financeira.

d) É produzido individualmente em cada Poder estatal, apresentando números que permitem a limitação de empenho e de movimentação financeira.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1030732

Questão 10: OBJETIVA CONCURSOS - Tec (Pref A Prado)/Pref Antônio Prado/Contabilidade/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Segundo ARRUDA e ARAUJO, compõem o Relatório Resumido de Execução Orçamentária:

a) Demonstrativo das variações patrimoniais; demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupos de natureza da despesa e demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

b) Demonstrativo de fluxo de caixa; demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupos de natureza da despesa e demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

c) Balanço patrimonial; demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupos de natureza da despesa e demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

d) Balanço orçamentário; demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupos de natureza da despesa e demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

e) Balanço financeiro; demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupos de natureza da despesa e demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

(3)

Questão 11: PRÓ-MUNICÍPIO - Cont (Pref Massapê)/Pref Massapê/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Lei Complementar nº 101 de 2002 dispõe que “são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.” Sobre os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, marque a opção correta:

a) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será emitido ao final de cada quadrimestre e conterá os comparativos com os limites imposto por lei dos montantes de: despesa com pessoal, dívidas consolidadas e mobiliárias e concessão de garantias;

b) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária é formado pelo balanço orçamentário e pelos demonstrativos de execução das receitas e despesas; c) O Relatório de Gestão Fiscal será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre;

d) O Relatório de Gestão Fiscal é assinado exclusivamente pelo Chefe do Poder Executivo.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1047796

Questão 12: VUNESP - Econ (Pref M Cruzes)/Pref Mogi Cruzes/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O resultado primário das contas públicas é definido como a diferença entre

a) todas as receitas e despesas do setor público.

b) as receitas não financeiras e as despesas não financeiras do setor público. c) as receitas financeiras e as despesas financeiras do setor público.

d) o resultado nominal do setor público menos a atualização monetária da dívida fiscal líquida. e) o resultado nominal e o resultado deflacionado do setor público.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1068102

Questão 13: IBFC - Gest (Cruzeiro Sul)/Pref Cruzeiro do Sul/Público/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com o artigo 53 da Lei Complementar nº 101/00, os demonstrativos relativos a alguns eventos ocorridos devem acompanhar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Em relação a estes demonstrativos, assinale a alternativa incorreta.

a) Apuração da despesa corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão do seu desempenho até o final do exercício b) Receitas e despesas previdenciárias apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos

c) Resultados nominal e primário

d) Restos a Pagar, detalhando, por poder e órgão referido, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1115381

Questão 14: CEV UECE - Ana Gt (Pref Sobral)/Pref Sobral/Controle Interno Governamental/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

É parte integrante do relatório resumido da execução orçamentária a) o anexo de metas fiscais.

b) a estimativa de impacto orçamentário. c) o relatório de gestão fiscal.

d) o balanço orçamentário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1119932

Questão 15: Instituto Consulplan - Ag (Pref Suzano)/Pref Suzano/Orçamento/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um documento mensal disponibilizado pelo Tesouro Nacional, que permite o acompanhamento e a análise do desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Conforme determina a Constituição Federal, em seu art. 165, §3º, assinale, a seguir, o prazo exigido ao

Poder Executivo para publicar o RREO.

a) Até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. b) Até 20 dias após o encerramento de cada trimestre. c) Até 30 dias após o encerramento de cada semestre. d) Até 20 dias antes do encerramento de cada semestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1151833

Questão 16: FUNDEP - ACI (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, a que se refere o § 3º do Art. 165 da Constituição Federal, será publicado a) até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

b) até 30 dias após o encerramento de cada quadrimestre. c) ao término de cada trimestre.

(4)

d) ao término de cada semestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1155890

Questão 17: QUADRIX - Aux (CRB 6)/CRB 6/Administrativo/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que se refere à aprovação, à execução e à alteração dos orçamentos, julgue o item.

Relatórios resumidos da execução orçamentária devem ser publicados, a cada bimestre, pelo Poder Executivo. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1196070

Questão 18: QUADRIX - AuxFF (CRP 8)/CRP 8 (PR)/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Com relação à administração financeira e à execução orçamentária, julgue o item.

Relatórios resumidos da execução orçamentária devem ser publicados, a cada quadrimestre, pelo Poder Executivo. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201407

Questão 19: VUNESP - Cont (CM SM Arcanjo)/CM SM Arcanjo/2019

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Sobre o Relatório resumido da Execução Orçamentária, assinale a alternativa correta.

a) abrange todos os Poderes e o Tribunal de Contas da União. b) demonstra a execução das receitas por categoria econômica e fonte. c) deve ser publicado até noventa dias após o encerramento de cada bimestre. d) é composto pela demonstração do valor adicionado de cada ente.

e) evidencia as estatísticas fiscais dos tribunais de contas estaduais e municipais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1255611

Questão 20: CEBRASPE (CESPE) - AMCI (CGM J Pessoa)/Pref João Pessoa/Auditoria, Fiscalização, Ouvidoria e Transparência/Geral/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei Complementar n.º 101/2000, e suas alterações, e com a Lei n.º 4.320/1964, julgue o item subsecutivos.

O relatório resumido de execução orçamentária deve conter demonstrativo específico dedicado aos restos a pagar, evidenciando-se os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/576660

Questão 21: CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Determinado ente da Federação apresentou os seguintes totais anuais, em reais, extraídos da execução orçamentária e gestão fiscal.

informações ano 1 ano 2 ano 3 dívida fiscal líquida 24.000 28.000 40.000 despesas de capital executadas 15.000 13.000 11.000 despesas correntes executadas 8.000 9.000 12.000 receitas correntes realizadas 13.000 16.000 22.000 receitas de capital realizadas 9.000 10.000 13.000 resultado primário 3.500 6.500 9.000

Considerando essas informações, assinale a opção correta a respeito do resultado nominal e sua apresentação nos demonstrativos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

a) No ano 3, o resultado nominal apurado foi de R$ 9.000, que deverá ser demonstrado em anexo próprio ao relatório de gestão fiscal.

b) No ano 2, o resultado nominal apurado foi de R$ 4.000, que deverá ser demonstrado em anexo próprio ao relatório resumido de execução orçamentária. c) No ano 3, o resultado nominal apurado foi de R$ 5.000, que deverá ser demonstrado em anexo próprio ao relatório resumido de execução orçamentária. d) No ano 1, o resultado nominal apurado foi de R$ 10.000, que deverá ser demonstrado em anexo próprio ao relatório resumido de execução orçamentária. e) No ano 2, o resultado nominal apurado foi de R$ 7.000, que deverá ser demonstrado em anexo próprio ao relatório de gestão fiscal.

(5)

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/594547

Questão 22: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Financeira/Registros Contábeis e Orçamento, e Registros Contábeis, Liquidação,

Financeiro/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um instrumento de publicação periódica, que permite o controle da execução do orçamento aprovado. Esse relatório deve ser publicado:

a) até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre; b) até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada quadrimestre; c) por todos os poderes e órgãos da administração pública; d) de forma consolidada apenas pelo Poder Executivo Federal; e) apenas no Portal da Transparência de cada ente, facultativamente.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/612161

Questão 23: FUNRIO - Ana Leg (CM SJM)/CM SJM/Contador Legislativo/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O balanço público que integra o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, sendo publicado bimestralmente, de acordo com a Lei Complementar 101/00, é o seguinte:

a) Balanço Patrimonial. b) Balanço Financeiro. c) Balanço Orçamentário.

d) Balanço das Demonstração das Variações Patrimoniais. e) Balanço da Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/629365

Questão 24: FCC - Ana Leg (ALESE)/ALESE/Apoio Técnico Administrativo/Contabilidade/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Balanço Orçamentário deve especificar, por categoria econômica, as receitas por

a) fonte e as despesas por grupo de natureza, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.

b) fonte e as despesas por grupo de natureza, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária que deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

c) fonte e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

d) origem e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.

e) origem e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/640255

Questão 25: FGV - Ana (TJ SC)/TJ SC/Administrativo/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O acompanhamento das informações sobre o montante e a execução dos restos a pagar inscritos em um tribunal de justiça estadual é possível por meio de um anexo denominado:

a) demonstrativo dos restos a pagar, do RREO do respectivo Tribunal de Justiça; b) demonstrativo dos restos a pagar, do RGF do respectivo Tribunal de Justiça;

c) demonstrativo dos restos a pagar por poder e órgão, do RREO, no âmbito do ente Estadual; d) demonstrativo dos restos a pagar por poder e órgão, do RGF, no âmbito do ente Estadual;

e) demonstrativo dos restos a pagar por poder e órgão, do RGF, no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/668487

Questão 26: CEV UECE - ACI (Pref Sobral)/Pref Sobral/Auditoria Governamental/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que diz respeito ao aspecto orçamentário, a que se refere o Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público, editado pelo Tesouro Nacional, os registros de natureza orçamentária NÃO são base para a elaboração do

a) Balanço Financeiro. b) Balanço Orçamentário. c) Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

d) Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/673618

(6)

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O relatório resumido da execução orçamentária abrangerá todos os poderes, ____________ o Ministério Público, e será publicado até ____ dias após o encerramento de cada bimestre. a) inclusive; 30 b) exceto; 30 c) inclusive; 45 d) exceto; 45 e) exceto; 60

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/693987

Questão 28: CS UFG - Ass Tec Leg (CM GYN)/CM GYN/Assessor Geral/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A lei de responsabilidade fiscal determina que o resultado fiscal das contas públicas seja apurado segundo dois padrões. Quais são eles? a) Resultado primário e Resultado nominal.

b) Resultado principal e Resultado secundário. c) Resultado bruto e Resultado líquido. d) Resultado total e Resultado parcial.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/700484

Questão 29: FEPESE - Cont (VISAN)/VISAN/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O demonstrativo da execução das despesas, por função e subfunção consta:

a) No balanço patrimonial. b) No relatório de gestão fiscal.

c) No relatório resumido da execução orçamentária. d) Na demonstração das variações patrimoniais. e) Na demonstração do resultado do exercício.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/734416

Questão 30: FCC - APO (SEAD AP)/SEAD AP/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve

a) abranger todos os Poderes, o Ministério Público, as empresas estatais dependentes e as empresas estatais não dependentes. b) estar acompanhado de demonstrativo relativo a resultados nominal e primário.

c) ser emitido ao final de cada quadrimestre e publicado até 60 dias após o encerramento do período a que corresponder.

d) conter comparativo com os limites de que trata tal Lei Complementar dos montantes referentes às operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária.

e) conter anexo referente à avaliação da situação financeira, econômica e atuarial dos fundos públicos e programas estatais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/734641

Questão 31: IDECAN - ATA (AGU)/AGU/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), em qual momento deverá ser publicado o Relatório Resumido da Execução Orçamentária? a) Até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

b) Ao término de cada bimestre. c) Ao término de cada trimestre. d) No final de cada semestre.

e) No primeiro dia útil do exercício seguinte.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/736959

Questão 32: CONSESP - CI (CM Aurilândia)/CM Aurilândia/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O relatório resumido da execução orçamentária deverá ser publicado pelo Poder Executivo até:

a) sessenta dias após o encerramento de cada bimestre. b) trinta dias após o encerramento da sessão legislativa. c) trinta dias após o encerramento de cada bimestre. d) quinze dias após o encerramento de cada semestre.

(7)

Questão 33: FUMARC - Cont (CM P Leopoldo)/CM Pedro Leopoldo/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Nos termos previstos no artigo 53, da Lei de Responsabilidade Fiscal, acompanharão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, demonstrativos relativos a: a) Apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do artigo 2º (LRF), sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do artigo 50 (LRF); resultados nominal e primário; despesas com juros, na forma do inciso II do artigo 4º (LRF); e, Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no artigo 20 (LRF), os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

b) Apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do artigo 2º (LRF), sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do artigo 50 (LRF); resultados nominal e primário; despesas com juros, na forma do inciso II do artigo 4º (LRF); e, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita.

c) Apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do artigo 2º (LRF), sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do artigo 50 (LRF); dívidas consolidada e mobiliária; e, Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no artigo 20 (LRF), os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

d) Apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do artigo 2º (LRF), sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas; dívidas consolidada e mobiliária; e, Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no artigo 20 (LRF), os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/769962

Questão 34: VUNESP - Ana (Pref SP)/Pref SP/Planejamento e Desenvolvimento Organizacional/Ciências Contábeis/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma exigência constitucional (artigo 165, parágrafo 3º) e mais recentemente, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos do RREO deverão ser elaborados e publicados

a) quinze dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício. b) até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício. c) quinze dias após o encerramento do semestre de referência, durante o exercício.

d) até trinta dias a contar da última semana do encerramento do semestre de referência, durante o exercício. e) até trinta dias após o encerramento do semestre de referência, durante o exercício.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/804110

Questão 35: FGR - Cont (Cab Grande)/Pref Cab Grande/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Bela Vista da Serra é um munícipio brasileiro do estado de Minas Gerais, situado às margens do Rio Velho. A cidade possui atualmente 35.000 (trinta e cinco mil) habitantes e no seu PIB destaca-se a agropecuária. Para cumprir as obrigações acessórias de responsabilidade da Divisão de Contabilidade do respectivo munícipio, o Contador deve elaborar as seguintes declarações contábeis e enviá-las nos prazos determinados:

I. Relatório de Gestão Fiscal – RGF, trinta dias após o encerramento do quadrimestre, e Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO, bimestralmente com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre.

II. Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI, trimestralmente, com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre, e Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO, mensalmente, com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre.

III. Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI, trimestralmente, com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre, e Relatório de Gestão Fiscal – RGF, trinta dias após o encerramento do quadrimestre.

IV. Relatório de Gestão Fiscal – RGF, trinta dias após o encerramento do quadrimestre; Declaração das Contas Anuais – DCA, trimestralmente, com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre, e Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO, mensalmente, com a possibilidade de publicação de alguns demonstrativos que o compõe no final do semestre.

As declarações e prazos que realmente estão CORRETOS são os assinalados em: a) I.

b) I e II. c) III e IV. d) III.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/825828

Questão 36: FEPESE - CI (CIS AMOSC)/CIS AMOSC/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Um gestor público deseja conhecer a apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício. Nesse caso, deverá consultar:

a) O balanço patrimonial. b) O balanço f inanceiro. c) O balanço orçamentário.

d) O relatório resumido da execução orçamentária. e) A demonstração das variações patrimoniais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/883862

(8)

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária será publicado até 30 dias após o encerramento de cada: a) Bimestre.

b) Quadrimestre. c) Trimestre. d) Ano. e) Biênio.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1026736

Questão 38: DÉDALUS - Cont (LEMEPREV)/LEMEPREV/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O relatório referente ao último bimestre do exercício que será acompanhado de demonstrativos das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos é denominado:

a) Relatório de gestão fiscal.

b) Relatório da política anual de investimentos. c) Relatório resumido de execução orçamentária. d) Demonstrativo das metas anuais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1045049

Questão 39: GUALIMP - Con (CM Cc da Barra)/CM Conc da Barra/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, a publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária deverá ocorrer: a) Até noventa dias após o encerramento de cada semestre.

b) Até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. c) Até trinta dias após o encerramento do semestre. d) Até noventa dias após o encerramento do bimestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1073460

Questão 40: FEPESE - Cont (Pref Mafra)/Pref Mafra/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Analise a notícia abaixo:

Municípios revertem déficit e elevam resultado dos governos regionais 01/02/2018

Os municípios mudaram o sinal de seu resultado primário agregado e puxaram o avanço do superávit dos governos regionais no ano passado. Segundo dados do Banco Central (BC), os governos regionais contribuíram com superávit conjunto de R$ 7,5 bilhões, acima do resultado positivo de R$ 4,67 bilhões do ano anterior. As prefeituras fecharam 2016 com déficit de R$ 2,12 bilhões, resultado revertido para superávit de R$ 601 milhões no ano passado. (…)

Fonte: https://www.valor.com.br/brasil/5297625/municipiosrevertem-deficit-e-elevam-resultado-dos-governos-regionais

Ao ler a notícia, um prefeito solicitou ao contador a informação sobre onde pode obter o valor do resultado primário do município. Então, o contador deve informá-lo que esse valor pode ser consultado no:

a) Quadro geral de detalhamento da despesa, que acompanha o Relatório de Gestão Fiscal. b) Demonstrativo de resultado fiscal, que acompanha a Lei de Diretrizes Orçamentárias. c) Anexo de riscos fiscais, que acompanha o projeto de Lei Orçamentária Anual.

d) Demonstrativo dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária, que acompanha o Relatório Resumido da Execução Orçamentária. e) Demonstrativo de resultado primário, que acompanha o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1110520

Questão 41: ADM&TEC - PMJ (Pref Serra T)/Pref Serra Talhada/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. II. A exceção prescreve no mesmo prazo em que a pretensão.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

(9)

d) As duas afirmativas são falsas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1159814

Questão 42: INSTITUTO MAIS - Comp (CM Sumaré)/CM Sumaré/2018

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O relatório resumido da execução orçamentária deverá ser publicado, em cada ente da federação, em até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, pelo a) Poder Executivo.

b) Poder Judiciário. c) Poder Legislativo. d) Tribunal de Contas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1194486

Questão 43: FCC - Ana (DPE RS)/DPE RS/Contabilidade/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que se refere aos instrumentos de transparência da gestão fiscal, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Relatório a) de Gestão Fiscal deve ser publicado, impreterivelmente, até trinta dias após o encerramento de cada trimestre.

b) Resumido da Execução Orçamentária deve ser publicado, impreterivelmente, até trinta dias após o encerramento de cada trimestre.

c) Resumido da Execução Orçamentária deve conter, entre outros itens, demonstrativo da despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas. d) Resumido da Execução Orçamentária deve conter, entre outros itens, demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção.

e) de Gestão Fiscal deve conter, entre outros itens, demonstrativo dos resultados nominal e primário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/540226

Questão 44: UFMT - Aud (UFSB)/UFSB/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária de que trata a Lei Complementar nº 101/2000 abrange todos os Poderes e o Ministério Público, sendo publicado até trinta dias após o encerramento de cada

a) quadrimestre. b) bimestre. c) trimestre. d) semestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/586557

Questão 45: FCM - CEFETMINAS - Aux (Pref Tabuleiro)/Pref Tabuleiro/Contabilidade/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) possui dispositivos que visam estabelecer instrumentos de transparência, de controle e de fiscalização das contas públicas. A respeito dos instrumentos de transparência previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, é INCORRETO afirmar que

a) o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal são instrumentos de transparência na gestão fiscal.

b) a realização de audiências públicas durante os processos de elaboração e de discussão dos planos orçamentários constitui instrumento de transparência na gestão fiscal.

c) o acesso a informações referentes a todas as receitas recebidas pela entidade, disponibilizado a qualquer pessoa, física ou jurídica, constitui instrumento de transparência na gestão fiscal.

d) a ação para inibir ou dificultar a participação de pessoas que não possuem qualificação para opinar sobre a destinação dos recursos públicos, durante o processo de elaboração e de discussão dos planos orçamentários, constitui um instrumento de transparência na gestão fiscal.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/863690

Questão 46: FAU UNICENTRO - Cont (CRJ)/CRJ/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina os instrumentos de transparência e controle da gestão fiscal obrigatórios para cada ente. A apresentação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária é uma das formas previstas na legislação e serve para verificar o cumprimento das limitações de gastos. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta uma informação obrigatória do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

a) Demonstrativo da execução da despesa por função e subfunção. b) Balanço orçamentário.

c) Resultados nominal e primário. d) Receitas e despesas previdenciárias. e) Montante das garantias prestadas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/910502

Questão 47: VUNESP - Ana Prev (IPRESB)/IPRESB/Contabilidade/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com o art. 53 da Lei Complementar no 101/2000, concernente ao capítulo “Da Transparência, Controle e Fiscalização”, considere os demonstrativos relativos a: (i) apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; (ii) receitas e despesas previdenciárias; (iii) resultados nominal e primário; (iv) despesas com juros, e (v) os Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. Esses demonstrativos acompanharão o

(10)

a) Demonstrativo de Auditoria. b) Relatório da Transparência do TCU. c) Balanço Patrimonial.

d) Relatório Resumido. e) Balanço Financeiro.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1006191

Questão 48: DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2017

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.

O art. 52 da Lei Complementar n° 101/2000 relacionou as demonstrações contábeis que deverão compor o relatório resumido da execução orçamentária após o encerramento de cada bimestre e, entre elas, deverá estar o(a):

a) Balanço Financeiro. b) Balanço Patrimonial.

c) Demonstração das Variações Patrimoniais. d) Demonstração do Resultado do exercício. e) Balanço Orçamentário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1307464

Questão 49: BIO-RIO - Ana Plan (Mangarat)/Pref Mangaratiba/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será acompanhado dos seguintes demonstrativos, EXCETO: a) apuração da receita corrente líquida

b) receitas e despesas previdenciárias c) resultados nominal e primário

d) Restos a Pagar, detalhado, por Poder e órgão.

e) comparativo com os limites das dívidas consolidada e mobiliária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/328825

Questão 50: CEBRASPE (CESPE) - TJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), cabe ao Poder Executivo estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais, bem como publicar um relatório resumido da execução orçamentária após o encerramento de cada bimestre no prazo de até

a) quarenta e cinco dias. b) sessenta dias. c) noventa dias. d) trinta e cinco dias. e) trinta dias.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/335797

Questão 51: VUNESP - Ana (AMLURB)/AMLURB SP/Planejamento e Desenvolvimento Organizacional/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Sabe-se que, para fins de transparência na gestão fiscal, o Ente público deverá dar ampla divulgação, inclusive em meio eletrônico de acesso público. Nesse caso, entre os relatórios e documentos exigidos, há o Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO, que é composto

a) pelo balanço orçamentário e demonstrativo de execução das receitas e despesas.

b) pelo demonstrativo de execução das despesas por atividade e demonstrativos de despesas correntes.

c) pelo balanço financeiro e demonstrativo de execução das despesas por atividade e demonstrativos de despesas correntes. d) pelo demonstrativo analítico da gestão fiscal e demonstrativos de despesas orçadas e executadas.

e) pelo balanço orçamentário e do comparativo de despesas orçamentárias e respectivas execuções.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/369422

Questão 52: CESGRANRIO - Ass Adm (UNIRIO)/UNIRIO/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O acompanhamento da execução do orçamento não está restrito aos relatórios emitidos após o encerramento do exercício financeiro, devendo ser concomitante. Um instrumento que fornece informações para esse acompanhamento é o

a) Anexo de Riscos Fiscais

b) Parecer prévio do Tribunal de Contas c) Decreto de abertura de créditos adicionais

d) Demonstrativo de compatibilidade entre receitas e despesas e) Relatório Resumido da Execução Orçamentária

(11)

Questão 53: CEBRASPE (CESPE) - Aud CE (TCE-PA)/TCE-PA/Procuradoria/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Com base nos dispositivos constitucionais de direito financeiro, julgue o item que se segue.

Tanto os poderes como o Ministério Público devem ser incluídos no relatório resumido da execução orçamentária previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/386795

Questão 54: CEBRASPE (CESPE) - Aud CE (TCE-PA)/TCE-PA/Administrativa/Gestão de Pessoas/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Acerca da programação e execução orçamentária e financeira, julgue o item subsecutivo.

Um objetivo do acompanhamento da execução orçamentária é monitorar o processo de cumprimento das metas de superávit primário. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/386830

Questão 55: CEBRASPE (CESPE) - Aud CE (TCE-PA)/TCE-PA/Fiscalização/Contabilidade/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que diz respeito aos instrumentos de transparência, controle e fiscalização previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item a seguir.

A variação patrimonial decorrente das alienações de veículos de propriedade do estado do Pará deverá constar em demonstrativo que acompanhe o relatório resumido da execução orçamentária, referente aos meses de novembro e dezembro de cada exercício.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/389032

Questão 56: CEBRASPE (CESPE) - Aud CE (TCE-PA)/TCE-PA/Fiscalização/Contabilidade/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que diz respeito aos instrumentos de transparência, controle e fiscalização previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item a seguir. Os demonstrativos da receita corrente líquida e dos resultados nominal e primário devem constar do relatório de gestão fiscal.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/389033

Questão 57: FUNRIO - Cont (CM NI)/CM Nova Iguaçu/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O demonstrativo da contabilidade pública que deverá ser elaborado e publicado, em até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, por determinação da Lei nº 101/00 é o seguinte:

a) balanço financeiro.

b) demonstração das variações patrimoniais. c) balanço patrimonial.

d) balanço orçamentário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/402068

Questão 58: FUNRIO - Tec (CM NI)/CM Nova Iguaçu/Controle Interno/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, deverão ser elaborados e publicados o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal obedecendo, respectivamente, à seguinte periodicidade:

a) mensal e quadrimestralmente. b) semestral e trimestralmente. c) bimestral e quadrimestralmente. d) trimestral e bimestralmente.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/402223

Questão 59: FCC - Cont (ALMS)/ALMS/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A execução orçamentária do exercício inicia-se em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro de cada ano. Segundo a Lei Complementar nº 101/2000, o relatório resumido da execução orçamentária de cada exercício será

(12)

a) publicado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e entidades da Administração indireta, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, com aprovação do controle interno.

b) publicado pelo Poder Executivo, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, e demonstrará, entre outros, a execução das despesas por função e subfunção.

c) elaborado pelos órgãos e entidades da Administração direta e indireta, publicado após o encerramento de cada quadrimestre, e acompanhado da apuração da Receita Corrente Líquida e dos Restos a Pagar detalhado por Poder e órgão.

d) elaborado pelo Poder Executivo, publicado ao final de cada bimestre, após aprovação do controle interno, abrangerá todos os órgãos e entidades da Administração direta e indireta e demonstrará as receitas e despesas realizadas.

e) elaborado pelo controle interno de cada Poder, publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, e acompanhado do demonstrativo das metas bimestrais de arrecadação e do cronograma de desembolsos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/410996

Questão 60: FUMARC - Tec Con (CM Igarapé)/CM Igarapé/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Conforme o art. 53 da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101/2000 - LRF, acompanharão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária os demonstrativos relativos a, EXCETO:

a) Apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsãode seu desempenho de cada semestre. b) Despesas com juros.

c) Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, da LRF, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. d) Resultados nominal e primário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/415604

Questão 61: CCC IFCE - Tecno (IF CE)/IF CE/Gestão Financeira/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Entre os demonstrativos financeiros aplicados ao setor público, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu um deles como elemento obrigatoriamente integrante do Relatório Resumido da Execução Orçamentária:

a) Balanço Orçamentário. b) Balanço Financeiro. c) Balanço Patrimonial.

d) Demonstração das Variações Patrimoniais. e) Demonstração do Resultado do Exercício.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/655986

Questão 62: FAU UNICENTRO - Con (JANDAIA PREV)/JANDAIA PREV/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Assinale a única alternativa que apresenta um componente do Relatório Resumido da Execução Orçamentária: a) Demonstração das Variações Patrimoniais.

b) Balanço Financeiro. c) Balanço Patrimonial. d) Balanço Orçamentário.

e) Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/895843

Questão 63: FAU UNICENTRO - Cont (CISGAP)/CISGAP/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Conforme dispõe a Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, sendo composto pelo Balanço Orçamentário e pelos Demonstrativos da Execução. Com relação ao Balanço Orçamentário, assinale a única alternativa correta:

a) O Balanço Orçamentário especificará, por categoria econômica, as: receitas por fonte e as despesas por grupo de natureza. b) O Balanço Orçamentário especificará as: receitas por categoria econômica e fonte e as despesas por função e subfunção. c) O Balanço Orçamentário especificará somente as: despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa. d) O Balanço Orçamentário especificará somente a receita realizada no bimestre.

e) O Balanço Orçamentário especificará somente as receitas e despesas previdenciárias.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/906866

Questão 64: FAU UNICENTRO - Cont (Pref Farol)/Pref Farol/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os resultados nominal e primário apurado pelos Entes Públicos deverão ser demonstrados no: a) Relatório de Gestão Fiscal.

b) Anexo de Metas Fiscais.

c) Relatório Resumido da Execução Orçamentária. d) Balanço Financeiro.

e) Anexo de Riscos Fiscais.

(13)

Questão 65: BIO-RIO - AnCont (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/2016

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O Demonstrativo da contabilidade pública que para atender exigência da Lei Complementar nº 101/00 deverá ser elaborado e publicado bimestralmente é: a) o Balanço Orçamentário.

b) o Balanço Financeiro. c) o Balanço Patrimonial.

d) a Demonstração das Variações Patrimoniais. e) a Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/927674

Questão 66: FCC - ACE (TCE-CE)/TCE-CE/Administração/Ciências Contábeis/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Determinado Estado da região Nordeste publicou o relatório resumido da execução orçamentária referente ao 2º bimestre de 2015, obedecendo ao prazo legal. O referido relatório, nos termos da Lei Complementar nº 101/2000,

a) demonstra o total das despesas de pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

b) demonstra, no último bimestre, as despesas empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa.

c) acompanha, em cada bimestre, o demonstrativo da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes. d) abrange todos os Poderes e o Ministério Público e será publicado até quarenta e cinco dias após o encerramento de cada bimestre.

e) compreende, o balanço orçamentário, que especificará entre outros, por categoria econômica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/282991

Questão 67: FGV - ADP (DPE RO)/DPE RO/Analista em Economia/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Em uma unidade da Federação, uma determinada receita de origem tributária foi lançada no primeiro bimestre, arrecadada no terceiro e recolhida no quarto bimestre. No Balanço Orçamentário que compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, essa receita será incluída como realizada:

a) a partir do primeiro bimestre; b) a partir do terceiro bimestre; c) apenas no terceiro bimestre; d) a partir do quarto bimestre; e) apenas no quarto bimestre.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/284900

Questão 68: FCC - AM (MPE PB)/MPE PB/Analista Ministerial/Auditor de Contas Públicas/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Constituição Federal de 1988 determina a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária e a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o seu conteúdo. Sobre esse relatório é correto afirmar que

a) será publicado 30 dias após o encerramento de cada quadrimestre.

b) conterá comparativo de limites das despesas com pessoal, distinguindo-a com inativos e pensionistas.

c) deve indicar as medidas corretivas adotadas ou a adotar se ultrapassado o limite de operação de crédito, inclusive por antecipação da receita orçamentária. d) conterá demonstrativo, no último quadrimestre, sobre o montante das disponibilidades de caixa em 31/12.

e) é composto do Balanço Orçamentário e de demonstrativos de execução.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/289807

Questão 69: AOCP - AJ TRE AC/TRE AC/Administrativa/Contabilidade/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Referente aos demonstrativos que devem acompanhar o Relatório Resumido da execução orçamentária a que se refere à Lei Complementar n,° 101/2000, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício. II Receitas e despesas previdenciárias.

III. Resultados com as metas fiscais.

IV. Avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

V. Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. a) Apenas I, II e IV.

b) Apenas lI e III. c) Apenas III, IV e V. d) Apenas l e IV, e) Apenas I, II e V.

(14)

Questão 70: ESAF - APO (MPOG)/MPOG/Tecnologia da Informação/Gerência de Projetos e Governança de TI/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Assinale a opção incorreta a respeito do Relatório Resumido da Execução Orçamentária de que trata o art. 52 da Lei Complementar n. 101/2001.

a) O prazo máximo para a sua publicação é de 60 dias após o encerramento de cada bimestre e de 30 dias quando se tratar do último bimestre do mandato do dirigente.

b) As de despesas executadas devem ser demonstradas no Balanço Orçamento por função e subfunção. c) Os restos a pagar devem figurar pelos valores inscritos, valores pagos e os saldos a pagar.

d) O demonstrativo da apuração da receita corrente líquida deve evidenciar a sua evolução, bem como a previsão de desempenho até o final do exercício. e) Quando houver limitação de empenho no exercício, devem ser apresentadas justificativas para tal fato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/300615

Questão 71: CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/"Sem Especialidade"/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Com relação a conceitos e normas aplicáveis à despesa pública, julgue o item a seguir.

De acordo com o relatório resumido de execução orçamentária divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, no balanço orçamentário do encerramento do exercício, consideram-se como executadas tanto as despesas liquidadas como as empenhadas e não liquidadas, inscritas em restos a pagar não processados.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/306705

Questão 72: CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/"Sem Especialidade"/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Com fundamento nos princípios e nas normas emanados da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o seguinte item.

O relatório resumido da execução orçamentária deverá contar, de acordo com as circunstâncias, com justificativas para a frustração de receitas, e especificar as providências adotadas em matéria de fiscalização e cobrança dos créditos da fazenda pública, assim como em matéria de combate à evasão e à sonegação.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/306713

Questão 73: CEBRASPE (CESPE) - Adv (AGU)/AGU/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Tendo em vista que a LRF busca, entre outros objetivos, a transparência da gestão pública mediante a adoção de instrumentos por ela criados, julgue o item seguinte, relativo ao referido instrumento.

O RREO torna público como a atividade financeira do Estado está se desenvolvendo, ou seja, o que realmente foi arrecadado e gasto em relação ao que fora previsto. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/315028

Questão 74: CEBRASPE (CESPE) - Adv (AGU)/AGU/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Tendo em vista que a LRF busca, entre outros objetivos, a transparência da gestão pública mediante a adoção de instrumentos por ela criados, julgue o item seguinte, relativo ao referido instrumento.

O balanço orçamentário, que tem a função de especificar, por categoria econômica, as receitas e as despesas, constitui parte do RREO. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/315029

Questão 75: CEBRASPE (CESPE) - Adv (AGU)/AGU/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

No que diz respeito às sanções previstas na LRF e à prestação de informações quanto a medidas a serem adotadas nos casos em que fique demonstrado o não cumprimento dos limites fixados nessa lei, julgue o item subsecutivo.

Caso o RREO não seja entregue até a data prevista na LRF, o TCU emitirá uma advertência. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/315032

(15)

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

Em relação aos mecanismos de acompanhamento e execução do orçamento público, julgue o item que se segue.

As despesas com juros e encargos da dívida pública estão incluídas nas metas de resultado que servirão de base para o acompanhamento da execução orçamentária; já as despesas com amortização da dívida pública estão excluídas dessas mesmas metas.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/316908

Questão 77: FCC - ADP (DPE SP)/DPE SP/Administrador/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Lei Orçamentária Anual prevê receitas e fixa despesas para execução em determinado período de tempo. Segundo a Constituição Federal, o relatório resumido da execução orçamentária será

a) publicado pelo Poder Executivo, até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre e abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público. b) publicado pelas entidades da Administração direta e indireta, até trinta dias após o encerramento do exercício financeiro.

c) encaminhado ao Poder Legislativo, até trinta dias após o encerramento do exercício financeiro, para efeito da prestação de contas.

d) encaminhado ao Tribunal de Contas, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre para avaliação do cumprimento das metas previstas. e) publicado pelo Poder Executivo, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/327915

Questão 78: FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Apoio Especializado/Auditor/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Prefeitura de Semírades, devido a problemas estruturais em seu sistema informatizado, deixou de publicar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária referente ao 3º bimestre de 2015. Na ausência de divulgação do RREO, o Município ficará proibido de:

a) estabelecer convênios com organizações sociais para ações de transporte público; b) receber transferências constitucionais, exceto se relativas a ações de educação e saúde; c) realizar concurso público;

d) contratar operação de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária; e) desafetar um imóvel público.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/341955

Questão 79: FUNRIO - Ass (UFRB)/UFRB/Administração/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

A Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece que o relatório resumido da execução orçamentária a) será acompanhado por demonstrativos relativos a resultados primário e nominal.

b) será publicado até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre. c) abrangerá somente os Poderes Executivo e Legislativo.

d) estará dispensado para municípios com população de até duzentos mil habitantes.

e) evidenciará, percentualmente, a despesa total com pessoal em relação à receita corrente líquida.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/408663

Questão 80: FAUEL - Cont (CM Flórida)/CM Flórida/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal Brasileira, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

a) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e Balanço Patrimonial.

b) Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e Demonstrações da Execução Orçamentária.

c) Balanço Orçamentário e Demonstrativos da execução das Receitas, por categoria econômica e fonte; das Despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa; e das Despesas, por função e subfunção

d) Balanço Orçamentário, Balanço Previdenciário, Demonstrativos da Receita Corrente Líquida, Demonstrativo da Execução das Despesas e Demonstrativos do Resultado Primário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/647240

Questão 81: VUNESP - Ana GM (Pref SJC)/Pref SJC/Administração de Empresas/2015

Assunto: Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO (arts. 52 e 53)

O relatório resumido da execução orçamentária deverá ser publicado pelo Poder Executivo, de acordo com a Constituição Federal, até a) 30 dias antes do encerramento de cada bimestre.

b) 30 dias antes do encerramento de cada trimestre. c) 30 dias após o encerramento de cada bimestre. d) 30 dias após o encerramento de cada trimestre. e) 60 dias após o encerramento de cada bimestre.

Referências

Documentos relacionados

A busca de alternativas às energias não renováveis na geração de energia elétrica sofre pressões adicionais, em face de tendências observadas, como a eletrificação da

Existem   vários  algoritmos  de  treinamento  para  vários  tipos  de  redes 

Enfim, o livro didático, possibilita ao professor extenuar sua criati- vidade em prol de um processo avaliativo retroalimentador ao processo ensino/aprendizagem para o

TIAGO ANDRE GOMES BARBOSA RICARDO MIGUEL COSTA OLIVEIRA. 795 1645 1641 836

Estratégia 2 – Desagrupar: desenvolver vários aplicativos de uso específico, cada um criado apenas para realizar uma ação específica. Se o desagrupamento não foi

Por meio da perspectiva de aprendizado e crescimento é possível obter melhor resultado nas demais perspectivas, uma vez que agrega qualidade aos serviços ou

Os Estados também passaram a atuar de uma forma que garantisse e assegurasse esse comportamento, segundo Bastos (2013, p.2) “Os Estados passaram a depender mais das receitas

Por que estes autores estavam interessados na experiência dos estrangeiros ou dos estranhos ao grupo? Pode-se tentar responder esta questão através da análise biográfica e