• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE TREINAMENTO. Contas a receber - GVcentris

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE TREINAMENTO. Contas a receber - GVcentris"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

TREINAMENTO

Contas a receber -

(2)

Aviso

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVdasa e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida em qualquer forma e meio, sem autorização prévia expressa da GVdasa. As informações contidas neste documento destinam-se somente para uso e referência para as configurações de contabilização do financeiro do GVcentris, e não nos responsabilizamos pelo uso dessas informações se aplicadas a outros fins.

(3)

Introdução

Este curso tem por objetivo detalhar a configuração e funcionamento da contabilização do Financeiro - Contas a Receber do ERP GVcentris

- Ensino superior.

1. Configuração

Para que a contabilização funcione da forma correta, é necessário que a configuração esteja correta em alguns pontos do sistema.

Parâmetros financeiros:

Para que seja gerada a contabilização do financeiro, deverá ser marcado o parâmetro geral “Gerar contabilização do financeiro”. Com este parâmetro setado, existem outras configurações a serem realizadas:

● Tipo de agrupamento dos lançamentos: analítico significa que

os lançamentos serão exportados para cada evento do título que esteja configurado para contabilizar. Já na opção sintético os lançamentos serão agrupados de acordo com a data de geração do lançamento, a conta contábil e o momento de contabilização (faturamento, cancelamento, arrecadação e antecipação);

● Tipo de antecipação: é configurado em que momento a

arrecadação será considerada uma antecipação, podendo ser configurado por mês ou por exercício (anual);

● Transferir antecipação: este parâmetro marcado é utilizado para

que seja gerado um lançamento que indica a arrecadação no mesmo mês da geração da contabilização de faturamento do título;

(4)

Acessando a configuração por estabelecimento, pode-se escolher em qual estabelecimento será realizada a contabilização, podendo ser no próprio estabelecimento de origem dos títulos ou escolher algum outro estabelecimento a nível de unidade.

Grupos contábeis:

Um cadastro básico que torna possível diferenciar a configuração de contabilização para tipos de título diferentes, como mensalidade, negociação.

(5)

No cadastro de tipo de título é possível indicar se determinado título será contabilizado, através do parâmetro “Contabiliza títulos”. Se o tipo de título estiver configurado para contabilizar, deverá ser informado um grupo contábil.

Classificação financeira:

O cadastro de classificação financeira serve para agrupar cursos para a configuração de contabilização. Deve-se informar descrição e descrição reduzida e vincular os cursos por estabelecimento e indicar um centro de resultado utilizado para a contabilização. O centro de resultado não é uma informação obrigatória, mas é utilizado para configuração do centro de resultado geral, sem necessidade de informar para cada evento.

(6)

É possível verificar a qual classificação financeira o curso está vinculado acessando as informações financeiras no cadastro de curso. Este campo é somente leitura e serve para a classificação do curso de forma mais simples, porém a alteração deverá ser realizada no cadastro de classificação financeira.

(7)

Para locais de pagamento que estejam configurados que não requer conta bancária para liquidação de títulos, como tesouraria, deve-se informar por estabelecimento a conta contábil e o histórico utilizado para contabilização da arrecadação neste local de pagamento. Além disso, é possível configurar a transferência do pagamento, que se estiver configurado, será gerado um lançamento de contrapartida na conta do pagamento e um novo lançamento na conta selecionada para a transferência.

Conta bancária:

As informações de contabilização de arrecadação, representando o pagamento do título também deverão ser configurados nas contas bancárias onde são recebidos os títulos, sendo necessário configurar as mesmas informações solicitadas no local de pagamento.

Configuração de contabilização:

Funcionalidade utilizada para parametrizar a contabilização de faturamento, arrecadação, cancelamento e antecipação. Esta

configuração pode ser compartilhada entre diferentes

estabelecimentos, desde que seja utilizado o mesmo plano de contas para ambos estabelecimentos. A configuração deve ser realizada com base nas configurações realizadas anteriormente, sendo por grupo contábil, classificação financeira, tipo de evento financeiro, tipo de adicional/desconto ou tipo de evento de configuração.

A configuração selecionando um tipo de evento financeiro adicional ou desconto obriga a seleção deste tipo e serve para configurar os eventos que compõem a base do valor do título. Já o tipo de evento configuração é utilizado para configurar juros, multa, adicional, tarifa bancária.

Todos os tipos de evento vinculados a tipos de título que devem ser contabilizados, devem ter configuração cadastrada. Se não for encontrada configuração para algum evento do título, será gerado um log de contabilização não realizada e será possível emitir um relatório de verificação destes itens. Neste caso é necessário ajustar as

(8)

configurações e realizar a exportação contábil temporária do período inconsistente.

Nos históricos utilizados na configuração da contabilização é possível incluir algumas macros pré-definidas. Estas macros serão substituídas quando for gerada a contabilização do titulo. Deve-se cuidar na utilização de macros quando o tipo de agrupamento dos lançamentos escolhido for “sintético”, pois no agrupamento dos itens o histórico é considerado, então caso alguma macro torne cada item diferente, a contabilização será gerada analítica, mesmo que configurada para sintetica.

2. Contabilização

Com a configuração dos pontos necessários para a realização da contabilização, toda movimentação relacionado aos títulos gera registro de contabilização temporária.

Contabilização temporária:

Foi criada uma estrutura de contabilização temporária dos títulos, onde cada alteração sobre o título gera a contabilização, para que torne mais simples a exportação e o acompanhamento através de relatórios ou no próprio título.

(9)

Para visualizar a contabilização através do título, pode-se acessar a ficha financeira do aluno e clicar escolher editar ou visualizar o título, de acordo com permissão do usuário e clicar na seção de contabilização:

OBS.: Os dados da contabilização temporária são gerados sempre de forma analítica, mesmo que o parâmetro financeiro tipo de agrupamento dos lançamentos contábeis esteja configurado como sintético. O lançamento de forma sintética somente será gerado na exportação oficial, quando os dados são gerados nos lançamentos da contabilidade.

Exportação contábil:

Se que for necessário recriar os dados de contabilização temporária ou oficial, é possível realizar a exportação contábil para determinado período, selecionando por exportação dos dados de faturamento ou arrecadação e o tipo de contabilização, se oficial ou temporária.

(10)

A exportação contábil ocorre por processamento assíncrono, e desta forma seu processamento pode ser acompanhado através do gerenciador de tarefas. Desta forma, caso esteja sendo realizada a exportação de grande massa de dados, não impede que o usuário continue utilizando o sistema:

Contabilização oficial:

Diferentemente da contabilização temporária, que os dados são gerados de forma automática, na contabilização oficial é necessário realizar a exportação contábil para que os lançamentos sejam gerados na contabilidade.

Somente será permitido realizar a exportação contábil oficial se todos os títulos do período selecionado estejam com a contabilização correta. Caso existam inconsistências, o sistema exibirá uma

(11)

mensagem e será necessário emitir o relatório de inconsistências, realizar os ajustes de configuração, realizar a exportação temporária e por último realizar a exportação oficial.

Os lançamentos gerados a partir da exportação dos dados não podem ser editados, então inconsistências encontradas nos lançamentos, deverão ser corrigidos na origem (financeiro e contabilização temporária) e após exportar novamente os lançamentos.

3. Relatórios

Relatório de inconsistências de contabilização:

É possível emitir um relatório para visualizar o log que contabilização que não foi realizada, para efetuar a correção da configuração e exportar novamente. Existem dois modelos de relatório padrão que ficam disponíveis na funcionalidade de Slip Contábil por competência:

(12)

Exemplo do relatório de inconsistência sintético:

Slip contábil por competência:

O relatório de slip contábil por competência possui filtros que permitem emitir dados de faturamento, arrecadação ou ambos.

(13)

Foram disponibilizados dois modelos de relatório, sendo um sintético e um analítico. Os dados de origem destes relatórios são obtidos na estrutura de contabilização temporária.

Diário auxiliar por competência:

O relatório diário auxiliar por competência disponibiliza além dos filtros padrões para emissão dos relatórios de contabilização (momento de contabilização, período e local de pagamento), filtros

(14)

por conta contábil, responsável financeiro e contratante:

4.

Replicar configurações de

contabilização:

(15)

Como a configuração de contabil

ização é anual, foi disponibilizada a funcionalidade de replicar a configuração, onde pode-se realizar filtro por estabelecimento, ano de origem e escolher o ano de destino da nova configuração:

A tela seguinte do assistente traz o resultado do filtro selecionado e possibilita ao usuário escolher quais configurações serão replicadas:

5. Substituir conta:

Através da tela de configuração de contabilização, é possível utilizar a funcionalidade de substituir conta, que é utilizada para substituir contas após a replicação da configuração sem que seja necessário abrir todas as configurações existentes e alterar caso a caso.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

abaixo deles, haverá uma majoração de 50%, ao passo que o entendimento da AT é que os encargos individuais com o trabalhador deverão ser majorados em 50%, para efeitos de

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Portugueses ao Oriente, pois essa 6á tinha sido determinada pelo destino, trata!ase, sim, de decidir se os deuses a6udariam ou n#o os portugueses a chegar rapidamente e de um

nome do animal peso do jóquei/ descarga baliza peso do animal Treinador e entre parentêses se o animal estiver alojado em Centro de Treinamento (CT) ou outro estado Descrição da

--- A Câmara deliberou, por unanimidade, certificar de acordo com as minutas propostas que se anexam ao presente termo de aprovação de minuta. --- --- A presente deliberação