• Nenhum resultado encontrado

Manual Chefe de Sala e Aplicador Enem 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Chefe de Sala e Aplicador Enem 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ENEM 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Programação da aplicação em 2016

Antes do início do Exame

2.

Após ter participado da capacitação, guardado os seus pertences no Envelope Porta-objetos e ter sido submetido ao detector de metais, o Chefe de sala deverá se dirigir para a sua sala de provas, junto do Aplicador, com os materiais de sala.

Dia 05/11/2016 (sábado)

• Horário de início das provas: 13h30min • Horário de término das provas: 18h • O Participante:

- deverá aguardar o Chefe de Sala que fará a coleta de seu dado biométrico.

- só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 17h30min (horário oficial de Brasília-DF)

Dia 06/11/2016 (domingo)

• Horário de início das provas: 13h30min • Horário de término das provas: 19h • O Participante:

- deverá aguardar o Chefe de Sala que fará a coleta de seu dado biométrico.

- só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 18h30min (horário oficial de Brasília-DF)

Aplicação simultânea em todas as Unidades da Federação pelo horário oficial de Brasília/DF

Dia Áreas de conhecimento Portões preliminares de Procedimentos segurança

Provas Abertura Fechamento Início Término 5/11 (sábado) Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

12h 13h das 13h às 13h30min 13h30min

18h 6/11 (domingo) Redação e Matemática e suas TecnologiasLinguagens, Códigos e suas Tecnologias e 19h

Atenção: Terão direito ao tempo adicional de até 60 minutos para realizar as provas, os Participantes que se declararam com deficiência ou outra condição especial no momento da

inscrição e requeiram esse tempo adicional no formulário Requerimento de Tempo Adicional antes do início das provas, em cada dia do Exame.

2.1 Entre 11h e 12h

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Conferir o conteúdo do envelope de sala recebido.

o o Não deixar a mesa dos Aplicadores muito próxima às carteiras dos Participantes. o o Verificar se não há anotações com dados escolares nas paredes e nas carteiras das salas. o o Escrever no quadro da sala:

O Aplicador deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Vistoriar a sala de aplicação, conferindo se o número de carteiras é adequado para o número de Participantes e enfileira-las de forma que não fiquem muito próximas. o o No caso de auditórios ou de anfiteatros, alternar a ocupação das carteiras, ou seja, ter sempre uma fileira desocupada entre duas fileiras ocupadas por Participantes. o o Certificar-se da localização de bebedouros e banheiros.

2.2 Entre 12h e 13h

O Aplicador deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Pré-identificar os Participantes

A pré-identificação ocorrerá antes da entrada na sala de provas

• Solicitar ao Participante o documento de identificação original com foto (OBRIGATÓRIO) e conferir os dados com a Lista de Presença para impedir que os Participantes entrem sem documento de identificação ou em sala errada. O Participante poderá apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que possui informações sobre o seu local de prova. Esse documento não é válido para identificação do Participante e não é obrigatória a sua apresentação.

DOCUMENTOS PERMITIDOS

• Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e pela Polícia Federal;

• Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros inclusive aqueles reco-nhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;

DOCUMENTOS NÃO PERMITIDOS

• Protocolos;

• Certidão de Nascimento; • Certidão de Casamento; • Título Eleitoral;

1.

(2)

DOCUMENTOS PERMITIDOS

• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;

• Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; • Certificado de Dispensa de Incorporação;

• Certificado de Reservista; • Passaporte;

• Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setem-bro de 1997; e

• Identidade funcional em consonância com o Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

DOCUMENTOS NÃO PERMITIDOS

• Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97; • Carteira de Estudante;

• Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); • Crachás e identidade funcional de natureza privada; • Documentos ilegíveis não identificáveis e/ou danificados; • Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

o o Conferir se a fisionomia do Participante é a mesma da foto do documento apresentado (não fazer qualquer marcação na referida lista).

Atenção: o Participante travesti ou transexual que no momento da inscrição solicitou tratamento pelo nome social, apresentará documento de identificação em que constará o nome

civil. A Lista de Presença trará o nome civil, que deverá ser conferido com o documento de identificação e, ao lado, o nome social, pelo qual o participante deverá ser chamado. Em alguns casos, pode ser que a fisionomia do Participante seja diferente da foto constante no documento de identificação, porém como solicitou o tratamento pelo nome social, não precisará ser encaminhado à Coordenação.

O Coordenador de local receberá um envelope com a documentação referente aos Participantes travestis ou transexuais que conterá uma Declaração de Avaliação de Atendimento. O Coorde-nador de local deverá orientar o Chefe de sala quanto ao preenchimento dessa declaração pelo Participante ao final da aplicação.

o o Entregar ao Participante o Envelope Porta-objetos solicitando que guarde, na sua frente, os objetos de uso não-permitido e os dispositivos eletrônicos desligados. Pedir que o Envelope seja lacrado antes de o Participante entrar na sala de provas. Após a entrada, o Participante deverá identificar o Envelope, que deverá ser mantido sob a carteira ou mesa ao longo de toda a aplicação.

ENVELOPE PORTA-OBJETOS

Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, “tablets”, “ipods®”, “pen drives”, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Artigos de cunho religioso, tais como bíblia, livros, etc. levados por Participantes Sabatistas, que também não poderão fazer uso de colchão, almofada, travesseiro, cobertor e instrumentos musicais.

Atenção aos itens que devem ser vistoriados pelo Coordenador ou pelo Chefe de sala.

O Participante que portar ou apresentar-se usando item de uso religioso (burca, solidéu etc.) deverá ter o item revistado pelo Coordenador, caso não possa ser guardado no Envelope Porta-objetos. A ocorrência desta situação deverá ser registrada no Relatório de Aplicação e na Ata de Sala. Nas salas de atendimento especializado, o Participante que, por alguma deficiência, precisar utilizar durante as provas óculos escuros e/ou chapéu/boné deverá ter o item revistado pelo Chefe de Sala. A ocorrência desta situação deverá ser registrada na Ata de Sala.

o o Devolver o documento de identificação original com foto e o Cartão de Confirmação de Inscrição ao Participante, caso ele apresente o cartão. o o Certificar se o Envelope Porta-objetos está lacrado antes de autorizar a entrada do Participante na sua sala de provas.

o o Autorizar a entrada do Participante na sua sala de provas, para dirigir-se à mesa do Chefe de Sala. o o Solicitar ao Fiscal volante que encaminhe à Coordenação o Participante que:

• apresentar documento de identificação original com validade vencida, ou com foto que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura; • não apresentar documento de identificação original com foto, mas apresentar Boletim de Ocorrências (BO);

• apresentar documento de identificação que gere suspeita quanto à sua autenticidade; • não conste o seu nome na Lista de Presença;

• portar arma de qualquer espécie, mesmo com documento de porte; • estiver com doença infectocontagiosa.

o o Finalizar a Pré-identificação de todos os Participantes até às 13h.

Atenção: TODA E QUALQUER DÚVIDA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE PARTICIPANTE DEVE SER ENCAMINHADA À COORDENAÇÃO. NENHUM PARTICIPANTE PODERÁ SER IMPEDIDO DE REALIZAR AS PROVAS SEM QUE PASSE ANTES PELA COORDENAÇÃO.

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Atentar-se para os Participantes homônimos, com nomes muito parecidos e para os que solicitaram usar o nome social.

o o Entregar aos Participantes o Cartão-Resposta e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico, no 1º dia, e o Cartão-Resposta/Folha de Redação, Folha de Rascunho e Ficha para Coleta de Dado Biométrico, no 2º dia.

o o Orientar ao Participante que aguarde instruções para o preenchimento da Ficha para Coleta de Dado Biométrico.

Início do Exame, horário oficial de Brasília/DF

3.

3.1 Entre 13h e 13h30min

Horários

Procedimentos

preliminares

de segurança

Responsabilidade

(3)

O Chefe de sala e o Aplicador deverão:

Atenção: O Participante que pedir para ir ao banheiro, no período entre 13h às 13h30min, poderá ir acompanhado do Fiscal volante e será submetido ao detector de metais pelo Fiscal de banheiro.

Caso esteja portando algum objeto não permitido, o Participante deverá retornar à sala, acompanhado do Fiscal volante, e guardar o objeto no Envelope Porta-objetos, lacrá-lo e identifica-lo e após poderá retornar ao banheiro acompanhado do Fiscal volante. Nesta situação, ele não será eliminado.

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Receber o envelope plástico lacrado contendo os Cadernos de Questões, o qual poderá ser aberto somente às 13h25min.

13h20min

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Abrir o envelope plástico contendo os Cadernos de Questões; o o Dar os avisos oralmente:

“Aguardem instruções para o preenchimento da Ficha para Coleta de Dado Biométrico.” “Aguardem autorização para iniciar as provas.”

“Leiam somente as instruções da capa do Caderno de Questões e façam o que se pede.”

“É obrigatória a permanência na sala de prova por, no mínimo, duas horas após o início das provas.” “Somente será permitida a saída com o Caderno de Questões 30 minutos antes do término das provas.” “Os três últimos Participantes presentes na sala só serão liberados juntos e após assinatura na Ata de Sala.” o o Distribuir os Cadernos de Questões, com o auxílio do Aplicador, conforme o esquema a seguir:

13h25min

Mesa do Aplicador 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 Mesa do Aplicador 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6 7 8 5 6

Dia 5/11/2016 (sábado)

Dia 6/11/2016 (domingo)

Horários

Procedimentos

preliminares

de segurança

Responsabilidade

Entre 13h10min e 13h20min Entrega dos envelopes de provas aos Chefes de sala. Coordenador de local Entre 13h20min e 13h25min Avisos aos Participantes. Chefe de sala 13h25min Distribuição dos Cadernos de Questões aos Participantes. Chefe de sala

Atenção: Não atender a pedidos de troca de cor de Caderno de Questões, por causa de danos e/ou rasuras do Participante.

Durante a realização das provas

4.

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Autorizar o início das provas após o sinal sonoro ou aviso do Coordenador.

13h25min

Atenção: Em caso de Participante do cadastro que for deslocado para Sala Extra:

o o Entregar, ao Assistente, a Lista de Presença e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Participante para a Sala extra, em envelope pardo. Enviar, ainda, demais materiais do Participante (Caderno de Questões e Cartão-Resposta, no 1º dia e, Cadernos de Questões, Cartão-Resposta/Folha de Redação e Folha de Rascunho, no 2º dia);

o o Preencher na Lista de Presença os campos “presente” e “sala extra”.

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Orientar os Participantes dizendo:

“Essa é a última oportunidade para guardarem todos os objetos de uso não-permitido e os equipamentos eletrônicos desligados, inclusive o celular, no Envelope Porta-objetos, sob pena de eliminação de acordo com o edital do Enem. Caso necessite de mais Envelope Porta-objetos, sinalize. Os Envelopes Porta-Objetos, as embalagens com alimentos e de bebidas serão vistoriados”.

Solicitar que todos os Participantes coloquem sobre a mesa o Envelope Porta-objetos, alimentos e bebidas para conferência, e, com o auxílio do Aplicador:

o o vistoriar o Envelope Porta-objetos de cada Participante, verificando se está devidamente lacrado e identificado, caso contrário, solicitar que o lacre e o identifique; o o verificar embalagens de alimentos, a fim de certificar que não há “cola”. Em caso de suspeita, solicitar ao participante que mostre o conteúdo da embalagem. Não é

neces-sário que os alimentos estejam em embalagem transparente;

o o conferir se o Participante recebeu o Cartão-Resposta correto e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico, no 1º dia, e o Cartão-Resposta/Folha de Redação, a Folha de Rascu-nho e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico, no 2º dia.

(4)

O Assistente deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Levar a Lista de Presença e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Participante para a Sala extra, em envelope pardo. Levar, ainda, demais materiais do Participante (Caderno de Questões e Cartão-Resposta, no 1º dia e, Cadernos de Questões, Cartão-Resposta/Folha de Redação e Folha de Rascunho, no 2º dia) após autorização para abertura do envelope de provas;

o o Devolver a Lista de Presença e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico do Participante para a Sala de origem, em envelope pardo. Devolver, ainda, demais materiais do Participante (Caderno de Questões e Cartão-Resposta, no 1º dia e, Cadernos de Questões, Cartão-Resposta/Folha de Redação e Folha de Rascunho, no 2º dia).

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Informar ao Coordenador de local se houve substituição do Cartão-Resposta ou do Caderno de Questões por erro de impressão. o o Realizar a identifi cação de cada Participante, mesa por mesa, conforme detalhado abaixo.

PROCEDIMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES

A Identifi cação dos Participantes se refere à coleta da assinatura na Lista de Presença e à coleta do dado biométrico (digital) na Ficha para Coleta de Dado Biométrico, mesa

por mesa, de cada Participante.

O Chefe de Sala, de posse da Lista de Presença da respectiva sala, mesa por mesa, deverá:

• coletar a assinatura de cada Participante na Lista de Presença;

• conferir novamente o documento de identifi cação e a fi sionomia do Participante; • preencher o campo “presente” da Lista de Presença;

• observar se o Participante preencheu em seu Cartão-Resposta e na Ficha para Coleta de Dado Biométrico no 1º dia, e no 2º dia no Cartão-Resposta/Folha de Redação, na Folha de Rascunho e na Ficha para Coleta de Dado Biométrico:

• o nome, a data de nascimento no campo próprio e se assinou no local indicado, e no 2° dia, se assinou a Folha de Redação e a Folha de Rascunho também;

• marcou a opção correspondente à cor da capa do Caderno de Questões (caso o Participante tenha marcado a cor da capa da prova erroneamente, fazer o registro da cor correta na Ata de Sala); • transcreveu a frase solicitada na capa do Caderno de Questões;

• está utilizando caneta esferográfi ca de tinta preta fabricada em material transparente.

• Realizar a coleta de dado biométrico do Participante, conforme fi gura abaixo. Durante a coleta, a Ficha de cada Participante deverá ser retida pelo Chefe de sala e entregue ao Aplicador, que o acompanhará no procedimento, sem deixar de manter-se atento aos Participantes da sala.

Na coleta do dado biométrico, o Chefe de Sala deverá se atentar para as seguintes situações e agir conforme indicado:

Impossibilidade de coleta do polegar direito:

• Registrar em Ata qual o dedo foi utilizado para a coleta de dado biométrico (Ex: Dado biométrico coletado por meio do dedo polegar esquerdo).

Erro no procedimento:

• registrar a ocorrência em Ata de Sala; • comunicar o fato ao Coordenador de local.

Recusa do Participante em realizar a coleta de dado biométrico:

• solicitar a presença do Coordenador de local e aguardar as orientações dele quanto à resolução da situação;

• se for o caso, marcar o campo correspondente na Ficha para Coleta de Dado Biométrico (“Participante Presente se recusou a ser identifi cado por meio da coleta do dado biométrico”); e • registrar a ocorrência na Ata de Sala.

(5)

Na coleta do dado biométrico, o Chefe de Sala deverá se atentar para as seguintes situações e agir conforme indicado:

Atenção:

A única justificativa aceita para não se fazer a coleta do dado biométrico é a de o Participante não ter os dedos ou as mãos. Nesse caso, o Chefe de sala deverá registrar em Ata de Sala e marcar o campo correspondente na Ficha (“Participante impossibilitado de proceder a coleta de dado biométrico”).

As Fichas para Coleta de Dado Biométrico dos Participantes presentes e ausentes deverão ser devolvidas no Envelope de DEVOLUÇÃO DE FICHA PARA COLETA DE DADO BIOMÉTRICO.

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Retirar a etiqueta do marcador de tempo 30min após o início da prova (14h, horário oficial de Brasília/DF) e seguir rigorosamente os horários definidos nos quadros abaixo. Colar as etiquetas do lado de fora da porta, se possível, à medida que as for retirando, para que o Assistente acompanhe o procedimento.

14h

Dia 05/11/2016 (sábado)

Etiqueta do

marcador de tempo Horário de retirada das etiquetas

T E M P O R E S T A N T E D E P R O V A 4:30 à 14h 4:00 à 14h30min 3:30 à 15h 3:00 à 15h30min 2:30 à 16h 2:00 à 16h30min 1:30 à 17h 1:00 à 17h15min 0:45 à 17h30min 0:30 à 17h45min 0:15 à 18h

Durante a aplicação, o Chefe de sala e o Aplicador deverão:

• autorizar a ida de Participante ao banheiro (somente um por vez) desde que seja acompanhado por um Fiscal volante. • atentar-se para tentativa de “cola”.

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Permitir a saída de Participante, porém, sem o Caderno de Questões.

15h30min

O Chefe de sala deverá:

17h30min 18h30min

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o avisar em voz alta:

“Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo adicional para o preenchimento do Cartão-Resposta”. (1º dia)

“Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo adicional para o preenchimento do Cartão-Resposta e Folha de Redação”. (2º dia) o o permitir a saída de Participante com o Caderno de Questões.

o o ficar atento para os três últimos Participantes presentes na sala de prova que somente poderão ser liberados juntos, após assinatura na Ata de Sala.

18h 19h

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

o o Solicitar aos Participantes que parem de fazer qualquer marcação ou anotação, avisando que: • no 1º dia, “aquele que não entregar o Cartão-Resposta, imediatamente, será eliminado do Exame”.

• no 2º dia, “aquele que não entregar o Cartão-Resposta/Folha de Redação e a Folha de Rascunho, imediatamente, será eliminado do Exame”.

o o Caso o Participante se recuse a entregar o material solicitado, registrar em ata qual foi o tempo ultrapassado para a entrega do referido material. Não discutir com o Participante e informá-lo deste registro.

Dia 06/11/2016 (domingo)

Etiqueta do

marcador de tempo Horário de retirada das etiquetas

T E M P O R E S T A N T E D E P R O V A 5:30 à 14h 5:00 à 14h30min 4:30 à 15h 4:00 à 15h30min 3:30 à 16h 3:00 à 16h30min 2:30 à 17h 2:00 à 17h30min 1:30 à 18h 1:00 à 18h15min 0:45 à 18h30min 0:30 à 18h45min 0:15 à 19h

(6)

Após o término das provas

5.

O Chefe de sala deverá:

1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

Organizar, na sequência alfabética:

o o no 1º dia, os Cartões-Resposta e as Fichas para Coleta de Dado Biométrico dos Participantes presentes e ausentes.

o o no 2º dia, os Cartões-Respostas/Folhas de Redação, as Folhas de Rascunho e as Fichas para Coleta de Dado Biométrico dos participantes presentes e ausentes.

o o preencher o campo “para uso exclusivo do Chefe de Sala” nos Cartões-Resposta e Ficha para Coleta de Dado Biométrico dos Participantes presentes e ausentes, conforme o caso. Conferir na Lista de Presença/Ata de Sala, pelo número de inscrição:

o o no 1º dia, se cada Cartão-Resposta em branco é de Participante ausente, escrevendo AUSENTE no campo assinatura desse Participante.

o o no 2º dia, se cada Cartão-Resposta/Folha de Redação e cada Folha de Rascunho em branco é de Participante ausente, escrevendo AUSENTE no campo assinatura desse Participante. o o conferir, em dupla, na Lista de Presença/Ata de Sala se o número de inscrição dos Participantes presentes corresponde ao número que consta no Cartão-Resposta ou no

Cartão-Resposta/Folha de Redação e na Folha de Rascunho de cada um. o o apurar os quantitativos a serem informados na Ata de Sala.

o o preencher corretamente os quantitativos solicitados na Ata de Sala. o o registrar na Ata de Sala se houve eliminação de Participante. Informar no campo OBSERVAÇÕES:

o o todas as ocorrências relevantes de forma que fique claro os Participantes envolvidos (conforme modelo de preenchimento ao final deste Manual);

o o a utilização de material extra (reserva) (Cartão-Resposta ou Cartão-Resposta/Folha de Redação, Folha de Rascunho e Ficha para Coleta de Dado Biométrico), e a respectiva justificativa.

o o verificar na Ata de sala se o(s) Aplicador(es) preencheu(eram) os dados solicitados e se rubricou(aram) nos campos específicos.

Atenção: a Lista de Presença/Ata de Sala não poderá ser descartada em hipóstese alguma. Caso haja alguma retificação a ser feita, utilizar o campo OBSERVAÇÕES da Ata de Sala.

o o acondicionar todo o material conforme as instruções constantes nas etiquetas dos envelopes recebidos. o o verificar se nenhum objeto foi esquecido pelos Participantes na sala de aplicação.

o o entregar todo o material à Coordenação.

Instruções para percepção de tentativa de “cola”

6.

Manual

caracterizada por anotações escritas em papel ou em partes do corpo, que geralmente estão camufladas (escondidas na meia, bolso, calça, roupas íntimas, embalagens de alimentos, de chocolates, de sucos, de água etc.).

Eletrônica

pode ser caracterizada por ponto de escuta no ouvido, por aparelho receptor/transmissor. Exem-plos: pontos eletrônicos em caixinha de chiclete, carteira de documentos, câmera oculta em óculos, canetas e/ou bonés ou qualquer outro acessório de cabelo ou bijuterias.

6.1 Tipos de tentativa de “cola”

Os Chefes de sala e Aplicadores deverão ficar atentos ao Participante com atitude suspeita, tais como: ficar muito tempo parado sem fazer as provas (pensativo); observar constantemente a prova alheia; acompan-har visualmente a localização do Chefe de sala e do Aplicador (sempre que possível, o Aplicador deve ficar posicionado no fundo da sala para melhor visualização desse Participante); manusear constantemente alimentos e bebidas; produzir ruídos estranhos; solicitar ida ao banheiro constantemente; emitir gestos repentinos; permanecer no banheiro por muito tempo.

6.2 Durante a aplicação das provas

Em caso de suspeita de cola eletrônica:

• o Chefe de sala deverá solicitar a presença do Coordenador de local em sua respectiva sala; • o Coordenador de local convida o Participante para se dirigir ao corredor;

O detector de metais deverá ser utilizado:

a) Pelo Coordenador ou Assistente de local de aplicação:

• em toda a equipe envolvida, durante a capacitação, após guardarem os objetos não permiti-dos em Envelope Porta-objetos;

6.3 Uso do detector de metais

Atenção: Fiscal de banheiro do sexo feminino poderá vistoriar, também,

Participantes do sexo masculino. b) Pelo Fiscal volante:

• na porta de sala de aplicação, na presença do Coordenador de local, caso o Chefe de sala evidencie algo suspeito;

• na participante lactante e em acompanhante autorizado da Participante lactante durante a aplicação, nos momentos antes e depois de contato com a Participante;

• em ambos os casos, o Fiscal volante deverá dizer:

“Prezado(a) senhor(a), conforme previsto em edital, o(a) senhor(a) será submetido(a) à revista eletrônica por meio do uso do detector de metais”.

• o Coordenador de local solicita ao Fiscal volante que submeta o Participante à vistoria eletrônica com detector de metais para confirmar ou não a suspeita de cola;

• caso a cola não seja confirmada, o Coordenador de local agradecerá a compreensão do Participante e solicitará que ele retorne para a sala para conclusão de suas provas, acompanhando pelo Fiscal vo-lante;

• caso seja confirmada a cola, o Coordenador encaminhará o Participante à sala de coordenação para os procedimentos de eliminação;

• o Chefe de sala deverá registrar a eliminação em Ata de Sala, nos campos 5 e 11.

c) Pelo Fiscal de banheiro:

• na entrada do banheiro, em cada Participante, a partir das 13 horas.

O Coordenador de local de aplicação deverá designar um Fiscal de banheiro do sexo feminino e outro do sexo masculino para utilizar o detector de metais. Fiscal de banheiro do sexo masculino irá vistoriar eletronicamente com o detector de metais Participantes do sexo masculino e Fiscal de banheiro do sexo feminino irá vistoriar Participantes do sexo feminino.

(7)

1

2

3

Soquete de reca

da bateria

Nononon NonononNonoNononoNo nonoNononono0,1001000,1000,1001000

CebraspeCentro Brasileiro de Pesquisa emAvaliação e Seleção e de Promoção de Eventos

Soquete de reca da bateria NonononNonononNonoNononoNo nonoNononono 0,1001000,1000,1001000Soquete de recada bateria NonononNonononNonoNononoNo nonoNononono 0,1001000,1000,1001000 Soquete de reca da bateria Nononono NonononoNonoNononoNo nonoNononono0,100 1000,1000,1001000

Solicitar gentilmente que o(a) Participante se vire de costas, fique em posição ereta, levante os braços à meia altura e posicione as pernas entreabertas.

Passar o detector de metais cuidadosamente nas costas a uma distância segura sem tocar o corpo do(a) Participante. Depois na parte anterior da cabeça, principalmente se o(a) Participante tiver cabelos longos ou se eles estiverem harmonizados de tal forma a criar volume que possibilite ocul-tar objetos.

Atendimento a Participante sabatista

7.

O Chefe de sala deverá:

12h

o Escrever no quadro da sala:

Dia 05/11/2016 (sábado)

Horário de início das provas: 19h

Horário de término das provas: 23h30min

O participante só poderá levar o seu Caderno de Questões após as 23h.

13h às 13h20min

o Dar aviso sobre a última oportunidade para guarda de equipamento e objeto de uso não permitido.

o Vistoriar, mesa por mesa, Envelope Porta-objetos, embalagens de alimentos e rótulos dos recipientes de bebidas dos Participantes.

17h00 às 18h30min

o Nas UFs com aplicação pelo horário oficial de Brasília/DF e pelo horário local (AC, AM, MS, MT, RO e RR), solicitar aos Participantes sabatistas, um a um, para se dirigirem ao corredor próximo à sala de prova para vistoria eletrônica com detector de metais que será feita pelo Fiscal volante.

o Entregar o Cartão-Resposta e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico ao Participante, tomando cuidado com os homônimos na sala.

Atenção: solicitar providências da coordenação em caso de substituição de

Cartão-Resposta ou da Ficha para Coleta de Dado Biométrico.

18h50min

o receber o envelope plástico lacrado contendo os Cadernos de Questões.

Dia 05/11/2016 (sábado)

Etiqueta do

marcador de tempo Horário de retirada das etiquetas

T E M P O R E S T A N T E D E P R O V A 4:30 à 19h30min 4:00 à 20h 3:30 à 20h30min 3:00 à 21h 2:30 à 21h30min 2:00 à 22h 1:30 à 22h30min 1:00 à 22h45min 0:45 à 23h 0:30 à 23h15min 0:15 à 23h30min

guidos. Sem tocar o corpo do(a) Participante, passar na parte frontal, nos braços, no contorno da cabeça e orelhas, no tronco, nas laterais externas do corpo e nas laterais externas e internas das pernas do Participante.

No caso de o detector de metais vibrar/acender a luz/apitar, o Fiscal deverá adotar procedimentos de cautela, conforme exemplos a seguir:

• Detector vibra/acende a luz/apita próximo ao sutiã: a Fiscal deve solicitar que a Participante coloque as mãos para trás e deve passar mais uma vez o detector de metais. Esse procedimento serve para que a Fiscal possa visualizar se há algum objeto guardado embaixo da blusa. • Detector vibra/acende a luz/apita próximo aos bolsos: o Fiscal deve solicitar que o Participante

coloque a mão no bolso e retire o que está dentro dele (ex.: moeda) e deve passar mais uma vez o detector de metais.

• Detector vibra/acende a luz/apita próximo ao sapato: o Fiscal deve solicitar que o Participante levante o pé para que possa passar mais uma vez o detector de metais. Se o detector vibrar/ acender a luz/apitar, o Fiscal deve solicitar que o Participante retire o sapato e deve passar no-vamente o detector de metais. Em caso de suspeita, o sapato deverá ser revistado.

• Detector vibra/acende a luz/apita próximo à cadeira de rodas do Participante cadeirante: nesse caso, o Fiscal deverá passar o detector de metais mais próximo ao corpo do Participante, sem encostar.

Atenção: o Fiscal nunca deverá apalpar o Participante.

o Realizar os procedimentos de pré-identificação dos Participantes, conforme item 2.2 deste manual.

Atenção: o Cartão-Resposta e a Ficha para Coleta de Dado Biométrico somente serão

entregues aos Participantes pelo Chefe de sala, após eles serem submetidos ao detec-tor de metais, a partir das 17h.

21h

o Permitir a saída dos Participantes SEM levar o Caderno de Questões, seja pelo horário oficial de Brasília/DF ou pelo horário local - AC, AM, MS, MT, RO e RR).

23h

o Permitir a saída dos Participantes COM o Caderno de Questões, seja pelo horário oficial de Brasília/DF ou pelo horário local - AC, AM, MS, MT, RO e RR).

23h30min

o Término das provas para Participante SEM tempo adicional deferido.

00h30min

o Término das provas para Participante COM tempo adicional deferido.

Atenção: Ao término das provas de Participantes sabatistas, deverão ser adotados todos os

procedimentos de conferência e organização de materiais em sala para entrega à Coordenação.

19h

o Autorizar, impreterivelmente, o início das provas após o sinal sonoro ou aviso do Coordenador. o Retirar a etiqueta do marcador de tempo 30min após o início da prova (19h30min, horário oficial de Brasília/DF ou pelo horário local - AC, AM, MS, MT, RO e RR) e seguir rigorosamente os horários definidos no quadro abaixo:

Atenção: no 1º dia, as provas para Participantes sabatistas iniciarão às 19h, com

tér-mino às 23h30min (horário oficial de Brasília/DF). Exceto nos estados do AC, AM, MS, MT, RO e RR, que obedecerão ao horário local, mantendo a duração de 4h30min de prova.

18h55min

o Abrir o envelope plástico contendo os Cadernos de Questões; o Dar os avisos oralmente:

“Aguardem instruções para o preenchimento da Ficha para Coleta de Dado Biométrico.”

“Aguardem autorização para iniciar as provas.”

“Leiam somente as instruções da capa do Caderno de Questões e façam o que se pede.”

“É obrigatória a permanência na sala de prova por, no mínimo, duas horas após o início das provas.”

“Somente será permitida a saída com o Caderno de Questões 30 minutos antes do término das provas.”

“Os três últimos Participantes presentes na sala só serão liberados juntos e após assinatura na Ata de Sala.”

o Distribuir os Cadernos de Questões, com o auxílio do Aplicador, conforme item 3.1 deste manual.

(8)

Materiais Administrativos:

Referências

Documentos relacionados

13.1.2 - A adjudicada se obriga a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem no fornecimento, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor

12.3 - Observar para que durante a vigência do contrato sejam cumpridas as obrigações assumidas pela empresa contratada, bem como sejam mantidas todas as

Os métodos classificadores Support Vector Machine (SVM) e Análise de Componentes Principais (ACP), foram avaliados mediante análise visual, destacando as

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

 Uma vez que você terá mais produtos disponíveis, terá cada vez mais conhecimento e desenvolvimento de habilidades para vender produtos variados e maior possibilidade de