• Nenhum resultado encontrado

É hora de aprender!!!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "É hora de aprender!!!"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

É hora de

aprender!

(2)

Atividade 1: Português Leia:

Mulheres de Coragem

Da série “Conte um Conto”, neste “Mulheres de coragem” a Ruth Rocha oferece ao leitor três contos emocionantes: “Mulheres de coragem” (que dá título ao livro e é baseado numa lenda antiga, que inspirou, entre outros, o grande Guimarães Rosa em seu romance Grande sertão: veredas), “Lenda da moça guerreira” (inspirado em outra lenda antiga a respeito do rei Beowolf) e “Romancinho romanceiro...” (que a Ruth Rocha inventou pensando em histórias da Idade Média).

(3)

Todas elas se passam num tempo muito, muito distante. Nesse tempo havia príncipes e princesas, cavaleiros com armaduras prateadas, castelos rodeados de muralhas, nobres e plebeus. Mas o mais impressionante é que nessa época as mulheres não podiam fazer quase nada: só costurar, bordar e estudar artes. Não podiam correr, nadar, muito menos lutar.

Pois as personagens dessas histórias desafiam os costumes: pegam em armas, vão à guerra, não acham a menor graça em casar com um marido escolhido pelo pai. São, como o título diz, mulheres de coragem, isto é, mulheres alegres, inteligentes e cheias de vida; que não abaixam a cabeça para ninguém.

Merecem destaque as lindas ilustrações de Teresa Berlinck.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>.

Questão 1: Identifique o objetivo do texto acima:

(a) divulgar o livro “Mulheres de coragem”. (b) destacar a importância das lendas antigas.

(c) criticar os costumes das mulheres do tempo medieval. (d) apresentar as principais obras da escritora Ruth Rocha.

Questão 2: Na passagem “[...] neste “Mulheres de coragem” a Ruth Rocha oferece ao

leitor três contos emocionantes [...]”, a autora do texto: (a) expõe um desejo ao leitor.

(b) dá uma ordem ao leitor.

(c) dirige um ensinamento ao leitor. (d) faz um convite ao leitor.

Questão 3: Observe com atenção o título do livro de Ruth Rocha. Pode-se afirmar que a

expressão “de coragem” indica:

(a) a origem das mulheres personagens do livro. (b) a intenção das mulheres personagens do livro. (c) uma qualidade das mulheres personagens do livro. (d) um estado das mulheres personagens do livro.

Questão 4: Segundo o texto, o livro “Mulheres de coragem”, escrito por Ruth Rocha,

apresenta três contos. O que há de comum entre eles?

(a) Os contos são inspirados no romance “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa. (b) Os contos são baseados na lenda antiga a respeito do rei Beowolf.

(c) Os contos têm como referência histórias da Idade Média. (d) Os contos situam-se em tempos distantes.

Questão 5: “Mas o mais impressionante é que nessa época as mulheres não podiam fazer

quase nada [...]”. A que época o texto se refere?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(4)

Questão 6: De acordo com o texto, as personagens do livro “Mulheres de coragem”

desafiam os costumes das mulheres naquele tempo distante. Cite-os:

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Questão 7: Assinale o segmento em que se registra a presença da linguagem com sentido

conotativo, ou seja, com sentido figurado:

(a) “Nesse tempo havia príncipes e princesas [...]”

(b) “Mas o mais impressionante é que nessa época as mulheres [...]” (c) “Pois as personagens dessas histórias desafiam os costumes [...]” (d) “[...] que não abaixam a cabeça para ninguém.”

Questão 8: Na frase “São, como o título diz, mulheres de coragem, isto é, mulheres

alegres, inteligentes [...]”, a expressão “isto é” introduz: (a) uma observação

(b) uma explicação (c) uma comparação (d) uma conclusão

Matemática:

Questão 1: Veja a situação apresentada na balança abaixo:

A equação que traduz a situação apresentada acima é? (Marque um x na alternativa que julgar correta)

(a)2x + 2 = 14 (b)2x – 2 = 14 (c)2x = 16 (d)2x = 12

(5)

Questão 2: Numa balança, como representada abaixo, foram colocados objetos de maneira

que a balança ficou em equilíbrio:

Se a letra x representa o peso do objeto conforme a figura, para que o prato da esquerda tenha o mesmo peso do prato da direita o valor de x deve ser igual a: (Marque um x na alternativa que julgar correta:

(a)150 (b)200 (c)300 (d)600

Questão 3: Decompondo a raiz quadrada de 12, ou seja √12 em fatores primos,

obteremos como resultado: (Marque um x na alternativa que julgar correta) (a) 6

(b)√6 + √6 (c) 3√6 (d) 2√3

Questão 4: Observe a sequência de números: 3, 5,8, 12, ?

Qual é o próximo número da sequência? O número que substitui o ponto de interrogação, qual é? (Marque um x na alternativa que julgar correta)

(a)19

(b) 15 (c) 16

(d) 17

Questão 5: O gráfico abaixo mostra as vendas de equipamentos agrícolas de uma

(6)

Pode-se afirmar que: (Marque um x na alternativa que julgar correta, na alternativa verdadeira)

(a)Foram vendidos 90 equipamentos até o mês de Abril (b)As vendas aumentaram mês a mês

(c)Foram vendidos 100 equipamentos até o mês de Junho

(d)O faturamento da indústria aumento do mês de Março para o mês de Abril

Ensino Religioso

Texto - O que é Fofoca:

Fofoca é um substantivo feminino que significa bisbilhotice, mexerico. A fofoca consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas.

A origem da palavra fofoca é desconhecida, no entanto algumas pessoas afirmam que pode ter surgido de um dialeto africano. A fofoca é prática de uma pessoa xereta, que tenta descobrir segredos sobre alguém para compartilhar com outras pessoas. Em muitas ocasiões, o segredo partilhado pode nem ser verdade, mas é divulgado de igual forma. Também conhecido como ti ti ti, a fofoca prolifera em meios pequenos, como pequenas cidades. Um dos objetivos do fofoqueiro é difamar outras pessoas para se sentirem

(7)

superiores e importantes. Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento. Para muitas pessoas existe a noção que as mulheres são mais fofoqueiras que os homens, o que não é verdade. A fofoca é uma característica do ser humano, tanto homens como mulheres.(...)

https://www.significados.com.br/fofoca/

1.De acordo com o texto I, a fofoca:

I. Consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas.

II. É um substantivo feminino que significa bisbilhotice, mexerico. III. É uma característica do ser humano.

IV.Prolifera em grandes centros urbanos.

Atividade 1:

Está incorreta a alternativa: (a)I e II

(b)II e III (c)III e IV (d)IV

Atividade 2:

1.Retome a leitura do texto e responda: a. só as mulheres fofocam? Explique.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2.A fofoca ocorre em todos os níveis da sociedade, existem programas de televisão, revista e sites específicos com fofocas sobre diversas celebridades. Por que esse assunto chama a atenção das pessoas? Explique.

(8)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Dicas sobre como lidar com a fofoca

 Distraia-se. Manter o foco nos estudos pode ser difícil quando as pessoas estão fofocando pelas nossas costas, mas procure distrair-se concentrando as energias em atividades positivas(...)

 Passe o tempo ao lado de pessoas positivas. É comum nos sentirmos isolados quando outras pessoas falam maldades pelas nossas costas, mas combata esse sentimento fazendo um esforço extra para passar o tempo ao lado de quem o valoriza.

 Valorize-se. Quando somos vítimas de fofocas maldosas, podemos acabar questionando nossos talentos e qualidades, mas não caia na armadilha da autocrítica. Em vez disso, pense em todas as coisas que o tornam uma pessoa incrível, lembrando-se do seu valor como ser humano — faça uma lista com todas as suas qualidades positivas.

 Faça uma gentileza a si mesmo. As atitudes positivas promovem pensamentos e sentimentos positivos(...). Faça coisas prazerosas.

https://pt.wikihow.com/Lidar-com-Pessoas-que-Falam-Pelas-Suas-Costas#Lidando_com_a_fofoca_sub/adaptado 3.Após ler a dicas de como lidar com a fofoca faça um comentário sobre o que você compreendeu. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ História Primeira República

(9)

Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode entrar em conflito com a Constituição.

A Constituição de 1891 foi a primeira da História do Brasil após a Proclamação da República. Sua elaboração começou em novembro de 1890, com a instalação da Constituinte na cidade do Rio de Janeiro. Ela foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. A primeira constituição republicana teve como função principal estabelecer no país os princípios do regime republicano, seguindo o sistema de governo presidencialista. Com algumas características liberais, apresentou grandes avanços se comparada com a Constituição do Brasil Império de 1824.

Principais características da Constituição de 1891

- Implantação da república federativa, com governo central de vinte estados membros. - Estabelecimento de uma relativa e limitada autonomia para os estados.

- Grande parte do poder concentrado no governo federal (poder executivo).

- Divisão dos poderes em três: executivo (presidente da república, governadores, prefeitos), legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) e judiciário (juízes, promotores, etc).

- Estabelecimento do voto universal masculino. Ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.

Direitos dos cidadãos e educação

No tocante aos direitos dos cidadãos, a Constituição determinava que: - Todos eram iguais perante a lei.

- Ninguém poderia ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude da lei. - Liberdade de culto religioso.

- Estabelecimento do ensino laico em estabelecimentos públicos.

- Extinção de privilégios relacionados ao nascimento ou títulos de nobreza adquiridos na época da monarquia.

- Liberdade de reunião e associação, porém sem uso de armas.

- Garantia de liberdade de imprensa e expressão de opiniões. Não estabelece censura, porém cada pessoa fica responsável por abusos cometidos.

- Liberdade de exercício de qualquer profissão industrial, moral e intelectual. - Liberdade para entrar e sair do país com seus bens, exceto em tempos de guerras.

(10)

Atividades:

Complete de acordo com texto:

1. __________________é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição.

2. Constituição é a lei ________que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos

3. Nenhuma outra _____________no país pode entrar em conflito com a Constituição, pois ela é a Lei Máxima.

4. A Constituição regula e organiza o funcionamento do___________. 5. A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição da ______________.

6. A primeira constituição republicana estabeleceu no país os princípios do regime republicano, seguindo o sistema de ____________presidencialista.

7. O sistema de governo no Brasil era__________, mas a constituição de 1891 estabeleceu o regime presidencialista.

8. A constituição de 1824 foi a primeira constituição do ______________________

9. A constituição de 1891 Implantou da república ______________, com governo central de vinte estados membros.

10. Na constituição de 1891, foi estabelecida a divisão dos __________________em três: executivo legislativo e judiciário.

11. O poder _______________é representado pelo presidente da república, governadores, prefeitos.

12. O poder _________________é representado por deputados federais e estaduais, senadores e vereadores.

13. O poder _______________é representado por juízes, promotores.

14. A constituição de 1891 estabeleceu o voto _______________masculino.

15. Além das mulheres, ficou estabelecido pela constituição de 1891 que não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, ____________e analfabetos.

16. No que diz respeito aos direitos a constituição de 1891 determina que todos são ________perante a lei.

(11)

17. No que diz respeito aos direitos a constituição de 1891 determina que ninguém poderia ser _________a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude da lei.

18. A constituição de 1891 determinava a liberdade de ____________________

19. A constituição de 1891 extinguia os privilégios e títulos de __________adquiridos na época da monarquia.

20. A constituição de 1891 determinava a ______________de imprensa e expressão de opiniões. Não estabelece censura.

URBANISMO E HISTÓRIA- A CIDADE COMO MEIO DE CONTROLE SOCIAL

Com a Proclamação da República, colocam-se em prática as reformas do que era compreendido como o antigo em busca do novo. Assim, busca-se alcançar a modernidade reformulando o lugar onde moram os cidadãos, a cidade.

Em diversas partes do Mundo, a partir da revolução francesa e industrial, experimentou-se uma profunda transformação do espaço urbano. Em muitos casos a migração do camponês para a cidade(êxodo rural) provocou uma explosão populacional nas cidades jamais visto. Surge aí, um imenso problema nas mãos das autoridades, a necessidade de se criar um espaço urbano planejado, capaz de controlar as ações dos cidadãos.

No velho mundo, onde se experimentou o desenvolvimento urbano juntamente ao desenvolvimento econômico, as cidades cresceram e foram se moldando às novas realidades. Já em outras partes, onde não se deram as mesmas condições, tentou-se alcançar o desenvolvimento econômico através da construção de cidades planejadas. Um exemplo é o Rio de Janeiro, que sofreu profundas reformas no início do século XX, e Belo Horizonte, no final do século anterior, é totalmente construída e planejada para atender a nova demanda que impunha a nova ordem política recém-instaurada no país, a República. A escala e o custo extraordinário dos confrontos bélicos no Prata, em especial a catastrófica Guerra do Paraguai, forçaram o endividamento galopante que desestabilizou as bases do Império brasileiro. Foi no contexto desse processo de desestabilização institucional que se fundou o Partido Republicano (1870), propondo a abolição da monarquia, e entrou em cena uma nova elite de jovens intelectuais, artistas, políticos e militares, a chamada “geração de 70”, comprometida com uma plataforma de modernização e atualização das estruturas ‘ossificadas’ do Império, baseando-se nas diretrizes científicas e técnicas emanadas da Europa e dos Estados Unidos.

Inspirados pelas diretrizes científicas, tendo como base o darwinismo social do inglês Spencer e o positivismo francês de Auguste Comte, assim como, apoiados pelo capital dos cafeicultores do sudeste e de suas influências políticas, no final do século XIX os jovens da “geração de 70” se puseram a promover a derrubada da Monarquia e a Implantação da República.

Com a Proclamação da República, as primeiras medidas governamentais foram de ordem econômica, por exemplo, a “abertura da economia aos capitais estrangeiros, a permissão para bancos privados emitirem moeda, uma nova lei liberal das sociedades anônimas e a criação de um moderno mercado de ações.” A modernização deveria ocorrer a todo custo. O resultado destas medidas foi a penetração de capitais estrangeiros e da “mais escandalosa fraude especulativa”, conhecida como encilhamento. O resultado foi a ruína

(12)

dos capitalistas da monarquia e o surgimento de um novo grupo enriquecido no jogo especulativo. Juntos com os cafeicultores, estes tornaram- se a base econômica que sustentaria a “elite científica e tecnocrática.”

A ascensão destes novos homens implicou em diversas mudanças sociais e em diversas ações a fim de manter a Republica. Uma destas ações foi a derrocada de Canudos, tido como um reduto monarquista no sertão da Bahia, por tropas do Exército. Outra ação da República foi a construção e reforma de algumas das principais cidades do recém criado regime, tais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Belo Horizonte foi inteiramente projetada e construída em um espaço desocupado, preservando a antiga cidade, neste caso Ouro Preto, não há conflitos internos, já que até então não existia, mas externos como a especulação imobiliária e disputas entre regiões que desejam sediar a nova cidade.

Belo Horizonte é exemplo da modernização urbana promovida pela recém-instalada República, planejada numa atmosfera de incerteza política e de efervescência ideológica dos primeiros anos da República, em meio à necessidade de legitimar o regime, instaurado por um golpe militar, sem dúvida delineou um horizonte favorável ao gesto ousado de construção de uma cidade-capital. Uma cidade planejada nos moldes europeus, delineada com a mais moderna técnica, voltada para construir um ambiente urbano salubre, aberto, onde o controle tanto de endemias quanto de pessoas fosse possível.

O Rio de Janeiro é um exemplo do um segundo modelo de modernização urbano identificado no Brasil, semelhante aos empregados em Paris, em que a nova cidade surge no interior da velha, através de desocupações e derrubada da já existente, gerando conflitos internos como desalojamento de pessoas e interrupções de vínculos afetivos. É uma sobreposição da cidade nova sobre a velha.

O Rio de Janeiro era o principal porto de exportação e importação do país e o terceiro em importância no continente, depois de Nova York e Buenos Aires. Mais que isso, como capital da República ela era a vitrine do país. Num momento de intensa demanda por capitais, técnicos e imigrantes europeus, a cidade deveria operar como um atrativo para os estrangeiros. Mas, ao contrário ela era acometida por uma série de endemias, que assolavam e vitimavam sua população local. O Rio apresentava focos permanentes de difteria, malária, tuberculose, lepra, tifo, mas suas ameaças mais aflitivas eram a varíola e a febre amarela que todo verão se espalhava pela cidade como uma maldição. Por isso a cidade tinha, desde o século XIX, a indesejável reputação de ‘túmulo do estrangeiro’. Diante desta situação, as autoridades organizaram uma ação conjunta que reestruturaria a cidade em três instâncias, fazendo surgir a nova cidade. As medidas foram a modernização do porto, saneamento da cidade e a reforma urbana. Uma equipe foi nomeada pelo presidente Rodrigues Alves: “o engenheiro Lauro Müller para a reforma do porto, o médico sanitarista Oswaldo Cruz para o saneamento e o engenheiro urbanista Pereira Passos, que havia acompanhado a reforma urbana de Paris, para a reurbanização”

As reformas se voltaram para o centro da cidade, onde havia muitos casarões em que morava um grande número de pessoas pobres, que tiveram suas casas invadidas por equipes do sanitarista e derrubadas. Um contingente enorme de pessoas foi postas na rua, migrando para os morros, iniciando essa nova ocupação. Surgem aí as favelas (processo de favelização). Diante destas ações arbitrárias o povo se revolta.

(13)

A Regeneração se completou no fim desse mesmo ano de 1904. Seu marco foi a inauguração da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco. As revistas e os colunistas sociais da grande imprensa incitavam a população afluente para o desfile de modas na grande passarela da avenida (...), nas mediações, as tradicionais festas e hábitos populares, congregando gentes dos arrabaldes, foram reprimidos e mesmo o Carnaval tolerado não seria mais o do entrudo, dos blocos, das máscaras e dos sambas populares, mas dos corsos de carros abertos (...), típicos do Carnaval de Veneza, tal como era imitado em Paris.

A reforma urbana do Rio de Janeiro bem como a construção de Belo Horizonte, se destinaram à introdução no país de ideais de controle social, assim como em Londres e Paris, e São Petersburgo, para levar o país à alcançar a “modernidade”.

Fonte:http://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/a-cidade-simbolo-modernidade.htm

Atividades:

Responda com atenção:

1.Em qual contexto histórico se colocaram em prática as reformas em BH e RJ?

________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 2.A partir de quais acontecimentos históricos teve início profundas transformações no espaço urbano mundial?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3.Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 4.Que acontecimento histórico endividou e desestabilizou as bases do Império brasileiro? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 5.Qual era o objetivo do Partido Republicano?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.Quem era a “geração de 70” e com o que era comprometida?

(14)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 7.Quem financiava as ações dos jovens da “geração de 70”?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 8.Quais foram as primeiras medidas governamentais depois da Proclamação da República? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 9.Por que não houve conflitos internos com a construção de BH?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 10.Em que condições históricas BH foi planejada?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 11.O que teve que acontecer para que o centro do Rio de Janeiro fosse reconstruído de forma planejada?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 12.Que parte do texto, pode servir de “justificativa” para a modernização do centro do Rio de Janeiro?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 13.O que acontecia no centro do rio de Janeiro, durante os primeiros anos da República? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 14.Por que o Rio de Janeiro foi chamado de “túmulo do estrangeiro”?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(15)

15.Que medidas foram tomadas pelas autoridades do RJ, para acabar com a fama de “Túmulo de estrangeiro” que tinha a cidade?

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 16.O que foi o processo de favelização?

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 17.De acordo com o texto, marque V ou F.

( ) A criação de um espaço urbano planejado, tinha o objetivo de controlar as ações dos cidadãos.

( ) No velho mundo (Europa), onde o desenvolvimento urbano aconteceu junto com o desenvolvimento econômico, as cidades cresceram e foram se moldando às novas realidades. Já em países pobres como o Brasil, tentou-se alcançar o desenvolvimento econômico através da construção de cidades planejadas.

( ) Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram planejadas para atender a nova demanda que impunha a nova ordem política recém-instaurada no país, a República.

( ) Inspirados pelas diretrizes e apoiados pelos cafeicultores, os jovens intelectuais do Brasil puseram a promover a derrubada da Monarquia e a Implantação da República.

( ) Uma das ações a fim de manter a Republica foi a destruição de Canudos, um povoado tido como um reduto monarquista.

( ) Uma das ações a fim de manter a Republica foi a construção e reforma de algumas das principais cidades do recém criado regime, tais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. ( )BH foi planejada nos moldes europeus, delineada com a mais moderna técnica, voltada para construir um ambiente urbano salubre, aberto, onde o controle tanto de endemias quanto de pessoas fosse possível.

( ) Com a modernização do centro do RJ, até o carnaval como era feito foi proibido, um carnaval à moda francesa foi introduzido.

( ) A reforma urbana do Rio de Janeiro bem como a construção de Belo Horizonte, se destinaram à introdução no país de ideais de controle social.

18)Complete:

A. O Rio de Janeiro é um exemplo do um segundo modelo de modernização urbano identificado no Brasil, semelhante aos empregados em____________________________ B.Presidente do Brasil na época da urbanização e higienização do RJ____________________________________________________________________

C.Médico sanitarista responsável pelo higienismo

_____________________________________________________________________ Engenheiro urbanista e prefeito do Rio de Janeiro na época da modernização do centro.

(16)

Geografia: Atividade 1:

Movimentos migratórios

Você nasceu no mesmo município, estado ou país onde vive atualmente? E seus pais, avos e bisavós? È muito provável que você e sua família, ou mesmo seus ancestrais, tenham saído de outro local para onde passaram a residir.

Isso ocorre porque a necessidade de melhorar de vida muitas vezes leva os habitantes de uma determinada localidade a deslocar-se para outras regiões, num processo chamado migração.

As migrações (ou movimentos migratórios) têm ocorrido, por diversas causas, ao longo de toda historia da humanidade, conforme época e a região.

Entre as principais causas que levam as pessoas a migrar destacam-se atualmente as oportunidades econômicas, os conflitos armados, as perseguições politicas ou religiosas as diversidades naturais, como climas extremamente frios ou quentes, secas frequentes e prolongadas e enchentes.

Com tudo, o objetivo mais importante daqueles que migram, independentemente da causa, è a busca por melhores condições de vida.

Imigração e emigração ocorrem quando uma pessoa ou grupo se muda de seu país para outro. O termo imigração é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro. Já emigração significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro. Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para mudança entre regiões.

(17)

Migrações Externas e Internas

Chama- se migrações externas o deslocamento populacional de um país para outro. Já migração interna, por sua vez, è o movimento populacional que ocorre dentro de um mesmo país.

Migrações Temporárias

São deslocamentos de pessoas para determinados locais onde hà oferta d trabalho por um período determinado.

Migração Pendular

São aquelas que ocorrem com deslocamento diário de pessoas que vão de uma localidade para outra para trabalhar ou estudar.

Êxodo Rural

São os deslocamentos da população rural para urbana.

Atividades:

1 -Qual seu local de origem e de sua família?

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2- Complete as frases:

A) A_______________________ocorre quando a população se desloca de um país para outro. Já a ocorre quando a população se desloca dentro do próprio paìs.

B)A__________________________________ocorre quando grupos de pessoas se deslocam para determinado local durante um certo período.

3- De acordo com o que você estudou no texto que razoes levam as pessoas a migrar para outras regiões no país ou até mesmo para o exterior?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Ciências

A ciência contra o racismo

(18)

“..Ao se espalhar pelo mundo, os seres humanos tiveram que lidar com todo tipo de ambiente e o principal elemento a se adaptar aos extremos de temperatura, umidade, iluminação e ventos do planeta foi a aparência. Um exemplo é o tamanho do corpo: em regiões quentes é vantajoso ser baixo como os pigmeus ou alongado como os quenianos, com a superfície do corpo grande, o que facilita a evaporação do suor. O cabelo encarapinhado ajuda a reter o suor no couro cabeludo e a resfriá-lo. O oposto ocorre em regiões frias como a Sibéria. O corpo e a cabeça dos mongóis, que se desenvolveram por lá, tendem a ser arredondados para guardar calor, o nariz, pequeno para não congelar, com narinas estreitas para aquecer o ar que chega aos pulmões, e os olhos, alongados e protegidos do vento por dobras de pele.

“Em 2002, uma equipe de sete pesquisadores dos Estados Unidos, França e Rússia comparou 377 partes do DNA de 1 056 pessoas de 52 populações de todos os continentes. O placar final: entre 93% e 95% da diferença genética entre os humanos é encontrada nos indivíduos de um mesmo grupo e a diversidade entre as populações é responsável por 3% a 5%. Ou seja, dependendo do caso, o genoma de um africano pode ter mais semelhanças com o de um norueguês do que com alguém de sua cidade. O estudo também mostrou que não existem genes exclusivos de uma população, nem grupos em que todos os membros tenham a mesma variação genética. “A diversidade entre as populações está nas diferentes frequências de traços que são encontrados em todo lugar”, diz o biólogo Noah Rosemberg, da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, um dos autores do trabalho.”

“Existem claramente diferenças entre populações que são visíveis no genoma. Algumas pessoas podem chamar isso de raça, outras não, mas o fato é que a diversidade existe, apesar de representar uma fração bem pequena da nossa constituição genética”, diz Rosemberg.”

“O preconceito é tão antigo quanto à humanidade, mas o racismo parece não ter mais de 500 anos. “Antes disso, a discriminação era feita em relação à cultura e ao diferente”, diz o antropólogo Kabengele Munanga. Os gregos chamavam de “bárbaro” qualquer pessoa que não falasse sua língua, mas quem a aprendesse não teria maiores problemas. Tudo começou a mudar no final do século 15, quando a Inquisição espanhola obrigou os judeus a se converterem ao catolicismo. Muitos desses cristãos-novos continuaram a praticar os seus ritos, o que levou os católicos a acreditar que havia algo no sangue judeu que impedia a conversão. A solução foi evitar a miscigenação, para que esse sangue não se espalhasse pela população. Na mesma época, os europeus chegaram à África e à América e encontraram seres humanos de aparência diferente da que eles conheciam. “Até então, a humanidade era a Europa”. “O conceito de branco não existia antes de eles conhecerem o negro”, diz Munanga...”

https://super.abril.com.br/historia/ciencia-contra-racismo/ Definições:

Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vive.

(19)

1- Infelizmente muitas pessoas acabam tendo algum tipo de discriminação por outras pessoas devido a uma determinada característica na aparência. Hoje a ciências explica essas diferenças através do genoma e mostra a sua importância. Qual a importância da variação das características na população?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2- Cite um exemplo de adaptação de um ser vivo com as características do ambiente em que vive?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________________________

3- Como a ciência pode explicar as diferenças existentes entre nós?

a-( ) Mostrando que apresentamos diferenças no genoma, apesar de pequenas, e que confere características diferentes, que essa diferença nos ajuda a adaptar nos mais diferentes ambientes.

b-( ) Mostrando que apresentamos genomas iguais e por isso necessitamos ser iguais. c-( ) Mostrando que apesar das diferenças genéticas, devemos ser iguais.

d-( ) A ciência não tem como explicar as diferentes características entre indivíduos da mesma espécie.

4- O nosso DNA, diferentemente do que muitos pensam, não está presente em apenas um cromossomo. Em cada espécie, há um número diferente dessas estruturas, sendo encontrado na espécie humana um conjunto com:

a-( ) 23 cromossomos. b-( ) 22 cromossomos. c-( ) 26 cromossomos. d-( ) 46 cromossomos.

5- Sobre a estrutura do DNA, marque a alternativa incorreta: a-( ) O DNA carrega as informações genéticas do indivíduo. b-( ) DNA esta presente nas células.

c-( ) Seres vivos não apresentam DNA. d-( ) DNA e núcleo é a mesma coisa.

(20)

Referencias:

Fonte: https://www.diferenca.com/migracao-imigracao-e-emigracao/< aceeso: em 21 de junho 2020.

Fonte: Aoki, Virginia. Eja Moderna. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

Sugestões de atividades elaboradas pela equipe de professores, gestor e especialista: das Escolas Municipais: Manoel Alves Vilela e Bernardo José Franco.

Referências

Documentos relacionados

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, no

O princípio de igualdade entre os seres humanos não é uma descrição de uma suposta igualdade concreta entre os humanos: é uma prescrição de como deveríamos tratar os

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

Há diversas situações concretas que podem ser aventadas, nas quais o cum- primento do dever administrativo de respeito aos precedentes judiciais conduziria a uma tutela igualitária