• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

Aos trinta e um dias do mês de Março do ano dois mil e dez, na Junta de Freguesia do Vale da Amoreira, no Vale da Amoreira, pelas vinte e uma horas, reuniu a Câmara Municipal da Moita sob a Presidência do Sr. Presidente João Manuel de Jesus Lobo e com as presenças dos Srs. Vereadores António José Gonçalves Duro, Rui Manuel Marques Garcia (Vice-Presidente), Vivina Maria Semedo Nunes,Vitor Manuel Rodrigues Cabral, Joaquim Inácio Raminhos Cabaça, Miguel Francisco Amoêdo Canudo e Maria João Aleixo Carvalho.

De notar a ausência do Sr. Vereador Carlos Alberto Picanço dos Santos, cuja falta foi considerada justificada, por se encontrar de férias.

Para ser presente à reunião foi previamente distribuída por todos os membros, a Ordem do Dia que abaixo se faz constar.

Propostas:

1. ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL ……….……….. 4 2. EVENTOS NO PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES

ALUGUER DE MÓDULOS/ESPAÇOS ………..………..…… 5

Declarada aberta a reunião pelo Sr. Presidente, foi seguidamente dado início ao Período de Intervenção dos Munícipes:

REUNIÃO ORDINÁRIA PÚBLICA X MANDATO Acta N.º 8 de 31/03/10

(2)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

PERÍODO DE INTERVENÇÃO DO PÚBLICO

Sr. José Pedro Pereira – Lastimou o facto de ser uma reunião pública na Freguesia e haver tão pouca afluência de munícipes.

Chamou a atenção do executivo quanto aos seguintes assuntos:

- à falta de limpeza junto ao depósito da água e também as canas que estão por cortar assim como a sujidade da vala junto ao Desportivo de Portugal.

- a falta de iluminação na Rua José da Conceição Nunes que propicia a que hajam alguns assaltos; - alguns candeeiros no meio das árvores, nomeadamente na Rua das Margaridas, nas Fontaínhas e outras; - questiona também o que fazer com o parque das merendas que necessita de uma limpeza e de água para regar os pinheiros lá existentes.

Sr. Avelino Fragoso – Disse que há cerca de dez, doze anos acabou-se com as hortas à volta da Freguesia para se fazerem outras infra-estruturas e que agora tomou conhecimento que se podem fazer hortas e jardins numa área específica, que pensa não ser o local próprio, porque essa área é onde passa uma vala que transporta águas sujas e poluídas perguntando se não haveria outro espaço.

Disse também ter em seu poder um folheto com imagens sobre a Freguesia, que não entende, perguntando o que se tratava.

Sr. Presidente – Quanto ao exposto na primeira intervenção disse que são preocupações que foram registadas e que já faz parte das preocupações da Câmara a sua resolução.

Em relação ao folheto a que faz alusão o munícipe na sua intervenção esclareceu que esse documento é de informação e faz parte da Iniciativa Bairros Críticos, informando em seguida em que consiste e como funciona esta mesma iniciativa que engloba um projecto que se chama hortas comunitárias, estas mesmas hortas vão se localizar junto de uma vala que não leva esgotos mas sim a água das chuvas. Com este projecto das hortas comunitárias o que se pretende não é acabar com as hortas urbanas existentes mas sim ordená-las, explicando como irá ser o sorteio e distribuição das mesmas.

Sr. Vereador Vítor Cabral – Em relação aos assuntos abordados pelos munícipes disse que também vê com alguma apreensão as situações que foram expostas e que espera que os mesmos sejam resolvidos a breve prazo, nomeadamente a questão da vala atrás do Desportivo de Portugal que precisava de ser arranjada e remodelada.

Em relação às hortas comunitárias, independentemente do que está no folheto, disse já ter tido alguns contactos noutros municípios com experiências deste género, pensando que são experiências muito interessantes e se se conseguir implementar esta situação nesta zona é óptimo.

Sr. Presidente – Esclareceu também o munícipe que o folheto que tem com imagens sobre a Freguesia é o novo Centro de Experimentação Artística que também está integrado na Iniciativa Bairros Críticos e que pensa que na próxima reunião de Câmara se apresentará o protocolo com o IRU, no sentido de ser feita a transferência das verbas necessárias para o desenvolvimento da obra, e que será lançado o concurso durante o mês de Abril para que esteja terminado no próximo ano.

Quanto à questão da vala esclareceu que a mesma vai ser intervencionada e requalificada de uma forma diferente do que a que foi construída, no âmbito de um acordo com a Câmara do Barreiro, explicando em seguida a forma como irá ser feita toda a intervenção dos dois municípios.

(3)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

PERÍODO ANTERIOR À ORDEM DO DIA

Foram apresentados para conhecimento os seguintes assuntos:

- A relação dos actos praticados no uso da delegação e subdelegação de competências, no período compreendido entre 12 e 27 de Março em curso;

- O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” informou sobre os projectos respeitantes ao Concelho da Moita cuja inclusão foi solicitada num conjunto de aditamentos à proposta de PIDDAC para 2010;

- A posição actual do Orçamento da Receita do presente ano, o resumo da posição do Orçamento da Despesa por classificação económica assim como o Resumo Diário da Tesouraria, desta Câmara.

Foram distribuídas, para posterior deliberação, a acta nº 6 de 23 de Dezembro de ano transacto e as actas nºs 1, 3 e 4 de, respectivamente 06 e 20 de Janeiro e 03 de Fevereiro do ano em curso.

Foi submetida a votação a acta nº 5, de 16 de Dezembro do ano transacto, tendo sido aprovada por unanimidade.

Seguidamente o Sr. Presidente deu a palavra aos Vereadores que manifestaram intenção de intervir: Sr. Vereador Joaquim Raminhos – Disse querer reforçar dois aspectos: o primeiro tem a ver com a questão do quanto são importantes as hortas urbanas na Freguesia e o como seria bom o alargar deste projecto a todo o Concelho, fundamentando esta sua afirmação mas alertando também para o facto da vala que passa perto das mesmas, uma vez que os solos tem que estar despoluídos.

O segundo aspecto tem a ver com a qualidade de vida dos habitantes do Vale da Amoreira, que foi abordado na intervenção do munícipe, que também deve ficar registado e procurar-se o mais rapidamente possível a sua resolução, congratulando a informação que foi dada que a vala iria ser intervencionada. Disse que na semana transacta teria havido duas conferências de imprensa, nomeadamente sobre a Revisão do Plano Director e sobre a visita da Polícia Judiciária aos Paços do Concelho e justificou a sua ausência, de ambas, por motivos profissionais e pessoais solicitando como poderá ter acesso ao documento/relatório relativo à conferência sobre a visita da Polícia Judiciária e também quanto aos documentos da ratificação do PDM, nomeadamente à versão final da Carta de Ordenamento do Território do Concelho.

Sr. Vereador António Duro – Falou sobre a Freguesia e as suas associações, e da forma como foi bem recebido pelos munícipes residentes durante a campanha eleitoral.

Sr. Presidente – Em relação às valas esclareceu e destrinçou que existem duas, nomeadamente a que vem junto às Fontainhas e que passa, também, junto à Biblioteca e à Escola Primária e é nesta zona que irão ser implantadas as hortas comunitárias e esta vala não trás lixos, a outra que vem da Vila Chã e que passa por trás do Campo Municipal é que necessita da intervenção atrás falada.

Em relação ao atrás solicitado esclareceu que existiu a conferência de imprensa em relação ao Plano Director Municipal e antes foi uma comunicação do Presidente da Câmara à comunicação social sobre o

(4)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

processo da Judiciária, informando em seguida como se processou esta última e como podem ser consultados os elementos do processo, quanto à Revisão do Plano Director Municipal disse quais são os documentos que estão disponíveis para consulta, fazendo em seguida um breve histórico e resumo de como se encontra todo o processo.

Sr. Vereador Vítor Cabral – Em relação à Revisão do PDM disse que os vereadores do Partido Socialista tudo fizeram para que este projecto não fosse aprovado porque tinham outra concessão e outra ideia para este Concelho, mas sempre o fizeram no campo político e no campo que entenderam ser o mais correcto, ficando no entanto satisfeitos que este processo tenha um fim porque o Concelho precisa de um rumo, de desenvolvimento e agora há que olhar para o futuro.

No caso da inspecção da Polícia Judiciária disse nada terem a ver com o assunto pensando que tudo isso partiu de denúncias anónimas e o Partido Socialista foi completamente alheio, congratulando que tenha chegado ao fim e com o resultado apresentado.

Não havendo mais intervenções passou-se de seguida ao período da ordem do dia.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA

A proposta abaixo transcrita foi apresentada pelo Sr. Vice-Presidente.

1. ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

“Dando cumprimento à solicitação do respectivo serviço, ocorrida por motivo de aposentações, ao abrigo do despacho nº15/X/PCM/09, nos termos do nº1 do art. 4º, do Decreto-Lei nº209/2009, de 3 de Setembro, conjugado com o disposto no nº2 do art. 6º, da Lei nº12-A/2008, de 27 de Fevereiro e alínea b) do nº1 e números 3 e 4, do art. 7º do mesmo diploma, proponho a abertura de procedimento concursal, na modalidade jurídica de emprego público por tempo indeterminado – CTTIFP, para o preenchimento do seguinte lugar:

Um posto de trabalho previsto no Mapa de Pessoal do Município da Moita, na Carreira Geral de Assistente Operacional, Categoria de Encarregado Operacional – Encarregado do Sector de Águas e Esgotos (Serviço de Águas).

Os encargos financeiros encontram-se previstos no Orçamento de 2010, pelo que se submete a presente a aprovação.”

Foi a proposta colocada à discussão e não havendo intervenções foi a mesma submetida a votação tendo sido aprovada por unanimidade.

(5)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

2. EVENTOS NO PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES ALUGUER DE MÓDULOS / ESPAÇOS

“Durante o ano de 2010 serão vários os eventos que a Divisão de Actividades Económicas e Turismo organiza no Pavilhão Municipal de Exposições cuja calendarização já está definida.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na preparação dos eventos, e pelo facto de existir o aluguer de stands/espaços para expositores, importa determinar o valor dos mesmos.

A proposta que apresento tem como principal pressuposto as condições económicas/financeiras e as dificuldades que as empresas/empresários atravessam, pelo que proponho que não exista aumento de preço em relação aos valores praticados no ano de 2009.

Assim, proponho:

Que no ano de 2010 o preço de aluguer de stands/espaços de 9 m2 sejam os seguintes:

• Canino 2010 – 10 e 11 de Abril 150 € - (Cento e cinquenta euros)

• Noiva & Noivos – III Salão do Casamento e Eventos – 21 a 23 Maio 175 € - (Cento e setenta e cinco euros)

• XIV Feira Equestre – 8 a 11 Julho 175 € - (Cento e setenta e cinco euros)

• XVII FECI – Feira Comercial e Industrial – 10 a 19 Setembro Pav. I - 275 € - (Duzentos e setenta e cinco euros)

Pav. II - 225 € - (Duzentos e vinte cinco euros) Galeria - 225 € - (Duzentos e vinte cinco euros)

Mais proponho, um preço de 25€/m2 para outras dimensões dos stands/espaços que não sejam 9 m2 ou

múltiplos deste.

Aos preços apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor.”

Foi a proposta colocada à discussão e não havendo intervenções foi a mesma submetida a votação tendo sido aprovada por unanimidade.

E nada mais havendo a tratar foi pelo Sr. Presidente encerrada a reunião, sendo a respectiva acta aprovada em minuta. Eram vinte e duas horas e quinze minutos. E eu, Alda Maria Fernandes Mouzinho, Coordenadora Técnica nesta Câmara Municipal, redigi a presente acta que assino com o Sr. Presidente da Câmara.

Todas as intervenções feitas aquando da apresentação das propostas, encontram-se devidamente gravadas em cassetes, ficando as mesmas a fazer parte integrante desta acta.

(6)

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA

O PRESIDENTE DA CÂMARA

______________________________________

A COORDENADORA TÉCNICA

Referências

Documentos relacionados

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

Pedivela Shimano Altus M171 42x34x24 dentes Câmbio traseiro Shimano Acera M360 8 velocidades Pneus Kenda 29” Small Block Eight de Kevlar*.

Zu Hause nenne ich ihn zwar schon noch Nicolau, aber auch da klingelt ständig das Telefon oder Handy, und er muss sich dann um die Probleme der Hörer kümmern. Jeder hier in der

Por iniciativa da Secretaría Xeral de Emigración en colaboración coa Consellería de Medio Rural e do Mar e Axencia Turismo de Galicia (TurGalicia e

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Tópicos: A sociedade assume, ipso jure, com o registo, os direitos e obrigações resultantes da exploração normal de um estabelecimento que constitua objecto de uma entrada em

 Seguro de acidentes de trabalho a comparticipar pela Entidade Financiadora: correspondente a percentagem a definir em aviso de abertura e/ou programa de

Primeiramente, são apresentados alguns números que colocam em evidência esse segmento produtor tanto no Brasil como na Região Sul do País, para, logo em seguida, examinar a