• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DO ROTOR A PARTIR DE Fe2%P SINTERIZADO APLICADO EM AEROGERADOR DE 1KW

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DO ROTOR A PARTIR DE Fe2%P SINTERIZADO APLICADO EM AEROGERADOR DE 1KW"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

NÚCLEO DO ROTOR A PARTIR DE Fe2%P SINTERIZADO

APLICADO EM AEROGERADOR DE 1KW

Ramos, Felipe. 1a Borba, Monir.1b Wermuth, Diego.1c Schaeffer, Lirio. 1d

1 UFRGS, Department of Mines, Metallurgy and Materials Engineering, Porto Alegre – RS, Brazil,

a)felipe.guimaraes@ufrgs.br; b)monir.borba@ufrgs.br; c)diego.wermuth@ufrgs.br; d)lirio.schaeffer@ufrgs.br

Resumo

A proposta deste trabalho é a obtenção de um núcleo do rotor de uma máquina síncrona com imãs permanentes e fluxo axial utilizada em turbinas eólicas. Originalmente está maquina possui um núcleo construído por uma lâmina de aço-silício, esta lamina é enrolada formando um toroide, originando assim a maquina Torus. O novo núcleo será obtido pela técnica de metalurgia do pó, utilizando a mistura de Fe2%P. com isto este artigo demonstrará o processo realizado para a obtenção das peças que formam o núcleo deste gerador eólico.

Palavras-chave: Gerador síncrono; imãs de neodímio ferro boro; disco rígido. 1 INTRODUÇÃO

O Grupo de Energias Renováveis do LdTM já realizou estudos de misturas de pó de ferro com diferentes percentuais de fósforo, silício e níquel com a finalidade de analisar suas propriedades magnéticas, elétricas e mecânicas. As ligas sintetizadas, previamente estudadas pelos alunos, foram: Ferro Puro, Fe1%P, Fe2%P, Fe3%P, Fe1%Si, Fe3%Si, Fe5%Si e Fe50%Ni.

Tendo em vista os trabalhos anteriores, em que, das ligas magnéticas estudas pelos pesquisadores do GDER, a que obteve maior rendimento para aplicação em núcleos de máquinas elétricas foi mistura de ferro com dois por cento fósforo[1].

Com o intento de dar continuidade aos trabalhos anteriores realizados em cima de ligas e aplicações em protótipos de máquinas elétricas rotativas, este trabalho apresenta a aplicação de um núcleo de Fe2%P obtido por metalurgia do pó, em substituição ao núcleo originalmente feito de chapas de aço laminadas.

(2)

2

2 MATERIAIS E MÉTODOS

1.1. Máquinas elétricas de fluxo magnético axial com imãs permanentes A máquina de fluxo axial tem seu primeiro registro documentado na data 1831. Em 1837 foi inventada a máquina de fluxo radial, a qual tem sido usada quase que exclusivamente desde sua criação. [2]

Com a elevada eficiência volumétrica dos materiais magnéticos permanentes de terras raras e com seu custo mais acessível, possibilitou a exploração de máquinas elétricas de diferentes configurações. A excitação magnética, realizada classicamente por densidades de corrente, obteve uma redução das dimensões e ainda um favorecimento no rendimento com a utilização de materiais magnético de terra rara. [3]

Com o desenvolvimento de imãs permanentes com maior fluxo magnético houve um aumento da competitividade entre as máquinas, tornando-se atraente a utilização de máquinas de fluxo axial para algumas aplicações, sendo que no contexto tecnológico atual possui um potencial considerável em aplicações de baixas velocidades, como por exemplo, geradores eólicos. [4][3]

Spooner et al apresentaram uma máquina com fluxo axial constituída por estator simples e rotor duplo pequeno comprimento axial com pequeno comprimento axial. A máquina foi chamada de Torus [2].

A máquina Torus possui duas principais topologias de construção, elas diferem na disposição dos imãs permanentes nos rotores. A disposição de imãs em que os imãs de um rotor possuem a mesma polaridade dos imãs em frente no outro rotor

Figura 1a chamados de tipo NN. No segundo modelo os imãs frente à frente possuem polaridades opostas nos rotores, o fluxo se estabelece no estator e segue uma trajetória axial na armadura, tipo NS Figura 1b.[5]

Figura 1 - Topologias máquinas de fluxo axial (a) Tipo Norte - Norte e (b) Tipo Norte - Sul[5]

A máquina Torus se classifica como simples e barata. Os enrolamentos são construídos por enrolamentos montados em torno do núcleo do estator que é toroidal. O núcleo é construído sem ranhuras, contribuindo para reduzir as indutâncias próprias e mútuas das bobinas. A utilização de imãs permanentes de neodímio-ferro-boro possibilitou a redução de volume e de massa, e a obtenção de carregamento elétrico elevado. O carregamento magnético elevado possibilita a obtenção de forças eletromotrizes especificadas com pequeno número de espiras, e resistência e indutâncias reduzidas. O estator da máquina foi construído com uma fita metálica enrolada formando um toróide, sobre o qual é montado o enrolamento. Os rotores são dois discos com imãs polarizados axialmente. As perdas na máquina foram analisadas em detalhe. Foram estudadas diferentes formas de montagem dos imãs permanentes, bem como o desempenho térmico dos protótipos construídos [2].

(3)

3

Na Figura 2 é possível observar a representação da máquina Torus com fluxo axial utilizada no projeto.

Figura 2 - máquina Torus fluxo axial [2] 1.2. Materiais magnéticos duros

Entre os materiais magnéticos duros nós podemos distinguir dois tipos “ímãs clássicos” e “modernos”. O primeiro grupo consiste em ligas com baixa densidade de energia, causadas pelos efeitos da anisotropia magnética dos precipitados. O segundo grupo é caracterizado por ímãs com uma densidade de energia consideravelmente mais elevada e estes são baseados nos compostos inter-metálicos de metal de transição/terra-rara, que fornecem uma elevada anisotropia magneto-cristalina.[6]

Entre as tecnologias de fabricação mais utilizadas Através do processo da M/P consegue-se a orientação magnética das partículas que constituem o material trabalhado (ímãs anisotrópicos), obtendo-se propriedades magnéticas muito superiores àquelas obtidos pelos processos metalúrgicos convencionais como a fundição. Acrescenta-se a isto que pós de diferentes naturezas químicas são fáceis de obter bastando que se misture os pós homogeneamente.[7]

Os valores do produto energético e da coercividade dos imãs de NdFeB são mais elevados de todos os materiais magnéticos, e a indução remanescente apresenta um valor relativamente alto, O porém deste material reside nas características térmicas, a temperatura normal de funcionamento é menor que as temperaturas de funcionamento é em torno de 150ºC, assim como a temperatura de Curi é igualmente baixa, entre 300 a 320⁰C. [8]

1.3. Materiais magnéticos macios

Os materiais testados em estudos anteriores no laboratório foram as seguintes ligas: Fe; Fe1%P; Fe2%P; Fe3%P; Fe1%Si; Fe3%Si e Fe50%Ni. Estes materiais foram submetidos a ensaios de histerese, magnetização normal e resistividade.

Com os testes de curvas de histerese, magnetização e resistividade

realizados nas ligas contata-se que a liga Fe2%P apresentou melhores resultados em relação as demais. A perda por ciclo de histerese ficou em 7,69x10-3 W/kg, a indução de saturação próxima a 1,36T. A permeabilidade relativa ficou em 4198,7 µr,

(4)

4

superando a do ferro puro em mais de 220%. Já se tratando da força coerciva foram bastante semelhantes entre as ligas [1].

A resistividade da liga Fe2%P ficou na ordem de 4,21x10-7 Ω.m, contra 1,56x10-7 Ω.m utilizando apenas Fe puro.

1.4. Analise da máquina elétrica

O gerador Enersud é uma máquina Torus, máquina elétrica síncrona de imãs permanentes de fluxo axial com estator toroidal utilizando imãs posicionados de forma a se repelirem, Tipo N-N, com potência declarada de 1kW. Este gerador possui um estator Figura 3 e dois rotores Figura 4.

Figura 3 - Estator Enersud

Figura 4 – Rotores dos geradores Enersud

O estator é o componente onde estão localizados os enrolamentos, local este onde será induzida uma corrente.

O rotor é o local onde estão fixados os imãs permanentes de Neodímio Ferro Boro, no caso desta máquina existem dois rotores. Quando montados os imãs ficam posicionados de forma que o imã de um rotor possui a mesma polaridade do imã do rotor a sua frente, assim um rotor repele o outro (Erro! Fonte de referência não encontrada.). Os rotores são responsáveis pelo campo magnético o qual corta os enrolamentos do estator induzindo uma corrente nos mesmos. Cada rotor possuí 14 imãs.

Está maquina da Enersud tem a estrutura conforme a imagem meramente ilustrativa da Figura 5.

(5)

5

Figura 5 - Estrutura gerador Enersud

Como se pode observar na os enrolamentos não estão representados no estator, pois a montagem dos mesmos não é de conhecimento. Os enrolamentos são cobertos por uma resina impossibilitando o estudo. Para obter maiores informações técnicas será contatada a fabricante Enersud.

No centro do enrolamento há um núcleo (Figura 6) para aumentar o direcionamento das linhas do campo magnético. Este núcleo possui o efeito próximo dos núcleos construídos de chapas laminadas, porém tem uma montagem diferenciada, sendo constituído de uma lâmina enrolada.

Figura 6 - Núcleo do estator

Este núcleo será substituido por um núcleo contruido pela técnica de metalurgia de pó convencional.

1.5. Construção da matriz de compactação

Após a analise do motor foi realizada as medições geométricas do núcleo original da maquina, para construir uma matriz a qual realizasse uma compactação do pó para a peça final ficar com geometrias próximas a geometria original, com isto não acarretando mudanças no bobinamento da maquina.

Figura 7 - Medidas do núcleo toroidal

Conforme exibido na Figura 7 o toroíde possui um raio interno de 70mm e raio externo de 96mm.

(6)

6

Para determinar a força de compactação é necessária a realização do calculo da área da peça que será compacta, calculando de forma rápida a área da circunferência maior diminuindo o valor da área circunferência menor obtemos a área do núcleo de 13552,24mm². Usando esta área para determinar a força necessária teríamos que:

ܨ = ݌ ∗ ܣ

(1) F= força;

P= pressão;

A= area;

Sabendo que a peça de Fe2%F obteve seu melhor desempenho magnético e mecanico com 600MPa de pressão que é equivalente a 6000tf/cm², temos uma força total de compactação de aproximadamente 813,13tf.

A prensa de maior capacidade no laboratório é a FKL com força maxima de 600tf, por este motivo foi optado a divisão do núcleo em quatro peças, dessa forma trabalhando com menor pressão, facilidando lidar com a matriz, após compactada as peças serão levadas a posterior usinagem de forma que montadas formem uma peça final, o nucelo.

Para levar em conta o desenho da nova matriz, foi realizado o calculo de contração aproximada da peça de Fe2%P, comparando as dimenções da peça verde e sinterizada. Utilizando a matriz para compactação de corpos de prova em forma de clindro foi possível comparar.

Figura 8- Matriz para compactação dos corpos de prova na prova de cilindro

Figura 9- dimensões matriz cilíndrica

O corpo de prova de formato cilíndrico foi compactado com uma pressão de 600MPa, adquirindo as seguintes medidas:

(7)

Figura 10 -

Com estes valores é possivel determinar uma medida expessura da matriz, considerando que a contração radial

mesma para determinar a expessura

Tendo que a expessura do núcleo é de 26mm e a contração é de 2,3% a matriz deverá possuir 26,6mm de expessura. Estes 0,6mm

distribudos entre os dois lados do núcleo, ou seja, entre o raio externo e o raio interno. Desta forma o raio interno da circunferência deverá possuir 69,7mm e o raio externo 96,3mm. Tomando estas medidas a peça após compactada e s

deverá ter as medidas do núcleo original.

Na Figura 11 está o desenho da matriz com suas medidas internas

A matriz possui um raio maior de 90º para nas extremidades ser usinado os encaixes das peças. Alem

consentradores de tensões e leve a matriz a ruptura. Os pulsões da matriz

expessura dos pulsões é 26,5mm

7

Dimensões e contrações corpo de prova cilíndrico Com estes valores é possivel determinar uma medida

nsiderando que a contração radial é a maior foi utilizada a mesma para determinar a expessura.

Tendo que a expessura do núcleo é de 26mm e a contração é de 2,3% a matriz deverá possuir 26,6mm de expessura. Estes 0,6mm de diferença deveram ser distribudos entre os dois lados do núcleo, ou seja, entre o raio externo e o raio interno. Desta forma o raio interno da circunferência deverá possuir 69,7mm e o raio externo 96,3mm. Tomando estas medidas a peça após compactada e s

deverá ter as medidas do núcleo original.

o desenho da matriz com suas medidas internas

Figura 11 - Dimensões matriz

A matriz possui um raio maior de 90º para nas extremidades ser usinado os lem disso as beiradas são arredondados para que n

ões e leve a matriz a ruptura.

es da matriz ficaram com uma folga de 0,05mm dessa forma a é 26,5mm, Figura 12.

Com estes valores é possivel determinar uma medida aproximada da é a maior foi utilizada a Tendo que a expessura do núcleo é de 26mm e a contração é de 2,3% a de diferença deveram ser distribudos entre os dois lados do núcleo, ou seja, entre o raio externo e o raio interno. Desta forma o raio interno da circunferência deverá possuir 69,7mm e o raio externo 96,3mm. Tomando estas medidas a peça após compactada e sinterizada

o desenho da matriz com suas medidas internas.

A matriz possui um raio maior de 90º para nas extremidades ser usinado os ão arredondados para que não exista ficaram com uma folga de 0,05mm dessa forma a

(8)

8

Figura 12 - medidas punção inferior

O punção superior possui o mesmo formato e as mesma dimensões com exceção da altura. O punção inferior possui 70mm de altura para facilitar a extração das peças após compactação, enquanto o punção superior tem 35mm de altura.

Com estas medidas a matriz ficou com uma área total próxima a 4429mm², para isso a força na compactação será de aproximadamente 265tf, para conseguir uma pressão de compactação de 600MPa, assim podendo utilizar a prensa FKL localizada no Laboratório de Transformação mecânica,UFRGS. A prensa FKL possui uma força máxima de 600tf.

Na Figura 13 podemos observar a matriz montada em uma vista explodida com seus respectivos pulsões.

Figura 13 - matriz com pulsões

Após o projeto da matriz concluído foi enviada para confecção em aço D6 com tempera e revenido. Na Figura 13 pode-se observar a matriz fixada na prensa pronta para realizar a compactação das peças.

(9)

9

Figura 14 - Matriz fixada na prensa FKL

1.6. Desenho das peças usinadas

Para que as peças encaixem uma na outra para formar o núcelo do gerador é necessária a usinagem das peças, para isso foi realizado o desenho para posterior usinagem das peças.

Na Figura 15 esta demonstrado os encaixes com as 4 peças formando o núcelo.

(10)

10

Para facilitar o entendimento da peça e seus encaixes se pode observar a peça resultante da matriz sobre posta com a peça a ser usinada contendo as respectivas medidas na Figura 16.

Figura 16 - desenho de peça usinada e da peça resultante da matriz

3 RESULTADOS 3.1. Obtenção das peças

Após a compactação do pó de Fe2%P foi possível a obtenção das peças a verde, em seguida as peças foram enviadas para sinterização. Na Figura 17 mostra uma das peças já sinterizada.

Figura 17 - peça sinterizada

Observa-se que a peça possui uma rachadura próxima a borda superior. A matriz não possui ângulo nenhum e no momento que a peça é extraída acontece a trinca. Como a peça será usinada para ter apenas 10mm de altura, aproveitou-se a peça usinando toda a parte superior.

(11)

11

3.2. Usinagem das peças

Para a usinagem dos encaixes das peças para formar o núcleo foi encaminhado para uma empresa que realiza corte por eletrofio, dessa forma possuindo um acabamento excelente e um encaixe extremamente preciso.

Na Figura 18 podemos observar a peça resultante da sinterização, no topo da imagem, e as outras 4 peças usinadas com os encaixes que compõem o núcleo do gerador.

Figura 18 - no topo peça sem usinagem, e as demais usinadas compondo as 4 peças do núcleo Na Figura 19 consta o núcleo original de chapas laminadas sendo comparando ao núcleo sinterizado e usinado de Fe2%P.

(12)

12

4. CONCLUSÃO

O objetivo principal da obtenção de um núcleo do rotor de uma máquina síncrona com imãs permanentes e fluxo axial foi alcançado.

As contrações das peças adquiridas por metalurgia do pó ficaram dentro da faixa esperada de 2,3%, não causando grandes transtornos para a usinagem das peças, desta forma possuindo dimensões extremamente próximas do núcleo original.

Não foi possível adquirir a peça do tamanho final, pois acarretaria na utilização de prensa de grande capacidade. Para testes laboratoriais a usinagem das peças fornecerá dados suficientes de desempenho da maquina elétrica com núcleo de Fe2%P

REFERÊNCIAS

[1] P. Pauletti, Construção e análise do desempenho de um motor de indução trifásico com núcleo produzido via metalurgia do pó, Dissertação de Mestrado, PPGEM - UFRGS, 2012.

[2] L. T. d. R. Loureiro, UM ESTUDO SOBRE A MÁQUINA TORUS, Tes doutorado, PPGE3M - UFRGS, 2008.

[3] Â. P. B. d. S. Ferreria, Projeto de uma maquina de ímanes permanentes de fluxo axial orientado para os sistemas de conversão de Energia Eólica, Porto-Portugal: Dissertação Doutoramento Eng. Eletrotécnica e Computadores, 2011.

[4] L. T. d. R. Loureiro, UM ESTUDO SOBRE A MÁQUINA TORUS, Porto Alegre- Brasil: Tes doutorado, PPGE3M - UFRGS, 2008.

[5] J. O. M. Osório, Análise da máquina torus sob frenagem eletrodinâmica, Porto Alegre: Dissertação de Mestrado, PPGEE - UFRGS, 2011.

[6] E. R. G. R. W. W. H. Adler, “Powder Metallurgy 1986 State of the Art, Powder Metallurgy in Science and Practical Technology,” em International Conference

and Exhibition Powder Metallurgy. Vol. 2., Düsseldorf, Freiburg :

Landolt-Börnstein, 1986.

[7] M. d. M. Dias, L. Schaeffer, A. d. M. Dias, J. L. Cezar e J. C. K. d. Verney, “Desenvolvimento de ímãs para palmilhas de calçados,” Revista Tecnologia e

Tendência, pp. 67-81, 2008.

[8] L. C. A. B. d. Pinho, Materiais Magnéticos e suas Aplicações, Porto- Portugal: Dissertação mestrado Eng. Eletrotécnica e Computadores- FEUP, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que