• Nenhum resultado encontrado

* 1 litro de óleo usado pode contaminar l de água?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "* 1 litro de óleo usado pode contaminar l de água?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Você Sabia:

Que 1 litro de óleo alimentar usado rejeitado na banca da cozinha chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até aos 40 anos?

*Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos, o que ao longo de um ano são quase 500 kg?

* 1 litro de óleo usado pode contaminar 1.000.000 l de água?

Mãos a Obra!

Nesse bimestre o tema trabalhado foi Ambiente e Saúde. O lixo, agentes patogênicos e doenças e cuidando da saúde.

Esperamos que o aluno perceba que junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos tenham uma explicação visual sobre a importância da reciclagem, e que é possível reutilizar um material considerado lixo.

TRABALHO DE CIÊNCIAS

Aluno (a): Nº

Disciplina: CIÊNCIAS Bimestre: 2º

Professor: KÁTIA Série: 6º Ano Turma:

(2)

Orientações para realização do trabalho

Tema: Reciclagem

Este trabalho será dividido em duas etapas:

1° Parte - O trabalho será a pesquisa. Tema: A importância da reciclagem.

O trabalho deve conter: • Capa; • Sumario; • Introdução; • Desenvolvimento do assunto; • Conclusão • Bibliografia consultada.

2° Parte - Os alunos terão que fazer um objeto com materiais recicláveis.

O trabalho deverá ser realizado em casa com a opção de ser individual ou em grupo de até 02 pessoas (de acordo com a disponibilidade da família).

Data de entrega: 6°A (15 / 06 / 2017); 6°B (14 / 06 / 2017); 6°C (16 / 06 / 2017) Pontuação: até 10 pontos.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões e recursos visuais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

(3)

A disputa entre brasileiros e uruguaios pelo título de inventor do futsal perdura até hoje. A versão mais conhecida é a de que o esporte começou a ser praticado logo após a Copa de 1930 por frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM), no Uruguai.

Nesta mesma versão da história, o criador do “indoor total” ou “futebol de salão”, nome originalmente dado ao atual futsal, teria sido o uruguaio e professor de educação física, Juan Carlos Cerai Gravei, autor das primeiras regras do esporte criadas e datadas no ano de 1933.

Orientação de trabalho

- O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. - Deverá ser feito individualmente.

- Deverá ser entregue dia.

6ºA – 05/06 6º B – 05/06 6ºC – 05/06

- Valerá de 0-10.

TRABALHO DE ED. FÍSICA

Aluno (a): Nº

Disciplina: Ed. Física Bimestre: 2º

Professor: Mariano Série: 6º ano Turma:

(4)

Responda as Questões a Seguir.

1) Após uma expulsão, qual é a situação que a equipe punida pode colocar um novo atleta em quadra retomando o mesmo número de atletas do início da partida?

a) Após 02 (dois) minutos ou sofrer um gol. b) Nenhum atleta pode voltar após uma expulsão.

c) O atleta expulso pode voltar ao jogo após 02 (dois) minutos ou se a equipe do mesmo sofrer um gol.

2) Em qual cidade e país ocorreu a maior goleada em uma partida de futsal?

3) O Futsal também é conhecido como? a) Futebol de Salão

b) Salão de futebol c) Fut. 5

d) Fut. 7

4) As equipes são formadas de quantos jogadores?

5) O árbitro pode usar quantos cartões para punir os jogadores?

(5)

7) Qual é o limite de faltas de uma equipe em uma partida de futsal e o que acontece quando uma equipe estoura o limite.

8) Quem foi o criador do Futsal? a) Carlos Monteiro Xavier b) Marcello Oliveira Gomes c) Juan Carlos Ceriani Gravier d) Junior Henrique Guerra

9) Quantos títulos mundiais o Brasil tem no futsal?

(6)

Você sabia:

Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções

incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham. "Desde sempre, o homem registra o espaço onde vive.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do conteúdo no 2º Bimestre se deu através do estudo da cartografia, a “ciência dos mapas”. Aprendemos como os mapas são construídos e como interpretá-los. Agora é sua vez de produzir!

ORIENTAÇÕES

O presente trabalho ser elaborado individualmente.

Criar um mapa do Google Earth ou no Google Maps Engine (digitar no Google “Maps Engine”), sobre o bairro do Parque Pinheiros em Taboão da Serra.

O trabalho a ser entregue deverá conter:

Imagem aérea do local e um mapa no papel vegetal contendo legenda, escala, orientação e título. Criar legendas diferentes, para cada tipo de construção (escola, comércio, casas, prédios), calcular

qual a escala do mapa está sendo utilizada, colocar orientação de acordo com a rosa dos ventos e escolher um título apropriado para o mapa.

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 2º

Professor: PEDRO Série: 6º Ano Turma:

(7)

OBJETIVO Verificar o aprendizado cartográfico dos alunos

AVALIAÇÃO Serão avaliados os itens do mapa, bem como a estética do trabalho.

DATA DE ENTREGA 6º Ano A – 19/06/2017 6º Ano B- 19/06/2017 6º Ano C- 21/06/2017

(8)

Curiosidade:

A Turma da Mônica é atualmente a história em quadrinho brasileira mais publicada no mundo. A primeira tirinha oficial surgiu no ano de 1959, pelas mãos do criador Mauricio de Sousa. O primeiro personagem que Mauricio criou para a Turminha foi o simpático cãozinho, Bidu, e o jovem cientista, Franjinha.

Os personagens Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Magali e Mônica foram surgindo depois. Ao contrário do que todos pensam, a Mônica não era a personagem principal. No começo, ela aparecia apenas como coadjuvante nas histórias do Cebolinha. Seu jeito bravo e engraçado acabou chamando a atenção de todos e em pouco tempo ela ganhou sua história própria.

A Turma da Mônica foi crescendo e crescendo, de forma que surgiram dezenas de personagens através dessas últimas décadas.

TRABALHO DE HISTÓRIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: HISTÓRIA Bimestre: 2º

Professor: RAFAEL G. SILVEIRA Série: 6º Ano Turma: Data:

(9)

Vamos ao nosso trabalho?

O mapa destaca as regiões onde floresceram as primeiras civilizações, num período denominado Antiguidade Oriental.

O rio Nilo é responsável pela fertilidade das terras do vale, onde se desenvolveu uma das primeiras civilizações, já que era responsável pela irrigação natural da terra, facilitando o trabalho agrícola das comunidades que passaram a produzir excedentes, possibilitando a organização do Estado e de uma sociedade mais complexa.

Mesopotâmia é a denominação dada pelos gregos antigos à região compreendida entre os rios Eufrates e Tigre, que cortam um extenso vale e aproximam-se na região sul, onde desembocam no Golfo Pérsico.

Essa região é parte do "crescente fértil", área caracterizada pela possibilidade da prática agrícola, dada a fertilidade da terra, produzida pelas cheias dos dois rios.

Nesse bimestre estudamos o surgimento das primeiras civilizações que as margens dos rios Nilo, Tigre e Eufrates desenvolveram as bases de todas as civilizações que viriam a seguir e grande parte das instituições que possuimos até hoje.

Tema

• As sociedades mesopotâmicas e do Egito antigo

Objetivo

• Compreender as semelhanças e diferenças entre as primeiras civilizações e quais os legados deixados para a posteridade.

Orientações para realização do trabalho • Seu trabalho deve seguir os seguintes tópicos

- Características religiosas, políticas, econômicas e sociais da civilização do Egito entigo - Características religiosas, políticas, econômicas e sociais das civilizações mesopotâmicas

(10)

- Semelhanças e diferenças entre as civilizações mesopotâmicas e do Egito antigo.

• O trabalho pode ser feito em dupla

• Não pode ser impresso. Apenas manuscrito em folha de almaço

• A capa deve conter o tema do trabalho, nome, número e série. Ela pode impressa

Data de entrega: 6º A: 22/06/2017 6º B: 22/06/2017 6º C: 23/06/2017

(11)

Você sabia:

A expressão YouTube vem da junção das palavras em inglês You (Você) e Tube (Tubo) e é usada no sentido de televisão – algo

como “você televisiona” ou “você transmite”.

O YouTube foi fundado por três funcionários da empresa de pagamentos PayPaw chamados Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. O lançamento ocorreu no finalzinho de 2 005.

O primeiro vídeo do Youtube foi carregado no dia 23 de abril de 2 005, e o sucesso do YouTube foi tão grande que ele foi comprado pelo gigante de internet Google em outubro de 2 006. Já em março de 2 006, o YouTube recebia cerca de 20 000 vídeos por dia. Hoje, o que se sabe é que são carregados 100 horas de vídeo a cada minuto.

Até hoje, o YouTube teve o equivalente a 140 visualizações para cada pessoa no planeta e Vinte por cento dos vídeos são de música.

O YouTube recebe mais de 2 bilhões de espectadores por dia e está disponível em 61 idiomas.

O primeiro vídeo do YouTube a atingir 1 milhão de visualizações chamava-se Nike Football Ronaldinho, com o jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixadinhas e acertando repetidamente a trave do gol.

O vídeo mais acessado (até hoje, é bom deixar claro) é o clipe da música Gangnan Style, do músico sul-coreano Psy. Até o início de 2 015 ele teve nada menos que 2,2 bilhões de acessos.

Você precisaria, no mínimo, viver 2 000 anos para assistir todos os vídeos do YouTube.

TRABALHO DE LÍNGUA INGLESA

Aluno(a): Nº

Disciplina: INGLÊS Bimestre: 2º

Professor: EDUARDO RODRIGUES Série: 6º Ano Turma: Data:

(12)

Caro aluno (a),

Vamos iniciar nosso trabalho?

O trabalho do 2º Bimestre consiste em elaborar uma lista de compras. Na página seguinte você vai encontrar uma lista de material escolar. Você deverá visitar o site do supermercado norte-americano Target® em http://intl.target.com/ .

Nesse site você deverá procurar pelos itens da lista, escolher o produto que mais o agrada e usar as informações contidas no site para completar sua lista de compras. Por exemplo, o primeiro item da lista é backpack, ou seja, mochila. Você deverá, na ferramenta de busca do site, digitar “backpack” e clicar em “Enter”. Veja a imagem abaixo.

Depois que você fizer isso, uma grande variedade de mochilas vai surgir na tela do seu computador. Abaixo de cada produto é colocado o preço em dólares americanos (USD) e em seguida a marca. São essas as informações que você precisa para completar a tabela da próxima página. Debaixo da palavra BRAND, você vai colocar a marca que você escolheu, aquela que você achou mais bonita ou mais interessante. Debaixo da palavra QUANTITY, você deverá colocar a quantidade que você deseja comprar. Se você quiser comprar apenas uma mochila, coloque 1; se quiser comprar duas, coloque 2 e assim sucessivamente. Debaixo da palavra PRICE, você deverá anotar o preço do produto que você escolheu.

No Entanto, se você for comprar duas mochilas, por exemplo, não se esqueça de multiplicar o preço por dois. O meu desafio para você, no entanto, é criar uma lista de material escolar bem legal, com materiais bem interessantes, mas sem gastar muito. Você poderá gastar no máximo USD 50,00 (cinquenta dólares americanos). Some tudo que você gastou e escreva em TOTAL. Preparado para o desafio? Espero que sim.

(13)

Lembre-se, você NÃO deverá comprar os produtos de verdade. O site do supermercado Target® servirá apenas para fazermos uma pesquisa de produtos e preços comuns aos norte-americanos.

Lembre-se de fazer a lista de compra com muita atenção e capricho. A data de entrega desse trabalho será no dia:

14/06/2017 (6º Ano A) 22/06/2017 (6º Ano B)

Bom trabalho! Professor Eduardo Rodrigues

SCHOOL SUPPLIES

ITEM BRAND QUANTITY PRICE

Backpack Notebook Pencil case Pencils Colored pencils Ruler Crayons Highlighter Pens TOTAL

(14)

Curiosidade: A Tal Fração!

O prefixo Frac está associado à ideia de fragilidade. Palavras como fraco, fratura, fraqueza, enfraquecer, enfraquecido têm este sentido. No final do século XIX alguns livros chamavam as frações de "quebrado" ou de "números quebrados". Então, a ideia de fracionar está associada a "quebrar", "dividir em partes". Fracionamento, fracionário, infração e infrator têm a mesma origem. Um infrator é o indivíduo que quebra regras.

Vamos Começar?

Caro aluno,

Você deverá montar uma peça de dominó tamanho A3 (papel sulfite ou papel canson) com o número fracionário que a professora disponibilizará em sala de aula.

Após a confecção da peça (dominó), em sala, na data agendada trabalharemos frações equivalentes, jogando dominó e encontrando os possíveis valores para cada fração. Atenção: Não haverá segunda data!

Avaliação: Será avaliada a confecção da peça DOMINÓ e a participação no jogo. Pontuação: 0 a 10 pontos. Data de Entrega: 6ºA – 08/06 6ºB – 09/06 6ºC – 06/06 TRABALHO DE MATEMÁTICA Aluno (a): Nº

Disciplina: MATEMÁTICA Bimestre: 2º

Professor: GISLEINE Série: 6º Ano Turma:

(15)

“LÍNGUA PORTUGUESA: Era uma vez uma língua... que se falava na Lusitânia, por volta do século XI, que tem como mãe o Latim, que evoluiu, transformando-se em Galaico-Português e, depois, misturando-se com dialetos moçárabes do sul da Europa, pouco a pouco, se foi deles distinguindo para, finalmente, se uniformizar e se transformar, já no século XVI, numa língua independente, a língua portuguesa. As grandes navegações portuguesas dos séculos XV e XVI, fizeram com que os portugueses e o português chegassem à América do Sul (Brasil, a África (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde) à Oceânia (Timor Leste) e à Asia (Goa, na Índia e Macau na China). Com cerca de 240 milhões de falantes, a língua portuguesa é hoje uma língua de cultura, de trabalho e de comunicação internacional. É a quinta língua materna mais falada no mundo, a terceira língua europeia e a terceira da América. É também a língua mais falada no hemisfério sul. E melhores dias se anunciam, visto que, segundo a UNESCO, o português é – juntamente com o castelhano – a segunda língua com maior crescimento no planeta.”

Mãos à Obra!

Neste bimestre estudamos a história da língua portuguesa, na página 39 da nossa apostila vemos todos os países que falam português. Mas o que sabemos sobre estes países?

Momento de cultura....

A sala será dividida em 10 grupos e cada grupo ficará com um país, os grupos deverão pesquisar a bandeira, o mapa, os dados políticos e culturais, geográficos e históricos, gastronômicos etc., sobre seu país e fazer um seminário para a sala.

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Aluno (a): Nº

Disciplina: PORTUGUÊS Bimestre:2º

Professor: ALINY HORVATH/ALINE MIRA Série: 6º Ano Turma: Data:

(16)

• ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho será feito em grupos que serão divididos em sala juntamente com o professor e os temas serão divididos por sorteio.

A pesquisa deverá ser feita em casa com o a auxilio dos pais.

O trabalho deverá ter imagens e ser feito em cartolinas para a apresentação dos seminários.

Data de apresentação

6º A e B – Será realizado em conjunto com a professora em sala. 6º C - 08-06

Valerá: 10 pontos.

•METODO DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de uma análise dos trabalhos, serão avaliados os seguintes critérios:

• Apresentação visual e estética dos slides: 0 a 10

• Conteúdo abordado: 0 a 10

Referências

Documentos relacionados

n   Forma Geral –  Min(custoTotal) n   Sujeito às restrições –  De tempo de resposta –  De armazenamento –  De processamento Modelo de alocação 29. n

Para tal, este militar deverá manifestar-se por meio de Parte à DiSIEP se tem interesse ou não em ser matriculado no Curso de Formação, via canais de Comando, no

O presente estudo buscou avaliar a presença de estresse em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil, bem como a associação do estresse com fatores

Em relação à estrutura administrativa da Universidade Federal da Fronteira Sul, assinale a alternativa CORRETA.. Cargo: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Simulações numéricas do processo através do método de elementos finitos, utilizando a curva de fluxo da liga Pb-4%Sb, indicaram a formação de uma camada morta de material

Por exemplo, usando igualdade NÃO propriedade obterá a lista dos documentos que contêm a palavra "igualdade" mas não contêm a palavra "propriedade". Pode

Os parâmetros com significância estatística até o momento são o gradiente de velocidade entre dois pontos da prótese e o padrão de fluxo contínuo no terço pro- ximal, junto à

Com os resultados apresentados conclui-se que a dose recomendada de fósforo para a cultura da couve da malásia é a dose de 400 kg/ha, pois foi a dose que apresentou os