• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO CCAAB. 3º Jogos Universitários do CCAAB - 30/01/2016. Realizado em 30 de janeiro de 2016 EXPEDIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO CCAAB. 3º Jogos Universitários do CCAAB - 30/01/2016. Realizado em 30 de janeiro de 2016 EXPEDIENTE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

No dia 30 de janeiro de 2016 foi realizado o 3º Jogos Universitários do CCAAB. O e-vento, em sua segunda edição, teve como objetivo reunir, por meio do esporte, a Co-munidade Acadêmica do Centro, estimulando a prática esportiva e promovendo a quali-dade de vida e o bem estar social.

3º Jogos Universitários do CCAAB - 30/01/2016

02 de fevereiro de 2016 Nº 1, Ano 2016

INFORMATIVO

CCAAB

Realizado em 30 de janeiro de 2016

EXPEDIENTE

EXPEDIENTE

Diretor: Elvis Lima Vieira

- Vice-Diretor: Josival Santos de Souza - Edi-tor-chefe: Zuleide Silva de Carvalho - Produção,

Fotos e Projeto Gráfico:

Zuleide Silva de Carvalho. Revisão: Elvis Lima Viei-ra NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO 1º Seminário de Empre-endedores Rurais do Recôncavo - 24 de se-tembro de 2015 02

Café da Manhã do Dia do Servidor Público - 28 de

outubro de 2015

02

CCAAB realiza a 2ª Edi-ção do Curso de Defesa

Sanitária Vegetal: Áreas de Conhecimento e Oportunidades de Merca-do: 28 e 29 de novembro de 2015 03 2ª Feira de Agricultura Familiar de São Felipe - 20 e 21 de novembro de

2015

03

Visita dos estudantes do ensino médio da Funda-ção Bradesco ao CCAAB

- 17 de novembro de 2015

04

Dia de Campo da Fazen-da Experimental do CCA-AB - 03 de dezembro de 2015 04 Confraternização e final de ano do CCAAB– 18 de dezembro de 2015 05

CCAAB realiza o Seminá-rio Combate aos efeitos dos Agrotóxicos - 27 de janeiro de 2016 06 3º Jogos Universitários do CCAAB - 30/01/2016 07

(2)

No dia 24/09/2015 o CCAAB apoiou a realização do 1º Seminário de Empreendedores Rurais do Recôncavo. Os seguintes temas foram abordados no evento: Mercado Institucional: alternativa para a Agricultura familiar; Panorama Citrícola: pragas presentes e ameaças fitossanitárias; Articulação em Redes: Mercado justo e Mercado para Agri-cultura familiar.

O evento realizado pelo SEBRAE contou com o

a p o i o d o C C A A B /

UFRB, Secretária de Agricultura de Cruz das Al-mas, Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia e ADAB.

Participaram do evento, aproximadamente, 150 agricultores familiares do Recôncavo da Bahia.

1º Seminário de Empreendedores Rurais do Recôncavo - 24 de setembro de 2015

No dia 24 de outubro de 2015 o CCAAB promoveu um café da manhã em comemo-ração aodia do "Servidor Públi-co", 28 de outubro. Estiveram presentes docentes e técnico-administrativos.

"A Direção do CCAAB parabe-niza todos os Colegas Servido-res Técnicos Administrativos e Docentes pelo nosso Dia. Des-tacamos a nossa importân-cia na formação educacional, técnica, científica, política e social dos nossos discentes, quando atuamos no Ensino, na P e s q u i s a e n a E x t e n -são.Acreditamos no Com-prometimento Institucional, no Trabalho, na Ética e na Respon-sabilidade" (Prof. Elvis Lima Vieira - Diretor do CCAAB).

(3)

CCAAB realiza a 2ª Edição do Curso de Defesa Sanitária Vegetal: Áreas de

Conhecimento e Oportunidades de Mercado: 28 e 29 de novembro de 2015

O Centro de Agrárias, Ambientais e Biológicas

(CCAAB) da Universidade Federal do Recônca-vo da Bahia (UFRB) promoveu nos dias 28 e 29 de novembro de 2015 a 2ª edição do Curso de Defesa Sanitária Vegetal: Áreas de Conheci-mento e Oportunidades de Mercado. O evento foi realizado pela Direção do CCAAB, Gerência Técnica administrativa, sob a Coordenação da servidora Zuleide Silva de Carvalho da Assesso-ria Especial de Programas Estratégicos do CCA-AB.

O curso foi ministrado pelo Prof. Carlos Au-gusto Dorea Bragança e a Dra. Suely Xavier de Brito Silva (Fiscal Estadual Agropecuário da ADAB; D.Sc. em Ciências Agrárias /UFRB), e teve como objetivo qualificar os graduandos do CCAAB para atender às demandas mercadoló-gicas dos setores públicos e privados por pro-fissionais que atuem no segmento da Defesa Sanitária Vegetal.

O evento contou com a presença de aproxima-damente 30 estudantes.

O CCAAB participou, nos dias 20 e 21 de no-vembro de 2015, da 2ª Feira de Agricultura Familiar do município de São Felipe. O evento f o i o r g a n i z a d o p e l a S e c r e t a r i -a de Agricultur-a de São Felipe e -apoio d-a Dire-ção do CCAAB e da Fazenda Experimental do CCAAB.

O objetivo do evento foi "incentivar e apoiar a agricultura familiar no município de São Felipe e do Território do Recôncavo através da imple-mentação de estratégias integradas a comerciali-zação da produção loca, com base justa e solidá-ria, fortalecendo o sistema local de produção e abastecimento de alimentos".

O CCAAB realizou as seguintes atividades neste evento:

• Exposição de Reprodutores Caprinos • Exposição de Apicultura

• Oficina de casqueamento de pequenos rumi-nantes (Palestrante: Mestre Luiz Edmundo Cincurá de Andrade Sobrinho)

• Oficina de Produção de mudas de fruteira pão (Palestrante: Mestre Alberico Raimundo da Silva Santana e Luiz Antônio Concei-ção de Carvalho)

• Oficina de instalação de cerca elétrica para manejo de bovinos (Palestrante: Mestre Erival-do de Jesus da Silva)

(4)

O CCAAB realizou no dia 03/12/2015 o “Dia de Cam-po da Fazenda Experimental: atualização em práticas agropecuárias para cursos técnicos”. O evento foi or-ganizado pela fazenda Experimental do CCAAB e teve como público alvo os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, agroecologia e zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Al-berto Torres CETEP.

No Dia de Campo foram realizadas 06 (seis) oficinas: • Manejo sanitário de instalações de pequenos

rumi-nantes (Palestrante: Médico Veterinário do CCAAB Rogério F. de Jesus)

• Amostragem de solo para análise química (Prof. Matheus Pires Quintela, CCAAB/UFRB)

• Propagação de plantes (Técnico agropecuário do CCAAB Alberico Raimundo da Silva Santana) • Contenção química e física de bovinos (Técnico

agropecuário do CCAAB Emmanuel Emydio Gomes Pinheiro)

• Estruturação de colméias: (Técnico agropecuária do CCAAB Luciana dos Reis Cardoso Passos)

O evento contou com a presença de aproximadamente 150 estudantes.

Dia de Campo da Fazenda Experimental do CCAAB - 03 de dezembro de 2015

No dia 17 de novembro de

2015 o CCAAB recebeu a visita de aproximadamente 60 estudantes do ensino médio da Fundação Brades-co (Salvador). Os estudan-tes visitaram algumas das unidades de laboratórios e áreas da Fazenda Experi-mental do CCAAB.

Visita dos estudantes do ensino médio da Fundação Bradesco ao CCAAB - 17 de

novembro de 2015

(5)
(6)

CCAAB realiza o Seminário Combate aos efeitos dos Agrotóxicos - 27 de janeiro de 2016

O Centro de Agrárias, Ambientais e Biológicas

(CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu no dia 27 de janeiro de 2016 o Seminário Combate aos efeitos dos agrotó-xicos. O evento foi realizado pela Direção do CCAAB, Gerência Técnica administrativa, sob a Coordenação da servidora Zuleide Silva de Carva-lho da Assessoria Especial de Programas Estratégi-cos do CCAAB e a Frente Parlamentar Ambienta-lista da Bahia, com o apoio do Assessor Legislativo do Mandato do Dep. Estadual Marcelino Galo o Sr. Charles Carmo.

O objetivo do evento foi qualificar os graduandos do CCAAB no entendimento do panorama do uso de agrotóxicos no Brasil e na Bahia, conhecer os Projetos de Lei que regulamentam o uso de agro-tóxicos na Bahia e o Projeto de Lei da Política Esta-dual de Agroecologia e de Produção Orgânica, além de conhecer experiências de produção livre de agrotóxicos, e para atender às demandas merca-dológicas dos setores públicos e privados por pro-fissionais que atuem no segmento de preservação do meio ambiente.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Reitor da UFRB Prof. Sílvio Luis de Oliveira Soglia, do Diretor do CCAAB Prof. Elvis Lima Vieira, do Deputado Estadual Sr. Marcelino Galo e do Coordenador Executivo de Pesquisa, inovação e extensão tecnológica da Secretária de Desen-volvimento Rural do Estado da Bahia Sr. Orlando Peixoto Pereira Filho.

Durante o evento foram apresentas as seguintes palestras: • Regulamentação do uso de Agrotóxicos e da

Agroeco-logia na Bahia (Deputado Estadual Marcelino Galo) • Os efeitos dos Agrotóxicos (Prof. Carlos Alfredo Lopes

de Carvalho - CCAAB/UFRB)

• Produção de alimentos livres de agrotóxicos (Prof. Da-niel Melo de Castro e Flávia Silva Barbosa - CCAAB/ UFRB)

Após as apresentações foi composta uma mesa de debate com todos os palestrantes e o Diretor do CCAAB, onde o público pode tirar dúvidas sobre os assuntos abordados. O evento contou com a presença de aproximadamente 220 pessoas.

(7)

O evento foi realizado pela Direção do CCAAB e organizado pela Comissão composta pelos servidores Joabe Sant'Ana da Silva, Már-cio Eloy Machado da Silva e Zuleide Silva de Carvalho.

A organização do evento contou com o apoio da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Cruz das Almas, na pessoa do Secretá-rio Ronaldo Santana Anias, da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) com e do Centro de Referência Esportiva/UFRB, sob representação da Profa. Esp. Ivana Pedrão Cerqueira Anias, que disponibilizaram a arbitragem.

O 3º Jogos Universitários do CCAAB, realizado nos dias 27 e 30 de janeiro de 20146 contou com a participação de 10 equipes mas-culinas de futsal. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes do Centro de Referência Esportiva/UFRB.

3º Jogos Universitários do CCAAB

Os jogos classificatórios das equipes dos cursos com inscrição de dois times foram realizados no dia 27/01/2016 às 18:30.

Jogos Classificatórios

Placar

Agronomia 1 2 1 Agronomia II Eng. Florestal I 0 2 Eng. Florestal II Med. Veterinária I 0 5 Med. Veterinária II

Equipes classificadas para o Campeonato: Agronomia I - Resp. Igor Vila Verde Nascimento

Eng. Florestal II - Resp. Jonatas Amorim França

Med. Veterinária II - Resp. Joaquim José da Fonseca Neto

Agronomia II - Resp. Mateus Gerardi Braga de Oliveira

Agronomia 1 x Agronomia II

Med. Veterinária I x Med. Veterinária II

(8)

No dia 30/01/2016 foi realizado o campeonato com as disputas entre os seguintes times: Biolo-gia X Agronomia I (0 x 3) / Pós Graduação x Med. Veterinária (1 x 2 ) / Engenharia Florestal x Servidores CCAAB (3 x 3) / Agronomia II x Medicina Veterinária (3 x 4) / Biologia x Servido-res CCAAB (0 x 0) / Pós-Graduação x

Agronomia II (1 x 1) / Engenharia Flo-restal x Biologia (0 x 1) / Pós-Graduação x Engenharia de Pesca (0 x 4) / Engenha-ria Florestal x Agronomia I (1 x 2) / Engenharia de Pesca x Agronomia II (4 x 5) / Servidores CCAAB x Agronomia I (0 x 1) / Engenharia de Pesca x Medicina Veterinária (1 x 1).

Bacharelado e Licenciatura em Biologia

Agronomia I Servidores CCAAB

(Docentes + Técnico-Administrativos)

Agronomia II

Medicina Veterinária Engenharia Florestal

Abertura Oficial do evento

O Campeonato

Pós-Graduação

(9)
(10)

CCAAB:

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro

Campus Universitário

Cruz das Almas, BA CEP: 44380-000 Tel.: (75) 3621-6389 E-mail: ccaab@ufrb.edu.br www..ufrb.edu.br/ccaab IINFORMAÇÕES E SUGESTÕES: ccaab.asepe@ufrb.edu.br Tel.: (75) 3621-9697

Na semi-final obteve-se os seguintes resultados: Agronomia I x Engenharia de Pesca (7 x 0); Medicina Veterinária x Biologia (5 x 0).

Semi-Final

Na disputa para o 3º lugar o time de Engenharia de Pesca fez a melhor campanha e ganha este título.

Já a disputa para o 1º e 2º lugar foi entre: Agronomia x Medicina Veterinária (0 x 2).

Final

Resultado final

1º Lugar - Agronomia I

3º Lugar - Engenharia de Pesca Igor Vila verde Nascimento ARTILHEIRO

2º Lugar - Medicina Veterinária Equipe de Gestão

Diretor

Elvis Lima Vieira

Vice-Diretor

Josival Santos Souza

Assessoria Especial de Programas Estratégicos

Zuleide Silva de Carvalho

Gerência Técnica Administrativa

Joabe Sant’ana da Silva

Núcleo de Apoio Acadêmico

Jaiana da Silva Santos

Núcleo de Apoio Administrativo

Márcio Eloy Machado da Silva

Núcleo de Apoio Técnico Específico

Rosenir Silva dos Santos

Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino de Graduação

Arielson dos Santos Protazio

Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino de Pós-Graduação

Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa

Núcleo de Gestão de Atividades de Extensão

Daciane Oliveira

Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa

Girlene Santos de Souza

Coordenação Técnica da Fazenda Expe-rimental

Erivaldo de Jesus da Silva

Núcleo de Apoio Administrativo da Fazenda Experimental

Elielson Lima Aquino

Núcleo de Produção e Experimentação Animal

Luiz Edmundo Cincurá de Andrade Sobri-nho

Núcleo de Produção e Experimentação Vegetal

Matheus Pires Quintela

Núcleo de Sanidade Animal

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE AUTO-ESTIMA ENTRE PRATICANTES NÃO-ATLETAS DE MUSCULAÇÃO E NATAÇÃO.. Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do Curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Enquadramento Apartamento Médio c/ Elevador Conservação Estado de (b) Entre Novo e Regular Idade Aparente - anos 6. Fonte Felipe Pedroso dos Santos

Os empregados que vierem a ser contratados após a data base, o desconto será efetuado a partir do mês seguinte ao de admissão, garantindo-se aos mesmos, desde que não

po, a geodiversidade abarca treze áreas e usos que despertam a sal- vaguarda mundial: planeamento, gestão e ordenamento territorial, prevenção de desastres naturais, promoção da