• Nenhum resultado encontrado

Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55)."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5 1. (Unesp) Durante os meses de julho e agosto, período

em que as temperaturas se elevam significativamente, amanhece mais cedo e o Sol se põe apenas por volta das 22 horas. Assim, das 24 horas do dia, o local permanece iluminado por pelo menos 18 horas, e a noite torna-se apenas um fenômeno passageiro.

Considerando conhecimentos geográficos sobre a incidência dos raios solares no planeta ao longo das diferentes épocas do ano, é correto afirmar que o local abordado no texto está representado no mapa pelo número a) 5. b) 2. c) 1. d) 4. e) 3.

2. (Uerj) Parece improvável, mas é verdade: o Polo Norte Magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos. Adaptado de O Globo, 08/03/2011 O fenômeno natural descrito acima não afeta os

aparelhos de GPS - em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na:

a) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites b) gravação prévia de mapas topográficos na memória

digital

c) programação do sistema com as tabelas da variação do Polo Norte

d) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular

3. (Unicamp) "Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidência de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipação de não trabalhar..."

(Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego". Campinas:

Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).

a) Compare as características do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da região nordeste do Brasil.

b) Diferencie "solstício" de "equinócio".

4. (Enem) Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que

a) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.

b) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.

c) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.

d) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.

e) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada. 5. (Uerj)

Como pode ser observado na figura, a Terra possui uma inclinação de 23°27' em relação ao plano de sua órbita em

(2)

Página 2 de 5 duas alterações, uma no clima e outra na duração dos

dias e das noites, que a ausência dessa inclinação provocaria.

6. (Enem) Leia o texto a seguir. O jardim de caminhos que se bifurcam

(...) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

(Adaptado. Borges, J. "Ficções". Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.) Quanto à cena descrita, considere que

I. o sol nasce à direita dos meninos;

II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

a) oeste, sul e leste. b) leste, sul e oeste. c) oeste, norte e leste. d) leste, norte e oeste. e) leste, norte e sul.

7. (Enem) Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível.

A figura representa as fases da lua no período proposto. Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias

a) 08 e 09 de setembro. b) 15 e 16 de setembro. c) 22 e 23 de setembro. d) 29 e 30 de setembro. e) 06 e 07 de outubro.

8. (Enem) "Casa que não entra sol, entra médico." Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto

térmico e salubridade.

Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:

a) norte / sul. b) sul / norte. c) leste / oeste. d) oeste / leste. e) oeste / oeste.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura:

Nas figuras abaixo do mapa, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul. 9. (Enem) LEGENDA 1 - Boa Vista 2 - Porto Alegre 3 - Florianópolis 4 - Curitiba 5 - Belo Horizonte 6 - Rio de Janeiro 7 - Vitória 8 - Goiânia 9 - Brasília 10 - Cuiabá 11 - Porto Velho 12 - Manaus 13 - Salvador 14 - Aracaju 15 - Recife 16 - Natal 17 - Fortaleza

(3)

Página 3 de 5 18 - Belém

19 - Teresina 20 - Macapá

Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas a seguir, seria mais provável que isso ocorresse?

a) Natal b) Manaus c) Cuiabá d) Brasília e) Boa Vista 10. (Enem) LEGENDA 1 - Boa Vista 2 - Porto Alegre 3 - Florianópolis 4 - Curitiba 5 - Belo Horizonte 6 - Rio de Janeiro 7 - Vitória 8 - Goiânia 9 - Brasília 10 - Cuiabá 11 - Porto Velho 12 - Manaus 13 - Salvador 14 - Aracaju 15 - Recife 16 - Natal 17 - Fortaleza 18 - Belém 19 - Teresina 20 - Macapá

Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao

a) litoral b) Equador c) nível do mar

d) Trópico de Capricórnio e) Meridiano de Greenwich.

(4)

Página 4 de 5

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[E] O período de julho até agosto abrange grande parte do verão no hemisfério norte, período com temperaturas mais elevadas e expressiva duração do período claro. A única área com estas características corresponde ao número 3, a Península da Escandinávia onde se localizam a Suécia e a Noruega.

Resposta da questão 2:

[A] O deslocamento do Polo Magnético não afeta os aparelhos do GPS, porque o funcionamento destes está relacionado à utilização da rede de satélites em órbita que emitem sinais de rádio. O deslocamento do Polo Magnético afeta as bússolas.

Resposta da questão 3:

a) As estações ocorrem, em datas diferentes pois são localizadas em hemisférios opostos. O outono em Portugal, hemisfério norte, entre 23 de setembro e 21 de dezembro possui temperaturas amenas e marca o início das chuvas do inverno mediterrâneo. A Região Nordeste, no hemisfério sul, tem outono entre 21 de março e 21 de junho marcado pelo início do período chuvoso, importantes para o Sertão.

b) O solstício (dia de maior duração) marca o início do verão e do inverno. A Terra encontra-se mais afastada do Sol em sua translação, com inclinação máxima do eixo de rotação em relação ao plano de órbita, fazendo com que os dias tenham maior duração no verão e menor no inverno. Ocorre nos dias 21 de dezembro no hemisfério sul com o Sol incide sobre o trópico de Capricórnio e em 21 de junho no hemisfério norte com o Sol posicionado sobre o trópico de Câncer. O equinócio (dia de igual duração) marca o início da primavera e do outono. A Terra encontra-se mais próxima do Sol na elipse de translação, com menor inclinação do eixo de rotação em relação ao plano de órbita com os raios solares projetando-se perpendicularmente sobre a linha do Equador, propiciando um dia com igual duração nos dois hemisférios. No dia 23 de setembro temos a primavera do hemisfério sul e em 21 de março no hemisfério norte. Resposta da questão 4:

[E] O matemático alemão Johannes Kepler descobriu que os planetas gravitam em torno do Sol em órbitas elípticas. O período orbital de cada planeta está matematicamente associado à distância média que o separa do Sol.

A alternativa [A] é falsa. A astronomia como as demais ciências avançam superando algumas ideias mais tradicionais, mudando paradigmas para alcançar estágios mais desenvolvidos.

A alternativa [B] é falsa. O sacerdote e astrônomo polonês Nicolau Copérnico viveu bem antes (séculos XV e XVI) dos Luíses de França (século XVIII).

A alternativa [C] é falsa. Nicolau Copérnico (1473 – 1543) viveu num período onde certas formas de pensamento consideradas muito hereges pela igreja eram perseguidas e seus elaboradores condenados.

A alternativa [D] é falsa. Kepler viveu entre os séculos XVI e XVII e suas pesquisas astronômicas ocorreram num período pré-capitalista anterior à expansão econômica alemã que só irá acontecer no século XIX.

Resposta da questão 5:

Clima: As estações do ano não existiriam; a temperatura se manteria próxima a uma média, variável de acordo com a latitude, durante todo o ano.

Duração dos dias e das noites: os dias e as noites teriam a mesma duração, 12 horas cada um, em todas as latitudes, durante todo o ano.

Resposta da questão 6:

[A] Estando na plataforma com o sol à direita, sair à esquerda implica em seguir para o oeste. Duas encruzilhadas à esquerda seriam as direções sul e leste. Resposta da questão 7:

[D] O período da Lua cheia seria o mais apropriado com datas entre 29 e 30 de setembro, a Lua voltada par o Sol indicando o período de cheia.

Resposta da questão 8:

[A] Os Trópicos de Capricórnio (sul) e de Câncer (norte) indicam a declinação máxima do Sol em sua trajetória aparente pelo céu. Ao atingir a altura máxima no céu sobre o local correspondente aos trópicos, no local a insolação será zenital, ou seja, vertical, ponto atingido nos solstícios, 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul. O restante do ano, a luz solar incidirá sempre inclinada em relação ao local. Desse modo qualquer localidade ao norte do Trópico de Câncer será iluminada pelo Sol com face sul e ao sul do Trópico de Capricórnio será iluminada pelo Sol com face norte. Assim sendo, as janelas dos quartos em Curitiba não devem ser voltadas para o sul e em Lisboa elas devem ser voltadas para o norte.

Resposta da questão 9:

[D] A posição e inclinação da sombra ajudam a identificar a posição do Sol no céu na hora da observação. Recife (15) mostra a sombra alongada para sudeste, indicando o Sol a noroeste; Porto Alegre (2) mostra sombra alongada para sudoeste, indicando o Sol a nordeste; Macapá (20) tem um estreito alongamento para sudoeste, indicando que o Sol está próximo do ponto mais alto de sua passagem (sombra alinhada no sentido norte-sul). Imaginado uma linha no sentido norte-sul, ela passa sobre Brasília (9), entre Porto Alegre (a oeste) e Recife (a leste). Resposta da questão 10:

[B] No solstício de inverno do hemisfério sul (21 de junho), o Sol está perpendicular ao Trópico de Câncer (em sua declinação máxima no hemisfério norte) sem projeção de sombra em sua extensão. A sombra apenas irá se formar à medida que nos afastarmos do trópico para o sul. No Brasil, as sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento das cidades em relação ao Equador.

(5)

Página 5 de 5 A alternativa [A] é falsa: em uma mesma latitude, um

ponto no litoral e um ponto no interior emitirão uma sombra com o mesmo comprimento;

A alternativa [C] é falsa: em uma mesma latitude, o comprimento da sombra projetada terá sempre o mesmo tamanho;

A alternativa [D] é falsa: no solstício de inverno, a faixa do Trópico de Capricórnio apresentará sombra (inverno no hemisfério sul);

A alternativa [E] é falsa: meridianos são referências para as variações horárias, sem expressão em relação às estações do ano.

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

14 - Nas ações em que houver condenação ao pagamento de prestações vencidas e vincendas, a porcentagem será calculada sobre o total vencido, acrescido do valor correspondente a 12

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante