• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA HEXA. APOSTILAS HEXA 1, 2 e 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA HEXA. APOSTILAS HEXA 1, 2 e 3"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA – HEXA APOSTILAS HEXA 1, 2 e 3

APOSTILA 1 AULA 1

1 Alternativa: B.

A desigualdade tende a crescer no capitalismo, a menos que haja políticas governamentais com foco na distribuição de renda.

2 Alternativa: A.

Erro da II: Apesar de haver grande influência da modernização nos hábitos e culturas locais, não há uma substituição pela mesma forma cultural.

Erro da III: Há influência, mesmo sem haver substituição, da cultura de massa nos hábitos e costumes locais.

3 Alternativa: B.

O espaço é tratado, por Milton Santos e por outros geógrafos contemporâneos, como um acúmulo de tempos, ou seja, como resultante de ações do passado e do presente.

AULA 2

1 Alternativa: D.

Na época da Primeira Revolução Industrial, o custo do transporte e as dificuldades técnicas para a locomoção de grandes massas de matéria-prima levavam as indústrias a priorizarem a proximidade destes insumos na hora de decidir onde se instalar.

2 V; V; F; V; F.

Erro da terceira afirmativa: Havia países dependentes dentro da DIT devido ao Imperialismo. Erro da quinta afirmativa: Continua existindo (e inclusive aumentando) a desigualdade entre os países no contexto da DIT.

AULA 3

1 Alternativa: D.

Com o desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional, algumas novidades diferenciam a forma de localização das atividades econômicas em relação ao que se via no começo da era industrial. Nesta alternativa, duas novidades aparecem: a diminuição da importância das distâncias físicas devido ao barateamento dos transportes e o aumento da preocupação com as questões ambientais.

2 O modelo I se refere ao fordismo, originado nos EUA e marcado pela linha de montagem, pela padronização dos produtos e pela rigidez da divisão do trabalho. O modelo II se refere ao toyotismo, nascido no Japão e marcado pela flexibilização da linha de montagem, com mudanças na função de cada operário, melhoria dos produtos, redução do desperdício e produção voltada à demanda.

AULA 4

1 Alternativa: A.

Erro da III: Os valores de comunidades tradicionais não podem ser valorizados por indivíduos egocentrados, ou seja, que só se preocupam consigo mesmos.

Erro da IV: A transformação dos direitos em serviços prejudica a democracia, uma vez que só aqueles que têm dinheiro podem ter acesso a tais serviços.

2 Alternativa: C.

A terceirização citada é uma estratégia empresarial do toyotismo, mas as condições de trabalho encontradas no lugar remetem a épocas pré-fordistas. Vale lembrar que foi durante o fordismo que os trabalhadores conquistaram grande parte de seus direitos.

(2)

Os velhos países industriais estão enfrentando a crise de desemprego, indicada pela charge, exatamente pelo fato de que os custos de produção ficaram muito altos se comparados ao de países emergentes, principalmente os asiáticos.

AULA 5

1 Alternativa: D.

A alternativa aponta, justamente, para o momento em que a economia brasileira inicia sua transição de economia agroexportadora, que a caracterizava até a década de 1920, para a economia urbana-industrial, que começa a se firmar a partir da crise da atividade cafeeira e da ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

2 Nos anos 1950, o Estado tinha um papel relevante na industrialização, com fomentos ao setor. No final da década, já no período JK, o capital privado internacional começa a entrar no país e ocorre a expansão dos setores de bens de consumo. O mercado consumidor é restrito aos grandes centros urbanos e às camadas mais abastadas. No final da década de 1990, a economia está flexibilizada, ao sabor da globalização econômica de modelo neoliberal, com uma produção industrial diversificada e com um mercado consumidor maior e com mais acesso ao crédito.

AULA 6

1 Alternativa: A.

O modelo nacional-desenvolvimentista tinha como metodologia para a industrialização o aumento do papel do Estado na economia, tanto fazendo investimentos nas infraestruturas e indústrias de base como, também, mantendo a estabilidade das relações trabalhistas, o que, no caso, significava reprimir os movimentos sociais. Este modelo se manteve no Brasil entre as décadas de 1940 e 1980.

2 Alternativa: A.

O processo de industrialização tardia afetou a capacidade de investimento interno e externo e pautou a balança comercial brasileira, caracterizada até hoje por um perfil de exportações primárias e com pequena participação no comércio internacional.

AULA 7

1 Alternativa: E.

Além da questão dos baixos custos de produção das novas áreas industriais e da guerra fiscal, a implantação de um sistema técnico capaz de interligar os pontos mais distantes do território é também um fator fundamental para a desconcentração industrial.

2 A guerra fiscal é a disputa entre municípios e/ou estados de um país no sentido de tentar atrair investimentos, principalmente industriais, por meio do método de redução das taxas governamentais sobre tais atividades. Entre os maiores exemplos disso está, justamente, a diminuição de impostos, ou mesmo sua suspensão por determinado período, que pode ser considerado como um efeito negativo desta prática. Um efeito positivo, que se deve ao avanço tecnológico dos sistemas de transportes e de comunicações, é a possibilidade de criação de empregos no setor industrial em localidades onde antes esse setor econômico era incipiente. 3 Alternativa: E.

A maioria dos fatores destacados como responsáveis pela desconcentração espacial da indústria no Brasil está ligada à redução de custos, seja porque os custos cresceram muito em grandes cidades, seja porque as cidades pequenas passaram a oferecer grandes vantagens para os investidores, buscando, assim, iniciar seu processo de industrialização.

AULA 8

1 Alternativa: E.

O fato de a região ser plana dificulta o uso de hidrelétricas. A ausência de combustíveis fósseis e os problemas ambientais que causam, descartam-nos como opção, dentro das características pedidas pelo enunciado da questão. Por sua vez, a existência de ventos constantes indica uma ótima possibilidade de aproveitamento da energia eólica para geração de eletricidade.

(3)

2 Alternativa: E.

Fatores como o maior debate da comunidade internacional em torno do aquecimento global e das mudanças climáticas, além da grande dependência das fontes de energia não renováveis que alguns países e regiões do mundo apresentam, levaram a um maior investimento em produção de energia limpa. Na América Latina, esses investimentos não foram tão grandes porque a região já apresenta, muito por conta de suas características naturais, uma matriz energética com alta participação deste tipo de energia.

AULA 9

1 Alternativa: D.

Erro da I: Os grandes lagos de barragens nunca se restringiram a planícies, mas sim a planaltos. Erro da II: É o fechamento das comportas que provoca enchentes à montante (rio acima).

2 A bacia I é a bacia Amazônica, que tem o maior potencial hidrelétrico natural. Tal potencial ainda é pouco instalado, por motivos como a distância em relação aos grandes centros e os problemas socioambientais que as construções de usina causam: desmatamento, impacto nos ecossistemas fluviais, inundação de sítios arqueológicos e deslocamento de populações ribeirinhas e indígenas. A bacia V é a do Prata, que inclui as bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. É a que tem maior potencial hidrelétrico instalado. Este alto aproveitamento se deve à existência de grandes rios de planalto e à proximidade dos grandes centros consumidores de energia.

APOSTILA 2 AULA 10

1 Alternativa: D.

As setas presentes no mapa representam os fluxos de petróleo no mundo. Como se pode perceber observando a espessura das setas, que é proporcional à quantidade de petróleo comercializado, a Venezuela está entre os mais importantes fornecedores de petróleo para os Estados Unidos.

2 Alternativa: A.

A questão trata do pré-sal, nome pelo qual ficou conhecido um grande conjunto de reservatórios de petróleo que se estendem por centenas de quilômetros da costa brasileira e estão localizados abaixo de uma camada de sal, em média a mais de 6.000 metros de profundidade. Além de ter o potencial de possuir grandes volumes de petróleo, que elevariam muito as reservas brasileiras, seu óleo é mais leve que outros normalmente encontrados em território brasileiro.

AULA 11 1 Alternativa: A.

O carvão mineral foi a fonte de energia que teve maior destaque durante a Primeira Revolução Industrial. Ele era utilizado para aquecer as caldeiras das máquinas a vapor. As maiores reservas localizam-se no hemisfério Norte, e destacam-se as dos Estados Unidos, Rússia e China. O grande problema, no entanto, é que, além de sua queima contribuir para a intensificação do efeito estufa, ela também libera o óxido de enxofre (SO2), que, ao se unir ao vapor-d’água na atmosfera, gera a chuva ácida.

2 A Rússia possui grandes reservas de gás natural. Ao mesmo tempo, a Europa Ocidental, devido ao alto poder aquisitivo e à intensa urbanização, é uma grande consumidora desse combustível. Por isso, em primeiro lugar, a construção de novos dutos visa garantir que o gás russo chegue com maior regularidade e em maior quantidade à Europa Ocidental. No entanto, há também duas outras razões para a construção de tais dutos. Uma delas é a entrada de novos fornecedores de gás, de modo a diminuir a dependência europeia em relação à Rússia. A outra é o desvio dos novos dutos em relação a regiões de instabilidade política, para garantir maior segurança à continuidade do fornecimento.

AULA 12 1 Soma = 07

(4)

O item 08 está incorreto, pois a descrição corresponde à agropecuária intensiva, que utiliza extensões relativamente pequenas devido ao uso intensivo de técnicas e instrumentos. O item 16 está incorreto, pois o plantation é típico de países subdesenvolvidos, sendo caracterizado por baixo nível tecnológico, mão de obra barata, latifúndios, monocultura e produção voltada à exportação de produtos tropicais.

2 Alternativa: B.

O organograma põe os bancos e o financiamento no topo, destacando o papel fundamental que o setor financeiro tem atualmente na agricultura, o que se deve à necessidade de grandes investimentos em maquinários e outras tecnologias.

AULA 13

1 a) O forte aumento de produtividade da agricultura brasileira vem ocorrendo devido ao intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Tais estratégias, na intensidade em que vêm sendo utilizadas, tendem a mudar a agricultura de forma a tornar questionável a primeira afirmativa. Dizendo de outra forma, a tecnificação da agricultura vem aproximando-a cada vez mais da indústria e do tempo que caracteriza essa unidade produtiva.

b) A afirmativa III refere-se à concentração do capital nas mãos de poucas empresas estrangeiras, principalmente em setores como o da biotecnologia, que exigem grandes investimentos. Essa concentração do capital gera grande poder de controle do mercado consumidor por parte das empresas.

c) Em termos ambientais, o uso intensivo de agrotóxicos provoca vários impactos no meio; poderíamos citar como exemplos a contaminação do solo e da água e a diminuição da biodiversidade. Em termos sociais, pode-se falar da intoxicação dos trabalhadores e da concentração da estrutura fundiária, devido à incapacidade dos camponeses de concorrerem com os grandes produtores, uma vez que os altos investimentos em agrotóxicos, que só os grandes podem fazer, permitem que eles dominem o mercado.

2 Os dois biomas que mais vêm sofrendo com o avanço da soja são o cerrado e a Floresta Amazônica. A elevação da produção e da produtividade da soja no Centro-Oeste se devem à aplicação de adubos e agrotóxicos, à mecanização e ao desenvolvimento de técnicas de melhoria do solo.

AULA 14 1 Alternativa: A.

Centro-Oeste e Norte são as regiões brasileiras com maior concentração fundiária, o que se deve ao fato de terem sido ocupadas por meio dos grandes projetos de colonização realizados durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, projetos estes que tinham como objetivo ocupar tais áreas com grandes projetos agrícolas.

2 Alternativa: C.

O foco da questão é a relação entre as características da organização espacial e suas consequências nos processos sociais. O exemplo dado é o da relação entre a estrutura fundiária brasileira, extremamente concentrada, e o processo de urbanização exagerado pelo qual o país passou. Tal relação se intensifica ainda mais com o processo de mecanização da agricultura. Em ambos os casos – concentração fundiária e mecanização – pode-se notar o estímulo à imigração do campo para a cidade.

AULA 15

1 Segundo a visão do mundo unipolar, o poder militar dos Estados Unidos faria deste o único polo de poder hegemônico no mundo, sendo os outros apenas subpolos de poder; no caso, meramente econômicos. Já segundo a visão multipolar, os Estados Unidos dividiriam a hegemonia mundial com a União Europeia, com o Japão e, principalmente, com a China. Nesse caso, a hegemonia é vista como fortemente determinada pelo poder econômico, uma vez que o poder militar ainda está muito ligado à hegemonia estadunidense.

(5)

Atualmente, além da visão da multipolaridade devido ao poder da China, da União Europeia e do Japão, relativizando o poder dos Estados Unidos, há também o crescimento do poder de países até então fora da luta pela hegemonia em escala mundial. Destaca-se, nesse sentido, o BRICS.

AULA 16 1 V; F; V; F; V.

Falsa – Apesar de haver uma relação direta entre a expansão da UE e a da Otan, não se pode afirmar que a primeira tem seu peso centrado na esfera bélica. Essa questão continua ligada à Otan organização bem mais ampla que a UE.

Falsa – A Guerra Fria não era uma disputa econômica, mas sim político-militar, não sendo possível, portanto, fazer essa associação. Além disso, não há uma disputa pela hegemonia militar entre Estados Unidos e UE, visto que, apesar de vivenciar uma crise em sua hegemonia política, o país segue como a maior potência militar mundial.

2 a) Podem-se citar duas entre as vantagens a seguir:

– integração econômica, proporcionando aumento das compras e vendas entre os países, o que tende a impulsionar o crescimento econômico de cada um deles.

– integração produtiva, possibilitando complementaridade entre as economias nacionais por meio da troca de matérias-primas, máquinas e mão de obra.

– diminuição das taxas alfandegárias e outras barreiras à importação/exportação, proporcionando maior acesso às mercadorias vindas de outros países.

– possibilidade de criação de organismos reguladores para controlar melhor a economia dos países do bloco, diminuindo a fragilidade que existia em cada país separadamente.

– maior poder do bloco no conjunto da economia mundial do que possuía cada país-membro isoladamente.

b) A principal característica que diferencia a União Europeia de outros blocos é a existência da união política, representada pelo Parlamento Europeu.

AULA 17 1 Alternativa: C.

Apesar da xenofobia existente no continente, muitos países europeus dependem da entrada de imigrantes para compensar a tendência de estacionamento ou mesmo de queda da população devido à diminuição das taxas de fecundidade.

2 Alternativa: C.

Um dos principais sintomas da crise econômica que assola a Europa é, justamente, o crescente desemprego, que se liga à desindustrialização e à crise de confiança na moeda única.

AULA 18

1 Alternativa: D.

Esse exercício nos proporciona um outro enfoque sobre a questão demográfica europeia. Apesar de ser um problema geral, a queda da fecundidade é menor entre a população católica da Irlanda do Norte, devido a fatores culturais.

2 Alternativa: B.

Os bascos são um grupo populacional diferenciado na Espanha, possuindo língua e cultura próprias. Durante o período do governo Franco, perderam parte de sua autonomia, o que estimulou o surgimento do ETA, grupo guerrilheiro que tinha objetivos separatistas e revolucionários.

AULA 19 1 Alternativa: A.

A China apresenta a maior população do mundo, e o crescimento econômico do país faz com que o mercado consumidor se expanda. Além disso, a China tem buscado uma maior influência global por meio de uma política de investimentos em outros países, instalando indústrias e fechando acordos comerciais.

(6)

A charge mostra a migração de fábricas e empregos, característica do processo de terceirização. Além disso, os mercados que apresentam maior potencial de expansão encontram-se hoje nos países emergentes, com destaque para Índia e China, na Ásia. Tais regiões tornam-se muito atraentes, pois seu crescimento econômico tem demandado cada vez mais trabalhadores, o que, por conseguinte, aumenta o consumo.

AULA 20 1 Alternativa: A.

O mapa mostra o México e o Canadá como grandes parceiros dos EUA, já que os três países juntos formam o NAFTA, um acordo de livre comércio.

2 Alternativa: B.

O item B está incorreto, pois afirma que as políticas de Barack Obama teriam flexibilizado a entrada de mexicanos nos EUA, o que não ocorreu de fato.

AULA 21 1 Alternativa: E.

O Mercosul surgiu como uma tentativa de fortalecer as economias da região, em especial após o fim da Guerra Fria, e em um contexto de aceleração da globalização e de aumento da concorrência intracapitalista. Se cumpridas as metas descritas nas afirmações, os países-membros teriam suas economias fortalecidas e menos dependentes unicamente das relações com os países ricos. Nesse sentido, quanto maior a força dos laços comerciais locais, maior a diversidade de parceiros e menor a vulnerabilidade a crises.

2 Primeira afirmativa: falsa. O embargo dos EUA a Cuba ocorre devido à nacionalização de empresas estado-unidenses nas fases iniciais da revolução cubana, e não pelas razões apontadas na afirmação.

Segunda afirmativa: verdadeira. Cuba busca, no turismo e nos acordos com a Venezuela, novas fontes de renda para suprir os antigos acordos que havia entre Cuba e URSS, e que deixaram de existir com o colapso soviético.

Terceira afirmativa: verdadeira. O embargo imposto pelos Estados Unidos foi seguido por muitos aliados capitalistas de Washington, deixando Cuba sem opções a não ser a de recorrer a aliados ideológicos, ou seja, socialistas.

Quarta afirmativa: verdadeira. Historicamente, o governo dos Estados Unidos argumenta que o embargo só será suspenso quando forem cumpridas as exigências expostas neste item.

Quinta afirmativa: falsa. Cuba apresenta taxa de analfabetismo bastante baixa, ao contrário do afirmado.

AULA 22 1 Alternativa: E.

Há forte pressão da opinião pública colombiana em prol de um acordo de paz, já que, há décadas, o país vive um conflito que atinge, em especial, a população civil.

2 Alternativa: C.

A charge e a questão fazem referência a países de um mesmo tipo (bananas do mesmo cacho). Bolívia, Equador e Argentina seguem, basicamente, a mesma linha política. Já o Chile caracteriza-se por ter uma política mais próxima à dos Estados Unidos, adotando ações neoliberais desde o governo Pinochet. Assim, o Chile é a exceção à regra, além de não estar representado no cacho de bananas da charge.

AULA 23 1 Alternativa: A.

A questão exige do aluno o conhecimento sobre as características sociais e naturais africanas. O território destacado no mapa é do Sahel, que apresenta as características descritas na alternativa A.

(7)

Alternativa 01: correta. O atual mapa da África surgiu com o processo da descolonização, já que quase todo o continente foi colonizado por potências europeias. Da década de 1950 à de 1990, tais colônias foram divididas entre diversos países.

Alternativa 02: incorreta. O continente africano, que tem mais de 30 milhões de km², é superado, em área, pela Ásia.

Alternativa 04: correta. Assim como explicado no item 01, o mapa africano surgiu como resultado das divisões ocorridas ao longo das independências. As fronteiras foram traçadas de acordo com os interesses europeus, sem respeitar as características culturais, étnicas ou religiosas dos povos locais.

Alternativa 08: correta. O norte da África é habitado, majoritariamente, por povos árabes e islâmicos, ao passo que o sul manteve, em sua maioria, as suas populações originais, compostas de diversos grupos negros com distintas etnias, culturas e religiões.

Alternativa 16: incorreta. O regime da maioria dos Estados africanos é instável e autoritário. O petróleo não está distribuído de forma igual pelo continente, não podendo ser apontado como fator de sucesso econômico geral, até porque mesmo os países que têm reservas desse recurso não apresentam pleno desenvolvimento econômico.

3 Alternativa: C.

Embora, atualmente, seja constituído por países independentes, o continente africano continua sendo um grande exportador de matéria-prima para o restante do mundo (notavelmente a China, nos últimos anos). Os produtos fabricados por indústrias que necessitam de maior tecnologia durante sua produção continuam chegando ao continente por meio da importação, o que comprova o papel da África na atual Divisão Internacional do Trabalho.

AULA 24 1 Alternativa: E.

O texto menciona a expropriação de terras por parte dos colonizadores e as desigualdades raciais no acesso à terra, ou seja, a concentração de cultivos voltados para o exterior, disponibilizando, para isso, as melhores terras e relegando a população nativa a terras marginais. O texto não faz referência ao domínio das instituições pelo poder público, ao controle do uso especulativo da propriedade fundiária, ao crescimento do consumo interno de alimentos ou ao avanço das áreas rurais sobre regiões urbanas.

2 Alternativa: B.

A alternativa apresenta corretamente as características do novo país. A divisão do Sudão ocorreu justamente devido a diferenças internas entre o Norte e o Sul, que resultaram em uma longa guerra civil e, posteriormente, em um acordo que dividiu o território.

3 Alternativa: D.

A área marcada no mapa, chamada Chifre da África, apresenta diversas crises políticas e étnicas, como demonstram as afirmações II e III. São países pobres e multiétnicos, uma combinação que gera crises internas, guerras civis e a busca por alternativas de sobrevivência, como a pirataria praticada na Somália, já que o país está localizado em uma importante rota comercial naval que liga a Europa ao Extremo Oriente. A afirmação I está incorreta porque a Nigéria encontra-se no litoral do Atlântico, e não na área destacada no mapa.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No presente trabalho, os autores fazem uma revisão da literatura sobre o assunto e apresentam um caso clínico de um paciente de 15 anos de idade, portador de epidermólise