• Nenhum resultado encontrado

OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS/PEDAGÓGICOS DE MURRAY SCHAFER PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA NO ENSINO MUSICAL ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS/PEDAGÓGICOS DE MURRAY SCHAFER PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA NO ENSINO MUSICAL ESCOLAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS/PEDAGÓGICOS DE MURRAY SCHAFER PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA

NO ENSINO MUSICAL ESCOLAR

Aline Canto dos santos UNICENTRO (PAIC/AF-FUNDAÇÃO ARAUCARIA) Aline_canto@yahoo.com.br Daiane Solange Stoebrl da Cunha UNICENTRO (PAIC/AF- FUNDAÇÃO ARAUCARIA daí_flc@yahoo.com.br

Resumo:

O intuito desta pesquisa foi de investigar os conteúdos de música presentes nos materiais didáticos de Arte, e se estes materiais abordam os princípios schaferianos, outra razão para que esta pesquisa se realizasse, seria de descobrir quais caminhos estão sendo traçados para que a LBDEN 9394/96 torne-se realidade nas escolas da cidade de Guarapuava-Paraná, foram coletados e analisados 30 materiais didáticos entre livros e apostilas do ensino fundamental nos anos finais, a análise destes materiais foi norteada através de um roteiro com oito questões, do qual chegou-se a conclusão de que os conteúdos de música abordados e princípios schaferianos presentes nos materiais didáticos analisados, contribuem para efetivação da LBDEN 11769/08.

Palavras-chave: Ensino de arte, Música, Currículo.

Introdução

A educação musical escolar no Paraná efetiva-se como conteúdo inserido na disciplina de arte. Tal prática está fundamentada na LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96, que a partir de 2008, alterada pela lei 11769/08, tornou o ensino de música obrigatório na educação básica. Com a efetivação desta lei, gerou-se desafios para os educadores e instituições de ensino, pois deparam-se com a necessidade de buscar metodologias para trabalhar a música na escola, assim como materiais didáticos para o professor de música.

As práticas de ensino musical são orientadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, especificamente no Paraná, pelas Diretrizes Curriculares do Estado do

(2)

Paraná. As escolas particulares, entretanto, têm o currículo realizado em sala de aula norteado pelos materiais didáticos produzidos por sistemas nacionais de ensino.

Tendo em vista a pedagogia musical contemporânea que busca a prática criativa e ativa do aluno para a aprendizagem, e ainda, o fazer musical nas aulas de arte voltado para os três eixos: a performance, a apreciação e a composição, investigou-se a abordagem curricular de materiais didáticos utilizados por escolas particulares do município de Guarapuava no Paraná, principalmente no que se refere à influência e utilização de princípios pedagógicos propostos pelo educador musical e musicólogo Murray Schafer. Neste texto apresentam-se dados relativos a análise quanti-qualitiva de trinta livros e/ou apostilas de arte que caracteriza, se, e de que forma, a produção teórico-prática shaferiana influencia as práticas musicais escolares.( CUNHA; GOMES, 2012)

Para fundamentar a análise documental, dos livros e/ou apostilas de arte, realizou-se a investigação dos princípios filosóficos de Murray Schafer. Os principais referenciais para esta delimitação teórica foram os livros: Afinação do Mundo, Ouvido Pensante e O Lobo no Labirinto, aos quais revelam três principais eixos filosóficos da abordagem schaferiana, conforme a autora Marisa Fonterrada (FONTERRADA, 2010). O primeiro eixo trata da relação som/ambiente, a paisagem sonora. Este tema é detalhadamente apresentado no livro Afinação do Mundo, pois Schafer coordenou um projeto mundial, que buscou investigar soluções e alternativas para um meio ambiente sonoro ecologicamente equilibrado, em que há harmonia entre a sociedade e seu ambiente sonoro. Pode-se definir como paisagem sonora1 os sons que fazem parte do nosso

cotidiano, da comunicação, das atividades corriqueiras.

O eixo Confluência das Artes é a compreensão de Schafer, de que as linguagens da arte convivem juntas, sem que uma se sobressaia sobre a outra, a intenção é que se descubram novos meios de integração e movimento. Esse modelo é utilizado

(3)

como base nas propostas em educação musical, o que resulta num dinamismo do ensino e os alunos descobrem mais possibilidades de entendimento da arte.

A relação com o Sagrado é o terceiro eixo da abordagem schaferiana, presente na compreensão de que existe uma relação do homem com os rituais e os mitos. Nestes mitos ou rituais, há a concepção de que a vida é sagrada, essas manifestações estão presentes em grupos e sociedades que estabelecem vínculo com o sagrado, e se expressam de maneiras diferenciadas.

Tendo em vista estes três eixos que sintetizam o pensamento schaferiano, compreende-se que a prática educativo-musical norteada, ou mesmo influenciada por Schafer, perpassará por estes, ou por parte destes eixos. Ainda, se faz necessário ressaltar que, em O Ouvido Pensante, são apresentadas inúmeras aulas e orientações pedagógicas norteadas pela filosofia deste autor, encontram-se diversos exemplos didáticos de ensino criativo que envolve conteúdos como paisagem sonora, confluências das artes e ainda sobre a relação da música com o sagrado, como por exemplo práticas vocais voltadas a sensibilização da impressão vocal (SCHAFER, 2011).

Considerando a grande disseminação dos escritos de Murray Schafer, bem como de sua abordagem filosófica e pedagógica, objetiva-se constatar de que forma estão inseridos nos materiais didáticos, livros e/ou apostilas brasileiras, mais especificamente relata-se a seguir a análise de trinta materiais coletados e utilizados por escolas particulares do município de Guarapuava no Paraná. Para esta investigação foi elaborado um roteiro de análise que categorizou os materiais em relação a: abordagem das diferentes linguagens artísticas e seu enfoque; a confluência das artes; a presença dos conteúdos musicais e seu enfoque em estilos; a abordagem dos eixos schaferianos; a influência da abordagem schaferiana na metodologia de ensino; a clareza quanto à fundamentação schaferiana.

Dentre todos os aspectos analisados apresenta-se neste resumo apenas os mais relevantes. 1) Apenas um material didático apresenta a biografia de Murray Schafer, nos

(4)

29 restantes não há citação, as referências bibliográficas de Schafer estão presentes em 4 ( quatro) materiais didáticos, os conceitos estão inseridos em 6 (seis) dos materiais; 2) os princípios schaferianos aparecem explícitos em apenas 5 (cinco) dos materiais analisados, enquanto outros 16 (dezesseis) materiais apresentam os princípios schaferianos de forma implícita, já os outros 9 (nove) materiais didáticos não abordam os princípios schaferianos; 3) o eixo filosófico Ecologia Sonora, é abordado em 2 (dois) dos materiais didáticos; o eixo Confluência das Artes é abordado em 24 (vinte e quatro) dos materiais didáticos e a Relação com o Sagrado, terceiro eixo dos princípios filosóficos/pedagógicos de Schafer, é abordada em 24 (vinte e quatro) dos materiais didáticos analisados; 4) a abordagem metodológica dos 30 livros ou apostilas analisados, revela que 17 (dezessete) livros ou apostilas a abordagem metodológica pode ser considerada schaferiana, estas abordagens seriam exercícios propostos como escuta atenta, criação de instrumentos musicais, investigação da paisagem sonora, exploração vocal e corporal para composição musical; 5) as propostas de vivências/experiências schaferianas encontram-se na íntegra em apenas um livro, sendo que como paráfrase estas proposições práticas schaferianas aparecem em 6 (seis) materiais, entretanto 23 dos materiais didáticos analisados não sugerem práticas baseadas em Schafer.

Conclusões:

Como resultado desta pesquisa, pode se concluir que os materiais didáticos de artes são uma ferramenta de grande importância para a educação musical e contribuem juntamente com os princípios schaferianos abordados, para que o ensino de música na escola seja efetivado.

A abordagem schaferiana ganha espaço nos materiais didáticos utilizados pelas escolas particulares de ensino fundamental do município de Guarapuava no Paraná. Esta pesquisa revelou que, ainda que não haja totalidade na abordagem didático-musical dos

(5)

princípios schaferianos, as reflexões quantitativas demonstram que há uma certa tendência a inserção dos três eixos filosóficos nas práticas em salas de aula de arte.

A relação com o Sagrado, a Confluência das Artes e a Paisagem Sonora perpassam conteúdos interdisciplinares do currículo do ensino fundamental, entretanto, em se tratando dos conteúdos musicais sugeridos pelos documentos governamentais, PCN e DCE, estes eixos mostram-se uma possibilidade de estruturação curricular voltada a formação integral do sujeito em seu saber inteligível e sensível.

Referências :

BRASIL.LDBEN9394/96.Disponívelem:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 16 jul 2014.

CUNHA, D. S. S. ; GOMES, E. Música na Escola? Reflexões e Possibilidades. Uni-centro: Guarapuava, 2012

FONTERRADA, M. T.O. Música e meio ambiente: três eixos para a compreensão

do pensamento de Murray Schafer. Disponível em:

http://pt.scribd.com/doc/228277612/Marisa-Fonterrada-Schafer-Musica-e-Meio-Ambi-ente. Acesso: 16 de Junho de 2014.

_______ .O lobo no labirinto. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo.-2ª Ed. São Paulo: Editora Unesp,2011. ________ .Educação Sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons.São Paulo: Editora Melhores Momentos,2009.

Referências

Documentos relacionados

Webaula no Google Meet (atividade síncrona); Criação de Podcast sobre os autores e obras da Literatura Africana de LP; Produção de Roteiros para Podcasts;

Novas instituições para o desenvol- vimento rural: o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). RESUMO: O texto analisa o Pronaf Crédito Rural e

Dentre esses, mereceram destaque os materiais didáticos, como livros (literatura infantil e livros didáticos) de circulação nacional.. que tiveram ressonância em

Assim, a análise dos “Cadernos do Professor” foi realizada buscando-se identificar se as seis abor- dagens didáticas relacionadas ao conceito de sustentabilidade propostaspodem

Na pesquisa efetuamos a análise da presença de personagens negros e brancos em ilustrações presentes em livros didáticos de Geografia para o 2° ano do ensino

Instrumentação para a DOW BRASIL SA, com ênfase na especificação de CLP e Sistemas Supervisórios SCADA, com redes de comunicação LAN Ethernet, redes de

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AFONSO /MT, CNPJ 37.464.161/0001-46, com sede à Rua Pedro Alvares Cabral nº 155 – centro, Cep 78.425-000 – Santo Afonso /MT, neste ato

Dica: a janela do Chat e do inventário pode se ocultar; clique o botão localizado no centro da borda direita para expandir esta área.. Poderá ver o desktop do usuário na