• Nenhum resultado encontrado

1º PERÍODO P R O G R A M A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º PERÍODO P R O G R A M A"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Desenho de Arquitetura CÓDIGO H114585 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Expressão e Representação gráfica. Convenções adotadas no desenho dos Projetos de Arquitetura, de acordo com as normas vigentes (ABNT). Instrumentos e material; Letras e algarismos; escalas usuais e cotagem. Noções de antropometria aplicável em projetos de arquitetura e interiores. Fundamentos do desenho de edificações: plantas, cortes, vistas. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

DISCIPLINA: Geometria Descritiva CÓDIGO H114593 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Noções de Utilização dos Instrumentos de Desenho. Estudo das Projeções. Principais Elementos da Geometria Descritiva. Estudo de Pontos. Estudo de Retas. Estudo de Planos. Estudo dos Principais Polígonos. Estudo dos Principais Sólidos Geométricos. União e Interseção de Sólidos. Seção de Sólidos por planos verticais.

(2)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Estudos da Percepção e da Forma

CÓDIGO H114607 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Conceitos de ordem e proporção. Análise, Sintaxe e Organização das formas, das relações espaciais. Princípios ordenadores do espaço - função e estética. Princípios de Composição. Noções de linguagem visual e da composição dos espaços. Da morfologia dos espaços interiores e exteriores. Estudos gerais dos aspectos de fundamentação conceitual e metodológica da forma.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Estética e Estudos das Artes CÓDIGO H114615 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA

Estudo da estética. O significado filosófico das artes. A interpretação das artes. Estudo e pesquisa em história das artes (pintura, escultura e arquitetura). Estudo integrado da forma, da estrutura, dos materiais, das técnicas construtivas e do espaço arquitetônico. A evolução das manifestações artísticas ao longo do tempo. Tendência da arte contemporânea. A dimensão estética na pós-modernidade. Evolução da arquitetura e da cidade no contexto geral das artes na Antiguidade Clássica, na Idade Média, do

(3)

Renascimento ao final da Idade Moderna, da formação dos estados nacionais à gênese da arquitetura e da Arte Moderna, no século XX. A Arte Moderna, seu desenvolvimento e conseqüências. O contexto histórico e cultural influenciando nas Artes. Conceitos artísticos dos Movimentos, no mundo e no Brasil, surgidos do final do sec. XIX ao período anterior a Segunda Guerra Mundial (Art Noveau, Art Decó e Bauhaus). A Arte Contemporânea. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Desenho Livre

CÓDIGO H114623 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Desenho de Observação de sólidos geométricos, da paisagem e da figura humana. Esboço a mão-livre. As relações figura-espaço e o estímulo a livre expressão. Instrumentos, materiais e desenvolvimento de técnica (s). Composição, decomposição e recomposição da figura: espaço, linha, contorno, volume, fundo, contraste e texturas. Importância do desenho como recurso de expressão e meio de comunicação.

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

DISCIPLINA: Metodologia Científica CÓDIGO H111900 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80h P R O G R A M A

(4)

EMENTA

Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O conhecimento e suas formas. Os métodos científicos. A pesquisa enquanto instrumento de ação reflexiva, crítica e ética. Tipos, níveis, etapas e planejamento da pesquisa científica. Procedimentos materiais e técnicos da pesquisa científica. Diretrizes básicas para elaboração de trabalhos didáticos, acadêmicos e científicos. Normas técnicas da ABNT para referências, citações e notas de rodapé. Projeto de Pesquisa.

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

DISCIPLINA: Práticas Investigativas I CÓDIGO H111926 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80h P R O G R A M A EMENTA

Introdução e ensaio da prática investigativa. Procedimentos metodológicos na execução de atividades de iniciação científica.

(5)

2º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Práticas Extensionista I

Código H112035 CRÉDITOS 03 CARGA HORÁRIA 60 P R O G R A M A EMENTA

Contextualização da extensão. Conhecimentos para compreensão de temáticas relevantes sobre a história e o papel da extensão universitária. Desenvolvimento de ações extensionistas.

UNIT

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

Pró-Reitoria Adjunta de Graduação

DISCIPLINA: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos CÓDIGO H113341 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80h PROGRAMA EMENTA

O surgimento da Antropologia e da Sociologia como Ciências. Seus idealizadores e principais teóricos. Análise antropológica e sociológica do processo identitário do homem cultural e social. O homem e a organização da sociedade. A perspectiva da Antropologia e da Sociologia na contemporaneidade mundial e brasileira. Saberes e fazeres antropológicos e sociológicos nas distintas áreas de atuação.

(6)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Elementos de Matemática CÓDIGO F104930 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA

Conjuntos. Relações e funções. Noções de limites, derivadas e integrais. Geometria Euclidiana. Trigonometria: estudo e aplicações das funções circulares. Álgebra vetorial e geometria analítica. Cônicas no plano cartesiano.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Sistemas Estruturais CÓDIGO F104957 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Conhecer os Elementos que compõem uma estrutura, Analisar qualitativamente o comportamento dos elementos que compõem um sistema estrutural (vigas, pilares, pórticos, lajes, cabos, arcos, treliças, cascas, placas associadas, geodésicas, membranas, etc.), através do contato com modelos. Desenvolver noções intuitivas de equilíbrio, vínculos e graus de liberdade; solicitações, tensões, deformações; comportamento elástico dos materiais; isotropia e anisotropia; estabilidade e instabilidade. Estudar a evolução histórica dos sistemas estruturais. Pesquisar formas estruturais por processos de livre avaliação e pela observação de soluções da natureza. Desenvolver noções de rigidez pela forma.

(7)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Teoria do Projeto e História da

Arquitetura e Urbanismo I CÓDIGO F104949 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Ementa: Estudar os diferentes estilos arquitetônicos na história. Formas de compreender o espaço do edifício e da cidade. A cidade na História (história e evolução). Estudo dos estilos arquitetônicos da antiguidade clássica ao barroco na produção ocidental.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Desenho de Elementos

Arquitetônicos CÓDIGO F104965 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Expressão e Representação gráfica. Convenções adotadas no desenho dos Projetos de Arquitetura, de acordo com as normas vigentes (ABNT). Legenda e Símbolos; Desenho de modificação e acréscimo; Escadas e Rampas; Coberturas (telhado) e Esquadrias (portas e janelas).

(8)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Materiais de Construção CÓDIGO H115069 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Apresentação dos materiais nas diversas etapas da construção, suas características físicas, químicas e mecânicas (pedras, argilas e produtos cerâmicos, madeiras, polímeros, tintas, aglomerantes, agregados e adesivos, vidros). Revestimentos e Acabamentos básicos. Aplicações em geral. Controle de qualidade no processo construtivo (materiais, projeto, execução, uso e manutenção). A normalização.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Fundamentos do Projeto de

Arquitetura e Urbanismo CÓDIGO F104922 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA

Desenvolver o projeto arquitetônico. Desenvolver o projeto urbanístico. Estudar os diversos métodos de projetar na arquitetura e no urbanismo contemporâneo.

(9)

3º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Práticas Investigativas II CÓDIGO H112540 CRÉDITOS 03 CARGA HORÁRIA 60 P R O G R A M A EMENTA

Introdução e ensaio de iniciação científica por meio da articulação do conhecimento teórico e prático. Procedimentos metodológicos na execução de atividades de iniciação científica. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

DISCIPLINA: Filosofia e cidadania

CÓDIGO H113465 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 h P R O G R A M A EMENTA

Evolução do Conhecimento: Conhecimento filosófico, Grandeza do Conhecimento,As relações homem-mundo,O homem cidadão. Filosofia, Ideologia e Educação: Processo de ideologização, Escola e Sociedade, Ciência e valores, Educação e Transformação; Ética e Cidadania: Ética e Moral, OO ccoommpprroommiissssoo ééttiiccoo,, A construção da cidadania, A Pluradimensionalidade Humana; Ação Educativa e Cidadania: Ética e labor, Ética e trabalho, Ética e Ação, A Integralidade do homem na Sociedade.

(10)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Técnicas de Construção CÓDIGO H117363 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Tecnologia das edificações e as interações entre a obra e o projeto arquitetônico através da apresentação dos elementos que a compôem: canteiro de obras, infra-estrutura, super estrutura, alvenaria, cobertura e instalações.

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

I CÓDIGO H117371 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço residencial: social, privativo, de trabalho, de ligação e de lazer. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas.

(11)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Teoria do Projeto e História da

Arquitetura e Urbanismo II CÓDIGO H117380 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Ementa: Estudar os diferentes estilos arquitetônicos na história. Formas de compreender o espaço do edifício e da cidade. A cidade na História (história e evolução). Estudo dos estilos arquitetônicos da modernidade ao comtemporâneo.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Conforto Ambiental I CÓDIGO H117398 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Homem e meio ambiente; conforto ambiental, clima e fatores regionais; sol e vento nos edifícios; técnicas de orientação dos edifícios; conforto térmico, ventilação natural e artificial; proteção ambiental em nível micro; higiene da habitação; tecnologias apropriadas.

(12)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Mecânica Aplicada a Arquitetura CÓDIGO H117401 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Conhecimento de Vetores. Estática. Momento. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas, centro de gravidade, análise de treliças, esforço cortante, momento fletor, método dos trabalhos virtuais.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Estudos Ambientais Urbanos CÓDIGO H117410 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Conceitos básicos da cidade e do urbanismo através do estudo da configuração do espaço urbano, dos usos sociais e da relação entre ambiente natural, influência econômica e paisagem urbana.

(13)

4º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Práticas Extensionistas II CÓDIGO H112590 CRÉDITOS 03 CARGA HORÁRIA 60 P R O G R A M A EMENTA

Desenvolvimento de um projeto de extensão no contexto interdisciplinar.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Arquitetura Brasileira CÓDIGO H117428 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA

Estudo histórico da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiro a partir da compreensão do contexto de formação colonial, desde o Barroco até os dias atuais, abordando as transformações do pensamento, da estética e da afirmação da Arquitetura e do Urbanismo ocorridas durante este período.

(14)

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

II CÓDIGO H117436 CRÉDITOS 08 CARGA HORÁRIA 160 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço coletivo. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Conforto Ambiental II CÓDIGO H117444 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Conhecimento do conforto ambiental nas seguintes áreas: Conforto visual ou lumínico - Características físicas e unidades da luz. Fisiologia da percepção Acustica - Aspectos físicos do som, aspectos psico-fisiológicos da percepção sonora. Absorção sonora. Acústica geométrica. Proteção Sonora - Carga sonora, limites de desconforto/incomodidade. Normas, meios de proteção e planejamento preventivo.

(15)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Resistência dos Materiais CÓDIGO H117452 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 40 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo dos esforços solicitantes e internos. Conceito e classificação das tensões. Propriedades mecânicas dos materiais. Estudo da tração - compressão. Cortante puro. Torção. Flexão. Vigas. Estado linear de tensões. Estado plano de tensões. Estado mais geral de tensões. Círculo de Mohr.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Topografia CÓDIGO H117460 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Topografia, definição, importância e aplicações, globo terrestre (forma e dimensão), unidades de medidas, escalas, convenções topográficas, topometria (planimetria, altimetria e agrimensura), topologia, taqueometria, fotogrametria, visão prática (GPS, locação de pequenas obras, terraplenagem e concordâncias).

(16)

5º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Inf Aplic a Arquit e Urbanismo

CÓDIGO H117479 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo através do computador do software CAD [Computer Aided Design] - AutoCAD, como ferramenta de apoio ao desenho; comandos e noções básicas de 2D, 3D e impressão de desenhos. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Estruturas de Aço e Madeira CÓDIGO H117487 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Conhecer os materiais, aço estrutural e madeira (propriedades, características físicas e mecânicas, resistências e solicitações), vantagens no uso e métodos de dimensionamento. Dimensionar elementos solicitados a tração, compressão e flexão. Dimensionar ligações com parafusos. Estudo das Normas Brasileiras: NBR 6123/88 (Forças Devido ao Vento nas Edificações), NBR 8800 (Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios – método dos estados limites) e NBR 7190/97 (Projeto de Estrutura de Madeira).

(17)

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

III CÓDIGO F101745 CRÉDITOS 08 CARGA HORÁRIA 160 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço coletivo e sua inserção na malha urbana da cidade. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Instalações Hidráulicas e Sanitárias

CÓDIGO F103519 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo das Instalações hidráulicas de água potável e água quente. Instalações de esgotos sanitários. Instalações de escoamento de águas pluviais. Projeto e representação gráfica de instalações hidro-sanitárias. Instalações para prevenção de incêndios.

(18)

6º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Estruturas de Concreto Armado CÓDIGO H117517 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Conhecer os materiais, concreto e aço (características físicas e mecânicas; composição do concreto armado), resistências e solicitações. Estado Limite Último. Domínios. Dimensionamento à Flexão Normal Simples e Compressão de seções retangulares. Dimensionamento à Força Cortante. Dimensionamento da armadura transversal e longitudinal nas lajes maciças, vigas, pilares e fundações rasas. Estudo das Normas Brasileiras: NBR 6118/03 (Projeto e Execução de Obras em Concreto Armado), NBR 9062/85 (Projeto e Execução de Estruturas e Concreto Pré-moldado), NBR 6123/88 (Forças devidas ao vento em edificações) NBR 6120/80 (Cargas atuantes nas edificações). U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

IV CÓDIGO H117525 CRÉDITOS 08 CARGA HORÁRIA 160 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço coletivo residencial vertical e sua inserção na malha urbana da cidade. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades

(19)

biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas. U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Instalações Elétricas CÓDIGO H117533 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo das Instalações elétricas. Conhecer os materiais e técnicas empregadas na execução de instalações elétricas, de telefone, ar condicionado, elevadores e escada rolante. Dimensionar e representar graficamente pequenas instalações prediais de eletricidade, telefonia, ar condicionado, elevadores e escadas rolantes.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Planejamento Urbano e Regional I

CÓDIGO H117541 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Estudo da Estrutura Urbana. Uso do solo. Noção de vazio urbano. Gestão da cidade. Serviços de infra-estrutura urbana. Espaços Públicos. Estudo de espaços intra-urbano (formação de bairros). Estrutura da Cidade e Patrimônio Cultural. Introdução de

(20)

projetos de intervenção urbana. 7º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

V CÓDIGO H117550 CRÉDITOS 08 CARGA HORÁRIA 160 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço coletivo e sua inserção na malha urbana da cidade. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Desenho Urbano

CÓDIGO H117568 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Estudo dos fenômenos de organização urbana. Introdução e desenvolvimento das noções e práticas do desenho urbano, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano.

(21)

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Técnicas Retrospectivas CÓDIGO H117576 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Estudo da História, Memória e Sociedade. O Conceito de Conservação e Restauro. Teorias do Restauro. O Conceito de Imagem na Conservação e na Restauração. Leis e Recomendações de Proteção e Intervenção do Patrimônio.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Planejamento Urbano e Regional II

CÓDIGO H117584 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Estudo da organização territorial, regional, polarização, rede urbana, espaço rural e infra-estrutura regional. Desenvolvimento de estudos relacionados com planejamento territorial, ao nível de integração do espaço urbano e rural, incluindo: metodologia de elaboração de planos municipais; planejamento metropolitano; análise crítica de planos urbanos municipais e metropolitano, envolvendo a estrutura da paisagem urbana. Compreensão dos processos e da dinâmica do meio físico.

(22)

8º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

VI CÓDIGO H117592 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

A obra restaurada. As técnicas de conservação e restauro. Intervenção em monumentos, edificações ou conjuntos arquitetônicos considerados de valor cultural. O projeto de conservação e restauração.

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Paisagismo CÓDIGO H117606 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo dos elementos básicos de concentração dos estudos de paisagismo. Visão geral dos objetivos e campos do paisagismo. Introdução aos problemas de morfologia urbana. Caracterização dos fatores relevantes da programação espacial dos espaços não edificados. Aspectos paisagísticos significativos. Espaços livres como equipamentos da paisagem urbana. Parques metropolitanos, de bairro, praças, ruas e largos. A taxonomia vegetal e o uso da vegetação como elemento da composição dos espaços externos e internos.

(23)

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Planejamento de Construção CÓDIGO H117614 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo e elaboração de planejamento, orçamento e controle de qualidade e produtividade de obras de edificações.

U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Planejamento Urbano e Regional III

CÓDIGO H117622 CRÉDITOS 02 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA:

Desenvolver dentro de uma visão sistêmica, conhecimentos básicos e integrados para a elaboração e discussão, implantação e controle dos Planos Diretores de

(24)

9º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo

VII CÓDIGO H117630 CRÉDITOS 08 CARGA HORÁRIA 160 P R O G R A M A EMENTA:

Estudo do espaço da habitação popular e sua relação com a cidade. Estudo das tecnologias, dos efeitos psicológicos, necessidades biológicas e conforto ambiental. Cor – Uso & Aplicação. Metodologia de Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura. Representação gráfica do projeto e suas etapas.

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

DISCIPLINA: Temas p/ seminário de A e Urbanismo CÓDIG O H117640 CRÉDITOS 04 CARGA HORÁRIA 80 P R O G R A M A EMENTA

Promover discussões entre os alunos, sobre temas para os trabalhos finais do curso de arquitetura e urbanismo dando encaminhamento a procedimentos metodológicos para a elaboração do plano de trabalho.

(25)

U N I T

UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE

GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado CÓDIG O H111810 CRÉDITOS 07 CARGA HORÁRIA 140 P R O G R A M A

Atividades de estágio. O discente exercitar à profissão.

10º PERÍODO U N I T UNIVERSIDADE TIRADENTES PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE GRADUAÇÃO

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: Trabalho Final de Graduação CÓDIGO H117657 CRÉDITOS 10 CARGA HORÁRIA 200 P R O G R A M A EMENTA:

Trabalho individual de conclusão do curso, com temas voltados para intervenções arquitetônicas e ou urbanísticas. Este trabalho envolve a elaboração de projetos e/ou análises de arquitetura e urbanismo, contemplando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Referências

Documentos relacionados

parque de estacionamento posto de primeiros socorros restaurante wc desportos de praia volei de praia desportos aquáticos bodyboard surf caracterização extensão: 30 m tipo de

7.1.3 - O ingresso na sala de prova somente será permitido ao candidato que apresentar documento de identificação expedido por um dos seguintes órgãos: Secretarias de

em Curitiba; QUE ele sempre ficava no Hotel Curitiba Pa- lace e o declarante enviava emissários para entregar valores no referido Hotel; QUE o próprio declarante chegou a vir uma

A partir do que foi exposto aqui, fica evidente que a concepção atual de direitos humanos ainda reproduz o paradigma individualista do ser humano e que estes direitos ainda

Os mesmos resultados como os outros métodos para determinar a humidade (p.ex. armário de secagem) se podem obter ao optimizar os parâmetros de ajuste seja a temperatura, o nível

À AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL - AADC, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, instituída por

Desde de 2009 que tem desenvolvido a sua carreira profissional como conservadora-restauradora de património imóvel, tendo desempenhado diversas funções dentro da área, tais como:

proficiência entre 550 e 600 pontos, consolidaram habilidades relacionadas à consciência fonoló- gica, como a de identificar sons iniciais e/ou finais de palavras formadas por