• Nenhum resultado encontrado

A equipa ADEI deseja-lhe votos de festas felizes e maiores sucessos para 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A equipa ADEI deseja-lhe votos de festas felizes e maiores sucessos para 2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDIÇÃO

2013

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação

34

DEZEMBRO

Turismo,

Indústria e Energia

A equipa ADEI deseja-lhe votos de festas

(2)

Desfrute do INOVAR. Boa leitura.

Editorial

Frantz Tavares

Presidente da ADEI

Caros Empresários e Empreendedores,

Dezembro é o mês de actividades sim mas também de balanço anual, revisão de objectivos e estabelecimento de metas para o ano novo que se avizinha. Conheça o balanço da agência relativamente ao Desenvolvimento Empresarial, Inovação e Empreendedorismo e veja a entrevista ao Gestor da Rede Nacional de Incubadoras (RENI), ao Gestor da Incubadora de Empresas BIC e à responsável pelo Gabinete do Empreendedor de São Nicolau.

Acompanhe as notícias das actividades realizadas durante este mês nomeadamente: a 13ª Edição da Oficina do Empreendedorismo que teve lugar em São Salvador do Mundo, a palestra sobre Agronegócio realizada no âmbito do evento “Boavista Empreende”, a participação da ADEI no 1º Fórum do Empreendedorismo de Boavista, na Gala do Empreendedor Boavista 2013, no Fórum de Desenvolvimento da ilha Brava, na segunda edição da Feira Rural das Mulheres no Desenvolvimento em São Vicente, o encontro com as empresas TIC’s no âmbito do programa Inovar e a participação da ADEI no seminário do projecto MEDAO em Madrid.

A ADEI deseja a todos os empreendedores, empresários, parceiros e leitores do INOVAR, votos de festas felizes e os maiores sucessos para o novo ano que se avizinha. Não se esqueçam, juntem-se a nós e inovem para crescer.

Edição nº 34| DEZEMBRO 2013

ADEI termina 2013 com Oficina do

Empreendedorismo de 2013 em São

Salvador do Mundo ... 3

Gala empreendedor Boavista ... 4

1º Fórum do Empreendedorismo da

Boavista ... 4

Momento do Empreendedor continua a ser

um sucesso ... 5

Programa da ADEI capacita RH das

MPME’S nacionais ... 5

Palestra “Agronegócio” em Boavista ... 6

Aconteceu mais uma Feira Rural das

Mulheres no Desenvolvimento ... 6

ADEI participa no Fórum de

Desenvolvimento da ilha Brava ... 7

ADEI presente na inauguração da Unidade

Transformação Agro-Alimentar ... 7

ADEI promove encontros com as

empresas TICs ... 8

Conheça como foi o ano de 2013

relativamente ao Desenvolvimento

Empresarial ... 8

Conheça o GE de São Nicolau na

entrevista com a responsável Dra. Arcilia

Santos: ... 8

Saiba o que tem sido feito na Rede

Nacional de Incubadoras ... 9

Gestor BIC faz balanço positivo do ano

2013 ... 10

ADEI presente no Seminário MEDAO em

Madrid ... 10

(3)

-:

Decorreu na semana de 09 a 13, em São Salvador do Mundo, a última Oficina do Empreendedorismo deste ano. Nesta edição estiveram presentes 180 pessoas que muito dinâmicas puderam assimilar os ensinamentos dos facilitadores que foram incansáveis nesta maratona a nível nacional. Neste ano de 2013 foram dinamizadas 8 Oficinas do Empreendedorismo em locais variados, nomeadamente: na ilha do Sal, cidade da Praia, Santa Cruz, São Miguel, Santa Catarina, ilha do Maio, ilha da Boavista e São Salvador do Mundo com a participação de 155, 334, 226, 211, 254, 155, 153 e 180 pessoas, respectivamente. É de realçar o sucesso destas realizações, a satisfação do nosso público e dos facilitadores e, o grande apoio dos nossos parceiros. Os objectivos foram alcançados, as expectativas superadas e ainda conseguimos a cada edição angariar alimentos não perecíveis que foram doados a várias instituições nos locais em que estivemos presentes.

Conheça o ponto de vista da facilitadora Shimura Fernandes:

INOVAR: Como tem sido ser facilitador dum evento como a OE? A experiência tem sido bastante positiva,

em cada oficina retiramos aprendizados, trocamos vivências tanto por parte dos facilitadores como dos formandos. É uma forma prática de mostrar às pessoas as ferramentas de gestão que podem ser utilizadas no dia-a-dia e nos seus negócios.

INOVAR: Qual é o papel de um facilitador? O

facilitador tem um papel muito importante nas oficinas. Cabe aos mesmos motivar, incentivar as pessoas e mostrar que ainda existe um caminho pela frente e

que cabe aos formandos traçar os seus objectivos e escolher os caminhos que devem percorrer, cientes que podem passar por dificuldades, mas que a força de vencer deve ser sempre maior.

INOVAR: Quais os constrangimentos com que têm deparado? As oficinas têm corrido bem, pelo que os

poucos constrangimentos verificados foram sempre solucionados pela equipa. O único constrangimento, isto é, não sei se posso chamar de constrangimento foi aquando da Oficina de Assomada que os facilitadores da Praia teriam de fazer um percurso pela ilha (quase 3 horas de viagem). De resto não aconteceu nada que não pudesse ser resolvido na hora.

INOVAR: E os ganhos destas realizações como são avaliados por si? Os ganhos, são muitos tanto a

nível de satisfação pessoal como profissional. Trabalhar junto de equipa coesa, uma organização que transmite confiança e dinamismo como ADEI tem sido uma experiência muito enriquecedora e de muito aprendizado também. Saliento que sinto-me bem pois o facto de ser útil perante um público-alvo jovem e cheios de sonhos, me impulsiona a ter mais vontade e capacidade de prosseguir neste Projecto.

INOVAR: Que mensagem deixa ao nosso público-alvo para as próximas realizações? De forma breve diria “Venha adquirir ferramentas para melhor competir”.

Para o ano de 2014 fica a promessa de fazer mais e melhor, para isso contamos convosco.

São Salvador do Mundo acolhe a última

Oficina do Empreendedorismo do ano de 2013

(4)

-Unidade de Inovação e Empreendedorismo é a estrutura central da Agência para a promoção do empreendedorismo e de iniciativas de negócios para o desenvolvimento empresarial. E esta encontra-se na linha da frente nas intervenções, fazendo jus ao Programa do Governo (2011-2016) que aponta o empreendedorismo e a inovação como objectivos prioritários para o desenvolvimento do sector privado e o aumento da competitividade da economia cabo-verdiana. Este ano, com o objectivo de melhorar a performance da Agência e a qualidade das intervenções, foram criados novos programas e vários instrumentos de gestão visando responder com eficácia às necessidades dos empreendedores e dos empresários nacionais.

Nesta senda, a ADEI impulsionou fortemente na melhoria da promoção da cultura empreendedora através de várias iniciativas, sendo de destacar as realizações do Momento do Empreendedor (com 147 palestras de promoção e sensibilização para o empreendedorismo), o Start Up Universitário (concurso de plano de negócios), o Start Up Weekend (com 3 edições, para promover iniciativas de negócios), o Speed Networking (3 acções facilitando contactos e parcerias entre empresários) e a participação e promoção de eventos no quadro da realização da Semana Global do Empreendedorismo (GEW). Apesar de se ter conseguido níveis muito bons de realização, há necessidade de serem reforçadas, também por serem uma das linhas mestras de intervenção da Unidade. Apostando numa melhor definição dos perfis e suas necessidades, e podendo melhor programar as intervenções, a atender tanto aqueles que precisam de noções básicas quanto os que necessitam de conhecimentos especializados. Os atendimentos têm atingido níveis bastante satisfatórios. Em parceria com Câmaras Municipais, Ministério da Juventude e Casa do Cidadão, entre outros foi possível estar mais próximos das pessoas. Entretanto, a consolidação dos Gabinetes e os contactos com os empresários e empreendedores devem permitirão o aumento dos números no próximo ano. Se nos dois anos anteriores se procurou descentralizar os atendimentos, 2014 será de definição de objectivos mais ambiciosos ligado ao acompanhamento dos empreendedores de modo a sermos mais catalisadores e directivos.

O destaque deste ano, porém, vai para o programa de Academia MPME, que apesar de ter-se iniciado em

Gala empreendedor Boavista

A Câmara Municipal em parceria com a ADEI lançou um concurso aos jovens da ilha de Boavista com o objectivo de promover o empreendedorismo jovem na ilha, em que a Câmara Municipal oferecia um prémio no valor de 100.000$00 em matérias e equipamentos e a ADEI um estudo de Viabilidade e Plano de Negócio ao participante vencedor. O tema foi a “Inovação e Competitividade” e os candidatos apenas tinham que apresentar a ideia de negócio.

Concorreram oito projectos: Padaria e Pastelaria do Norte, Queijaria BV, Proave, Esperança + Arte e Ofícios, Catering e Eventos, Espaço Jovem Boa Esperança e Escola de Condução da Boa Vista, Edeal - Escola de Formação Profissional. O Júri foi composto por 5 elementos, sendo um representante da Câmara Municipal, um da ADEI, um da Sociedade de Desen-volvimento das Ilhas da Boa Vista e Maio e um da Câmara de Comércio de Barlavento. Após a votação do júri foi eleito o vencedor do prémio que foi para o Sr. Silvano do projecto “Padaria e Pastelaria do Norte”. A entrega do prémio decorreu no dia 5, numa Gala em que a Câmara Municipal premiu ainda quatro empre-sas da ilha: ASA e Marin Club pelos trabalhos que têm feito a nível da responsabilidade social, Spinguera pelo trabalho na área de Preservação ambiental e Sustentabilidade, Áreas protegidas do Ministério do Ambiente Habitação e Ordenamento do Território pelo trabalho na área de Desenvolvimento Comunitário e protecção ambiental.

1º Fórum do Empreendedorismo

da Boavista

A Câmara Municipal da Boavista, em parceria com a ADEI através do Gabinete do Empreendedor na referida ilha organizaram o primeiro Fórum de Empreendedorismo, que decorreu no Centro de Juventude de Sal Rei, no dia 04.

Neste evento em que estiveram presentes 48 partici-pantes, foi feita a apresentação de três painéis: “As oportunidades de negócios em Cabo Verde, em particular na Boavista”, “Economias Criativas na Promoção do Empreendedorismo”, “Marca, Marketing e Comunicação”, que foram proferidos pelo Dr. Paulino Dias – Presidente da AJEC, Engª Leonilda Mendes – Administradora da ADEI e pelo Dr. Júlio Lopes – Sócio gerente da Publition. Relativamente ao primeiro tema, o Dr. Paulino Dias, realçou as oportunidades

Artigo: Inovação e

Empreendedorismo em

2013

locais, em que se prevê um aumento de fluxo de turistas em Cabo Verde, sendo que este aumento de turistas na ilha trará consigo diversas oportunidades nas diversas áreas, tais como: alojamento, cultura, alimen-tação, transporte. A Engª Leonilda Mendes deu a con-hecer os programas e projectos da agência e o papel da ADEI relativamente às economias criativas, o que vem sendo feito no país para potencializar e dinamizar as mesmas.

Agosto no seu primeiro ano de implementação, pela necessidade de preparação conceptual e operacional, realizou 43 formações, incluindo 8 oficinas e três formações de consultores. Também deu devida atenção para o desenvolvimento de projectos através da metodologia CRER - Criação de Empresas em Espaço Rural, onde, através das formações para o desenvolvimento de projectos, os indicadores do programa CRIA se tornaram bastante positivos; devendo ser realçado o facto de estes projectos estarem na fase de acesso ao financiamento e apoio à implementação. Neste sentido, são necessários reforços dos mecanismos promocionais e de incentivo à permanente procura de soluções, baseadas nas necessidades das nossas empresas e dos nossos empreendedores, de modo a fazer crescer as empresas, a promover o emprego e a criar uma cultura de empreendedorismo. Os avanços conseguidos sugerem o reforço da inovação – procura de soluções, através do desenvolvimento do capital humano, pelo uso das tecnologias de informação e pela sua aplicação ao desenvolvimento das empresas, de mais acções viradas para empreendedores específicos nas Universidades, no incentivo á investigação, ao reforço de acções nos Centros de Juventude e de Empregos, nas escolas técnicas e de ensino secundário, entre outros.

José Teixeira | Coordenador Unidade Inovação e Empreendedorismo

(5)

Unidade de Inovação e Empreendedorismo é a estrutura central da Agência para a promoção do empreendedorismo e de iniciativas de negócios para o desenvolvimento empresarial. E esta encontra-se na linha da frente nas intervenções, fazendo jus ao Programa do Governo (2011-2016) que aponta o empreendedorismo e a inovação como objectivos prioritários para o desenvolvimento do sector privado e o aumento da competitividade da economia cabo-verdiana. Este ano, com o objectivo de melhorar a performance da Agência e a qualidade das intervenções, foram criados novos programas e vários instrumentos de gestão visando responder com eficácia às necessidades dos empreendedores e dos empresários nacionais.

Nesta senda, a ADEI impulsionou fortemente na melhoria da promoção da cultura empreendedora através de várias iniciativas, sendo de destacar as realizações do Momento do Empreendedor (com 147 palestras de promoção e sensibilização para o empreendedorismo), o Start Up Universitário (concurso de plano de negócios), o Start Up Weekend (com 3 edições, para promover iniciativas de negócios), o Speed Networking (3 acções facilitando contactos e parcerias entre empresários) e a participação e promoção de eventos no quadro da realização da Semana Global do Empreendedorismo (GEW). Apesar de se ter conseguido níveis muito bons de realização, há necessidade de serem reforçadas, também por serem uma das linhas mestras de intervenção da Unidade. Apostando numa melhor definição dos perfis e suas necessidades, e podendo melhor programar as intervenções, a atender tanto aqueles que precisam de noções básicas quanto os que necessitam de conhecimentos especializados. Os atendimentos têm atingido níveis bastante satisfatórios. Em parceria com Câmaras Municipais, Ministério da Juventude e Casa do Cidadão, entre outros foi possível estar mais próximos das pessoas. Entretanto, a consolidação dos Gabinetes e os contactos com os empresários e empreendedores devem permitirão o aumento dos números no próximo ano. Se nos dois anos anteriores se procurou descentralizar os atendimentos, 2014 será de definição de objectivos mais ambiciosos ligado ao acompanhamento dos empreendedores de modo a sermos mais catalisadores e directivos.

O destaque deste ano, porém, vai para o programa de Academia MPME, que apesar de ter-se iniciado em

O ano de 2013 foi um ano em que o empreendedorismo se fez sentir em cada região/ilha na qual a ADEI está presente. Através da realização de 147 actividades a nível nacional, conseguimos espalhar a “semente” do empreendedorismo e começando a despertar a proactividade, a atitude e a curiosidade, nos 4365 participantes dos eventos. Este resultado foi conseguido através do projecto designado de Momento do Empreendedor (ME): um instrumento talhado para responder ao desafio de promover e incentivar uma economia competitiva e dinâmica e uma mão-de-obra devidamente qualificada e ajustada às necessidades, aos desafios e às oportunidades do mercado de trabalho.

Neste ano, tivemos uma atenção especial para com os micro, pequenos e médios empresários, através de sessões de trocas de experiências, partilha de informações e discussões á volta de aspectos do dia-a-dia, focalizando em temas como capitalização das empresas, leis laborais, marketing, recursos humanos, TIC’s, mercado, vendas, etc. A mesma atenção foi dispensada à capacitação de jovens estudantes dos Centros de Empregos e Formação Profissional e Escolas Técnicas, apostando em pequenas sessões de palestras, minicursos e/ou workshops, de desenvolvimento de conteúdos que os familiarizem com o ambiente de negócio e com a realidade empresarial nacional e troca de

O Programa Academia MPME visa impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse das Micro, Pequenas e Médias Empresas - MPME’s, em particular nos sectores estratégicos definidas no DECRP II. Está destinado a empreendedores, MPME’s e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão. Ao público-alvo deste programa é disponibilizado serviço de promoção e facilitação da formação empresarial com reforço na disponibilização de oferta formativa em duas grandes áreas: desenvolvimento do empreendedorismo e desenvolvimento empresarial. Os cursos da Academia MPME são lançados periodicamente ao longo do ano, no geral tem uma duração mínima de 15 horas, leccionadas preferencialmente em horário pós-laboral e são ministrados segundo a metodologia formação-acção.

O Programa foi lançado oficialmente em Agosto de 2013

Programa da ADEI capacita

RH das MPME’S nacionais

Momento do

Empreendedor continua

a ser um sucesso

Agosto no seu primeiro ano de implementação, pela necessidade de preparação conceptual e operacional, realizou 43 formações, incluindo 8 oficinas e três formações de consultores. Também deu devida atenção para o desenvolvimento de projectos através da metodologia CRER - Criação de Empresas em Espaço Rural, onde, através das formações para o desenvolvimento de projectos, os indicadores do programa CRIA se tornaram bastante positivos; devendo ser realçado o facto de estes projectos estarem na fase de acesso ao financiamento e apoio à implementação. Neste sentido, são necessários reforços dos mecanismos promocionais e de incentivo à permanente procura de soluções, baseadas nas necessidades das nossas empresas e dos nossos empreendedores, de modo a fazer crescer as empresas, a promover o emprego e a criar uma cultura de empreendedorismo. Os avanços conseguidos sugerem o reforço da inovação – procura de soluções, através do desenvolvimento do capital humano, pelo uso das tecnologias de informação e pela sua aplicação ao desenvolvimento das empresas, de mais acções viradas para empreendedores específicos nas Universidades, no incentivo á investigação, ao reforço de acções nos Centros de Juventude e de Empregos, nas escolas técnicas e de ensino secundário, entre outros.

José Teixeira | Coordenador Unidade Inovação e Empreendedorismo

e até ao mês de Dezembro já foram realizadas um total de 43 acções de formação com a participação de 1825 formandos de sete ilhas do arquipélago: Santo Antão; São Vicente; São Nicolau; Sal; Boavista; Santiago e Maio. 98% dos formandos inquiridos atribuíram nota positiva as acções desenvolvidas, sendo que mais de 90% considera que o programa constitui uma importante ferramenta de desenvolvimento ao dispor das MPME’s nacionais. Em 2013 o Programa foi co-financiado pelo QIR e contou com a especial parceria de várias organizações, nomeadamente, a Câmara de Comércio de Canárias. Além de facilitar o acesso a acções de formação à medida, o programa Academia MPME traz por outro lado oportunidades de negócio nas áreas de formação e logística de eventos.

Este foi concebido para ser operacionalizado pelo sector privado, sendo que, anualmente serão lançados concursos para a contratação de empresas que prestam serviços de formação a medida e logística de eventos, para a operacionalização de acções de formação em vários concelhos de todo o arquipélago. Em algumas ilhas do país a oferta de serviços de logística, de formação e de docentes especializados é fraca e por vezes nula o que constitui um enorme handicap no acesso das MPME’s as acções do Programa Academia MPME. Na verdade esta é uma boa oportunidade para as MPME’s que pretendem expandir o seu mercados-alvo.

experiências, debates e discussões de casos de sucessos. A estes potenciais empreendedores, o foco foi nos temas de sensibilização e promoção do empreendedorismo, nomeadamente o perfil, a importância e os riscos inerentes ao processo empreendedor, a iniciativa, as oportunidades de negócio, como trabalhar as ideias de negócios, entre outros.

Os números dos eventos, ou seja a quantidade dos eventos, referidos anteriormente, nada representam sem o quesito qualidade. A avaliação de qualidade é sempre feita através da implementação de um questionário de satisfação para a análise, não só dos conteúdos ministrados, mas também dos palestrantes. Mais de 90% dos participantes garantem estar satisfeitos com os eventos e avaliam positivamente, tanto as sessões como os palestrantes. O projecto é fundamentado em pressupostos práticos do dia-a-dia dos empreendedores e dos micros empresários, reforçado com a componente teórica, dotando os participantes de competências chaves para o processo empreendedor. Assim, quem passa por uma sessão do Momento do Empreendedor sai, a conhecer, nem que minimamente, as características, os riscos e o processo de transformação do empreendedor de hoje no empresário de amanhã!

(6)

www.adei.cv

O Programa Academia MPME visa impulsionar as opções e oportunidades de melhoria de capacidades em todas as áreas e sectores de interesse das Micro, Pequenas e Médias Empresas - MPME’s, em particular nos sectores estratégicos definidas no DECRP II. Está destinado a empreendedores, MPME’s e colectividades empresariais que procuram o reforço das suas competências empresariais e de gestão. Ao público-alvo deste programa é disponibilizado serviço de promoção e facilitação da formação empresarial com reforço na disponibilização de oferta formativa em duas grandes áreas: desenvolvimento do empreendedorismo e desenvolvimento empresarial. Os cursos da Academia MPME são lançados periodicamente ao longo do ano, no geral tem uma duração mínima de 15 horas, leccionadas preferencialmente em horário pós-laboral e são ministrados segundo a metodologia formação-acção.

O Programa foi lançado oficialmente em Agosto de 2013

No dia 8, aconteceu a segunda edição da Feira Rural das Mulheres no Desenvolvimento. Esta feira surge no âmbito do projecto “Fortalecimento da Produção Sustentável e da Estrutura Associativa da Vale de Calhau e Madeiral” financiado pela Cooperação Espanhola e promovido pelas ONG’s CERAI, Associação Amigos do Calhau e Associação Agro-Pecuária de Calhau e Madeiral com a parceria de MDR, ADEI, CDS e IEFP. O evento foi organizado pela Comissão de Mulheres criada ao abrigo do projecto e teve como principal objectivo valorizar e promover os produtos agro-alimentares transformados, produzidos pela Unidade de Transformação Agro-alimentar, plantas de jardim do Viveiro de Plantas, venda artigos de artesanato, assim como, divulgação das actividades realizadas pelas mulheres da comunidade e momentos culturais. Pretende-se assim apresentar as alternativas e o esforço que estas fazem para aumentar a sua renda salientando o importante papel que têm no quotidiano das suas famílias.

A parceria da ADEI visa proporcionar assistência empresarial, para elaboração de diagnósticos e estudos de viabilidade dos negócios e acompanhamento na gestão dos serviços colectivos criados no âmbito do projecto a saber, a Casa de Ração, o Viveiro de Plantas e a Unidade de Transformação Agro-alimentar.

Aconteceu mais uma

Feira Rural das Mulheres no

Desenvolvimento

A Técnica da Unidade de Desenvolvimento Empresarial da ADEI – Engª Marta Mareque, proferiu uma palestra sobre o Agronegócio em Cabo Verde, no âmbito do evento “Boavista Empreende”, organizado pela Câmara Municipal de Boavista. A palestra foi realizada na principal zona agrícola da ilha de Boavista, zona de João Galego (no norte da ilha), nesta foi explicado como a ADEI contribui para a construção do sector do agronegócio, apresentados os programas da ADEI para o desenvolvimento empresarial e os programas sectoriais. Também foi exposto o caderno de registos elaborado pela agência e ainda foi abordado o tema da “Qualidade e certificação dos produtos alimentares”.

Palestra “Agronegócio”

em Boavista

:

e até ao mês de Dezembro já foram realizadas um total de 43 acções de formação com a participação de 1825 formandos de sete ilhas do arquipélago: Santo Antão; São Vicente; São Nicolau; Sal; Boavista; Santiago e Maio. 98% dos formandos inquiridos atribuíram nota positiva as acções desenvolvidas, sendo que mais de 90% considera que o programa constitui uma importante ferramenta de desenvolvimento ao dispor das MPME’s nacionais. Em 2013 o Programa foi co-financiado pelo QIR e contou com a especial parceria de várias organizações, nomeadamente, a Câmara de Comércio de Canárias. Além de facilitar o acesso a acções de formação à medida, o programa Academia MPME traz por outro lado oportunidades de negócio nas áreas de formação e logística de eventos.

Este foi concebido para ser operacionalizado pelo sector privado, sendo que, anualmente serão lançados concursos para a contratação de empresas que prestam serviços de formação a medida e logística de eventos, para a operacionalização de acções de formação em vários concelhos de todo o arquipélago. Em algumas ilhas do país a oferta de serviços de logística, de formação e de docentes especializados é fraca e por vezes nula o que constitui um enorme handicap no acesso das MPME’s as acções do Programa Academia MPME. Na verdade esta é uma boa oportunidade para as MPME’s que pretendem expandir o seu mercados-alvo.

(7)

No dia 13, foi inaugurado a Unidade de Transformação Agro-Alimentar de Ribeira de Calhau instalada ao abrigo do Projecto de "Fortalecimento da Produção Sustentável e da Estrutura Associativa no Vale de Madeiral e Calhau" promovido pela Associação Amigos do Calhau, a Associação Agro-Pecuária de Calhau e Madeiral e o CERAI e co-financiado pela Cooperação Espanhola, MDR, IEFP e ADEI.

O evento contou com a presença da Sr.ª Ministra da Juventude e Desenvolvimento dos Recursos Humanos – Dra. Janira Hopffer Almada e do Coordenador da Cooperação Espanhola em Cabo Verde - Dr. Carlos

A ADEI esteve presente no Fórum de Desenvolvimento da ilha Brava, que decorreu na referida ilha nos dias 5, 6 e 7, sob o lema “Actuar no presente, projectar o futuro”. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Brava que juntou membros do Governo, deputados nacionais, autarcas, embaixadores, representantes de organismos internacionais, ordens profissionais, representantes dos serviços desconcentrados do Estado, empresários, investigadores e académicos, diáspora Bravense, representantes religiosos e sociedade civil, com o objectivo de fomentar o debate e a reflexão sobre o estado actual do desenvolvimento de Ilha Brava, com vista a recolha de subsídios para a produção de um Plano de Desenvolvimento Local.

Após breve caracterização da realidade socioeconómica da Ilha Brava foram apresentados quatro painéis: “Estratégia e Política Nacionais para o Desenvolvimento da Ilha Brava: Os Grandes Desafios”, na qual serão abordados os sub temas: A Realidade Sócio- Económica da Ilha Brava, Descentralização e desconcentração, Políticas bottom-up, top-down ou articulação centro/periferia, Migração e desenvolvimento económico local, Inclusão económica e economia social (jovens, mulheres, pessoas com necessidades especiais, pobres), Protecção ao meio ambiente e economia verde, o uso

ADEI participa no Fórum de

Desenvolvimento da ilha Brava

de fontes alternativas de energia; “O Potencial Endógeno da Ilha Brava” com sub temas: O potencial endógeno como recurso base para o desenvolvimento, Estratégias de valorização do potencial endógeno, Políticas de articulação entre investidores nacionais para o desenvolvimento económico local, Relação entre o âmbito urbano e o âmbito rural e As parcerias público/privadas e o papel/responsabilidade das empresas; “A Economia Criativa como Activo de Desenvolvimento da lha Brava” em que se abordam sub temas como: Turismo Criativo: A nova geração do Turismo – Um novo futuro para a ilha Brava, O Ecoturismo, Património e a Cultura enquanto valores fundamentais da atractividade do município, Equipamentos Culturais, Eventos com raiz no Património, Touring Cultural, Tradições e Memória; “Brava e a sua Diáspora – Desafios e Oportunidades” - A contribuição dos quadros da diáspora para o desenvolvimento da Brava e o Quadro legal para facilitar o relacionamento Brava / comunidades emigradas.

A ADEI, considerada uma parceira fundamental no desenvolvimento da potencial endógena da Ilha, apresentou o Tema “ O papel do desenvolvimento empresarial no desenvolvimento endógeno da Ilha Brava” com enfoque nas oportunidades de negócios existentes na ilha e como aproveitar e potenciar essas oportunidades para alavancar a economia da Brava e aumentar a competitividade das unidades de negócios existentes e que venha a ser implementada. Das propostas apresentadas pela ADEI, salienta-se uma aposta na promoção da cultura empreendedora e Inovação, o reforço do colectivismo empresarial na ilha, a criação de uma marca de produtos da Brava e a certificação dos produtos, trabalhar o acesso dos produtos da Brava aos mercados do Turismo e da diáspora, trabalhar a cadeia de valor das festas juninas como produto turístico, mobilização da diáspora Bravense para investimento num Fundo de Investimento/Garantia ou numa Sociedade Financeira de Desenvolvimento da Brava cujo objectivo seria financiar os projectos empresariais da Brava.

Lopez. Durante o dia ocorreram ainda algumas actividades como a entrega dos certificados às formandas do curso de transformação agro-alimentar, entrega de certificados e kits de apoio às jovens mães desempregadas no âmbito do projecto AGR, entrega de dois Kits às duas melhores formandas do Curso de Atendimento & Administração, com o patrocínio da CV Telecom e ainda o encerramento da acção de capacitação do Projecto de Apoio ao Empreendedorismo de Mulheres Jovens Graduadas financiado pelo Fundo do NEPAD Espanha, com entrega dos certificados das acções TRIE (Escolha a sua ideia de Negócio) e CREE (Comece o seu negócio).

ADEI presente na inauguração da

Unidade Transformação Agro-Alimentar

(8)

-:

No âmbito do programa INOVAR, a ADEI tem vindo a promover pequenos encontros com empresas TIC’s locais com o objectivo de apoiar na promoção dos produtos TICS made in Cabo Verde. O Programa Inovar actua em duas vertentes, por um lado, reforçando a capacidade competitiva das empresas TICS, apoiando no acesso ao mercado nacional e internacional, e por outro lado reforçando a competitividade das MPME através da utilização das TIC’s, estimulando a inclusão das empresas nacionais na Economia Digital.

Até o momento já foram realizados cerca de 8 encontros com empresas das ilhas de Santiago e São Vicente, mas pretende-se reunir com todas as empresas do sector a nível nacional, com o intuito de perceber quais são as suas limitações e desta forma tentar os ajudar a ultrapassar os constrangimentos existentes. Uma das principais limitações que já se apercebeu destas empresas, é o facto de estas possuírem capacidade para desenvolver um leque variado de produtos mas que depois têm dificuldades a nível da promoção e divulgação dos produtos, já que a utilização dos meios de divulgação tradicionais serem relativamente caros para MPME’s e se não estiverem enquadrados dentro de uma estratégia de marketing estruturadas, acabam por não se revelarem muito eficientes.

A ADEI ao apoia-las facilitará o acesso ao mercado para as empresas TIC’s e ao enquadrar as MPME’s no mercado global, está-se certamente a contribuir para o desenvolvimento da economia Cabo Verdiana, fazendo com que esta seja mais competitiva. É de realçar que as empresas até agora contactadas têm -se mostrado abertas a este tipo de parcerias.

ADEI promove encontros

com as empresas TICs

Globalmente o desempenho da unidade foi muito bom, sendo que conseguiu-se alcançar os objectivos nos diversos programas (CRIA, Acesso ao Mercado, PME+, Renovar e Inovar), bem como nos eventos de promoção de negócios. Ao todo foram beneficiadas dos programas da ADEI cerca de 200 empresas, sendo que 114 foram na ilha de Santiago, 51 na ilha de São Vicente e o restante nas outras ilhas, maioritariamente dos sectores do Agronegócio, Turismo e Indústrias Criativas.

Para o novo ano que se avizinha, as metas já estão traçadas e o objectivo é aumentar o apoio as MPME’s cabo-verdianas, no sentido de os dotar de ferramentas de gestão eficientes e eficazes no sentido de os tornar mais competitivos. Além do enquadramento das empresas nos diversos programas, pretende-se dar maior visibilidade ao programa INOVAR, no sentido de ajudar as empresas no seu processo de modernização, os tornando mais competitivos e capazes de competir no mercado global. Prevê-se maior atenção as empresas que se enquadram no programa RENOVAR, no sentido de ajudar as mesmas a superarem os momentos de crise e os dotar de competências que lhes permitirá alcançar todo o seu potencial.

Conheça como foi o ano de

2013 relativamente ao

Desenvolvimento Empresarial

A data 18 de Maio de 2011 ficará sempre marcada na ADEI por ser a data da abertura oficial das Redes dos Gabinetes do Empreendedor. Foi assim que nesse dia, entrarem em funcionamento quatro gabinetes, estando eles em Santo Antão, Santiago - Assomada, Sal e São Nicolau. Dessa data a este ano, já estão em funcionamento mais três gabinetes (Santa Cruz, Boavista, Maio), todas sob a Coordenação do Gabinete da Praia. Para 2014 prevê-se a abertura de um gabinete na ilha do Fogo. Os gabinetes do empreendedor são a solução encontrada pela agência para estar mais perto dos empresários e dos futuros empresários a nível nacional.

No mês passado apresentamos o ponto de vista do responsável do GE de Assomada. Para esta edição trouxemos a voz da agência na ilha de São Nicolau, que considera que nestes dois anos de existência do GE na ilha tem sido um trabalho árduo mas muito prazeroso. Quando o assunto é empreendedorismo e inovação, a população é um pouco céptica talvez pelos constrangimentos que a ilha sofre, nomeadamente a falta de transportes, acesso ao financiamento, entre outros. Entretanto realça a responsável pelo GE na ilha, que pouco a pouco se têm sensibilizado com a importância do mesmo e têm aos poucos participando dos eventos promovidos, destacando- se a Oficina do Empreendedorismo como o evento mais participativo e dinâmico. Com o empresariado local apesar de estes não aderirem muito aos eventos e produtos da agência, o contacto tem sido constante e pode-se considerar positivo e com previsão de melhorias. A técnica responsável pelo gabinete na ilha aproveita para deixar um apelo à população: “ Os jovens têm de ser mais dinâmicos e proactivos para que as coisas comecem a acontecer realmente. Quanto aos empresários locais, estes, que não tenham medo de investir e empreendedor, pois será não só uma mais-valia para a ilha de São Nicolau como também apoio e incentivo à geração mais nova que para além de obter um posto de trabalho, poderá dar continuidade ao legado dos mesmos”.

Conheça o GE de São Nicolau

na entrevista com a responsável

Dra. Arcilia Santos:

Pretende-se realizar a 2ª edição do ACEXX – Evento de Promoção de Negócios e Crescimento Empresarial, que tem como intuito promover encontros empresariais personalizados e por sectores (B2B), facilitando a realização de negócios e ajudando a integração das empresas nacionais no circuito Turístico; e lançar um novo evento de capacitação dos empresários nacionais. O ano de 2014 promete muita dinâmica e por isso os empreendedores que acreditem nas suas ideias, desde que estas sejam exequíveis, que trabalhem em prol do projecto, que nós estaremos aqui para ajudá-los a implementar e crescer os seus negócios.

(9)

O INOVAR foi à conversa com o Gestor da Rede Nacional de Incubadoras, Dr. Aguido Cabral. Saiba mais:

INOVAR: Desde o seu lançamento, como tem sido gerir a RENI? A Rede Nacional de Incubadoras – RENI, constitui-se numa plataforma para a promoção e o desenvolvimento de uma rede integrada de incubadoras de negócio, tendo como principal objectivo reforçar as capacidades de oferta de serviços de alojamento, capacitação institucional e humana dos micro empreendedores e suas iniciativas com vista ao reforço do tecido empresarial. A criação e consolidação de um sector empresarial inovador, robusto e capaz de responder de forma eficaz e eficiente as múltiplas e diferenciadas demandas de um mercado cada vez mais exigente e globalizado estão na base das decisões que orientaram a criação da RENI. A RENI surge assim, como um mecanismo de oferta de respostas eficazes para o combate aos fenómenos que determinam a morte precoce das iniciativas empresariais, principalmente na sua fase nascente (até dois anos). Embora sendo uma iniciativa pública, a RENI procura nas suas acções criar sinergias através de um envolvimento activo tanto dos parceiros privados como das organizações da sociedade civil. As incubadoras de negócio perspectivadas no quadro das acções da RENI, terão um papel determinante na oferta descentralizada de serviços de alojamento temporário para as empresas nascentes, coaching, mentoring, formação e capacitação, tendo sempre em vista as oportunidades de mercado e o aumento da capacidade de resiliência dos micro empreendedores e suas iniciativas. A gestão da RENI tem sido pautada pelo rigor e pela busca continuada de índices satisfatórios de eficiência e eficácia. Embora estando na sua fase de instalação a RENI tem desenvolvido um conjunto de acções cujos resultados são hoje por demais evidentes. A mobilização de parceiros, recursos, vontades e capacidades constituem a pedra de toque desta nóvel organização. Na verdade, não é por acaso que os serviços da RENI conhecem cada vez mais uma procura crescente por parte do sector empresarial privado.

Saiba o que tem sido feito

na Rede Nacional de

Incubadoras

INOVAR: O que tem sido feito ao longo desses meses? No contexto das suas actividades desde da sua criação, a RENI tem desenvolvido um conjunto de acções que podem ser sintetizadas em:

• Desenvolvimento e implementação de um plano de actividades cujos principais eixos reflectem as orientações estratégicas que ditaram a sua criação; • Mobilização de parceiros para o financiamento das iniciativas da RENI, tendo inclusivamente conseguido o engajamento de parceiros como o BAD e o Banco Mundial;

• Mobilização de parceiros locais para a instalação e operacionalização de incubadoras nas diferentes ilhas.

Neste contexto, destacam-se: a parceria estabelecida com a Associação dos Jovens Empresários para a instalação da BIC- Palmarejo, enquanto incubadora multisectorial da Praia; a parceria em processo de negociação com a Câmara de Comércio de Barlavento para a instalação e operacionalização da Incubadora Multisectorial de S. Vicente; a parceria negociada com a Escola de Negócio e Tecnologia para a instalação e operacionalização da Incubadora Start-up da Praia, virada para o sector das energias renováveis e tecnologia; iv) a parceria em processo de negociação com a Câmara Municipal do Sal para a instalação da Incubadora de Turismo na Ilha do Sal, e a parceria em processo de formalização para a instalação da Incubadora de Turismo de Boavista. Em processo embrionário, está a iniciativa de parceria com as Universidades para a instalação de um conjunto de incubadoras junto as universidades que terão um papel importante na mobilização de ideias e projectos junto aos formandos (pré-incubação). Junto ao serviço da NOSI está na forja a criação de uma incubadora TIC que contará com um espaço moderno anexo ao parque tecnológico em construção. Para a instalação das incubadoras do agro-negócio contactos preliminares foram já encetados para a mobilização de parcerias com vista a instalação, numa primeira etapa, da Incubadora de Agronegócio de Santiago e num segundo momento, de Santo Antão. Em resultado dos contactos e dos processos de negociação foram já desencadeados um conjunto de acções práticas tendentes a criação das condições favoráveis a instalação e operacionalização da rede descentralizada de incubadoras de acordo com o plano.

INOVAR: O que se prevê para o ano de 2014?Essencialmente para o ano de 2014 está programada a instalação de pelo menos 6 incubadoras, nomeadamente: a incubadora start-up da Praia com foco no sector das energias renováveis; a incubadora multisectorial de S. Vicente; a incubadora de turismo da ilha da Boavista; a incubadora de turismo da ilha do Sal; a incubadora de agro-negócio de Santiago e a incubadora TIC da Praia. Em parceria com o sector empresarial privado outras incubadoras merecerão uma particular e especial atenção da RENI, principalmente nos aspectos relacionados com a formação, capacitação, gestão e organização interna das incubadoras, dos seus promotores e dos incubados. Actividades de formação e capacitação para os gestores das incubadoras, promotores, prestadores de serviço de assistência técnica e parceiros serão disponibilizados. Mecanismos de cooperação, monitorização e avaliação das actividades das incubadoras serão criados e seus instrumentos instituídos.

(10)

-A -ADEI foi representada pelo seu Presidente – Dr. Frantz Tavares, no Seminário do projecto MEDAO - “Apoio e Aconselhamento a Administrações Públicas Africanas responsáveis pelas iniciativas de Migrações e Desenvolvimento na rota de migração da África Ocidental”, que decorreu em Madrid nos dias 17 e 18. Este evento teve como objectivo a capitalização e troca de experiências; a divulgação dos resultados do projecto com todas as partes interessadas, em particular da União Europeia e da Administração Pública espanhola; a identificação das prioridades para o desenvolvimento e migração e as perspectivas futuras para a cooperação neste domínio. O apoio e aconselhamento a administrações públicas responsáveis pelas iniciativas africanas sobre Migrações e Desenvolvimento na rota de migração da África Ocidental - projecto (MEDAO) está em fase final de implementação, sendo a sua conclusão prevista para 31 de Dezembro de 2013. Durante o seu período de implementação (Janeiro de 2011 - Dezembro de 2013), o projecto foi estruturado em torno de uma estratégia em três frentes:

Fase I: Identificação das necessidades e capacidades de cada país nos quatro eixos.

Fase II: Formação em quatro eixos através de várias iniciativas: Organização de seminários conjuntos em quatro países, em quatro áreas temáticas do projecto (a protecção social, remessas da diáspora e treinamento relacionado ao trabalho) e Realização de um workshop em cada país para desenvolver um plano de trabalho na área de intervenção identificada como uma prioridade pelo país em questão.

Fase III: Tecnologias na implementação e monitoramento de planos de trabalho sectoriais em cada assistência país participante.

Após dois dias de trabalho, são esperados os seguintes resultados: análise de países bancadas através de apresentações e debates entre os participantes, a capitalização da experiência adquirida durante o projecto, identificação de perspectivas de futuro para a realização de novos projectos no domínio da migração e do desenvolvimento e ainda a partilha e disseminação de projecto MEDAO com os principais interessados , o sector privado, público e da sociedade civil.

Gestor BIC faz balanço

positivo do ano 2013

INOVAR: Qual o balanço que faz da incubadora este ano? Os objectivos de 2013 foram bem conseguidos? Faço um balanço bastante positivo e destaco o ano de 2013 como o ano de consolidação e afirmação da Incubadora BIC como um projecto de extrema importância para o desenvolvimento do empreendedorismo nacional. Pois, conseguimos arrancar com novos serviços de apoio ao empreendedor (ex.: Empresa no Dia em parceria com a Casa do Cidadão) e consolidar outros serviços que estavam ainda na fase de teste e necessitavam de algum amadurecimento dos processos (ex.: Apoio à Elaboração de Plano de Negócios). Também fomos os Coordenadores do projecto Empreendedorismo Feminino que foi um sucesso e culminou com a incubação de duas empresas. Coordenamos em conjunto com a ADEI a realização do Guia PME, que vai ser uma ferramenta de extrema utilidade a todos os empreendedores e empresários (será apresentado publicamente no próximo ano). E por último, atingimos o objectivo de aumentar o número de incubados foi conseguido, pois triplicamos o número de empresas Incubadas.

INOVAR: Estatisticamente quais os dados que nos pode apresentar? Seguem alguns dados: A BIC passou a ter 12 empresas incubadas (eram 4 no início do ano); através dos nossos serviços e de projectos que participamos, apoiamos na elaboração de 25 Planos de Negócios; fizemos mais de 50 atendimentos ao empreendedor; graduamos com sucesso uma empresa incubada (Morna'Mi); conseguimos que 4 empresas incubadas, que estavam na fase de implementação dos seus serviços, dessem inícios às suas actividades.

INOVAR: Qual a mensagem que deixa aos empreendedores e empresários para o próximo ano? Para estarem atentos às grandes mudanças que estão previstas para 2014 e que irão influenciar positivamente o nosso ambiente de negócios e consequentemente torna-lo mais competitivo. Estou a falar da Nova Lei Laboral, do REMPE, do início do funcionamento em pleno da Sociedade de Garantia Mútua, da conclusão das obras de algumas infra-estruturas (ex.: Porto da Praia), entre muitas outras, que trarão novas oportunidades mas também irão surgir novas empresas. O que não deixa de ser bom, pois a competitividade é o factor crucial para a inovação.

INOVAR: Já está a ser estabelecido as metas para 2014? Algum novo projecto em carteira? Para o próximo ano está previsto a mudança das instalações da BIC, por isso a nossa principal meta é aumentar a dinâmica da Incubadora. Pretendemos ser o local de excelência, referência e

ADEI presente no

Seminário MEDAO em

Madrid

preferência no que diz respeito aos serviços de apoio ao empreendedorismo. Para isso vamos diversificar o nosso público, através de novos serviços, direccionados não só a futuros empreendedores ou actuais empreendedores, como também para empresários tanto nacionais como internacionais. Sempre com o objectivo de trazer novas oportunidades às empresas incubadas através de uma nova dinâmica empresarial em torno da Incubadora. Em termos de projectos, temos em carteira a 2ª Edição do Empreendedorismo Feminino com algumas novidades; a introdução de Formações regulares na Incubadora; entre outros que estão a ser analisados.

(11)

Rua Dr. Júlio Abreu nº3 Plateau CP nº710

Tel.:2601980 /90 Fax.:2616042 Rua Patrice Lumumba

Mindelo CP nº 100 Tel.:2317623 Fax.:2318517

Envie suas dúvidas e sugestões para: adei@adei.cv

Visite-nos em www.adei.cv http://adeiadei.blogspot.com

e nas Redes Sociais

v

Agência para o Desen olvimento Empresarial e Inovação

(12)

2012

20| SETEMBRO 2012

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação

Inovar para Crescer

www.adei.cv

Dezembro 2013

Propriedade:

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação |

Colaboradores:

Sálua Barbosa e Helga Almeida

Edição:

Sálua Barbosa e Helga Almeida |

Paginação:

Helder Cardoso |

Distribuição:

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-