• Nenhum resultado encontrado

O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

O ISAE e o Gerenciamento de Projetos

Desde sua instalação em Curitiba, em 1996, o ISAE tem o empreendedorismo e a inovação como conceitos norteadores, quer na implementação de seus produtos e serviços, quer na busca de parcerias internacionais.

A partir de 1999 passou a atuar na área de Gerenciamento de Projetos e no ano 2000 lançou o primeiro MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos do Brasil. Tendo sempre o PMI – Project Management Institute como parceiro, vem desenvolvendo MBAs da FGV nas modalidades abertos e in-company, bem como promovendo cursos preparatórios para certificação PMP do PMI.

Promoveu Módulos Internacionais e em 2002 realizou o Mestrado Internacional em Gerenciamento de Projetos em parceria com a Université des Sciences et Technologies de Lille.

Em 2003 recebeu a certificação REP – Registered Education Provider, categoria Global do PMI. Buscando oferecer aos seus alunos e parceiros mais uma experiência internacional aliada a um programa consistente criou este Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos.

O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos

É um projeto desenvolvido a partir de um convênio de cooperação firmado entre a Fundação Getulio Vargas – FGV, Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – ISAE e a The George Washington University.

Com a visão de proporcionar aos profissionais o contato indispensável com o que existe de mais avançado em Gerenciamento de Projetos, este Módulo Internacional possibilita aos participantes a oportunidade de agregar ao seu currículo uma experiência internacional com sólido conteúdo

acadêmico na área de Gerenciamento de Projetos, criando network com profissionais de várias partes do país e com o corpo docente e dicente da School of Business da The George Washington University.

(3)

A George Washington University - GWU

A GWU ou GW é uma instituição privada, fundada pelo Congresso Americano em 1821 e uma das líderes mundiais em Educação e Pesquisa.

Seu Campus principal encontra-se a quatro quarteirões da Casa Branca e ocupa uma área de 17 hectares, sendo rodeada pelas sedes do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização dos Estados Americanos (OEA) além de diversos ministérios dos EUA.

Superando a marca de 1 bilhão de dólares em 2007, a GWU é uma das instituições de ensino que mais recebem doações no mundo e mais investem em Pesquisa & Desenvolvimento, segundo o ranking da U.S. News & World Report.

Encontra-se ainda entre as 10 universidades mais ativas politicamente, que possuem maior consciência social e as instalações mais modernas, segundo o ranking da Princeton Review.

A Universidade tem aproximadamente 25.000 estudantes provenientes de mais de 140 países, sendo em torno de 11.000 estudante nos cursos de Graduação e 14.000 em Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) além de quase 2.100 professores divididos em suas nove escolas.

Dentre os ex-alunos, professores e membros honorários incluem-se Colin Powell, Jacqueline Bouvier Kennedy, Hillary Rodham Clinton, o inventor da Bomba de Hidrogênio Edward Teller, dezenas de

diplomatas, embaixadores, generais, ministros, deputados, senadores e governadores americanos, além dos presidentes dos EUA John F. Kennedy, Ronald Reagan e Harry Truman. Na atual Câmara dos

Deputados e Senadores americanos, 11 parlamentares foram estudantes da GWU.

School of Business da The George Washington University – SB/GWU

Fundada em 1928, sob o espírito da inovação de que a iniciativa privada e o governo devem ser parceiros na promoção da prosperidade nacional e o desenvolvimento internacional.

Sua missão é entregar uma educação de destaque, proporcionar conhecimento de ponta e experiência prática nos mais diversos cenários organizacionais, influenciados pela vantagem de estar localizado na cidade de Washington D.C., de maneira a realçar a capacidade dos estudantes.

Seu Programa de Mestrado em Gerenciamento de Projetos está entre os mais antigos e de maior reputação no mundo, sendo destaque no Financial Time, The Wall Street Journal e U.S. News & World Report.

(4)

SOBRE O PROGRAMA

Sumário de Descrição do Programa

O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos foi elaborado em parceria com o ISAE, FGV e

a School of Business da George Washington Universety. Consta de aulas, visitas e reuniões para Networking com profissionais, professores e alunos de

Gerenciamento de Projetos da GWU, além de possibilitar aos participantes vivenciar e conhecer o que a cidade de Washington, centro de decisão política do mundo, tem a oferecer.

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver habilidades dos participantes para:

Articular a conexão entre planejamento estratégico, gerenciamento de portfólios de projetos e programas, e gerenciamento de projetos.

Compreender os principais elementos de gerenciamento de projetos e programas.

Selecionar a alternativa de estrutura organizacional apropriada para gerenciamento de projetos e o escritório de gerenciamento de projetos (PMO).

Gerenciar efetivamente equipes e projetos internacionais, gerenciar stakeholders e entender as implicações legais de aspectos estruturais e principais sistemas de contratação.

Identificar métodos efetivos para influência, liderança e motivação de equipes de projetos globais, e administrar assuntos interculturais com eficácia.

Usar comunicações efetivas, feedback e habilidades ativas de compreensão (listening), e aplicar métodos eficazes para resolver conflitos em projetos.

(5)

Métodos de Instrução/Aprendizagem

Mini palestras

Discussões facilitadas em classe Estudos de casos

Exercícios individuais e em grupo Simulações e demonstrações Visitas técnicas relevantes

Carga horária e estrutura

O programa, com uma carga horária total de 40 horas/aula, está estruturado em 5 módulos temáticos, 4 visitas e 1 módulo de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Módulo Internacional.

Participantes

Podem participar do II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos preferencialmente profissionais que tenham concluído ou estejam cursando uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na FGV ou em outra instituição de ensino no Brasil ou no exterior, PMP’s e aqueles profissionais com comprovada experiência em Gerenciamento de Projetos.

Idioma

As aulas e todas as demais atividades serão em inglês e não haverá tradução simultânea ou consecutiva.

Material didático

(6)

Frequência

Para efeito de certificação do Módulo, será exigida uma freqüência mínima de 75% da carga horária total do curso

Avaliação do aluno

Em princípio, não haverá avaliação formal, ficando a critério de cada professor aplicar um paper ou outro tipo de avaliação.

Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional

Os participantes deverão elaborar um Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional. Este trabalho terá a orientação dos professores da FGV que participarão do programa e deverá observar o disposto no Código de Conduta Acadêmica e Profissional para Programas Internacionais do IDE/FGV.

Para alunos ou ex-alunos de MBA da FGV que participarem do programa e desejarem se habilitar à certificação em MBA Internacional, este trabalho é obrigatório.

Para os demais participantes o Trabalho é opcional sendo, no entanto, recomendável a sua elaboração como forma de fortalecimento do aprendizado.

Diretor do Programa pela SB/GWU - Professor Doutor Frank T. Anbari

Doutor em Gerenciamento de Projetos e Melhoria de Qualidade, MBA, Mestre em Engenharia, Certificados PMP, PE e ASQ – Six Sigma Black Belt.

Membro da Faculdade e ex-Diretor do Programa de Gerenciamento de Projetos na George Washington University (GW). Foi professor dos programas de graduação na Drexel University, Penn State University e University of Texas em Dallas.

Obteve extensa experiência industrial trabalhando em posições de liderança na National Railroad Passenger Corporation (Amtrak), Day and Zimmermann, e American Water Works Service Company. Desenvolveu e foi professor de seminários em gerenciamento de projetos, gerenciamento de qualidade, e o método Six Sigma para o setor público e organizações industriais privadas globalmente.

(7)

É co-Editor do Project and Program Management Abstracting Journal, Social Sciences Research Network (SSRN) e membro dos Quadros Editoriais do Project Management Journal, International Journal of Project Management, e International Journal of Managing Projects in Business. Foi Presidente do Comitê Acadêmico de Gerenciamento de Projetos na GWU, Vice-Presidente de Educação e Certificação da Faculdade de Gerenciamento de Desempenho no Project Management Institute (PMI); foi examinador (1993 - 1995) e examinador de alunos (1999 - 2000) para o Malcolm Baldrige National Quality Award. Dr. Anbari conduz rigorosa pesquisa, faz muitas apresentações, e publica extensivamente sobre tópicos significantes e convenientes de gerenciamento de projetos, melhoria de qualidade, gerenciamento de tecnologia, e o método Six Sigma.

Certificação

Será concedido pela School of Business da The George Washington University certificado de participação inerente ao programa nos EUA, aos participantes que tiverem freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso.

Alunos e ex-alunos de MBA´s da FGV poderão se habilitar ao certificado de MBA Internacional. Para tanto serão observadas as condições estabelecidas nos dispositivos normativos da FGV que regem a matéria e que são do conhecimento de todos os seus alunos.

Serão fornecidos Professional Development Units – PDU como PMP e/ou PgMP.

EMENTAS DOS MÓDULOS

Módulo #1

-Planejamento Estratégico para Gerenciamento de Projetos

Módulo #2 -

Gerenciamento de Portfólios de Projetos e Programas

Módulo #3 -

Alternativas de Estrutura Organizacional para Gerenciamento de Projetos

Módulo #4 -

Questões de Poder e Autoridade e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)

(8)

VISITAS

Para que os participantes do Módulo Internacional possam entrar em contato com a realidade do Gerenciamento de Projetos nos EUA, além das aulas, foram incluídas no Programa visitas à NASA, Pentágono e Smithsonian Museum of the American Indian.

Além das instituições acima mencionadas, também estará agendada uma visita ao Department of State e à Embaixada do Brasil.

AGENDA DO II MÓDULO INTERNACIONAL

Abaixo é apresentada a programação de viagem. A mesma poderá sofrer alterações em função de horários de vôos, de programações ou de outros fatores que não sejam de responsabilidade do ISAE:

1° Dia

Terça-feira – dia 21/09

• Saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de acordo com sua programação de viagem.

2° Dia

Quarta-feira – dia 22/09

Manhã

• Chegada ao Aeroporto Internacional Dulles, em Washington DC, de acordo com seu plano de vôo. • Traslado para o Hotel e chek-in, que deverá ocorrer à partir das 15h00, horário local.

Almoço livre Tarde

• Mini-tour pela cidade de Washington D.C. Noite

(9)

3° Dia

Quinta-feira – dia 23/09

Manhã

• Módulo 1 # Planejamento Estratégico para Gerenciamento de Projetos. Almoço livre

Tarde

• Módulo 2 # Gerenciamento de Portfólio de Projetos e Programas. Noite livre

4° Dia

Sexta-feira – 24/09

Manhã

• Módulo 3 # Questões de Poder e Autoriadade e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). Almoço livre

Tarde

• Visita à NASA, acompanhada por professor da GWU. Noite livre

5° Dia

Sábado – dia 25/09

Dia livre.

6° Dia

Domingo – dia 26/09

Dia livre.

(10)

7° Dia

Segunda-feira – 27/09

Manhã

• Visita ao Pentágono, acompanhada por professor da GWU. Almoço livre

Tarde

• Módulo 4 # Gerenciamento de Projetos Internacionais e Equipes de Projetos Globais (parte 1). Noite Livre

8° Dia

Terça-feira – 28/09

Manhã

• Módulo 4# Gerenciamento de Projetos Internacionais e Equipes de Projetos Globais (parte 2). Almoço livre

Tarde

• Visita ao Fundo Monetário Internacional ou ao Banco Mundial, acompanhada por professor da SB/GWU.

Noite livre

9° Dia

Quarta-feira – dia 29/09

Manhã

• Visita ao Department of State. Almoço livre

Tarde

•Orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional. •Cerimônia de Conclusão do curso.

(11)

10° Dia

Quinta-feira – dia 30/09

Manhã

• Hotel check-out, que deverá ocorrer até as 12h00, horário local. Almoço livre

Tarde

• Traslado para o Aeroporto Internacional Dulles. Noite

• Retorno ao Brasil dentro da logística de seu plano de vôo.

11° Dia

Sexta-feira – dia 01/09

Manhã:

• Chegada em São Paulo

INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO

O investimento total e a forma de pagamento levam em consideração opções em relação ao tipo de hospedagem (apartamento single ou double), compra da programação com ou sem passagem aérea e taxas de embarque, prazo de pagamento e data da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Consulte valores e formas de pagamento com condições diferenciadas em função. 1. Todos os valores indicados acima estão em dólar americano.

2. O valor em dólar será convertido e fixado pela cotação de venda do DÓLAR TURISMO, vigente na data da assinatura do respectivo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não incidindo variação cambial a partir de então. Em decorrência, caso haja necessidade de devolução de valores por parte do ISAE, os valores serão aqueles efetivamente recebidos em reais..

(12)

INFORMAÇÕES GERAIS

Visto necessário

Para a participação em seminários e cursos nos EUA, é necessário o visto B-1. A responsabilidade pela obtenção do passaporte junto à Polícia Federal, do Visto junto à autoridade americana no Brasil, bem como da admissão em território americano é do participante. Maiores informações poderão ser obtidas no site: www.visto-eua.com.br. Em decorrência de parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o ISAE encaminhará uma lista com os respectivos nomes e informações necessárias sobre os participantes. Esta medida visa auxiliar os participantes que não possuem Visto B-1 na sua obtenção em tempo hábil para viajar.

Acompanhamento e suporte ao grupo

O grupo será acompanhado pelo Coordenador Executivo do Módulo Internacional, Sérgio Póvoa Pires, do ISAE e por professor(es) da FGV, estando prevista a participação dos Professores Carlos Salles, Coordenador Acadêmico do MBA em de Gerenciamento de Projetos e Pedro Carvalho de Mello, Coordenador de Programas Internacionais, ambos da FGV.

Vôos

Os vôos terão origem e retorno para São Paulo-SP. O deslocamento até esta cidade será de responsabilidade do participante, com exceção de Curitiba, cujo trecho aéreo Curitiba/São Paulo/Curitiba integra o programa.

Os participantes de outras localidades deverão compatibilizar os horários de vôos entre as cidades de origem e o Aeroporto Internacional de Guarulhos de forma a não comprometer o embarque

internacional junto com o grupo.

Os que optarem pela compra direta de bilhetes para todos os trechos se comprometem a estar em Washington DC, no hotel escolhido para o programa, em tempo hábil para participar do evento de abertura que ocorrerá na noite do dia 22 de setembro de 2010 e a retornar somente após a cerimônia de encerramento que acontecerá na tarde do dia 30 de setembro de 2010.

Abaixo informações para contatos com a Operadora de Turismo oficial do Módulo Internacional.

Scherman – Operadora de Turismo Rua XV de Novembro, 1806 – Curitiba/PR Fone: (41) 3264-7073 c/ Sra. Elaine e-mail: scherman@scherman.com.br

(13)

Deslocamento em Washington DC

Van ou ônibus especialmente contratado pelo ISAE farão os traslados nos trechos Aeroporto Internacional Dulles/Hotel/Aeroporto Internacional Dulles.

No caso das visitas o ISAE, em parceria com a BS/GWU, viabilizará a melhor forma de deslocamento. Quaisquer outros deslocamentos serão de exclusiva responsabilidade dos participantes, inclusive nos trechos Aeroporto Internacional Dulles/Hotel e/ou Hotel/Aeroporto Internacional Dulles no caso daqueles participantes que não viajarem com o grupo.

Hospedagem em Washington DC

Em apartamento single ou duplo, em hotel próximo da SB/GWU.

Hospedagem em Washington DC

Em apartamento single ou duplo, em hotel próximo da SB/GWU.

Pagamento

O participante deverá estar com o módulo integralmente quitado até o dia 21 de agosto de 2010. Caso isto não ocorra, a sua participação será cancelada, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais rescindido, devendo o aluno ressarcir ao ISAE todo o investimento feito relativo à sua participação como, passagens, hotel, programa acadêmico, etc.

Caso o participante seja aluno ou ex-aluno de MBA da FGV, deverá estar com situação financeira regular referente ao seu curso de pós-graduação.

Avaliação do Módulo

Os participantes deverão preencher uma ficha de avaliação geral de todo o programa que deverá ser entregue ao Coordenador Executivo do ISAE ao final do Módulo Internacional, em Washington DC.

Despesas não inclusas no programa

Despesas decorrentes com visitas e deslocamentos fora do programa, taxas alfandegárias e de embarque, documentação (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como serviços de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentação (realizadas fora dos locais e horários previstos), serviços médico-hospitalares e farmacêuticos não cobertos pelo seguro e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programação, despesas decorrentes de excesso ao limite de bagagem quanto aos volumes e peso, estabelecidos pelas empresas transportadoras também não estão inclusas.

(14)

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

Os interessados em participar do Módulo poderão efetivar suas inscrições imediatamente. Para tanto deverão preencher a “Ficha de Inscrição”, que pode ser obtida no site www.isaebrasil.com.br, efetivar o pagamento da taxa de inscrição no valor em reais equivalentes à US$ 200,00, e a entregar no ISAE além do curriculo vitae, cópia dos seguintes documentos:

• Diploma de graduação

• Certificado de pós-graduação, se for o caso • CPF e RG

A efetivação da inscrição proporcionará prioridade no preenchimento das vagas, que somente será assegurada com a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para este II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos estão sendo disponibilizadas 30 vagas para todo o Brasil.

O preenchimento das vagas se dará na ordem de recebimentos das inscrições e efetivação das matrículas, através da assinatura do respectivo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A realização deste Módulo Internacional está condicionada à efetivação de, no mínimo, 25 matrículas. Caso este número não seja alcançado até 20 de agosto de 2010, o ISAE se reserva o direito de cancelar o programa restituindo aos participantes os valores pagos.

Informações

Na secretaria de sua unidade FGV ou no ISAE/FGV

Noelle – 41 3388 7806 – Noelle.mulek@isaebrasil.com.br

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e