• Nenhum resultado encontrado

Leia dicas infalíveis para aumentar a produtividade do seu time e se manter competitivo no mercado da construção civil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia dicas infalíveis para aumentar a produtividade do seu time e se manter competitivo no mercado da construção civil."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Leia dicas infalíveis para aumentar a produtividade

do seu time e se manter competitivo no mercado da

(3)

ÍNDICE

SOBRE O SIENGE

02

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

05

APLIQUE GESTÃO POR RESULTADOS E COM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO

INTRODUÇÃO

CONCLUSÃO

03

FAÇA O CANTEIRO DE OBRA SE COMUNICAR COM A EMPRESA

01

CAPACITE E

RECICLE SEU TIME PERIODICAMENTE

04

APLIQUE AO SEU NEGÓCIO O QUE HÁ DE MAIS MODERNO EM TECNOLOGIA

(4)

O Sienge é um sistema de gestão, também chamado de ERP

– Enterprise Resource Planning, especializado na Indústria da

Construção. Você pode gerenciar e integrar todas as áreas de

uma empresa, sem ter que abrir mão de um software que atenda

com propriedade a produção da sua empresa. Com o Sienge ,

e sua equipe altamente capacitada neste segmento, todas as

necessidades do setor estão ao seu alcance.

Você encontra outros materiais disponíveis em nosso Blog, sempre

com novidades interessantes.

Visite

www.sienge.com.br/blog/

(5)

5 As empresas formais de construção civil no Brasil, de 2003 a 2009, tiveram uma taxa média de crescimento de 11,2% ao ano. Esta taxa é mais do que o dobro da taxa do restante do setor. Fonte: www.cbicdados.com.br.

Este crescimento precisa ser suportado por rotinas cada vez mais

formalizadas e eficientes, para promover a oferta de melhores produtos, melhores condições de trabalho e crescimento contínuo. Segundo estudo da EY, construtoras e incorporadoras registraram um crescimento de 50% em sua receita líquida, entre 2007 e 2011, ao mesmo tempo tiveram uma alta nos custos de 60%. O Ebitda, neste intervalo, passou de 21% em 2007, para 16% em 2011.

Para que sua empresa crescer em eficiência e rentabilidade, são necessárias ações voltadas ao aumento da produtividade do seu time, certo?

Reciclagem dos profissionais, comunicação clara e constante, gestão por resultados e informações integradas são fatores que permitem esta evolução na rotina das construtoras. Indicadores de desempenho e informações inteligentes para suporte a decisão também passam a ser imprescindíveis para produtividade do time.

Neste eBook você vai encontrar ações simples que irão gerar um ótimo efeito no desempenho do time de sua construtora!

Boa leitura.

(6)

1. CAPACITE E RECICLE SEU TIME

PERIODICAMENTE

A capacitação de sua equipe é fundamental para garantir que as atividades sejam realizadas de forma rápida e com qualidade. Um levantamento feito pela CNI e pela CBIC, mostra que 89% de 385 empresas da construção civil pesquisadas, sofrem com a falta de mão de obra qualificada.

Promova programas de formação, que capacitem, por exemplo, serventes para serem pedreiros ou auxiliar de eletricista. Existem hoje no mercado ótimos cursos como azulejista, pintor, instalador hidráulico, gesseiro que promovem a ampliação do conhecimento de cada profissional, fazendo com ele possa ser alocado em atividades variadas e tenha mais conhecimento. Este é um bom caminho, tanto para a captação, quanto para a retenção dos trabalhadores. Profissionais mais qualificados, fazem melhor e mais rapidamente seu trabalho.

É muito importante também, avaliar se todos têm as habilidades certas para o trabalho proposto. Fazer a alocação dos trabalhadores certos para cada atividade, para obter mais produtividade, é um ponto a ser observado.

O time do escritório, que ajuda você com a administração de sua empresa, também precisa ser treinado, capacitado e integrado. Estar sempre

atualizado quanto a legislação fiscal e trabalhista, boas práticas de gestão financeira e contábil, desenvolvimento e gestão de pessoas, é importante

(7)

7 para o dia a dia de sua empresa. Por isso contar com formas práticas para passagem de conhecimento é um diferencial.

Com apoio de uma solução de gestão moderna, que tenha ferramentas para Ensino a Distância, o acesso ao conhecimento pode acontecer a todo instante, de acordo com a necessidade de cada funcionário, sem limitações de horário ou barreiras geográficas.

Facilitar a disseminação de conhecimento e promover treinamentos para a reciclagem do time fará com que sua construtora conte com profissionais mais motivados e consequentemente mais produtivos.

(8)

2. ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DE

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

A utilização das últimas tendências em materiais e técnicas de construção, que muitas vezes são mais duráveis e até de maior qualidade, pode tornar seu processo de produção muito mais eficiente. Adote materiais mais novos, como concreto autocurativo e cimento magnesiano, por exemplo.

Vigas pré-moldadas, alvenaria estrutural, estruturas metálicas, são métodos construtivos considerados mais eficientes, e também podem ajudar na produtividade de seu canteiro de obras. Materiais mais

modernos tornam seu processo de construção mais produtivo, pois são mais fáceis de manusear e mais rápidos de aplicar.

A utilização de equipamentos mais modernos, que promovem a

mecanização do canteiro de obras, tem grande reflexo na velocidade e qualidade dos trabalhos. Em serviços de obras pesadas, com grande

volume de material, por exemplo, uma máquina fará o trabalho muito mais facilmente que vários trabalhadores juntos.

Andaimes de diversos tipos, como fachadeiro e suspenso mecânico,

guincho, cremalheira e gruas são exemplos de equipamentos que imprimem velocidade, segurança, maior capacidade de carga, e até redução de custos.

(9)

9 sustentáveis, que vêm para suprir a necessidade de acomodação da

população global, buscando preservar ao máximo recursos naturais e reduzir o desperdício. Tijolos de lã, telhas solares, concreto sustentável e isolamento de papel são alguns exemplos.

Em uma época onde muito se discute sustentabilidade e proteção dos

recursos naturais, utilizar práticas que resultem na conservação da água se torna importantíssimo. Sistemas hídricos e energéticos alternativos, como reuso de efluentes, tratamento de águas negras, utilização da luz solar para geração de energia, são exemplos que funcionam e com menor repercussão no planeta!

O reaproveitamento dos resíduos descartados das obras também é uma boa opção econômica e ambiental. Este processo, se bem sincronizado com sua cadeia de suprimentos, pode substituir a aquisição de novos materiais, reduzindo seu custo, além de contribuir com o meio ambiente.

(10)

3. FAÇA O CANTEIRO DE OBRA SE

COMUNICAR COM A EMPRESA.

Comumente uma construtora tem inúmeras obras acontecendo ao mesmo tempo e em lugares diferentes. Cada um destes canteiros de obra tem suas necessidades quanto a gestão dos trabalhadores, dos projetos, suprimentos e reportes financeiros.

Promover a comunicação integrada entre os canteiros de obra e as áreas de administração da empresa, de forma automatizada, é condição para que as informações não sejam perdidas, não haja necessidade de retrabalho e para que as decisões sejam mais rápidas e precisas.

Informações acuradas vindas do canteiro de obras, em tempo real, permitem sincronismo para sua cadeia de suprimentos. Esta precisão e velocidade, também facilitam o acompanhamento do cronograma fisico-financeiro da obra, além da integração ao mapa da empresa. Com tudo isso, possíveis desvios e impactos no resultado dos empreendimentos são gerenciados bem de perto!

Para conectar os canteiros de obras ao escritório de projetos e

administrativo da sua construtora, é fundamental contar com a tecnologia. Sistemas de gestão integrados permitem que você faça uso de recursos como apontamentos de mão de obra diretamente no canteiro de obras, de forma automática e integrada.

O resultado disso é que você pode fazer uma gestão mais apurada de horas trabalhadas, turnos extras, assim como a necessidade de realocação de

(11)

11

4. APLIQUE AO SEU NEGÓCIO O

QUE HÁ DE MAIS MODERNO EM

TECNOLOGIA

A utilização cada vez mais forte de dispositivos móveis, pode ser muito bem aproveitado pela construção civil. Uma das características deste setor é ter atividades simultâneas em localidades diferentes, sendo necessária a transposição de barreiras geográficas.

São canteiros de obra, escritórios e plantão de vendas distribuídos. A troca de informações entre eles é constante e muito forte. Por meio da utilização de dispositivos como smartphones e tablets, há mais agilidade e precisão das informações, pois são lançadas diretamente no local da obra sem intermédio de papel ou planilhas. Esta tecnologia também permite que as informações estejam sempre na palma da mão dos gestores, onde e quando você quiser.

Outro modelo que pode ser muito bem aproveitado em sua construtora, é a computação em nuvem. É isso mesmo! Dizer que uma solução tecnológica está na nuvem, significa que tudo é armazenado em computadores ou servidores compartilhados e interligados pela internet. Estes serviços tem segurança para que cada informação seja acessada apenas pelo seu dono, e de qualquer lugar do mundo!

Sua construtora se beneficiará com flexibilidade, capacidade de processamento de grandes volumes de informações, recuperação e backups dos dados automáticos. Você não precisa se preocupar com a

(12)

gestão da infraestrutura, pois este serviço será fornecido pela empresa provedora do datacenter onde a solução ficará hospedada.

Todos estes recursos promovem a otimização de seus processos e a integração de suas áreas. Menos papel e planilhas e eliminação de

retrabalho com digitação de dados. Mais produtividade com as informações oriundas das obras chegando no lugar certo e no tempo certo.

(13)

13

5. APLIQUE GESTÃO POR RESULTADOS

E COM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO

Utilizar técnicas de gestão para acompanhar o desempenho de sua empresa por meio de indicadores ligados a resultados, é uma forma muito perspicaz de trazer transparência para sua gestão e mostrar ao time exatamente para onde ele deve ir.

Os indicadores são ferramentas de gestão para que você faça uma

medição da eficiência da sua empresa em relação ao que se propôs. Faça um planejamento para o ano, e estipule metas, como reduzir entregas em atraso em 10%, reduzir despesas em 8%. Ou, por que não: estipule uma meta para aumentar a margem de sua empresa.

Para acompanhar o desempenho de seu time, avalie periodicamente os resultados obtidos e sua proximidade ao que fora estabelecido, tome as ações corretivas, se necessário. Após atingir certa maturidade no

processo, estas metas podem inclusive motivar a valorização financeira dos profissionais.

Para potencializar a importância e os ganhos de uma gestão por metas, busque formas de disponibilizar informações com inteligência aplicada, para o direcionamento estratégico dos seus negócios. Com soluções tecnológicas de BI - Business Inteligence, que coletam e organizam dados relevantes de sua construtora você fará isso com facilidade.

Estas soluções permitem o compartilhamento das informações e fornecem diferentes formas de análise, de acordo com a necessidade do seu negócio.

(14)

Sua empresa pode trabalhar com visões de fluxo de caixa ou lucratividade, por exemplo, que apresentem os valores de conta corrente, análises de fluxos de caixa e recebimentos ocorridos nas obras. Você e seu time terão informações a disposição para ajudá-los na tomada de decisão.

Com a tomada de decisão mais rápida e eficiente, as ações necessárias para dar andamento nas obras são tomadas no tempo certo, sem causar atrasos e sem deixar recursos parados.

(15)

15

CONCLUSÃO

A necessidade de aumentar a produtividade do time de sua construtora, exige que sua empresa direcione ações práticas, em diferentes direções. A tecnologia está presente, seja para capacitação constante do time, tendências de mercado para métodos e materiais, integração entre as diversas áreas da empresa ou gestão por resultados. A adoção de uma solução de gestão especializada em construção civil é uma aliada essencial, para que você consiga colocar em prática os todos estes pontos.

Uma solução moderna conta com recursos para computação em nuvem e facilita a integração entre todas as áreas da empresa. A disseminação de conhecimento é realizada por meio de ferramentas de Ensino a

Distância, o que traz agilidade e elimina barreiras de acesso a informação. Compatibilidade com dispositivos móveis também deve ser presença certa nesta solução.

Fornecer mecanismos de apoio a tomada de decisão, versatilidade na

troca de informações, permitir gestão por resultados e com transparência, tornam a solução completa para promover mais produtividade e

acuracidade em sua construtora.

Este ebook foi útil pra você? Então aproveite e compartilhe com seus amigos. Eles também podem se beneficiar com estas dicas!

Saiba mais!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

to values observed in mussels exposed to contaminated seawater (conditions A, B, C) (Figure 426.. 4B,

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas