• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO CONFERÊNCIA PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO CONFERÊNCIA PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

RELATÓRIO TÉCNICO INFORMATIVO

CONFERÊNCIA “PROTEÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL”

(2)

2 1 – Dados Profissionais:

Nome: Arnaldo Cardim Filho

Título Profissional: Engenheiro Civil – Representante do Colégio de Presidentes (CREA-PE).

Nome: Harold Stoessel Sadalla

Título Profissional: Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho – Representante do Colégio de Entidades Nacionais.

Nome: Mônica Azevedo Lannes Ribeiro

Título Profissional: Bach. em Relações Internacionais – Profissional de Atividade de Suporte da Assessoria Internacional do Confea.

2 – Dados dos objetivos da viagem:

• Finalidade da viagem: Representar o Sistema Confea/Crea na Conferência “Proteção Sísmica do Patrimônio Cultural - SPCH 2011”.

• Local: Calista Luxury Resort, Antalya – Turquia.

• Entidades promotoras do evento: Turkish Chamber of Civil Engineers – TCCE (Câmara Turca de Engenheiros Civis), European Council of Civil Engineers - ECCE (Conselho Europeu de Engenheiros Civis) e o World Council of Civil Engineers – WCCE (Conselho Europeu de Engenheiros Civis).

• Período: 31 de outubro e 1° de novembro 2011.

• Definição dos objetivos a serem alcançados, indicando como e onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos:

Dentre os principais objetivos a serem alcançados no evento, nos termos da Decisão Plenária nº PL-0928/2011, de 05 de julho de 2011, a participação do Sistema Confea/Crea no evento visa propiciar o incremento na rede relacionamentos dos representantes do Sistema com profissionais, empresas, acadêmicos e governos; além de contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos participantes.

Esta missão representou ainda um avanço no alcance de uma das metas do Planejamento Estratégico 2009/2014 do Confea, qual seja a inserção Internacional do Sistema Confea/Crea.

(3)

3 3 – Relatório Técnico:

A SPCH 2011 foi a 2° Conferência organizada conjuntamente pela TCCE, ECCE e WCCE, tendo em vista que a abordagem do tema sobre desastres naturais e conservação do patrimônio cultural desperta bastante interesse na comunidade internacional de engenheiros.

A Conferência “Proteção Sísmica do Patrimônio Cultural”, realizada em Antalya-Turquia, contou com 54 (cinquenta e quatro) apresentações, dentre palestras e pôsteres. Seu objetivo foi contribuir com a melhoria da prática de restauração de patrimônios culturais deteriorados por abalos sísmicos. Por meio da SPCH 2011, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer resultados e técnicas de restauração exitosas empregadas recentemente na Turquia e ao redor do mundo.

O escopo dos aspectos tratados durante a SPCH 2011 foi bastante amplo, havendo sido abordado características arquitetônicas, estruturais, materiais e dimensionais relacionados ao impacto proveniente de terremotos ou ainda por mero desgaste do tempo.

Ref. 1: Representantes do Sistema Confea/Crea na SPCH 2011.

31 de Outubro de 2011 – segunda-feira.

No primeiro painel da Conferência SPCH foram apresentadas palestras sobre os princípios e métodos de conservação de estruturas arquitetônicas antigas.

Destacamos a palestra “Pesquisa Estrutural: Pré-requisito para Proteção Confiável de Estruturas Históricas contra Abalos Sísmicos” em que o autor defendeu que qualquer estrutura que tenha sido afetada por sismo seja pesquisada e estudada minuciosamente a fim de se identificar, primeiramente, do que é composta esta estrutura, pois o conhecimento

(4)

4

acerca dos parâmetros sobre os quais ela foi construída permite o melhor entendimento do comportamento de seu sistema. Isso fornece ao engenheiro pesquisador uma maior confiabilidade dos resultados obtidos.

Outro tema abordado dentro deste painel foi a relevância do monitoramento do meio-ambiente para a conservação das estruturas históricas. A palestra “O Papel do Monitoramento do Meio-Ambiente na Conservação” apresentou a inovação de um sistema de monitoramento multissensorial apto a identificar a presença de humidade, mudanças na temperatura (mesmo através de paredes), intensidade dos ventos, precipitação e condições de pressão atmosférica.

No período vespertino, o Professor Tugrul Tankut, que participou da 68° SOEAA em Florianópolis, proferiu palestra com o seguinte tema “Um Olhar Crítico sobre a Prática da Conservação na Turquia”. Ele destacou que o patrimônio cultural da Turquia não tem recebido o cuidado e tratamento adequados. Suas conclusões foram obtidas de um acompanhamento de uma série de projetos de restauração no país. Segundo ele, existem problemas

de supervisão, insuficiência de especialistas técnicos, problemas

relacionados à aprovação pelas autoridades de projetos de restauração e dificuldades enfrentadas pelos Conselhos Regionais de Conservação.

Em seguida, foi apresentada a palestra “Uma Falácia Comum na Restauração de Construções Históricas – Falta Contribuição de Engenheiros”. De acordo com o seu autor, os trabalhos de reparos destas construções na Turquia necessitam ser aprovados pela Comissão de Proteção do Patrimônio Natural e Histórico e qualquer intervenção no patrimônio sem o consentimento desta Comissão constitui uma violação legal. O autor da palestra aponta negativamente para o fato de a Comissão ser composta por arqueólogos, arquitetos, especialistas em Plano Diretor, artistas, juristas etc. Ele destaca que engenheiros não fazem parte daquela Comissão, o que a seu ver, é um problema grave. O que ocorre é que os serviços que envolvem a segurança e a estabilidade estrutural acabam sendo terceirizados a um menor custo pelos contratantes dos serviços de restauração, o que resulta numa estrutura insegura e imprópria se analisada sob os aspectos mecânico, elétricos e químicos.

(5)

5 1° de Novembro de 2011 – terça-feira.

Uma das palestras de destaque discutida nesta data foi

“Características Estruturais e Estabilidade da Mesquita Hagia Sofia em Istambul”, na qual foi informado que esta mesquita é uma das mais importantes construções dos últimos 1.500 anos sob os pontos de vista arquitetônicos e culturais da história, assim como sob a perspectiva da engenharia civil. A mesquita tem sido objeto de extensa pesquisa, o que permitiu uma avaliação mais confiável acerca de seu comportamento estrutural e estabilidade, contribuindo assim para o melhor entendimento e avaliação dos riscos que futuros terremos podem representar sobre sua estrutura.

Outra palestra de destaque foi “Investigação dos Danos causados a uma Mesquita Histórica como Análise de Elementos Finitos”. O autor iniciou sua palestra afirmando que o total entendimento do comportamento estrutural de estruturas históricas é de vital importância. Em seu discurso, ele mostrou a investigação dos danos causados a uma mesquita com abóboda do século XVI. O abalo sísmico prejudicou não só a abóboda assim como os muros de alvenaria, levando ao fechamento da mesquita. Sendo assim, ele propôs uma metodologia de reabilitação factível com o dano causado pela estrutura da mesquita.

(6)

6

4- Proposições/ Recomendações a serem aplicadas no Sistema pela experiência adquirida:

A participação do Sistema Confea/Crea na SPCH 2011 permitiu aos seus representantes o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias desenvolvidas com o objetivo de preservar monumentos que representam a história de diversas civilizações.

A SPCH logrou êxito sem seu objetivo de chamar a atenção para a importância da proteção destas estruturas históricas para as gerações futuras. Uma vez que a Turquia está localizada num território que foi o berço de diversas civilizações, existem espalhados por todo o país, estruturas históricas que representam a história e a cultura de diversos povos. Sendo assim, a conservação deste patrimônio histórico e a conscientização de sua importância é objeto de esforço de engenheiros civis e profissionais de áreas correlatas.

Participando de fóruns como este, é possível perceber o alcance e o impacto entre os engenheiros das discussões mantidas durante o período da Conferência e o Confea, como conselho de fiscalização profissional, deve utilizar a sua grande representatividade e envergadura sobre a sociedade para promover fóruns semelhantes, relacionados ao tema da importância da fiscalização profissional, por exemplo.

5 – Conclusão:

A SPCH 2011 atingiu plenamente seu objetivo, qual seja, o compartilhamento de novas metodologias de conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural da humanidade. Foi possível perceber o esforço coletivo em diversos países, para chamar a atenção da importância acerca da manutenção das estruturas arquitetônicas antigas. Além disso, foi convergente o discurso de que os governos necessitam maior envolvimento e investimentos nas restaurações de patrimônios culturais.

Foi senso comum na Conferência SPCH de que países como a Turquia, localizados em região geográfica propensa a terremotos com certa frequência, precisam mais ainda de atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. E os governos dos países tem papel importantíssimo nesse processo.

Esta Conferência representou também uma tentativa de evidenciar o problema da não conservação de algumas estruturas históricas e o fato de que é extremamente relevante a divulgação dos aspectos científicos, culturais e sociais do cuidado e manutenção do patrimônio nos dias de hoje e nos próximos anos, indeterminadamente.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

A pneumonia eosinofílica crónica idiopática (PECI) é uma entidade clínica rara, caracte- rizada por infiltração alveolar e intersticial de eosinófilos, de etiologia desconhecida,

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Os trabalhadores precisam ter a cons- ciência do direito adquirido na Era Vargas e noção de que, se não houver pressão, o mínimo será congelado, para que seja vis- to como