• Nenhum resultado encontrado

o Homem Dos Ratos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "o Homem Dos Ratos"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

velho fizera o mesmo, mas por interesse em sua irmã e logo após passou a denegri-lo fazendo velho fizera o mesmo, mas por interesse em sua irmã e logo após passou a denegri-lo fazendo ele sentir uma grande decepção em sua vida.

ele sentir uma grande decepção em sua vida.

Relata que entre o 4º e 5º ano de sua vida, tinha uma governanta que deitava ao seu Relata que entre o 4º e 5º ano de sua vida, tinha uma governanta que deitava ao seu lado pouco vestida e certa vez pediu para arrastar-se debaixo de sua saia e com sua lado pouco vestida e certa vez pediu para arrastar-se debaixo de sua saia e com sua concordância manipulou seus genitais. Desde então sentiu uma grande curiosidade sobre o concordância manipulou seus genitais. Desde então sentiu uma grande curiosidade sobre o corpo feminino. Aguardava ansioso para espiar sua empregada despida em seus aposentos, corpo feminino. Aguardava ansioso para espiar sua empregada despida em seus aposentos, inclusive com uma delas ele tinha o hábito de descobrir e tocá-la sentindo muito prazer.

inclusive com uma delas ele tinha o hábito de descobrir e tocá-la sentindo muito prazer.

Aos 6 anos adquiriu a consciência de suas obsessões pois ao contar a sua mãe sobre Aos 6 anos adquiriu a consciência de suas obsessões pois ao contar a sua mãe sobre suas ereções teve a sensação de que seus pais conheciam seus pensamentos como se ele suas ereções teve a sensação de que seus pais conheciam seus pensamentos como se ele houvesse revelado em voz alta sem perceber.

houvesse revelado em voz alta sem perceber.

Seu desejo sobre a nudez feminina era forte, porém tinha medo de pensar sobre isso Seu desejo sobre a nudez feminina era forte, porém tinha medo de pensar sobre isso imaginando que algo pudesse acontecer, como a morte de seu pai, que,aliás, já havia morrido imaginando que algo pudesse acontecer, como a morte de seu pai, que,aliás, já havia morrido a tempo, forçando-se a evitar este tipo de pensamento, uma situação que o deprimia muito. a tempo, forçando-se a evitar este tipo de pensamento, uma situação que o deprimia muito.

Freud interpret

Freud interpreta que o a que o paciente sofria de neurose obsessiva complpaciente sofria de neurose obsessiva completa aos seis anos. Aeta aos seis anos. A criança apresentava escopofil

criança apresentava escopofilia acompanhada de ia acompanhada de um afeto aflitivo e um afeto aflitivo e um medo obsessivo pelaum medo obsessivo pela morte de seu pai devido ao desejo obsessivo de ver mulheres nuas. Mecanismos de proteção a morte de seu pai devido ao desejo obsessivo de ver mulheres nuas. Mecanismos de proteção a tais pensamentos foram adotados pelo paciente, devido ao grande sofrimento que estes lhe tais pensamentos foram adotados pelo paciente, devido ao grande sofrimento que estes lhe causavam.

causavam.

Apresenta-se aqui um instinto erótico e uma revolta contra este. Freud suspeita ter  Apresenta-se aqui um instinto erótico e uma revolta contra este. Freud suspeita ter  havido conflitos com o pai em uma fase anterior aos 6 anos esquecida pela amnésia infantil havido conflitos com o pai em uma fase anterior aos 6 anos esquecida pela amnésia infantil nes

nesta ta fasfase. e. FrFreueud d sabsabe e que que umuma a pepessossoa a que que aprapreseesenta nta neneurourose se obobsessessivsiva a obvobviamiamententee apresentou algum tipo de perturbação sexual prematura.

apresentou algum tipo de perturbação sexual prematura. O paciente relata o motivo principal de seu tormento: O paciente relata o motivo principal de seu tormento:

Quando em manobras do exército perdeu seu pincenês, telefonou pedindo outro pelo Quando em manobras do exército perdeu seu pincenês, telefonou pedindo outro pelo correio. Durante a parada sentou-se ao lado do capitão que contou sobre uma forma de correio. Durante a parada sentou-se ao lado do capitão que contou sobre uma forma de castigo, onde amarram um homem nu deitado ao chão e colocam um vaso com ratos sobre castigo, onde amarram um homem nu deitado ao chão e colocam um vaso com ratos sobre suas nádegas, sendo que estes cavavam o caminho pelo ânus do castigado. O paciente ao suas nádegas, sendo que estes cavavam o caminho pelo ânus do castigado. O paciente ao relatar o castigo demonstrava um misto de horror e prazer, já imaginando o castigo sendo relatar o castigo demonstrava um misto de horror e prazer, já imaginando o castigo sendo aplicado a duas pessoas queridas, seu pai e a dama que tanto admirava. Simultaneamente aplicado a duas pessoas queridas, seu pai e a dama que tanto admirava. Simultaneamente surgiu uma sensação como medida ofensiva contra estes pensamentos.

surgiu uma sensação como medida ofensiva contra estes pensamentos.

 Naquela noite o capitão lhe entregou o pacote e pediu para que ele reembolsasse o  Naquela noite o capitão lhe entregou o pacote e pediu para que ele reembolsasse o tenente A que havia pago as taxas. Imediatamente surgiu uma sanção de que ele não deveria tenente A que havia pago as taxas. Imediatamente surgiu uma sanção de que ele não deveria devolver o dinheiro ou o castigo dos ratos aconteceria ao seu pai e a dama. Para combater a devolver o dinheiro ou o castigo dos ratos aconteceria ao seu pai e a dama. Para combater a sanção veio uma contra ordem de que ele deveria pagar 3,80 coroas ao tenente A.

(2)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(3)

 Nos próximos dias tentou quitar a

 Nos próximos dias tentou quitar a dívida de qualquer maneira, porém diversasdívida de qualquer maneira, porém diversas dificuldades o impediram. Quando casualmente encontrou o tenente A este lhe disse que ele dificuldades o impediram. Quando casualmente encontrou o tenente A este lhe disse que ele não havia pago e sim o tenente B. Após várias tentativas em vão e coberto de culpa por não não havia pago e sim o tenente B. Após várias tentativas em vão e coberto de culpa por não conseguir cumprir o juramento que, aliás, era equivocado, desabafou com seu amigo que conseguir cumprir o juramento que, aliás, era equivocado, desabafou com seu amigo que surpreso com os fatos relatados, convenceu-o que estava sofrendo de uma obsessão e então surpreso com os fatos relatados, convenceu-o que estava sofrendo de uma obsessão e então mandaram as 3,80 coroas para a agência postal parecendo que a história havia finalizado. mandaram as 3,80 coroas para a agência postal parecendo que a história havia finalizado.

Aqui Freud já percebe diversas distorções da história relatada, como o fato de terem Aqui Freud já percebe diversas distorções da história relatada, como o fato de terem mandado o dinheiro para a agência postal, não para o tenente A. Depois o paciente lembrou mandado o dinheiro para a agência postal, não para o tenente A. Depois o paciente lembrou que outro capitão que tivera na

que outro capitão que tivera na agência, contouagência, contou-lhe que uma -lhe que uma dama que lá trabalhava pagou adama que lá trabalhava pagou a taxa, na confiança e o capitão cruel passou a informação errada, que o paciente já sabia, mas taxa, na confiança e o capitão cruel passou a informação errada, que o paciente já sabia, mas  jurou sobre um equívoco conscientemente, tornando o juramento impossível de ser cumprido  jurou sobre um equívoco conscientemente, tornando o juramento impossível de ser cumprido e portanto criando um tormento, suprimindo tanto para si como para Freud a existência da e portanto criando um tormento, suprimindo tanto para si como para Freud a existência da dama na agência.

dama na agência.

Na realidade o paciente buscava um médico que lhe confirmasse de que teria de Na realidade o paciente buscava um médico que lhe confirmasse de que teria de  pagar o tenente A ou livrá-lo de suas obsessões. Quando a resistência do paciente atingiu o  pagar o tenente A ou livrá-lo de suas obsessões. Quando a resistência do paciente atingiu o  pico no decorrer das sessões, sentiu um forte impulso de procurar novamente o tenente A e  pico no decorrer das sessões, sentiu um forte impulso de procurar novamente o tenente A e

devolver-lhe o dinheiro. devolver-lhe o dinheiro.

O início do tratamento exige paciência para que o paciente exponha os relatos na O início do tratamento exige paciência para que o paciente exponha os relatos na ordem que quiser.

ordem que quiser.

Então o paciente relata sobre o enfisema que matou o seu pai ha nove anos. Em uma Então o paciente relata sobre o enfisema que matou o seu pai ha nove anos. Em uma crise o médico havia dito que o perigo passaria “Na noite depois de amanhã” e quando o crise o médico havia dito que o perigo passaria “Na noite depois de amanhã” e quando o  paciente saiu para ir dormir seu pai faleceu. A enfermeira contou que seu pai indagou sobre  paciente saiu para ir dormir seu pai faleceu. A enfermeira contou que seu pai indagou sobre ele nos últimos dias e apenas dezoito meses, depois do ocorrido o paciente sentiu uma ele nos últimos dias e apenas dezoito meses, depois do ocorrido o paciente sentiu uma enorme culpa por sua negligência e começou a tratar a si próprio como criminoso. Com a enorme culpa por sua negligência e começou a tratar a si próprio como criminoso. Com a evolução da doença tornou-se incapacitado de trabalhar e só continuou seguindo em frente evolução da doença tornou-se incapacitado de trabalhar e só continuou seguindo em frente devido ao apoio do amigo que achava suas auto-censuras exageradas.

devido ao apoio do amigo que achava suas auto-censuras exageradas.

Freud explica que o afeto se justifica na medida que o sentimento de culpa se justifica Freud explica que o afeto se justifica na medida que o sentimento de culpa se justifica a um contexto desconhecido que é inconsciente e que deve ser buscado, pois existe um a um contexto desconhecido que é inconsciente e que deve ser buscado, pois existe um correlação entre o afeto e o seu conteúdo ideativo. Quando a pessoa sente o afeto e não acha correlação entre o afeto e o seu conteúdo ideativo. Quando a pessoa sente o afeto e não acha o conteúdo ideativo, ela substitui por outro conteúdo apropriado que parece ter mais lógica, o conteúdo ideativo, ela substitui por outro conteúdo apropriado que parece ter mais lógica, esse não se defronta com o conteúdo original que é atormentador.

esse não se defronta com o conteúdo original que é atormentador.

O inconsciente infantil não participa do desenvolvimento permanecendo reprimido, O inconsciente infantil não participa do desenvolvimento permanecendo reprimido, desenvolvendo pensamentos involuntários ou delírios que constituem a base de sua doença. desenvolvendo pensamentos involuntários ou delírios que constituem a base de sua doença. Porém Freud afirma que o fato do paciente ainda ser jovem e a integridade de sua Porém Freud afirma que o fato do paciente ainda ser jovem e a integridade de sua  personalidade colaboram a favor de seu tratamento o que causa satisfação ao mesmo.

 personalidade colaboram a favor de seu tratamento o que causa satisfação ao mesmo.

O paciente conta que desde os sete anos tinha medo que os pais soubessem de seus O paciente conta que desde os sete anos tinha medo que os pais soubessem de seus  pensamentos e isto perpetuou por toda a vida.

 pensamentos e isto perpetuou por toda a vida. Relata que aos 12 anos gostou de uma

Relata que aos 12 anos gostou de uma garota mais nova e este afeto não era garota mais nova e este afeto não era recíprocorecíproco e para chamar a sua atenção ocorreu-lhe a idéia de que se seu pai morresse ela daria a atenção e para chamar a sua atenção ocorreu-lhe a idéia de que se seu pai morresse ela daria a atenção que ele desejava, mas logo rejeitou a idéia.

que ele desejava, mas logo rejeitou a idéia.

O mesmo aconteceu seis meses antes do falecimento de seu pai, quando namorava a O mesmo aconteceu seis meses antes do falecimento de seu pai, quando namorava a dama que gostava e devido a problemas financeiros pensou na morte de seu pai que o tornaria dama que gostava e devido a problemas financeiros pensou na morte de seu pai que o tornaria

(4)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(5)

 pensamento de que havia mais alguém cuja perda seria muito mais penosa e surpreendeu-se  pensamento de que havia mais alguém cuja perda seria muito mais penosa e surpreendeu-se

com este pensamento. com este pensamento.

Freud explica que todo medo exprime um desejo reprimido e que exerce uma Freud explica que todo medo exprime um desejo reprimido e que exerce uma  proporção entre um grande amor e um grande ódio oculto.

 proporção entre um grande amor e um grande ódio oculto.

Era preciso descobrir a fonte deste ódio para detectar o problema, pois nem o amor  Era preciso descobrir a fonte deste ódio para detectar o problema, pois nem o amor  conseguia exti

conseguia extinguir este ódio já que nguir este ódio já que a fonte de onde a fonte de onde vem este ódio era indestrutívelvem este ódio era indestrutível, porém o, porém o amor conseguiu impedir esse ódio de tornar-se consciente.Apenas de vez em quando ele amor conseguiu impedir esse ódio de tornar-se consciente.Apenas de vez em quando ele tornava-se consciente como flashes.

tornava-se consciente como flashes.

A frente de sua hostilidade seu pai tinha um caráter sexual, ele sentia seu pai como A frente de sua hostilidade seu pai tinha um caráter sexual, ele sentia seu pai como uma interferência a seus desejos sexuais. Nos períodos de remissão sua hostilidade era uma interferência a seus desejos sexuais. Nos períodos de remissão sua hostilidade era  proporcional a sua diminuição de libido, mas quando era arrebatado novamente pelos desejos  proporcional a sua diminuição de libido, mas quando era arrebatado novamente pelos desejos sexuais, a hostilidade retornava como uma revivência de uma antiga situação. O desejo de sexuais, a hostilidade retornava como uma revivência de uma antiga situação. O desejo de livrar-se do pai seria uma interferência vinda de uma época em

livrar-se do pai seria uma interferência vinda de uma época em que ele amava o seu que ele amava o seu pai tantopai tanto quanto a pessoa que ele desejava sexualmente e não era capaz de tomar uma decisão nítida, quanto a pessoa que ele desejava sexualmente e não era capaz de tomar uma decisão nítida, ou seja, deve ter sido na primeira infância, antes dos seis anos entrando depois em remissão ou seja, deve ter sido na primeira infância, antes dos seis anos entrando depois em remissão com a amnésia infantil.

com a amnésia infantil.

 Na sétima sessão ainda não admitia a hostilidade contra seu pai.  Na sétima sessão ainda não admitia a hostilidade contra seu pai.

Relatou que aos oito anos, ele e seus irmãos tinham duas espingardas e após carregar  Relatou que aos oito anos, ele e seus irmãos tinham duas espingardas e após carregar  a sua pediu ao seu irmão para olhar pelo cilindro e disparou a arma com a intenção de feri-lo, a sua pediu ao seu irmão para olhar pelo cilindro e disparou a arma com a intenção de feri-lo, apesar de ter apenas atingido a testa do mesmo sem gravidade. Freud aproveita o relato para apesar de ter apenas atingido a testa do mesmo sem gravidade. Freud aproveita o relato para argumentar que o paciente fora capaz de ter a mesma destrutividade para com o pai, mas em argumentar que o paciente fora capaz de ter a mesma destrutividade para com o pai, mas em uma época anterior.

uma época anterior.

O paciente admite diversos impulsos vingativos até mesmo em relação a dama que O paciente admite diversos impulsos vingativos até mesmo em relação a dama que admirava pois achava que ela não o amava uma vez que reservava-se para uma homem a que admirava pois achava que ela não o amava uma vez que reservava-se para uma homem a que uma dia ela pertenceria. Conta então a fantasia da vingança a este desprezo que um dia ficaria uma dia ela pertenceria. Conta então a fantasia da vingança a este desprezo que um dia ficaria rico, casaria com outra mulher e a levaria para visitar a dama para ferir seus sentimentos, mas rico, casaria com outra mulher e a levaria para visitar a dama para ferir seus sentimentos, mas como a esposa lhe era indiferente também teria que morrer. O próprio paciente reconhece a como a esposa lhe era indiferente também teria que morrer. O próprio paciente reconhece a sua covardia. Freud explica que ele não precisaria sentir-se culpado pelos impulsos que sua covardia. Freud explica que ele não precisaria sentir-se culpado pelos impulsos que vi

vinhanham m de de infinfânâncicia a oriorigiginadnado o na na fonfonte te do do ódiódio. o. ExExpliplicocou u quque e o o falfalececimeimento nto do do paipai intensificou a doença e que este luto patológico duraria indefinidamente se não se submetesse intensificou a doença e que este luto patológico duraria indefinidamente se não se submetesse ao tratamento que ainda durou mais onze meses.

ao tratamento que ainda durou mais onze meses.

EXPLICAÇÕES SOBRE IDÉIAS

EXPLICAÇÕES SOBRE IDÉIAS OBSESSIVASOBSESSIVAS

As idéias obsessivas não

As idéias obsessivas não possuem aparentepossuem aparentemente motivo ou explicação. É mente motivo ou explicação. É necessárinecessárioo  buscar a fonte original, ou seja, saber quando foi a primeira aparição e depois quando ela  buscar a fonte original, ou seja, saber quando foi a primeira aparição e depois quando ela

ret

retornouornou, criando uma rela, criando uma relação entre a ção entre a expeexperiêncriência origiia original que ocasionnal que ocasionou a ou a doedoença e nça e osos esforços motivadores que desencadearam a reincidência dos sintomas.

esforços motivadores que desencadearam a reincidência dos sintomas.

Por exemplo, o impulso suicida relatado quando a dama ausentou-se para cuidar de Por exemplo, o impulso suicida relatado quando a dama ausentou-se para cuidar de sua avó que estava doente, isto em uma época que estava estudando para as provas. Sentiu sua avó que estava doente, isto em uma época que estava estudando para as provas. Sentiu saudades da dama, quando surgiu a idéia de cortar a sua própria garganta, seguida da contra saudades da dama, quando surgiu a idéia de cortar a sua própria garganta, seguida da contra

(6)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(7)

Outro impulso suicida ocorreu durante suas férias de verão e cismou que estava muito Outro impulso suicida ocorreu durante suas férias de verão e cismou que estava muito gordo (Dick) e resolveu emagrecer. Passou a caminhar sob o sol ardente, sem chapéu, subia a gordo (Dick) e resolveu emagrecer. Passou a caminhar sob o sol ardente, sem chapéu, subia a montanha até completa exaustão. Um dia parou no penhasco e recebeu a ordem de saltar, o montanha até completa exaustão. Um dia parou no penhasco e recebeu a ordem de saltar, o que o levaria a morte. Ele mesmo não entendia os seus pensamentos obsessivos, até que que o levaria a morte. Ele mesmo não entendia os seus pensamentos obsessivos, até que compreendeu que sua dama estava saindo com um primo chamado Richard cujo apelido era compreendeu que sua dama estava saindo com um primo chamado Richard cujo apelido era Dick, ele enciumado e não admitindo este fato conscientemente, desejou matar o Dick e as Dick, ele enciumado e não admitindo este fato conscientemente, desejou matar o Dick e as idéias obsessivas em relação ao emagrecimento sofrido e culminando com a idéia de pular do idéias obsessivas em relação ao emagrecimento sofrido e culminando com a idéia de pular do  penhasco seria a sua auto-punição.

 penhasco seria a sua auto-punição.

Estes impulsos emergiam de uma raiva violenta inconsciente que surgia sempre que Estes impulsos emergiam de uma raiva violenta inconsciente que surgia sempre que houvesse uma interferência no curso do amor.

houvesse uma interferência no curso do amor.

O paciente relatou outras obsessões no decurso da análise, como quando remava de O paciente relatou outras obsessões no decurso da análise, como quando remava de  barc

 barco o com a com a damdama a e e devdevido a ido a uma ventauma ventania ele nia ele a a obriobrigou a gou a colocolocar o car o gorrgorro. Outra ocasiãoo. Outra ocasião sentia a necessidade de contar até 40 ou 50 entre um raio e um trovão de forma obsessiva, sentia a necessidade de contar até 40 ou 50 entre um raio e um trovão de forma obsessiva, sempre em companhia da dama.

sempre em companhia da dama.

 No dia da partida da dama para uma viagem ele bateu o pé em uma pedra e sentiu-se  No dia da partida da dama para uma viagem ele bateu o pé em uma pedra e sentiu-se obrigado a tirá-la da estrada, pois a dama poderia acidentar-se nela na volta. Logo em seguida obrigado a tirá-la da estrada, pois a dama poderia acidentar-se nela na volta. Logo em seguida achou um absurdo e colocou a pedra no mesmo lugar.

achou um absurdo e colocou a pedra no mesmo lugar.

Após a partida dela, ficou obsecado por compreensão de cada sílaba de cada frase de Após a partida dela, ficou obsecado por compreensão de cada sílaba de cada frase de todas as conversas para não perder nenhuma informação e questionando a respeito de tudo. todas as conversas para não perder nenhuma informação e questionando a respeito de tudo. Esta obsessão por compreensão originou do fato de que ele compreendeu errado uma Esta obsessão por compreensão originou do fato de que ele compreendeu errado uma conversa que a dama e ele tiveram, onde ele entendeu que ela o estivesse rejeitando e ela conversa que a dama e ele tiveram, onde ele entendeu que ela o estivesse rejeitando e ela explicou que era para poupá-lo de parecer ridículo.

explicou que era para poupá-lo de parecer ridículo.

A dúvida contida em sua obsessão para querer interpretar cada palavra dela e na A dúvida contida em sua obsessão para querer interpretar cada palavra dela e na realidade a sua própria dúvida se ela o amava projetava nele uma insegurança do amor dela. realidade a sua própria dúvida se ela o amava projetava nele uma insegurança do amor dela.

Havia uma ambivalência no afeto entre o amor e o ódio, demonstrado na ocasião da Havia uma ambivalência no afeto entre o amor e o ódio, demonstrado na ocasião da retirada da pedra do caminho para protegê-la e depois a recolocação da pedra no mesmo lugar  retirada da pedra do caminho para protegê-la e depois a recolocação da pedra no mesmo lugar   para feri-la.

 para feri-la.

 Nas neuroses obsessivas, atos compulsivos e em

 Nas neuroses obsessivas, atos compulsivos e em estágios sucessivoestágios sucessivos significam que os significam que o segundo anula o primeiro. Isto representa um conflito entre dois impulsos opostos (amor e segundo anula o primeiro. Isto representa um conflito entre dois impulsos opostos (amor e ódio) satisfazendo cada um deles de

ódio) satisfazendo cada um deles de uma forma separada, primeiro um depois o outro uma forma separada, primeiro um depois o outro apesar apesar  da tentativa de estabelecer uma conexão entre as forças antagonistas o próprio paciente, não da tentativa de estabelecer uma conexão entre as forças antagonistas o próprio paciente, não  percebeu isto, pois ele racionalizou os fatos.

 percebeu isto, pois ele racionalizou os fatos.

O conflito entre amor e ódio foi revelado ainda em outros sinais. Ele elaborava preces O conflito entre amor e ódio foi revelado ainda em outros sinais. Ele elaborava preces que duravam uma hora e meia, mas sempre havia alguma palavra que interposta na hora e que duravam uma hora e meia, mas sempre havia alguma palavra que interposta na hora e verbalizada sem querer pelo paciente, dava o sentido oposto do que ele desejava.

verbalizada sem querer pelo paciente, dava o sentido oposto do que ele desejava.

Para superar esta dificuldade formulou uma frase que rezava tão rapidamente para que Para superar esta dificuldade formulou uma frase que rezava tão rapidamente para que não houvesse nenhuma interferência entre as palavras. Ele não entendia a profundidade de não houvesse nenhuma interferência entre as palavras. Ele não entendia a profundidade de seus impulsos negativos em relação à dama, apenas uma certa consciência da ambivalência seus impulsos negativos em relação à dama, apenas uma certa consciência da ambivalência dos seus sentimentos.

dos seus sentimentos.

Como ela o havia rejeitado dez anos antes, ele alternava os sentimentos em relação a Como ela o havia rejeitado dez anos antes, ele alternava os sentimentos em relação a ela hora a amava e em outros momentos era indiferente a ela.

ela hora a amava e em outros momentos era indiferente a ela.

Certa vez ela ficou doente e ele desejou que ela permanecesse assim para sempre, Certa vez ela ficou doente e ele desejou que ela permanecesse assim para sempre,

(8)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(9)

 por amor a ela e abandona o posto. O próprio paciente avalia a sua fantasia achando-se  por amor a ela e abandona o posto. O próprio paciente avalia a sua fantasia achando-se

magnânimo, mas na verdade era uma sede de vingança disfarçada. magnânimo, mas na verdade era uma sede de vingança disfarçada.

CAUSA PRECIPITADA DA DOENÇA CAUSA PRECIPITADA DA DOENÇA

Freud considerou a causa precipitadora da doença um evento que o paciente relatou Freud considerou a causa precipitadora da doença um evento que o paciente relatou antes do dia da análise.

antes do dia da análise.

 Na neurose obsessiva, a amnésia pode ser parcial, (permanece na memória os motivos  Na neurose obsessiva, a amnésia pode ser parcial, (permanece na memória os motivos da doença), diferentemente de histeria cujas causas cedem lugar a amnésia como uma da doença), diferentemente de histeria cujas causas cedem lugar a amnésia como uma repressão.

repressão.

As neuroses obsessivas ligam seus afetos a causas errôneas, porém devido a As neuroses obsessivas ligam seus afetos a causas errôneas, porém devido a auto-censura, acabam revelando as causas verdadeiras sem querer, e não as ligam a fonte original censura, acabam revelando as causas verdadeiras sem querer, e não as ligam a fonte original verdadeira.

verdadeira.

A mãe do paciente vinha de família rica e seu

A mãe do paciente vinha de família rica e seu pai ao se pai ao se casar foi trabalhar na empresacasar foi trabalhar na empresa da família obtendo uma posição confortável. Porém, antes o pai namorava uma jovem da família obtendo uma posição confortável. Porém, antes o pai namorava uma jovem humilde. Quando seu pai faleceu sua mãe combinou o seu casamento com uma prima rica, humilde. Quando seu pai faleceu sua mãe combinou o seu casamento com uma prima rica, desencadea

desencadeando um conflito no ndo um conflito no pacientepaciente, que , que seguiria os passos do seguiria os passos do pai ou permaneceria leal àpai ou permaneceria leal à dama.

dama.

Assim o paciente evitando resolver o conflito emocional, caiu doente ficando assim Assim o paciente evitando resolver o conflito emocional, caiu doente ficando assim incapacitado para o trabalho e interrompendo seus estudos por muitos anos.

incapacitado para o trabalho e interrompendo seus estudos por muitos anos.

O paciente não aceitou que esta fosse a precipitação de uma doença, mas no curso da O paciente não aceitou que esta fosse a precipitação de uma doença, mas no curso da doença aceitou graças a uma fantasia de transferência.

doença aceitou graças a uma fantasia de transferência.

Uma vez viu uma moça na escadaria do consultório e pensou que fosse filha do Freud Uma vez viu uma moça na escadaria do consultório e pensou que fosse filha do Freud e achou que

e achou que Freud era muito agradável com ele pois Freud era muito agradável com ele pois queria torná-lo genro e assim repetiu-sequeria torná-lo genro e assim repetiu-se o conflito entre a jovem do consultório e a sua dama. Finalmente percebeu a analogia desta o conflito entre a jovem do consultório e a sua dama. Finalmente percebeu a analogia desta fantasia de transferência e os fatos do passado.

fantasia de transferência e os fatos do passado.

Ficou mais evidente através de um sonho do paciente com a filha de Freud que estava Ficou mais evidente através de um sonho do paciente com a filha de Freud que estava na sua frente com dois pedaços de estrume no lugar dos olhos e na interpretação do sonho o na sua frente com dois pedaços de estrume no lugar dos olhos e na interpretação do sonho o significado é que ele casava-se com ela por dinheiro e não por seus belos olhos.

significado é que ele casava-se com ela por dinheiro e não por seus belos olhos.

COMPLEXO PATERNO E A EVOLUÇÃO DA

COMPLEXO PATERNO E A EVOLUÇÃO DA IDÉIA DO RATOIDÉIA DO RATO

Houve uma identificação com o pai por estar numa situação semelhante, em um Houve uma identificação com o pai por estar numa situação semelhante, em um conflito entre as influências dos desejos do pai e suas inclinações amorosas.

conflito entre as influências dos desejos do pai e suas inclinações amorosas. O

O pai foi pai foi um um mimililitatar, r, que apesaque apesar r de de teter r exexcelcelententes es quaqualilidaddades es (co(cordirdial al e e bebemm humorado), também era um homem que castigava seus filhos na infância. Porém na vida humorado), também era um homem que castigava seus filhos na infância. Porém na vida adulta o paciente tinha uma relação cordial e

adulta o paciente tinha uma relação cordial e afável com o pafável com o pai, porém pensamentoai, porém pensamentos de s de mortemorte tiveram origem na infância do paciente. Primeiramente com uma menina mais nova que tiveram origem na infância do paciente. Primeiramente com uma menina mais nova que queria que ela gostasse dele por piedade caso o pai dele falecesse. Também na vida adulta queria que ela gostasse dele por piedade caso o pai dele falecesse. Também na vida adulta quando o pai sugeriu que ele se

(10)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(11)

Segundo Freud a etiologia das neuroses, está na masturbação infantil que tem seu pico Segundo Freud a etiologia das neuroses, está na masturbação infantil que tem seu pico entre 3 e 5 anos de idade, pois representa a descarga de todos os componentes sexuais e as entre 3 e 5 anos de idade, pois representa a descarga de todos os componentes sexuais e as fantasias originadas destes componentes.

fantasias originadas destes componentes.

Suportar a masturbação na maior parte das pessoas significa que houve possibilidade Suportar a masturbação na maior parte das pessoas significa que houve possibilidade de

de exexercercer er a a funfunçãção o sesexuaxual l nos nos lilimimitetes s culcultuturairais s perpermimissíssíveveis, is, ententretretantanto o quaquando ndo oo desenvolvimento sexual é perturbado precocemente as neuroses surgem, pois essas pessoas desenvolvimento sexual é perturbado precocemente as neuroses surgem, pois essas pessoas não conseguem sublimar ou suprimir os componentes sexuais sem recorrer a inibições ou não conseguem sublimar ou suprimir os componentes sexuais sem recorrer a inibições ou sublimações, que é o deslocamento devido ao trauma.

sublimações, que é o deslocamento devido ao trauma.

Durante a puberdade o paciente não se masturbava, porém este impulso recomeçou Durante a puberdade o paciente não se masturbava, porém este impulso recomeçou logo após a morte de seu pai, porém sentiu-se envergonhado por isto.

logo após a morte de seu pai, porém sentiu-se envergonhado por isto.

O paciente tinha esses impulsos quando via belas paisagens ou lia belos livros, porém O paciente tinha esses impulsos quando via belas paisagens ou lia belos livros, porém tinha que haver uma proibição e um desafio a uma ordem para o ato acontecer. Um exemplo, tinha que haver uma proibição e um desafio a uma ordem para o ato acontecer. Um exemplo, após seu pai ter

após seu pai ter falecido o paciente procurava estudafalecido o paciente procurava estudar até r até altas horas, por volta da meia naltas horas, por volta da meia noiteoite ele abria a porta como se aguardando seu pai, e então tirava o seu pênis e ficava olhando no ele abria a porta como se aguardando seu pai, e então tirava o seu pênis e ficava olhando no esp

espelelho. ho. QuQuandando o o o pai era pai era vivivo vo elele e erera a neneglgligeigente nos nte nos esestudtudos os e e o o pai ficapai ficava va mumuititoo incomodado e aborrecido com isto. Agora ele deixaria o pai muito satisfeito com o estudo e incomodado e aborrecido com isto. Agora ele deixaria o pai muito satisfeito com o estudo e muito aborrecido com o comportamento, ou seja, realizando a expectativa de um lado e muito aborrecido com o comportamento, ou seja, realizando a expectativa de um lado e desafiando do outro, demonstrando uma ambivalência como no caso da pedra na estrada. desafiando do outro, demonstrando uma ambivalência como no caso da pedra na estrada.

Segundo Freud o paciente fora repreendido antes dos 6 anos de idade em relação a Segundo Freud o paciente fora repreendido antes dos 6 anos de idade em relação a masturbação e sendo ele duramente castigado e repreendido por uma só conduta, pôs fim a masturbação e sendo ele duramente castigado e repreendido por uma só conduta, pôs fim a sua masturbação deixando ele com um rancor para sempre e ligando o pai ao papel de sua masturbação deixando ele com um rancor para sempre e ligando o pai ao papel de  perturbador da vida sexual.

 perturbador da vida sexual.

O paciente relata que sua mãe lhe disse que na época que sua irmã mais velha havia O paciente relata que sua mãe lhe disse que na época que sua irmã mais velha havia morrido, ele tinha entre 3 e 4 anos de idade, foi castigado por ter mordido sua babá. Como era morrido, ele tinha entre 3 e 4 anos de idade, foi castigado por ter mordido sua babá. Como era muito pequeno para conhecer palavrões, xingou seu pai com nomes de objetos da casa como, muito pequeno para conhecer palavrões, xingou seu pai com nomes de objetos da casa como, ”sua lâmpada”, “seu prato”, e o

”sua lâmpada”, “seu prato”, e o pai surpreso parou de bater e pai surpreso parou de bater e disse, “este menino ou vai virar disse, “este menino ou vai virar  um grande homem ou um criminoso”. Seu pai nunca mais bateu nele, porém tornou-se um grande homem ou um criminoso”. Seu pai nunca mais bateu nele, porém tornou-se covarde por ter medo de sua própria raiva e quando seus irmãos apanhavam, ele se encolhia e covarde por ter medo de sua própria raiva e quando seus irmãos apanhavam, ele se encolhia e se escondia.

se escondia.

O paciente não admitiu a fúria contra o pai a quem tanto amava e recusava-se a O paciente não admitiu a fúria contra o pai a quem tanto amava e recusava-se a aceitar o fato. Mas através da transferência insultava muito o Freud dentro do sething. aceitar o fato. Mas através da transferência insultava muito o Freud dentro do sething. Durante a análise os insultos eram grandes e ele demonstrava desespero, Durante a análise os insultos eram grandes e ele demonstrava desespero, levantando-se do divã ou enterrando a cabeça entre as mãos no divã temendo a reação de Freud de se do divã ou enterrando a cabeça entre as mãos no divã temendo a reação de Freud de castigá-lo violentamente.

castigá-lo violentamente.

 Na história dos ratos, Freud chegou a conclusão de que o paciente estava em um  Na história dos ratos, Freud chegou a conclusão de que o paciente estava em um estado de identificação inconsciente com seu pai que também prestou serviço militar por  estado de identificação inconsciente com seu pai que também prestou serviço militar por  anos.

anos.

O pai em uma ocasião era sub oficial e contava o dinheiro, que acabou perdendo em O pai em uma ocasião era sub oficial e contava o dinheiro, que acabou perdendo em um jogo de cartas (ele fora um SPIELRATTE), porem um colega lhe emprestou o dinheiro um jogo de cartas (ele fora um SPIELRATTE), porem um colega lhe emprestou o dinheiro  para que ele não ficasse em má situação. Quando acabou o exército procurou o amigo para  para que ele não ficasse em má situação. Quando acabou o exército procurou o amigo para

devolver o dinheiro, mas não o localizou. devolver o dinheiro, mas não o localizou.

Por isso o paciente tinha uma recordação crítica inconsciente ao caráter de seu pai e Por isso o paciente tinha uma recordação crítica inconsciente ao caráter de seu pai e

(12)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(13)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

identifi

identificação com o pai, cação com o pai, ele também entrara em um conflito entre a jovem e ele também entrara em um conflito entre a jovem e sua dama, comosua dama, como seu próprio pai antes de se casar.

seu próprio pai antes de se casar.

Sentindo uma indecisão entre retornar a Viena ou a cidade da agência postal, usava a Sentindo uma indecisão entre retornar a Viena ou a cidade da agência postal, usava a  justificativa do juramento de pagar ao tenente “A” quando na verdade queria ver a jovem da  justificativa do juramento de pagar ao tenente “A” quando na verdade queria ver a jovem da agência postal. Ao ouvir que não era o tenente “A” e sim o oficial “B” quem pagou as agência postal. Ao ouvir que não era o tenente “A” e sim o oficial “B” quem pagou as despesas reproduziu em seus delírios um conflito que sentiu em relação as moças.

despesas reproduziu em seus delírios um conflito que sentiu em relação as moças.

A história dos ratos evocou uma série de simbolismos significativos. O primeiro deles A história dos ratos evocou uma série de simbolismos significativos. O primeiro deles foi seu erotismo anal que o mantinha ativo devido às irritações por vermes na infância. Assim foi seu erotismo anal que o mantinha ativo devido às irritações por vermes na infância. Assim ratos passaram a significar dinheiro, pois RATEN significa prestação em alemão, assim o ratos passaram a significar dinheiro, pois RATEN significa prestação em alemão, assim o  paciente criou como moeda

 paciente criou como moeda - rato, dizendo (tantos florens - rato, dizendo (tantos florens - tantos ratos ).- tantos ratos ). Tam

Também na bém na palapalavra dívidavra dívida, , pois calotpois caloteiro signifeiro significa SPILRica SPILRATTATTE, E, criacriando pontosndo pontos verbais que ansiava a divida do pai.

verbais que ansiava a divida do pai.

Também associou os ratos a infecção sifilítica comum no exército, fazendo uma Também associou os ratos a infecção sifilítica comum no exército, fazendo uma relação à vida que o pai levava no exército, por outro lado o próprio pênis transmite a sífilis e relação à vida que o pai levava no exército, por outro lado o próprio pênis transmite a sífilis e o rato lembra o órgão genital masculino.

o rato lembra o órgão genital masculino.

Pode ansiar também que o pênis de uma criança assemelha-se a um pequeno verme e vendo Pode ansiar também que o pênis de uma criança assemelha-se a um pequeno verme e vendo que se introduziu no ânus o paciente relacionou com as lombrigas que irritavam seu ânus na que se introduziu no ânus o paciente relacionou com as lombrigas que irritavam seu ânus na infância.

infância.

Isso se revelava no repúdio por prostitutas ansiando ratos sujos com sexo por  Isso se revelava no repúdio por prostitutas ansiando ratos sujos com sexo por  dinheiro.

dinheiro.

Outro ponto verbal foi com o casamento, HEIRATEN em alemão e havia a conexão Outro ponto verbal foi com o casamento, HEIRATEN em alemão e havia a conexão do castigo dos ratos que simbolizava a relação anal que o paciente imaginou que o pai do castigo dos ratos que simbolizava a relação anal que o paciente imaginou que o pai  poderia ter tido com a dama.

 poderia ter tido com a dama.

Todos os seus impulsos egoístas cruéis e sexuais suprimidos foram evocados na Todos os seus impulsos egoístas cruéis e sexuais suprimidos foram evocados na história dos ratos. Relembrando a obra de Ibsem (O pequeno EYOLF), os ratos também história dos ratos. Relembrando a obra de Ibsem (O pequeno EYOLF), os ratos também  podem simbolizar criança.

 podem simbolizar criança.

Certa vez quando o paciente visitou o túmulo de seu pai, viu um

Certa vez quando o paciente visitou o túmulo de seu pai, viu um bicho que supôs quebicho que supôs que fosse um rato que havia devorado o cadáver de seu pai. Ratos roem, mordem e são sujos, fosse um rato que havia devorado o cadáver de seu pai. Ratos roem, mordem e são sujos,  portanto são perseguidos pelo homem em ele sentia pena destas criaturas, pois ele próprio  portanto são perseguidos pelo homem em ele sentia pena destas criaturas, pois ele próprio sentiu-se sujo e asqueroso pronto para morder as pessoas quando enfurecido e já foi punido sentiu-se sujo e asqueroso pronto para morder as pessoas quando enfurecido e já foi punido severamente por isso.

severamente por isso.

O fato de a dama ter sofrido uma ooforectomia, que a deixou estéril, fazia com que O fato de a dama ter sofrido uma ooforectomia, que a deixou estéril, fazia com que ele odiasse sempre o assunto casamento, pois gostava de crianças e assim a possibilidade de ele odiasse sempre o assunto casamento, pois gostava de crianças e assim a possibilidade de

(14)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

a sua lealdade ao pai foi diminuindo e sua divida em relação ao mérito da dama foi a sua lealdade ao pai foi diminuindo e sua divida em relação ao mérito da dama foi aumentando e assim arrebatado com o perjúrio contra os dois puniu-se.

aumentando e assim arrebatado com o perjúrio contra os dois puniu-se.  Na teoria sexual da infância, Freud relata que as

 Na teoria sexual da infância, Freud relata que as crianças apresentcrianças apresentam uma fantasia deam uma fantasia de que bebês nascem do ânus e que homens podem ter bebês e na interpretação dos sonhos que bebês nascem do ânus e que homens podem ter bebês e na interpretação dos sonhos existe uma conexão com a saída pelo reto representada pela entrada pelo reto, como no existe uma conexão com a saída pelo reto representada pela entrada pelo reto, como no castigo dos ratos, simbolizando o nascimento de crianças.

castigo dos ratos, simbolizando o nascimento de crianças.

Quando Freud explicou ao paciente o relato descrito, os delírios sobre os ratos Quando Freud explicou ao paciente o relato descrito, os delírios sobre os ratos desapareceram.

desapareceram.

CARACTERÍSTICA

CARACTERÍSTICAS GERAIS S GERAIS NAS EXTRUTURAS OBSESSIVASNAS EXTRUTURAS OBSESSIVAS

Freud definiu que as neuroses obsessivas são estruturas que correspondem aos atos Freud definiu que as neuroses obsessivas são estruturas que correspondem aos atos  psíquicos como desejos, tentações, impulsos, reflexões dúvidas, ordens e proibições. Para  psíquicos como desejos, tentações, impulsos, reflexões dúvidas, ordens e proibições. Para amenizar, destituem de afeto e encaram como idéias obsessivas utilizando a razão para amenizar, destituem de afeto e encaram como idéias obsessivas utilizando a razão para combate

combater o r o desejo e causando no caso desejo e causando no caso do paciente, pensamentdo paciente, pensamentos patológicos ou delírios, poisos patológicos ou delírios, pois não conhecem o contexto verbal de suas idéias obsessivas, apenas a defesa contra elas.

não conhecem o contexto verbal de suas idéias obsessivas, apenas a defesa contra elas.

  Na psicanálise o paciente consegue dar significado verbal as idéias obsessivas e   Na psicanálise o paciente consegue dar significado verbal as idéias obsessivas e elaborar a respeito delas.

elaborar a respeito delas.

Existem duas formas de se compreender a estrutura obsessiva: Existem duas formas de se compreender a estrutura obsessiva:

• A primeira é através de um sonho que aparece sob forma de conversas e emA primeira é através de um sonho que aparece sob forma de conversas e em

segundo lugar num espaço clínico em que as obsessões sucedem uma a outra e segundo lugar num espaço clínico em que as obsessões sucedem uma a outra e no final é uma única obsessão, mesmo que o seu teor não for idêntico. As no final é uma única obsessão, mesmo que o seu teor não for idêntico. As obsessões que se seguem aparecem de uma forma

obsessões que se seguem aparecem de uma forma distorcidistorcida da original comoda da original como uma forma defensiva contra elas. Porém com o tempo a idéia obsessiva uma forma defensiva contra elas. Porém com o tempo a idéia obsessiva encontra meios de expressão no próprio recurso defensivo.

encontra meios de expressão no próprio recurso defensivo.

Por exemplo: O paciente criou um anagrama de nome da dama colocando a palavra Por exemplo: O paciente criou um anagrama de nome da dama colocando a palavra amém no fim. Porém deixou um “S” junto ao amém que resultou na palavra SAMÉM e o amém no fim. Porém deixou um “S” junto ao amém que resultou na palavra SAMÉM e o significado dela é que ele coloca seu sêmen junto a dama num ato de masturbação significado dela é que ele coloca seu sêmen junto a dama num ato de masturbação inconsciente.

inconsciente. Os

Os pensapensamentmentos os obseobsessivssivos os sofresofrem m uma uma defodeformaçrmação ão semsemelhelhanteantes s aos aos contconteúdoeúdoss oníricos antes de se tornarem o conteúdo manifesto de um sonho. Uma forma de oníricos antes de se tornarem o conteúdo manifesto de um sonho. Uma forma de deformação é a omissão ou elipse. Como exemplo o paciente falava “se eu casar com a deformação é a omissão ou elipse. Como exemplo o paciente falava “se eu casar com a

(15)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

O paciente era supersticioso e apesar de ser esclarecido não acreditava nas próprias O paciente era supersticioso e apesar de ser esclarecido não acreditava nas próprias superstiç

superstições, pois entendia que ões, pois entendia que estas dependiam do seu modo obsessivo de estas dependiam do seu modo obsessivo de pensar apesar pensar apesar  de deixar-se influenciar de vez em quando, dependendo do momento e da

de deixar-se influenciar de vez em quando, dependendo do momento e da atitude peranteatitude perante o distúrbio.

o distúrbio.

Também acreditava em premonições, apesar de admitir que nem sempre aconteciam e Também acreditava em premonições, apesar de admitir que nem sempre aconteciam e muitas vezes eram irrelevantes.

muitas vezes eram irrelevantes.

Segundo Freud o paciente realizava leitura periférica e erros de memória para forjar  Segundo Freud o paciente realizava leitura periférica e erros de memória para forjar  adivinhações. Suas neuroses obsessivas e repressões não são certas através da amnésia e adivinhações. Suas neuroses obsessivas e repressões não são certas através da amnésia e sim mediante a ruptura de conexões causais por uma retirada de afeto.

sim mediante a ruptura de conexões causais por uma retirada de afeto.

O paciente cria evocações com as conexões reprimidas (percepção endopsíquica) e no O paciente cria evocações com as conexões reprimidas (percepção endopsíquica) e no  processo de posição transfere para um mundo externo e prova de que foi apagado da  processo de posição transfere para um mundo externo e prova de que foi apagado da

consciência. consciência.

Outras caracterí

Outras características notadas nos neuróticos obsessivos é a sticas notadas nos neuróticos obsessivos é a necessidadnecessidade de e de duvidas eduvidas e incertezas. A criação da incerteza é um método utilizado pela própria neurose para atrair  incertezas. A criação da incerteza é um método utilizado pela própria neurose para atrair  o paciente para fora da realidade e isolá-lo do mundo.

o paciente para fora da realidade e isolá-lo do mundo.

Exemplo: alguém tem aversão a relógios. Já o paciente evitava conhecer os assuntos Exemplo: alguém tem aversão a relógios. Já o paciente evitava conhecer os assuntos relacionados a dama que o ajudasse a decidir sobre o casamento.

relacionados a dama que o ajudasse a decidir sobre o casamento.

Os neuróticos obsessivos têm a tendência de ter como assuntos prediletos questões Os neuróticos obsessivos têm a tendência de ter como assuntos prediletos questões que toda a humanidade também possui duvida e não podem comprovar, como vida após a que toda a humanidade também possui duvida e não podem comprovar, como vida após a morte, duração da vida, memórias, etc...

morte, duração da vida, memórias, etc... Outra característic

Outra característica a que os que os neurótineuróticos obsessivos cos obsessivos compartcompartilham é ilham é a a ONIPOONIPOTÊNCITÊNCIA,A, lembrança da antiga megalomania de infância.

lembrança da antiga megalomania de infância.

O paciente demonstra isto em duas ocasiões. Quando viajou para o estabelecimento O paciente demonstra isto em duas ocasiões. Quando viajou para o estabelecimento hidropát

hidropático e ico e pediu que lhe pediu que lhe dessem seu antigo quarto que fdessem seu antigo quarto que facilitacilitava o ava o seu relacionameseu relacionamentonto com uma das enfermeiras, foi recusado pois este já

com uma das enfermeiras, foi recusado pois este já estava ocupado por um professor queestava ocupado por um professor que ele desejou que caísse morto por isto.

ele desejou que caísse morto por isto.

Duas semanas depois teve um sonho com um cadáver e de manhã ouviu que o Duas semanas depois teve um sonho com um cadáver e de manhã ouviu que o  professor havia sofrido um ataque e que fora levado do quarto.

 professor havia sofrido um ataque e que fora levado do quarto.

Uma outra experiência ocorreu quando uma mulher pediu-lhe que a

Uma outra experiência ocorreu quando uma mulher pediu-lhe que a amasse e ele amasse e ele deudeu uma resposta evasiva, pouco depois ficou sabendo que ela havia se jogado pela janela. uma resposta evasiva, pouco depois ficou sabendo que ela havia se jogado pela janela.

Os dois exemplos têm uma conexão com a morte e o neurótico obsessivo superestima Os dois exemplos têm uma conexão com a morte e o neurótico obsessivo superestima os efeitos de suas emoções. Apesar disso, essas emoções de amor e ódio que originaram os efeitos de suas emoções. Apesar disso, essas emoções de amor e ódio que originaram

(16)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

 principalmente quando o tema é o amor e não adiando a decisão, apenas esperando pela  principalmente quando o tema é o amor e não adiando a decisão, apenas esperando pela

morte de alguma das partes de seu conflito amoroso. morte de alguma das partes de seu conflito amoroso.

A VIDA INSTITUAL DOS NEURÓTICOS OBSESSIVOS E AS ORIGENS DA A VIDA INSTITUAL DOS NEURÓTICOS OBSESSIVOS E AS ORIGENS DA COMPULSÃO DE SUAS DÚVIDAS

COMPULSÃO DE SUAS DÚVIDAS

Aos 20anos o paciente teve de decidir sobre se casar com uma outra mulher ou a sua Aos 20anos o paciente teve de decidir sobre se casar com uma outra mulher ou a sua dama e acabou adoecendo. Além de existir a relação de conflito entre amor e ódio a seu dama e acabou adoecendo. Além de existir a relação de conflito entre amor e ódio a seu  pai e a dama é também representado um conflito entre o seu pai e objeto sexual.

 pai e a dama é também representado um conflito entre o seu pai e objeto sexual.

Estes conflitos ocorriam pela repressão do seu ódio infantil ligado ao pai e a afeição Estes conflitos ocorriam pela repressão do seu ódio infantil ligado ao pai e a afeição  pela dama e o ódio pela dama à afeição ao pai.

 pela dama e o ódio pela dama à afeição ao pai.

Estes sentimentos ocorrem em todas as pessoas quando na infância se pergunta “de Estes sentimentos ocorrem em todas as pessoas quando na infância se pergunta “de quem você gosta mais do papai ou da mamãe” e perde o caráter agudo da contradição. quem você gosta mais do papai ou da mamãe” e perde o caráter agudo da contradição.

O segundo é mais comum, neste caso o amor reprime o ódio inconscientemente e o O segundo é mais comum, neste caso o amor reprime o ódio inconscientemente e o ódio perpetua e não é destruído pelo amor. O amor cresce e mantém reprimido este ódio. ódio perpetua e não é destruído pelo amor. O amor cresce e mantém reprimido este ódio. Os componentes sádicos do amor sofrem uma supressão como reação ao sadismo e Os componentes sádicos do amor sofrem uma supressão como reação ao sadismo e   persistem como forma de ódio e quando um grande amor surge supre uma força   persistem como forma de ódio e quando um grande amor surge supre uma força

motivadora. motivadora.

Na mente dos neuróticos obsessivos podemos ver a compulsão e a dúvida que os Na mente dos neuróticos obsessivos podemos ver a compulsão e a dúvida que os levam a ter medidas protetoras para reprimir a dúvida e eliminar a incerteza.

levam a ter medidas protetoras para reprimir a dúvida e eliminar a incerteza.

Podemos ver claramente nas orações e preces perturbadoras, apesar disso o impulso Podemos ver claramente nas orações e preces perturbadoras, apesar disso o impulso desta fantasia é contrário, como no paciente em que o efeito perturbador sai abertamente desta fantasia é contrário, como no paciente em que o efeito perturbador sai abertamente e não fica no inconsciente como na prece.

e não fica no inconsciente como na prece.

O paciente descobre que não pode confiar na sua memória, a ordem compulsiva não O paciente descobre que não pode confiar na sua memória, a ordem compulsiva não  pode ser atendida, resultando na ansiedade, porem, medidas protetoras são realizadas no  pode ser atendida, resultando na ansiedade, porem, medidas protetoras são realizadas no

impulso que deve ser evitado. impulso que deve ser evitado.

O pensar substitui o agir. Os atos obsessivos funcionam como acordo entre os O pensar substitui o agir. Os atos obsessivos funcionam como acordo entre os imp

impulsoulsos s antaantagônigônicos, cos, tentendo do como como tentendêncdência ia se se aproaproximximar ar dos dos atoatos s masmasturbturbatóatóriosrios infantis fazendo com que atos de amor passem a ser auto-eróticos.

infantis fazendo com que atos de amor passem a ser auto-eróticos. Es

Estetes s papacicienentetes s apapreresesentntam am umuma a rereprpresessãsão o prprememataturura a dodos s ininststinintotos s sesexuxuaiaiss escopofíl

escopofílicos e icos e epistemepistemofílicos, sendo a ofílicos, sendo a cisma o sintoma principal da cisma o sintoma principal da neurose obsessiva eneurose obsessiva e o pensamento se torna sexualizado e sentido com o prazer sexual.

o pensamento se torna sexualizado e sentido com o prazer sexual.

O paciente acaba possuindo três personalidades, sendo uma inconsciente e duas O paciente acaba possuindo três personalidades, sendo uma inconsciente e duas

(17)

pré-Start Free Trial

Cancel Anytime.

As idéias obsessivas aparentemente não possuem motivo ou

As idéias obsessivas aparentemente não possuem motivo ou explicexplicação. É ação. É necessárionecessário  buscar a fonte original, ou seja, saber quando foi à primeira aparição e depois, quando ela  buscar a fonte original, ou seja, saber quando foi à primeira aparição e depois, quando ela retorna criando uma relação entre a aparência original que ocasionou a doença e os retorna criando uma relação entre a aparência original que ocasionou a doença e os esforços motivadores que desencadearam a reincidência dos sintomas.

esforços motivadores que desencadearam a reincidência dos sintomas.

 Nas neuroses obsessivas, os atos compulsivos e em estágios sucessivos significam  Nas neuroses obsessivas, os atos compulsivos e em estágios sucessivos significam que o segundo anula o primeiro.

que o segundo anula o primeiro.

Isto representa um conflito entre dois impulsos opostos (amor e ódio), satisfazendo Isto representa um conflito entre dois impulsos opostos (amor e ódio), satisfazendo cada um deles de forma separada, primeiro um e depois o outro apesar da tentativa de cada um deles de forma separada, primeiro um e depois o outro apesar da tentativa de estabel

estabelecer uma ecer uma conexão entre as conexão entre as forças antagônicasforças antagônicas, o , o próprio paciente não percebe isto,próprio paciente não percebe isto,  pois racionalizou os fatos.

 pois racionalizou os fatos.

Também as neuroses obsessivas ligam seus afetos a causas errôneas, porém devido a Também as neuroses obsessivas ligam seus afetos a causas errôneas, porém devido a auto censura, revelam-se sem querer e não as ligam a fonte original verdadeira.

auto censura, revelam-se sem querer e não as ligam a fonte original verdadeira. Aq

Aqui ui a a amamnénésisia a é é paparcrciaial l (p(perermmananecece e na na mememómóriria a o o mmototivivo o da da dodoeençnça)a),, diferentemente da histeria cujas causas cedem lugar a amnésia como repressão.

diferentemente da histeria cujas causas cedem lugar a amnésia como repressão.

Segundo Freud a etiologia da neurose está na masturbação infantil que tem seu pico Segundo Freud a etiologia da neurose está na masturbação infantil que tem seu pico entre 3 e 5 anos de idade onde ocorre a descarga de todos os comportamentos sexuais e as entre 3 e 5 anos de idade onde ocorre a descarga de todos os comportamentos sexuais e as fantasias originadas destes componentes.

fantasias originadas destes componentes. Quando o desenvo

Quando o desenvolvimentlvimento sexual é o sexual é perturbado preperturbado precocementcocemente as neuroses surgem,e as neuroses surgem,   pois as pessoas não conseguem suprimir ou sublimar os componentes sexuais sem   pois as pessoas não conseguem suprimir ou sublimar os componentes sexuais sem

recorrer a inibições que é o deslocamento devido ao trauma. recorrer a inibições que é o deslocamento devido ao trauma.

Para Freud, o paciente fora repreendido antes dos 6 anos de idade em relação a Para Freud, o paciente fora repreendido antes dos 6 anos de idade em relação a masturbação, sendo ele duramente castigado e repreendido por uma só conduta, pôs fim a masturbação, sendo ele duramente castigado e repreendido por uma só conduta, pôs fim a ma

maststururbabaçãção o dedeixixanando do elele e cocom m rarancncor or papara ra sesempmpre re e e liligagandndo o o o papai i ao ao papapepel l dede  perturbador da vida sexual.

 perturbador da vida sexual. O

O pacpacieiente nte era era supsupererstisticiocioso so e e acracrededititava ava em em prepremomoniniçõeções s o o quque e é é títípicpico o dosdos neur

neurótióticos cos obseobsessivssivos. os. Para Freud Para Freud o o pacpacientiente e realrealizavizava a leileitura perifértura periférica ica e e erroerros s dada memória para forjar adivinhações. Suas neuroses obsessivas e repressões não são feitas memória para forjar adivinhações. Suas neuroses obsessivas e repressões não são feitas através da amnésia e sim mediante a ruptura de conexões causais por retirada do afeto. através da amnésia e sim mediante a ruptura de conexões causais por retirada do afeto.

Também outra característica dos neuróticos obsessivos é a necessidade de dúvidas e Também outra característica dos neuróticos obsessivos é a necessidade de dúvidas e incertezas, até para atrair o paciente para fora da realidade e isolá-lo do mundo.

incertezas, até para atrair o paciente para fora da realidade e isolá-lo do mundo.

Também preferem assuntos dos quais toda a humanidade tem dúvida e não podem Também preferem assuntos dos quais toda a humanidade tem dúvida e não podem comprovar, como a vida após a morte, duração da vida, etc....E todos os neuróticos comprovar, como a vida após a morte, duração da vida, etc....E todos os neuróticos obsessivos compartilham da onipotência, lembrança da antiga megalomania da infância. obsessivos compartilham da onipotência, lembrança da antiga megalomania da infância.

Referências

Documentos relacionados

[r]

8.14 É de inteira responsabilidade do candidato manter seu endereço e dados cadastrais atualizados junto ao SENAI/PB, durante a realização deste Processo

Nessas avaliações de risco, o atuário considera os controles internos relevantes para o cálculo e elaboração das provisões técnicas e dos ativos de resseguro e

PACTO (docentes, terapeutas ocupacionais, estagiários de graduação, estudantes de pós-graduação, profissionais artistas, terapeutas ocupacionais colaboradores e bolsistas)

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Diante de resultados antagônicos, o presente estudo investigou a relação entre lesões musculares e assimetrias bilaterais de força de jogadores de futebol medidas por meio

[r]

Para Renault Sandero Stepway Rip Curl, garantia total de 3 anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro, condicionada aos termos e condições estabelecidos no Manual de Garantia