• Nenhum resultado encontrado

Agência Virtual - O consumidor acessando sua conta de água pela Internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agência Virtual - O consumidor acessando sua conta de água pela Internet"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Agência Virtual - O consumidor acessando sua conta de

água pela Internet

Autores:

Leandro Martini Ribeiro - Engenheiro civil pelo IME - Instituto Militar de

Engenharia, 1978, engenheiro da F.SESP/FUNASA de 1978 a 1996 e sócio-gerente da empresa Sanegraph Consultoria em Sistemas de Informática e Saneamento Ltda desde 1996.

Dilcimar Ferreira Rezende de Mello - Graduada em 1992 em Ciências

Econômicas pela UFV (Universidade Federal de Viçosa-MG); atua como responsável pela Seção de Faturamento e Consumo do SAAE de Viçosa.

Seleste de Araújo Zancanella - Graduada em Matemática pela UFES

(Universidade Federal do Espírito Santo), 1999. Pós-graduanda em Administração de Redes Linux pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) desde 2002. Atua como responsável pela Seção de Informática do SAAE de São Mateus.

Luigy de Freitas - Graduando em Ciência da Computação pela UFV (Universidade

Federal de Viçosa); atua como desenvolvedor e integrador de soluções para redes de computadores, Intranets e para Web.

Endereço para Correspondência:

Leandro Martini Ribeiro

Rua Tomaz Gonzaga 770/201 Lourdes – Belo Horizonte – MG 30180-140

Tel/fax: 31-3337-0217 – Cel: 31-9637-6338 E-mail: suporte@sanegraph.com.br

Síntese:

Descrição da experiência bem sucedida nas Autarquias (SAAE´s) de Viçosa-MG e São Mateus-ES de disponibilizar os dados de consumo e débitos na Internet, permitindo aos consumidores a emissão de segunda via de conta de água e esgoto.

(2)

1) Objetivo do Trabalho

Os autores têm por objetivo relatar a experiência muito bem sucedida, primeiro no SAAE de Viçosa - MG e depois no SAAE de São Mateus – ES, de disponibilizar aos consumidores das respectivas cidades o acesso à sua conta de água e esgoto pela Internet, no que chamamos de "Agência Virtual".

A idéia das duas Autarquias, em parceria com a empresa Sanegraph Ltda, era criar uma alternativa que facilitasse aos consumidores o acesso aos dados de suas contas, permitindo assim um atendimento mais rápido e eficiente, ao mesmo tempo de maior qualidade, comparando com a forma tradicional de atendimento no balcão dos SAAE´s, evitando o deslocamento dos consumidores até o escritório.

2) Metodologia Empregada

A metodologia empregada foi gerar, a partir do software de Contas e Consumo usado nas Autarquias, arquivos diários com posição consolidada dos últimos consumos e débitos em aberto, carregando-os (processo de upload) para o Web Site do SAAE. Acessando o site e usando um navegador (browser) do tipo IE - Internet Explorer ou Netscape, os consumidores podem ter acesso a essas informações e, se necessário, imprimir em impressora jato de tinta a segunda via padrão Febraban das suas contas para pagamento na rede bancária credenciada. É claro que esse benefício adicional oferecido aos consumidores não substitui a rotina de emissão e entrega da conta (primeira via) em cada domicílio atendido pelo SAAE, sendo mantida a sistemática convencional de distribuição das faturas nos domicílios atendidos.

Por facilidade de implementação, foi utilizada tecnologia de acesso a bases de dados usando ASP (Active Server Pages), com rotinas escritas em Visual Basic (VB Script), em servidor do tipo Windows/NT ou 2000. Essa solução pode também ser adotada para ambiente Linux utlizando scripts escritos em PHP e usando servidor Apache, obtendo-se os mesmos resultados., sendo essa uma opção de cada Autarquia, em função dos recursos e opções oferecidos pelo provedor local de serviços Internet.

3) Exemplo de Acesso passo a passo

As figuras a seguir apresentam todo o processo de consultas dos débitos, dos seis últimos consumos e obtenção de uma segunda via de fatura do consumidor hipotético de código “00012” no Web Site do SAAE de São Mateus-ES. As etapas seguidas pelos consumidores de Viçosa-MG são exatamente as mesmas.

(3)

O acesso ao site www.saaesma.com.br gera no Internet Explorer a fig.01, onde se encontra o link para o acesso à Agência Virtual, pela chamada “2ª Via de Conta – Retire sua 2ª Via de conta, consulte seu consumo e verifique seu débito aqui”.

Fig 01 – Página Principal do Web Site do SAAE de São Mateus – ES

Clicando sobre o link citado acima, o consumidor tem acesso à Agência Virtual propriamente dita, para sua identificação, ou seja, entrada do código e senha, onde seu acesso é validado. Vale ressaltar que a exigência ou não de uma senha de acesso fica inteiramente a critério de cada Autarquia, podendo-se aplicar maior ou menor facilidade de acesso aos dados (sem senha ou exigindo-se senha).

(4)

Fig 02: Entrada do código e senha do consumidor “00012” de São Mateus-ES

Uma vez validados os dados, o consumidor “00012” pode escolher consultar os seus últimos consumos ou todos os seus débitos em aberto, conforme fig 03. Vale observar que a cada “upload” diário, automaticamente fica informado aos consumidores que os dados estão atualizados até o dia atual.

(5)

Fig 03: Escolha de consulta a consumos ou aos débitos e 2ª Via de Conta. A opção “Consumos” leva então o consumidor à tela da fig 04 a seguir:

(6)

Fig 04: Seis últimos consumos mensais do consumidor “00012”, mostrando o mês/ref e o consumo correspondente.

Retornando dessa página dos consumos, pode-se optar agora pela tela dos débitos, a qual permite posteriormente a escolha do mês/ref para emissão da 2ª via correspondente. Para não confundir o consumidor, apenas os meses em aberto no momento da geração dos arquivos para Internet são apresentados na tela dos débitos.

Tal consulta de débitos pode ser visualizada na fig 05 e nessa mesma figura é mostrado o consumidor optando por emitir a segunda via do mês/ref 06/2002:

(7)

Fig 05: Débitos em aberto do consumidor “00012” e escolha de emissão da 2ª via do mês 06/2002.

Ao clicar no botão “Emitir Conta”, obtém-se na tela do navegador (browser) a imagem da segunda via, com todas as características que permitem seu pagamento na rede bancária, inclusive com o código de barras padrão Febraban (2 de 5 intercalado, com 44 caracteres), conforme fig 06:

(8)

Fig 06: 2ª via do mês 06/2002 do consumidor “00012”, no valor de R$ 13,00.

O botão “Imprimir” gera uma fatura completa no formato A4, que pode ser impressa pelo consumidor em uma impressora comum, normalmente do tipo jato de tinta colorida, conforme fig 07 a seguir:

(9)
(10)

4) Conclusões

É inegável o êxito e repercussão da experiência nessas duas cidades, principalmente pelos aspectos peculiares da existência de grande população estudantil (caso de Viçosa) e população flutuante de balneário (caso de São Mateus). Há grande vantagem para ambas as partes (Autarquia e Consumidores) no uso cada vez maior da Internet para essa prestação de serviço, independente do sistema comercial dito “de retaguarda”, ou seja, a solução implantada pode ser estendida a qualquer outra cidade que queira oferecer essas facilidades aos seus cidadãos, independente do sistema em funcionamento na área de Contas e Consumo da Autarquia, bastando que sejam gerados arquivos com lay-out definido e adotados os scripts em VB + ASP ou PHP.

Um outro ganho observado no site, refere-se à sub-página "Fale Conosco", onde os consumidores, podendo se identificar ou não, tecem comentários, elogios e enviam reclamações, solicitam serviços, etc, criando-se um forte canal de comunicação entre os SAAE's e seus consumidores.

A segurança dessa solução se baseia na forma como os consumidores acessam os seus dados. Esses não são acessados diretamente nos servidores de rede local da Autarquia, uma vez que os SAAE´s necessitariam de uma estrutura interna robusta de segurança de dados, mas sim através de uma cópia dos mesmos, que são transferidos diariamente para um provedor. Isso evita o acesso indevido e eventuais alterações nos dados do sistema de retaguarda.

Finalizando, o aspecto “custo” desse tipo de solução é pequeno, viável para qualquer Autarquia de porte médio ou acima, pois os arquivos gerados são relativamente pequenos e o espaço em disco requerido no provedor não é grande, podendo ser contratado, a valores de abril de 2003, na ordem de R$ 40,00/mensais.

Referências

Documentos relacionados

species of the closest genera: Ralstonia pickettii LMG 5942 T and Cupriavidus necator

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

a) Analisar o processo de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos urbanos realizados pelo município. b) Identificar, na percepção das associações de bairros, o

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal.. A