• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL

1 - Verifique se este caderno contém 10 (dez) questões de múltipla escolha.

2 - Observe se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvida. Caso existam, comunique

imediatamente ao Fiscal de Sala.

3 - Verifique se os dados existentes na Folha de Resposta conferem com os dados do Cartão de

Inscrição e da etiqueta afixada na sua carteira.

4 - Esta Prova tem duração de 2 (duas) horas, sendo o início às 14h00. Não é permitida a saída do

candidato antes de esgotado o tempo mínimo de 30 (trinta) minutos.

5 - É vetado, durante a prova, o intercâmbio ou empréstimo de material de qualquer natureza

entre os candidatos, bem como o uso de celulares, calculadoras e/ou qualquer outro tipo de

equipamento eletrônico. A fraude, ou tentativa, a indisciplina e o desrespeito às autoridades

encarregadas dos trabalhos são faltas que eliminam o candidato.

6 - Assine, ao sair da sala, a Lista de Presença e entregue o seu Caderno de Prova e a Folha de

Produção Textual, devidamente assinados, ao Fiscal de Sala.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR

TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA 2015.1

(2)

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4.

Como as malas se perdem nos aeroportos?

Pelas estatísticas, não parece um grande problema: 99% da bagagem aérea do mundo chegar ao destino. Acontece que o 1% restante representa uma pilha anual de 8 milhões de volumes, que somem por causa de procedimentos padrão ou por erros de percurso.

A maioria dos sumiços é uma questão de etiqueta - o adesivo identificador colado na hora do check-in é a única informação sobre o destino na mala. Se a etiqueta estiver errada ou se cair durante o embarque e o desembarque, a mala vai para um lado e o dono para outro. Mas às vezes o dono da bagagem também tem culpa: se a mala é despachada tarde demais, pode ficar pelo caminho por restrições de peso. Imagine que existem vários guichês recebendo malas acima do peso permitido. Conforme o check-in avança, os quilos a mais vão se acumulando e só mais tarde descobre-se que algumas bagagens não podem entrar porque o limite de carga do avião foi ultrapassado.

As malas desgarradas são normalmente reunidas em grandes depósitos bancados por muitas empresas. Por causa da quantidade de volumes, pode demorar semanas até que a mala volte de um desses lugares para o seu dono. Como cada devolução de mala perdida custa em média US$ 100 para as companhias - US$ 8 milhões por ano -, elas estudam medidas para diminuir as perdas, como banco de dados global e trocar as etiquetas por chips com radiofrequência.

Superinteressante, São Paulo, n.267, p. 52. Jul. 2009. (Fragmento)

1ª QUESTÃO

Leia as informações sobre o texto:

I - O volume de bagagens perdidas nos aeroportos é alarmante e constitui um grande problema para as companhias aéreas.

II - “Acontece que o 1% restante representa uma pilha anual de 8 milhões de volumes, que somem por causa de procedimentos padrão ou por erros de percurso.” A palavra destacada é pronome relativo e tem como antecedente “uma pilha anual de 8 milhões de volumes.” III - Em “ou (somem) por erros de percurso.” A conjunção destacada expressa sentido de exclusão ou alternância entre os fatos apresentados.

IV - Um dos motivos do desvio de grande número de malas é o sumiço da etiqueta ou seu preenchimento com informações erradas.

Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) correta(s), apenas: a) III e IV b) I e III c) I, II e IV d) II, III e IV e) I, II e III 2ª QUESTÃO

Os conectivos ou partículas linguísticas de ligação, alguns pronomes, advérbios, etc, além de exercerem funções coesivas, manifestam ainda diferentes relações de sentido entre os enunciados. Aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que a relação estabelecida pelo conectivo em destaque está INCORRETAMENTE indicada entre parênteses.

a) “Se a etiqueta estiver errada”. ( Condição)

b) “Como as malas se perdem nos aeroportos?” (Comparação) c) “O depósito de malas era como um grande celeiro” (Comparação)

d) “Como comprovam as estatísticas, não parece um grande problema”. (Conformidade). e) “Porque o limite de carga do avião foi ultrapassado”. (Causa)

(3)

3ª QUESTÃO

O termo destacado em “Conforme o check-in avança, os quilos a mais vão se acumulando” , pode ser substituído, sem alteração de sentido, por: a) Para que b) Porque c) Contanto que d) À medida que e) Embora 4ª QUESTÃO

A regência verbal em destaque na frase: “Imagine que existem vários guichês recebendo malas acima do peso permitido...” é a mesma do verbo destacado em:

a) “...99% da bagagem aérea do mundo chegar ao destino...” b) “A maioria dos sumiços é uma questão de etiqueta.”

c) “Acontece que o 1% restante representa uma pilha anual de 8 milhões de volumes...” d) “...que somem por causa de procedimentos padrão ou por erros de percurso.”

e) “Por causa da quantidade de volumes, pode demorar semanas até que a mala volte de um desses lugares para o seu dono.”

5ª QUESTÃO

Em todas as frases abaixo, extraídas do artigo de opinião ”Da Noruega para a África e outros desastres da Petrobras”, veiculado na Revista Veja, de 7 de janeiro de 2015, p. 23, está presente o acento grave, indicador da ocorrência de crase. Em uma delas o acento foi usado indevidamente (de forma proposital em razão da questão). Marque a alternativa em que isso acontece.

a) “É enorme o dano à empresa...”

b) Quem diria, um partido de linhagem estatista e, assim, avesso à privatização, o PT...”

c) “Escassos de justificativa técnica e plenos de custos excessivos, tais investimentos dificilmente trarão resultados semelhantes à outros da empresa.”

d) “O escândalo de corrupção está ligado às políticas para cargos de direção.”

e) “... a rigor, caberia ajustá-lo à rentabilidade média, com a correspondente redução do patrimônio líquido.” 6ª QUESTÃO

As normas de concordância verbal estão inteiramente respeitadas de acordo com a norma culta da língua portuguesa na frase: a) Por que choveram críticas ao elenco do filme Êxodo?

Veja, 24 dez, p. 9.

b) Vende-se portões eletrônicos, a instalação é grátis.

c) “Houveram muitas especulações sobre o aumento do salário mínimo, mas ninguém acertou, todos pensavam que seria um aumento maior.

d) “No regime de concessão confiam-se nas regras do jogo e se fazem negócios como em qualquer atividade” Veja, 7 jan. 2015, p. 23.

e) Faziam muitos anos que não havia tanta falta de água em São Paulo. Leia o anúncio publicitário abaixo para responder às questões 07 e 08 07ª QUESTÃO

Leia este anúncio publicitário:

DESCONTOS

A

(4)

Leia as informações abaixo sobre o anúncio:

I - Trabalha com a linguagem verbal e a não verbal, interagindo com elementos a linguagem matemática. Essa mistura de linguagens tem a finalidade de enfatizar as qualidades do anunciante e conferir credibilidade ao produto anunciado.

II - A função da linguagem predominante é a referencial, pois a informação é repassada objetivamente.

III - O número do desconto (60%) está em letras maiores que as outras palavras e números do anúncio, esta é uma estratégia para chamar a atenção do consumidor.

IV - A palavra “sale” em inglês, desqualifica o texto, revelando falta de coerência.

V - A função da linguagem predominante é conativa ou apelativa, porque a linguagem é trabalhada para convencer o leitor quanto ao objetivo do destinatário, para isso, utiliza-se do texto verbal que se entrecruza com o texto não-verbal.

Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) correta(s), apenas:

a) II, III e IV c) II , III e V e) III e IV

b) I, III e V d) I e III

8ª QUESTÃO

Leia os textos abaixo extraídos do site www.amigodoscaes.com.br Texto 1

É certo tratar cães como humanos?

Com o meu dog, meu amado samoiedo Theodoro, faço o que quiser. Nem quero saber se ele gosta de ser chamado de filho, ou se gosta que eu o persiga o tempo todo pedindo abraços e beijos. Só o ser humano tem essa noia de querer racionalizar as coisas desse jeito.

Ana Rosa, no site. Texto 2

Gosto de cachorros, mas tratá-los como filho é demais. Há tantas crianças nas ruas e nos orfanatos – e as pessoas preocupadas com futilidades. Não consigo entender isso. Deveriam levar o carinho, o amor e o dinheiro gasto com um cachorro para uma criança carente.

Daniel Rosso, no site

Analise as seguintes afirmativas sobre o emprego dos pronomes dos textos: I - O pronome essa (no texto 1) refere-se ao substantivo noia.

II - O pronome isso (texto 2) refere-se a uma situação que será relatada posteriormente. III - Os pronomes o e ele (texto 1) têm referentes diferentes.

IV - A repetição do pronome meu (texto 1) reforça a intensidade do amor que a autora sente pelo seu cachorro. Está (ão) corretas(as):

a) I, II, III e IV c) I, II e III e) I e IV.

b) II e IV d) III e IV

9ª QUESTÃO

“Vim mais meu pai no pau de arara, numa carroceria braba de caminhão. Levou foi muitos dia. Aí fiquei no acampamento duma firma que eu trabalhei nela, a Construtora Nacional. Construindo aquele colosso onde tem aquelas duas bacia grande em cima da laje, uma virada pra riba e outra virada pra baixo”.

Fala do cearense José Alves de Sousa. Veja, abr. 2010, p.39. Leia as afirmações sobre o texto:

I - A linguagem é coloquial, os desvios da norma-padrão não interferem na intenção comunicativa do texto.

II - O registro formal da língua é predominante, com poucos “desvios gramaticais”, compatível com a situação comunicativa do texto.

III - O entendimento do texto é prejudicado, tendo em vista não seguir uma linha argumentativa coerente.

IV - O termo pau de arara, vocábulo próprio do Nordeste, tipo de transporte para levar trabalhadores para o sul do país. Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) corretas(as), apenas:

a) I e IV c) I e III e) I, II e III

(5)

10ª QUESTÃO Leia a tirinha:

O efeito humorístico da tirinha foi produzido:

a) Pela displicência do personagem de azul ao fazer o questionamento ao amigo. b) Pela pergunta que o personagem de azul fez ao personagem de verde.

c) Pela resposta do personagem de verde.

d) Pelo efeito sonoro provocado pela onomatopeia “PICH”.

(6)

Leia os textos abaixo sobre a questão da alteração da maioridade penal no Brasil. Texto I

Deve-se reduzir a maioridade penal no Brasil?

Toda vez que um crime cometido por um menor de idade ganha evidência na mídia, cria-se uma comoção nacional e a polêmica envolvendo a maioridade penal vem à tona. Isso ocorreu recentemente, após um jovem prestes a completar 18 anos ter assassinado um universitário por causa de um celular, no início de abril, em São Paulo. Pesquisa Datafolha, uma semana depois do fato, revelou que 93% dos paulistanos eram favoráveis à redução da maioridade penal, uma vez que, no Brasil, os menores de 18 anos não respondem criminalmente por seus atos. Dezesseis anos é a idade mais cogitada para marcar esse limite. A principal alegação apresentada na defesa dessa mudança é o precoce amadurecimento do jovem, que hoje tem fácil acesso a informações e discernimento suficiente inclusive para votar. No entanto, os opositores dessa mudança alegam que outros casos surgirão com jovens (ou até crianças) com idades inferiores a essa, uma vez que as causas do problema não estariam sendo combatidas.

http://educacao.uol.com.br/

Texto II

“Seria um retrocesso para o país, além de transformar o menino num delinquente sujeito à crueldade das prisões”, afirmou. “É a negação de tudo que podemos imaginar para o futuro”. Para Marcus Vinicius, a criminalidade e a violência entre os jovens precisam ser enfrentados a partir de um trabalho social muito forte. “Um pouco de dignidade já resolveria muita coisa”, disse, lembrando a falta de perspectiva que leva muitos adolescentes a buscar o caminho das drogas e da criminalidade.

(...)

Marcos Vinícius F. Coelho. Presidente da OAB em entrevista à Folha de S. Paulo.

Texto III

Texto IV

“Eu acho um assunto muito delicado, pois não se trata de ser a favor ou contra... Acho que do jeito que as coisas andam, se parar para analisarmos friamente, eu seria a favor mas, de acordo com nosso sistema penitenciário, a superlotação, que se encontram, não acho que seria a melhor opção para o problema, pois acho que se deixarmos nossos menores presos, juntamente com os adultos, da maneira que ficam hoje, estariam em uma escola para a bandidagem. Acho que deveríamos ter um programa com esportes, escola, arte, música, trabalho, para que eles pudessem ser reintegrados na sociedade de forma digna, mas sabemos que não é isso que acontece.. Acho que se colocarmos mais menores na cadeia, do jeito que estão, superlotadas, imagine o problema que estaremos criando para nosso futuro... Por esse motivo, hoje, sou contra.”

Depoimento de um aluno universitário

Com base nos textos acima e em informações que você conhece sobre o assunto, redija um artigo de opinião sobre o tema. Utilize no máximo, 20 e, no mínimo, 15 linhas. Empregue a modalidade formal da língua portuguesa.

Passe a grana antes que eu complete 18 anos!

(7)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Já as importações também foram concentradas, principalmente em produtos relacionados à área da saúde, que representaram mais da metade da pauta: as vacinas para medicina

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

mori foi realizada a análise da infecção causada por um isolado geográfico do BmNPV no Estado do Paraná, Brasil, sendo a espécie viral identificada como Bombyx mori

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a