• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Lê o texto com atenção.

Naquele tempo, o meu pai contava-me muitas histórias de gigantes. Eu não queria ador- mecer sozinho, de maneira que ele sentava-se na minha cama e entretinha-me, enquanto não chegava o João Pestana. A verdade é que o meu pai não sabia as histórias de cor e ia inventando, à medida que ia contando. Algumas histórias, que começavam sempre com «Era uma vez um

gigante», desconfio que ele as inventou de uma ponta à outra. 5

Mas a partir do momento em que a história era contada eu não admitia variantes. Queria ali todos os pormenores. Acho que todos os miúdos têm esta atenta memória que contradiz e mete na ordem os adultos contadores, quando são distraídos.

Pois naquela altura saltitava lá por casa um coelhito malhado. Não era um desses coelhos anões, cinzentos e cheios de peneiras, armados em fidalgos, que se vendem agora nos centros 10 comerciais. Não. Era um robusto coelho do campo, muito curioso, de narizito sempre a farejar, grande apreciador de cenouras.

Houve alguém que nos ofereceu aquele coelho, no pressuposto de que o destinaríamos à panela, com batatas e ervas cheirosas. Mas naquela nossa casa não havia ninguém capaz de sa-

crificar um animal, para mais simpático e dado ao convívio. 15

De início, ficou numa marquise. Todas as manhãs, quando se abria a porta da marquise vinha cumprimentar-nos, farejando-nos os pés e empinando-se a olhar para nós. Não tardou que cir- culasse por toda a casa e me fizesse companhia naquelas brincadeiras que demoravam o dia inteiro.

Era um coelho extremamente asseado. Tinha lá o seu sítio de recolhimento e fez questão 20 de nunca deixar noutro lado aquelas bolinhas pretas e redondinhas que os coelhos costumam distribuir. E bom companheiro que ele era. Tinha imenso jeito para andar nos carrinhos, ajudava a descarrilar o comboio de brinquedo, e admirava, com sinceridade, as maravilhosas obras de engenharia que eu construía com o meu «Meccano».

Eu já deixara de invejar os outros miúdos que tinham cães e gatos nos quintais. Nenhum se 25 comparava ao meu coelho, nem sabia brincar com tanta classe. Os homens são ingratos. Quando crescem, ainda mais. Imaginem que eu me esqueci completamente do nome do meu coelhinho. Certo é que ele acudia aos chamamentos e vinha de onde estivesse, saltitão, com o tufo peludo do rabito no ar. Eu podia agora improvisar um nome e fazer de conta que o bicho se chamava, por exemplo, «Pinóquio» ou «Lanzudo». Mas não quero inventar nada. Quero contar tudo como 30 era. Esqueci-me do nome, passou-me, pronto!

Mas… um dia, comecei a ouvir os adultos a segredar, lá em casa. Desconfiei logo que se

Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa – 5.º ano

Nome________________________________________ N.º_____ Turma:____ Data:____/____/____

Auto-avaliação do aluno:

Achei o teste fácil   difícil  muito difícil 

Porque: me preparei  não estudei  não estive atento nas aulas  Outra razão: ______________________________________ Avaliação:__________________________________________ Ass./comentário do Prof.:_____________________________ _____________________________________________________ ______________________________________________________ Encarregado de Educação: __________________________________ (Assinatura)

(2)

2

tratava do meu coelho, e era mesmo. Um amigo, possuidor de uma quinta, tinha-se oferecido para instalar o bicho no campo e os meus pais – com aquele irritante bom senso que compete aos mais crescidos – haviam considerado a proposta interessante. Sempre era melhor para o 35 animal andar em liberdade, ao ar livre, entre arvoredos, na companhia de seus iguais e de árvores de capoeira… E quando eu protestava, com muita força, limitavam-se a abraçar-me e a sorrir.

Mário de Carvalho, «O Coelho e os Gigantes»,

in Boletim Cultural – Memórias da Infância, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1994

I

Responde ao que te é pedido sobre o texto que acabaste de ler, seguindo as orientações que te são dadas. Presta atenção à construção das frases, ortografia e pontuação.

1. Assinala com ✗ a opção que permite completar a afirmação, de acordo com o sentido do texto.

Naquele tempo, quem contava histórias ao menino era… … a mãe.

… a avó. … o pai.

… o irmão mais velho. … o avô.

2. Lê as palavras registadas no quadro. Descobre as três palavras que são elementos da classe geral

animais e escreve-as. Animais avestruz formiga Coelheira pasto Caçador galgo Coelho

3. Relê o terceiro e o quarto parágrafos do texto. Completa as frases, preenchendo os espaços com o conteúdo desses parágrafos.

O coelho malhado que andava lá por _______________ tinha sido ________________ para ser cozinhado com batatas, numa panela. Mas aquele animal era tão _____________ que ninguém foi capaz de o ____________________.

qu As te A _______________________________ _______________________________ _______________________________

(3)

3 1 A 2 B 3 C 4 D 5 E

4. Assinala com as expressões que, no texto, se referem às crianças e aos adultos. Segue o exemplo.

Afirmações Crianças Adultos

”Eu não queria adormecer sozinho” (linhas 1-2) ✗

”sentava-se na minha cama e entretinha-me” (linha 2) ”Eu já deixara de invejar os outros miúdos” (linha 25) ”Os homens são ingratos.” (linha 26)

”Esqueci-me do nome, passou-me, pronto!” (linha 31)

5. Refere o que fazia o menino antes de adormecer.

_________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

II

1. Descobre o sentido das expressões idiomáticas seguintes, fazendo as associações.

2. Assinala com ✗ o antónimo de distraídos (linha 8).

atraídos atentos subtraídos desatentos

2.1. ”Era um robusto coelho do campo”.

Assinala o antónimo da palavra sublinhada.

atlético franzino delicado anão

3. Transcreve os quatro elementos pertencentes à categoria ”animais domésticos” que estão na lista seguinte.

coelho – pato – galinha – crocodilo – avestruz – águia – zebra – foca – gato – lince __________________________________________________________________

4. Lê a frase: ”Era um robusto coelho do campo”.

4.1. Retira da frase:

a) um determinante ____________________

b) dois nomes _________________ _________________ Tirar um coelho da cartola

Tirar o chapéu Tirar as palavras da boca Tirar a pinta Tirar partido

Reconhecer o valor Reconhecer o valor

Julgar alguém ou alguma coisa, com base nas primeiras impressões Aproveitar

(4)

4 5. Podia improvisar um nome e fingir que o bicho se chamava «Pinóquio» ou «Lanzudo».

5.1. Transcreve para o quadro seguinte todas as palavras que são determinantes (artigos definidos ou indefinidos), nomes ou verbos.

Determinantes Nomes Verbos

5.2. Indica a vogal temática dos verbos e, a partir dela, determina a conjugação a que esses verbos pertencem.

Verbo Vogal temática Conjugação

III

Escolhe um dos temas seguintes e atribui-lhe um título sugestivo:

1. O narrador afirma que a memória dos miúdos ”mete na ordem os adultos contadores, quando são

distraídos”. Num texto de 15 a 20 linhas, reconta por palavras tuas uma história que te tenha sido contada por um adulto ou que tenhas encontrado num livro.

2. O brinquedo preferido do coelho era o comboio a fingir. Imagina uma situação entre o menino e o

animal relacionada com este brinquedo. Escreve um texto de 15 a 20 linhas.

______________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(5)

5 ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Boa Sorte.

Referências

Documentos relacionados

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

9- Nos primeiros tempos, as rochas eram utilizadas como abrigo, arma de defesa e para caçar... 10- Atualmente são usadas como material de construção, decoração,

15- Não despejar resíduos que contaminem as águas; não sujar o solo; não fazer lume onde haja perigo de incêndio; não arrancar ervas e arbustos que protegem o solo; proteger os

Ulisses imaginou que os gregos deviam fingir que iam todos embora dali e deixar às portas de Troia o monumental cavalo sozinho.... em ar

Passaram dois dias, três dias, quatro dias e os troianos convenceram-se então que os gregos tinham partido de verdade e não voltavam mais. Abriram muito devagarinho as portas da