• Nenhum resultado encontrado

A LOUCURA QUE É REGER A VIDA FORA DA VONTADE DE DEUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A LOUCURA QUE É REGER A VIDA FORA DA VONTADE DE DEUS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A LOUCURA QUE É REGER A VIDA FORA DA VONTADE DE DEUS

08/06/2003n

Tg 4.13-17

13

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".

14

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

15

Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

16

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

17

Portanto, quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

13 Agora escutem, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!"

14 Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.

15 O que vocês deveriam dizer é isto: "Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo." 16 Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau.

17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

INTRODUÇÃO

1. Agora Tiago inicia uma nova seção onde ele dirige a sua atenção aos ricos . Àquelas pessoas da comunidade que eram abastadas financeiramente e que , por isso, muitas vezes, não pareciam viver uma dependência total e absoluta do Senhor .

2. Podemos ouvir o eco de suas palavras por de trás das de Tiago: “Amanhã tenho uma viagem de negócios , ficarei tantos dias em tal cidade, faqfrei um negócio que me renderá tanto de lucro ....

3. O problema não eram os negócios ou o lucro, mas a independência e a auto-suficiência que experimentavam .

4. Você já percebeu como temos a tendência de planejar toda a nossa vida sem pedir a Deus qualquer opinião?

5. Você já percebeu como temos a tendência de ser tão independentes de Deus a ponto de não considerar qual seja a vontade dele para a s nossas vidas .

6. Para muitos parece ser um absurdo o desejo de buscar a vontade de Deus para todas as circunstâncias da vida .

7. Lembro-me da ocasião que estávamos a procura de um carro para comprar, e parece que o encontramos, mas como já aprendemos a nunca fazer qualquer coisa sem consultar a vontade de Deus , voltamos para casa e oramos . Deus nos respondeu que aquela não era hora de fazer qualquer negócio. Parecia algo incoerente , pois tínhamos o dinheiro da entrada e os recursos das prestações . Lembro-me que comentei com um irmão o que havia acontecido e o mesmo disse que não concordava comigo, que nem todas as coisas precisavam ser submetidas a Deus , pois ele nos havia dado sabedoria e discernimento para julgar as coisas e que poderíamos viver na base deste

(2)

desempregado por um longo período e , graças a Deus, estávamos livres de compromissos financeiros e pudemos ajudá-lo naquele momento difícil.

8. O que Tiago estava ensinando era que é uma grande loucura reger a vida fora da vontade de Deus . Nesta noite gostaria de apresentar os argumentos que ele dá para tal afirmação. Por que é loucura reger a vida fora da dependência total e absoluta da vontade de Deus ?

I A COMPLEXIDADE DA VIDA V 13

13 Agora escutem, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!"

1. Fora da vontade de Deus a vida é um mistério.

2. Nem toda a sabedoria humana aplicada a vida pode prever o amanhã .

3. O amanhã , não nos pertence , ele faz parte do imponderável da nossa existência. Ele está única e exclusivamente nas mãos de Deus .

4. Por isso a vida só terá sentido se a colocarmos nas mãos do nosso salvador ,pois só ele tem o controle da nossa história .

5. Ilustração do livro do apocalipse  O choro de todo o céu , até que o cordeiro de Deus toma o livro do futuro e é o único a ter dignidade para abrir o seus selos

6. Só Deus tem as respostas

7. Se só ele tem a resposta porque resistimos tanto em buscar a sua palavra e a sua vontade para o nosso futuro?

8. Por que queremos ser tão independentes ? Talvez por causa do nosso orgulho de não desejarmos ser servos de Deus e sim senhores da nossa história .

9. Mas quem pode ser Senhor da história?

II A INCERTEZA DA VIDA

14

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

1. A segunda razão apresentada por Tiago é ainda mais forte . Não apenas , não temos o controle da nossa história , como não temos o controle da nossa própria vida .

2. O futuro é totalmente incerto!

3. Esta afirmação esta baseada em Pv 27.1

1 ¶ Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.

4. A atitude das pessoas a quem Tiago se dirigia nos faz lembrar a atitude do fazendeiro citado por Jesus em uma parábola:

Lc 12. 16 Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.

17

Ele pensou consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita'.

18

"Então disse: 'Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.

19

E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se'.

20

"Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?'

21

(3)

5. Só Deus conhece e tem o controle de todas as coisas

6. E muito do que achamos ser o mais importante e o mais natural não tem qualquer sentido diante da visão certa e analítica de Deus .

7. No caso da parábola o mais importante não era construir um celeiro novo e viver na expectativa de desfrutar um dia dos seus bens , mas preparar-se para o encontro com o criador .

8. Não valia nada ser rico por 24 h e pobre na eternidade de Deus .

9. A incerteza da vida é maior que a sua brevidade ela nos faz pensar na tolice de alguns dos nossos valores .

10. Quando elegemos valores na base do senso comum estamos construindo celeiros que nunca usaremos .

11. Quantos são os que estão gastando a vida construindo celeiros. Não há nada de errado em ter um celeiro maior, mas há muito de errado quando a construção dos mesmos esta nos impedindo de fazer e viver o mais importante para agora .

a. Uma família destroçada

b. Filhos perdidos e desorientados que não conseguem reger sua própria vida c. Uma alma tão vazia que não tem qualquer sentido eterno .

12. O que Tiago e Jesus queriam ensinar é que os critérios de valores que devem reger a vida precisam ser maiores que a própria vida . Precisam vir da vontade do nosso soberano Deus .

13. Se você projeta a sua vida somente na base do senso comum então você é como o louco fazendeiro, pois sua vida não tem a perspectiva de Deus e nem de sua vontade . E por mais que você seja alguém de sucesso , você aos olhos do Senhor é um tolo que perdeu o rumo e a perspectiva de vida .

14. O que você tem construído tem significância eterna ?

15. Se você não pode responder a esta pergunta , aos olhos do Senhor você é um grande tolo que não discerniu que a vida é mais do que as pequenas coisas que fazemos . 16. Ilustração do moço que queria um emprego com o velho conselheiro da Rainha . Sir

Gladstone

III A BREVIDADE DA VIDA

14

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

1. A próxima razão que Tiago apresenta para nos dizer que é uma loucura reger a vida fora da vontade de Deus é a sua brevidade .

2. A vida aqui na terra é muito curta .

3. A idéia foi retirada do livro de Jô. Vejam estes textos :

7. 6 Os meus dias passam mais depressa do que a lançadeira do tecelão e vão embora sem deixar esperança.

7. 9 Como a nuvem que passa e some, assim aquele que desce ao mundo dos mortos nunca mais volta;

(4)

8. 9 Pois nós nascemos ontem e não sabemos nada; os nossos dias na terra passam como a sombra.

9. 25 ¶ Os meus dias correm mais depressa do que um atleta; eles fogem sem ter visto a felicidade. 26 A minha vida passa como um barco ligeiro, como uma águia quando se lança sobre um coelho.

14. 1 ¶ Todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitada.

2 O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece.

4. Você não pode desperdiçar a sua vida; você precisa investi-la no que é eterno 5. Nós estamos a caminho da eternidade e são nestes poucos anos de existência que

determinaremos tudo o que acontecerá na eternidade .

6. O verdadeiro sentido da vida não é realizar algo, ou desfrutar algo, mas prepararmos a nossa eternidade .

7. É desperdiçar a vida quando passamos por ela sem nada para a eternidade . 8. Tudo o que você constroe nesta vida deixa de ter sentido e importância quando

olhamos para a sepultura , mas só que da graça de deus semeamos no coração pode ir além para a eternidade

9. Só ele pode nos dar a vida eterna

10. Ganhar tudo e perder a eternidade é ganhar nada .

11. Uma grande ilusão  Trocar ouro puro por espelhos e lantejoulas

12. Se hoje fosse o dia do seu encontro final com Jesus você estaria preparado?

IV O CASTIGO DIVINO

16

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

17

Portanto, quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

1. Por que as pessoas conhecem a vontade de Deus e deliberqadamente a desobedecem? a. Orgulho  Pensam que são mestres do seu destino e capitães da sua alma . 

O Homem tem feito tantas coisas maravilhosas que pensa que pode fazer todas as coisas .

b. Ignorância da natureza da vontade de Deus  Pensam que aceita-la ou rejeitá-la é uma opção sua. Mas na verdade a vontade de Deus não é uma opção é uma obrigação

2. Desobedecer a vontade de Deus implica em ser castigado pelo pai 3. Lc 12. 47-48

4. Hb 12.5-11

5. Mas há um grande perigo de ser desqualificado 6. 1 Co 9.24-27

(5)

CONCLUSÃO

1. É uma grande loucura reger a vida fora da vontade e propósitos divinos porque : a. A vida é complexa demais para a nossa capacidade de discernimento. b. A vida é incerta demais para nossa inteligência e gerência

c. A vida é breve demais e por isso não pode ser disperdiçada, precisa ser construída em termos do que é eterno

d. Porque fugir da vontade de Deus é viver uma vida aqui na terra debaixo do castigo divino , enquanto houver uma oportunidade de demovê-lo da tolice da independência ele o fará , pois ele o ama como filho

2. As palavras de Jesus para Paulo foram , dura coisa é para ti recalcitrares contra os aguilhões  Esta é uma verdade para muitos Paulos modernos . Pare de lutar e Deixe Jesus ser o Senhor da sua vida , só assim ele poderá ser o seu salvador eterno.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

A contratação pública socialmente responsável.. A alteração ao CCP de 2017 já previa alguns aspetos de execução do contrato, relacionados com condições de natureza social

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do