• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN MARÇO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN MARÇO 2015"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

MARÇO 2015

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE LOULÉ

(2)

Biblioteca

Municipal

de Loulé

(3)

-Projecto LEIA

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efectue leituras autónomas.

04 março – 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 -

ASMAL-U-VAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

06 março – 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 –

UNIR-As-sociação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

11 março – 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00

– ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

13 março – 11h00 – Existir/Loulé

18 março – 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 -

ASMAL-U-VAP – Unidade de Vida Apoiada de Almancil

20 março – 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 –

UNIR-As-sociação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

25 março – 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00

– ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

27 março – 11h00 – Existir de Loulé

Autores

da semana

Semanalmente, a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

02 a 07 março – Brigitte Weninger 09 a 14 março – Ana Teresa Pereira 16 a 21 março – Maria Besse 23 a 28 março – Casimiro de Brito 30 a 04 abril – Virginia Woolf

(4)

-Exposição

Casa da Primeira

Infância – 70 anos a

Educar para a Paz

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-A 10 de Junho de 1945, gentes de Loulé, amantes da Educação para a Paz, associando-se para um fim maior, fundaram nesta cidade a Casa da Primeira Infância, reconhecida a nível nacional como um marco na educação e verdadeira constelação familiar.

Para assinalar esta data, a Casa da Primeira Infância vai promover uma série de iniciativas, entre as quais a exposição ‘Casa da Primeira Infância – 70 Anos a Educar para a Paz’.

02 a 31 de março

Conferência

Casa da Primeira Infância

A arquitectura de

Manuel Laginha ao

serviço da Paz!

pelo arquitecto Carlos Delgado Pinto

Carlos Delgado Pinto nasceu em 1977, cresceu em Loulé e frequentou a Casa da Primeira Infância entre 1983 e 1987. Licenciou-se em arquitectura e especializou-se na obra do grande arquitecto louletano Manuel Laginha. Como ex- aluno da Casa da Primeira Infância abordará a importância desta obra como espaço educacional e de afectos. Biblioteca Municipal de Loulé

Entrada livre

(5)

Internet Sénior

O Projecto Internet Sénior tem por objectivo possibilitar um primeiro contacto com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Bibloteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Inscrição para maiores 55 anos.

Histórias com Arte

Temática: Hábitos de vida saudáveis...

Pretende-se com esta actividade contribuir para o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos alunos quer seja através da arte como da escrita.

Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo. Informações e Inscrições: biblioteca@cm-loule.com

Terças e quintas-feiras – 10h30 e 15h00

(6)

-Hora do Conto

Temática: Flores e Árvores

Pretende-se com esta actividade proporcionar momento de lazer, partilha, interacção entre crianças, biblioteca, pequenos leitores e contadores de histórias.

Com este projecto pretendemos dar a conhecer várias obras de escritores.

Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura em Língua Alemã

Leserklub fuer

portugiesische Literatur

in deutscher Sprache

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa em língua alemã.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Quartas e sextas-feiras – 10h30 e 15h00

05 de março – quinta-feira – 16h00

(7)

-- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ --

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-No âmbito do ciclo Livros Abertos, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a escritora Inês Pedrosa para a apresentação do seu livro mais recente livro Desamparo. Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014 e manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Actualmente é colunista do semanário Sol.

Publicou 18 livros, entre os quais se destacam 6 romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Prémio Portugal Telecom 2009 e do Prémio Correntes d’ Escritas 2010), Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (este último com lançamento em Portugal em Fevereiro de 2015).

Desamparo retrata a saga de uma mulher que foi levada do colo da mãe para o Brasil aos três anos de idade e regressa para a conhecer mais de cinquenta anos depois é o ponto de partida deste extraordinário romance de Inês Pedrosa.

Numa escrita inteligente, límpida e plena de humor, a autora cria um universo singular, uma aldeia em que se cruzam personagens e histórias de vários continentes. Emigrações e imigrações de ontem e de hoje, seres solitários e escorraçados que procuram novas formas de vida, enquanto tentam sobreviver à maior depressão económica das últimas décadas. O amor, a traição, o poder, a inveja, o ciúme, a amizade, o crime, o medo, a vingança e sobretudo a morte atravessam este livro que faz a radiografia do Portugal contemporâneo, num enredo cheio de força e originalidade.

A apresentação da escritora está a cargo de João Andrade de Carvalho, docente na Universidade do Algarve.

No âmbito do ciclo ‘Quem está na Escola’ a escritora visita a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira, a Escola Secundária de Loulé e a Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte.

Entrada livre.

05 de março – quinta-feira – 21h30

Livros Abertos

(8)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-O Projecto “Poesia ao fim do dia”, é uma actividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interacção entre o público, o leitor, o livro e a poesia. Cada sexta-feira a Biblioteca receberá um convidado que lerá/ declamará poesia à sua escolha.

06 de março - Céline Luís 13 de março - Antonieta Semedo 20 de março - Silvério Guerreiro 27 de março - Márcia André Destinatários: Público em geral.

Biblioteca Municipal de Loulé

Entrada livre

Projecto

Poesia

ao fim do dia

Hora do Conto

para Pais e Filhos

Depois de ouvirem uma história iremos realizar uma atividade.

7 Março – “O dia em que quase perdemos o 5” de Ana Cristina Luz 21 Março – “Frederico” de Leo Lionni

28 Março – “Elmer e a Cobra” de David McKee Entrada livre

07, 21 e 28 de março – sábados – 15h30

(9)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Música para

Bebés e Crianças

Para crianças dos 3 aos 5 anos

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contacto do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 30 a 45 minutos.

Formador: Ricardo Jorge

(10)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Hora do Conto

História “Amigos Especiais” de Jane Chapman

Entrada livre

14 de março – sábado – 15h30

No âmbito do ciclo Livros Abertos, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe o escritor Ruivinho Brazão para a apresentação do seu livro Estão Vivas as Linquintinas Tradicionais em Portugal – Palavra, Prazer e Jogo na Boca do Nosso Povo. A obra enquadra-se na acção de pesquisa do Património Imaterial que tem sido levada a efeito pela APEOralidade na Região do Algarve. Com 224 páginas, contém mais de 1100 lengalengas e trava-línguas: aos dados recolhidos em Paderne (partes I e II) juntam-se, não sem alguma visão contrastiva, enunciados de outras comunidades, como as de Albufeira e Loulé (Parte III). A ilustração do livro teve a orientação da Professora Doutora Joana Lessa no âmbito da Unidade Curricular “Design de Comunicação III”: resulta da colaboração do Curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve com a APEOralidade, iniciativa a que se associou a FNAC Algarve que premiou o aluno em destaque na ilustração da obra. Participam no evento as Professoras Doutoras Alexandra Gonçalves da Direção de Cultura do Algarve e Joana Lessa da ESEC. Ilustram o evento Nagragadas de Paderne e Boliqueime.

A apresentação da obra cabe ao Professor Doutor Père Ferré, Vice-Reitor da Universidade do Algarve.

Entrada livre

19 de março – quinta-feira – 21h00

Livros Abertos

com Ruivinho Brazão

(11)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Estórias em Família

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma história.

Sendo a família o principal educador, contamos com o apoio das famílias para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Público-alvo: Público em geral (dos 0 aos 100)

20 de março – sexta-feira – 21h00

(12)

- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ -

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Formação

Literatura

para a Infância:

um choque estético

com Rui Marques Veloso e Leonor Riscado

Esta é uma formação de natureza teórico-prática e de promoção e animação da leitura. Pretende-se que se reconheça a urgência de uma educação estética na formação do leitor e que se passe a acolher o livro infantil como elemento privilegiado de fruição estética.

É fundamental que a criança desenvolva a capacidade de analisar criticamente o texto literário de literatura infantil. Para isso devem ser definidas estratégias para uma adequada mediação de leitura pela família e pela escola com a ajuda das bibliotecas.

Público-alvo: Técnicos de biblioteca, bibliotecas escolares, educadores de

infância, professores, pais, público em geral.

Com inscrição prévia – Vagas limitadas – Entrada gratuita

Confere-se certificado de participação.

21 de março – sábado

(13)

No âmbito do ciclo Livros Abertos, o poeta Miguel Silvestre (pseudónimo de António Dores), receberá a apresentação do seu livro Esparsas de Mim. António Dores viu a luz a 29 de Agosto de 1971 em Setúbal… contudo todas as suas raízes apontam para o sul. Foi no calor do Algarve que despertou a sua veia poética, indo beber a inspiração na memória do seu avô paterno mas, também, na latência do sangue do lado materno. De Avô para Pai e de Pai para filho, de filho para Deus. Foram estas as suas memórias esparsas que o acompanharam até hoje… memórias de um tempo passado nos dias e noites de verão das suas intermináveis férias escolares, no remanso das noites sob o bom auspício das estrelas, da estrada de São Tiago, caçando satélites e sóis com o olhar. A palavra esparsa assume diversos significados neste livro. Os filhos (fragmentos do corpo e do espírito); as memórias passadas (…) (num puzzle que se constrói a partir das recordações juntamente com a projecção do futuro); e, finalmente, o significado de uma forma poética antiga. Este livro (o filho segundo) nasceu e cresceu exclusivamente no Algarve. Passou por Alte, Paderne, Quarteira e Loulé. A sua essência, no entanto, é campesina sendo a projecção urbana um exercício da memória e síntese imaginária do autor (esparsas da memória dos tempos em que viveu na cidade num meio urbano de cariz industrial que promovia o anonimato). Anónimo é ainda Miguel Silvestre, sendo esta obra uma nova tentativa de aproximação ao leitor com um objectivo muito específico. Dar a Miguel Silvestre a possibilidade de viver mais um tempo na memória colectiva, até que essa mesma memória o liberte, permitindo a António Dores sobreviver ao próprio personagem que criou numa tentativa de conseguir estabilidade no meio de um turbilhão, de uma tempestade de sentimentos com a qual se debate todos os dias.

A apresentação do poeta está a cargo de Idália Farinho Custódio.

Entrada livre.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-24 de março – terça-feira – 21h30

Livros Abertos

(14)

O ciclo Conversas de Graúdos sobre Miúdos pretende trazer ao diálogo, com moderação de especialistas nas várias áreas, assuntos tão diversos como a nutrição infantil, aleitamento materno, terapia da fala, literatura infantil, perturbações do sono, entre muitos outros.

Nesta sessão iremos tratar de temas como a Comunicação, Intervenção Precoce, Alterações da Comunicação, Comunicação Alternativa e Aumentativa, Vantagens da Intervenção Precoce nesta área, trabalho conjunto entre terapeuta da fala e família.

Cristina Maria Pimenta é licenciada em terapia da fala, com pós - graduação em Neurodesenvolvimento segundo o método Bobath e em Ciências do Bebé e da Família.

Tem exercido a sua atividade na área da Pediatria junto de crianças com alterações do desenvolvimento, em específico com crianças com perturbações da comunicação.

É coordenadora do centro para a estimulação do desenvolvimento e aprendizagem “ Miúdos e Etc” em Faro e é docente na Escola Superior de Saúde de Faro onde leciona ao curso de Terapia da Fala.

Confere-se certificado de participação.

Entrada Livre.

- BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ -

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Ciclo

Conversas de Graúdos

sobre Miúdo

A importância da Intervenção Precoce

em Crianças com Alterações Graves

da Comunicação, por Cristina Pimenta

(15)

Clube de Leitura

de Loulé

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Os Memoráveis” de Lídia Jorge

Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-25 de março – quarta-feira – 21h00

Clube de Leitura

Júnior

O “Clube de Leitura Júnior” pretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos. Este projecto tem como finalidade, criar hábitos de leitura autónoma e de utilização de todos os recursos que a Biblioteca Municipal disponibiliza. Pretende-se igualmente que os potenciais membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos. As sessões do clube decorrerão uma vez por mês, aos Sábados pelas 10h00 e contarão com um máximo de 12 participantes, onde haverá lugar a diálogo orientado com as crianças sobre o livro lido, e actividades de carácter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida.

Destinatários: Jovens entre os 9 e os 11 anos Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

(16)

Este é um serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Esta iniciativa pretende que este seja um serviço que garanta às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública adaptado às necessidades especiais dos seus utentes no que diz respeito ao acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA vai disponibilizar os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos e serviço de informação à comunidade. Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar, nas suas casas, a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de email ou por telefone (289 400 850).

Realizam-se visitas orientadas.

(É necessária marcação prévia)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-BIBLIOCASA

(17)

Pólo de

Quarteira

(18)

Autores

da semana

Semanalmente, o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

02 a 07 março – Franz Kafka 09 a 14 março – Helena Marques 16 a 21 março –Camilo Castelo Branco 23 a 28 março – Maria Ondina Braga 31 a 04 abril – Emile Zola

- PÓLO DE QUARTEIRA -

PÓLO DE QUARTEIRA

-Hora do Conto

“Mariana e a missão primavera” de Sylvie Auzary-Luton

Destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Segundas, quartas e sextas-feiras

10h30 e 15h00

(19)

PÓLO DE QUARTEIRA

-Serão de Poesia

13 de março – quinta-feira – 21h00

Leitura de poesia por António Martins, Helena Silva Gomes e Tápê

Entrada livre.

Conta-me um conto

“Papá por favor apanha-me a lua” de Eric Carle

Entrada livre

(20)

PÓLO DE QUARTEIRA

-Clube de Leitura

de Quarteira

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Madrugada Suja” de Miguel Sousa Tavares Destinatários: Público em geral

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira

Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

31 de março – terça-feira – 21h00

(21)

PÓLO DE QUARTEIRA

-Horários

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho)

Segunda-feira: 14h30 às 19h00 Terça a sexta: 9h30 às 19h00 Sábado: 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro)

Segunda a sexta: 09h30 às 19h00

PóLO DE QUARTEIRA

Segunda e sábado: 13h00 às 19h00 Terça à sexta: 09h00 às 19h00

PóLO DE SALIR

Segunda a sexta: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Contactos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

PóLO DE QUARTEIRA

Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

PóLO DE SALIR

Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa pretende estimar a prevalência da infecção pelo Mtb entre os alunos do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) nos diferentes semestres, comparando

Os debates em torno da natureza dos acontecimentos e dos fatos vinculados às unidades de educação infantil nas universidades, associados aos avanços da área da

Issakar Lima Souza solicita a inclusão de um ponto de pauta, assim como a 15.. Professora Juliane Mendes Rosa La Banca, ambos

Página 26 de 28 - Informação Escrita do Presidente IX – EVENTOS E ATIVIDADES NA FREGUESIA 18. (Não houve despesa para a Junta

Nesta seção se abordará sobre os destinos das exportações de Angola para outros países, identificar pelo menos cinco principais países ao qual são destinados o produto

Não sei qual é a sua situação hoje, mas creio que essa história foi registrada na Bíblia com um objetivo: que você saiba que, por mais que tudo indique que Jesus não está

Após a seleção das 6(seis) empresas indicadas para concorrerem à Premiação 2020 (lista prévia), A Amis realizará uma pesquisa, através de cédulas eletrônicas e, caso o

Em decorrência do objetivo geral proposto pela pesquisa que é verificar o interesse dos acadêmicos formandos de educação física licenciatura UNESC 2012/2 em relação a capoeira