• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANUEL TEIXEIRA GOMES PORTIMÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANUEL TEIXEIRA GOMES PORTIMÃO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO

DE ESCOLAS

MANUEL TEIXEIRA

GOMES

PORTIMÃO

RELATÓRIO

(2)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Constituição do Agrupamento

Jardins de Infância e Escolas EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Jardim de Infância de Fojo X

Escola Básica Major David Neto X X

Escola Básica Prof. José Buísel X X

(3)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes – Portimão

3

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2020. A equipa de avaliação externa visitou e realizou a observação da prática educativa e letiva em todos os estabelecimentos de educação e ensino que constituem o Agrupamento.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria. Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório apresentado no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 está disponível napágina da IGEC.

(4)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2. Quadro resumo das classificações

D

OMÍNIO

C

LASSIFICAÇÃO

Autoavaliação Suficiente

Liderança e gestão Muito Bom

Prestação do serviço educativo Bom

Resultados Bom

3. Pontos fortes

D

OMÍNIO

P

ONTOS FORTES

Autoavaliação ▪ Trabalho desenvolvido pela equipa de autoavaliação, designadamente na identificação de fragilidades, para as quais foram implementadas estratégias de melhoria.

Liderança e gestão

▪ Exercício de uma liderança de proximidade e democrática, orientada para a qualidade das aprendizagens e para a satisfação das necessidades das crianças, dos alunos e dos profissionais.

▪ Dinâmica de adesão criteriosa a projetos com efeitos na diversificação das aprendizagens.

▪ Organização de várias ações de formação, o que potencia o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes.

Prestação do serviço educativo

▪ Oferta formativa diversificada, dando resposta aos interesses diferenciados das crianças e dos alunos e às necessidades da comunidade local.

▪ Implicação dos alunos em atividades artísticas e desportivas que enriquecem e ampliam as aprendizagens, promovem a inclusão e contribuem para o desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Resultados

▪ Acolhimento e implementação das iniciativas propostas pelos alunos, o que impulsiona a sua participação ativa na vida escolar e o exercício da cidadania.

▪ Reconhecimento, por parte da comunidade educativa, da qualidade da formação proporcionada pelo Agrupamento.

(5)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes – Portimão

5

4. Áreas de melhoria

D

OMÍNIO

Á

REAS DE MELHORIA

Autoavaliação

▪ Planeamento estratégico dos procedimentos de autoavaliação, de modo a aumentar o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem e na melhoria das práticas pedagógicas e dos resultados dos alunos.

▪ Divulgação e reflexão mais alargadas sobre os dados obtidos através do processo de autoavaliação, de modo a tornar-se suporte efetivo na tomada de decisões e contribuir para a qualidade do serviço educativo.

Liderança e gestão

▪ Exercício efetivo, por todos os responsáveis pelas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, das competências que lhes estão atribuídas.

▪ Definição de uma ação estratégica de formação para o pessoal não docente, orientada para a satisfação das necessidades.

Prestação do serviço educativo

▪ Aprofundamento da articulação vertical do currículo, privilegiando estratégias de diferenciação pedagógica e metodologias que potenciem o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

▪ Reforço e generalização das práticas de avaliação formativa de modo a fomentar a capacidade de autorregulação e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

▪ Instituição de mecanismos de acompanhamento e supervisão em contexto de sala de atividades/aula, a fim de aprofundar o enriquecimento pessoal e profissional.

Resultados

▪ Aprofundamento da reflexão sobre o desempenho dos alunos, por forma a implementar estratégias de melhoria dos resultados nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nos cursos profissionais.

▪ Identificação das causas das ocorrências disciplinares dos alunos e desenvolvimento de ações preventivas da indisciplina ajustadas entre os diferentes elementos da comunidade educativa.

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação

Desenvolvimento

A equipa de autoavaliação, constituída apenas por docentes, desenvolveu algumas práticas que conduziram à elaboração de um relatório, nomeadamente: a recolha de dados sobre resultados, académicos e sociais, relativos ao ano letivo de 2018-2019, e a respetiva comparação com os dos dois anos anteriores; a seleção e a compilação de elementos constantes dos diferentes relatórios elaborados no âmbito de diversos projetos implementados e das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica; a aplicação de questionários de satisfação à comunidade educativa, abrangendo as medidas de inclusão, de gestão curricular e de afetação de recursos

(6)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

humanos e materiais. A informação produzida foi difundida através dos órgãos e estruturas de coordenação pedagógica, carecendo de divulgação e reflexão mais alargadas.

Consistência e impacto

O Agrupamento revela capacidade reflexiva e crítica na análise dos dados dos diversos projetos, medidas e atividades que desenvolve. Através das ações de autoavaliação existentes, foram identificadas fragilidades, para as quais foram implementadas estratégias de melhoria. A distribuição de serviço docente, a divulgação dos documentos estruturantes, o reajustamento dos horários dos serviços e a realização de obras de manutenção são algumas das áreas onde já se produziram impactos positivos. Contudo, as práticas de autoavaliação não incidem no processo de ensino e de aprendizagem, de modo a promover a melhoria das práticas pedagógicas e dos resultados escolares.

5.2 – Liderança e gestão

Visão e estratégia

Os documentos orientadores da ação do Agrupamento são coerentes entre si, as linhas de atuação através das quais se espera a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória são claras e os alunos, os docentes, o pessoal não docente e os pais/encarregados de educação foram envolvidos na sua conceção. O projeto educativo, assente nas áreas de intervenção

Autoavaliação, Liderança e Gestão, Prestação do Serviço Educativo e Resultados, apresenta

objetivos, estratégias, metas e indicadores que permitem a respetiva monitorização. O plano anual de atividades surge articulado com o projeto educativo e as iniciativas concretizadas são periodicamente monitorizadas e avaliadas.

Liderança

A diretora exerce uma liderança assertiva e coerente, delega competências e partilha responsabilidades, o que se reflete muito positivamente no clima e na identidade do Agrupamento. O conselho geral assume um papel ativo e influencia de forma positiva o serviço prestado, nomeadamente através do acompanhamento e avaliação dos relatórios de atividades e de autoavaliação, entre outros.

Ainda que alguns docentes revelem dificuldades na assunção das competências inerentes às lideranças intermédias, estas são respeitadas e responsabilizadas e sentem-se valorizadas no exercício das suas funções. O papel dos diretores de turma é amplamente reconhecido pelos alunos e pelos encarregados de educação como tendo uma ação impulsionadora de procedimentos que fomentam um acompanhamento próximo, indutor das aprendizagens e do sucesso dos alunos.

(7)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes – Portimão

7

As parcerias e os protocolos estabelecidos com instituições e representantes do poder local trazem benefícios significativos relativamente à dinamização das atividades de enriquecimento curricular, à realização de estágios profissionais e à diversificação das experiências de aprendizagem. A adesão criteriosa a projetos nacionais e internacionais fomenta o desenvolvimento de múltiplas competências.

Gestão

A elaboração dos horários dos alunos e a constituição dos grupos/turmas norteiam-se por critérios de natureza pedagógica que potenciam a qualidade das aprendizagens e, relativamente ao último aspeto,garantem princípios fundamentais como a heterogeneidade.

O fomento de um ambiente acolhedor, saudável, inclusivo e ecológico ocorre através do desenvolvimento da estratégia de educação para a cidadania, sob o lema Entre gentes, entre culturas … com ambiente.

Os critérios orientadores da distribuição de serviço, em particular a atribuição das direções de turma e de curso, consideram a continuidade pedagógica ao longo de cada ciclo. O enriquecimento profissional dos docentes é uma prioridade, sendo de destacar, em articulação com o centro de formação, a dinamização frequente de ações sobre temáticas como a educação inclusiva e a flexibilidade curricular. A afetação dos assistentes técnicos e operacionais tem em consideração o seu perfil e a adequação às tarefas associadas ao setor onde estão afetos. Apesar de terem sido promovidas algumas ações de capacitação, esta área merece investimento.

O Agrupamento dispõe, no geral, de espaços adequados à prestação do serviço educativo. A diretora e a sua equipa têm desenvolvido ações de manutenção e requalificação de diferentes equipamentos, criando melhores condições para o ensino e a aprendizagem.Os circuitos de comunicação interna e externa têm-se revelado eficazes. A página web possui informação útil e atualizada.

Por se revelarem soluções impulsionadoras da qualidade das aprendizagens das crianças e dos alunos, assumem particular destaque: as parcerias com Polícia de Segurança Pública, Junta de Freguesia de Portimão, Centro de Saúde de Portimão, Associações de Pais e Encarregados de Educação, Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI); os projetos Clube Aventura, Há UV na Praia e Tardes Criativas.

A promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional e social), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa foi reconhecida, pela segunda vez, com a entrega ao Agrupamento, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, do Selo Escola SaudávelMente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão.

(8)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

Desde a educação pré-escolar, há um trabalho intencional direcionado para o desenvolvimento pessoal e emocional, da autonomia e responsabilidade das crianças e dos alunos, numa perspetiva de escola inclusiva, designadamente por via da dinamização de debates, em articulação com diferentes entidades. No âmbito das medidas de prevenção e proteção de comportamentos de risco, verifica-se um trabalho próximo com parceiros locais, em particular com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a equipa do Centro de Saúde de Portimão. A promoção da assiduidade e da pontualidade é uma área que carece de intervenção.

É de salientar o trabalho das psicólogas, que realizam um acompanhamento muito personalizado dos alunos, na (re)orientação escolar e vocacional. É igualmente de evidenciar a participação, em sessões de trabalho, dos alunos do ensino secundário e daqueles que já ingressaram no ensino superior para transmitirem o seu testemunho junto dos colegas.

Oferta educativa e gestão curricular

A oferta formativa, bastante diversificada, dá resposta à heterogeneidade da população escolar e vai ao encontro dos interesses dos alunos e das necessidades da comunidade local, promovendo, assim, o sucesso educativo. As atividades de enriquecimento curricular, dinamizadas em articulação com os docentes titulares de turma, pautam-se por uma vertente lúdica e de complementaridade à ação educativa.

As atividades artísticas e desportivas amplificam o currículo e contribuem para o desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Salienta-se a oferta complementar no 1.º ciclo (Encontr’arte, Tecnologias de Informação e Comunicação e

Introdução à Programação), o Desporto Escolar e O Teatro da Caverna, que assumem grande relevância, enquanto enriquecimento do currículo.

Observam-se iniciativas de inovação pedagógica, nomeadamente no âmbito da lecionação das componentes do currículo em turmas do 1.º ciclo e do projeto Equipa Educativa, no terceiro ano de desenvolvimento, que se caracteriza pela diversificação das metodologias de ensino e aprendizagem e pela organização flexível dos horários e dos espaços.

A articulação curricular tem sido potenciada pela constituição de equipas educativas, integradas pelos docentes que, no mesmo ano de escolaridade, lecionam a mesma disciplina, e pela dinamização de formação sobre as Aprendizagens Essenciais e a construção de domínios de autonomia curricular. Todavia, a gestão vertical do currículo, com reflexos nas aprendizagens mais significativas para as crianças e alunos, assume um caráter pouco formal e sistemático, não sendo explícito o seu impacto na progressão das aprendizagens realizadas ao longo de toda a escolaridade.

(9)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes – Portimão

9

Ensino, aprendizagem e avaliação

Identificam-se algumas práticas de trabalho a pares ou em grupo, de metodologia de projeto, de realização de atividades de natureza experimental, entre outras. No entanto, estas ainda não foram assumidas pela generalidade dos professores, predominando, em alguns ciclos, ações muito centradas nos docentes e na organização tradicional dos espaços, que não favorecem metodologias de trabalho mais dinâmicas. As bibliotecas escolares contribuem para o enriquecimento das aprendizagens e estimulam a melhoria dos desempenhos. São vários os eventos dinamizados na área da literatura, das artes e das ciências.

Existe uma estratégia de Agrupamento com enfoque no sucesso das crianças e dos alunos, por via da aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, nomeadamente salas de estudo, coadjuvação, lecionação de aprendizagens substitutivas, reforço da carga horária em diversas disciplinas, tutorias e apoio aos alunos dos cursos profissionais para recuperação dos módulos em atraso. Contudo, são insuficientes as estratégias facilitadoras do processo de aprendizagem e de integração daqueles cuja língua materna não é o português.

A fiabilidade do processo de avaliação tem sido incrementada através do desenvolvimento de mecanismos de aferição dos critérios e de instrumentos. Ainda assim, a avaliação formativa, enquanto meio que permite aos alunos acompanharem a evolução das suas aprendizagens, possibilitando práticas de autorregulação, carece de generalização. Os critérios de avaliação são coerentes com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais e os demais documentos curriculares.

O Agrupamento incentiva o envolvimento e a participação das famílias na escola. As associações de pais e encarregados de educação assumem uma atitude interventiva e crítica nos órgãos e estruturas onde se encontram representados, contribuem para o melhoramento dos espaços escolares e dinamizam um conjunto de ações insertas no plano anual de atividades.

Planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva

Registam-se práticas de trabalho colaborativo entre os docentes, tendo sido atribuído um tempo específico no horário para esse efeito. Nesses momentos, privilegiam-se as planificações de atividades e a preparação de instrumentos de avaliação.

Apesar de se terem registado práticas de observação da prática educativa e letiva no ano de 2018-2019 e de estarem previstas no plano de ação estratégica, atualmente estas não se realizam. Os mecanismos de regulação pelas lideranças consistem, fundamentalmente, no planeamento e na identificação dos pontos de situação do cumprimento do currículo.

(10)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

5.4 Resultados

Resultados académicos

No 1.º ciclo, a percentagem de alunos com percursos diretos de sucesso registada no Agrupamento melhorou entre 2014-2017, atingindo, no último ano do triénio, valor superior à média nacional dos alunos do país com perfil semelhante. No 2.º ciclo, no referido triénio, a percentagem de alunos que o conclui em dois anos, quando comparada com a dos alunos do país com um perfil semelhante, é inferior à média nacional.

No 3.º ciclo, no triénio de 2015-2018, os resultados também são inferiores à média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada neste ciclo, ainda que revelem uma melhoria, atingindo um valor muito próximo da média nacional no último ano. No mesmo período, a percentagem de alunos dos cursos científico-humanísticos, que obtém positiva nos exames nacionais do 12.º ano, após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos, situa-se em linha com a média nacional dos alunos com um nível semelhante antes do secundário.

Relativamente aos alunos que concluem o ensino profissional em três anos, no triénio de 2014-2017, observam-se valores significativamente aquém da média nacional. Nos cursos de educação e formação, em 2018-2019, regista-se um decréscimo significativo nas taxas de conclusão, relativamente ao ano anterior.

As taxas de transição dos alunos com Ação Social Escolar e daqueles que beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão mostraram-se significativamente elevadas no triénio de 2016-2019, o que denota boas práticas ao nível da equidade.

Resultados sociais

Os alunos participamativamente na vida do Agrupamento,existindo abertura por parte da diretora e dos professores para que apresentem e implementem as suas propostas. A associação de estudantes revela uma intervenção empenhada no conselho geral e capacidade para dinamizar um conjunto de iniciativas, dirigidas a toda a comunidade educativa, que integram o plano anual de atividades.

Os dados relativos à monitorização da indisciplina revelam, ao longo dos últimos três anos letivos, uma diminuição significativa de ocorrências e do número de medidas disciplinares corretivas e sancionatórias aplicadas, salientando-se, neste âmbito, o trabalho desenvolvido pela equipa do

Gabinete de Apoio ao Aluno e Família que, em resultado de uma atuação concertada entre docentes, A organização de cabazes de Natal para disponibilizar a famílias desfavorecidas, a entrega de pijamas na ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve-Hospital de Portimão, a recolha de papel para o Banco Alimentar, a eleição de Miss e Mister Agrupamento, o concurso para descoberta de Novos Talentos e o desenvolvimento de projetos como Miúdos a Votos, Parlamento dos Jovens ESMTG 2020 e Assembleia de Delegados – Ser Delegado, impulsionam a participação das crianças e dos alunos na vida do Agrupamento e o exercício de uma cidadania mais ativa.

(11)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes – Portimão

11

encarregados de educação e restante comunidade educativa, tem contribuído significativamente para a melhoria do ambiente escolar. A inexistência de um código de conduta e de práticas de reflexão acerca dos diferentes critérios na aplicação das medidas condiciona uma atuação preventiva acerca dos comportamentos disruptivos.

O Agrupamento não possui informação estruturada que permita conhecer, com exatidão, o impacto da sua ação na vida pós-escolar dos alunos. No entanto, a taxa de empregabilidade dos cursos profissionais é um indicador muito positivo da ação da escolaridade no percurso dos alunos.

Reconhecimento da comunidade

Alunos, pais/encarregados de educação, docentes e não docentes, auscultados através de questionários (Anexo 3) e de entrevistas, revelam um elevado grau de satisfação com o trabalho desenvolvido. Destacam, entre outros aspetos, o apoio prestado pelos docentes, a segurança e as relações humanas, propiciadoras de um ambiente acolhedor, e o gosto em estudar/trabalhar no Agrupamento.

Existem iniciativas para reconhecer e incentivar os sucessos individuais das crianças e dos alunos, assim como os comportamentos e atitudes exemplares, designadamente através da exposição pública dos seus trabalhos e dos quadros de Mérito Académico, de Excelência, de Valores Meritórios

e de Mérito Cívico.

A cooperação do Agrupamento com várias entidades locais e regionais, como a Câmara Municipal, a Universidade do Algarve, instituições de apoio social e diversas empresas, constitui uma mais-valia para a viabilização de oferta educativa variada.

6. Proposta de avaliação intercalar

A cedência de espaços e a participação em iniciativas como Inspiring Future e Start Work corroboram o espírito de abertura à comunidade.

(12)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Data: 13.02.2020

A Equipa de Avaliação Externa: Alexandra Gomes, Esmeralda de Jesus, Isabel Fialho, Maria Paula Carrusca

Concordo

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação. A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área

Territorial de Inspeção do Sul Maria Filomena Aldeias

2020-07-09

Homologo

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 3407/2020, publicado

no D.R. n.º 55, Série II, de 18 de março de 2020

Inspetor-Geral da Educação e Ciência

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela Dados: 2020.07.23 08:23:09 +01'00'

(13)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes - Portimão

A

NEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

Concelho Portimão

Data da constituição 30/04/2013

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Crianças/alunos (N.º) Grupos/turmas (N.º)

Educação Pré-Escolar 124 5 1.º CEB 458 20 2.º CEB 287 13 3.º CEB 405 19 ES (Científico-Humanístico) - Ciências e Tecnologias - Línguas e Humanidades - Ciências Socioeconómicas - Artes Visuais 587 24 ES (Cursos Profissionais) -Técnico de Apoio à Infância -Técnico Auxiliar de Farmácia -Técnico Auxiliar de Saúde -Técnico de Programação de Sistemas Informáticos

-Técnico de Instalações Elétricas -Técnico de Manutenção Industrial, variantes Eletromecânica e Mecatrónica Automóvel -Técnico de Receção -Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes 420 25

Cursos de Educação e Formação - Cuidadores de Crianças - Instalações Elétricas

19 2

Cursos de Educação e Formação

de Adultos 60 2

Português para Falantes de

Outras Línguas 144 4

Ensino Recorrente Noturno Não

Presencial 16 -

(14)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Ação Social Escolar

Alunos apoiados Número %

Escalão A 478 21 Escalão B 459 20 TOTAL 937 41 Recursos Humanos Docentes 248 Não Docentes Assistentes Operacionais 78 Assistentes Técnicos 11 Técnicos Superiores 4

(15)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes - Portimão

Anexo 2 – Informação estatística

2.1

Variáveis de contexto

(Ano letivo 2018/2019)

(16)

Código do Agrupamento 107

Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

305,5 0 ALUNOS TOTAL Média do nº de anos da habilitação das Mães % Mães_NSabe_NRe sp_Inv % Alunos com escalão A de ASE % Alunos com escalão B de ASE % Alunos que beneficiam de ASE % Alunos no Ensino Básico Jovem % Alunos no Ensino Secundário Jovem % Alunos do ensino básico jovem que estão em ensino geral ou artístico % Alunos do ensino secundário jovem que estão em ensino geral ou artístico 2 200 11,3 23,5% 23,6% 18,5% 42,1% 49,4% 45,0% 98,1% 59,0% Percentil -> 1 1 1 0 0 P84 P68 P75 P29 P19

Densidade Populacional do Município a que pertence a Unidade Orgânica (habitantes por km2)

Variáveis de contexto globais para a Unidade Orgânica - 2018/2019

(17)

Código da Escola 581 Unidade Orgânica

266061 Escola Básica Major David Neto, Portimão Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 5 5 5 4 0 N.º de Alunos 108 120 119 99 0 Desvio etário 0,25 1P81 0,24 1P69 0,28 1P75 0,32 1P74 % ASE A 30,6% 24,2% 21,8% 29,3% % ASE B 22,2% 23,3% 23,5% 12,1% % ASE 52,8% 1P83 47,5% 1P71 45,4% 1P67 41,4% 1P56 Hab_Mãe (anos) 11,8 1P52 12,1 1P65 11,7 1P55 12,1 1P70 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 5,94 1P52 12,18 1P88 14,55 1P92 7,31 1P57 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,11 1P89 0,05 0P47 0,07 1P56 0,10 1P62 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(18)

Código da Escola 582 Unidade Orgânica

342816 Escola Básica Prof. José Buísel, Portimão Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 6 6 6 5 5 N.º de Alunos 144 136 124 116 99 Desvio etário 0,71 1P88 0,62 1P79 0,65 1P71 0,60 1P71 0,71 1P80 % ASE A 36,8% 32,4% 24,2% 23,3% 27,3% % ASE B 22,2% 21,3% 20,2% 14,7% 16,2% % ASE 59,0% 1P83 53,7% 1P75 44,4% 1P54 37,9% 0P42 43,4% 1P63 Hab_Mãe (anos) 10,3 0P39 11,2 1P67 11,2 1P69 11,3 1P72 10,9 1P65 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 8,96 0P48 13,23 1P81 7,13 0P37 13,84 1P87 9,17 1P56 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,08 0P24 0,14 1P52 0,21 1P68 0,17 1P56 0,43 1P93 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(19)

Código da Escola 583 Unidade Orgânica

400336 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 9 9 8 N.º de Alunos 217 190 177 Desvio etário 0,39 1P65 0,64 1P86 0,45 1P59 % ASE A 14,7% 15,8% 11,3% % ASE B 14,7% 16,3% 14,7% % ASE 29,5% 0P29 32,1% 1P67 26,0% 1P52 Hab_Mãe (anos) 12,1 1P79 12,4 1P80 11,6 1P65 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 7,19 0P40 13,16 1P91 10,35 1P77 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,22 1P71 0,27 1P87 0,20 1P72 1.º Ciclo Turmas mistas Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(20)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

(21)

Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

1.º Ciclo - Ensino Geral *

171165

2.º Ciclo - Ensino Geral

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC. * No 1.º ciclo os alunos analisados não todos os alunos da escola, mas sim os alunos que

ingressaram no 1.º ciclo quatro anos antes do ano letivo de referência, ou seja, são os alunos da coorte que deveriam ter concluído o 1.º ciclo em cada ano letivo

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 148 113 140 148 113 140 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 76% 83% 2015/16 76% 81% 2016/17 86% 85% 76% 76% 83% 81% 86% 85% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 23 24 48 23 24 48 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 113 125 104 97 113 125 104 97 % de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 79% 82% 2014/15 74% 86% 2015/16 70% 86% 2016/17 75% 90% 79% 82% 74% 86% 70% 86% 75% 90% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 30 6 3 4 30 6 3 4

(22)

Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF! Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

ATI: 0,00

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC. # # O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 94 95 93 93 94 95 93 93 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2014/15 31% 41% 2015/16 35% 43% 2016/17 42% 47% 2017/18 43% 44% 31% 41% 35% 43% 42%43% 47%44% 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 10 14 25 48 10 14 25 48 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 140 137 180 203 196 140 137 180 203 196 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 34% 29% 2014/15 48% 41% 2015/16 23% 27% 2016/17 38% 34% 2017/18 35% 32% 34% 29% 48% 41% 23% 27% 38%35% 34% 32% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 76 83 29 71 68 76 83 29 71 68

(23)

Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 130 94 124 130 94 124 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 29% 47% 2015/16 48% 57% 2016/17 41% 60% 29% 47% 48% 57% 41% 60% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 14 25 15 14 25 15

(24)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2.3

Estatísticas por estabelecimento

(25)

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 1.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO145464&nivel=1

Escola Básica Major David Neto, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=811234&nivel=1

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO145464&nivel=2

Escola Básica Prof. José Buísel, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=811868&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO145464&nivel=3

Escola Básica Prof. José Buísel, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=811868&nivel=3

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO145464&nivel=4

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=1214002&nivel=4

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO145464&nivel=5

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão

(26)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

(27)

Q1 - Questionário aos alunos do 1.º Ciclo - 4.º Ano

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 34 75,6 11 24,4 0 0,0 0 0,0 0 0,0 02. O professor apoia os alunos quando têm dificuldades em aprender. 40 88,9 5 11,1 0 0,0 0 0,0 0 0,0 03. Sou incentivado a fazer sempre melhor os meus trabalhos na escola. 32 71,1 13 28,9 0 0,0 0 0,0 0 0,0 04. Sou incentivado a fazer pesquisas para alargar os meus conhecimentos. 25 55,6 19 42,2 1 2,2 0 0,0 0 0,0 05. Nas aulas o professor avalia os meus trabalhos para eu melhorar. 35 77,8 10 22,2 0 0,0 0 0,0 0 0,0 06. Eu avalio o meu trabalho nas aulas. 18 40,0 23 51,1 3 6,7 1 2,2 0 0,0 07. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 16 35,6 16 35,6 9 20,0 4 8,9 0 0,0 08. Na escola faço trabalhos práticos e experiências. 22 48,9 16 35,6 7 15,6 0 0,0 0 0,0 09. Na escola realizo atividades artísticas. 32 71,1 10 22,2 2 4,4 1 2,2 0 0,0 10. Na escola realizo atividades físicas e desportivas. 40 88,9 5 11,1 0 0,0 0 0,0 0 0,0 11. Sou incentivado a ler, dentro e fora da escola. 26 57,8 16 35,6 1 2,2 2 4,4 0 0,0 12. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 24 53,3 17 37,8 3 6,7 1 2,2 0 0,0 13. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 33 73,3 11 24,4 1 2,2 0 0,0 0 0,0 14. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 31 68,9 14 31,1 0 0,0 0 0,0 0 0,0 15. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 9 20,0 26 57,8 10 22,2 0 0,0 0 0,0 16. Alguns dos meus trabalhos são expostos na escola. 19 42,2 21 46,7 5 11,1 0 0,0 0 0,0 17. Os adultos da minha escola ajudam-me sempre que preciso. 33 73,3 11 24,4 1 2,2 0 0,0 0 0,0 18. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 22 48,9 18 40,0 4 8,9 0 0,0 1 2,2 19. Os alunos respeitam os adultos que trabalham na escola. 34 75,6 10 22,2 1 2,2 0 0,0 0 0,0 20. Os alunos participam na elaboração das regras da turma. 34 75,6 10 22,2 0 0,0 1 2,2 0 0,0

21. Sinto-me seguro na escola. 32 71,1 12 26,7 1 2,2 0 0,0 0 0,0

22. Gosto da minha escola. 38 84,4 6 13,3 1 2,2 0 0,0 0 0,0

Total de questionários 45

63,5% 30,3% 5,1% 1,0% 0,1%

(28)

Q2 - Questionário aos Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 180 41,1 237 54,1 16 3,7 2 0,5 3 0,7 02. Os professores apoiam os alunos quando têm dificuldades em aprender. 247 56,4 178 40,6 8 1,8 3 0,7 2 0,5 03. Sou incentivado a melhorar o meu desempenho escolar. 206 47,0 198 45,2 31 7,1 2 0,5 1 0,2

04. Avalio o meu trabalho nas aulas. 108 24,7 251 57,3 70 16,0 8 1,8 1 0,2

05. Nas aulas, a avaliação contribui para melhorar o meu trabalho. 195 44,5 207 47,3 29 6,6 5 1,1 2 0,5 06. Sou incentivado a apresentar as minhas ideias para melhorar as aulas. 103 23,5 205 46,8 105 24,0 19 4,3 6 1,4 07. Sou motivado a pesquisar para alargar os meus conhecimentos. 125 28,5 233 53,2 72 16,4 7 1,6 1 0,2 08. Na escola realizo trabalhos práticos e experiências. 113 25,8 208 47,5 105 24,0 11 2,5 1 0,2 09. Recorro à biblioteca escolar para enriquecer os conhecimentos. 33 7,5 98 22,4 191 43,6 115 26,3 1 0,2 10. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 72 16,4 137 31,3 157 35,8 72 16,4 0 0,0 11. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 44 10,0 165 37,7 154 35,2 72 16,4 3 0,7 12. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 101 23,1 188 42,9 109 24,9 34 7,8 6 1,4 13. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 197 45,0 204 46,6 35 8,0 1 0,2 1 0,2 14. Tenho oportunidades para apresentar alguns dos meus trabalhos, na escola ou na comunidade. 102 23,3 234 53,4 75 17,1 25 5,7 2 0,5 15. Na escola sou apoiado para fazer as minhas escolhas de orientação escolar e profissional. 145 33,1 205 46,8 65 14,8 20 4,6 3 0,7 16. Os adultos da minha escola ajudam os alunos que precisam. 185 42,2 183 41,8 58 13,2 9 2,1 3 0,7 17. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 128 29,2 244 55,7 57 13,0 5 1,1 4 0,9 18. Os alunos sabem estar de forma adequada nos diferentes espaços escolares. 71 16,2 260 59,4 82 18,7 19 4,3 6 1,4 19. Os professores resolvem bem as situações de indisciplina. 129 29,5 249 56,8 53 12,1 3 0,7 4 0,9 20. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 103 23,5 202 46,1 102 23,3 27 6,2 4 0,9 21. O ambiente da minha escola é acolhedor. 137 31,3 197 45,0 77 17,6 21 4,8 6 1,4

22. Sinto-me seguro na escola. 205 46,8 172 39,3 38 8,7 16 3,7 7 1,6

23. Gosto da minha escola. 185 42,2 165 37,7 50 11,4 33 7,5 5 1,1

(29)

Q3 - Questionário aos trabalhadores docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do projeto educativo. 75 39,1 104 54,2 5 2,6 1 0,5 4 2,1 3 1,6 02. Os docentes estão ativamente envolvidos na consecução da visão que orienta a ação da escola. 70 36,5 105 54,7 5 2,6 1 0,5 9 4,7 2 1,0 03. O trabalho colaborativo entre docentes é efetivo. 90 46,9 85 44,3 8 4,2 3 1,6 5 2,6 1 0,5 04. Os docentes utilizam mecanismos de autorregulação das suas práticas pedagógicas. 95 49,5 86 44,8 3 1,6 0 0,0 7 3,6 1 0,5 05. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 55 28,6 113 58,9 13 6,8 1 0,5 8 4,2 2 1,0 06. As lideranças valorizam os contributos dos docentes para o bom funcionamento da escola. 52 27,1 102 53,1 14 7,3 3 1,6 13 6,8 8 4,2 07. As lideranças gerem bem os conflitos. 35 18,2 106 55,2 17 8,9 4 2,1 22 11,5 8 4,2 08. Os docentes são auscultados e participam na autoavaliação da escola. 53 27,6 104 54,2 9 4,7 1 0,5 16 8,3 9 4,7 09. A autoavaliação da escola contribui para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. 62 32,3 100 52,1 7 3,6 1 0,5 13 6,8 9 4,7 10. Os recursos educativos são otimizados para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem. 37 19,3 110 57,3 23 12,0 6 3,1 7 3,6 9 4,7 11. Os projetos da escola contribuem para a formação pessoal e autonomia das crianças e dos alunos. 64 33,3 102 53,1 3 1,6 0 0,0 9 4,7 14 7,3 12. O processo de ensino e aprendizagem prevê estratégias diversificadas em função das necessidades das crianças e dos

alunos. 78 40,6 93 48,4 4 2,1 0 0,0 3 1,6 14 7,3

13. A oferta educativa é adequada às necessidades de formação dos alunos. 40 20,8 107 55,7 13 6,8 1 0,5 17 8,9 14 7,3 14. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 55 28,6 97 50,5 16 8,3 3 1,6 6 3,1 15 7,8 15. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 81 42,2 90 46,9 4 2,1 0 0,0 3 1,6 14 7,3 16. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 39 20,3 104 54,2 11 5,7 0 0,0 24 12,5 14 7,3 17. A escola promove a realização de formação adequada às prioridades pedagógicas. 60 31,3 95 49,5 11 5,7 0 0,0 11 5,7 15 7,8 18. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade envolvente. 32 16,7 107 55,7 8 4,2 0 0,0 31 16,1 14 7,3 19. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 44 22,9 103 53,6 21 10,9 3 1,6 7 3,6 14 7,3 20. Gosto de trabalhar nesta escola. 75 39,1 84 43,8 8 4,2 2 1,0 9 4,7 14 7,3

Total de questionários 192

5,1% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(30)

Q4 - Questionário aos trabalhadores não docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do seu projeto educativo. 22 32,4 22 32,4 8 11,8 1 1,5 15 22,1 0 0,0 02. Os trabalhadores não docentes estão envolvidos no cumprimento dos objetivos do projeto educativo da escola. 23 33,8 18 26,5 14 20,6 3 4,4 10 14,7 0 0,0 03. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 17 25,0 28 41,2 12 17,6 0 0,0 11 16,2 0 0,0 04. As lideranças valorizam os contributos dos trabalhadores não docentes para o bom funcionamento da escola. 15 22,1 27 39,7 15 22,1 3 4,4 8 11,8 0 0,0 05. As lideranças gerem bem os conflitos. 15 22,1 30 44,1 13 19,1 3 4,4 7 10,3 0 0,0 06. Os trabalhadores não docentes participam na autoavaliação da escola. 24 35,3 18 26,5 8 11,8 4 5,9 13 19,1 1 1,5 07. Os recursos são adequados para as atividades desenvolvidas na escola. 1 1,5 24 35,3 31 45,6 4 5,9 7 10,3 1 1,5 08. Os critérios de distribuição de serviço dos trabalhadores não docentes são claros e adequados. 15 22,1 24 35,3 19 27,9 2 2,9 5 7,4 3 4,4 09. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 19 27,9 27 39,7 10 14,7 4 5,9 7 10,3 1 1,5 10. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 24 35,3 23 33,8 8 11,8 1 1,5 10 14,7 2 2,9 11. A escola desenvolve projetos que contribuem para o desenvolvimento das crianças e dos alunos. 26 38,2 23 33,8 7 10,3 2 2,9 9 13,2 1 1,5 12. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 10 14,7 31 45,6 16 23,5 3 4,4 7 10,3 1 1,5 13. O trabalho desenvolvido pelos trabalhadores não docentes é reconhecido e valorizado na comunidade escolar. 14 20,6 18 26,5 16 23,5 4 5,9 15 22,1 1 1,5 14. Os trabalhadores não docentes são incentivados a fazer a autoavaliação do seu trabalho. 22 32,4 22 32,4 12 17,6 3 4,4 8 11,8 1 1,5 15. A escola promove a realização de formação adequada às necessidades. 4 5,9 33 48,5 18 26,5 3 4,4 9 13,2 1 1,5 16. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade. 25 36,8 23 33,8 8 11,8 0 0,0 10 14,7 2 2,9 17. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 3 4,4 32 47,1 20 29,4 5 7,4 7 10,3 1 1,5 18. Gosto de trabalhar nesta escola. 31 45,6 26 38,2 6 8,8 1 1,5 3 4,4 1 1,5

1,4% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(31)

Q5 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação - Educação Pré-escolar

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 5 15,2 13 39,4 8 24,2 0 0,0 7 21,2 0 0,0 02. Participei na elaboração do projeto educativo do Agrupamento de Escolas/ Estabelecimento de Ensino. 1 3,0 6 18,2 12 36,4 8 24,2 6 18,2 0 0,0 03. O educador informa os pais sobre a intencionalidade da sua ação educativa. 6 18,2 23 69,7 4 12,1 0 0,0 0 0,0 0 0,0 04. Sou incentivado, pelo educador, a participar no planeamento das atividades a realizar. 9 27,3 17 51,5 7 21,2 0 0,0 0 0,0 0 0,0 05. Sou envolvido, pelo educador, em atividades do processo de aprendizagem do meu filho. 13 39,4 19 57,6 1 3,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 06. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 10 30,3 20 60,6 1 3,0 0 0,0 1 3,0 1 3,0 07. As atividades realizadas promovem o desenvolvimento da curiosidade e autonomia do meu filho. 15 45,5 15 45,5 2 6,1 0 0,0 0 0,0 1 3,0 08. São proporcionados ao meu filho contextos de aprendizagem diversificados, para além da sala de atividades. 10 30,3 21 63,6 0 0,0 0 0,0 1 3,0 1 3,0 09. O educador partilha comigo, com regularidade, os progressos das aprendizagens do meu filho. 16 48,5 11 33,3 3 9,1 1 3,0 1 3,0 1 3,0 10. Estou satisfeito com os progressos das aprendizagens realizadas pelo meu filho. 12 36,4 18 54,5 2 6,1 0 0,0 0 0,0 1 3,0 11. São desenvolvidos projetos que relacionam diversos âmbitos do saber (ciências naturais e sociais, matemática,

linguagens artísticas, entre outros). 11 33,3 15 45,5 2 6,1 1 3,0 3 9,1 1 3,0 12. O educador aproveita as brincadeiras do meu filho para incentivar mais aprendizagens. 7 21,2 15 45,5 0 0,0 0 0,0 10 30,3 1 3,0 13. Alguns dos trabalhos do meu filho são expostos. 20 60,6 10 30,3 1 3,0 0 0,0 1 3,0 1 3,0 14. O ambiente do JI promove o bem-estar do meu filho. 14 42,4 17 51,5 1 3,0 0 0,0 0 0,0 1 3,0 15. O JI promove o respeito pelas características e interesses de cada criança. 11 33,3 20 60,6 0 0,0 0 0,0 1 3,0 1 3,0 16. Conheço as regras de funcionamento do JI. 11 33,3 20 60,6 1 3,0 0 0,0 0 0,0 1 3,0 17. Os responsáveis do JI promovem o seu bom funcionamento. 13 39,4 16 48,5 3 9,1 0 0,0 0 0,0 1 3,0 18. Participo na autoavaliação do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 6 18,2 11 33,3 5 15,2 4 12,1 6 18,2 1 3,0 19. Gosto que o meu filho frequente este JI. 17 51,5 13 39,4 2 6,1 0 0,0 0 0,0 1 3,0

Total de questionários 33

2,2% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(32)

Q6 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo da escola. 52 10,0 241 46,5 74 14,3 26 5,0 121 23,4 4 0,8 02. Participei na elaboração do projeto educativo da escola. 17 3,3 75 14,5 175 33,8 133 25,7 109 21,0 9 1,7 03. Sou incentivado a acompanhar a vida escolar do meu filho. 228 44,0 225 43,4 37 7,1 15 2,9 10 1,9 3 0,6 04. Conheço bem as regras de funcionamento da escola. 150 29,0 283 54,6 48 9,3 11 2,1 21 4,1 5 1,0 05. Os responsáveis da escola são acessíveis e disponíveis. 131 25,3 261 50,4 71 13,7 18 3,5 34 6,6 3 0,6 06. Os responsáveis promovem o bom funcionamento da escola. 97 18,7 279 53,9 85 16,4 18 3,5 35 6,8 4 0,8 07. O meu filho é incentivado a melhorar sempre os seus resultados escolares. 196 37,8 251 48,5 39 7,5 12 2,3 12 2,3 8 1,5 08. O meu filho é apoiado e incentivado a ultrapassar as suas dificuldades. 167 32,2 265 51,2 49 9,5 15 2,9 14 2,7 8 1,5 09. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 109 21,0 231 44,6 100 19,3 33 6,4 30 5,8 15 2,9 10. Sou informado sobre as aprendizagens realizadas pelo meu filho. 153 29,5 274 52,9 54 10,4 17 3,3 10 1,9 10 1,9 11. Sou esclarecido sobre a avaliação das aprendizagens do meu filho. 165 31,9 274 52,9 46 8,9 12 2,3 9 1,7 12 2,3 12. Conheço os projetos da escola em que o meu filho está envolvido. 120 23,2 261 50,4 75 14,5 19 3,7 33 6,4 10 1,9 13. O meu filho participa em atividades culturais da escola. 85 16,4 246 47,5 102 19,7 26 5,0 44 8,5 15 2,9 14. O meu filho participa em atividades científicas da escola. 60 11,6 192 37,1 146 28,2 43 8,3 62 12,0 15 2,9 15. O meu filho participa em atividades artísticas da escola. 67 12,9 185 35,7 147 28,4 52 10,0 52 10,0 15 2,9 16. O meu filho participa em atividades desportivas da escola. 97 18,7 234 45,2 105 20,3 41 7,9 25 4,8 16 3,1 17. O professor/diretor de turma do meu filho faz uma boa ligação à família. 210 40,5 207 40,0 45 8,7 23 4,4 19 3,7 14 2,7 18. Os recursos educativos da escola são bem utilizados para as aprendizagens dos alunos. 81 15,6 242 46,7 77 14,9 49 9,5 57 11,0 12 2,3 19. O ambiente da escola promove o bem-estar do meu filho. 73 14,1 258 49,8 100 19,3 49 9,5 23 4,4 15 2,9 20. A escola promove o respeito pelas diferenças. 113 21,8 276 53,3 43 8,3 28 5,4 42 8,1 16 3,1 21. A escola resolve bem as situações de indisciplina. 57 11,0 194 37,5 109 21,0 49 9,5 94 18,1 15 2,9 22. O meu filho sente-se seguro na escola. 96 18,5 259 50,0 87 16,8 42 8,1 15 2,9 19 3,7 23. Participo na autoavaliação da escola. 77 14,9 171 33,0 140 27,0 57 11,0 54 10,4 19 3,7

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Referências

Documentos relacionados

Além disso, apresenta-se a produtividade (D) de seis clones de café conilon: as barras brancas representam a produtividade das hastes velhas (pulmão) em 2007 (duas hastes por..

Com isso o projeto tem objetivo de entender quais os fatores que influenciam na tomada de decisão na compra dos produtos da Família Schotten, quais os pontos mais relevantes, e

As partes que não foram intimadas pessoalmente, caso não concordem com essa providência, deverão apresentar manifestação em 05 (cinco) dias, contados da publicação deste Edital.

ABSTRACT - The study focused in the nutrient contribution from the stemflow (CE) to the hydrochemical cycling in an exploited primary forest in Benevides, Pará State, Brazil..

O Agrupamento tem analisado os resultados académicos, tendo definido princípios orientadores e implementado algumas medidas de apoio aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino

Curso teórico-prático sobre os fundamentos metodológicos e éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e suas aplicações no contexto saúde-enfermidade, assim

A Lei 13.146/2015 – Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência - dispõe em seu artigo 28 que cabe às instituições de ensino públicas e privadas promover o

No presente estudo foram analisados os factores de risco associados a presença de veículos alimentados a GPL e a Gasolina em parques de estacionamento subterrâneos em