• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO Sim para a cultura, sim para o ES.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO Sim para a cultura, sim para o ES."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO

2008

2014

(2)

elatar informações que possuem representação imaterial imensurável, em detrimento do valor econômico e financeiro que possuem, não é tarefa fácil. Por isso, este relatório é tão sintético em dados, mas enorme em sua diversidade e alcance junto à sociedade civil capixaba.

A área cultural é revestida de ações cujo significado transcende aos fatos. Ao apoiarmos a realização de um evento cujo objetivo é manter uma tradição folclórica, por exemplo, consideramos a importância da perpetuação do legado deixado pelas pessoas que cultivaram a manifestação para as novas gerações. Talvez seja essa uma das formas mais eficientes e duradou-ras de contribuirmos para a formação da nossa identidade cultural. Assim, as diversas áreas culturais, bem como as inúmeras ini-ciativas de inclusão sociocultural apoiadas pelo Instituto Sincades contam a verdadeira história de nossa entidade. E enriquecem, sobretudo, a contribuição do segmento atacadista e distribuidor capixaba para que tenhamos uma sociedade cada vez mais igualitária e culturalmente feliz.

Boa leitura!

M

E

IdALbERTO MORO

Presidente do Instituto Sincades

R

EXPEdIENTE

PRESIDENTE Idalberto Luiz Moro VICE-PRESIDENTE Carlos Antônio Marianelli 1º SECRETÁRIO

Antônio Marcelo Contarini Bressan 2º SECRETÁRIO

Francisco Antônio dos Passos Souza 1º TESOUREIRO

Renato Vianna Maia 2º TESOUREIRO Edson Bispo dos Santos

CONSELHO FISCAL

João Henrique Fiorio Checon Pedro Miguel Mondadori Luiz Carlos Colombi Lessa SUPLENTE DO

CONSELHO FISCAL

Francisco Carlos Ferreira Soares Pikin Ademar Pin Cicero Gonçalves GERENTE EXECUTIVO Dorval Uliana COORDENADORA DE PROGRAMAS E PROJETOS Ivete Paganini COORDENADORA DE PROJETOS Lívia Caetano Brunoro

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO Roberta Fachetti

ASSISTENTE DE PROJETOS Bruna Casoli

Patrícia Soares Lucio FOTOS

Arquivo Instituto Sincades, Damon Almeida, Danilo Pacheco, Felipe Amarelo e Gustavo Louzada

(3)

APREsENTAçãO

Instituto de Ação Social e Cultural Sincades (Instituto Sincades) foi criado em agosto de 2008 por iniciativa do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades).

Pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, o Instituto Sincades é o braço social e cultural do segmento atacadista e distribuidor e possui recei-tas próprias, originadas das empresas atacadisrecei-tas e distribuidoras capixabas. Seus recursos são integralmente investidos em projetos culturais e de inclusão sociocultural em todo o Estado do Espírito Santo.

Este relatório sintetiza a contribuição da instituição em seis anos de atividades. Projetos e ações de toda a sociedade civil foram apoiados, parcial ou integralmente. Artistas, indivi-dualmente ou coletivos, jovens, grupos folclóricos, instituições culturais e sociais e iniciativas voluntárias de apoio social e cultural contaram com a participação social.

Projetos e ações promovidas ou propostas pelo Estado contaram com a contribuição financeira e operacional do Instituto Sincades nas áreas educacional, social, de saúde e cultural. Muitos foram os projetos executados diretamente pela equipe do Instituto, em uma relação direta, harmônica e frutífera com a classe artística e de produtores culturais e instituições sociais.

Em seis anos, o Instituto Sincades beneficiou, diretamente, cerca de 1,4 milhão de pes-soas, de todas as idades, em todos os municípios, em todas as atividades culturais e sociais. Todos os projetos e ações executadas ou apoiadas pelo Instituto Sincades podem ser encon-trados no periódico Instituto Sincades em Revista, na fanpage no Facebook (www.facebook.com/ institutosincades), no Instagram (@institutosincades) e no site www.institutosincades.org.br.

O

Sim para a cultura, sim para o ES.

4

(4)

Milhares de estudantes da rede pública de ensino foram beneficiados com importantes projetos de inclusão, como Núcleos de Musicalização, Capoeira, Teatro, Empreendedorismo, Arte e Dança.

Além disso, foram realizadas doações de terrenos, mobiliários, veículos, apoio para reforma e ampliação da infraestrutura física de instituições sociais, custeio de atividades de capacitação e formação e apoio para a realização de eventos para 54 entidades, que beneficiaram, direta e indiretamente, mais de 103 mil pessoas.

E

AçÕEs dE INCLUsãO

sOCIOCULTURAL

O Instituto Sincades apoia instituições sociais e suas iniciativas de inclusão social. Em seis anos, viabilizou a reestruturação, o aumento e a melhoria na prestação de serviços e na quantidade de pessoas beneficiadas. Integrou, assim, uma extensa e impor-tante rede de ajuda mútua e solidariedade.

Entidades envolvidas

54

Pessoas beneficiadas

(5)

Exposições

39

387MIL

Visitantes

E

EXPOsIçãO

Mais de 387 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos do Espírito Santo, do Brasil e do exterior, visitaram 39 expo-sições de arte em museus e centros culturais, especialmente no Palácio Anchieta e uma no Congresso Nacional, em Brasília. Os acervos incluíram dezenas de artistas capixabas e grandes nomes da pintura e escultura mundial.

E

AçÕEs CULTURAIs

A riqueza cultural do Espírito Santo se manifesta nos costumes, nos hábitos, no folclore, na dan-ça, na música, nas artes plásticas, na criatividade e na miscigenação racial. De maneira formal ou informal, individual ou coletiva, a ação do Instituto Sincades em seis anos viabilizou, deu visibilidade e valorizou o que temos de melhor. O jeito capixaba de ser, fazer e acontecer.

E

PATRIMôNIO CULTURAL

Em seis anos de atividades, o Instituto Sincades realizou a restaura-ção total ou parcial de oito imóveis históricos, como museus, teatros, igrejas, sede de Governo, espaços de memória e conjunto de esculturas. Além disso, foram realizados quatro eventos de formação, capacitação e formulação de políticas públicas que envolveram, direta e indiretamente, 2.305 pessoas, dezenas de especialistas, agentes públicos e privados e instituições culturais, inclusive do exterior.

Também foram elaborados projetos complementares, arquite-tônicos e museográficos para o restauro completo ou parcial de seis imóveis.

Imóveis em processo

de restauração

6

Pessoas

capacitadas

2.305

6

(6)

E

EvENTOs E EsPETáCULOs

Concertos, festivais de música, festas populares, folclóricas e comemorativas e musicais infantis, em um total de 35 eventos, brindaram mais de 348 mil pessoas, em momentos lúdicos e de entretenimento em todo o Estado do Espírito Santo.

Eventos

35

Espectadores

348MIL

E

LITERATURA

Mais de 20 mil livros foram doados para projetos que ampliaram e renovaram o acervo à disposição de toda a população, com destaque para a Biblioteca Transcol, a Biblioteca Móvel e a Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades.

Paralelo a isso, autores capixabas tiveram a oportunidade de publicar 107 títulos, com um total de mais de 262 mil exemplares, incluindo editoração, revisão e/ou impressão.

Livros doados

20MIL

262

Exemplares

Livros

(7)

8

P

INSTITUTO SINCADES • 6 anos

q

E

FORMAçãO E dIFUsãO

Debates, colóquios, festivais, fóruns, oficinas e encontros totalizaram 33 eventos, que mobilizaram diretamente mais de 129 mil pessoas, oportunizando o aperfeiçoamento, a formação e o compar-tilhamento de informações culturais entre os agentes públicos, privados e a sociedade capixaba.

Eventos

16

112MIL

Participantes

E

AUdIOvIsUAL

A sétima arte recebeu amplo apoio do Instituto Sincades para a produção de nove filmes e documentários e a realização de 16 eventos, entre mostras e festivais, com a participação direta de mais de 112 mil pessoas.

Eventos

33

Pessoas envolvidas

(8)

E

MúsICA

Concertos clássicos e popu-lares com bandas, artistas e or-questras, algumas inclusive inter-nacionais, foram realizados, em um total de 36 eventos, levando mais de 220 mil espectadores a teatros, parques e igrejas em todo o Estado.

E

dOAçãO

Objetos de arte, acervo de pintura, instrumentos musicais e equipamentos foram doados para diversas instituições cul-turais e projetos de políticas públicas, como dois veículos adaptados para o projeto Biblio-teca Móvel.

Eventos

36

Espectadores

(9)

E

APOIO

Diversas iniciativas da sociedade civil e do Governo receberam o apoio do Instituto Sincades, principalmente aquelas em que a inclusão sociocultural figurou como principal objetivo. Firmou-se, assim, com dezenas de instituições, uma ampla e positiva rede de solidariedade e apoio mútuo.

E

dANçA

Eventos de dança, inclusive internacionais, dos mais diversos estilos, receberam o apoio total ou parcial do Instituto Sincades. Quase 15 mil pessoas assistiram a centenas de dançarinos e bai-larinos, que mostraram seu talento em 14 eventos.

Dois grupos capixabas viajaram para a Europa e os Estados Unidos para mostrar a dança e a cultura do Espírito Santo.

Outros 11 jovens bailarinos foram para a Rússia e os Estados Unidos aperfeiçoar as técnicas e o conhecimento na arte do balé.

beneficiados

Mais de

8,5MIL

Espectadores

15MIL

Bailarinos

no exterior

11

Eventos

14

10

(10)

E

FOLCLORE

Festas populares, encontros, festivais, fóruns e debates va-lorizaram e deram

visi-bilidade à diversidade cultural do Espírito Santo. Envolveram, direta-mente, mais de 26 mil participantes, incluindo palestrantes nacionais e internacionais, mestres populares e folcloristas, entre outros.

E

TEATRO

O Instituto Sincades realizou e apoiou, em seus seis anos, oito eventos, entre peças e festivais, que levaram aos teatros capi-xabas mais de 46 mil especta-dores. Peças locais e nacionais reuniram dezenas de artistas nos palcos capixabas.

Participantes

26MIL

Espectadores

(11)

Mais de 26 mil empresários, colaboradores e familiares vinculados ao segmento atacadista e distribuidor capixaba participaram de atividades de formação, capacitação, lazer e integração, cultura e saúde ou receberam premiações por mérito do desenvolvimento e do exercício de responsabi-lidade socioempresarial. No total, mais de 300 empresas participaram dessas ações.

E

CONvIvER

As empresas mantenedoras do Instituto Sincades e aquelas filiadas ao Sincades contam com a parceria das duas instituições representativas do segmento atacadista e distribuidor capixaba para a melhoria da qualidade da sua gestão, da competividade e do bem-estar de seus colaboradores e familiares. O Programa Conviver realiza anualmente dezenas de atividades que beneficiam todo o segmento e sua cadeia produtiva. Uma ação que resulta no aumento no número de empregos, impostos e tributos arrecada-dos e por mais desenvolvimento para o Estado do Espírito Santo.

12

P

INSTITUTO SINCADES • 6 anos

q

Envolvidos

Mais de

Mais de

26MIL

Empresas

300

(12)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 675

Ed. Palácio do Café, 12° andar

CEP 29050-912

(27)

3325-3992

www.facebook.com/institutosincades

Instagram: @institutosincades

Referências

Documentos relacionados

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões