• Nenhum resultado encontrado

ACORDO COLETIVO 2020/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO COLETIVO 2020/2021"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO 2020/2021 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP008494/2020

DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/11/2020 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR028294/2020 NÚMERO DO PROCESSO: 14021.168656/2020-47 DATA DO PROTOCOLO: 21/10/2020

DURATEX FLORESTAL LTDA, CNPJ n. 43.059.559/0044-30, neste ato representado(a) por seu Diretor, Sr(a). GLIZIA MARIA DO PRADO e por seu Gerente, Sr(a). OLAVO CHIARADIA JUNIOR;

E

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE AGUDOS - SP, CNPJ n. 02.838.724/0001-34, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). APARECIDO DONIZETI MUNSIMBONI;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ESPECÍFICO - AUTORIZAÇÃO DE

TRABALHO NOS DOMINGOS E FERIADOS, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho Específico - Autorização de Trabalho nos Domingos e Feriados no período de 05 de junho de 2020 a 30 de setembro de 2021 e a data-base da categoria em 01º de outubro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho Específico - Autorização de Trabalho nos Domingos e Feriados, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Trabalhadores e

Empregados Rurais, com abrangência territorial em Agudos/SP.

Jornada de Trabalho Duração, Distribuição, Controle, Faltas Turnos Ininterruptos de Revezamento

CLÁUSULA TERCEIRA - DOS REGIMES DE TRABALHO PRATICADOS

Fica convencionado que a empresa poderá manter os regimes e escalas abaixo mencionados de acordo com sua necessidade administrativa e ou operacional:

Parágrafo Primeiro: A escala 5X1 (cinco por um) para os locais que demandem trabalho contínuo e sem interrupção, sendo que a cada 5 (cinco) dias consecutivos de trabalho com carga horária normal de

7h20min (sete horas e vinte minutos) o empregado fará jus a 1 (um) dia de descanso que, se trabalhado, deverá ser remunerado com o adicional de 100% (cem por cento) em relação ao valor da hora normal. O trabalho aos domingos e feriados somente será remunerado em dobro se coincidir com a folga do ciclo, caso contrário, será tratado como dia normal de trabalho.

(2)

A escala 5x1 será composta de 3 turnos podendo variar o horário de entrada e saída de cada turno em decorrência da necessidade da empresa ou setor, mantendo-se a carga horária diária, a exemplo das jornadas abaixo.

• 1º Turno: 5h00min às 13h20min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso • 2º Turno: 13h20min às 21h35min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso • 3º Turno: 21h35min às 05h00min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso

Parágrafo Segundo: A escala 6X1 (seis por um) para os locais de trabalho em que houver a possibilidade de paralização das atividades uma vez por semana, sendo que a cada 6 (seis) dias consecutivos de

trabalho, com carga horária normal de 7h20min (sete horas e vinte minutos) o empregado fará jus a 1 (um) dia descanso, preferencialmente aos domingos.

A escala 6x1 será composta de 3 turnos podendo variar o horário de entrada e saída de cada turno em decorrência da necessidade da empresa ou setor, mantendo-se a carga horária diária, a exemplo das jornadas abaixo.

• 1º Turno: De segunda a sábado das 5h00min às 13h20min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

• 2º Turno: De segunda a sábado das 13h20min às 21h35min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

• 3º Turno: De domingo a sexta-feira das 21h35min às 05h00min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

Parágrafo Terceiro: A escala 5X2 (cinco por dois) para os locais de trabalho em que houver a possibilidade de paralização das atividades duas vezes por semana, sendo que a cada 5 (seis) dias consecutivos de trabalho, com carga horária normal de 8h48min (oito horas e quarenta e oito minutos) o empregado fará jus a 2 (dois) dias descanso. O primeiro dia de descanso será considerado como Dia Compensado, considerando o acréscimo diário de 1h28min (uma hora e vinte e oito minutos) nos dias trabalhados, sendo que, se trabalhado, deverá ser remunerado com o adicional de 50% (cinquenta por cento) em relação ao valor da hora normal. O segundo dia de descanso será considerado como DSR- Descanso Semanal remunerado e, se trabalhado, deverá ser remunerado com adicional de 100% (cem por cento) em relação ao valor da hora normal.

A escala 5x2 terá carga horária de 8h48min (oito horas e quarenta e oito minutos) podendo variar o horário de entrada e saída de cada turno em decorrência da necessidade da empresa ou setor, a exemplo das jornadas abaixo.

• De segunda a sexta-feira das 7h00min às 16h48min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

• De segunda a sexta-feira das 12h00min às 21h48min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

Parágrafo Quarto: A escala 6X2 (seis por dois) para os locais que demandem trabalho contínuo e sem interrupção, sendo que a cada 6 (seis) dias consecutivos de trabalho, com carga horária normal de 7h20min (sete horas e vinte minutos) o empregado fará jus a 2 (dois) dias consecutivos de descanso. O primeiro dia

(3)

de descanso será considerado como Descanso Semanal Remunerado-DSR e, se trabalhado, deverá ser remunerado com o adicional de 100% (cem por cento) em relação ao valor da hora normal. O segundo dia de descanso será considerado como dia útil não trabalhado e, se trabalhado, deverá ser remunerado com adicional de 50% (cinquenta por cento) em relação ao valor da hora normal. O trabalho aos domingos e feriados somente será remunerado em dobro se coincidir com a primeira folga do ciclo, caso contrário, será tratado como dia normal de trabalho.

A escala 6x2 será composta de 3 turnos podendo variar o horário de entrada e saída de cada turno em decorrência da necessidade da empresa ou setor, mantendo-se a carga horária diária, a exemplo das jornadas abaixo.

• 1º Turno: 5h00min às 13h20min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso • 2º Turno: 13h20min às 21h40min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso • 3º Turno: 21h40min às 05h00min com 1 hora de intervalo para refeição e descanso

Parágrafo Quinto: A escala 12x36 na forma do Art. 59-A e parágrafo único da CLT, para os locais que demandem trabalho contínuo e sem interrupção, sendo cada dia trabalhado com carga horária normal de 11h00 (onze horas), podendo a empresa, de forma a proporcionar melhor oportunidade de descanso aos trabalhadores abrangidos por este acordo, adaptar à escala Marshall, conforme exemplos a seguir, sendo que em qualquer deles, na média, a cada 30 dias o empregado trabalhará 15 dias e descansará 15 dias:

a. Regime de trabalho 2x2 (dois por dois) de 12 horas: Trabalhará dois dias consecutivos e folgará dois dias consecutivos, repetindo-se sucessivamente.

b. Regime de trabalho 3x3 (três por três) de 12 horas: Trabalhará três dias consecutivos e folgará três dias consecutivos, repetindo-se sucessivamente.

c. Regime de trabalho 3x2+2x3 (três por dois mais dois por três) de 12 horas: Trabalharão em dois ciclos em horários fixos no regime de 12 horas, sendo que, no primeiro ciclo trabalhará em três dias consecutivos, seguido de dois dias de descanso consecutivos e no segundo ciclo, trabalhará dois dias consecutivos seguido de três dias de descanso consecutivos, repetindo-se sucessivamente.

d. Regime de trabalho 5x2+2x5 (cinco por dois mais dois por cinco) de 12 horas: Trabalharão em dois ciclos no período de duas semanas, em horários fixos no regime de 12 horas, sendo que, no

primeiro ciclo trabalhará cinco dias na semana e folgará dois dias e no segundo ciclo trabalhará dois dias na semana e folgará cinco dias.

e. A remuneração mensal pactuada pelos regimes definidos nas alíneas anteriores abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o § 5º do art. 73 da CLT.

(4)

f. As horas extras realizadas nos dias de folga, independente do dia da semana, serão remuneradas com o adicional de 50%.

g. A jornada diária de 12 (doze) horas contemplará 1 (uma) hora de intervalo para refeição e descanso, sendo 11 (onze) horas diárias de trabalho, perfazendo um total de 165 horas, efetivamente,

trabalhadas por mês.

h. A EMPRESA, durante a vigência deste regime assegurará a remuneração equivalente a 220 (duzentas e vinte) horas mensais.

Parágrafo Sexto: As escalas e horários de trabalho deverão ser afixados nos quadros de avisos das respectivas áreas ou frentes de trabalho.

Parágrafo Sétimo: A Empresa reserva para si o poder de organizar suas atividades e fatores de produção, podendo alterar, reverter ou introduzir outros regimes de trabalho diante de suas necessidades, ou ainda, em função da conjuntura econômica, financeira ou comercial da empresa, visando garantir a

sustentabilidade, produtividade ou a competitividade do negócio. As alterações coletivas serão submetidas a deliberação dos trabalhadores.

Parágrafo Oitavo: Na hipótese de cancelamento da autorização a empresa poderá manter o

funcionamento das suas operações aos domingos e feriados por até 3 (três) meses após ser notificada, para que haja tempo hábil a sua reestruturação operacional.

Autorização de Trabalho nos Domingos e Feriados

CLÁUSULA QUARTA - AUTORIZAÇÃO TRANSITÓRIA PARA TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS CIVIS E RELIG

Para os fins de atendimento ao previsto no Art. 68, parágrafo único, da CLT e Art. 1º, Parágrafo único, alínea “a” da Portaria MTE Nº 945 DE 08.07.2015, considerando a aprovação em assembleia específica, a Empresa fica autorizada a desenvolver suas atividades de forma contínua e ininterrupta, inclusive aos domingos e feriados onde houver necessidade, pelo prazo de 2 (dois) anos, contados a partir de 1º de outubro de 2017, podendo ser renovado por igual período.

Saúde e Segurança do Trabalhador Condições de Ambiente de Trabalho

(5)

CLÁUSULA QUINTA - DAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE PARA O TRABALHO

A empresa que cumprirá com fidelidade as Normas Regulamentadoras (NR) vigentes, aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõem sobre segurança e medicina do trabalho.

Parágrafo Primeiro: A empresa declara que possui Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional – PCMSO vigente, em conformidade com as disposições contidas na NR 7, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Parágrafo Segundo: A empresa declara que possui Programa de prevenção de Riscos Ambientais – PPRA vigente, em conformidade com as disposições contidas na NR 9, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Parágrafo Terceiro: A empresa declara que possui o controle e programa de Segurança e Saúde no Trabalho específico para silvicultura e exploração florestal em consonância com as disposições contidas na NR 31, observando-se os preceitos na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas nestas áreas com a gestão da

segurança, saúde e meio ambiente do trabalho.

Parágrafo Quarto: A Empresa se obriga ao fornecimento gratuito dos equipamentos de segurança e meios de proteção necessários à segurança e saúde do trabalhador, os quais serão de utilização obrigatória pelos mesmos. A não utilização dos equipamentos de proteção por parte dos trabalhadores ensejará a aplicação das medidas disciplinares cabíveis, inclusive dispensa por justa causa, e a má conservação dos

equipamentos pelos empregados fará com que os mesmos fiquem responsáveis pelo ressarcimento do valor correspondente, estando a Empresa desde já autorizada a efetuar os respectivos descontos em sua remuneração mensal e/ou nas verbas rescisórias.

Parágrafo Quinto: A empresa fornecerá aos empregados, gratuitamente, uniformes, calçados e todos os equipamentos e roupas necessários ao trabalho, quando exigidos por elas ou por lei, sendo seu uso obrigatório.

Disposições Gerais

Mecanismos de Solução de Conflitos

(6)

As divergências porventura surgidas com a interpretação ou aplicação deste Acordo Coletivo de Trabalho serão dirimidas pela Justiça do Trabalho.

Renovação/Rescisão do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA SÉTIMA - PROCESSO DE PRORROGAÇÃO, REVISÃO, DENÚNCIA E REVOGAÇÃO

O processo de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação, total ou parcial, deste Acordo Coletivo de Trabalho, ficará subordinado às normas estabelecidas pelo artigo 615 da CLT ou legislação superveniente.

CLÁUSULA OITAVA - EFEITOS DO PRESENTE ACORDO COLETIVO NA HIPÓTESE DE CANCELAMENTO DA AUTORIZA

Para fins do disposto no inciso IV, do art. 3º da Portaria MTE nº 945, de 08 de julho de 2015, na hipótese de cancelamento da autorização transitória para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos, tal

cancelamento produzirá efeitos "ex nunc", permanecendo válidos os atos já praticados até o cancelamento definitivo da autorização, nos termos do art. 10 da referida portaria.

Havendo o cancelamento da presente autorização por ato da autoridade competente do Ministério do Trabalho ou Poder Público, no prazo não superior a quinze dias, contados data de ciência do inequívoco cancelamento definitivo da autorização, as partes deverão negociar um novo acordo coletivo para estabelecer a jornada de trabalho dos empregados submetidos ao presente acordo coletivo, onde serão definidas todas as regras pertinentes a cada regime de trabalho e eventuais necessidades de ajustes em estrutura, equipes de trabalho, pagamento de adicionais.

Outras Disposições

CLÁUSULA NONA - NORMAS CONSTITUCIONAIS

A promulgação da legislação ordinária e/ou complementar regulamentadora dos preceitos constitucionais substituirá, onde aplicável, direitos e deveres previstos nesse Acordo Coletivo de Trabalho, ressalvando-se sempre as condições mais favoráveis aos empregados, vedada, em qualquer hipótese, a acumulação.

(7)

Por estarem justas e acertadas e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, assinam as partes o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS em 3 (três) vias, comprometendo-se a promover o depósito de 1 (uma) via do mesmo na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Agudos/SP, via Sistema Mediador.

GLIZIA MARIA DO PRADO

Diretor

DURATEX FLORESTAL LTDA

OLAVO CHIARADIA JUNIOR

Gerente

DURATEX FLORESTAL LTDA

APARECIDO DONIZETI MUNSIMBONI

Presidente

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE AGUDOS - SP

ANEXOS

ANEXO I - ATA ASSEMBLEIA GERAL 09_12

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério da Economia na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

Financiado pelo Global Environmental Fund (GEF), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado pela Organização do Tratado de

Pode utilizar um browser padrão para alterar as definições do servidor de impressão utilizando o protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol, protocolo de transferência

[r]

Figura 2: A: Média da produção de lágrimas (mm/min), utilizando o teste lacrimal de Schirmer, nos olhos que receberam o filme de quitosana contendo ciclosporina em comparação com

dispostas no Acordo Coletivo de Trabalho que deverão ser respeitadas, ajustam que em substituição a cota negocial devida pelos trabalhadores, a Empresa recolherá para a entidade

a) Nos termos do artigo 513, alínea “e”, da Consolidação das Leis do Trabalho e segundo entendimento manifesto do Supremo Tribunal Federal, solicita-se o desconto

A Figura 3 mostra a distância que o feixe laser se afastará do centro da lente do receptor para um grau de desalinhamento angular (em qualquer plano).. Note que mesmo a uma distância

Após administração oral da dose recomendada de Eqvalan em cavalos, foi demonstrado um perfil plasmático de absorção lenta e constante da ivermectina com um pico de