• Nenhum resultado encontrado

Excreção: visão geral e detalhamento da excreção em peixes. Prof. Marcelo Nunes Mestriner.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Excreção: visão geral e detalhamento da excreção em peixes. Prof. Marcelo Nunes Mestriner."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Excreção: visão geral e detalhamento da excreção em peixes

Prof. Marcelo Nunes Mestriner.

Os organismos animais se mantêm vivos através de reações de seu metabolismo. Podemos então concluir que o trabalho metabólico produz "coisas" úteis à nossa vida - isso é verdade! - mas durante a ocorrência das reações metabólicas ocorre a produção de

substâncias que não serão úteis ao organismo, muitas vezes até tóxicas produzindo efeitos nefastos ao indivíduo.

Quando o ser em questão é muito simples e vive em ambiente aquático esses resíduos tóxicos são liberados diretamente na água através da superfície corporal. Os vertebrados - é claro! - não se utilizam desse método simples de eliminação.

O processo de eliminação de resíduos tóxicos é conhecido como EXCREÇÃO e é realizado por estruturas próprias para essa função, no caso os rins. É muito comum

considerarem as fezes com produto de excreção, porém as fezes são, na verdade, restos não digeridos e não verdadeiros excretas, portanto correspondem à perdas digestivas. São excretas verdadeiros o CO2 excretado pelos pulmões/brânquias e compostos nitrogenados excretados pela urina e suor (em alguns vertebrados).

Os excretas nitrogenados mais comuns são três e eles variam de acordo com a toxicidade, o tamanho e a necessidade de água para serem eliminados. Veja a tabela abaixo:

Excretas nitrogenados Toxicidade Tamanho da molécula Necessidade de água na excreção

Amônia Alta Pequena Muita água

Uréia Média Média Quantidade mediana Ácido Úrico Baixa Grande Pouca água

De acordo com o tipo de excreta produzido e liberado o animal pode ser classificado como:

(2)

Ureotélico - Excreta uréia. Uricotélico - Excreta Ác. Úrico.

Os peixes ósseos são amoniotélicos, ou seja, excretam amônia enquanto que os cartilaginosos excretam uréia, sendo, portanto, ureotélicos, usando a reserva dessa substância no sangue para conseguir um melhor equilíbrio da concentração de seu meu interno em relação à concentração encontrada no meu externo.

Outra função muito importante executada pela excreção é o controle osmótico ou o equilíbrio hidrossalino dos animais. Os seres vivos apresentam um ambiente interno, onde a quantidade de sal e água deve ser mantida em uma determinada proporção. A proporção de água e sais de um organismo é mantida, em grande parte, pelo sistema excretor.

O problema é a variação na proporção de sais e água ocorrida nos ambientes externos onde o ser vive. Para entendermos isso temos que classificar os ambientes em hipertônico, hipotônico e isotônico.

Quando pensamos nesses conceitos temos considerar concentrações, ou seja, quantidades de uma “coisa” em relação à outra. Veja o exemplo:

Um copo de água (≈ 250 ml) + 100 gr de sal de cozinha = Solução A Um copo de água (≈ 250 ml) + 300 gr de sal de cozinha = Solução B

Fica claro que a solução 'A' tem uma quantidade menor de sal em relação à água do copo que a encontrada na solução 'B', portanto dizemos que a solução 'B' é mais concentrada que a 'A' em relação à quantidade de sal. Certo!

Então vamos seguir:

Hiper(mais)tônico(concentração) Hipo(menos)tônico(concentração) iso(mesma)tônico(concentração)

Podemos dizer então que o ambiente existente no copo da solução 'A' é hipertônico em relação ao ambiente do copo da solução 'B', também podemos dizer que por consequência o meio do copo ´B' é hipotônico em relação ao meio do copo 'A'.

Vamos supor que colocássemos mais 200 gr de sal no copo A, deixando-o com a mesma concentração da encontrada no copo B. Nesse caso podemos dizer que ambos os copos apresentam a mesma concentração de sal em relação à água, portanto os meios agora são isotônicos.

(3)

Um peixe que se encontra em um ambiente de água doce encontra um problema osmótico, ou seja, o seu corpo é mais concentrado que o meio ambiente. Já o peixe de ambiente marinho tem um problema inverso, ou seja, seu corpo é menos concentrado que o ambiente.

Vamos voltar ao laboratório e montar um experimento. Imagine que nós montamos um aquário separado ao meio por uma membrana que deixa a água passar de um lado para o outro, mas não deixa o sal fazer o mesmo trajeto. Veja o esquema.

Nas três situações vamos encontrar um comportamento diferente realizado pelas moléculas de água (solvente), ou seja, a água vai tentar igualar as concentrações entre os ambientes. No primeiro caso a água passaria do ambiente A para o B. No segundo caso faria o inverso passaria do ambiente B para o A e por último no terceiro caso passaria tanto no sentido de A para B como de B para A com a mesmo intensidade.

Esse fenômeno em que a água passa por uma membrana de um ambiente para o outro tentando igualar as concentrações denominamos OSMOSE.

Vamos voltar a pensar em nossos peixes - o dulcícola (de água doce) e o marinho (de água salgada) - o primeiro peixe teria a tendência a receber água já que o ambiente é menos concentrado, portanto teria que bombear água para fora de seu corpo através da excreção. O peixe marinho tenderia a perder água para o ambiente já que seu corpo é menos concentrado que o ambiente, portanto o oposto do primeiro. Nesse caso a excreção teria que reter água no animal.

Obs.: Nos dois casos os animais teriam problemas com o conteúdo salino de seus corpos exigindo um equilíbrio dessas substâncias, porém isso é papo para o ensino médio.

Os rins são órgãos, que nos vertebrados, são encontrados aos pares e que

correspondem a um conjunto de estruturas que já haviam surgido nos invertebrados e são conhecidas como nefrídeos. Os nefrídeos são estruturas que filtram conteúdos de cavidades corporais e principalmente do sangue, dai a ligação íntima entre o sistema circulatório e o sistema excretor. Quando urinamos o que sai estava anteriormente circulando no nosso sangue.

(4)

Sistema excretor em invertebrados

Um néfron (nefrídeo) de vertebrados

Os nefrídeos são compostos por um conjunto de túbulos no interior do rim. A região onde é realizada a filtragem do sangue é composta por uma cápsula (Cápsula de Bowman) e um "novelo" de vasos (glomérulo de malpighi).

(5)

A filtração na cápsula não é muito seletiva de tal forma que várias substâncias que não devem ser excretadas passam para o composto que será eliminado (por exemplo: glicose,

aminoácidos, hormônios, etc.) e são recolhidas novamente para o sangue, ficando na urina apenas sais e excretas.

Referências

Documentos relacionados

Processo de excreção lento, pois microcistinas podem permanecer na circulação sanguínea por pelo menos 2 meses após uma única. exposição (dados em peixes, camundongos, ratos

Se baixos níveis de OD na água reduzem a produtividade de um sistema aquacultural, a supersaturação da água com oxigênio não causa aumento da produção ou melhora a

c) segunda série de 500 ciclos térmicos.. Deverão ser registrados, preferivelmente, todos os valores máximos de aquecimento e resistência, de cada ciclo, com registro

Tabela 1 - Resultados obtidos durante o transporte de juvenis de Litopenaeus schmitti em diferentes densidades (média e desvio padrão entre parênteses), após duas horas e meia

Todas as células do organismo humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da membrana plasmática. Nas células nervosas, essa dife rença

Para Deleuze, o aprendizado ocorre por meio dos encontros inesperados com signos que nós não prevemos e também não conhecemos, ou seja, signos não fazem parte

(2004), que avaliaram os efeitos do pastoreio rotativo (28 dias de intervalo) de uma resteva de lavoura de milho nas propriedades físicas do solo e na produtividade de grãos de

Para se atingir uma melhora significativa na efici ência energética, no mercado de baixa press ão, toma-se uma medida que consiste na introdução de sopradores