• Nenhum resultado encontrado

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SEMANA 9

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 26/04/2021 a 30/04/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4h10min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura;

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semiose. Procedimentos

e gêneros de apoio à compreensão.

HABILIDADE: (EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos

sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em

outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e um posicionamento frente aos textos, se for o caso.

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01, 02 e 03. Copa 2014

A Fifa anunciou na noite deste domingo o nome da mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. Depois de uma eleição que durou três meses e oferecia três alternativas – todas sugeridas pela própria Fifa – a palavra Fuleco foi escolhida por 1,7 milhão de brasileiros, que corresponde a 48% dos votos. O nome vencedor vem da fusão de “futebol e “ecologia”.

Em segundo lugar ficou Zuzeco, com 31%, que era a combinação entre “azul’ e “ecologia”. O nome Amijubi, de “amizade” e “júbilo”, terminou em terceiro lugar, com 21% dos votos.

https://veja.abril.com.br/esporte/mascote-da-copa-2014-ganha-nome-de-fuleco/

1) A informação principal desse texto está no trecho:

(A) “Depois de uma eleição que durou três meses [...] a palavra Fuleco foi escolhida...”. (B) “O nome vencedor vem da fusão de ‘futebol’ e ‘ecologia’.”.

(C) “Em segundo lugar ficou Zuzeco [...] que era a combinação entre ‘azul’ e ‘ecologia’.”. (D) “O nome Amijubi, de ‘amizade’ e ‘júbilo’ terminou em terceiro lugar...”.

2) No período “Depois de uma eleição que durou três meses e oferecia três alternativas [...]” o verbo ‘durou’ está no singular porque concorda com

(A) três. (B) eleição. (C) meses. (D) alternativas.

3) No trecho “[...] três alternativas – todas sugeridas pela própria Fifa – a palavra [...]” o uso do travessão é para

(A) trazer uma informação complementar acerca da escolha do nome da mascote. (B) trazer uma informação que é desnecessária ao leitor.

(C) fazer um questionamento sobre a escolha do nome da mascote. (D) apresentar o nome das mascotes escolhidas para o evento. Leia o texto abaixo e responda às questões 04 e 05.

(2)

FAMÍLIA: FELIDAE

COLORAÇÃO: a coloração e o padrão de manchas varia individualmente, sendo predominantemente amarelada nas regiões superiores, com manchas pretas, chamadas de rosetas. Essas rosetas formam bandas longitudinais no flanco do animal, sendo possível identificar indivíduos que possuem diferentes padrões de bandas e rosetas.

ALIMENTAÇÃO: lagartos, serpentes, pequenos roedores, ouriços, cutias, pacas, tatus, marsupiais, macacos, pequenos veados, aves, ovos, carcaças.

HABITAT: em ambientes florestados. Ocorrem também em áreas de campos, manguezais e banhados, aparentemente há a necessidade de que estas áreas estejam próximas a florestas.

CURIOSIDADES: caçam animais no solo, porém alimentam-se com frequência de animais de hábitos arborícolas como primatas, ouriços e outros. São solitárias e noturnas sendo possível a observação de mais de um indivíduo durante a reprodução e a mãe criando seus filhotes. Usam espaços entre raízes de grandes árvores caídas como abrigos para seus filhotes.

https://profwarles.blogspot.com/2013/08/simulados-preparatorio-para-saebprova.html

4) No trecho “Caçam animais no solo[...]” o verbo ‘caçam’ refere-se a (A) curiosidades.

(B) primatas. (C) jaguatiricas. (D) florestas.

5) O verbete acima tem como tema/assunto (A) o risco de extinção das jaguatiricas.

(B) os zoológicos em que se pode encontrar jaguatiricas. (C) as características gerais da jaguatirica.

(D) informações sobre como as jaguatiricas se acasalam.

Leia o texto a seguir e responda às questões 06, 07, 08 e 09. Florianópolis, 18 de dezembro de 2 010.

Querida Cecília, Como vai você? Espero que esteja tudo bem com você.

Estou escrevendo esta carta porque aqui não há computadores e nem internet para mandar e-mail. Demorei para acostumar, mas agora, depois de seis meses, posso dizer que estou gostando de morar longe da cidade. O sitio do vovô é enorme. Os vizinhos são amáveis e vivem com muito pouco. Mesmo assim são felizes e não reclamam da vida.

Levanto bem cedinho e vou ajudar na limpeza do jardim, do galinheiro e do estábulo. Passo o dia todo ajudando meu avô. Sempre há coisas pra fazer.

(3)

Durante a noite estou tão cansado, que durmo a noite inteira. Nem tenho tempo pra pensar bobagens. Aos sábados tem missa à noite aqui perto. E depois da missa tem baile dos jovens. Vovô permite que eu fique até o baile terminar. Adivinhe o horário do término do baile? Meia noite.

Passar uns tempos aqui está fazendo bem pra minha cabeça. Começo até a pensar na possibilidade de não voltar mais.

A vida no campo rejuvenesce. Você precisa conferir. Espero por você aqui.

Abraço,

De seu irmão Rogério

Disponível em: http://fenaeduca.blogspot.com/2011/11/modelos-de-cartas.html Acesso em 06 jan. de 2020.

6) O texto acima é (A) uma carta comercial. (B) uma carta do leitor. (C) uma carta ao leitor. (D) uma carta pessoal.

7) De acordo com o texto, o remetente e o destinatário da carta são (A) Rogério e Cecília.

(B) O avô de Rogério e Cecília. (C) Florianópolis e Cecília.

(D) Os vizinhos de Rogério e Cecília.

8) O texto acima tem como função social a comunicação (A) comercial, empregatícia e financeira.

(B) entre amigos, parentes, cônjuges, namorados. (C) de opiniões, sugestões, críticas de leitores.

(D) sobre o conteúdo de uma revista ou jornal ao leitor.

9) O trecho “Passar um tempo aqui está fazendo bem para minha cabeça.” traz a ideia de que (A) Rogério não está se adaptando à vida no sítio.

(B) Rogério está com saudade da sua vida na cidade.

(C) Rogério está gostando do tempo que está passando no sítio. (D) Rogério se sente infeliz com a vida no sítio.

Leia os textos a seguir. Texto I

Os cerrados

Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!

SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II

Os Pantanais

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criação.”

SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

10) Os dois textos descrevem

(A) belezas naturais do Cerrado e do Pantanal. (B) animais que habitam os pantanais.

(C) problemas que afetam os cerrados. (D) rios e cachoeiras de duas regiões.

(4)

Leia o texto a seguir.

Desejo de genro Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela. — Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?

— Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.

Calendário 2008 – Ed. Boa Nova Com. Livros Religiosos Ltda. – EPP.

11) O que dá um tom divertido a esse texto?

(A) A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra.

(B) O genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra. (C) A gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer.

(D) O genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela. Leia o texto a seguir.

Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu!

Disponível em: http://www.ziraldo.com.br/. Acesso em: 20/09/08. (Fragmento).

12) Ziraldo começou a ficar famoso quando (A) passou a escrever para jornais e revistas. (B) lançou a revista da Turma do Pererê. (C) lançou o seu livro O Menino Maluquinho. (D) publicou o seu livro infantil FLICTS.

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 13 e 14

Goiânia, 10 de outubro de 2018. Prezada Marta Guimarães,

Venho por meio desta agradecer os brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes que são assistidas pela nossa ONG “Criança feliz”. Nós trabalhamos muito para ajudar essas crianças.

Conforme pode ver nas fotos anexas, as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.

Espero poder contar com essa parceria outras vezes, pois será muito importante para as crianças.

(5)

pouco no seu cotidiano. Muito obrigado!

Atenciosamente, Márcio Reis.

Disponível em: <http://www.zun.com.br. Acesso em: 19 nov. 2018. 13) Qual é o objetivo desse texto?

(

A) Agradecer pelos brinquedos enviados pela senhora Marta Guimarães. (B) Divulgar a doação de brinquedos feita pela senhora Marta Guimarães (C) Informar sobre a alegria das crianças por ter recebido os brinquedos. (D) Apresentar o trabalho desenvolvido pela ONG “Criança feliz”.

14) Qual das expressões sublinhadas expressa uma opinião?

(A) “Venho por meio desta agradecer os brinquedos que nos foram enviadas pela senhora para as crianças carentes.”.

(B) “Conforme pode ver nas fotos anexas, as crianças ficaram muito felizes e agradecidas por causa dos brinquedos.”.

(C) “A atitude da senhora foi extremamente grandiosa e proporcionou a alegria dessas crianças que tem tão pouco no seu cotidiano.”.

(D) “Espero poder contar com essa parceria outras vezes, pois será muito importante para as crianças.”. Leia o texto a seguir.

https://profwarles.blogspot.com/2013/08/simulados-preparatorio-para-saebprova.html

15) Na charge, o autor usou três pontos de exclamação, na fala da personagem, para reforçar o sentimento de (A) afobação. (B) preocupação. (C) indignação. (D) tranquilidade.

SEMANA 10

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 03/05/2021 a 07/05/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4h10min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura;

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica HABILIDADE: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em

(6)

culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro,

dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como

rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.

Leia o conto a seguir e responda às questões:

O caboclo, o padre e o estudante. (Texto recolhido pelo Câmara Cascudo)

Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:

-— Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei: - Seu doutor, seu padre, o queijo! — Vosmicês esqueceram o queijo!

Então vosmicês responderam de longe, do céu:

— Come o queijo, caboclo! - Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

— O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo...

Atividades

1) Quem teve a ideia de que quem tivesse o sonho mais bonito ficaria com o queijo e por quê? 2) Quem foi mais esperto na história? O padre, o estudante ou o caboclo? Por quê?

3) Qual é o significado da palavra “engambelar”? a) Enganar, iludir, levando na conversa.

b) colocar na gamela.

c) Falar a verdade, ser sincero.

4) A quem as palavras destacadas referem-se? (escada, padre, caboclo, estudante, queijo) a) “Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra.”

b) À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o. c) Todos aceitaram e foram dormir.

d) Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. e) Eu fiquei na terra e gritei.

f) Nós estamos no céu.

g) Levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo. 5) Qual o fato que desencadeou o enredo?

a) A esperteza do caboclo.

b) O queijo que eles ganharam era muito pequeno eles não sabiam como dividir. c) O sonho que tiveram.

6) O que gera o humor no texto lido? a) A esperteza do caboclo.

b) A esperteza do padre. c) A esperteza do estudante.

(7)

7) Nos trechos abaixo coloque O para opinião (aquilo que a pessoa pensa/opina) e F para fato (algo que realmente aconteceu/fato):

a) ( ) “...tendo como guia um caboclo.”

b) ( ) “...pois que o queijo era pequeno mesmo.” c) ( ) “...e descreveu lindamente.”

d) ( ) “...os três sentaram à mesa para tomar café...” e) ( ) “ – O sonho foi tão forte...”

8) Na frase “Então vosmicês responderam de longe...” , a palavra em destaque representa, no contexto, uma marca de:

a) ( ) Registro informal/gíria b)( ) Registro formal/culta c) ( ) Fala regional/caipira d)( ) Fala urbana/cidade

9) Que mensagem o texto trouxe para você? Explique.

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

SEMANA 11

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 10/05/2021 a 15/05/2021

Número de aulas: 06 aulas Carga horária: 5h00min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: Análise linguística/semiótica; OBJETOS DE CONHECIMENTO: Morfossintaxe; HABILIDADE:

EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo:

afirmativo e negativo.

(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus

determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal,

(8)

Substantivos

O substantivo é a palavra que dá nome aos seres (reais ou imaginários/concretos ou abstratos), objetos, sentimentos, lugares, açõs, estado etc.

Exemplos: lapís, casa, gato, Ana, João, Mutum, Rio de Janeiro, alegria, tristeza, fome, Praça Raul Soares, etc.

Leia a HQ e responda às questões:

1) Na HQ Suriá e Natinha estão unidas para realizar uma atividade. Preste bastante atenção nas falas e responda:

a) Observe o termo destacado na seguinte fala de Suriá: “A professora disse que era legal observar a realidade”. A que tipo de observação você acha que a professora estava se referindo? Seres reais ou imaginários? Dê a sua opinião.

b) Que seres as meninas observaram?

c) Qual dos seres observado mais chamou a atenção delas?

d) Em sua opinião, elas entenderam a orientação da professora? Por quê?

e) As palavras citadas pelas meninas foram empregadas com que função? Nomear (dar nome) ou qualificar (dar qualidades/defeitos)?

f) Agora é a sua vez de observar. Veja ao seu redor. Escreva cinco nomes de objetos ou pessoas. Anote também o nome de algumas emoções e sensações físicas que você já sentiu hoje.

2) Leia um trecho do poema “Igreja”, de Carlos Drummond de Andrade. IGREJA [...] Tijolo areia andaime água tijolo.

O canto dos homens trabalhando trabalhando Mais perto do céu

Cada vez mais perto Mais

— a torre. [...]

Carlos Drummond de Andrade. Igreja. In__. Reunião: 10 livros de poesia. 5.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

a) No poema, o eu lpirico, ou seja, a voz que fala no poema, apresenta uma situação cotidiana, do dia a dia. Identifique que situação é essa.

b) Os cinco primeiros versos do poema foram construídos por meio de uma sequência de substantivos. Quais são esses substantivos?

c) Que efeito de sentido essa sequência de substantivos ( tijolo, aeia, andaim, água, tijolo) atribui ao poema? Explique.

(9)

Adjetivo

Adjetivos são palavras que modificam os substantivos, dando-lhes características, atribuindo-lhes um estado, uma qalidade, um defeito, um aspectou ou aparência.

Exemplos:

Substantivo Qualidade Defeito Aspecto/Aparência Estado

Caderno novo ruim bonito sujo

Ana simpática preguiçosa morena triste

rua espaçosa Com buracos poluída interditada

Leia o trecho de um conto e responda às questões.

O Casal de Velhos

O céu estava escurecendo rapidamente, fechado, com nuvens escuras, quase pretas, anunciando uma tempestade de trovões, relâmpagos e água pesada. Manezinho apressou o passo na estrada deserta meio sem saber o que fazer. Tinha pegado uma carona ate o trevo e agora caminhava em direção à cidade que se escondia do lado de lá da pequena montanha. Quase uma hora de caminhada e via apenas a estradinha se espichando, em direção ao monte de terra. Tomaria chuva, com certeza. No máximo, tentaria se esconder de baixo de uma daquelas arvorezinhas raquíticas que margeavam o caminho. A escuridão aumentou ainda mais, fazendo com que aquele homem danado de corajoso, tivesse medo do temporal e do aguaceiro que estavam para vir. Pensou em correr um pouco, mas desistiu, achando que nada adiantaria. Olhou para cima, como que buscando explicação, e resmungou:

“Que venha água, que eu não tenho medo!”

Mal acabara de resmungar, avistou uma casinha branca e suja, na beira da estrada quase sem vegetação. Manezinho levou um susto que o fez arrepiar: até bem pouco tempo atrás, algumas dezenas de passos antes, a casinha não estava ali. Ou estava vendo uma miragem ou o medo da tempestade era real e não o estava deixando ver nada a sua frente.[...]

Edson Gabriel Garcia. O casal de velhos. In___. Sete gritos de terror. São Paulo: Moderna, 1991. p.17 (Veredas)

3) Nesse trecho do conto, o narrador usa palavrars para caracterizar diversos elementos da paisagem. Releia-o e escreva as palavras que o narrador utilizou para caracterizar:

a) Como estava o céu;

b) Como eram as nuvens;

c) A intensdade da água da chuva;

d) Como estava a estrada;

e) Como era a montanha;

f) Como eram as arvorezinhas;

g) Como era a casinha.

SEMANA 12

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 17/05/2021 a 21/05/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4h10min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: Leitura;

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: identificação de teses e argumentos. Apreciação e réplica; HABILIDADE:

(EF67LP05A) Identificar e avaliar teses/opiniões/ em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião,

resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

(EF67LP05B) Identificar e avaliar posicionamentos explícitos e argumentos, manifestando concordância ou discordância.

Texto de opinião

(10)

nosso ponto de vista. Quando uma pessoa diz, por exemplo, o que acha sobre um filme, um fato, o coportamento de alguém, ele está emitindo sua opinião.

Os textos a segir são chamado de texto de opinião. Também conhecidos como textos opinativos, esse gênero consiste em textos nos quais expressamos nossa maneira de pensar e justificamos nosso ponto de vista. Leia-os com atenção e responda às questões.

Governo quer tornar obrigatória a educação dos 4 aos 17 anos. Você acha que será possível? Sim

Na minha opinião, é possível e necessário tornar a educação obrigatória dos 4 aos 17 anos. É muito importante o governo se preocupar e investir em educação. Dessa forma, a probabilidade de crianças e adolescentes se envolverem com criminalidade é menor. Acredito qe o Brasil tem excelentes profissionaisna área da educação, falta investimento por parte do governo para oferecer mais cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Além disso, se o poder público liberar verba suficiente e manter a infraestruturados estabelecimentos em boas condições, creio que, de fato, será possível.

Láisa Costa, pedagoga.

Folha de Lodrina. 10 fev. 2009. P.3.(Folha Opinião)

Não

Acho que o governo deveria investir na qalidade da educação e das escolas e não aumentar o tmpo de permanência dos alunos na sala de aula. Na minha opinião, o poder p´blico não resolve os problemas existenciais e fica tentando arrumar “brechas” para se esquivar das dificuldades. O que adianta tornar obrigatória a educação por mais seis anos se a qualidade do ensino não é boa? Dessa forma, o adolescente vai sair aos 17 anos do Ensino Médio sem uma boa base. O que vai adiantar? Por essas e outras razões, posiciono-me contra essa obrigatoriedade.

Laro Freitas, estudante.

Folha de Lodrina. 10 fev. 2009. P.3.(Folha Opinião)

Atividades

1) Os textos geralmente são publicados em veículos de comunicação também chamados de suporte textuais (jornal, revistas, site). Como o próprio nome diz, suporte textal é um portador de texto, ou seja, é um material em que são publicados textos.

a) Em que suporte textual foram veiculados os textos acima?

b) Com base nessas informações, em que outros suportes textuais os textos opinativos podem circular?

2) Para uma pessoa convencer outra de que seu ponto de vista tem fundamento, é necessário apresentar argumentos, ou seja, razões ou motivos que comprovem sua maneira de pensar. Em ambos os textos foram empregados argumentos, Transcreva/ escreva os argumentos apresentados.

3) Nos textos de opinião, foram usadas algumas expressões (palavras) para reforçar a posição dos entrevistados, evidenciando-a.

a) Quais foram essas expressões/palavras que reforçam a opinião dos entrevistados?

b) Qual é o efeito dessas expressões (eu acredito e/ ou posiciono-me) para a argumentação dos textos?

SEMANA 13

Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano de escolaridade: 6º ano Ensino Fundamental

Período: 24/05/2021 a 28/05/2021

Número de aulas: 05 aulas Carga horária: 4h10min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: Campo jornalístico/ midiático;

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Relação entre textos/ Estratégias de leitura. Distinção de fato e opinião;

HABILIDADE: (EF67LP03X) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias,

analisando e avaliando a confiabilidade dessas informações neles apresentadas.

(EF67LP04X) Distinguir fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos (des) contínuos de textos.

(11)

Leia o texto e responda às questões:

A AMEAÇA DA DENGUE

O perigo não mora apenas em áreas desmatadas. A dengue, doença infecciosa febril, causada por um vírus, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que parecia ter sido erradicado do Brasil e de outros países da América Latina. A urbanização acelerada e a lentidão do governo em reestabelecer medidas de vigilância epidemiológica acabaram facilitando a volta desses transmissores. Isso foi possível porque eles encontraram condições ideais para se reproduzir em pneus e ferros-velhos, mas também em depósitos de lixo e em locais de água limpa e parada, com vasos de plantas e cisternas, comuns nas grandes cidades.

Com maior quantidade de mosquitos transmissores e de criadouros onde eles podem colocar os ovos, cresceu o número de pessoas expostas à infecção. Atualmente, a dengue é a doença transmissível mais preocupante no Sudeste, tendo sido registrados quase 250 mil casos no Rio de Janeiro. Com 174 mortes durante o ano de 2008 e a ameaça de números igualmente alarmantes para 2009. Preocupa também o fato de que o vírus da dengue se divide em quatro tipos diferentes, que podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a hemorrágica, muito mais grave. Após a introdução do tipo 2 na região do Rio de Janeiro em 1991, foi o observado que os sintomas dos doentes se agravaram e, em 2001, com a epidemia do vírus tipo 3, a doença ficou mais séria ainda. Sete anos depois, com o retorno do tipo 2, surgiram os casos letais para quem já tinha sido infectado anteriormente.

Na realidade, o surgimento da dengue é resultado da expansão do homem para áreas de floresta há muitos séculos, provavelmente na África. “no meio silvestre, o vírus era mantido sob controle, sendo transmitido de forma inofensiva por insetos para macacos que não desenvolvem a doença”, explica Anthony Érico Guimarães, pesquisador da FIOCRUZ. Esses insetos acompanharam o homem em suas migrações e, provavelmente, chegaram ao Brasil com os navios negreiros há mais de 100 anos. Também por navios, foram levados para o Sudeste Asiático, Sul do Pacífico, Ilhas do Caribe e outros países da América Latina.

Adeodato, Sérgio. Revista Horizonte Geográfico, São Paulo: ed. Horizonte, n. 121, 2009.

Atividades 1) Marque a alternativa que mostra a função do texto acima: A) um artigo de opinião.

B) uma propaganda. C) uma fábula D) um conto.

2) Qual o principal tema abordado? 3) Quem é o autor do texto?

4) De acordo com o texto o que é dengue? 5) Como é transmitida a dengue?

6) Quais são os locais ideais para o mosquito Aedes aegypti encontra as condições ideais para se reproduzir?

7) O texto nos diz que “o mosquito Aedes aegypti parecia ter sido erradicado no Brasil e de outros países da América Latina”, mas algumas condições facilitaram a volta dos mosquitos. Quais foram esses fatores?

08) De acordo com o texto existem quantos tipos de vírus da dengue?

(12)

https://www.saude.ce.gov.br/2020/03/24/aproveite-a-quarentena-para-proteger-sua-casa-do-aedes-aegypti85234/ 1) Qual o tema abordado no anúncio publicitário?

2) O que há em comum entre o anúncio e o texto “A ameaça da dengue”? 3) Qual é o nome do mosquito que transmite a dengue?

4) Que medidas preventivas devemos tomar para evitar a proliferação da dengue? 5) Além da Dengue quais outras doenças o mosquito pode transmitir?

a) Chikungunya e Zika. b) Coronavírus

c) Catapora.

6) Nos trechos abaixo coloque O para opinião (aquilo que a pessoa pensa/opina) e F para fato (algo que realmente aconteceu/fato):

a) ( )

A Dengue, doença infecciosa febril, causada por um vírus, é transmitida pelo mosquito

Aedes aegypti.

b)

( ) Acho que só os moradores das cidades são os responsáveis pela proliferação da

dengue.

c)

( ) Esses insetos acompanharam o homem em suas migrações.

d)

( ) A dengue é a doença transmissível mais preocupante no Sudeste.

7) Agora é a sua vez! Faça um anúncio publicitário sobre a prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika. Use e abuse de sua criatividade!

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados