• Nenhum resultado encontrado

O VETERANO. Desfile do Dia da Independência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O VETERANO. Desfile do Dia da Independência"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Órgão de Divulgação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - E-mail: secretaria@avcfn.com.br - Site: www.avcfn.com.br Praça Barão de Ladário, s/n - Ilha das Cobras - Centro - CEP: 20091-000 - Rio de Janeiro - RJ.

Ano XIX - Nº 02 - Julho/Setembro de 2017

O VETERANO

III Encontro da Turma 1/1985 (Encontro de Goianos), do então Campo de Ades-tramento do Grupamento de Fuzileiros Na-vais de Brasília DF - CAdest/GptFNBr.

Página 3

Encontro da Turma

1/1985/CAdest/CFN

(Goianos)

Festa Pai Veterano da AVCFN

A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - AVCFN re-alizou, em 26 de agosto, sábado, mais um grande evento: a tradicional

Fes-ta Beneficente Pai Veterano, para homenagear os pais da referida Associação.

Página 6

O belo cenário do Museu do Amanhã foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, para sediar a XV Regata do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada no sábado, 8 de julho.

Página 3

Regata a Remo

Escaler CFN

Desfile do Dia da Independência

S o b o c o m a n d o d o V i c e - A l m i r a n t e ( R e f º - F N ) F e r n a n d o d o N a s c i m e n t o , a A s s o c i a ç ã o d e V e t e r a n o s d o C o r p o d e F u z i l e i r o s N a v a i s ( A V C F N ) , o s A s s o -c i a d o s o s t e n t a r a m o m e s m o e n t u s i a s m o d o s " v e l h o s t e m p o s " d u r a n t e o d e s f i l e . Página 6

(2)

Criada em 4 de maio de 1972 Fundada em 7 de outubro de 1995 - CNPJ 01.678.208/0001-27 ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO

DE FUZILEIROS NAVAIS

Praça Barão de Ladário, S/N - Ilha das Cobras - Centro Rio de Janeiro - RJ- Brasil. CEP: 20091-000.

Telefones: 99076-6585 / 99076-6701 E-mail: gerente@avcfn.com.br Presidente: Nélio de Almeida

Vice-Presidente: Fernando Cesar da Silva Motta Diretor Social: Elson Luis de Oliveira Góis Diretor de Comunicação Social: Adauto Bunheirão Produção Visual: Buenas Palavras Ass. Com. Ltda.

Revisão: Coordenada pela Diretoria da Associação de Veteranos Fotografia: Alves (AVCFN) e colaboradores.

Jornalista Responsável: Márcia Miranda - Reg.Mtb 26052/RJ Tiragem: 4.000 Exemplares.

"A redação é responsável, de acordo com a lei, por toda matéria publicada e, sendo assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação.

As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal".

COMO SE ASSOCIAR

É muito simples se tornar um associado! Basta comparecer à secretaria da Sede Nacional ou a uma das nossas diversas Seções Regional, levando uma foto 3x4 colorida e cópia do documento de identidade*. No local, você irá preencher uma ficha e aguardar a aprovação da sua inscrição.

Aos que desejarem se associar e não são FN, devem ser propostos por membro nato e a indicação será apreciada em reunião da DAdm.* Para os militares da Marinha, o documento de identidade deverá ser o expedido pelo Serviço de Identificação da Marinha.

OBITUÁRIO

Sr. Cap. de Mar e Guerra CID PEREIRA SANTOS Sr. Suboficial CICINATO DO CARMO Sr. Suboficial ANTONIO INACIO FELIPE Sr. Suboficial EUGENIO FERREIRA DA SILVA Sr. Suboficial HELENO JOSÉ BARBOSA Sr. Suboficial INÁCIO JOSÉ SILVA Sr. Suboficial OTÁVIO BORGES DE SOUZA Sr.Suboficial JOSÉ MODESTO DA SILVEIRA

Sr. Sargento ANTONIO DAGMAR COSTA Sr. Sargento LUIZ GONZAGA DE SANTANA Sr. Sargento JOSÉ DA SILVA

Sr. Soldado JURANDIR PESSOA DA SILVA Sr. Soldado TOMAZ AQUINO DE ARAUJO Sra. MARCIA REGINA AIRES DE ALMEIDA Sr. JOSÉ EDVAR MAIA MARTINS

Sr.DIRCE GUIMARÃES DO VALE MONIZ

1. ASSEMBLÉIAS GERAIS

- 18OUT: AGO para Relatório Anual, Prestação de Contas e posse da nova DAdm. *

2. REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CDC

- Segundo semestre: 25JUL; 29AGO; 26SET; 31OUT; 28NOV; 26DEZ.

3. REUNIÕES DA DAdm

- Segundo semestre: 28SET; 26OUT; 23NOV; 14DEZ.

4. CERIMÔNIAS

- 10OUT: Dia do Veterano – cerimônia na Casa do Marinheiro - ASD: cerimônias de aniversário e de passagem de comando de OM do CFN.

5. ATIVIDADES CULTURAIS

- ASD: Curso Básico de Informática (CIASC); Curso Memória Ativa. - ASD: Ciclos de palestras com temas de interesse para a terceira idade.

6. EVENTOS SOCIAIS

- Festa Beneficente de Fim de Ano: 16DEZ.

7. ATIVIDADES OPERATIVAS

- Acompanhamento de atividades da FFE/CIASC: ASD

8. EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS - Veterano em Forma: CEFAN, terças e quintas. - Mensais: Grupo de Caminhada e Corrida. - Torneio de Tiro AVCFN: ASD

- ASD: Corrida do CFN

* Datas a serem confirmadas oportunamente.

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

DO ANO DE 2017

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Venha comemorar conosco o seu aniversário! Após cada reunião mensal da Diretoria Administrativa daAVCFN, faremos um corte de bolo em homenagemaos aniversariantes do mês. Acompanhe as datas das reuniões no nosso site (www.avcfn.com.br) e se inscreva na nossa Secretaria, por meio do telefone (21) 99078-8701 /99078-8585

_

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

DIRETORIA ADMINISTRATIVA - EDITAL Nº 03/2017

O Presidente Nacional da Associação de Veteranos do Corpo de FuzileirosNavais (AVCFN), nos termos do Artigo 29 do Estatuto da AVCFN, convoca os Associados para, em Assembleia Geral Ordinária: I – apreciar o Relatório de Atividades da AVCFN e o Relatório de Prestação de Contas da AVCFN Nível Geral, relativos ao período de 1º de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2017 e a Proposta de Orçamento da AVCFN para 2017-2018, documentos estes previamente apreciados pelo Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN; e

II – empossar os componentes da Diretoria Administrativa eleitos para o biênio 2017-2019.

Deverá ser observado o seguinte: - data: 31 de outubro de 2017;

- local: Sede Nacional, Praça Barão de Ladário s/n, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, CEP: 20091-000;

- horário para os eventos descritos no item I: 13h30min, em primeira convocação, se presentes pelomenos 1/3 (um terço) dos Associados Efetivos em pleno gozo de seus direitos e com suas obrigações em dia para com a AVCFN, ou, em segunda e última convocação, às 14h, com qualquer numero de Associados Efetivos em pleno gozo de seus direitos, conforme previsto no Artigo 32 do Estatuto da AVCFN; No Item II, às 15h com a Presença do Comandante-Geral do CFN.

- traje passeio; uniforme 5.5 ou correspondente.

Rio de Janeiro RJ, em 31 de outubro de 2017.

(3)

O Museu do Amanhã foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, para sediar a XV Regata do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada no sábado, 08 de julho. A competição, organizada pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), sob coordenação do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), fez parte da XVII edição do tradicional “Circuito Poder Marítimo” e contou com a participação de diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil, que disputaram nas categorias: feminino, aspirante, sub-24, misto, veterano, remo de combate e sênior.

Regata a Remo Escaler CFN

Os tradicionais encontros principalmente de veteranos têm um aspecto muito importante, CONGREGAR Fuzileiros Navais de ontem, de hoje e de sempre, e são nessas reuniões onde relembramos toda nossa trajetória no Corpo de Fuzileiros

A equipe cfn conquistou o primeiro lugar na categoria senior

Encontro de Veteranos

Navais - CFN, além daqueles que, por motivos diversos, resolveram deixar de seguir a carreira militar e honradamente foram para outras profissões, também relatam suas experiências vividas.

Mais um marcante encontro de Turma de Veteranos Fuzileiros Navais, esta, foi a vez do 3o encontro da Turma 1/ 1985 (Encontro de Goianos), do então Campo de Adestramento do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília DF - CAdest/GptFNBr. O evento aconteceu no dia 15 de Julho de 2017, sábado, no Clube dos Bombeiros do DF, onde foi servido um churrasco. Contou, ainda, com a presença de 24 veteranos da turma, alguns vindos de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, mais familiares e amigos.

(4)

III Encontro da Turma de FFNN de 1971 do GptFNNa

Depois do sucesso do Encontro dos Veteranos do Nordeste em Fortaleza no dia 7/OUT/17, foi a vez da turma pioneira do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - GptFNNa.

No dia 11/OUT aconteceu no Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE) em Na-tal/RN, o terceiro encontro da referida turma. O evento contou com a presença de 40 pessoas, sendo 13 da Turma Pionei-ra, Paulo Barros, Bonifácio, Damásio, Davi, Gentil, Lucena, Lustosa, Mário, Nilson, Pau-lo, Raimundo, Valderez e Vilani; contou também com a honrosa presença do pre-sidente e vice-prepre-sidente da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Na-vais, Seção Regional de Natal (AVCFN/SR/ Na), Comandante Firmino e Medeiros, do futuro presidente, Comandante Erivaldo, do nosso instrutor de topografia, Vetera-no Pinheiro, de representantes da AVCFN nacional, Veteranos, Manoel Dagoberto

e Lucena, entre outros Veteranos familia-res e amigos convidados.

A Turma de Soldados Fuzileiros Navais de 1971, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - GptFNNa, foi duplamente privi-legiada, pois o citado Grupamento funci-onava na Base Naval de Natal - BNN, e, em março de 1971, foi transferido para o, então, Centro de Instrução Almirante Tamandaré (CIAT), localizado no bairro das Quintas, no dia 1o do mês seguinte(abril), teve início o nosso Curso de Formação de Soldados, ou seja, pertencermos ao Glori-oso Corpo de Fuzileiros Navais e somos a primeira turma de SD-FN formada naquele quartel.

Deixo aqui registrado um agradecimen-to, em nome da turma, a todos que prestigiaram o nosso inesquecível encon-tro e aos que contribuíram de qualquer forma para o brilhantismo do evento.

Por Lucio Lucena.

Relação da Turma:

1 Raimundo de Oliveira Filho 2 Paulo Roberto Barros Dantas 3 Severino do Ramo Confessor 4 João Bonifácio de Morais 5 Rosalvo Lopes Martins 6 Francisco Martins dos Santos 7 João Maria Bezerra da Costa 8Jamilson Brito de Araújo 9Joaci Alves de Araújo

10 José Conegondes Damasceno Filho 11 José Gomes Maranhão Neto (Biscoitão In Memorian)

12 José Silvino Neto (Pombo) (In Memorian) 13 José Gentil de Araújo Filho

14 Justiniano Dantas de Queiroz (In Memorian) 15 Zélio Honório Damásio

16 José Marlei de Souza 17 Emanoel Roberto de Góes 18 Durval José da Costa 19 Vicente Alves Cruz

20 Ociram Damasceno Barros Junior (In Memorian)

21 José Vilani dos Santos 22 Erivaldo Pinheiro Ramos 23 Raimundo Elias dos Santos 24 José Ivan Tavares 25 Wellington Ferreira Lima 26 José Inácio Pereira 27 Elcio de Andrade Cruz

28 Ivanildo Bezerra da Costa (In Memorian) 29 Lucio Fernandes de Lucena

30 Renan Dias de Medeiros

31 José Anchieta de Carvalho Costa 32 Jorge Bezerra do Nascimento Filho 33 Mário Pereira da Silva

34 José Teixeira de Almeida 35 Lindomar Medeiros de Azevedo 36 Nilson Bezerra da Silva

37 Francisco Alves da Silva (In Memorian) 38 Geraldo Medeiros

39 Carlos Antonio de Melo (In Memorian) 40 Amadeu Severiano da Silva

41 José Pinto de Souza Filho (In Memorian) 42 João Batista Cavalcante

43 Gentil de Souza Figueiredo 44 Josenildo Galdino de Macedo 45 Genival Trajano da Cruz 46 Elier Lustosa de Souza 47 Érico Pontes Damasceno

48 João Valderez Marinho da Silva (Cavalo Manco) 49 Davi Bezerra da Silva

50 Francisco de Freitas Barbosa 51 Ronildo Gomes de Paula 52 Manoel Leonice Soares

53 José Arnaldo Marques (In Memorian) 54 Carlos Alberto de Medeiros 55 José Paulo Neto Filho

(5)

Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Reverenciamos, hoje, os heróis das Marinhas de Guerra e Mercante, marinheiros e fuzileiros navais, que sacrificaram suas vidas nos vários conflitos travados pelo Brasil em defesa da integridade nacional, da soberania e da segurança do tráfego marítimo.

Cônscios da responsabilidade em valorizarmos a memória destes bravos brasileiros, que nos legaram um imenso e rico território, consolidaram a união nacional e elevaram o nome do Brasil perante a comunidade internacional, procuramos ampliar, a cada ano, a relevância das solenidades a bordo e em organizações de terra, bem como fortalecer a divulgação da magnitude desta data à sociedade brasileira.

Desde as primeiras lutas em que o então Império do Brasil se envolveu, seja na Independência, ou nas Guerras da Cisplatina, contra Oribe e Rosas e da Tríplice Aliança, não faltaram exemplos de corajosos homens do mar, que colocaram o amor à Pátria e o cumprimento do dever

acima de tudo. Dentre eles, destacaram-se o Guarda Marinha GREENHALGH e o Imperial-Marinheiro MARCÍLIO DIAS, que tombaram defendendo bravamente seus navios na Batalha Naval do Riachuelo.

Extrato do BONO Nº 564 DE 21 DE JULHO DE 2017

A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - AVCFN realizou, em 26AGO (sábado), mais um grande evento: a tradicional Festa Beneficente Pai Veterano.

Foi uma tarde de confraternização, reunindo cerca de 330 pessoas no Espaço Marcílio Dias, da Casa do Marinheiro. A animação foi garantida pelo Conjunto Fuzibossa, que incentivou alguns participantes a mostrarem suas habilidades no “salão”.

Além de congregar veteranos, familiares e amigos, o encontro foi oportunidade para mais uma demonstração de solidariedade por parte dos veteranos, onde foram coletados 361 kg de alimentos não perecíveis e mais R$ 250,00 (duzentos e cinquenta Reais), por meio de vale alimentos. Esses mantimentos serão doados a entidades carentes cadastradas na AVCFN.

Festa Pai Veterano da AVCFN

Deve-se destacar o trabalho da equipe chefiada pelo Diretor Social, Veterano Costa e pelo Diretor de Assistência Veterano Ulisses, além dos funcionários da Secretaria.

(6)

Sob o comando do Vice-Almirante (Refº-FN) Fernando do Nascimento, a Associação de Veteranos do Corpo d e F u z i l e i r o s N a v a i s ( A V C F N ) , o s A s s o c i a d o s o s t e n t a r a m o m e s m o

Vale ressaltar que muitos dos veteranos vieram de outros Estados, por meios próprios, exclusivamente para participarem do tradicional desfile junto aos velhos companheiros.

“A AVCFN tem como fim a união e a reunião voluntárias de Fuzileiros Navais, da Reserva ou Reformados, a fim de mantê-los unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo que os animaram e os

Desfile do Dia da Independência (RJ, 07SET)

e n t u s i a s m o d o s “ v e l h o s t e m p o s ” d u r a n t e o d e s f i l e , a o s e r e m reconhecidos pelo público presente, f o r a m v i v a m e n t e a p l a u d i d o s d o início ao final do desfile Cívico-Militar

d o d i a 7 d e s e t e m b r o , e m c o m e m o r a ç ã o a o dia da Independência do Brasil, na Avenida Presidente Vargas - Centro do Rio de Janeiro e em Florianópolis

.

identificaram na situação de atividade; da mesma forma, os Civis ou Militares Brasileiros, da Ativa ou da Reserva, independentemente de sexo ou Força a que pertençam, desde que tenham o mesmo espírito de afinidade com o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)”.

PARABÉNS a todos os veteranos por mais esse brilhante evento histórico de nossa querida AVCFN.

(7)

O veterano e poeta Mattos não desfilou, mas nos prestigiou com sua presença

Desfile e churrasco da AVCFN- Florianópolis

E m h o m e n a g e m d a A V C F N - F L O R I A N Ó P O L I S a o N o b r e E x - C O M B A T E N T E , N I L T O N P E D R O D A S I L V A , q u e d e s f i l o u M o t o r i z a d o d i a 0 7 S E T 2 0 1 7 à f r e n t e d o s v e t e r a n o s e v e i o a f a l e c e r d i a 1 5 S E T , c o m 9 9 A n o s d e i d a d e . O r e f e r i d o C o m b a t e n t e é p a i d e n o s s o v e t e r a n o M a t 0 5 3 8 2 C F - F N N I L T O N H I P Ó L I T O D A S I L V A , p o r i s s o a c h a m o s j u s t a e s s a h o m e n a g e m a u m H e r ó i b r a s i l e i r o .

(8)

A Marinha do Brasil, a partir deste ano, celebrará o dia 10/OUT/2017 como sendo o Dia dos Veteranos da Marinha, uma forma de reconhecimento aos militares e servidores civis que dedicaram uma significativa parte da sua vida ao Serviço Naval. Os eventos comemorativos alusivos à data serão realizados, em âmbito nacional, pelos Distritos Navais e Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC). Na área do Rio de Janeiro, a comemoração ocorrerá na Casa do Marinheiro, no dia 10OUT2017, a partir das 8h, com uma programação de atividades socioculturais. Às 9h30 será realizada uma cerimônia militar, com a presença do Comandante da Marinha.

BONO Nº 700 DE 14 DE SETEMBRO DE 2017.

No dia 16/SET/2017, sábado, aconteceu no Salão Social do Magé Tênis Clube, o XI Encontro dos Fuzileiros Navais de Magé e Amigos. Trata-se de um evento tradicional com o propósito de interação dos militares da Reserva/Reformados do CFN com os da ativa e a sociedade em geral, organizado no Município de Magé, RJ.

O evento contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre elas, uma expressiva participação de Associados da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), caracterizados com a camisa vermelha da referida Associação.

Foram homenageados:

- O Sr. Carlos Henrique Lemos, por sua incentivação ao esporte.;

- Sr. Lucas Parrini e Instituto de Defesa, Pelo direito do cidadão escolher a defesa própria através do porte de arma; e

XI Encontro de FN de Magé e amigos

- Genilson Araújo,Comunicador, Jornalista do Bom Dia Rio; Fuzileiro Naval que, mesmo com sua nova profissão de destaque, não esqueceu nossos valores.

O ambiente apresentou um clima de muita descontração,alegria e amizade,

com apresentação musical do Conjunto Fuzibossa ao vivo. No almoço foi servido um suculento churrasco. Parabéns aos organizadores do evento pelo brilho da festa e aos participantes em geral pelo comportamento exemplar.

Referências

Documentos relacionados

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Após 90 dias da semeadura (primeiro subcultivo), protocormos com um par de folíolos foram selecionadas visualmente, mantendo um padrão de altura de cerca de dois milímetros

na Albânia], Shtepia Botuse 55, Tiranë 2007, 265-271.. 163 ser clérigo era uma profissão como as restantes, que a fé era apenas uma política e nada mais do que isso e deitou

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo