• Nenhum resultado encontrado

COMO LIDAR COM USUÁRIOS QUE NÃO ABREM CHAMADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO LIDAR COM USUÁRIOS QUE NÃO ABREM CHAMADOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMO LIDAR COM USUÁRIOS QUE NÃO

ABREM CHAMADOS

É quase que uma luta de todas as áreas e as empresas de TI fazer com que o usuário abra chamado, e fazer com que ele abra pelos meios de comunicação

(2)

Mas calma, é mais simples do que parece. E neste artigo, quero ajudá-lo a iniciar essa missão de educar os usuários a abrirem chamados pelos meios de comunicação pré-estabelecidos.

ESTABELEÇA MEIOS OFICIAIS DE ABERTURA DE

CHAMADO

Já falei muito disso em outro post – 06 dicas simples para turbinar seu Service Desk – mas vale a pena repetir: Não torne mais difícil a vida do usuário, seja acessível. Ofereça pelo menos três canais de contato: email, telefone, e portal do cliente.

E-mail: É um clássico! Tenha um único e-mail para o qual devem ser enviados todas solicitações. De preferência, uma conta ou uma lista que seja exclusiva para o contato com o suporte, e integrada com a ferramenta de service desk.

Telefone: Além de ser uma boa alternativa para problemas com queda de internet, muitas pessoas ainda preferem entrar em contato por telefone, então, dê ao seu cliente essa chance. É importante aqui que seja uma central de telefonia, evite que os contatos sejam feitos através dos telefones dos técnicos.

Portal do cliente: É importante prover uma experiência mais moderna para os usuários, e normalmente a infinidade de recursos aqui é bem maior. Desde base de conhecimento até histórico dos chamados. Se você ainda não tem, corre atrás de uma ferramenta que seja aderente ao seu negócio.

(!) E por mais difícil que seja: Oriente sua equipe que chamados abertos por outros meios não serão aceitos.

(3)

MAS AFINAL, COMO LIDAR COM USUÁRIOS QUE NÃO

QUEREM ABRIR CHAMADOS?

Prepare papel e caneta, e anote as dicas de como reverter cenários de resistência à abertura de chamados.

01: CONVERSE COM OS DIRETORES E AS PESSOAS DE CARGO

EXECUTIVO.

Esse é o primeiro passo para o sucesso, o apoio da alta gerência. Explique-os da dificuldade, e os problemas gerados por não haver formalização do chamado, cite questões como:

1. Falta de controle das demandas.

2. Dificuldade de alocar bem os recursos para um atendimento ágil.

3. Os números que você poderia ter se as pessoas abrissem chamado (Utilize o tópico de métricas desse guia para montar sua apresentação).

02: COMUNIQUE AOS USUÁRIOS QUE OS CHAMADOS GARANTEM

QUE A DEMANDA DELE SERÁ LEMBRADA.

Sempre que entro em um projeto novo, gosto de fazer uma reunião com todos os usuários – mesmo que isso faça com que eu tenha várias reuniões no mesmo dia – e ali eu explico como funciona a forma de atendimento, como consideramos o usuário importante, e que a abertura de chamado é um ponto fundamental para tudo dar certo.

(4)

03: TREINE OS TÉCNICOS PARA DEFENDER ESSA DIRETRIZ.

Conscientize os técnicos da importância de aceitar apenas os chamados formalizados pelos meios de comunicação que você disponibiliza, e os treine para lidar com os usuários que são relutantes em abrir chamados. Utilize argumentos como:

1. O registro de chamados é uma forma de saber se a equipe está sobrecarregada.

2. O registro de chamados o ajudará a saber que está trabalhando no que gera mais valor para o negócio.

04: PERIODICAMENTE, ENVIE COMUNICADOS AOS SEUS

USUÁRIOS COM DICAS DE COMO ABRIR CHAMADOS.

Você já recebeu um chamado com o título “Erro!” ou “Urgente! Não funciona”, e apenas um Print Screen anexo? Antes de ter essa reação:

Eduque o usuário. Envie dicas de como abrir chamados, eu sempre faço isso. Na próxima página tem um exemplo de uma das dicas da trilha.

(5)
(6)

05: FAÇA VÍDEOS MOSTRANDO COMO É FÁCIL UTILIZAR SEU

SERVICE DESK

Esse é o golpe final! Torne seu service desk atrativo, faça alguns vídeos para mostrar ao usuário como é fácil abrir chamados em seu Service Desk. Veja um exemplo do nosso:

(7)

SOBRE O AUTOR

Lameck Oliveira possui um sólido conhecimento em estruturação de Service Desk. Desde 2010 atua em áreas de suporte, e nos últimos 03 (três) anos com gestão de equipes de serviço de alta performance. Também tem uma vasta experiência com treinamentos, e

constantemente publica conteúdos ricos que ajudam a comunidade de TI a estruturar services desks de excelência.

Atualmente, é o CEO da Diferencial TI, professor na Bernardes Treinamentos Online e dedica-se constantemente a busca de novas soluções e métodos para criar times de serviço de sucesso.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente estudo busca revisar as causas e consequências da Síndrome de Burnout para a saúde dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, com

Na tabela 3 as variáveis da composição corporal gordura, massa magra e gordura visceral deram diferenças significativas quando comparado o grupo voleibol (GV) com o

jogo marcado pe- las excelentes exibições dos guarda-redes João Gonçalves e António Madaleno, no terreno da concretização desta- golos de de juvenis iniciaram

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Observe o gráfico gerou os dados conformes as chaves, onde neste exemplo tenho 16 filiais onde todos vendem os 3 materiais, para cada matéria contém os valores (volume)

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.