• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EDITAL DE CONCURSO Nº 12/2012

REALIZAÇÃO: FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA – URI CAMPUS SANTIAGO.

MARCOS ERNANI SENGER, Prefeito Municipal de São Pedro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, no uso de suas atribuições legais, nos termos do Art. 37 da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal e Vera Lúcia EssyBrutti, Presidente da Comissão de Concurso designada pela Portaria Municipal nº 1861/2012, conforme o Edital de Concurso n.º 01/2012, de 09 de Abril de 2012, TORNAM PÚBLICO o presente Edital para divulgar o que segue: 1. RESULTADO DOS RECURSOS RELATIVO AO GABARITO PRELIMINAR: conforme pareceres da Banca Examinadora de recursos referente à prova escrita em conformidade com o Edital nº 001/2012, analisou-se os recursos interpostos pelo(a) candidato(a) concorrente, que está descrito no Anexo I deste Edital.

2. GABARITO FINAL e RESULTADO DA PROVA ESCRITA: o Gabarito Final e o relatório de notas da Prova Escrita, aplicada em 21/10/2012, encontram-se com as anulações relativas aos recursos impetrados devidamente processadas, destacadas no gabarito com a letra “N”. Igualmente, já constam processadas as retificações ao gabarito, que deram nas seguintes questões: Agente de Serviços Complementares – Questão nº 41, Operador de Máquinas – Questão nº 43, Pedreiro – Questão nº 26, respectivamente Anexos II e III deste Edital.

3. CONVOCA PARA PROVA DE TÍTULOS: os candidatos aos cargos de Professores (Todos), desde que aprovados na prova escrita, ficam convocados a procederem à entrega de TÍTULOS, se desejarem concorrer a essa etapa, em conformidade com o Capítulo VII do Edital de Concurso nº 01/2012, nos dias 08, 09, 12 e 13/11/2012. Os títulos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul, em horário de expediente, das 08h às 14h.

4. CONVOCA PARA PROVA PRÁTICA: os candidatos aos cargos de Operário, Operador de Máquinas, Operador de Mesa de Rádio, Pedreiro e Locutor de Rádio, desde que aprovados na prova escrita e classificados conforme o item 6.3, Capítulo VI do Edital de

(2)

Concurso nº 01/2012, ficam convocados a realizar a Prova Prática, no dia 18/11/2012, no Município de São Pedro do Sul/RS, nos horários e locais que seguem:

Horário Cargo Local Endereço

09 Horas Operador de Máquinas Secretaria de Obras Rua Prefeito Werner Doeler, nº 1342 09 Horas Operário Secretaria de Obras Rua Prefeito Werner Doeler, nº 1342 09 Horas Pedreiro Secretaria de Obras Rua Prefeito Werner Doeler, nº 1342 09 Horas Locutor de Rádio e

Operador de Mesa de Rádio.

Rádio Municipal Rua Floriano Peixoto, nº 222 - Acesso pela Porta lateral, Rua José Pazza - junto a Prefeitura Municipal.

4.1. A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas será aplicada a todos os candidatos nas seguintes máquinas: Motoniveladora, Retroescavadeira e Pá Carregadeira.

4.2. O relatório de candidatos convocados para a Prova Prática consta no Anexo III deste Edital. Todos os candidatos deverão apresentar-se com trinta minutos de antecedência, em trajes apropriados para o teste, portando cédula de identidade e para o cargo de Operador de Máquinas Carteira Nacional de Habilitação - CNH tipo “D” (Não serão aceitos protocolos ou encaminhamentos desse documento, nem Permissão para Dirigir).

4.3. Os candidatos deverão vir preparados no que se refere à alimentação tendo em vista que os testes não têm horário determinado para o término.

Gabinete do Prefeito de São Pedro do Sul, aos 08 (oito) dias do mês de Novembro de 2012.

MARCOS ERNANI SENGER, Prefeito Municipal. VERA LÚCIA ESSY BRUTTI,

Presidente Comissão de Coordenação do Concurso.

(3)

ANEXO I - RESULTADO DOS RECURSOS

A banca examinadora de recursos referente à prova escrita, em conformidade com o Edital nº 001/2012, analisou os recursos interpostos pelo(a) candidato(a) concorrente, conforme tabelas abaixo.

Cargo Candidato

AGENTE ADMINISTRATIVO

AUXILIAR

VILNEI BAGGIO MAYER Inscrição nº 201 QUESTÃO 34 e 35 - RECURSO INDEFERIDO

Justificativa:

O recurso não merece provimento. O recorrente equivoca-se ao afirmar que a Lei não menciona o conteúdo das questões em comento. O conteúdo abordado nas questões estão descritos no ANEXO I da Lei Municipal nº 314-89, no qual constam o detalhamento de cada cargo. Portanto, não há nenhuma irregularidade ou nulidade nas questões apontadas no recurso, que expressam texto literal da Lei. Faltou ao candidato uma leitura mais acurada e completa da Lei, lembrando que os anexos de uma Lei também fazem parte da mesma.

QUESTÃO 21 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

A questão apresenta a seguinte sequência de palavras: você– oxítona terminada em E;

veículo – acentuada por dois motivos (proparoxítona e I Tônico de Hiato formando sílaba sozinho); pé – monossílabo tônico terminado em E.

A alternativa “A” apresenta palavras que pertencem às regras de acentuação apresentadas na questão, portanto é a resposta correta.

(4)

Cargo Candidato AGENTE DE

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

IANDIARA SEEGER REZENDE Inscrição nº 44

QUESTÃO 36 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Com relação à resposta considerada correta, foi utilizado o artigo 8, inciso I, da Lei Orgânica do Município, com fundamento no dispositivo legal, a resposta correta é a alternativa “C”. QUESTÃO 41 - RECURSO DEFERIDO

Justificativa:

Com fundamento no artigo 26, da Lei Municipal nº 313-89/92, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Pedro do Sul e da outras providências, de 17 de outubro de 1990, assiste razão o ora recorrente, devendo ser provido o recurso. Desta forma, RETIFICO o gabarito da Questão 41, sendo correta a alternativa “C”.

QUESTÃO 48 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Com relação à resposta considerada correta, foi utilizado Anexo I (categoria funcional: Agente de Serviços Complementares – Padrão de Vencimento: AC.40.6.1 – Atribuições – B) NAS FUNÇÕES DE SERVENTES INTERNAS – CONDIÇÕES DE TRABALHO: A) GERAL: Carga Horária Semanal de 35 horas, da Lei Municipal nº 314-89/92, de 17 de outubro de 1990, que dispõe sobre os Quadros de Cargos e Funções Públicas da Prefeitura; Estabelece Plano de Carreira dos Servidores e dá outras providência. Com fundamento no dispositivo legal, objeto de estudo do programa e bibliografia do Concurso, a resposta correta é a alternativa “B”.

Cargo Candidato

AGENTE DE SERVIÇOS COMPLEMENTARES

CLENIR DE LIMA SCHMITT Inscrição nº 523

QUESTÃO 41 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Com fundamento no artigo 26, da Lei Municipal nº 313-89/92, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Pedro do Sul e da outras providências, de 17 de outubro de 1990, assiste razão o ora recorrente, devendo ser provido o recurso. Desta forma, RETIFICO o gabarito da Questão 41, sendo correta a alternativa “C”.

(5)

Cargo Candidato

ARQUITETO FABRICIO REQUIA PARZIANELLO Inscrição nº 530

QUESTÃO 20 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Construindo um terraço ou simplesmente uma cobertura superior, a laje impermeabilizada é excelente, porém apresenta as seguintes desvantagens (Roberto Chaves – pág. 192):

- alto preço;

- dificuldade de executar uma perfeita impermeabilização que dure muito tempo;

- torna o pavimento que cobre muito quente, a menos que faça um isolamento térmico dispendioso.

Como vantagens, a laje impermeabilizada permite o menor caimento possível (1%) além de simplicidade e robustez.

Desta forma, mantemos a resposta correta a letra “D”. QUESTÃO 25 - RECURSO INDEFERIDO

Justificativa:

Segundo EVANILDO BECHARA, são dígrafos consonantais “RR”, “SS”, “SC”, “SC”, “XC”. Portanto, a justificativa não está correta. (misigenasãw) – dígrafo consonantal.

As palavras: sociais, profissionais, habitacionais e cotidianos, reúne, vitória, contradição, só DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA (pág. 27, Nova Gramática da Língua Portuguesa) menciona que esses encontros vocálicos, por alguns considerados “ditongos crescentes”, verdadeiramente não passam de “hiatos”. Segue a transcrição fonética dos mesmos:

GRUPOS VOCÁLICOS:

SOCIAIS [sosiays] – ditongo decrescente oral

PROFISSIONAIS [profisionays] – hiato e ditongo decrescente oral, respectivamente. HABITACIONAIS [abitasionays] - hiato e ditongo decrescente oral, respectivamente. COTIDIANOS [kotidianos] – hiato

REÚNE [reúne] – hiato

VITÓRIA [vitorya] - ditongo decrescente oral

CONTRADIÇÃO [kõtradisãw] - ditongo decrescente nasal ENCONTROS CONSONANTAIS: CLASSES PROFISSIONAIS POBREZA URBANO CONTRADIÇÃO

Portanto, a alternativa correta da questão nº 25 continua a letra “A” QUESTÃO 34 - RECURSO INDEFERIDO

Justificativa:

Segundo o pedido de anulação, não procede. BECHARA (pág. 337, moderna gramática da Língua Portuguesa) diz o seguinte: emprega-se a vírgula para separar orações coordenadas, ainda que sejam iniciadas pela conjunção “e” (que tiverem sujeitos diferentes).

FARACO MOURA (gramática, pág. 449) diz, também, usa-se a vírgula para separar orações coordenadas sindéticas. Ex. “A amizade de Bento Alves fora verdadeira, mas do meu lado havia apenas gratidão”.

(6)

Cargo Candidato

ARQUITETO FRANCIELI LEHNHARD LAMBERTI Inscrição nº 55

QUESTÃO 24 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Avaliamos o pedido como aprovado, pela falta de especificação na formulação da questão e por falta de clareza no enunciado. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

(7)

Cargo Candidato

ASSISTENTE SOCIAL ELISABETE COMARETTO GABBI Inscrição nº 146

QUESTÃO 04 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Com relação à questão, onde o candidato coloca que a referida, não está em conformidade com as Referências Bibliográficas do Edital. Considere que a questão foi embasada na Coletânea de Leis, pois a Resolução do CFESS 533 de 29 de setembro de 2008, regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, na qual está no Edital Oficial.

QUESTÃO 05 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Conforme ao recurso, avaliamos que realmente a alternativa contém erro de digitação com a palavra “liberdade”. Sendo que a alternativa (D) apresenta clareza, pois a mesma foi alínea do Art. 4° da Resolução n°273 de 13 de março de 1993. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

QUESTÃO 25 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Segundo EVANILDO BECHARA, são dígrafos consonantais “RR”, “SS”, “SC”, “SC”, “XC”. Portanto, a justificativa não está correta. (misigenasãw) – dígrafo consonantal.

As palavras: sociais, profissionais, habitacionais e cotidianos, reúne, vitória, contradição, só DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA (pág. 27, Nova Gramática da Língua Portuguesa) menciona que esses encontros vocálicos, por alguns considerados “ditongos crescentes”, verdadeiramente não passam de “hiatos”. Segue a transcrição fonética dos mesmos:

GRUPOS VOCÁLICOS:

SOCIAIS [sosiays] – ditongo decrescente oral

PROFISSIONAIS [profisionays] – hiato e ditongo decrescente oral, respectivamente. HABITACIONAIS [abitasionays] - hiato e ditongo decrescente oral, respectivamente. COTIDIANOS [kotidianos] – hiato

REÚNE [reúne] – hiato

VITÓRIA [vitorya] - ditongo decrescente oral

CONTRADIÇÃO [kõtradisãw] - ditongo decrescente nasal ENCONTROS CONSONANTAIS: CLASSES PROFISSIONAIS POBREZA URBANO CONTRADIÇÃO

(8)

Cargo Candidato

ASSISTENTE SOCIAL MARILIA GABRIELA SIQUEIRA DOS SANTOS Inscrição nº 1086

QUESTÃO 24 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Avaliamos o pedido como aprovado, pela falta de especificação na formulação da questão e por falta de clareza no enunciado. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

QUESTÃO 48 e 49 - RECURSOS INDEFERIDOS Justificativa:

Com relação ao recurso interposto, o mesmo não merece ser provido, uma vez a legislação indicada no recurso não faz parte do programa e bibliografia indicado para o cargo, sendo as questões elaboradas com base na Lei Municipal nº 314-89/92, objeto de estudo.

(9)

Cargo Candidato

CONTADOR RONALDO EBLING PEREIRA

Inscrição nº 829 QUESTÃO 15 - RECURSO INDEFERIDO

Justificativa:

De acordo com Matarazzo (2010, pag. 47), na padronização das demonstrações contábeis, deve-se segmentar o Passivo Circulante nos grupos Operacional e Financeiro, sendo que as “Duplicatas Descontadas” fazem parte deste último.

Na questão em análise, o candidato, antes de realizar o cálculo do índice, deveria reclassificar a conta duplicatas descontadas, que aparece na questão com o sinal negativo, cujos valores são – 73.837,00 e – 101.576,00 nos anos X0 e X1 respectivamente. No momento em que se reclassifica o saldo desta conta, ocorre um aumento tanto no saldo do Ativo Circulante como no saldo do Passivo Circulante. Depois de ajustado o Ativo Circulante, deve-se diminuir o valor dos estoques.

Portanto, o cálculo deveria ser realizado assim: Ano X0

Ativo Circulante (AC) - Estoques =(394.645,00+73.837,00) - 162.250,00 = 0,73 Passivo Circulante (PC) (348.250+73.837)

Ano X1

Ativo Circulante (AC) - Estoques =(426.665,00+101.576,00) - 170.303,00 = 0,87 Passivo Circulante (PC) (312.016+101.576)

Portanto os índices de liquidez seca, para os anos X0 e X1 são, 0,73 e 0,87 respectivamente. Resposta certa: letra “A”.

QUESTÃO 47 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Realmente, a questão tem duas respostas certas. Portanto, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

(10)

Cargo Candidato CONTROLADOR

INTERNO

RONALDO EBLING PEREIRA Inscrição nº 827

QUESTÃO 04 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

A questão trata acerca da estrutura e classificação das contas do Balanço Patrimonial. Primeiramente, trago o conceito de exigibilidade, previsto na publicação do CRCRS, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade – Volume I, p.114:

“Exigibilidade: a qualidade do que é exigível, ou seja, característica inerente às obrigações pelo prazo de vencimento.”

Então, embora a nomenclatura “passivo exigível” não esteja presente na Lei nº 6.404/76, atualizada, faz-se necessário conhecer que o Passivo divide-se em obrigações (exigibilidades) e recursos próprios (patrimônio líquido). Na literatura contábil, tem-se o passivo exigível como toda e qualquer obrigação da pessoa, e subdivide-se de acordo com o aspecto temporal em Passivo Circulante (curto prazo) e Passivo Não Circulante (longo prazo), tendo como base a doutrina contábil, bem como a legislação vigente.

(11)

Cargo Candidato

FISCAL MARILENE CONCEIÇÃO VOLPATO Inscrição nº 920

QUESTÃO 06 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

O fato gerador é uma expressão jurídico-contábil que representa um fato ou conjunto de fatos a que o legislador vincula o nascimento da obrigação jurídica de pagar um tributo determinado. No artigo 113 do CTN consta que a obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador. Portanto o objeto da obrigação tributária não é o fato gerador, pois a obrigação surge através do fato gerador, com isso objeto da obrigação tributária se refere à prestação a que deve se submeter o contribuinte ou responsável.

QUESTÃO 49 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

O recurso não merece ser acolhido, pois o candidato fundamenta seu recurso argumentando que seria impossível responder a questão, pois não foi especificado no enunciado a que cargo a pergunta se referia. Ora, se o concurso que estava prestando era para o cargo de Fiscal e se a pergunta estava inserida no capítulo da prova “LEGISLAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO CARGO” por óbvio que a pergunta só poderia relacionar-se ao cargo de FISCAL. Desta forma, a questão não apresenta nenhuma irregularidade.

QUESTÃO 31 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

A questão pede a alteração no número de sílabas e não de fonemas. (TEC-NO-LO-GI-AS / TE-QUI-NO-LO-GI-AS)

(12)

Cargo Candidato

FISCAL SILVANA TASINARI TASCHETTO Inscrição nº 518

QUESTÃO 17 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

Haja vista, que as questões estão voltadas ao ente “Município”, ou seja, estão acerca do conteúdo programático, não havendo a necessidade de colocar no cabeçalho o que a candidata sugeriu. Portanto cabe aos candidatos do cargo o conhecimento da legislação.

QUESTÃO 26 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

A questão envolve o emprego de pronomes oblíquos na função de complementos verbais (objeto direto e objeto indireto). Sabe-se que o objeto direto pode ser substituído pelos pronomes átonos O(S), LO(S), NO(S), A(S), LA(S), NA(S), dependendo da terminação dos verbos; já o objeto indireto só aceita a substituição por LHE(S).

QUESTÃO 31 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

A questão pede a alteração no número de sílabas e não de fonemas. (TEC-NO-LO-GI-AS / TE-QUI-NO-LO-GI-AS)

Cargo Candidato

LOCUTOR DE RÁDIO FRANCISCO VANDIR DE SOUZA Inscrição nº 535

QUESTÃO 34 - RECURSO INDEFERIDO Justificativa:

O texto retrata uma sequência de acontecimentos, portanto nessa charge não hápredomínio de descrição, pois apresenta o relato de fatos organizados em sequência lógica e inclusão de personagem. Além disso, a alternativa (A) da questão 50 apresenta a sequência “em todas as situações apresentadas” e o personagem como receptor das informações recebidas através do pergaminho, livro, jornal e computador. Isso tudo está claro no texto.

(13)

Cargo Candidato OPERADOR DE

MÁQUINAS

RODRIGO ZINELLI Inscrição nº 592 QUESTÃO 43 - RECURSO DEFERIDO

Justificativa:

Diante do recurso encaminhado, após conferir e analisar a questão, RETIFICO o gabarito da Questão 43, sendo correta a alternativa “D”.

Cargo Candidato

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MICHELE DIAS SACERDOTE Inscrição nº 1074

QUESTÃO 50 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Efetivamente houve um erro na digitação da questão fazendo constar a palavra “ERRADO”, quando deveria constar “CORRETA”. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

Cargo Candidato

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

SOLANGE PONTES Inscrição nº 355 QUESTÃO 50 - RECURSO DEFERIDO

Justificativa:

Efetivamente houve um erro na digitação da questão fazendo constar a palavra “ERRADO”, quando deveria constar “CORRETA”. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

(14)

Cargo Candidato TÉCNICO EM

ENFERMAGEM

SALETE DE FATIMA DA ROCHA MERCEDES Inscrição nº 776

QUESTÃO 50 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Efetivamente houve um erro na digitação da questão fazendo constar a palavra “ERRADO”, quando deveria constar “CORRETA”. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

Cargo Candidato

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ROCHELE LOPES SEERIG Inscrição nº 329

QUESTÃO 50 - RECURSO DEFERIDO Justificativa:

Efetivamente houve um erro na digitação da questão fazendo constar a palavra “ERRADO”, quando deveria constar “CORRETA”. Desta forma, a questão foi ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos do cargo.

Com vista ao recurso da Questão nº 24 para os cargos de Arquiteto e Assistente Social, onde a Questão foi ANULADA, vimos que ela constava, também, nos Cargos de Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Médico Cirurgião Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra e Psicólogo, com isso a comissão de concurso deliberou que a referida Questão seja ANULADA e considerada CORRETA para todos os candidatos desses cargos.

Em relação o recurso da Questão nº 41 para o cargo de Agente de Serviços Complementares onde foi RETIFICADO o Gabarito, vimos que a questão faz parte do Cargo de Pedreiro, em vista disso a comissão de concurso decidiu retificar o Gabarito da Questão nº 26 do Cargo de Pedreiro sendo a alternativa correta letra “C”.

(15)

ANEXO II – GABARITO FINAL

Referências

Documentos relacionados

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

Tais análises puderam contribuir de forma mais efetiva para que, por meio das ações sugeridas, possa-se de fato a- tender a demanda de alunos que ainda não se encontram no

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar