• Nenhum resultado encontrado

Nomar - dezembro nº 824

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nomar - dezembro nº 824"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

e CT (T) Felipe Picco Paes Leme - Reg. MTb 25199

Diagramação e Arte Final: CT (T) Ana Cristina Requeijo,

2T (RM2-T) Juliana de Campos Echeverria e 2ºSG ET Fábio Coelho Damasceno

Tiragem: 45 mil exemplares

Se desejar receber o Nomar por e-mail, cadastre-se em: ccsm@ccsm.mar.mil.br, digitando no campo assunto: “Nomar Digital”

MB na Internet: www.mar.mil.br Centro de Comunicação Social da Marinha

Esplanada dos Ministérios - Bl. N, anexo A, 3º andar Brasília - DF - CEP 70.055-900

Tel.: (0xx61) 3429-1040 / fax: (0xx61) 3429-1027

Diretor do CCSM: C Alte Paulo Mauricio Farias Alves

Assessor de Produção e Divulgação: CF Rogerio da Rocha Carneiro Bastos Assessor-Adjunto de Produção: CC Marcus Teixeira da Silva

Jornalistas Responsáveis: CC (T) Carla Cristina Daniel Bastos de Pointis - Reg. MTb 19135

O

pe

ra

çõ

es

NSS “Felinto Perry” apoia a Estação Antártica

Comandante Ferraz

O Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” atracou, no dia 22 de dezembro de 2010, na Base Almirante Castro e Silva, após a realização da inédita missão de apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que faz parte da estru-tura do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e apoia a comunidade científica nacional, no desenvol-vimento de pesquisas na região.

Para que o navio cumprisse sua missão, além de suas características originais, foram necessárias duas semanas de preparo, que incluíram a realiza-ção de algumas adaptações, como o aumento de sua capacidade de armazenagem e o aprimoramen-to das condições de segurança da navegação na localidade.

No dia 15 de outubro, o NSS “Felinto Perry” seguiu para o Continente Antártico, transportando óleo combustível e materiais para o reabastecimento da

estação que, apesar de funcionar durante todo o ano, intensifica suas atividades no período do verão, quando as condições climáticas são menos adversas.

Na madrugada do dia 4 de novembro, o navio adentrou a Enseada Martel, funde-ando em frente à EACF. Na ocasião, foram transfe-ridos, com rapidez e segurança,

todo o material transportado e os 90.000 litros de óleo (gasoil-artic), que é produzido pela Petrobras, exclusivamente para o PROANTAR, por apresentar características especiais anticongelamento.

Marinha do Brasil participa de eventos em Moçambique

No período de 6 a 10 de dezembro de 2010, a Marinha do Brasil participou de eventos em Maputo (Moçambique), com uma comitiva composta por seis Oficiais do Comando de Operações Navais (ComOpNav), da Secretaria-Geral da Marinha (SGM), da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), chefiada pelo Diretor de Abastecimento da Marinha, C Alte (IM) José Ricardo Campos Vieira. O propósito da visita foi dar continuidade aos acordos assinados por ocasião da I Reunião de Estados-Maiores entre a Marinha do Brasil e a Marinha de Guerra de Moçambique (MGM), ocorrida em julho de 2010.

Esse período foi marcado por uma intensa agenda de trabalho, da qual fizeram parte visitas a três Organizações Militares da MGM; apresentação, pelos Oficiais da DPC e do ComOpNav, de palestras acerca dos principais aspec-tos inerentes ao papel desempenhado pelo Comandante da Marinha como Autoridade Marítima; e palestras, con-duzidas pela EMGEPRON, sobre Planejamento Estratégico, considerando cenários diversos, voltado à formulação de um modelo de Marinha de Guerra.

Na ocasião, foram realizadas duas importantes cerimô-nias: a de transferência de materiais da Marinha do Brasil para a MGM; e a de comemoração do Dia do Marinheiro,

nas dependências da Embaixada do Brasil. Durante o evento, foram agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré o Comandante da MGM, o Chefe do Estado-Maior da MGM, o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil, entre outras autoridades.

(3)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

No dia 02 de dezembro de 2010, em cerimônia presi-dida pelo Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, no Salão Nobre do Prédio do Comando da Marinha, o Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria transmitiu o cargo de Secretário-Geral da Marinha para o Alte Esq Eduardo Monteiro Lopes.

Em seu discurso de despedida, o Alte Esq Prado Maia ressaltou que, durante o período em que exerceu o cargo de Secretário-Geral da Marinha, pôde comprovar a competência, dedicação, conhecimento técnico e a criati-vidade dos Oficiais do setor, “se algo realizei, devo ao fato de terem efetivamente engajado nos assuntos, temas, aprimoramentos e inovações, com entusiasmo e persis-tência”, acrescentou.

O Alte Esq Monteiro Lopes, durante sua carreira de 42 anos dedicados à Marinha do Brasil, exerceu importantes cargos em diversas Organizações Militares, destacando-se o de Diretor de Ensino da Marinha, Comandante do 4º Distrito Naval e Comandante-em-Chefe da Esquadra.

O Alte Esq Luiz Umberto de Mendonça assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), no dia 6 de dezembro, em substituição ao Alte Esq Marcus Vinicius Oliveira dos Santos. A cerimônia, realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, foi presidi-da pelo Comanpresidi-dante presidi-da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, e contou com a presença de autoridades militares e civis.

O Alte Esq Mendonça falou da satisfação em retornar, após quatro anos, ao Estado-Maior da Armada, agora como seu Chefe. “Tenho plena consciência da responsa-bilidade que me é confiada, em face do relevante papel das atividades de assessoria nos processos de decisão do mais alto nível da Marinha, sejam de ordem política, diplomática, militar ou administrativa”, declarou em seu discurso de assunção do cargo.

Na presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, no dia 17 de dezembro de 2010, o Alte Esq (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro passou o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais ao Alte Esq (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães.

No Pátio da Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, mais de 600 convidados assistiram à cerimônia, que contou com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e a presença de Destacamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Escola Naval, Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, Comando do Material de Fuzileiros Navais e uma Guarda de Honra, composta por

militares da Companhia de Polícia do Batalhão Naval. Em Transmissão do cargo de Secretário-Geral da Marinha

Cerimônia de Passagem do cargo

de Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Cerimônia de transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada

Transmissão de Cargos nos Órgãos de Direção Geral e Setorial

sua Ordem de Serviço, o Alte Esq (FN) Monteiro, que passou o cargo após mais de 45 anos dedicado à Marinha do Brasil, deixou a seguinte mensagem aos jovens militares:

“É a eles, portanto, meus Fuzileiros Navais, que, neste momento de despedida, julgo relevante dirigir-me pela última vez como seu Comandante, em particular, aos jovens moços que recém ingres-saram em nossas fileiras. Afastem-se dos desanimados, daqueles que trazem o olhar opaco e a alma fria, pois lhes faltam o brilho do entusiasmo e o calor da motivação, que possibilitam realizar com perfeição qualquer tarefa, por mais difícil que possa parecer...”.

(4)

No dia 15 de dezembro de 2010, em cerimônia presi-dida pelo Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, foram inauguradas as instalações da Policlínica Naval de Niterói (PNN), no Rio de Janeiro. O evento de grande relevância para a Família Naval contou, também, com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Alte Esq Luiz Umberto de Mendonça, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Alte Esq Fernando Eduardo Studart Wiemer, do Diretor de Hidrografia e Navegação, V Alte Luiz Fernando Palmer Fonseca, do Diretor de Saúde da Marinha, V Alte (Md) Celso Barbosa Montenegro, e do Diretor de Ensino da Marinha, V Alte Ademir Sobrinho, entre outras autoridades.

Inauguração das Instalações da Policlínica Naval de Niterói

Foi inaugurado, no dia 03 de dezembro de 2010, o Centro de Comunicações “Bem-Vindo a Bordo do Prosub-EBN”, na Ilha da Madeira, em Itaguaí, com o propósito de esclarecer a comunidade local sobre os vários aspectos relacionados à construção do Estaleiro e Base Naval.

Na cerimônia, estiveram presentes o Gerente do Empreendimento da Construção do Estaleiro e Base Naval da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), C Alte (RM1-EN) Alan Paes Leme Arthou; o Diretor do Contrato de Obras Civis da Odebrecht, José Luis Alexandre Ramos; o Presidente

da Câmara de Vereadores de Itaguaí, Vicente Rocha; além de representantes das associações de pesca-dores, do conselho comunitário local e de moradores da Ilha da Madeira e adjacências. A iniciativa fomen-tou a integração entre as partes, permitindo aos participantes tomar conhecimento da magnitude do projeto.

O “Bem-Vindo a Bordo do Prosub-EBN” também servirá de canal de comunicação transparente e permanente, onde a população poderá receber in-formações, fazer críticas ou elogios e, até mesmo, solicitar esclarecimentos sobre aspectos que julguem necessários.

Inauguração do Centro de Comunicações

“Bem-Vindo a Bordo do Prosub- EBN”

Alte Esq Moura Neto e Alte Esq Mendonça desatam a fita inaugural da PNN A cerimônia foi iniciada com a leitura da Ordem do Dia do Diretor de Saúde da Marinha, seguida de uma benção proferida pelo Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, CMG (CN) Nelson Dendena. Posteriormente, o Comandante da Marinha descerrou a placa e desatou a fita de inauguração da nova Organização Militar, que será subordinada ao Centro Médico Assistencial da Marinha (CMAM).

A PNN, que tem previsão de ativação em janeiro de 2011, tem o propósito de contribuir para a efi-cácia do Sistema de Saúde da Marinha no tocante à execução das atividades atinentes ao Subsistema Assistencial.

(5)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

Operação “Cisne Branco” 2010

para visitar as escolas públicas e privadas, a fim de subsidiar e orientar os participantes na elaboração dos trabalhos. O concurso foi realizado em três etapas e os alunos concor-reram em nível de municípios, de Distritos Navais e nacional. O Troféu “Cisne Branco” foi entregue aos vencedores da fase distrital e os ganhadores da fase nacional recebe-ram, além do troféu, um laptop ofertado pela POUPEX. A premiação, que é feita para cada nível de ensino, ocorre em cerimônias realiza-das nos Comandos dos Distritos Navais e nas Organizações Militares subordinadas, com a imposição da Medalha Cisne Branco, entrega de diplomas e brindes.

No dia 2 de dezembro, o Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo, em cerimônia presidida por seu Comandante, V Alte Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, realizou a entrega do Troféu “Cisne Branco” aos ven-cedores daquele Distrito, os alunos: Leandro Gonçalves da Silva, estudante do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Henrique Filho e Wendy Livramento, aluna do Ensino Médio da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Wendy foi, também, a ganhadora do prêmio nacional.

No Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador, a premiação da OCB foi realizada no dia 13 de dezembro, junto com a solenidade do Dia do Marinheiro. Na ocasião, receberam o Troféu “Cisne Branco”: Eva Maia Malta, aluna do Ensino Médio do Colégio Rômulo Galvão, da Cidade de Ilhéus; e Amanda Assis Ferreira, aluna do Ensino Fundamental da Escola Promove de Bom Jesus da Lapa, que também foi a detentora do prêmio nacional. Anualmente, a Marinha do Brasil realiza a Operação “Cisne

Branco” (OCB), atividade de Relações Públicas com o propósito de despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo e História Naval do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da mentalidade marítima na população brasileira. Consiste, fundamentalmente, em um concurso de redação sobre assuntos navais, realizado em âmbito nacional, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os temas selecionados em 2010 foram: “Navegando em um navio da Marinha do Brasil na Amazônia Azul” e “A importância da Amazônia Azul para o futuro do Brasil”, respectivamente.

Na edição de 2010 da operação, mais de 100 mil estudantes assistiram às palestras do concurso, em 124 municípios do Brasil. Em cada Distrito Naval, uma equipe de militares foi selecionada

Organizações Militares da Marinha recebem o

Prêmio Qualidade Rio

Representantes da CCCPM, FEMAR e CRESUMAR

A Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha (CCCPM), em conjunto com o Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CRESUMAR), recebeu a categoria prata do Prêmio Qualidade Rio (PQRio) e a categoria bronze foi entregue à Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), no Ciclo 2010. O PQRio é oferecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. Seu propósito é diag-nosticar o estágio de desenvolvimento gerencial das empresas, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua de acordo com os conceitos e princípios da Gestão pela Qualidade Total.

A solenidade de premiação ocorreu no dia 17 de dezembro de 2010, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e Presidente do Conselho Consultivo do Programa Qualidade Rio, Sr Julio César Carmo Bueno.

Comandante do 8º Distrito Naval faz a premiação da Operação “Cisne Branco”

(6)

O

13 de dezembro, nascimento do Almirante Joaquim Marques de Lisboa, o “Marquês de Tamandaré”, foi instituído como o Dia do Marinheiro, em 4 de setembro de 1925, pelo Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar.

Desde então, a Marinha do Brasil comemora, anu-almente, essa data prestando homenagem ao seu Patrono, pelos seus feitos heroicos em prol da Nação. Em todas as cerimônias realizadas nas Organizações Militares, foram lidas a mensagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a

Ordem-do-Dia do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, que mencionaram as realizações da Instituição no ano de 2010, tais como o apoio às víti-mas dos terremotos no Haiti e no Chile e os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), entre outros.

A data também foi marcada pela entrega da Medalha Mérito Tamandaré, destinada a agraciar autoridades, instituições e personalidades, civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Comando do 7º Distrito Naval

Na capital do País, a cerimônia militar em come-moração ao Dia do Marinheiro e de imposição da Medalha Mérito Tamandaré foi realizada no dia 13 de dezembro de 2010, no Clube Naval de Brasília, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro da Defesa, Nelson Jobim; do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto; do Comandante do Exército, Gen Ex Enzo Martins Peri; do Comandante da Aeronáutica,

Imposição da Medalha Mérito Tamandaré

Ten Brig Ar Juniti Saito, dentre outras autoridades. Na ocasião, foram agraciadas cinco instituições e 228 personalidades civis e militares.

Ao final da cerimônia, foi feito o lançamento do livro “Tamandaré – O Príncipe dos Mares”, de au-toria de Juca Fernandes, patrocinado pela Infraero e pela Petrobras, com o apoio de diversas outras empresas. O autor autografou o livro que foi distri-buído aos convidados.

(7)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

Capa

C

ap

a

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

O Comando do 1º Distrito Naval, sediado na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), comemorou a Semana da Marinha com a cerimônia de imposição das Medalhas Mérito Militar e Mérito Marinheiro, realizada no dia 10 de de-zembro de 2010, no Pátio Almirante Tamandaré, e com a cerimônia de imposição da Medalha Mérito Tamandaré, realizada no dia 13 de dezembro. A solenidade, presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Alte Esq (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, ocorreu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), onde foram agraciadas 341 personalidades.

Encerrando as comemorações, foi realizado, no dia 15 de dezembro, o Concerto Sinfônico de Natal na Igreja da Candelária, com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. O evento foi aberto ao público e reuniu cerca de 500 pessoas.

Comando do 1º Distrito Naval

Em Salvador (BA), o Comando do 2º Distrito Naval re-alizou um Desfile Naval na orla da Cidade, entre o Porto da Barra e a Praia de Jaguaribe, no dia 12 de dezem-bro de 2010, que contou com a participação da Fragata “Bosísio”, do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, da Corveta “Caboclo”, dos Navios-Patrulha “Guaratuba” e “Gravataí”, do Aviso-Patrulha “Dourado” e dos Navios-Varredores “Albardão” e “Araçatuba”.

No dia 13 de dezembro, ocorreu a cerimônia cívico- militar, com a presença do Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella Agnelo, e do Vice-Prefeito da Cidade de Salvador, Edivaldo Brito.

Comando do 2º Distrito Naval

Dentre os eventos alusivos à Semana da Marinha, foi realizada, em Natal (RN), no dia 9 de dezem-bro de 2010, na Praça Almirante Tamandaré, a Cerimônia de Aposição Floral no Busto do Almirante Tamandaré. No dia 13 de dezembro, o Comando do 3º Distrito Naval celebrou a cerimônia cívico-militar comemorativa ao Dia do Marinheiro, em sua sede.

Ainda como parte das comemorações, uma exposição de material da Marinha do Brasil foi mon-tada no Norte Shopping, com a participação das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval, sediadas em Natal.

Comando do 3º Distrito Naval

Alte Esq (FN) Monteiro passa em revista a tropa

Pátio do Comando do 3º Distrito Naval

(8)

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

A Semana da Marinha na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval iniciou no dia 7 de dezembro de 2010, na cidade Pelotas (RS) com a aposição de uma coroa de flores junto ao busto do Almirante Tamandaré, na Praça Dom Antonio Záttera. Em se-guida, no dia 9 de dezembro, a Loja Maçônica União Constante, em Rio Grande (RS), promoveu, uma Sessão Magna comemorativa ao Dia do Marinheiro. No dia 13 de dezembro, na sede do Comando do 5º Distrito Naval, em Rio Grande, realizou-se a cerimônia em comemoração ao Dia do Marinheiro, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré e aposição floral no “Panteão de Tamandaré”, locali-zado no pátio do Distrito Naval.

Outro evento de grande relevância, foi a inaugu-ração de um espaço dedicado à Marinha do Brasil, na Praça 22 de outubro, no Chuí (RS), no dia 14 de dezembro. O local abriga o busto do Almirante Tamandaré e um ferro do tipo almirantado. Na oca-sião, estavam presentes o Prefeito Municipal do Chuí, Hamilton Silverio Lima, militares da Marinha e autoridades brasileiras, argentinas e uruguaias.

Comando do 5º Distrito Naval

Aposição floral junto ao busto do Almirante Tamandaré

Vice-Governador de Belém e Comandante do 4º DN durante cerimônia no CIABA

Vários eventos marcaram as comemorações da Semana da Marinha, em Belém (PA). No dia 5 de dezembro de 2010, a Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém promoveu a VIII edição da Corrida Rústica do Marinheiro. No dia 11, o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, celebrou uma Missa em Ação de Graças e participou da Peregrinação dos Militares, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Cerca de 500 militares das Forças Armadas e Auxiliares, e seus familiares, estiveram presentes à homenagem.

A cerimônia cívico-militar alusiva à data foi realiza-da no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), no dia 13 de dezembro, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré e a premiação do concurso de redação Operação “Cisne Branco”. A solenidade, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, V Alte Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, contou com a presença do Vice-Governador do Estado do Pará, Odair Santos Correa; do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Pará, Sr Raul Ramos Moreira, do Comandante do I Comando Aéreo Regional, Maj Brig Odil Martuchelli Ferreira, entre outros convidados.

(9)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Marinha comemora o Dia do Marinheiro

O Comando do 6º Distrito Naval iniciou a Semana da Marinha com o II Encontro Regional com a Imprensa e a Premiação dos vencedores da Gincana de Artes, em Ladário (MS), no dia 3 de dezembro de 2010.

No dia 12, houve a Regata de Canoinhas, no Rio Paraguai, nas proximidades do Porto Geral de Corumbá. No mesmo dia, no período noturno, ladarenses e co-rumbaenses assistiram à apresentação do Concerto Santa Cecília, em frente ao Pórtico da Fortaleza Naval de Ladário, com a inauguração da iluminação comemorativa do pórtico e show pirotécnico. Para encerrar as comemo-rações, no dia 13 de dezembro, foi realizada a cerimônia cívico-militar em comemoração ao Dia do Marinheiro, durante a qual, dez personalidades civis e militares foram condecoradas com a Medalha Mérito Tamandaré.

Comando do 6º Distrito Naval

Em Manaus (AM), o Dia do Marinheiro foi comemo-rado com uma série de atividades coordenadas pelo Comando do 9º Distrito Naval. Entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2010, o Shopping Studio 5 sediou uma exposição sobre a Marinha do Brasil, que contou com oficinas de nós e voltas, mostruário de uniformes de Marinha, exposição de material utilizado pelo 3º Esquadra de Helicópteros de Emprego Geral, além de distribuição de fôlderes sobre as formas de ingresso na Força e exibição de filmes institucionais.

Um dos pontos altos da exposição foi a apresenta-ção das crianças do “Projeto de Musicalizaapresenta-ção”, com a participação de crianças e adolescentes dependentes de militares.

No dia 13 de dezembro, realizou-se a cerimô-nia cívico-militar de imposição da Medalha Mérito Tamandaré.

Comando do 9º Distrito Naval

O Comando do 8º Distrito Naval, sediado em São Paulo (SP), realizou uma série de eventos em come-moração ao Dia do Marinheiro. No dia 7 de dezembro de 2010, foi aberto o VI Salão das Águas, no Centro Cultural da Marinha, que contou com a exposição de 60 pinturas e a participação de 40 artistas.

Ainda em comemoração à Semana da Marinha, a Capitania dos Portos de São Paulo recebeu o Submarino “Timbira”, em Santos, no período de 9 a 13 de dezembro.

No dia 13 de dezembro, foi realizada a cerimô-nia cívico-militar na sede do Comando do 8º Distrito Naval, com a presença de autoridades federais, es-taduais e municipais, dentre elas o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Comando do 8º Distrito Naval

Autoridades assistem à cerimônia presidida pelo V Alte Bittencourt Apresentação do Concerto Santa Cecília

(10)

Helibras entrega novo helicóptero EC725 à Marinha do Brasil

O Comandante do 4º Distrito Naval, V Alte Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, acompanhado do Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, CMG José Roberto Bueno Junior, participou da inauguração das eclusas de Tucuruí (PA), no do dia 30 de novembro de 2010. As obras foram inauguradas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e contou com a presença da Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, e da Presidenta eleita, Dilma Rousseff.

As eclusas permitirão a total navegabilidade do rio Tocantins, com a implantação da Hidrovia Araguaia-Tocantins, que liga o Porto de Belém à região do Alto Araguaia, no Estado do Mato Grosso, numa extensão de aproximadamente dois mil quilômetros. Os primei-ros testes, acompanhados pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, foram considerados satisfatórios.

A obra, iniciada em 1981, é coordenada pelo Ministério dos Transportes. Além de minério e de carga, em geral, o corredor hidroviário permitirá o desloca-mento de pessoas, em um Estado onde os rios são vias essenciais para o transporte.

Inauguração das eclusas de Tucuruí

No dia 20 de dezembro de 2010, na Base Aérea de Brasília, o Presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, na presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim, entregou aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica as primeiras aeronaves construídas pela única fabricante brasileira de helicóp-teros, fruto do contrato firmado com o Ministério da Defesa para a produção de um total de 50 unidades.

O modelo EC725 é a versão mais recente da família Super Puma/Cougar e foi concebida para de-sempenhar múltiplas missões, como SAR (Search and

Rescue - Busca e Resgate), de combate, transporte

tático de longa distância, transporte aeromédico, apoio logístico, entre outras atividades navais.

Segundo o Ministro da Defesa, as primeiras aeronaves estão sendo produzidas pela empre-sa Eurocopter, na França, e serão finalizadas na subsidiária brasileira Helibras, obedecendo ao cro-nograma de entrega estabelecido com as Forças Armadas, em uma escala gradativa de nacionaliza-ção, que chegará a um mínimo de 50% até 2016, prazo de entrega dos últimos helicópteros.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Comandante do 4º Distrito Naval, V Alte Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis

(11)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

No dia 11 de dezembro de 2010, foi realizada na Escola Naval a Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha da Turma “Almirante Frontin”, composta por 133 Guardas-Marinha do Corpo da Armada, 30 do Corpo de Fuzileiros Navais e 32 do Corpo de Intendentes da Marinha. Após quatro anos de for-mação acadêmica e militar, os 195 Guardas-Marinha receberam suas espadas, símbolo do Oficial de Marinha.

A solenidade foi presidida pelo Ministro de Defesa, Nelson Jobim, com a presença dos Comandantes da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, do Exército, Gen Ex Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Ten Brig Ar Juniti Saito; de ex-Ministros e ex-Coman-dantes da Marinha; do Chefe do Estado-Maior da

Armada, Alte Esq Luiz Umberto de Mendonça; dos membros do Almirantado; e demais personalidades civis e militares.

Os Guardas-Marinha primeiros colocados dos Corpos da Armada, João Celso Silva de Deus, de Fuzileiros Navais, João Felipe Pereira de Castro, e de Intendentes da Marinha, Marcos Paulo Gomes de Araújo, receberam, respectivamente, as espadas do Ministro da Defesa, do Comandante da Marinha e do Chefe do Estado-Maior da Armada.

A Turma ”Face”, que recebeu as espadas de Guardas-Marinha no ano de 1960, completando 50 anos de formada, também participou do evento. Alguns de seus integrantes ainda fazem parte do corpo docente da Escola Naval.

Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha 2010

Formatura da Turma “Charlie” na EAMSC

A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) celebrou a Formatura da “Turma Charlie”, no dia 6 de dezembro de 2010, em cerimônia presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, V Alte Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, com a presença do Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, e de outras autoridades civis e militares da região.

Após um ano de intenso treinamento mili-tar e de instruções nas diferentes disciplinas de Ensino Básico e Militar Naval, os 413 inte-grantes da Turma “Charlie” juraram à Bandeira diante de um público de mais de mil convida-dos. Para a EAMSC, a formação de mais uma turma de Marinheiros significa perpetuar a missão de “bem formar, para bem servir”, que vem sendo cumprida ao longo dos seus 153 anos de existência.

(12)

Jo

rn

al d

a P

ra

ia

EAMPE realiza a 2ª Edição do

Projeto Música na Escola

Inauguração de PNR em Porto Seguro

Tradições Navais

ETAM forma a 15ª Turma de Técnicos

Em cerimônia presidida pelo Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, C Alte (EN) Arthur Paraizo Campos, no dia 16 de dezembro de 2010, foi realizada a Formatura da 15ª Turma da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM). Após a conclusão de três módulos semestrais, a turma composta por 26 integrantes encer-rou seu período de formação com técnicos devidamente qualificados para atender às exigências do Setor Naval.

Na Ordem do Dia alusiva ao evento, o C Alte (EN) Arthur Campos enfatizou a eficácia da parceria com a Empresa Gerencial de Projetos Navais e com a Fundação de Estudos do Mar, na execução dos cursos e no funcio-namento da Escola.

A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) realizou, no dia 14 de dezembro de 2010, a 2ª Edição do “Projeto Música na Escola”, com a notá-vel presença de Dominguinhos, músico pernambucano considerado o “Rei da Sanfona”. A programação contou com a benção do Capelão da EAMPE e outras atividades como: recreação infantil, chegada do Papai Noel em via-tura do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, distribuição de brinquedos para as crianças e sorteio de brindes para a Família Naval. O ingresso foi a doação de um quilo de alimento não perecível, para compor a cesta natalina das famílias carentes da região.

No dia 17 de dezembro de 2010, em Porto Seguro (BA), o Comandante do 2º Distrito Naval, V Alte Carlos Autran de Oliveira Amaral, inaugurou a Vila Naval do Paraíso dos Pataxós, com a entrega dos três primeiros Próprios Nacionais Residenciais (PNR), de um total de 23, destinados aos militares que compõem a tripulação da Agência da Capitania dos Portos em Porto Seguro, que está em processo de elevação à categoria de Delegacia. Durante a cerimônia, o Comandante do 2º Distrito Naval recebeu das mãos do Prefeito de Porto Seguro, Gilberto Pereira Abade, a escritura pública de doação definitiva do terreno onde está sendo construída a Vila Naval.

O SINO DE BORDO

No período compreendido entre os toques de al-vorada e de silêncio, os intervalos dos quartos são marcados por batidas do sino de bordo, feitas ao fim de cada meia hora.

1ª meia - hora do quarto Uma batida singela

2ª meia - hora do quarto Uma batida dupla

3ª meia - hora do quarto Uma batida dupla e uma singela

4ª meia - hora do quarto Duas batidas duplas

5ª meia - hora do quarto Duas batidas duplas e uma singela

6ª meia - hora do quarto Três batidas duplas

7ª meia - hora do quarto Três batidas duplas e uma singela

8ª meia - hora do quarto Quatro batidas duplas

Tradições Navais

Tradições Navais

Selo e Carimbo “30 Anos da Mulher

Militar na Marinha”

Como parte das comemorações dos 30 anos do Ingresso da Mulher Militar na MB, foi realizada cerimônia de lançamento do selo personalizado e do carimbo, im-pressos pela Empresa de Correios e Telégrafos, no dia 16 de dezembro de 2010, no Espaço Cultural da Marinha. A solenidade foi organizada pela Comissão de Relações Públicas de Oficiais e Praças Femininas, com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

O evento contou com a presença do Comandante do 1º Distrito Naval, V Alte Carlos Augusto de Souza, Almirantes da área Rio, com a participação das inte-grantes das primeiras turmas do extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM), entre outros convidados. O ato de aplicação do carimbo foi conduzi-do pela representante conduzi-dos Correios no Rio de Janeiro, Elizabeth Cabral, que entregou ao V Alte (Ref°-EN) Armando de Senna Bittencourt, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, uma réplica do carimbo, que passará a fazer parte do acervo da expo-sição sobre a “Mulher Militar”.

Conjuntos Arquivísticos da Marinha são

nominados no Registro Nacional da Memória do

Mundo da UNESCO

Foram nominados para o Registro Nacional da Memória do Mundo da UNESCO, para o ano de 2010, o Arquivo Tamandaré, que contém a correspondência passiva do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, proposto pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; e o conjunto documental “Abrindo Estradas no Mar”, composto pelas Folhas de Bordo e outros documentos gerados durante a primeira fase do levantamento cartográfico da costa do Brasil, pro-posto pela Diretoria de Hidrografia e Navegação.

No dia 1º de dezembro de 2010, essas Diretorias receberam seus certificados, em cerimônia realizada na Ilha Fiscal, com a presença do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto; do Secretário-Geral da Marinha, Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria; do representante da UNESCO, Guilherme Canela Godoi; do Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, V Alte (Ref°-EN) Armando de Senna Bittencourt; do Diretor do Arquivo Nacional, Prof. Jaime Antunes; e uma audiência de cerca de 150 espectadores.

(13)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

O Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 17 de dezembro de 1971. Principais Cargos/Comissões:

Chefe de Gabinete do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Comandante do Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais Subchefe de Inteligência do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa Diretor do Departamento de Gestão e Apoio de Pessoal da Secretaria de Organização Institucional do Ministério da Defesa

Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil Comandante do Material de Fuzileiros Navais Comandante da Divisão Anfíbia

Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais Principais Condecorações:

Ordem do Mérito da Defesa (Grau Comendador); Ordem do Mérito Naval (Grau Grande Oficial); Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador); Ordem do Mérito Jurídico Militar (Grau Alta Distinção); Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro (Passador de Platina); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (Duas Âncoras); Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; e Medalha Mérito Desportivo Militar Cargo Atual:

Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante-de-Esquadra (FN)

Marco Antonio Corrêa Guimarães

O Vice-Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster é natural do Paraná. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1977.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Aviso de Instrução “Guarda-Marinha Brito” Comandante da Corveta “Caboclo”

Comandante da Flotilha do Amazonas

Adido de Defesa e Naval na Inglaterra, Suécia e Noruega Capitão dos Portos de Santa Catarina

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador); Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Três Âncoras); Medalha do Pacificador; e Medalha Mérito Santos Dumont

Cargo Atual:

Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada Vice-Almirante

Paulo Cezar de Quadros Küster

Promoção de Almirantes

Foram promovidos, por Decreto Presidencial, contando antiguidade a partir de 25 de novembro de 2010.

Cargo Atual:

Secretário-Geral da Marinha Almirante-de-Esquadra

Eduardo Monteiro Lopes

O Almirante-de-Esquadra Eduardo Monteiro Lopes é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 17 de dezembro de 1971.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Aviso de Instrução “Guarda-Marinha Jansen” Comandante da Corveta “Angostura”

Comandante da Estação Rádio da Marinha em Brasília

Comandante do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Duque de Caxias” Diretor do Centro de Eletrônica da Marinha

Comandante da 2ª Divisão da Esquadra

Diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais Diretor de Ensino da Marinha

Comandante do 4º Distrito Naval Comandante-em-Chefe da Esquadra Principais Condecorações:

Ordem do Mérito da Defesa (Grau Grande Oficial); Ordem do Mérito Naval (Grau Grande Oficial); Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador); Ordem do Mérito Judiciário Militar; Medalha da Vitória; Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias; Medalha Militar de Ouro (Passador de Platina); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Três Âncoras); Medalha do Pacificador; e Medalha Mérito Santos Dumont

(14)

O Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1977.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Navio-Patrulha Costeiro “Penedo” Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Tridente” Comandante do Navio-Aeródromo “São Paulo” Capitão dos Portos do Rio de Janeiro

Subchefe de Organização do Estado-Maior da Armada Comandante da Escola Naval

Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador); Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Duas Âncoras); Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Aeromarítimo Policial Militar

Cargo Atual:

Diretor do Pessoal Militar da Marinha Vice-Almirante

Antônio Fernando Monteiro Dias

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário

Comandante do Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN Imediato do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Comandante da Tropa de Reforço

Comandante do Material de Fuzileiros Navais Comandante da Divisão Anfíbia

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador); Medalha da Vitória; Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias; Medalha Militar de Ouro (Passador de Platina); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (Três Âncoras); Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; e Medalha da Armada Nacional da República do Paraguai

Cargo Atual:

Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra

O Contra-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1980.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais Imediato do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo Adido Naval no Peru

Imediato do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (Duas Âncoras); Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; e Ordem Cruz Peruana Al Mérito Naval (Grau Comendador)

Cargo Atual:

Subchefe de Logística Operacional do Ministério da Defesa Contra-Almirante (FN)

Jorge Armando Nery Soares Vice-Almirante

(15)

Nomar - dezembro 2010 - nº 824

O Contra-Almirante (FN) Cesar Lopes Loureiro é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1980.

Principais Cargos/Comissões: Instrutor da Escola das Américas (EUA)

Assessor de Justiça e Disciplina do Gabinete do Comandante da Marinha Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Batalhão Riachuelo Comandante do Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia

Assessor-Chefe de Justiça e Disciplina do Gabinete do Comandante da Marinha Imediato do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Cavaleiro); Medalha Militar (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Anfíbio (Duas Âncoras); Medalha do Pacificador e Medalha de Bons Serviços do Exército Americano

Cargo Atual:

Estagiário da Escola Superior de Guerra Contra-Almirante (FN)

Cesar Lopes Loureiro

O Contra-Almirante (EN) Luciano Pagano Junior é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 08 de março de 1983.

Principais Cargos/Comissões:

Superintendente de Operações do Centro Tecnológico da Marinha São Paulo (ARAMAR) Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar (Passador de Prata); e Medalha Mérito Tamandaré

Cargo Atual:

Superintendente do Programa Nuclear da Marinha no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Contra-Almirante (EN) Luciano Pagano Junior

O Contra-Almirante (EN) Sydney dos Santos Neves é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em em 13 de dezembro de 1981.

Principais Cargos/Comissões: Diretor do Centro de Projetos Navais

Superintendente de Obtenção e Modernização de Submarinos da Diretoria-Geral do Material da Marinha

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; e Medalha Prêmio Almirante Gastão Motta Cargo Atual:

Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos Convencionais da COGESN

Contra-Almirante (EN) Sydney dos Santos Neves

(16)

O Contra-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire é natural do Rio Grande do Norte. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1981.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Navio-Auxiliar “Trindade” Grupo de Recebimento do NDD “Ceará”

Comandante da Estação Rádio da Marinha em Belém Comandante da Corveta “JACEGUAI”

Comandante do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” Vice-Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial);Medalha Militar (Passador de Ouro);Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Três Âncoras); e Medalha-Prêmio Colégio Militar

Cargo Atual:

Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira Contra-Almirante

Renato Rodrigues de Aguiar Freire

Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho O Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho é natural do Rio de

Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1981. Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Aviso de Instrução Guarda-Marinha “Brito”

Chefe do Departamento de Obtenção na Comissão Naval Brasileira na Europa Comandante da Estação Rádio da Marinha em Brasília

Comandante do Navio de Desembarque-Doca “Ceará” Vice-Diretor do Centro de Inteligência da Marinha Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Oficial); Medalha Militar (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Quatro Âncoras); e Medalha Rede Interamericana de Telecomunicaciones Navales

Cargo Atual:

Subchefe de Organização do Estado-Maior da Armada

O Contra-Almirante Carlos Henrique Silva Seixas é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1981.

Principais Cargos/Comissões:

Curso de Estado-Maior na Academia de Guerra Naval do Chile Comandante do Navio-Tanque “Marajó”

Curso de Promoção à Oficial General em Portugal Comandante da Base Naval do Rio de Janeiro Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar (Passador Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (Duas Âncoras); e Medalha Minerva (Chile) Cargo Atual:

Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais Contra-Almirante

Carlos Henrique Silva Seixas

Contra-Almirante Carlos Alberto Matias O Contra-Almirante Carlos Alberto Matias é natural do Rio de Janeiro. Foi

declarado Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982. Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”

Comandante do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

Subchefe do Gabinete do Comandante da Marinha Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; e Medalha Mérito Marinheiro (Três Âncoras) Cargo Atual:

Referências

Documentos relacionados

O parasita responsável pela doença humana é o nematóide Wuchereria bancrofti, sendo vetor o mos- quito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca). Na fase aguda

A orientação sexual e a identidade de gênero são características muito pessoais, que não influenciam em nada a capacidade profissional. Mas muitas vezes não são encaradas

O parâmetro “TRANSORIG” deverá conter o código do tipo de transação que foi informado pela loja- virtual no campo “TRANSACAO” na primeira etapa do

que é o CPC/2015 em relação aos honorários sucumbenciais nas ações em que a Fazenda Pública seja parte, demonstrando seu conceito, sua natureza constitucional,

Segue ao lado uma lista das informações que você encontrará neste edital... Poderá inscrever-se no processo seletivo brasileiro ou estrangeiro, portador de diploma de curso de

Tenga mucho cuidado cuando cambie los soportes para sartenes para evitar dañar la parte superior de la placa de cocción. El revestimiento de esmalte puede

para seções de cheque nacroscopica. Nuclear reactor g.naly.-.is. PADK3YEVA, 7,5, Computational methods of linear slpshr».. FURNAS CEÜTKAIS ELÉTRICAS. CKAVKG JII, Ü.Vi'..

Participação na solenidade comemorativa aos 113 anos do Tribunal de Justiça do Estado de SC e entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau de