• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

S Ú M U L A D A 6 ª R E U N I Ã O O R D I N Á R I A D A C A I S

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA – CAIS – EXERCÍCIO 2012

A P R O V A D A E M 8 D E A G O S T O D E 2 0 1 2

DATA: 17, 18 e 19 de julho de 2012

LOCAL: Crea-PA – Belém/PA

P R E S E N Ç A S

COORDENADOR : Conselheiro Federal CLEUDSON CAMPOS DE ANCHIETA

MEMBRO : Conselheira Federal LUIZ ARY ROMCY

MEMBRO : Conselheiro Federal JOSÉ CÍCERO ROCHA DA SILVA

MEMBRO : Conselheiro Federal MAURÍCIO DUTRA GARCIA

ASSISTENTE DA COMISSÃO : Frederico Ribeiro Madeira

1 – VERIFICAÇÃO DE QUORUM / SÚMULAS

1.1 REFERÊNCIA

INTERESSADO CAIS

ASSUNTO Verificação de Quórum

RESULTADO:

Após verificação de quórum, o Coordenador Conselheiro Federal Cleudson Campos de Anchieta deu inicio a reunião às 9h30 com as presenças dos Conselheiros Federais Luiz Ary Romcy e José Cícero Rocha da Silva.

O Conselheiro Federal Mauricio Dutra Garcia comunicou que somente poderia chegar ao final do dia 17 à reunião.

Os membros da CAIS fizeram reuniões com o Presidente do Crea-PA Engenheiro Antônio Carlos Albério e os membros da diretoria do Crea: 1º Vice Presidente Engenheiro Civil Carlos Eduardo Domingues e Silva, 2º Vice-Presidente Engenheiro mecânico Ricardo José Lopes Batista, 1º Secretário Engenheiro Civil e Seg. do Trabalho Harold Stoessel Sadalla, 2º Secretário

Engenheiro Civil Salomão Peres Elgrably e o Coordenador da Câmara de Engenharia Industrial Engenheiro Lucier Marques Leal Junior. Foram discutidos sobre os trabalhos institucionais desenvolvidos pelo Regional, e sobre os convênios entre entidades de classe, Crea e Confea. Na tarde do dia 18 a CAIS se reuniu com Presidentes e Diretores de Entidade de Classe das Profissões do Sistema Confea/Crea do Estado do Pará para discutir sobre os relacionamentos das entidades com o Crea-PA, com os Profissionais e trabalhos desenvolvidos junto a Sociedade, como também as solicitações de convênios.

Estiveram presentes: o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará - AEAPA Eng. Agr. Dinaldo Rodrigues Trindade; o Presidente da Associação de Engenharia e de

Segurança do Trabalho do Estado do Pará – AEST-PA Eng. Valter José Vasconcelos Maradei, os Diretores da AEST-PA Eng. Glacio Paulo Pessoa Serra e Eng. Harold Stoessel Sadalla; a

Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará - SENGE/PA Eng.ª Civil Eugênia Maria Santos Von Paumgartten; o Presidente do Clube de Engenharia do Par=a – CEP Eng. Eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho; e o Presidente do Instituto de Avaliação e Perícia de Engenharia do Pará - IAPEP-PA Eng. Antonio dos Santos Ferreira Neto.

O Assistente da CAIS Frederico Madeira Ribeiro comentou sobre os trabalhos realizados pela Comissão e organização dos documentos recebidos, além das providências feitas para atender aos GTs Rio +20 e Confea Jovem.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) 1.2 REFERÊNCIA

INTERESSADO CAIS

ASSUNTO Súmula da 5ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada de 4 a 6 de junho de 2012, em Brasília/DF

RESULTADO:

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão leram a súmula da 5ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada de 4 a 6 de junho de 2012, em Brasília/DF e aprovaram sem alteração.

1.3 REFERÊNCIA

INTERESSADO CAIS

ASSUNTO Súmula da 6ª Reunião Extraordinária da CAIS, realizada dia 26 de junho de 2012 em Brasília/DF

RESULTADO:

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão leram a súmula da 6ª Reunião Extraordinária da CAIS, realizada dia 26 de junho de 2012 em Brasília/De aprovaram sem alteração.

1.4 REFERÊNCIA

INTERESSADO CAIS

ASSUNTO Súmula da 7ª Reunião Extraordinária da CAIS, realizada dia 28 de junho de 2012 em Brasília/DF

RESULTADO:

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão leram a súmula da 7ª Reunião Extraordinária da CAIS, realizada dia 28 de junho de 2012 em Brasília/DF e aprovaram sem alteração.

2 – INFORMES / CORRESPONDENCIAS RECEBIDAS E EXPEDIDAS

2.1 REFERÊNCIA PC CF-0856/2012

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO GT Confea Jovem - INFORMES

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do parecer da Procuradoria Jurídica do Confea e solicitaram repautar o processo.

2.2 REFERÊNCIA PC CF-0907/2012

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Chamada Pública - INFORMES

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do relatório da GTI e irão acompanhar os trabalhos de analise dos processos.

2.3 REFERÊNCIA s/n

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Convênios - INFORMES

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento das providências e ainda solicitaram para agendar uma reunião em agosto dos membros da CAIS com a PROJ e a GRI para unificação de entendimentos e procedimentos sobre o assunto.

2.4 REFERÊNCIA s/n

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Disponibilidade Orçamentária da CAIS - INFORMES RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento das disponibilidades da Comissão no período.

2.5 REFERÊNCIA PT CF-1288/2012

INTERESSADO ONG Engenheiros Sem Fronteiras Brasil –ESF-Brasil (EWB-Internacional) ASSUNTO Oficio ao Confea solicitando reunião de trabalho para apresentação da ONG RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram arquivar o protocolo devido a não manifestação da organização.

2.6 REFERÊNCIA PT CF-2371/2012

INTERESSADO Federação Canadense de Ciências da Terra - CFES

ASSUNTO Divulgação da candidatura da cidade de Vancouver / Canadá para sediar o 36º Congresso Geológico Internacional – CGI, em 2020 RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento da publicação do Confea no seu site sobre a candidatura para o 36º Congresso Geológico Internacional – CGI, em 2020, e solicitaram o arquivamento do Protocolo.

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

3 – ASSUNTOS DIVERSOS

3.1 REFERÊNCIA Dossiê PT CF-3036/2008 , CF-1226/2009 , CF-1296/2010 INTERESSADO Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia CCEAGRO ASSUNTO Salário Mínimo Profissional – Súmula Vinculante

ORIGEM CCEAGRO

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do assunto, analisaram e solicitaram repautá-lo.

3.2 REFERÊNCIA PC CF-2059/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Congresso Mundial de Engenharia e Exposição: Ingenieria 2010, de 17 a 20 de outubro de 2010, em Buenos Aires, Argentina.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do assunto e solicitaram encaminhar ao Conselheiro Roberto da Costa e Silva que participou do fórum sobre grupos de ensino e telecomunicações no Congresso Mundial de Engenharia e Exposição: “Ingenieria 2010”, para informar sobre o plano de trabalho dos grupos de ensino e telecomunicações entre as representações do Brasil e da Argentina.

3.3 REFERÊNCIA PC CF-2132/2011

INTERESSADO Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial – FENEMI ASSUNTO Revisão de Credenciamento das Entidades Nacionais – CDEN

ORIGEM FENEMI

RELATOR Cons. Fed. José Cícero Rocha da Silva

RESULTADO:

Deliberação nº 194/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Aprovar o pedido de revisão de credenciamento da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial – FENEMI, para fins de composição do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), por um prazo de três anos, conforme o disposto no art. 15 da Resolução nº 1.011, de 24 de agosto de 2005; e 2) Encaminhar os autos à Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea - GRI para promover as medidas cabíveis para a efetividade deste recredenciamento da interessada junto ao Cden.

3.4 REFERÊNCIA PC CF-2142/2011

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram que se oficialize o FONASC.CBH - Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, para se adequar as regras dos normativos do Confea para firmar novo convênio, e informando que encaminhe os documentos até 6 de agosto de 2012 para analise e deliberação na próxima reunião da CAIS em Brasília/DF.

3.5 REFERÊNCIA PC CF-2052/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Estatuto do Engenheiro

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram encaminhar o processo ao grupo de estudo para atualização/alteração da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, para servir de subsídios aos estudos.

3.6 REFERÊNCIA PC CF-0741/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Decisão Normativa que aprova as normas gerais para a elaboração de regimento do Crea-JR e dá outras providências.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

4 – PROPOSTAS – CDEN / CP / OUTROS

4.1 REFERÊNCIA Dossiê PT CF-4820/2010 e CF-0428/2011 INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN

ASSUNTO Divulgação da Certificação e seus benefícios por intermédio do veículo e-Confea e realizar pesquisa de aceitação no site para todos os profissionais.

ORIGEM CDEN

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

(6)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

4.2 REFERÊNCIA PT CF-4358/2011

INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN

ASSUNTO Continuidade do Projeto Certificação Profissional do Confea com o objetivo de estudar a modelagem para o processo.

ORIGEM CDEN

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

4.3 REFERÊNCIA PT CF-1955/2012

INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN ASSUNTO

Proposta – CDEN nº 016/2012, solicitando realização de um seminário com treinamento profissional, discussão e apresentação de projetos de certificação profissional, com discussão de um programa de sustentabilidade para as entidades que compõem o Sistema, de 9 a 11 de julho de 2012

ORIGEM CDEN

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

4.4 REFERÊNCIA PT CF-5336/2011

INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN ASSUNTO

Proposta CDEN nº 043/2011 – Propor a constituição de missão representativa do Sistema Confea/Crea com o objetivo de participar do XVII do CBMET 2012, no período de 23 a 28 de setembro de 2012, em Gramado – Rio Grande do Sul.

ORIGEM CDEN

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram enviar para a PROJ para emissão de parecer sobre a adequação à Resolução nº 1.009, de 2005 para eventos nacionais, conforme sugerido pela GRI.

4.5 REFERÊNCIA PT CF-4243/2011

INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN

ASSUNTO Proposta nº 030/2011-CDEN – Propõe participação de um representante de Creas Juniores/Jovens de estados diferentes nas reuniões do CDEN

ORIGEM CDEN

(7)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram diligenciar ao CDEN com os seguintes questionamentos:

1) como será dada a participação dos representantes de Creas Juniores/Jovens nas reuniões; 2) quais os benefícios que serão extraídos dessa participação, conforme proposto; e

3) se para o orçamento do CDEN para o exercício 2012 foi previsto tais participações, quais os valores estimados e como se efetuará os desembolsos caso não tenha sido previsto este aumento de gastos.

4.6 REFERÊNCIA PT CF-3487/2010

INTERESSADO Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua – CP ASSUNTO

Proposta CP nº 065/2010 – Solicitando que o Confea firme convênio com os órgãos federais objetivando o cumprimento da legislação não só pelos profissionais que elaboram as peças técnicas como também pelos responsáveis pelas analises

ORIGEM CP

RELATOR Cons. Fed. Luiz Ary Romcy

RESULTADO:

Deliberação nº 195/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Dar conhecimento da presente proposta aos Creas como sugestão e subsídio para ações de fiscalização nessa área, bem como dar conhecimento da minuta de Instrução de Procedimentos e dos modelos de formulários em anexo, com as modificações que os Regionais entenderem pertinentes em cada caso;

2) Dar conhecimento ao Colégio de Presidentes que existe a proposta aprovada no 7º CNP (PNS 40) que trata de assunto semelhante e está sendo tratado em processo específico; e

3) Arquivar o presente protocolo no processo das reuniões do Colégio de Presidentes.

4.7 REFERÊNCIA PT CF-0798/2011

INTERESSADO Coordenadoria Nacional das Comissões de Éticas dos Creas – CNCE ASSUNTO

Proposta nº 07/2011-CNCE – Ética nas obras públicas de

engenharia (Propõe realização de convênios com os Tribunais de Contas para solicitar que estes remetam os processos de

acórdãos de casos julgados às Comissões de Ética dos Creas)

ORIGEM CNCE

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão solicitaram repautar o documento.

4.8 REFERÊNCIA PT CF-1408/2012

INTERESSADO Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas – CCEGM

ASSUNTO

Proposta nº 05/2012-CCEGM – Reunião entre o Confea, DNPM e a Coordenação da CCEGM sobre a reativação do antigo convênio entre o Confea e o DNPM, ainda no primeiro semestre de 2012 em Brasília/DF

(8)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

ORIGEM CCEGM

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram oficiar o Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e o Coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas – CCEGM, agendando uma reunião para verificar a possibilidade de ativação do antigo convênio entre os dois órgãos, com sugestão de que seja no período de 8 a 10 de agosto de 2012, quando da reunião da CAIS em Brasília/DF.

Que o custo desta reunião seja locado no centro de custo da CAIS, e ainda, que solicite a GAC o apoio logístico para a reunião (um analista da área).

E quando a data estiver definida informar a CEEP da reunião, convidando para participar.

4.9 REFERÊNCIA PT CF-1416/2012

INTERESSADO Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas – CCEGM ASSUNTO

Proposta nº 10/2012-CCEGM – PLC nº 117 DE 2006, da Câmara dos Deputados que regula o exercício profissional de Geofísico e altera a Lei nº 4076 de 23 de junho de 1962stre de 2012 em Brasília/DF (Aprovar o texto)

ORIGEM CCEGM

RELATOR Cons. Fed.

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do documento e solicitaram repautá-lo. 4.10 REFERÊNCIA PT CF-3396/2010

INTERESSADO Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica - CCEEE ASSUNTO Proposta nº 13/2010-CCEEE – Projeto de Lei nº 3080/2008 – Instalação e manutenção de Cercas Eletrificadas

ORIGEM CCEEE

RELATOR Cons. Fed.

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do documento e solicitaram repautá-lo. 4.11 REFERÊNCIA PT CF-5566/2011

INTERESSADO Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Agronomia - CCEAGRO ASSUNTO Proposta nº 37/2011-CCEAGRO – Normatização de criação de Creas Junior

ORIGEM CCEGM

(9)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

4.12 REFERÊNCIA s/nº

INTERESSADO Colégio de Entidades Nacionais – CDEN

ASSUNTO Solicitação de alteração da data da 2ª Reunião Extraordinária do CDEN de 17 1 19 de setembro para 4 a 6 de setembro de 2012, no mesmo local, em São Luiz-MA

ORIGEM CDEN

RELATOR Cons. Fed. Cleudson Campos de Anchieta

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram diligenciar o CDEN para completar e corrigir os documento enviados, adequando-os as normas e procedimentos para aprovação do pleitos.

5 – EVENTOS – NACIONAIS / INTERNACIONAIS / OUTROS

5.1 REFERÊNCIA PC CF-2687/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Reunião Intermediária da COPIMERA 2014

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do processo e solicitaram encaminha-lo à

Assessoria Internacional do Confea – ASIN, para que possam acompanhar todos os preparativos iniciais para a organização do evento que ocorrerá em 2014.

5.2 REFERÊNCIA PT CF-2439/2012

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Participação no “Fórum Mundial de Engenharia” de 17 a 21 de setembro de 2012, em Ljubljana, Eslovênia

(10)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Deliberação nº 196/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Constituir missão representativa do Sistema Confea/Crea com o objetivo de participar do “Fórum Mundial de Engenharia – WEF 2012”, de 17 a 19 de setembro de 2012, em Ljubljana – Eslovênia, cujo tema será “Construções Sustentáveis”, com a seguinte composição: - o

Presidente do Confea ou seu representante. - 5 (cinco) Conselheiros Federais; - 1 (um) representante do Colégio de Presidentes; - 1 (um) representante do Colégio de Entidades Nacionais - 1 (um) representantes indicados pela Coordenadoria de Câmara Especializada - 1 (um) profissional lotado na Assessoria Internacional – ASIN, do Confea, para apoio técnico e logístico durante a missão. 2) Determinar que as despesas com diárias, transporte e inscrições no Evento sejam apropriadas nas seguintes contas e centros de custo: Centro de Custos: 1.1.1.00.31 - Missão no Exterior – Plenário. Contas: 3.132.18 - Congressos, Conferências, Exposições...; 3.132.09 - Diárias de Conselheiros; 3.132.10 - Transporte de Conselheiros; 3.132.30 - Diárias de Colaboradores Eventuais; 3.132.31 - Transporte de Colaboradores Eventuais. Centro de Custos: 1.1.1.90.21 - Missão no Exterior – CP. Contas: 3.132.18 - Congressos, Conferências, Exposições...; 3.132.30 - Diárias de Colaboradores Eventuais; 3.132.31 - Transporte de Colaboradores Eventuais. Centro de Custos: 1.1.2.10.21 - Missão no Exterior – CDEN. Contas: 3.132.18 - Congressos, Conferências, Exposições...; 3.132.30 - Diárias de Colaboradores Eventuais; 3.132.31 - Transporte de Colaboradores Eventuais. Centro de Custos: 2.1.1.10.11 – Presidência. Contas: 3.132.09 - Diárias de Conselheiros; 3.132.10 - Transporte de Conselheiros; 3.132.18 - Congressos, Conferências, Exposições. 3) Determinar que os participantes apresentem ao Conselho Diretor do Confea, no prazo de 60 (sessenta) dias após o término da missão, o relatório detalhado de sua participação conforme disposto no art. 6° da Resolução n° 1.009, de 2005.

DECLARAÇÃO DE VOTO DO CONSELHEIRO MAURÍCIO DUTRA GARCIA: pelo princípio da

moralidade e coerência, o Plenário deverá indicar apenas 1 (um) representante para constituir a missão, portanto, não concordo com o item 1 da deliberação.

6 – SOLICITAÇÕES DE RECURSOS FINANCEIROS / LIBERAÇÃO DE RECURSOS - PARA EVENTOS / PUBLICAÇÕES / OUTROS

6.1 REFERÊNCIA PC CF-2422/2011

INTERESSADO Crea-RR

ASSUNTO Programa de apoio à Calamidade Pública no Estado de Roraima

ORIGEM Crea-RR

RESULTADO:

Deliberação nº 197/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) não atender a solicitação do Crea-RR de recursos para o Programa - Atendimento a Desastres Naturais, tendo em vista o estado de calamidade pública, decorrentes dos altos índices de precipitações pluviométricas em todo o Estado de Roraima, pois o período da solicitação foi em julho de 2011 e atualmente o estado não passa mais por calamidade pública além do regional não apresenta capacidade operacional para a implementação do objeto do convênio tendo em vista a não conclusão do Projeto de Reengenharia;

(11)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

6.2 REFERÊNCIA PT CF-5747/2011

INTERESSADO Câmara dos Deputados

ASSUNTO Proposta de patrocínio para publicação de um caderno especial sobre Resíduos Sólidos da Revista Nordeste

ORIGEM Câmara dos Deputados

RESULTADO:

Deliberação nº 198/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Não aprovar a solicitação Deputado Manoel Junior (PMDB/PB), Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano – CDU da Câmara dos Deputados, para que o Confea participe do patrocínio para do Caderno Especial sobre Resíduos Sólidos da Revista Nordeste, por não ter enviando a documentação necessária a elaboração de parceria conforme normativos do Confea, no tempo devido, e porque a WSCOM Nordeste Mídia Ltda, não se enquadra nas entidades e/ou instituições contempladas com as linhas de auxilio financeiro definidas na Decisão Plenária; 2) Arquivar a solicitação; e

3) Dar ciência ao interessado.

6.3 REFERÊNCIA PC CF-1811/2011

INTERESSADO Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE ASSUNTO Auxilio financeiro para publicação “Memória da ABENGE”

ORIGEM ABENGE

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento do parecer da PROJ, ratificando a posição da CAIS, e determinaram manter a Deliberação nº 036/2012-CAIS, encaminhando ao Plenário do Confea para apreciação.

6.4 REFERÊNCIA PC CF-1813/2011

INTERESSADO Associação Brasileira de Engenheiros Civis – ABENC ASSUNTO

Auxilio financeiro para publicação de Memória da Entidades de Classes associadas no Colégio de Entidades Nacionais – CDEN (solicitação de prorrogação de prazo do Convenio por mais 90 dias)

ORIGEM ABENC

RESULTADO:

Deliberação nº 199/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) aprovar e autorizar a prorrogação de mais 60 (sessenta) dias do convênio entre a

Associação Brasileira de Engenheiros Civis – ABENC e o Confea, mediante termo ao convênio existente, prazo para pesquisa e elaboração do livro “Memória da ABENC”, devido o Confea ter atrasado o repasse financeiro do convênio, assinado em 27 de dezembro de 2012, e repassado R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) apenas no dia 1º de março de 2013

2) enviar à Procuradoria Jurídica do Sistema – PROJ-, a elaboração do termo de prorrogação do convenio;3) e após enviar á GRI para as devidas providencias.

6.5 REFERÊNCIA PC CF-0633/2012

INTERESSADO Sociedade Mineira de Engenheiros – SME

ASSUNTO Auxílio financeiro para publicação de revistas e periódicos

(12)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Deliberação nº 200/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) aprovar o mérito do pleito de apoio financeiro à Sociedade Mineira de Engenheiros - SME, para publicação da Revista Mineira de Engenharia durante o ano de 2012, a par do que preceitua a PL 1806/2012, com a liberação da quantia de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) à entidade, na forma de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por edição;

2) Solicitar que o convênio a ser assinado com a Sociedade Mineira de Engenheiros - SME determine que a liberação de recursos correspondentes a duas edições será efetuada após assinatura do convênio e a concessão da última parcela estará condicionada à comprovação da publicação das duas edições anteriores e ao atendimento do item 3 desta decisão;

3) Determinar que no convênio a ser assinado com a Sociedade Mineira de Engenheiros - SME constem as seguintes exigências: inserção da logomarca do Confea no material de

divulgação/publicidade como patrocinador da publicação, espaço para publicação de textos do Confea e a disponibilização de 85 (oitenta e cinco) exemplares de cada edição para o Confea, que serão recepcionadas pela Gestão Documental do Confea – GDOC;

4) Determinar que a despesa seja apropriada na Conta 3.290.04, no Centro de Custo 112.10.31;5) Determinar à Entidade que observe o contido na Instrução Normativa da

Secretaria do Tesouro Nacional que trata da execução do convênio e da prestação de contas que dá para apreciar da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema – CCSS;

5) Determinar à Procuradoria Jurídica do Confea – PROJ que elabore o termo de convênio e, em seguida, o encaminhe à Gerência de Relacionamentos Institucionais - GRI para promover a sua assinatura e demais providências quanto à liberação dos recursos solicitados.

6.6 REFERÊNCIA PC CF-0700/2012

INTERESSADO Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

ASSUNTO Auxílio Financeiro para a realização da Exponorma Congresso e Exposição 2012

ORIGEM ABNT

RESULTADO:

Deliberação nº 201/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) aprovar o mérito da solicitação de apoio financeiro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para realização do 6º Exponormas – Congresso e Exposição, que acontecerá em São Paulo - SP, no período de 30 a 31 de outubro de 2012, com a liberação da quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais);

2) Solicitar que o convênio a ser assinado com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, solicite o comprovante relativo a adimplência da entidade sendo obedecidos os demais requisitos mínimos para celebração de convênio conforme legislação pátria e normativos internos deste Federal acerca do tema;

3) Determinar que no convênio a ser assinado com a ABNT conste além da divulgação do Sistema Confea/CREA no material publicitário do evento e disponibilização de stand com montagem básica mínima de 9 (nove) m2;

4) Determinar que a despesa seja apropriada na Conta 32.90.04, no Centro de Custo 111.30.71;

5) Determinar à Entidade que observe o contido na Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional que trata da execução do convênio e da prestação de contas que dá para apreciar da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema – CCSS;

(13)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

7 – PRESTAÇÕES DE CONTAS DE AUXILIOS FINANCEIROS / CONVÊNIOS / PRODESU

7.1 REFERÊNCIA PC CF-1737/2011

INTERESSADO Crea-MG ASSUNTO

Prestação de contas do PRODESU – Auxilio financeiro para: III-A – Programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento da

comunicação

ORIGEM Crea-MG

RESULTADO:

Deliberação nº 202/2012-CAIS

Propor:

1) parecer favorável à aprovação da prestação de contas quanto ao mérito institucional do convênio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – PRODESU, firmado entre Confea e Crea-MG, cujo objeto refere-se à contratação de inserções de mídias para divulgação da valorização das profissões do Sistema Confea/Crea junto a sociedade e aos profissionais;

2) encaminhar os autos à Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema - CCSS para análise e deliberação sobre as questões econômicas e financeiras, apresentada pelo Crea-MG.

7.2 REFERÊNCIA PC CF-0566/2012

INTERESSADO Crea-RO

ASSUNTO Prestação de contas do PRODESU – Auxilio financeiro para: IV-A – Programa para recuperação da capacidade de pagamento dos Creas

ORIGEM Crea-RO

RESULTADO:

Deliberação nº 203/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Arquivar o processo referente Auxilio financeiro para: IV-A – Programa para recuperação da capacidade de pagamento dos Creas, entre o Confea e o RO, tendo em vista que o Crea-RO solicitou que o Confea desconsiderasse seu pedido de adesão ao Programa para recuperação da capacidade de pagamento dos Creas – IV A, do PRODESU.

2) Dar conhecimento ao interessado.

7.3 REFERÊNCIA PC CF-2684/2011

INTERESSADO Crea-AM

ASSUNTO Prestação de contas do PRODESU – Auxilio financeiro para: III-D – Programa de apoio às entidades regionais registradas nos Creas

ORIGEM Crea-AM

RESULTADO:

Deliberação nº 204/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Arquivar o processo referente auxilio financeiro para: III-D – Programa de apoio às entidades regionais registradas nos Creas, entre o Confea e o Crea-AM, tendo em vista que o Crea-AM solicitou o arquivamento dos autos, em face da não manifestação da entidade executora. 2) Dar conhecimento ao interessado.

(14)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

7.4 REFERÊNCIA PC CF-1797/2011

INTERESSADO Crea-MA

ASSUNTO Prestação de contas do PRODESU referente ai auxílio financeiro para III-E Programa de apoio aos Creas para melhorias administrativas

ORIGEM Crea-MA

RESULTADO:

Deliberação nº 205/2012-CAIS

Propor:

1) parecer favorável à aprovação parcial quanto ao mérito institucional da Prestação de Contas do Crea-MA relativa ao convênio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – PRODESU, firmado entre Confea e Crea-MA, cujo objeto refere-se à aquisição de passagens e pagamento de diárias para participação da delegação do convenente, composta por 32 (trinta e duas) pessoas, na 68ª SOEAA, realizada em Florianópolis/SC, no período de 27 a 30 de setembro de 2011, devido à ausência dos comprovantes de deslocamento aéreo dos participantes e da lista de presença;

2) encaminhar à Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema - CCSS para análise e deliberação sobre as questões econômicas e financeiras, apresentada pelo Crea-MA.

8 – PROJETOS DE LEI

8.1 REFERÊNCIA PC CF-2403/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei nº 7607, de 2010 – Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos – Carreira de Estado.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e:

Considerando que o processo já havia sido relatado pela Comissão;

Considerando que a deliberação da CAIS era pelo arquivamento do processo;

Considerando que o processo foi retirado de pauta na sessão plenária nº 1384, em outubro de 2011;

Considerando que em 22 de novembro de 2011 foi enviado a CAIS para analise;

Considerando que a CEEP retornou o processo entendendo pelo arquivamento do Processo por entender que não contemplam todas as categorias profissionais do Sistema Confea/Crea; Considerando a proposta nº 008/2011-CCGEM, sugerindo a inclusão dos geólogos no corpo do projeto de lei;

Considerando a manifestação do Crea-SC favorável a aprovação do Projeto de Lei; Considerando que em nova analise da CAIS, verificou-se que as novas contribuições não motivaram alteração da decisão anterior;

Considerando a posição do Conselheiro Relator Mauricio Dutra Garcia pela manutenção da Deliberação nº 420/2011-CAIS pelo arquivamento do processo;

A Comissão solicitou enviar ao Plenário do Confea o processo mantendo a Deliberação ultima da CAIS (Deliberação nº 420/2011-CAIS).

(15)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

8.2 REFERÊNCIA PC CF-1576/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea e Mútua

ASSUNTO Projeto de Lei nº 261/2011 – Avaliação Ambiental estratégica de política, planos e programas.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 206/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) posicionar-se contraria ao Projeto de Lei nº 261, de 2011, de autoria do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que altera a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, a fim de dispor sobre a avaliação estratégica de políticas, planos e programas, pois o proposto não amplia a proteção ao meio ambiente, tendo em vista que já existe na lei instrumento com o mesmo objetivo. 2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea – APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo.

8.3 REFERÊNCIA PC CF-1220/2009

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei do Senado nº 734/2007 – Altera a Lei nº 10.883, de 16 de junho de 2044, para acrescentar atribuição ao cargo de fiscal federal agropecuário.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e:

Considerando que o processo já havia sido relatado pela Comissão;

Considerando que a deliberação da CAIS era favorável ao Projeto de Lei com sugestão de acréscimo sobre atribuição ao cargo de fiscal federal agropecuário;

Considerando que o processo foi retirado de pauta na sessão plenária nº 1384, em outubro de 2011;

Considerando que em 22 de novembro de 2011 foi enviado a CAIS para analise;

Considerando que a CEEP retornou o processo entendendo favorável ao Projeto de Lei com sugestão de acréscimo sobre atribuição ao cargo de fiscal federal agropecuário, conforme deliberação da CAIS;

Considerando que a CCEAGRO não se manifestou sobre o assunto em 3 de fevereiro de 2012; Considerando que não houve novos fatos;

Considerando que o Projeto de Lei ainda encontra-se na CTASP, onde foi devolvido ao Deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM) para reexame da matéria;

Considerando a posição do Conselheiro Relator Mauricio Dutra Garcia favorável ao Projeto de Lei;

A Comissão solicitou enviar ao Plenário do Confea o processo mantendo a Deliberação ultima da CAIS (Deliberação nº 4212011-CAIS).

8.4 REFERÊNCIA PC CF-1214/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei nº 7117, de 2010 – Obrigatoriedade de carta Geotécnica como instrumento de planejamento da ocupação do solo urbano.

(16)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Deliberação nº 207/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei n° 7117, de 2010, do Deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), acerca da obrigatoriedade do uso de Carta Geotécnica como instrumento de planejamento da ocupação do solo urbano, apensado ao Projeto de Lei nº 20/2007, de autoria do Deputado Fernando Chucre (PSDB-SP) sem emendas ou substitutivo, que dispõe sobre o parcelamento do solo para fins urbanos e sobre a regularização fundiária sustentável de áreas urbanas, sendo que muito irá favorecer os profissionais do Sistema e muito, também, a sociedade brasileira, já que áreas de risco de deslizamentos e inundações serão mapeadas e impedirão catástrofes como se tem presenciado nos últimos anos,

2) Determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - envide esforços junto aos Parlamentares pela aprovação deste Projeto de Lei.

3) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto.

8.5 REFERÊNCIA PC CF-0551/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei do Senado – PLS nº 388/2009 – Critérios Socioambientais para produção de biocombustíveis.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 208/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei do Senado nº 388, de 2009, que estabelece critérios socioambientais para produção de biocombustíveis, pois a propositura já está contemplada no Programa Brasileiro de Certificação de Biocombustível desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo.

8.6 REFERÊNCIA PC CF-1186/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Proposta de Emenda à Constituição do Senado PEC nº 001, de 2010 – Diploma de nível superior para a qualificação profissional

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 209/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário à Proposta de Emenda à Constituição do Senado nº 1, de 2010, de autoria do Senador Geovani Borges (PMDB-AP), que dispõe sobre o efeito do diploma de nível superior para a qualificação profissional, de modo a garantir que os conselhos de fiscalização profissional possam continuar exercendo o papel que lhes foi determinado por lei, qual seja, a fiscalização do exercício profissional em prol da defesa da sociedade.

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo.

(17)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

8.7 REFERÊNCIA PC CF-1260/2009

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei nº 3823/2008 – Dispõe sobre a concessão de crédito rural diferenciado para profissionais universitários na área de agricultura e pecuária

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 210/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei n° 3823, de 2008, que dispõe sobre a concessão de crédito rural diferenciado para profissionais universitários na área de agricultura e pecuária, tendo em vista não acrescentar qualquer benefício à produção agropecuária brasileira e apenas criar privilégios a uma parcela dos profissionais registrados nesse conselho federal.

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto 3) arquivar o processo.

8.8 REFERÊNCIA PC CF-2349/2009

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei Complementar PLP 442/09 – Simples Nacional – Micro e Pequenas Empresas de Informática

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 211/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei Complementar nº 442, de 2009, de autoria do Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), permite a inclusão no Simples Nacional das micro e pequenas empresas de informática, de um modo mais amplo e não apenas aquelas cujos serviços sejam realizados em seus próprios estabelecimentos, além dos prestadores de serviço de engenharia consultiva,

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto.

8.9 REFERÊNCIA PC CF-1206/2009

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 5675/2009 – Direciona parte das receitas do FUST para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 212/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei nº 5675, de 2009, do deputado Jorginho Maluly (DEM-SP) que altera a Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de

Telecomunicações – FUST, direcionado parte de suas receitas para o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – FUNTTEL,

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto.

(18)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) 8.10 REFERÊNCIA PC CF-2350/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei do Senado 399/2011 – Reconhecimento automático de diplomas de cursos de instituições de ensino estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 213/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei do Senado - PLS 399, de 2011, do Senador Roberto Requião (PMDB-PR), que “Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para dispor sobre a revalidação e o reconhecimento automático de

diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica”, pois o PLS altera uma legislação que implica diretamente apenas sobre os procedimentos de revalidação de diplomas, afetos exclusivamente aos entes universitários públicos, conforme determina o §2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, não incidindo sobre a autonomia técnico-administrativa e normativa do Sistema Confea/Crea. 2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo

8.11 REFERÊNCIA PC CF-1504/2011 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 243/2011 – Responsabilidade do Empreiteiro pela solidez e segurança em edifícios e outras construções

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 214/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei nº 243, de 2011, que eleva há dez anos a responsabilidade do empreiteiro pela solidez e segurança de edifícios e outras construções consideráveis, pois o projeto de lei não apresenta qualquer embasamento técnico para justificar o aumento no prazo de garantia para os contratos de edifícios e outras construções

consideráveis. 2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para

acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo.

8.12 REFERÊNCIA PC CF-1258/2009 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 3809/2008 – Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Profissão de Ecólogo

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 215/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Manifestar-se contrário ao Projeto de Lei nº 3.809, de 2008, de autoria do Deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Ecólogo, pois o projeto de lei não amplia e nem agrega elementos para a preservação e/ou

(19)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) 8.13 REFERÊNCIA PC CF-2347/2009

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 5246/2009 – Anotação de Responsabilidade técnica - Ecólogo

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 216/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei nº 5.246/2009, de autoria do Deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que institui a Anotação de Responsabilidade Técnica na prestação de serviços profissionais pelo Ecólogo e dá outras providências, pois o Sistema Confea/Crea não tem um posicionamento pacífico quanto colocar a profissão de Ecólogo junto com as profissões fiscalizadas pelos Conselhos Federal e Regionais;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo.

8.14 REFERÊNCIA PC CF-0533/2010 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 5687/2009 – Licenciamento Ambiental

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 217/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei nº 5.697/2009, de autoria do Deputado João Dado (PDT-SP), que altera a Lei nº 6.938/1981, Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, prevendo o prévio licenciamento ambiental da importação de substâncias e produtos químicos, e outras substâncias e produtos que comportem risco para a vida, a qualidade de vida ou o meio ambiente, e dá outras providências;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.15 REFERÊNCIA PC CF-2469/2012

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 5340/2009 – Educação Ambiental

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 218/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei n° 5340/2009, de autoria do Deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV- MG), apenso ao PL nº 3.788/ 2008, de autoria da Deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que visa incluir a Educação Ambiental como componente obrigatório nos currículos dos ensinos fundamental e médio, posto que já foi objeto de apreciação deste Conselho por meio da Decisão nº PL-0037/2010;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto.

(20)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) 8.16 REFERÊNCIA PC CF-0552/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 5825/2009 – Exigência de responsável técnico de empresas integrantes do cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 219/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei n° 5825, de 2009, de autoria do Deputado Renato Amary (PSDB-SP), que dispõe sobre a exigência de as pessoas jurídicas integrantes do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras possuir como responsável técnico profissional com graduação ou pós-graduação que lhe permita atuar em gestão ambiental com a seguinte sugestão de alteração textual: Onde se lê: “Art. 17 (...) um profissional com graduação ou pós graduação que lhe permita atuar em gestão ambiental”. Leia-se: “Art. 17 (...) um profissional com atribuições que lhe permita atuar em gestão ambiental”;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.17 REFERÊNCIA PC CF-1199/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei PL nº 6496/2009 – Institui o programa “Licitação Verde” no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e dá outras providências.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 220/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei da Câmara n° 6496, de 2009, de autoria do Deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), que institui o programa “Licitação Verde” no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.18 REFERÊNCIA PC CF-2405/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei da Câmara nº 120, de 2010 – Dispõe sobre o fomento à capacitação tecnológica da população e seu financiamento.

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

8.19 REFERÊNCIA PC CF-1573/2011 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

(21)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Deliberação nº 221/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado nº 23, de 2011 apresentado pelo Senador Lindbergh Farias, (PT-RJ) que “Altera a Lei nº 10.257, de 2001 – Estatuto das Cidades, para dispor sobre a obrigatoriedade de elaboração de Plano Diretor dos Municípios com áreas de risco situadas em seu território e dá outras providências”;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.20 REFERÊNCIA PC CF-2404/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea ASSUNTO

Projeto de Lei do Senado nº 164, de 2010 – Altera a Lei que institui a política nacional de mudanças climáticas para vedar o contingenciamento dos recursos destinados a combater os efeitos adversos de mudanças climáticas

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 222/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado nº 164/2010, de autoria do Senador Pedro Simon (PMDB-RS), que altera a Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC, para vedar o contingenciamento dos recursos destinados a combater os efeitos adversos de mudanças climáticas, o estímulo à pesquisa e ao uso de tecnologias limpas e a substituição gradativa dos combustíveis fósseis por outras fontes de energia, e dá outras providências com a seguinte sugestão de alteração: “que seja retirado do PLS, em seu art. 1º, a redação que insere o inciso VII no art. 3º, da Lei nº 12.187/2009, haja vista que esse inciso dispõe sobre assunto reservado à Lei Complementar, a qual

estabelece normas sobre finanças públicas, sendo material e formalmente inconstitucional, se feitos por esse PLS.”

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.21 REFERÊNCIA PC CF-1152/2009

INTERESSADO Crea-SP ASSUNTO

Minuta de Projeto de Lei para estabelecer a obrigatoriedade de previsão de analise e emissão de parecer emitido por profissional habilitado, em lei que trate de assuntos pertinentes às áreas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea

ORIGEM Crea-SP

RESULTADO:

Deliberação nº 223/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Não aprovar o mérito da minuta de Projeto de Lei, provocada pelo Crea-SP, com o intuito de gerar iniciativa parlamentar por parte do Confea, para a apresentação matéria legislativa, versando sobre o estabelecimento de obrigatoriedade de previsão de análise e emissão de parecer emitido por profissional habilitado, em lei que trate de assuntos pertinentes às áreas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea, pois por tratar de matéria para a qual já existe disciplinamento legal, qual seja a legislação do próprio Sistema Confea/Crea, em face de prejudicialidade;

2) Dar conhecimento ao interessado; 3) Arquivar o processo.

(22)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) 8.22 REFERÊNCIA PC CF-0535/2010

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei – PL nº 5711/2009 – Critérios socioambientais para licitações e contratos na Administração Pública

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 224/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei nº 5.711/2009, que “altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1.993, para estabelecer critérios socioambientais para licitações e contratos na Administração Pública”, de autoria do Deputado Alex Canziani (PTB/PR).

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.23 REFERÊNCIA PC CF-1501/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei nº 195/2011 – Sistema Nacional de Redução de Emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 225/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei nº 195, de 2011, que institui o sistema nacional de redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal (REDD+); 2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.24 REFERÊNCIA PC CF-1575/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei do Senado nº 5/2011 – Exigências Sustentabilidade Ambiental em Licitações

ORIGEM Sistema Confea/Crea

RESULTADO:

Deliberação nº 226/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado nº 5, de 2011, que altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos, para incluir exigências quanto a critérios de sustentabilidade ambiental nas normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, de autoria do Senador Magno Malta (PR- ES);

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.25 REFERÊNCIA PC CF-1608/2011

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

(23)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento e solicitaram repautar.

8.26 REFERÊNCIA PC CF-1197/2010 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projeto de Lei do Senado PLS nº 12/2010 – Procedimento licitatório – obras, serviços no âmbito da Petrobrás

ORIGEM Confea

RESULTADO:

Deliberação nº 227/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 12/2010, que regulamenta o procedimento licitatório simplificado para contratação de obras, serviços, aquisições e

alienações, no âmbito da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobrás, nos termos do inciso III, § 1º, do art. 173 da Constituição Federal, haja vista que o assunto proposto pelo PLS não está afeto ao Sistema Confea/Crea, não tendo, portanto, qualquer mérito ou análise mais detida por este Federal;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea – APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 3) arquivar o processo

8.27 REFERÊNCIA PC CF-1572/2011 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projetos de Lei nº 248/2011 – Banco de profissionais para serviços comunitários.

ORIGEM Confea

RESULTADO:

Deliberação nº 193/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) manifestar-se contrário ao Projeto de Lei – PL- 0248/2011, de autoria do Deputado Federal Sandes Júnior (PP/GO), que cria o banco de profissionais que concluíram a graduação em instituições públicas de ensino ou em qualquer instituição de ensino, para serviços remunerados em comunidades carentes de profissionais em suas respectivas áreas de formação, pois a regulamentação proposta pode dar margem à inconstitucionalidade do instituto, a depender dos critérios e procedimentos que venham a ser adotados para a operacionalização da medida, que no momento ainda encontra-se em termos conceituais ainda muito abrangentes;

2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea – APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto; 3) arquivar o processo

8.28 REFERÊNCIA PC CF-1193/2010 INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projetos de Lei do Senado PLS nº 561/2009 – lei de Licitações Formato para o instrumento de Fiscalização de contratos de obras de engenharia arquitetura e agronomia

(24)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012) RESULTADO:

Deliberação nº 228/2012-CAIS

Propor ao Plenário do Confea:

1) Posicionar-se favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado nº 561, de 2009, que altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei de Licitações), para estabelecer formato específico para o instrumento de fiscalização de contratos de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia haja vista que o assunto proposto pelo PLS é afeto ao Sistema Confea/Crea, ; 2) determinar que a Assessoria Parlamentar do Confea - APAR - para acompanhar os tramites do Projeto de Lei e verificar se a posição do Confea foi agregada aos estudos do Projeto. 8.29 REFERÊNCIA

INTERESSADO Sistema Confea/Crea

ASSUNTO Projetos de Lei

ORIGEM Confea

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão tomaram conhecimento das mensagens eletrônicas e determinaram aguardar o posicionamento das manifestações sobre os projetos apresentados.

Arquive-se. 8.30 REFERÊNCIA

INTERESSADO Caixa de Assistência dos Profissionais - MUTUA

ASSUNTO Projetos de Lei

ORIGEM MUTUA

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão apenas tomaram conhecimento das mensagens enviadas.

Arquive-se.

9 – EXTRA PAUTA

9.1 REFERÊNCIA s/nº

INTERESSADO GT Rio +20 ASSUNTO

Mensagem Eletrônica do Conselheiro Ibá dos Santos Silva solicitando convocação da ultima reunião do GT Rio +20 para o dia 1º de agosto de 2012 no Confea, para o fechamento do relatório da participação na Conferencia Mundial.

ORIGEM GT Rio +20

RESULTADO: Encaminhamento

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CAIS, realizada nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2012, os membros da Comissão solicitaram enviar uma mensagem eletrônica a GRI para providenciar a convocação da reunião do GT Rio +20.

(25)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA

COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA - CAIS

(continuação da Súmula da 6ª Reunião Ordinária da CAIS – 2012)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Cons. Federal CLEUDSON CAMPOS DE ANCHIETA – Coordenador

Cons. Federal LUIZ ARY ROMCY – Coordenador Adjunto

Cons. Federal JOSÉ CÍCERO ROCHA DA SILVA

Referências

Documentos relacionados

et al, cujo principal objeti‑ vo foi estimar a prevalência de alergia a medicamentos reportada pelos pais de crianças de infantários de Lisboa e do Porto, encontrou ‑se

a) Recebíveis: São classificados como recebíveis os numerários em caixa, depósitos bancários disponíveis e contas a receber, cujos valores registrados aproximam-se, na

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

1º Conceder flexibilização da jornada de trabalho de seis horas diárias e trinta horas semanais aos (as) servidores (as) Técnicos Administrativos em Educação do

Deste modo, os Magistrados do MP, os Juízes de instrução criminal e os Advogados, durante o inquérito e a instrução, em vez de ler, teriam de ouvir a gravação das diligências;

A ORDEM procede ao reconhecimento dos seus membros que reúnam as condições necessárias para a elaboração dos projetos e medidas de autoproteção de SCIE referentes a