• Nenhum resultado encontrado

EMENTA - CURSO DE ENTOMOLOGIA DA UFPR RESOLUÇÃO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTA - CURSO DE ENTOMOLOGIA DA UFPR RESOLUÇÃO 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EMENTA - CURSO DE ENTOMOLOGIA DA UFPR RESOLUÇÃO 2017

1. Objetivo

O Curso de Entomologia da Universidade Federal do Paraná visa difundir o conhecimento básico da entomologia, propondo despertar o interesse de estudantes de graduação. Também tem como objetivo divulgar as linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia da mesma instituição, estimulando a procura de estágios e ingresso de novos estudantes no PPG-Entomologia. Além disso, proporciona o aprimoramento dos estudantes de pós-graduação na prática docente e organização de eventos científicos, através de módulos teóricos e teórico-práticos que promovem troca de conhecimentos entre professores, pós-graduandos e graduandos de diferentes instituições.

2. Estrutura

O curso ocorre anualmente no primeiro bimestre, com duração de seis dias (segunda a sábado) e com carga horária de aproximadamente 50 horas¹. Ao final do curso será fornecido um certificado de participação de evento para aqueles cuja frequência for igual ou superior a 75%.

O curso é estruturado de forma a abordar as linhas de pesquisa do PPG-Entomologia: - Ecologia e Diversidade

- Entomologia Agroflorestal e Médico-veterinária - Sistemática, Taxonomia e Biogeografia

2.1 Coordenadores

Representantes discentes em vigência e um professor responsável².

2.2 Organizadores

A organização se dá por meio de comissões constituídas pelos alunos da PPG-Entomologia³.

2.3 Local de realização

Brasil, Paraná, Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Campus Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia.

2.4 Público Alvo

Alunos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Zootecnia e áreas afins.

2.5 Número de vagas

Serão ofertadas vinte vagas (podendo ser alterado conforme a disponibilidade de espaço e material de cada edição)4.

2.6 Programação

Será divulgada juntamente à abertura das inscrições5,6. O curso é estruturado por módulos teóricos e teórico-práticos que serão formulados conforme o seguinte modelo:

Módulos teóricos: palestras de curta duração, com o objetivo de mostrar de forma expositiva diversos temas relacionados à atuação profissional dos entomólogos, como

(2)

sistemática e taxonomia, evolução, biogeografia, ecologia, bioindicadores e agroflorestal.

Módulos teórico-práticos: de curta ou média duração, com o intuito de passar informações básicas sobre o tema de forma expositiva, que então é demonstrado na prática.

- Visita às coleções: Visita à coleção científica Padre Jesus Santiago Moure (DZUP). - Morfologia interna e externa: Introdução ao estudo da morfologia externa e interna dos principais grupos de insetos através do exame de estruturas.

- Hemiptera: Introdução ao estudo da ordem Hemiptera. - Diptera: Introdução ao estudo da ordem Diptera. - Coleoptera: Introdução ao estudo da ordem Coleoptera. - Hymenoptera: Introdução ao estudo da ordem Hymenoptera. - Lepidoptera: Introdução ao estudo da ordem Lepidoptera.

- Outras Ordens: Introdução ao estudo das demais ordens exceto as supracitadas. - Entomologia Forense: Noções básicas relacionadas a atuação profissional de um entomólogo forense e as perspectivas desta ciência.

- Bioecologia: Noções básicas para realização de experimentos laboratoriais e de campo voltados para área de ecologia dos diferentes grupos de insetos.

- Médico-Veterinária: Noções básicas acerca de insetos que atacam direta ou indiretamente o homem e animais domésticos.

- Coleta e Montagem: Aula expositiva e prática sobre os principais métodos de coleta, conservação e montagem utilizados na entomologia.

2.7 Orçamento

O curso é gratuito e o custeio do material didático, material de divulgação, coffee break e outros se dá por financiamento do PPG-Entomologia7. Não são de responsabilidade

da comissão organizadora o custeio de deslocamento do participante até a cidade do evento, deslocamento dentro da cidade do evento, hospedagem, refeições e quaisquer eventuais despesas que o participante venha a ter.

3. Divulgação, inscrição e seleção8

3.1 Divulgação

A divulgação do curso terá início no segundo semestre de cada ano e ocorrerá por meio da página no Facebook (https://www.facebook.com/entomologiaufpr/) e do site (cursodeentomologia.wixsite.com/ufpr).

3.2 Inscrição

A inscrição é realizada através do preenchimento de uma ficha de inscrição online disponibilizada no site do curso. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os candidatos são selecionados pela comissão de evento.

3.3 Critérios de seleção

São priorizados os alunos de graduação que estejam cursando a partir do terceiro ano, que já tenham tido contato com disciplinas relacionadas à entomologia e que formulem boas cartas de intenção, demonstrando claramente o interesse na área e como o curso pode contribuir para sua formação acadêmica.

(3)

As inscrições são avaliadas com notas de 0 a 10 por uma comissão julgadora formada por pelo menos dois avaliadores independentes, sendo selecionadas as fichas com maiores média. O número de fichas selecionadas é igual à quantidade de vagas disponibilizadas na edição. As próximas fichas com maior média compõem uma lista de suplentes que são chamados em caso de desistência por parte de algum selecionado.

3.5 Homologação da seleção

O resultado da seleção é divulgado através do site e da página no Facebook. Os candidatos selecionados recebem um e-mail de confirmação de inscrição e tem um prazo definido a cada edição para confirmar sua presença. Em caso de desistência ou falta de resposta no prazo determinado, a vaga é passada para o seguinte da lista de suplentes.

4. Informações gerais

- Ao final do curso os alunos, ministrantes e organizadores deverão preencher uma ficha de avaliação a fim de contribuir com a melhoria de cada edição.

- Página no Facebook: https://www.facebook.com/entomologiaufpr/ - Site: cursodeentomologia.wixsite.com/ufpr

(4)

NOTAS E ANEXOS

¹ Definida conforme a necessidade de cada edição. Sugere-se que o curso ocorra de segunda a sexta das 8h às 18h com intervalo de 1h30 para almoço e aos sábados das 8h às 13h30, totalizando 48 horas.

² Sugere-se como professor responsável o coordenador ou vice-coordenador do curso. ³ Sugere-se as seguintes funções e número de integrantes para cada comissão:

- Logística 1 (2 pessoas) - auxílio aos coordenadores antes do curso com questões organizacionais como: verificação de lupas, verificação da disponibilidade das salas, lista dos selecionados para o restaurante universitário, recolhimento de informações úteis para atualização do site;

- Logística 2 (4 pessoas) - auxílio aos coordenadores durante o curso com a organização do coffee break e outras questões que possam surgir durante o curso; - Seleção (4 pessoas) - seleção dos participantes conforme prevê o item três da ementa (Divulgação, inscrição e seleção);

- Editorial (2 pessoas) - editoração e impressão das apostilas, estipulando normas para padronização das mesmas e definindo prazos juntamente aos coordenadores; - Identidade Visual (1 pessoa) - elaboração da nova logo definida juntamente aos coordenadores e atualização do site e página no Facebook.

4 O número de vagas será definido de acordo com a disponibilidade de espaço e material

didático, sendo sugerido 20 vagas.

5 Cronograma de atividades sugerido (modificado da VI Edição - 2017). Junto ao

cronograma, divulgar a ementa de cada módulo.

6 Os palestrantes e ministrantes serão definidos em cada edição. Os módulos teóricos

serão dados por apenas um palestrante, escolhido a convite dos organizadores ou por afinidade com o tema; os ministrantes dos módulos teórico-práticos serão definidos em reunião antecedente ao curso de verão, a ser marcado no início da vigência da representação discente.

HORA SEG TER QUA QUI SEX SAB

08:00 – 08:50 Palestra Abertura

Perpectivas

Sistemática e

Taxonomia Evolução Ecologia Visita às coleções

Coleta e Montagem

08:50 – 09:40 Morfologia externa e

interna Hemiptera Biogeografia Bioindicadores Agroflorestal

Coleta e Montagem

09:40 - 10:00 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

10:00 - 12:00 Morfologia externa e

interna Hemiptera Bioecologia

Entomologia Forense Médico Veterinária Coleta e Montagem

12:00 - 13:30 ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO Entrega certificados

16:00 - 16:20 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

16:20 - 18:00 Outras ordens Diptera Coleoptera Hymenoptera Lepidoptera

Confraternização por adesão

(5)

7 A verba será definida pela coordenação a cada edição. 8 Sugestão de cronograma para organização:

 Reunião discente: Apresentação do cronograma e data do curso, definição dos palestrantes, ministrantes e membros das comissões.

- Final de Setembro

 Início da divulgação do curso: ocorre tão logo as comissões forem definidas e a data apresentada aos alunos do PPG-Entomologia.

- Final de Setembro

 Período de inscrição: três semanas a contar do início da divulgação do curso. - Três primeiras semanas de Outubro

 Período de prorrogação de inscrição: divulgada em caso de poucas inscrições. - Última semana de Outubro

 Resultado da seleção

- Segunda semana de Novembro

 Confirmação dos selecionados: uma semana a contar da data de divulgação do resultado

- Terceira semana de Novembro

 Convocação de suplentes (se houver necessidade) - Quarta semana de Novembro até Dezembro

 Data do curso

- Última semana de Janeiro ou primeira semana de Fevereiro.

Sugestão de cronograma para ministrantes:

 Definição dos ministrantes na reunião discente supracitada

 Entrega das apostilas:

- Última semana de Novembro

 Separação do material com os técnicos da coleção didática: - Penúltima semana de Novembro

(6)

Referências

Documentos relacionados

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Os aços temperados e revenidos são tratados antes da nitretação, sendo que a temperatura mínima de revenimento deve ser 30ºC superior à.. temperatura

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Além disso, afirmou que a adaptação não acrescenta informação no sentido de expansão de uma história, como acontece com a transmedia storytelling, mas

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Número total de machos, de fêmeas e razão sexual da espécie Cap relia penantis, coletada na Ilha de Anhatomirim, Santa Catarina, no período de fevereiro a setembro de

percuciente para o público leitor compreender me- lhor o modo de funcionamento da sociedade capi- talista contemporânea. De forma mais específica, o livro é uma contribuição a

Por meio de uma pesquisa documental nos 47 artigos sobre o tema apresentados em todas as edições do CBC, os resultados revelam que: a maioria dos trabalhos tinha