• Nenhum resultado encontrado

Telefonia celular Grupo Telefônica Móviles Resultados Consolidados (milhões de euros)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Telefonia celular Grupo Telefônica Móviles Resultados Consolidados (milhões de euros)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

36

Telefonia celular

Grupo Telefônica Móviles

Resultados Consolidados (milhões de euros)

Dezembro Dezembro

2001 2000 % Var.

Receitas operacionais 8.411,1 7.401,2 13,6 Trabalhos para imobilizado (1) 128,6 137,1 (6,2) Outras receitas (despesas) líquidas (5.029,4) (4.942,6) 1,8 Otros ingresos (gastos) netos (176,5) (144,3) 22,3

EBITDA 3.333,7 2.451,4 36,0

Amortização (1.258,2) (1.039,5) 21,0

Resultado operacional 2.075,5 1.412,0 47,0

Resultados com equivalência patrimonial (119,2) (97,0) 22,9 Resultados financeiros (328,1) (296,1) 10,8 Amortização do Ágio (53,8) (29,5) 82,6 Resultados não operacionais (100,7) (58,2) 73,1

Resultado antes dos impostos 1.473,8 931,3 58,3

Imposto (628,8) (320,0) 96,5 Resultados antes das participações 845,0 611,3 38,2

Participação Minoritária 48,4 (20,6) c.s.

Lucro líquido 893,4 590,7 51,2

(1) Inclui obra em andamento

Grupo Telefónica Móviles Produtividade

Incremento da produtividade medida em EBITDA/empregado

(em milhões de euros)

Telefónica Móviles da Espanha Evolução de Clientes

(em milhões de clientes)

Telefónica Móviles Espanha

é a operadora com maior

participação de mercado

em seu país

(2)

37

Um ano de crescimento récorde

Em um ano marcado por dificuldades econômicas e altos níveis de pene-tração no mercado espanhol, a Telefónica Móviles voltou a apresentar níveis de crescimento récorde, ao mesmo tempo em que melhorava a ren-tabilidade do negócio e reforçava seu balanço.

As operadoras que a Telefónica Móviles consolida globalmente possuíam, ao término de 2001, mais de 29 milhões de clientes. O total de clien-tes ativos da Telefónica Móviles, contabilizando aqueles das operado-ras administradas no Chile e em Porto Rico, chegou ao patamar de 29,8 milhões.

Em janeiro de 2002 a Telefónica Móviles chegou aos 30 milhões de clien-tes, dos quais 17 milhões apenas na Espanha.

As receitas operacionais totalizaram 8.411,1 milhões de euros, refletindo um incremento de 13,6%, graças ao aumento do uso das redes em minutos (26,7%), à crescente utilização dos serviços de dados por parte de todas as operadoras do Grupo, à ampliação da plataforma do e-moción e ao aumento de 178% no tráfego de mensagens curtas.

Graças ao sucesso das políticas de racionalização de custos que fizeram com que as despesas operacionais crescessem apenas 1% ao ano, a margem bruta operacional (EBITDA) alcançava 3.333,7 milhões de euros, com um crescimento de 36%.

Espanha

O mercado espanhol de telefonia celular viveu um novo ano de cresci-mento em 2001, com uma penetração que ultrapassa a barreira de 70%. Dos quase 30 milhões de clientes, aproximadamente 17 milhões perten-cem à Telefónica Móviles Espanha, que chega, assim, a uma das maiores participações do mercado europeu, com um lucro líquido – percentagem de clientes capturados pela companhia sobre o total de novos clientes do mercado – próximo aos 60%.

A empresa também apostou no crescimento do negócio de dados como um dos propulsores do negócio, chegando, em 2001, a concretizar 13,4% sobre o total de seu faturamento. Para exemplificar, as mensagens curtas SMS bateram, novamente, recordes históricos, com um total global anual de 6.307 milhões de mensagens. Essas iniciativas andaram em paralelo com novas reduções de preço, ao serem transferidas para os clientes eficiências e economias de escala que o desenvolvimento do mercado de telefonia celular experimentou.

A Telefónica Móviles Espanha conta com um extenso catálogo de serviços de voz, dados e mensagens, além de ter uma grande variedade de tarifas e planos, tanto para os clientes empresariais como para os particulares, que são comercializados por uma ampla rede de distribuição composta por mais de 14.000 pontos de venda.

As operadoras

da Telefónica Móviles

contavam, no final

de 2001, com mais

de 29 milhões

de clientes

A Telefónica Móviles Espanha foi, em 2001, o primeiro operador europeu a oferecer o serviço GPRS com cobertura nacional, bem como serviços para todo tipo de clientes

(3)

38

A Telefónica Móviles Espanha empreendeu inúmeros esforços para intensificar sua liderança tecnológica, tendo como melhor exemplo a tecnologia GPRS, ora em andamento, considerada a ante-sala do UMTS. A Telefónica Móviles foi o primeiro operador europeu a oferecer cobertura nacional em janeiro, com serviços para todo tipo de clientes. Em julho, ofe-receu às empresas uma bateria de novos serviços ou facilidades e, em outubro, reduziu os preços GPRS, fazendo-os aproximarem-se do conceito de tarifa plana. Além disso, estendeu aos usuários de pré-pago a possibilidade de utilizar GPRS.

O incentivo à inovação tecnológica teve em 2001 um marco relevante com a criação, em fevereiro, do Movilforum, plataforma que a TME coloca a ser-viço de todas as empresas interessadas no desenvolvimento de aplicativos para o ambiente de Internet Móvel.

O objetivo da Telefónica Móviles Espanha é chegar ao início das operações de telefonia celular de terceira geração (UMTS) com a melhor oferta tecnológica possível. Para tanto, os primeiros testes com sistemas experimentais de UMTS foram realizados em fevereiro.

Brasil

A Telefónica Móviles congrega três companhias implantadas em diferen-tes estados do Brasil, sob a denominação Telefônica Celular. Ao longo de 2001, a Telefónica Móviles concentrou esforços na expansão e moderniza-ção das redes de telefonia e no desenvolvimento de mais serviços de me-lhor qualidade. Esses esforços fizeram com que chegasse a dezembro com 5,6 milhões de clientes, representando um aumento anual de um milhão.

A Tele Sudeste Celular fechou o ano com mais de 3 milhões de clientes, com uma participação de mercado de 62% no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A Celular CRT alcançou a casa dos 1,78 milhões de clientes no Estado do Rio Grande do Sul, representando uma participação de mercado de 69%. A Tele Leste Celular totalizou 822.000 clientes, refletindo uma participação de mercado de 63% na Bahia e em Sergipe.

As operadoras da Telefónica Móviles em 2001 focaram sua gestão comer-cial em uma oferta bastante diferenciada por sua qualidade, no aumento da fidelização do cliente e na redução de custos. A Telefónica Móviles avan-çou no planejamento da joint venture firmada no início do ano com a Portugal Telecom, ao materializar distintas iniciativas para a integração das operações de telefonia celular de ambas as empresas no Brasil.

México

A Telefónica Móviles agrupa no México as operadoras Bajacel, Movitel, Norcel e Cedetel, que operam ao norte do país e que haviam sido transferidas para a Telefónica Móviles no mês de Julho.

Telefónica MoviStar é o nome comercial da nova companhia unificada em Outubro. Em poucos meses, as operadoras da Telefónica Móviles no México posicionavam-se com uma oferta de produtos e serviços bastan-te diferenciada e com excelenbastan-te nível de abastan-tendimento ao clienbastan-te. Esse fato fez com que a empresa se consolidasse como o segundo grupo de telefo-nia celular da região norte, depois de chegar, no final do ano, à casa de 1,21 milhão de clientes ativos. No último trimestre do ano, o lucro líquido com clientes superou em mais de 150% aquele alcançado no terceiro trimestre do mesmo ano.

Em fevereiro de 2001, a Telefónica Móviles Espanha cria o MovilForum, plataforma que congrega todas as empresas interessadas no desenvolvimento de aplicativos para o ambiente de rede da Internet Móvel

(4)

39

Argentina

A Telefónica Móviles, empresa que opera na Argentina com a denomina-ção comercial Unifón, conseguiu em 2001, em meio à difícil situadenomina-ção macroeconômica do país, manter um total de 1.794.013 clientes ativos, o que representa um aumento de 2,1%, comparado às cifras de 2000. A política da Unifón está centrada em dois eixos. De um lado, há uma intensificação das medidas de redução de custos, gerando em 2001 uma redução da ordem de 30% em suas despesas na moeda local. No outro eixo, há o aproveitamento das sinergias do Grupo Telefónica Móviles, visando oferecer a mais completa gama de produtos e serviços ao usuário argentino. É esse o caso do e-moción, a plataforma de acesso à Internet móvel da Telefónica Móviles, os serviços de transmissão de mensagens curtas SMS e/ou o chat móvel.

Peru

Nos últimos anos, apesar da entrada de novos concorrentes em seu mer-cado de atuação, a Telefónica Móviles Peru manteve sua sólida posição de liderança, com uma participação ainda maior da do mercado de telefonia fixa. No final de 2001, tinha 1,087 milhão de clientes ativos, o que representou um aumento de 21% em relação a 2000.

O sucesso da companhia tem como base o resultado de recentes campa-nhas dirigidas a distintos grupos de clientes, em que se alia uma oferta de tarifas sem concorrência a uma carteira diferenciada de produtos e servi-ços única no país.

América Central

As operadoras da Guatemala e de El Salvador contavam, no final de 2001, em conjunto, 395.397 clientes ativos, registrando um aumento anual de 6%, alinhado com o crescimento moderado experimentado pelos merca-dos de telefonia celular de ambos os países.

Chile

A Telefónica Móviles gerencia a operadora chilena Telefónica Móvil, filial da Telefónica CTC. No final de 2001, chegou ao patamar de 1.570.087 clien-tes ativos, refletindo um crescimento anual de 28%.

A Telefónica Móvil empreendeu importantes esforços no decorrer de 2001, visando melhorar a qualidade da rede e a expandir sua cobertura, incre-mentar os sistemas de atendimento aos clientes. Além disso, conti-nuou com os objetivos de formar uma estrutura mais completa de canais de dis-tribuição e dar prosseguimento à implementação e expansão de plataformas de serviços de valor agregado, como o Correio de Voz, a Transmissão de Mensagens Curtas - SMS, o Gestor Corporativo ou a tecnologia WAP.

Porto Rico

A Telefónica MoviStar Porto Rico consolidou sua posição em um mercado altamente competitivo, com um crescimento de 25% no número de clientes ao fechar 2001, ano encerrado com uma carteira de mais de 187.000 clientes.

A Unifón conseguiu, em 2001, em meio à crise econômica da Argentina, manter 1.794,013 de clientes.

No Chile, a Telefónica Móvil alcançou uma base de 1.570.087 de clientes, refletindo um crescimento anual de 28%

(5)

Esse cenário de crescimento aconteceu graças à introdução de produtos e serviços inovadores, a um maior desenvolvimento da rede de distribuição por canais próprios e às melhorias realizadas nos processos e sistemas de informação.

Europa

A gestão das empresas que possuem licença de telefonia móvel de tercei-ra getercei-ração na Alemanha, Itália, Suíça e Áustria, colocou foco no aproveita-mento de sinergias e economias de escala, paralelamente a uma limitação da exposição. No decorrer de 2001, houve condições vantajosas na nego-ciação com fornecedores, bem como significativo avanço na negonego-ciação com outros operadores, visando compartilhar parte da infra-estrutura da rede necessária à implantação do UMTS. Além disso, houve a consolidação dos processos internos do Grupo para gerir e coordenar com agilidade o negócio e o processo de tomada de decisões.

Alemanha: Group 3G

Depois da obtenção, em agosto de 2000, de uma licença UMTS na Alemanha, o consórcio Group 3G, (57,2% Telefónica Móviles e 42,8% opera-dora finlandesa Sonera), conseguiu posicionar-se, em 2001, como o primei-ro operador móvel dentre os novos adjudicatários a iniciar sua atividade comercial.

Após fechar acordos de trânsito em nível nacional e de interconexão, desde 22 de novembro de 2001, o Group 3G, sob a marca comercial Quam, colocou

à disposição dos usuários alemães uma ampla oferta de serviços de voz e de dados GSM e GPRS, minimizando a estrutura de custos da empresa. Paralelamente, a Quam deu início às atividades de preparação das condições para o desenvolvimento de sua estratégia UMTS.

Itália: IPSE 2000

Na Itália, o Grupo Telefónica Móviles participou, com 45,6%, do consórcio Ipse 2000, juntamente com sócios locais de reconhecido prestígio - Fiat, Banca di Roma, Acea, entre outros - e com a finlandesa Sonera.

O Ipse 2000, com sede em Roma, tem previsão para o lançamento comer-cial da tecnologia UMTS, tão logo esta esteja disponível. Hoje negocia o uso compartilhado de parte da infra-estrutura com outros operadores, visando completar sua cobertura UMTS em escala nacional.

Suíça: 3G Mobile AG

A Telefónica Móviles, no decorrer de 2001, deu partida nas atividades de lançamento da 3G Mobile AG, tendo Zurique como local da sede da com-panhia. Atualmente está negociando acordos de roaming nacional para que possa dar cobertura a toda a população, desde o momento de seu lançamento comercial.

Group 3G (57,2% Telefónica Móviles e 42,8% Sonera) conseguiu posicionar-se em 2001, como o primeiro operador móvel, dentre os novos adjudicatários a inciar a sua atividade comercial.

(6)

41

Áustria: 3G Mobile

Em novembro de 2000, a Telefónica Móviles obteve uma licença UMTS na Áustria. A partir de janeiro de 2001, deu início às atividades da companhia, com sede em Viena, centradas nas áreas de interconexão, roaming nacional e compartilhamento de infra-estruturas.

Bacia Mediterrânea

Marrocos

A Telefónica Móviles controla 30,5% do capital da Médi Telecom, operado-ra de telefonia móvel marroquina responsável pelo processo de gestão junto com Portugal Telecom.

A Médi Telecom obteve a segunda licença de telefonia móvel no Marrocos, em 1999. Antes de completar um ano, a companhia já contava com mais de um milhão de clientes. Ao fechar 2000, sob a marca Méditel, totalizava mais de 1.113.000 clientes, representando um incremento anual de 116% e uma participação de mercado estimada em 38%.

A Méditel combina uma extensa carteira de produtos e serviços para clien-tes individuais e corporativos, junto a uma rede de distribuição plenamen-te consolidada, podendo, assim, capturar os clienplenamen-tes de maior qualidade e garantir à companhia a fidelização desses clientes.

Negócios Horizontais

Terra Mobile

A Terra Mobile, nos últimos meses de 2001, orientou seu modelo de negó-cio para uma estrutura mais ligada à evolução da tecnologia móvel, que se traduzirá em uma considerável redução de custos, um maior aproveita-mento de sinergias com a Telefónica Móviles e uma maior concentração nos mercados mais relevantes.

A companhia fechou o ano com mais de 5,8 milhões de usuários cadastrados, refletindo um aumento de 98%.

Mobipay

Através da Mobipay Espanha e da Mobipay Internacional, a Telefónica Móviles lidera a criação de padrões para a realização de pagamentos por meio de telefonia celular. Na Espanha, a empresa tem participação em todas as operadoras móveis e nas principais entidades financeiras, o que permite à empresa uma rápida implantação no mercado espanhol e abre caminho para sua expansão internacional.

Através da Movipay Espanha

e da Movipay Internacional, a Telefónica Móviles lidera a criação de padrões para pagamentos por meio de celulares

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Ao excluir um conhecimento na tela de “Base de Conhe- cimento”, será utilizado para o envio da notificação de ex- clusão do conhecimento o modelo de e-mail definido

Após décadas de baixos investimentos na educação superior, registrados nos governos de Fernando Henrique Cardoso e seus antecessores, a retomada da valorização e

“A resolução de problemas e operações é a forma de correção mútua entre plano e realidade, ajustando-se um ao outro conforme as circunstâncias e mediante decisões

No entanto, assim como a guerra acabara para um e não para o outro, a morte era uma forma de se sobrepor à vida para Clarissa; já para Septimus era uma forma de sair

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

DA COMISSÃO: O arrematante deverá pagar a Leiloeira, à título de comissão, o valor correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação, no prazo de 24 (vinte e

Dorsal Nome Clube Escalão D.N... Dorsal Nome Clube